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Id: biblio-1226259
Autor: Opromolla, Diltor Vladimir Araujo.
Título: Hansenologia Internationalis tem nova sede
Fonte: Hansen. int;14(1):1-2, jun. 1989.
Idioma: pt; en.
Descritores: Hanseníase/história
-Ciência
Pesquisa
Serviços de Informação
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR191.1 - Biblioteca e Centro de Documentação Luiza Keffer


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Id: lil-397515
Autor: Musso, Carlos.
Título: Anatomía de las innovaciones / Anatomy of innovations
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;7(4):98-98, jul.-ago. 2004.
Idioma: es.
Resumo: En este artículo se describen los distintos perfiles de personalidad relacionados a la generación de innovaciones científicas, a su difusión y a la adopción de las mismas. Tomando como paradigma la teoría sistémica, el autor hace hincapié sobre algunas condiciones que influyen sobre estos procesos: el flujo de la comunicación, la simplicidad y adaptabilidad de la nueva idea, y la complejidad del sistema donde ésta se desarrolla y disemina
Descritores: Personalidade
Teoria de Sistemas
Difusão de Inovações
Inovação Organizacional
Serviços de Informação
-Comunicação
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-397490
Autor: López Osornio, Alejandro; Luna, Daniel.
Título: Calidad de la información médica en Internet, ¿representa el mismo problema para médicos y pacientes? / Medical information quality in internet, represents the same problem for physicians and patients?
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;6(6):162-163, nov.-dic. 2003. tab.
Idioma: es.
Descritores: Controle de Qualidade
Internet
Informática Médica/normas
Serviços de Informação/normas
-Pacientes
Internet
Estudo de Avaliação
Médicos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Editorial
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1222553
Autor: Pimentel, Edilberto Duarte Vieira; Pimentel, Clayanne Reis Braga Duarte; Leal, Erika Layne Gomes; Carvalho, Gerdane Celene Nunes; Vieira, Ana Cristina de Souza; Barroso, Laise Maria Formiga Moura.
Título: Anemia falciforme: percepção dos profissionais de saúde e gestores acerca da estruturação da rede de atenção / Sickle cell anemia: perception of health professionals and managers about the structuring of the care network / Anemia falciforme: percepción de profesionales de la salud y gestores sobre la estructuración de la red de atención
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13:510-516, jan.-dez. 2021. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Investigar a percepção dos profissionais de saúde e gestores acerca da estruturação das redes de atenção à saúde às pessoas com anemia falciforme. Método: Estudo exploratório, descritivo e transversal. A abordagem utilizada foi à triangulação de métodos. Foi realizado com 15 profissionais de saúde e gestores. Os dados foram coletados no período de março a junho de 2016 por meio de entrevistas semiestruturadas. Foi realizada a estatística descritiva com os dados quantitativos, já os qualitativos foram interpretados por meio de leitura e processo de categorização. Resultados: Falta de compreensão dos participantes sobre a rede de atenção as pessoas com anemia falciforme, bem como o desconhecimento sobre as políticas e demais aspectos, influenciando diretamente na qualidade e eficiência da assistência prestada. Conclusão: É necessário que os gestores proporcionem oportunidades de qualificações e os profissionais se capacitem para prestarem uma assistência eficaz a pessoa com anemia falciforme

Objective: To investigate the perception of health professionals and managers about the structuring of the health care networks for people with sickle cell anemia. Method: Exploratory, descriptive and cross-sectional study. The approach used was the triangulation of methods. It was performed with 15 health professionals and managers. Data were collected from March to June 2016 through semi-structured interviews. We performed descriptive statistics with the quantitative data, since the qualitative ones were interpreted through reading and categorization process. Results: Lack of understanding on the part of the participants about the care network for people with sickle cell anemia, as well as ignorance about the policies and other aspects, which was directly influencing the quality and efficiency of the assistance offered. Conclusion:It is necessary that managers provide opportunities for qualifications, and professionals are able to offer an effective assistance to the person with sickle cell anemia

