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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-691243
Autor: González Hernández, Zoe; Álvarez Guerra, Sandra; Riquelme Abreu, Ibis.
Título: La auditoría interna y la calidad de la documentación de los ensayos clínicos en Cuba / Internal auditing and the quality of clinical trial documentation in Cuba
Fonte: Rev. cuba. farm;47(3), jul.-sep. 2013.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: el Centro Nacional Coordinador de Ensayos Clínicos, garantiza la calidad de la documentación generada en los ensayos clínicos que realiza, con el uso de herramientas como la auditoria. Detecta y/o previene las dificultades, con lo que garantiza la toma de decisiones para eliminar las deficiencias y cumple así con los requisitos establecidos en las normativas nacionales e internacionales. Objetivo: mostrar las principales no conformidades o deficiencias detectadas en auditorías a documentación. Métodos: se analizaron las 29 auditorias realizadas a la documentación de los ensayos clínicos en el período desde el año 2007 hasta el 2011. Se extrajeron las no conformidades de los tres acápites que conforman el informe: revisión del completamiento de todos los capítulos, revisión de la calidad de la documentación que se está archivando y ordenamiento cronológico de la información. Resultados: las principales deficiencias se encontraron en el completamiento documental de los capítulos de la carpeta del ensayo; a su vez se detectaron informaciones desactualizadas o incompletas, así como documentos archivados fuera de lugar. Conclusiones: persisten deficiencias en la documentación que se genera durante el ensayo clínico, por lo que se incumplen de este modo con los requisitos establecidos en las Directrices sobre Buenas Prácticas Clínicas en Cuba emitidas por el Centro para el Control Estatal de los Medicamentos (CECMED) que se relacionan con el protocolo del ensayo(AU)

Introduction: the National Coordinating Center for Clinical Trials guarantees the quality of the documentation issued in clinical trials with the use of tools such as auditing. It detects and/or prevents difficulties, thus assuring decision-making to eliminate deficiencies and to fulfil the requirements of national and international regulations. Objective: to show the major nonconformities or deficiencies identified in audits of clinical trial documentation. Methods: an analysis of 29 audits of clinical trial documentation from 2007 to 2011. The nonconformities of the three sections that comprise the report were considered: review of the completion of each chapter, review of the quality of the filed documentation and chronological data arrangement. Results: the main weaknesses were found in the documentary completion of chapters in the clinical trial folder in addition to outdated or incomplete data and wrongly filed documents. Conclusions: there are still deficiencies in the documentation generated during the clinical trial, and consequently, there is non-compliance of the requirements of the Guidelines on Good Clinical Practices in Cuba issued by the Center for the State Control of Drugs (CECMED) and related to the trial protocol(AU)
Descritores: Controle de Qualidade
Documentação/normas
Ensaios Clínicos como Assunto/métodos
-Cuba
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-980175
Autor: Denadai, Rafael; Suguimoto, Alexandre; Ghizoni, Enrico; Buzzo, Celso Luiz; Raposo-Amaral, Cesar Augusto; Raposo-Amaral, Cassio Eduardo.
Título: Treinamento formal em documentação fotográfica bidimensional padronizada durante a residência em cirurgia plástica / Formal training in two-dimensional standardized photographic documentation during residency in Plastic Surgery
Fonte: Rev. bras. cir. plást;33(4):609-618, out.-dez. 2018. ilus, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Introdução: A Cirurgia Plástica exige inúmeras habilidades, conhecimentos e competências, e seu escopo de atuação é amplo e desafiador. Dessa forma, todos os cirurgiões plásticos passam por uma extensa educação/formação, que se inicia durante a residência e continua ao longo da vida. O objetivo deste estudo foi delinear um treinamento formal em documentação fotográfica bidimensional padronizada para complementar o treinamento cirúrgico e científico durante a residência em Cirurgia Plástica. Métodos: Os componentes (as estratégias, os tópicos abordados e os processos de aquisição de habilidades e feedback) do treinamento em documentação fotográfica durante a residência em Cirurgia Plástica foram detalhados. Resultados: As atividades dos residentes, as interações entre os residentes o fotógrafo profissional e os cirurgiões/ preceptores e os tópicos abordados (estúdio fotográfico, câmeras fotográficas, objetivas, princípios fotográficos [exposição, abertura, velocidade, ISO e profundidade de campo], iluminação, preparo e posicionamento dos pacientes e da câmera fotográfica, situações fotográficas, vistas fotográficas, banco fotográfico, formatos de imagens, fotogrametria computadorizada e questões éticas e médico-legais) do programa de treinamento em documentação fotográfica foram delineados. Conclusão: O treinamento em documentação fotográfica complementa o arsenal de habilidades necessários aos residentes de Cirurgia Plástica em formação, com o intuito de melhor prepará-los para as carreiras futuras.

