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Id: biblio-1145573
Autor: Ferreira, José Erivelton de Souza Maciel; Oliveira, Lídia Rocha de; Marques, Wanderson Souza; Lima, Talita Silva de; Barbosa, Eloise da Silva; Castro, Révia Ribeiro de; Guimarães, José Maria Ximenes.
Título: Sistemas de Informação em Saúde no apoio à gestão da Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa / Health Information Systems to support Primary Health Care management: an integrative review / Sistemas de Información de Salud para apoyar la gestión de la Atención Primaria de Salud: revisión integradora
Fonte: RECIIS (Online);14(4):970-982, out.-dez. 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a utilização dos Sistemas de Informação em Saúde para a construção da sala de situação na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa realizada por meio de busca de artigos na íntegra, nas bases de dados BDENF, Lilacs, Medline, SciELO, PubMed e Cochrane. Foram analisados sete artigos, os quais foram apresentados em três categorias. Os sistemas de informação apoiam a sala de situação na coleta, no processamento e na divulgação de resultados, na análise e na comparação de indicadores, no planejamento, na gestão e na avaliação em saúde. Por fim, percebeu-se que os sistemas de informação contribuem para a construção da sala de situação subsidiando a atuação da gestão local na formação de indicadores de saúde e na implementação de ações.

The aim of this study was to analyze the use of Health Information Systems in the construction of the situation room in Primary Health Care. This is an integrative review performed by searching full articles in the BDENF, Lilacs, Medline, SciELO, PubMed and Cochrane databases. Seven articles were analyzed and presented in three categories. Information systems support the situation room in the collection, processing and dissemination of results, in the analysis and comparison of indicators, and in the health planning, management and evaluation. In the end, we realized that information systems contribute to the construction of the situation room, supporting local management actions in the establishment of health indicators and the implementation of actions.

El objetivo de este estudio fue analizar el uso de los Sistemas de Información de Salud en la construcción de la sala de situación en Atención Primaria de Salud. Esta es una revisión integradora realizada mediante la búsqueda de artículos completos en las bases de datos BDENF, Lilacs, Medline, SciELO, PubMed y Cochrane. Siete artículos fueron analizados y presentados en tres categorías. Los sistemas de información apoyan la sala de situación en la recolección, lo procesamiento y la difusión de resultados, en la análisis y la comparación de indicadores, y en la planificación, gestión y evaluación de la salud. Finalmente, se dio cuenta de que los sistemas de información contribuyen a la construcción de la sala de situación, apoyando las acciones de gestión local en lo establecimiento de indicadores de salud y la implementación de acciones.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Avaliação em Saúde
Diagnóstico da Situação de Saúde
Gestão em Saúde
Sistemas de Informação em Saúde/organização & administração
-Controle Social Formal
Sistema Único de Saúde
Indicadores Básicos de Saúde
Pessoal de Saúde
Gestão da Informação em Saúde/organização & administração
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Almeida, Maura Maria Guimaräes de
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Id: lil-767228
Autor: Teles, Maria Dolores de Sá; Almeida, Maura Maria Guimarães de.
Título: Avaliação do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc) em Salvador/Bahia 1994 - 1995 e 1998 / Assessment of the live-birth Information System in Salvador/Bahia 1994 -1995 e 1998
Fonte: Rev. baiana enferm;14(1), 2001.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada em 14 Unidades de Saúde do Município de Salvador com o objetivo de avaliar acobertura do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) e identificar as dificuldades no preenchimento daDeclaração de Nascido Vivo (DN). Este estudo quantitativo descritivo utilizou dados primários de entrevistas comenfermeiros e dados secundários a partir dos relatórios do SINASC existentes na Seção de Informação da 1ªDiretoria Estadual de Saúde. Os resultados encontrados mostram que a DN foi implantada em todas as unidades deatendimento ao parto, que a qualidade das informações apresenta um perfil semelhante ao encontrado em outrascapitais do país e que o percentual de campos em branco depende da variável analisada.