Objetivo: Investigar la percepción de profesionales de la salud y gestores sobre la estructuración de las redes de atención de salud a las personas con anemia falciforme. Método: Estudio exploratorio, descriptivo y transversal. El planteamiento empleado fue la triangulación de métodos. Se realizó con 15 profesionales de la salud y gestores. Los datos se recopilaron de marzo a junio de 2016 mediante entrevistas semiestructuradas. Se realizó estadística descriptiva con los datos cuantitativos, pues los cualitativos se interpretaron mediante lectura y proceso de categorización. Resultados: La falta de entendimiento de los participantes sobre la red de atención a las personas con anemia falciforme, así como la ignorancia sobre las políticas y otros aspectos, influyendo directamente en la calidad y eficiencia de la asistencia ofrecida. Conclusión: Se hace necesario que los gestores proporcionen oportunidades para cualificaciones, y los profesionales sean capaces de ofrecer asistencia efectiva a la persona con anemia falciforme
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Acesso aos Serviços de Saúde
Anemia Falciforme
-Capacitação Profissional
Melhoria de Qualidade
Integralidade em Saúde
Serviços de Informação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-976844
Autor: Mota, Luciana Rodrigues Alves da; Ferreira, Carolina Cavalcanti Gonçalves; Costa Neto, Henrique Augusto Alves da; Falbo, Ana Rodrigues; Lorena, Suélem de Barros.
Título: Is doctor-patient relationship influenced by health online information?
Fonte: Rev. Assoc. Med. Bras. (1992);64(8):692-699, Aug. 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: SUMMARY OBJECTIVES To analyse the opinions and attitudes reported by medical specialists regarding online health information and their interference in the doctor-patient relationship. Methods A cross-sectional study developed between 2016 and 2017 in Recife-Pernambuco-Brazil, which used a questionnaire in person in a population of 183 specialists from the Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. The results were analysed through the Statistical Package for the Social Sciences. Obtained approval of the Ethics Committee under the voucher number 121004/2016. Results In the opinion of 85.2% of physicians, online health information has both positive and negative impacts on the physician-patient relationship. Faced with a questioning patient who claims to have researched information on the internet, 98.9% of the physicians said they would try to explain the reasons for their diagnosis and treatment. 59% already had a patient who modified the treatment recommended after seeing health information on the Internet. 73.8% agreed that online health information has positive effects for the general public, but 89.1% feel that most patients do not know which online health information is reliable CONCLUSION The physicians surveyed view online health information in a positive way, but realize that it is necessary to be cautious as to their repercussions on the treatment of patients. There is concern about the accuracy of online health information, and it is incumbent upon the physician and health institutions to instruct patients about the sources of quality and that they are able to understand, as its known the patients have an active voice through the guarantee of the ethical principle of autonomy.