Introduction: Plastic surgery requires diverse skills, knowledge, and competencies, and its scope is broad and challenging. Thus, all plastic surgeons go through extensive education/training, which begins during residency and continues throughout their lives. This study aims to outline a formal training program in 2-dimensional standardized photographic documentation ("photodocumentation") to complement surgical and scientific training during residency in Plastic Surgery. Methods: The components (strategies, topics covered, skills acquisition, and feedback processes) of training in photodocumentation during residency in Plastic Surgery were detailed. Results: Topics in the photodocumentation training program included resident activities, interactions among residents, professional photographers, and surgeons/preceptors, studio settings, cameras, lenses, principles (exposure, aperture, speed, ISO, and depth of field), lighting, preparation and positioning of patients and the camera, photoshoot conditions, photo views, photo database, image formats, computerized photogrammetry, and ethical and medical-legal issues. Conclusion: Training in photodocumentation complements the arsenal of skills needed by residents in Plastic Surgery for continuing education, in order to better prepare them for future careers.
Descritores: Cirurgia Plástica/educação
Cirurgia Plástica/métodos
Documentação/métodos
Documentação/normas
Educação Médica/métodos
Educação Médica/tendências
Fotografias
Cirurgiões/educação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: BR32.1 - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica


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Id: biblio-998530
Autor: Silva, Jhenneffer Lorrainy da; Machado, Daniela Martins.
Título: Enfermagem brasileira em 90 anos de história associativa: contribuições da Associação Brasileria de Enfermagem / Brazilian nursing in 90 years of associative history: contributions of the Brazilian Nursing Association
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;9(2):131-140, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: evidenciar que contribuições técnico-científicas e socioculturais a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) tem dado à Enfermagem Brasileira, ao longo de seus 90 anos de existência. Método: tratou-se de um estudo qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas com membros das diretorias da ABEn. Os dados foram analisados segundo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: foram encontradas 3 categorias: Contribuições da ABEn para a Enfermagem Brasileira; Fortalecendo a Enfermagem por meio de seus coletivos - participação na ABEn; e Desafios da ação cidadã pela enfermagem; os achados refletem que a ABEn tem efetivamente dado relevantes contribuições à enfermagem brasileira.Conclusão: apesar de seu histórico de contribuições, o número de associados à ABEn ainda é muito pequeno em relação à quantidade de profissionais de enfermagem em atividade no país, fazendo-se necessário dar maior visibilidade à Entidade, levando ao reconhecimento de que fortalecer a ABEn é fortalecer a enfermagem brasileira.
Descritores: História da Enfermagem
-Registros de Enfermagem
Enfermagem
Documentação
Educação
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


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Assis, Simone Gonçalves de
Id: biblio-966946
Autor: Silva, Adriano.
Título: Contribuições do Núcleo de informação e documentação para o ensino em violência / Contributions of the Information and Documentation Center for violence teaching
Fonte: In: Assis, Simone Gonçalves de; Silveira, Liane Maria Braga. O tema da violência no ensino em saúde coletiva: Articulações com pesquisa e extensão. Rio de Janeiro, E-papers, 2018. p.110-110.
Idioma: pt.
Resumo: Desde 1990, o Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES), mantém em sua estrutura um Núcleo de Informação e Documentação. Logo, é de suma importância não apenas a geração de informação, mas a contribuição para a preservação e disseminação de informações sobre violência e saúde registradas em diferentes tipos de documentos. O NID Cecília Minayo é um centro de documentação, definido assim desde sua origem, e seu acevo organiza e disponibiliza informações para pesquisadores, docentes e alunos da comunidade acadêmica que investiga a temática da violência e saúde, oferecendo também seus serviços a outros segmentos sociais, visando ampliação das informações disponíveis sobre o tema. (AU)
Descritores: Ensino
Violência
Documentação
-Uso da Informação Científica na Tomada de Decisões em Saúde
Atividades Científicas e Tecnológicas
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Livros de Texto
Responsável: BR1782.1 - Núcleo de Informação e Documentação Cecília Minayo
BR1782.1; 362.1040981, T278