This study was conducted in 14 Health Units of the City of Salvador (capital of Bahia state, Brazil) with the purpose ofevaluating the documentation of the Live Births Records System (SINASC) and identifying the difficulties in filling outthe Live Birth Forms (DN). This quantitative descriptive study used as primary data some interviews with nurses, andas secondary data the SINASC reports found in the Records Sector of the First State Health Office. The results show thatthe DN was duly recorded following delivery in all service units, that the quality of the information presented a similarprofile to other Brazilian state capitals and that the percentage of blank s depended on the variable analyzed.
Descritores: Sistemas de Informação
Nascimento Vivo
Gestão da Informação em Saúde
-Controle de Formulários e Registros
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1025886
Autor: Guatemala. Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social. Dirección General Sistema Integral de Atención en Salud.
Título: Guía de acciones extramuros / Outside Walls Guide.
Fonte: Guatemala; MSPAS; sept. 2019. 46 p.
Idioma: es.
Resumo: Este modelo: "de atención y gestión basado en la estrategia atención primaria en salud renovada", tiene como prioridad las intervenciones en el marco de la prevención de la enfermedad, promoción de la salud y vigilancia epidemiológica, con el objetivo de incidir en determinantes de la salud, contribuyendo con el desarrollo de las comunidades y promoviendo la reducción de daños a la población. Fundamentalmente el modelo de acciones extramuros, considera la implementación de acciones fuera de los establecimientos de salud, que permitan identificar las necesidades de la comunidad y establecer medidas preventivas que contribuyan a mejorar la salud de la población de manera oportuna. Por lo que, el personal de salud debe facilitar el acceso a los servicios a la población de acuerdo a los riesgos de la salud identificados en el análisis de situación de salud, a la demanda y oferta para establecer acciones oportunas.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Gestão da Saúde da População
Indicadores de Saúde Comunitária/organização & administração
Planejamento em Saúde/organização & administração
Acesso aos Serviços de Saúde/organização & administração
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde/organização & administração
-Serviços Preventivos de Saúde
Infraestrutura Sanitária/normas
Pessoal Técnico de Saúde/organização & administração
Prevenção de Doenças
Serviços de Vigilância Epidemiológica
Gestão da Informação em Saúde
Assistência à Saúde Culturalmente Competente/organização & administração
Doenças não Transmissíveis/prevenção & controle
Guatemala
Implementação de Plano de Saúde/organização & administração
Promoção da Saúde
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Visita Domiciliar/tendências
Equipes de Administração Institucional/organização & administração
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Pré-Escolar
Adolescente
Responsável: GT1.1 - Biblioteca y Centro de Información


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Id: biblio-1025888
Autor: Guatemala. Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social. Dirección General Sistema Integral de Atención en Salud.
Título: Guía de conteo poblacional / Population counting guide.
Fonte: Guatemala; MSPAS; oct. 2019. 56 p.
Idioma: es.
Resumo: Conteo poblacional se comprenderá como la serie de acciones y procedimientos de recolección de datos de personas, identificación de viviendas y familias, comunidades, sectores y territorios con fines eminentemente sanitarios, relacionando las condiciones de vida, los problemas de salud, sus determinantes sociales y factores de riesgo presentes en ellas. Debido a que las características de la población de una comunidad son dinámicas, se hace necesario realizar cada año una actualización de la información que es de uso necesario para las acciones de salud, lo cual lo diferencia del censo de población que es estático, de cohorte, con otro tipo de indicadores dado por el ente rector el Instituto Nacional de Estadística ­INE-. Además permite el contacto directo entre los equipos de salud del Ministerio de Salud y la población a su cargo Este documento además, forma parte de las herramientas para la implementación del Modelo de Atención y Gestión, junto a la "Guía para la elaboración de un croquis" y a la "Guía de acercamiento y negociación", que forman parte de los documentos que hay en esta App. Este documento contiene los lineamientos y ruta a seguir para el desarrollo del conteo poblacional, describe conceptos básicos, sus características, la secuencia de fases y pasos que incluyen preparación y organización de los equipos de trabajo, herramientas y registro de datos, revisión, análisis y certificación de la información recolectada. Los principales usuarios son el personal que conforman los equipos de salud ­ES- responsables de cada sector y territorio de los distritos de salud.
Descritores: Características da População
Estimativas de População
Avaliação em Saúde/normas
Dinâmica Populacional
Dados Demográficos
Planejamento em Saúde Comunitária/organização & administração
Acesso aos Serviços de Saúde/organização & administração
Equipes de Administração Institucional/organização & administração
-Fatores Epidemiológicos
Fatores de Risco
Crescimento Demográfico
Grupos Populacionais
Pessoal Técnico de Saúde/educação
Gestão da Informação em Saúde
Determinantes Sociais da Saúde
Guatemala
Implementação de Plano de Saúde/organização & administração
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: GT1.1 - Biblioteca y Centro de Información