RESUMO OBJETIVOS Analisar opiniões e atitudes relatadas por médicos especialistas diante das informações de saúde on-line e suas interferências na relação médico-paciente. Métodos Estudo transversal desenvolvido entre 2016 e 2017 em Recife, Pernambuco, Brasil, que utilizou um questionário presencialmente em uma população de 183 médicos especialistas do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Os resultados foram analisados por meio do Statistical Package for the Social Sciences. Obtida aprovação do Comitê de Ética sob o número de comprovante 121004/2016. Resultados Na opinião de 85,2% dos médicos, as informações on-line sobre saúde têm tanto impacto positivo quanto negativo na relação médico-paciente. Diante de um paciente questionador, que diz ter pesquisado informações na rede, 98,9% dos médicos fazem com que o usuário entenda as razões sobre seu diagnóstico e tratamento; 59% já tiveram paciente que modificou o tratamento recomendado por ter visto informações na internet; 73,8% concordam que as informações on-line sobre saúde têm efeitos positivos para o público em geral, mas 89,1% opinam que a maioria dos pacientes não sabe quais informações sobre saúde on-line são confiáveis. CONCLUSÃO Os médicos pesquisados veem as informações on-line sobre saúde de forma positiva, mas percebem que é necessário ter cautela quanto às repercussões destas sobre o tratamento dos pacientes. Há preocupação quanto à acurácia dessas informações, cabendo ao médico e às instituições de saúde instruir os pacientes quanto às fontes de qualidade e que estejam acessíveis ao entendimento de leigos, visto que os pacientes passaram a ter voz ativa por meio da garantia do princípio ético da autonomia.
Descritores: Relações Médico-Paciente
Internet
Informação de Saúde ao Consumidor/métodos
Serviços de Informação
-Brasil
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1179265
Autor: Cunha, Maria do Perpétuo Socorro Saldanha da.
Título: Perfil clínico-patológico e molecular do cancer de pênis em pacientes atendidos em um centro de referência em oncologia no nordeste brasileiro / Molecular, clinical and pathology calfeatures of patients with penile carcinoma in a cancer center from Brazilian Northeast.
Fonte: São Paulo; s.n; 2017. 57 p. ilust, tabelas.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Fundação Antônio Prudente para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O carcinoma de pênis (CaPe) é um dos desafios para a saúde pública no Brasil, correspondendo a cerca de 2,1% dos tumores masculinos, com incidência maior nas regiões norte e nordeste. Principais fatores de risco são más condições de higiene, baixo padrão sócio-econômico, fimose, tabagismo, número de parceiros sexuais e infecção pelo HPV. Acometimento linfonodal é o que mais se relaciona à diminuição da sobrevida. Genes que têm papel na proliferação e regulação celular podem estar envolvidos no seu desenvolvimento e progressão tumoral. Os genes EGFR, KRAS E BRAF fazem parte da via de sinalização das proteínas quinases ativadoras de mitose (MAPK) que controlam a proliferação e a diferenciação celular. Este estudo avaliou 108 pacientes com carcinoma peniano e pesquisou o status mutacional dos genes BRAF, KRAS e EGFR, bem como expressão de c-erbB2 correlacionando-os com dados clinico-patológicos. Apenas um pacientes apresentou mutação de KRAS e outro a hiperexpressão de c-erbB-2. Carcinomas bem diferenciados se correlacionaram positivamente com a presença de coilócitos, invasão de lâmina própria e ao estágio pT1. IPE de alto risco, invasão vascular, perineural e margens positivas se correlacionaram positivamente com a recorrência. O IPE de alto risco se relacionou com menor sobrevida. Sobrevida global e livre de doença após 2 anos de seguimento foram respectivamente 93,8% e 81,0 %. Curvas de sobrevida livre de doença foram significativamente relacionada à recorrência, envolvimento nodal e IPE de alto risco

The penile carcinoma (CAPe) nowdays is one of the major problems and challenges for public health in Brazil, accounting for approximately 2.1% of all tumors of the Brazilian men, showing a higher incidence in the North and Northeast regions. The main risk factors include poor hygiene, low socioeconomic status, and phimosis, tobacco exposure, number of sexual partners and HPV infection. The presence of lymph node involvement is the most important factor related to decreased survival. Genes EGFR, BRAF and KRAS are part of the signaling pathway of mitogen-activated protein kinases (MAPK) which that control cell proliferation and differentiation. This study evaluated 108 patients with penile carcinoma and accessed the mutational status of BRAF, KRAS and EGFR in these cases, considering their clinical outcome. In our analyses, one mutation was founded in KRAS and one c-erbB2 overexpression was observed. Well-differentiated carcinomas were positively correlated to the presence of koilocytes, lamina propria invasion and to stage pT1. Conversely, high risk score prognostic index, vascular invasion, perineural invasion and positive margins were significantly correlated to recurrence. Furthermore, high risk SPI was related to a shorter survival. Overall survival and disease-free survival after 2 years of follow-up were 93,8 % and 81,0% respectively. Curves of disease-free survival, in addition, were significantly related to the recurrence status, nodal involvement and high risk SPI
Descritores: Neoplasias Penianas
Genes erbB-1
Fator de Crescimento Epidérmico
Serviços de Informação
Mutação
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR30.1 - Biblioteca
BR30.1