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Id: biblio-941281
Autor: Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação.
Título: Guia do acervo da Casa de Oswaldo Cruz.
Fonte: Rio de Janeiro; Fiocruz; 2009. 150 p.
Idioma: pt.
Descritores: Arquivos/história
Documentação/história
História da Medicina
Limites: História do Século XX
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 027, C334g, 2009. 014971


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Id: biblio-941194
Autor: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação.
Título: Fundo Carlos Chagas: inventário.
Fonte: Rio de Janeiro; FIOCRUZ; 2009. 132 p.
Idioma: pt.
Descritores: Documentação/classificação
Documentação/história
Documentação/métodos
Limites: Masculino
Feminino
Seres Humanos
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 027.1, F981f, 2009. 014291


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Id: biblio-912451
Autor: Zunta, Raquel Silva Bicalho; Lima, Antônio Fernandes Costa.
Título: Processo de auditoria e faturamento de contas em hospital geral privado: um estudo de caso / Audit and account billing process in a private general hospital: a case study
Fonte: Rev. eletrônica enferm;19:1-12, Jan.Dez.2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Mapear, descrever e validar o processo de auditoria e faturamento de contas e recursos de glosas em um hospital geral, de grande porte, privado, foi o objetivo deste estudo. Pesquisa exploratória, descritiva, do tipo estudo de caso. Foram realizados momentos de observação não participante nos Setores de Auditoria Interna e de Recurso de Glosas do hospital visando o mapeamento dos processos objeto de estudo. Os dados obtidos foram validados por especialistas da área de auditoria de contas hospitalares, internos e externos ao hospital. Os processos, descritos e ilustrados na forma de três Fluxogramas, favorecem aos profissionais racionalizar as atividades e o tempo despendido no faturamento hospitalar evitando/minimizando a ocorrência de falhas e gerando resultados financeiros mais eficazes. O mapeamento, a descrição e a validação dos processos de auditoria e faturamento e recurso de glosas propiciaram maior visibilidade e legitimidade às ações desenvolvidas pelos enfermeiros auditores.

Our study aimed to map, describe and, validate the audit, account billing and billing reports processes in a large, private general hospital. An exploratory, descriptive, case report study. We conducted non-participatory observation moments in Internal Audit Sectors and Billing Reports from the hospital, aiming to map the processes which were the study objects. The data obtained was validated by internal and external audit specialists in hospital bills. The described and illustrated processes in three flow-charts favor professionals to rationalize their activities and the time spent in hospital billing, avoiding or minimizing the occurrence of flaws and, generating more effective financial results. The mapping, the description and the audit validation process and billing and, the billing reports propitiated more visibility and legitimacy to actions developed by auditor nurses.
Descritores: Faturamento/políticas
Administração Financeira de Hospitais/economia
Auditoria de Enfermagem/economia
-Documentação
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1854.9 - Faculdade de Enfermagem


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Id: biblio-909190
Autor: Giovanni Silva, Edwin.
Título: Revisión documental de la ergonomía en colombia 1990-2010 / Documentary review of ergonomics in Colombia 1990-2010
Fonte: Rev. colomb. rehabil;10(1):124-136, 2011. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: Al día de hoy se desconocen estudios que den cuenta del desarrollo de la ergonomía en Co-lombia, así como del estado actual de las tendencias y las temáticas más relevantes abordadas en esta área del conocimiento, motivo por el cual no es posible establecer el grado de desarrollo de la disciplina a nivel local. Atendiendo a esta necesidad, el presente artículo muestra los re-sultados de la revisión documental de la producción investigativa generada en Colombia en el área de ergonomía entre los años de 1990 y 2010. Para efectos de este estudio se identificaron los grupos de investigación colombianos que declaran líneas de trabajo en ergonomía a través de la revisión de la base de datos de COLCIENCIAS. Además, se consultó la producción investigativa local registrada en artículos científicos en las bases de datos: EBSCO, PROQUEST, PUBMED, SCIELO, REDALYC y E-REVISTA. Producto de esta búsqueda se recopilaron 33 artículos pro-ducidos en Colombia que abordan temáticas relacionadas con la ergonomía. Los estudios fueron clasificados teniendo en cuenta los tres dominios de especialización propuestos por la Interna-tional Ergonomics Association (IEA) en el año 2000: Ergonomía Física, Ergonomía Cognitiva y Ergonomía Organizacional. Posteriormente se determinó el tipo de estudio de cada una de las investigaciones analizadas, para lo cual se propusieron dos categorías: investigación básica e in-vestigación aplicada. Como resultado de esta revisión documental se evidencia que la mayoría de los artículos analizados se encuentra clasificada bajo el dominio de especialización de ergonomía física (17 de 33) y que el tipo de estudio más común es la investigación aplicada (22 de 33).

