Base de dados : LILACS
Pesquisa : L01.479 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 475 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 48 ir para página                         

  1 / 475 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-904354
Autor: Barra, Daniela Couto Carvalho; Paim, Sibele Maria Schuantes; Sasso, Grace Teresinha Marcon Dal; Colla, Gabriela Winter.
Título: Métodos para desenvolvimento de aplicativos móveis em saúde: revisão integrativa da literatura / Métodos para desarrollo de aplicaciones móviles en salud: revisión integral de la literatura / Methods for developing mobile apps in health: an integrative review of the literature
Fonte: Texto & contexto enferm;26(4):e2260017, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: identificar nas publicações nacionais e internacionais indexadas nas bases de dados os principais métodos adotados pelos pesquisadores para o desenvolvimento de aplicativos móveis em saúde. Método: revisão integrativa da literatura de estudos publicados nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Scopus, Web of Science, CINAHL e SciELO, no período de 2012 a 2016. Foram selecionados para análise 21 artigos. Resultados: os principais métodos para desenvolvimento de aplicativos móveis na área da saúde descritos nos artigos foram: design instrucional sistemático, design instrucional contextualizado, design centrado no usuário e ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas. Conclusão: independentemente do método de desenvolvimento escolhido, as etapas devem ser bem definidas e estruturadas, a fim de que o aplicativo móvel desenvolvido seja útil ao usuário final.

RESUMEN Objetivo: identificar en las publicaciones nacionales e internacionales indexadas en las bases de datos los principales métodos adoptados por los investigadores para el desarrollo de aplicaciones móviles en salud. Método: revisión integrativa de literatura de estudios publicados en las bases de datos MEDLINE/PubMed, Scopus, Web of Science, CINAHL y Scielo, en el período de 2012 a 2016. Fueron seleccionados para el análisis, 21 artículos. Resultados: los principales métodos para el desarrollo de aplicaciones móviles en el área de la salud descritos en los artículos fueron: diseño instructivo sistemático, diseño educativo contextual, diseño centrado en el usuario y ciclo de vida de desarrollo de sistemas. Conclusión: independientemente del método de desarrollo elegido, las etapas deben estar bien definidas y estructuradas, a fin de que la aplicación móvil desarrollada sea útil para el usuario final.

ABSTRACT Objective: to identify, in the Brazilian and international publications indexed in the databases, the main methods adopted by researchers for developing mobile apps in health. Method: integrative review of the literature, of studies published in the following databases: MEDLINE/PubMed, Scopus, Web of Science, CINAHL and SciELO, in 2012 - 2016. A total of 21 articles were selected for analysis. Results: the main methods for developing mobile apps in the area of health, described in the articles, were: systematic design of instruction, contextualized design of instruction, user-centered design and systems development life cycle. Conclusion: regardless of the method of development selected, the stages must be well-defined and structured, so that the mobile app developed may be useful to the end-user.
Descritores: Informática Médica
Aplicações da Informática Médica
Informática em Enfermagem
Tecnologia da Informação
Aplicativos Móveis
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  2 / 475 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1128096
Autor: Barbosa, Rosemary Menezes; Andrade, Emmanuel Paiva de.
Título: Modelo de gestão de curso de educação a distância baseado em novas tecnologias de informação e aprendizagem para formação de educadores ­ uma proposta de melhoria do ensino na senda da gestão do conhecimento pela qualidade total / Model for a distance learning management course based on new information and learning technologies for educators' formation ­ a improvement proposal for teaching in the way of knowledge management by the total quality
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);2(1):33-41, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: O impacto trazido pelas transformações contemporâneas se caracteriza por ter como um dos elementos centrais os processos de gestão do conhecimento, ou seja, a capacidade de produzir, armazenar, processar, recuperar e disseminar informações e conhecimentos. Países desenvolvidos e um grupo cada vez maior de países em desenvolvimento tem colocado a produção de conhecimento e a inovação tecnológica no centro de sua política para o desenvolvimento. Fazem isto movidos pela visão de que a habilidade de gerar, adquirir, disseminar e empregar o conhecimento é um fator primordial e de que a inovação é o principal veículo para transformação de conhecimento em valor.Neste contexto, a educação é um dos mais importantes protagonistas, onde se tem a principal gênese do processo de construção, consumo e transferência de conhecimentos. É inquestionável a sua importância como fator estratégico crítico para o desenvolvimento, criando, interferindo e contribuindo de forma efetiva para o progresso do homem. Portanto, as instituições de ensino devem integrar uma nova cultura, permitindo que a aprendizagem ocorra em diferentes lugares e por diferentes meios. A tecnologia deve ser utilizada para a criação de novas formas de pensar e aprender, norteado essencialmente pela busca da Qualidade Total em Educação que significa a busca da excelência dos processos pedagógicos, técnicos e administrativos da escola. Mediante o exposto, este artigo visa apresentar os fatores e componentes estruturais para a construção e gestão de um curso não presencial em sintonia com os parâmetros preconizados pelas teorias de Gestão do Conhecimento pela Qualidade Total que possibilitem suprir a lacuna dos programas de formação de professores no tocante à sua capacitação tecnológica, incentivando a integração das modernas tecnologias à prática docente e sugerindo a adoção de novos comportamentos e novas formas de produzir, armazenar e transmitir o conhecimento que possam dar origem a novas formas de pensar, fazer e aprender.