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Id: biblio-1148474
Autor: Brooks, Hilda Lidia Iznaga; Castellano, María del Rosario Parra; Hodelín, Yasnay Hodelín; Cumbá, Gleidis Hurtado; Pelegrín, Islenis Ramírez.
Título: Indización biomédica / Biomedical indexing
Fonte: Rev. inf. cient;70(2), 2011.
Idioma: es.
Resumo: Se realiza una revisión bibliográfica donde se abordan aspectos y se sugieren textos que ayudan a la mejora del proceso de indización en la biblioteca de la Universidad de Ciencias Médicas de Guantánamo. Realizar el proceso de indización con la calidad requerida es muy importante, por lo que se pone en sus manos toda la información necesaria que permite elevar el nivel de conocimiento de la persona que lleva a cabo esta actividad, equiparándolo de habilidades y destrezas fundamentales.(AU)
Descritores: Medical Subject Headings
Indexação e Redação de Resumos/métodos
Ciências da Saúde
Gestão da Informação em Saúde/métodos
Bibliotecas Médicas/organização & administração
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Marziale, Maria Helena Palucci
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Id: biblio-897478
Autor: Marziale, Maria Helena Palucci.
Título: Desafios da gestão editorial de periódicos científicos / Desafíos de la gestión editorial de periódicos científicos / Challenges of the editorial management of scientific periodicals
Fonte: Rev. baiana enferm;31(3):e24028, 2017.
Idioma: pt.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Editoração
Gestão da Informação em Saúde
-Organização e Administração
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: lil-730167
Autor: Pimentel, Bárbara Vieira; Zermiani, Thábata Cristy; Ditterich, Rafael Gomes; Pecharki, Giovana Daniela.
Título: A utilização dos indicadores de saúde bucal e de desenvolvimento humano no monitoramento da atenção básica nos municípios da região metropolitana de Curitiba-PR / Use of oral health indicators and Human Development Indicators in monitoring of Primary Care in the municipalities of the Metropolitan Region of the city of Curitiba- state of Paraná
Fonte: Espaç. saúde (Online);15(3):42-52, jul/set. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se com o presente trabalho monitorar as ações em saúde bucal dos municípios do Núcleo Urbano Central (NUC) da Região Metropolitana de Curitiba – Paraná, por meio do uso de sistemas de informação, verificando a existência de correlação entre Indicadores da Atenção Primária emSaúde Bucal e os de desenvolvimento humano. Trata-se de um estudo descritivo correlacional, comavaliação de dados secundários. Os indicadores de desenvolvimento humano utilizados foram o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal referente ao ano de 2010 e o Índice Ipardes de Desempenho Municipal referente ao ano de 2011, obtidos na base de dados disponibilizada pelos Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico eSocial. Ao passo que os indicadores em saúde bucal foram acessados e analisados pela produção ambulatorial do Sistema de Informação em Saúde do Sistema Único de Saúde e consistem naconsolidação do ano de 2012 em relação a: a) Primeira Consulta Odontológica Programática; b) AçãoColetiva de Escovação Dental Supervisionada; c) Procedimentos Odontológicos Individuais Básicos;e d) Exodontias de decíduos e permanentes. Na análise estatística quantitativa foi utilizado o teste de correlação de Pearson, com nível de significância de 95%. A análise dos dados explicitou que quanto maior o desenvolvimento humano, maior é o número de primeiras consultas odontológicas programáticas (r=0,5963). Encontrou-se ainda correlação entre o número de primeiras consultas e o de exodontias (r=0,6439). Percebeu-se os sistemas de informação como importantes ferramentas noplanejamento local das ações de saúde bucal dos municípios.