To date, are unknown studies which show the ergonomics development in Colombia and the current state of trends and the most relevant topics addressed in this area of knowledge. For this reason, it is not able to establish the degree of development of the discipline at the local level. In response to this need, this article shows the results of the literature review, of research output generated in Colombia in the field of ergonomics between 1990 and 2010.For purposes of this study, the Colombian research groups were identified which state fields of action in ergonomics through the review of the COLCIENCIAS database. In addition, it was consulted the local re-search output in scientific papers registered in the databases: EBSCO, PROQUEST, PUBMED, SCIELO, REDALYC y E-REVISTA. 33 articles produced in Colombia, were collected as a result of this search. That addresses topics related to ergonomics. The studies were classified taking into account the three domains of expertise or Master offered by The International Ergonomics Asso-ciation (IEA) in 2000. Physical Ergonomics, Cognitive Ergonomics and Organizational Ergono-mics. Subsequently, it was determined the type of study of each analyzed research, for which two categories were proposed: basic research and applied research. As a result of this documentary review it is evidenced that the most of the analyzed articles are classified under the domain of physical ergonomics master degree (17 of 33) and the most common type of study is the applied research (22 of 33)
Descritores: Ergonomia
-Documentação
Pesquisa
Revisão
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO214.1 - Biblioteca


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Id: biblio-909178
Autor: Zunta, Raquel Silva Bicalho; Lima, Antônio Fernandes Costa.
Título: Análise de glosas técnicas em centro cirúrgico de hospital geral privado / Analysis of technical disallowances in a surgical center of a private general hospital
Fonte: Rev Rene (Online);19:e3401, jan. - dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar glosas técnicas geradas em centro cirúrgico de hospital geral privado. Métodos: pesquisa documental retrospectiva, cuja amostra constituiu-se de 383 prontuários com contas hospitalares glosadas, nas quais foram avaliadas as porcentagens de glosa, por intermédio de modelos de Equações de Estimação Generalizadas. Resultados: foram glosados 1.373 itens, 82,1% correspondentes aos profissionais de enfermagem e 17,9% aos médicos anestesistas. Os grupos contábeis "materiais" e "medicamentos" apresentaram os itens mais glosados, 67,7% e 13,2%, respectivamente. A maior quantidade de itens glosados foi gerada por profissionais de enfermagem, contudo a porcentagem mais elevada correspondeu aos médicos anestesistas. Conclusão: a análise das contas hospitalares subsidiou o cálculo do número de glosas técnicas, com total de 1.373 itens, sendo os profissionais de enfermagem responsáveis pela maioria dos itens glosados e com predominância do grupo contábil "materiais", contribuindo para busca de alternativas que incrementem o faturamento no centro cirúrgico pesquisado. (AU)
Descritores: Faturamento
Custos e Análise de Custo
Documentação
Pessoal de Saúde
Centros Cirúrgicos
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Wambier, Denise Stadler
Id: biblio-873784
Autor: Ditterich, Rafael Gomes; Portero, Priscila Paiva; Grau, Patrícia; Rodrigues, Cathleen Kojo; Wambier, Denise Stadler.
Título: A importânicia do prontuário odontológico na clínica de graduação em Odontologia e a responsabilidade ética pela sua guarda / The importance of dental files in the graduation clinic in dentistry and the ethical responsibility for their guard
Fonte: J. Health Sci. Inst = Rev. Inst. Ciênc. Saúde;26(1):120-124, jan.-mar. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução - O protuário é o primeiro contato do aluno com o paciente. Este documento oferece, ao professor, a oportunidade de orientá-lo a desenvolver uma postura profissional, além de ser prova da relação jurídica paciente-profissional, apta a gerar direitos e obrigações para o paciente da clínica da faculdade, para a instituição e para os professores. Desta forma, o prontuário odontológico deve ser bem estruturado e devidamente arquivado, pois é o melhor instrumento para que o profissional ou professor responsável pelo aluno possa produzir as provas necessárias à sua defesa. Assim, recomenda-se que as faculdades dêem maior ênfase aos assuntos odonto-legais para salvaguardarem seus egressos de problemas futuros
Descritores: Ficha Clínica
Registros Odontológicos
Documentação
Controle de Formulários e Registros
-Educação Continuada em Odontologia
Educação de Pós-Graduação em Odontologia
Ética Odontológica
Odontologia Legal
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde



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