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-739257
Autor: Joseph Smarth, Dayana; González, Yudiel La Rosa; Molina De Armas, Elvismary; Sánchez Perodín, Yusdenis; Ibarrola Suárez, Randy.
Título: AlasMEDIGEN v1. 1: Sistema informático de Genética Médica / AlasMEDIGEN v1.1 Computer system for Medical Genetics
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;6(2), jul.-dic. 2014.
Idioma: es.
Resumo: En el año 2008, se crea alasMEDIGEN: Sistema Informático de Genética Médica, el cual tiene como objetivo recoger los datos obtenidos por los diferentes estudios genéticos que se llevan a cabo en el Centro Nacional de Genética Médica; cuenta con siete módulos que gestionan de forma independiente su negocio y comparten la misma base de datos: Registro Cubano de Enfermedades Genéticas, Registro Cubano de Malformaciones Congénitas, Registro Cubano de Discapacidades, Registro Cubano de Discapacidad Intelectual, Registro Cubano de Gemelos, Registro Cubano de Historias Clínicas, Registro Cubano de Anomalías Cromosómicas, Registro Cubano de Enfermedades Comunes y Teleconsulta. En el año 2009 se crea el Marco Regulatorio del Grupo de Gestión de Integración de Soluciones, el cual plantea que todos los sistemas informáticos de salud pública deben presentar una arquitectura orientada a servicios, ajustándose a la integración a nivel de servicios web. Este artículo tiene como objetivo describir las funcionalidades del producto alasMEDIGEN en su versión 1.1 así como los servicios web del Registro Informatizado de la Salud que consume, contribuyendo a que la información que se gestiona en los diferentes estudios de genética médica sea confiable, y esté centralizada. Esta orientación a servicios agiliza el desarrollo de muchas investigaciones científicas en el campo de la genética médica y garantiza la integridad de la información(AU)

In 2008, alasMediGen (Medical Genetics Computer System) was created. This system is aimed to collect the data obtained from the different genetic studies carried out at the National Center of Medical Genetics. It has seven modules that manage their businesses independently and share the same database: Cuban Register of Genetic Diseases, Cuban Register of Congenital Malformations, Cuban Register of Physical Disabilities, Cuban Register of Mental Deficiency, Cuban Register of Twins, Cuban Register of Clinical Records, Cuban Register of Chromosome Anomalies, Cuban Register of Common Diseases, and Teleconsultation. In 2009, the regulations stating that every computer system in Public Health must have an architecture oriented to the services were created; allowing the integration through web services. This paper is intended to describe the functionalities of the alasMediGen product in its 1.1 version as well as the web services provided by the Health Computerized System consumed by the system, allowing that the information managed in different studies of medical genetics to be reliable and centralized. This service oriented architecture speeds up the development of many scientific researches in the field of medical genetics and ensures data integrity(AU)
Descritores: Linguagens de Programação
Bases de Dados como Assunto
Doenças Genéticas Inatas/diagnóstico
Serviços de Informação
-Cuba
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-749621
Autor: Laborda Barrios, Yalily.
Título: Servicio de referencia 2.0. Una herramienta de comunicación con el usuario / Service of reference 2.0. A tool of communication with the user
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;7(1), ene.-jun. 2015.
Idioma: es.
Resumo: Con la introducción de las tecnologías de la información en las bibliotecas, se han producido enormes cambios en la forma de gestionar, comunicar y acceder a la información. Cambios que generan nuevas formas de utilizar los servicios bibliotecarios. El presente trabajo expone la confección de un servicio de referencia virtual, con el objetivo de proporcionar a los usuarios de la biblioteca del Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Camagüey el acceso a los diferentes recursos informativos que le permitan su desarrollo técnico profesional. Se utilizó el blogs, que es un servicio de uno a muchos y que tiene dentro de sus fines el proporcionar información a través de la Web(AU)