The aim of this study is to monitor the actions in oral health care of the cities which comprise the Central Urban Core of the Metropolitan Region of the city of Curitiba – state of Paraná, using information systems and assessing the correlation between Primary Oral Health Care and Human DevelopmentIndicators. This is a descriptive correlational study with evaluation of secondary data. The humandevelopment indicators used for this study were the Municipal Human Development Index of the year2010 and the Index of the Institute for Economic and Social Development of the State of Paraná (Ipardes) of Municipal Performance of the year 2011, collected in the database provided by the UnitedNations Development Program and Ipardes. The oral health indicators were accessed and analyzed by the outpatient department production of the Health Information System of the Brazilian Unified Health System and are related to the year of 2012. Four indicators were used: a) first programmatic dentalvisit; b) collective actions of supervised tooth brushing; c) individual basic dental procedures; and d) extractions of deciduous and permanent teeth. In quantitative statistical analysis, we used Pearson's correlation test, with a significance level of 95%. Data comparison showed that the higher human development, the higher the first programmatic dental visit index (r=0.5963). Correlation was also foundbetween the number of first programmatic dental visits and the extractions index (r=0.6439). Thus,information systems are important tools in local planning of oral health actions in the municipalities.
Descritores: Gestão da Informação em Saúde
Indicadores Básicos de Saúde
Saúde Bucal
Sistema Único de Saúde
Sistemas de Informação em Saúde
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1120624
Autor: Santeliz, Joanna.
Título: Redes sociales y promoción de la salud / Social media and health promotion
Fonte: Bol. méd. postgrado;35(1):6-6, Ene-Jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Acesso à Informação
Rede Social
Promoção da Saúde
-Gestão da Informação em Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


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Id: lil-469156
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde.
Título: Relatório do Seminário Nacional de Comunicação, Informação e Informática em Saúde para o exercício do controle social / National Report on Communication, Information and Informatics in Health.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; nov. 2006. 78 p. tab. (Série D. Reuniões e Conferências).
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Seminário Nacional de Comunicação, Informação e Informática em Saúde para o Exercício do Controle Social, Brasília, 8-9 dez. 2005.
Resumo: O Sistema Único de Saúde é uma conquista da população, mas ainda não atende inúmeros problemas de saúde existentes no Brasil. Para seu avanço se faz necessário democratizar e melhorar a qualidade da comunicação e da informação em saúde. Esses são desafios a serem construídos como política pública por meio de uma Política Nacional de Comunicação, Informação e Informática em Saúde (PNCIS), componente estratégico da Política Nacional de Saúde. A democratização e a qualidade da comunicação e informação em saúde fazem parte da luta da sociedade brasileira em seu caminhar por um País cada vez mais equânime e que propicie, para todos, condições de vida e saúde dignas. Coerente com esse movimento, o Conselho Nacional de Saúde constituiu a Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde. Essa Comissão tem como compromisso a busca pela ampliação da participação da sociedade na definição da PNCIS, contribuindo, assim, para o fortalecimento do SUS e do exercício do controle social nas políticas públicas de Saúde. É nesse contexto que se insere a realização, nos dias 8 e 9 de dezembro de 2005, do Seminário Nacional de Comunicação, Informação e Informática em Saúde, em Brasília (DF). Reuniu centenas de conselheiros de saúde do País preocupados com a construção de um pacto pela democratização e qualidade da Comunicação e Informação em Saúde, apresentando importantes propostas e recomendações para o debate acerca da PNCIS. O presente documento foi elaborado com o objetivo de trazer a público e divulgar os resultados do debate desta etapa nacional, com a expectativa de que se torne um instrumento útil no contínuo processo de aprofundamento da cidadania e da consciência sanitária no Brasil.
Descritores: Sistemas de Informação/organização & administração
Administração das Tecnologias da Informação
-Gestão da Informação em Saúde/organização & administração
Brasil
Congresso
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; 10001021383, MT; BR599.1; 10001021589, MT; BR599.1; 10001021384, AG, e.2; BR599.1; 10001021385, AG, e.3; BR91.2; WA525, B823rsi