Great changes in the way of managing, communicating and gaining access to information have been made with the introduction of information technologies in libraries. These changes create new ways of using library services. This work presents the production of a virtual reference service with the objective of providing the users of the library of the Provincial Information Center of the University of Medical Sciences with the access to the different information resources that make available their professional technical development. Blogs, a service from one to many that has among its objectives supplying information through the Web, was used(AU)
Descritores: Interface Usuário-Computador
Gestão da Informação
Bibliotecas Digitais
Serviços de Informação
-Informática Médica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-978366
Autor: Maia Veríssimo, Daniela Maria; Bitencourt Jorge, Carlos Francisco; Uchiama Andrade, Nastássia Satomi; Marques da Silva, Cristiano; Carvalho Pereira, Luciana Caluz.
Título: A informação como recurso estratégico de prevenção em saúde do trabalhador e uma análise do Cerest de Marília no estado de São Paulo / La información como recurso estratégico de prevención en salud del trabajador y un análisis del Cerest de Marília en el estado de São Paulo / The information as a strategic resource for prevention in worker's health and an analysis of Cerest de Marília city in São Paulo state
Fonte: Rev. cub. inf. cienc. salud = Rev. cuba. inf. cienc. salud;29(3):0-0, jul.-set. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), regional da cidade de Marília, no estado de São Paulo, como mediador informacional no âmbito da saúde do trabalhador, mais especificamente na campanha Não passe do limite! Abasteça só até o automático!, proposta do Governo do Estado de São Paulo. Métodos: durante a realização da campanha, foi efetuada a mediação de informações laborais voltadas para a saúde dos trabalhadores dos postos de combustível e por meio desta ação levantaram-se os hábitos ocupacionais que fundamentassem a orientação aos profissionais em futuras ações preventivas no contexto da saúde dos trabalhadores. Resultados: com o processo de mediação da informação alinhado à observação do processo laboral dos sujeitos que atuam nos postos de combustíveis foi possível caracterizar os riscos causados pelo benzeno à saúde desses trabalhadores diante das atividades desenvolvidas. Os resultados obtidos até o momento foram analisados à luz da literatura disponível que versa sobre saúde do trabalhador, mediação da informação e os riscos do benzeno. O processo de mediação informacional realizada por meio da execução da campanha, possibilitou além da orientação adequada sobre hábitos ocupacionais dos trabalhadores de postos de combustíveis, um maior conhecimento sobre a realidade apresentada pelas organizações e os sujeitos que as compõem. Como resultado de todo esse processo, o município de Marília, São Paulo, criou uma lei municipal com vistas à prevenção e controle da exposição dos trabalhadores dos postos de combustível ao risco químico do benzeno. Conclusão: esse resultado demonstra que por meio da mediação da informação é possível desenvolver estratégias para a captura de novas informações e com isso, desenvolver ações que extrapolam as atividades de trabalho; afinal, graças ao processo de mediação informacional foi possível a construção de mecanismos legais capazes de proporcionar uma maior segurança aos trabalhadores dos postos de combustível, clientes e meio ambiente(AU)

Objetivo: el presente artículo tiene como objetivo relatar la experiencia del Centro de Referencia en Salud del Trabajador, regional de la ciudad de Marília, en el estado de São Paulo, como mediador informativo en el ámbito de la salud del trabajador, más específicamente en la campaña ¡No pase del límite! ¡Abastezca solo hasta el automático!, propuesta por el Gobierno del estado de São Paulo. Métodos: durante la realización de la campaña se efectuó la mediación de informaciones laborales dirigidas a la salud de los trabajadores de los puestos de combustible y por medio de esta acción se levantaron los hábitos ocupacionales que fundamentaran la orientación a los profesionales en futuras acciones preventivas en el contexto de la salud de los trabajadores. Con el proceso de mediación de la información, junto a la observación del proceso laboral de los sujetos que actuaban en los puestos de combustibles, fue posible caracterizar los riesgos causados por el benceno a la salud de esos trabajadores ante las actividades desarrolladas. Los resultados obtenidos hasta el momento fueron analizados a la luz de la literatura disponible que versa sobre la salud del trabajador, la mediación de la información y los riesgos del benceno. Resultados: el proceso de mediación informacional realizado por medio de la ejecución de la campaña posibilitó, además de la orientación adecuada sobre hábitos ocupacionales de los trabajadores de puestos de combustibles, un mayor conocimiento sobre la realidad presentada por las organizaciones y los sujetos que las componen. Como resultado de todo ese proceso, el município de Marília, São Paulo, creó una ley municipal con vistas a la prevención y control de la exposición de los trabajadores de los puestos de combustible al riesgo químico del benzeno. Conclusión: este resultado demuestra que a través de la mediación informacional se pueden poner en práctica estrategias para el mejor desarrollo de las actividades laborales. Gracias al proceso de mediación informacional fue posible la construcción de mecanismos legales capaces de proporcionar una mayor seguridad a los trabajadores de los puestos de combustile, clientes y medio ambiente(AU)