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Id: biblio-1129495
Autor: Lima, Aline Pinto; Corrêa, Áurea Christina de Paula.
Título: A produção de dados e informações para o SISPRENATAL no nível central de gestão / The production of data and information for the prenatal information system (sisprenatal) at the central management level / La producción de datos e informaciones para el sisprenatal al nivel central de la gestión
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;11(2), 07-03-2013.
Idioma: pt.
Resumo: Com o objetivo de analisar o processo de produção de dados e informações para o SISPRENATAL, no nível central de gestão de Cuiabá - MT, foi realizado um estudo de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, na Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde do município. Participaram como sujeitos, o profissional responsável pela alimentação do sistema informatizado do SISPRENATAL e gestores do nível básico de atenção. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados, utilizando a técnica de análise de conteúdo do tipo temática, evidenciou a existência de aspectos peculiares e entraves para a produção de informações fidedignas sobre a realidade da assistência prestada a gestantes e puérperas no trabalho relativo à produção de dados e informações para o SISPRENATAL, no nível municipal de gestão em Cuiabá. Os resultados encontrados apontaram a necessidade de capacitar os gestores e de adequar a estrutura tecnológica para o sistema informatizado do SISPRENATAL, de articular o trabalho das diferentes categorias profissionais e de fazer a supervisão como suporte local ao trabalho de produção de dados.

Aiming to analyze the process of production of data and information for the Prenatal Information System (SISPRENATAL) at the central management level of Cuiaba-MT a descriptive exploratory study, with a qualitative approach was carried out, at the Coordination of the Primary Health Care of the city. The subjects of the study were: a professional responsible for the computerized system of the SISPRENATAL and managers from the Primary Health Care Unit. Data was collected through semi-structured interviews carried out with the subjects. Analysis of the data, using the technique of thematic content analysis, showed the existence of peculiar aspects and obstacles on the production of reliable information concerning the factual assistance rendered to pregnant and puerperae women on the work regarding the production of data and information for the SISPRENATAL management at the municipal level in Cuiabá. The results pointed to the need of training for managers as well as to better adequate the technological structure for SISPRENATAL computerized system, coordination between the works of different professional groups and supervise the data production as a form of local support.

Con el objetivo de analizar el proceso de producción de datos e información para el SISPRENATAL al nivel central de la gestión de Cuiabá-MT fue realizado un estudio de carácter descriptivo-exploratorio, con abordaje cualitativo, en la Coordinación de la Atención Básica a la Salud de la ciudad. Participaron como sujetos el profesional responsable por la alimentación del sistema informatizado del SISPRENATAL y gestores del nivel básico de atención. Para la recogida de datos fueron realizadas entrevistas semiestruturadas con los sujetos. El análisis de los datos, utilizando la técnica de análisis de contenido del tipo temático, evidenció la existencia de aspectos peculiares y obstáculos para la producción de informaciones confiables sobre la realidad de la asistencia prestada a las gestantes y puérperas en el trabajo relativo a la producción de datos e información para el SISPRENATAL al nivel municipal de gestión en Cuiabá. Los resultados encontrados apuntaron la necesidad de capacitar a los gestores y de adecuar la estructura tecnológica para el sistema informatizado del SISPRENATAL, así como articular el trabajo de las diferentes categorías profesionales y de hacer la supervisión como soporte local al trabajo de producción de datos.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Gestão da Informação em Saúde
Análise de Dados
-Organização e Administração/estatística & dados numéricos
Cuidado Pré-Natal
Sistemas de Informação/organização & administração
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central



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