Objective: this article describes the experience of the Reference Center in Worker Health, regional of Marília city, in the state of São Paulo, as an informative mediator in the field of worker's health, more specifically in the campaign Do not pass of the limit! Supply only up to automatic!, a proposal from the Government of the State of São Paulo. Methods: during the campaign mediation a labor information was carried out, aimed at the health of the workers of the fuel stations, and through this action the occupational habits were lifted that will base the orientation to the professionals in future preventive actions in the context of workers' health. With the mediation process of the information aligned to the observation of the labor process of the subjects that act in the fuel stations, it was possible to characterize the risks caused by benzene to the health of these workers before the activities developed. The results obtained so far were analyzed in the light of the available literature that deals with worker health, mediation of information and risks of benzene. as a result of all this process, the municipality of Marília created a municipal law with a view to the prevention and control of the exposure of the workers of the fuel stations to the chemical risk of benzene. Results: the informational mediation process carried out through the execution of the campaign made possible, in addition to the adequate guidance on occupational habits of fuel station workers, a greater knowledge about the reality presented by the organizations and the subjects that compose them. Conclusions: this result shows that through the informational mediation some strategies were put into practice for the best development of work activities. With the informational mediation process the construction of legal mechanisms was possible, able to provide security to the workers of jobs combustile, customers and environment(AU)
Descritores: Benzeno/normas
Exposição Ocupacional/prevenção & controle
Saúde do Trabalhador/educação
Serviços de Informação
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1138868
Autor: Alfonso Sánchez, Ileana R; Alonso Galbán, Patricia; Fernández Valdés, María de las Mercedes; Alfonso Manzanet, José Enrique; Zacca González, Grisel; Izquierdo Pamias, Tania; Reyes, Carlos Manuel.
Título: Aportes del Centro Nacional de Información de Ciencias Médicas frente a la COVID-19 / Contributions of the National Medical Sciences Information Center to the fight against COVID-19
Fonte: Rev. cub. inf. cienc. salud = Rev. cuba. inf. cienc. salud;31(3):e1716tab, fig.
Idioma: es.
Resumo: La rápida propagación del SARS-CoV-2 ha ocasionado grandes desafíos, algunos de ellos relacionados con la gestión y la visibilidad de la información. Los profesionales de las instituciones de información enfrentaron el reto de tener que reorganizar sus servicios en un breve tiempo, con un componente tecnológico esencial para lograr la virtualidad ante el imperativo indiscutible del distanciamiento físico. Como parte del Plan de enfrentamiento desplegado por Cuba durante esta crisis sanitaria, el Centro Nacional de Información de Ciencias Médicas (CNICM/Infomed) desempeña un rol fundamental, al actuar como proveedor y facilitador de las fuentes, herramientas y servicios de información científica especializada, además de garantizar la plataforma tecnológica para todo el sistema nacional de salud y la población. El presente documento se propone describir el flujo de trabajo concebido por esta institución, los espacios y modos empleados para la producción y difusión de la información científica durante la epidemia, así como los aportes realizados (elaboración de productos y desarrollo e implementación de herramientas y servicios( para apoyar las investigaciones científicas y la toma de decisiones en salud durante la pandemia de la COVID-19(AU)

The fast spread of SARS-CoV-2 has posed big challenges, some of which are related to information management and visibility. Professionals from information institutions have been faced with having to reorganize their services in a short time, with an essential technological component to achieve virtuality in face of the unavoidable imperative of physical distancing. The National Medical Sciences Information Center (CNICM/Infomed) plays a fundamental role in the response plan implemented by Cuba during this health crisis, serving as facilitator and provider of specialized scientific information services, sources and tools, and supplying the required technological platform for the entire national health system and the population. The present document is aimed at describing the workflow devised by this institution, the spaces and modes used for the production and dissemination of scientific information during the epidemic, and the contributions made to the creation of products and the development and implementation of tools and services to support health scientific research and decision making during the COVID-19 pandemic(AU)
Descritores: Gestão da Informação
Disseminação de Informação
Fluxo de Trabalho
Epidemias
Centros de Informação
Serviços de Informação
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional



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