The impact brought by the contemporary transformations characterizes as being one of it's central elements the administration processes of knowledge, in other words, the capacity to produce, to store, to prosecute, to recover, and to disseminate information and knowledges. In this context, education is one of the most important protagonists, where we have the main genesis of knowledge construction, consumption, and transfer process. It is unquestionable importance as a critical strategic factor for the development, creation, interference, and contribution by an effective form for man's progress. Following this conductor thread, the teaching institutions should integrate a new culture, allowing that the learning occurs in different places and by different means. The technology should be used, not only for existent computerization processes of teaching, but for the creation of new ways of thinking and learning. In this sense, search for the Total Quality in Education is the search for excellence in pedagogical, technical, and administrative processes of the school, where should converged the actions of properly qualified and pledged educators with permanent improvement in quality in education. By means of the exposed, this project aims to introduce the factors and structural components for the construction and administration of a model course in syntony with the arguments praised by the theories of Management Knowledge by Total Quality that enables, mostly, to supply the gap of the teachers formation's programs concerning it's technological training, encouraging the integration of modern technologies to the educational practice and suggesting new behaviors and new forms to produce, store, and transmit the knowledge, giving source of the new forms to think, do, and learn.
Descritores: Gestão da Qualidade Total
Educação a Distância/organização & administração
Educação Continuada/organização & administração
Tecnologia da Informação
Capacitação de Professores/organização & administração
Aprendizagem
-Tecnologia Educacional
Indicadores (Estatística)
Gestão do Conhecimento
Limites: Humanos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


  3 / 475 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1122243
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Oficina General de Tecnologías de la Información.
Título: Agenda Digital del Sector Salud 2020 - 2025: Documento técnico / Digital Agenda of the Health Sector 2020 - 2025: Technical Document.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20201100. 59 p. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: El documento técnico aborda los principales temas de: visión de la agenda digital del Sector Salud 2025-2030; visión de la salud digital al 2030; objetivos específicos y estrategias: fortalecer el ecosistema de salud digital y su gobernanza, desplegar a nivel nacional la historia clínica electrónica y la telesalud, mejorar a confiabilidad y disponibilidad de la información para su uso en el análisis y la toma de decisiones.
Descritores: Saúde
Telemedicina
Acesso à Informação
Política de Inovação e Desenvolvimento
Tecnologia da Informação
Registros Eletrônicos de Saúde
Políticas
Exclusão Digital
Desenvolvimento Sustentável
Estratégias de eSaúde
Governo Eletrônico
Objetivos
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


  4 / 475 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1128370
Autor: Lima, Alisson Cunha; Freitas, Jacqueline Oliveira; Pereira, Lucas de Almeida Santos Rocha; Silva, Vanessa Gomes da; Coelho, Maíra Moreira Peixoto; Peixoto, Thais Moreira; Andrade, Juliana Nascimento; Musse, Jamilly de Oliveira.
Título: Desafios da aprendizagem remota por estudantes universitários no contexto da Covid-19 / Challenges of remote learning by university students in the Covid-19 context / Desafíos del aprendizaje a distancia por parte de estudiantes universitarios ante la pandemia de Covid-19
Fonte: REVISA (Online);9(ESPECIAL COVID-19):610-617, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Relatar as experiências de trabalho remoto e EaD de um grupo do PET-Saúde Interprofissionalidade na pandemia. Método: Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas por um grupo do PET-Saúde, vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e ao Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), de março a junho de 2020. As atividades presenciais na UEFS e no CADH foram substituídas por atividades remotas e EaD. A metodologia utilizada envolveu a incorporação de ferramentas virtuais em: 1) Seminários e cursos EaD; 2) Estabelecimento de estratégias de inovação para atuação em saúde; 3) Construção de materiais de Educação em Saúde. Resultados: As ferramentas educacionais virtuais permitiram a realização de um trabalho inovador, focado na formação inicial e continuada de alunos, professores e profissionais de saúde. Mudanças no fluxo dos pacientes, produção de cartilha e artigos também foram atividades desenvolvidas. Conclusão: O uso de plataformas virtuais e EaD favoreceram o planejamento de ações, proporcionando ganho de conhecimento individual e coletivo, permitindo alterações no serviço, orientação dos pacientes e produção científica

Objective: To report the experiences of remote work and distance education of a group from PET-Saúde Interprofessionality in the pandemic. Method: This is an experience report of the activities developed by a group from PET-Health, linked to the State University of Feira de Santana (UEFS) and the Diabetic and Hypertensive Care Center (CADH), from March to June of 2020. Face-to-face activities at UEFS and CADH have been replaced by remote and distance learning activities. The methodology used involved the incorporation of virtual tools in: 1) Seminars and distance education courses; 2) Establishment of innovation strategies for health activities; 3) Construction of Health Education materials. Results: The virtual educational tools allowed the realization of an innovative work, focused on the initial and continuous training of students, teachers and health professionals. Changes in the flow of patients, production of booklets and articles were also developed. Conclusion: The use of virtual platforms and distance education favored the planning of actions, providing gain of individual and collective knowledge, allowing changes in the service, guidance of patients and scientific production..

Objetivo: Describir las experiencias de trabajo remoto y AD de un grupo del Programa PETSalud Interprofesional en la pandemia de Covid-19. Método: Este es un reporte de experiencia de las actividades realizadas por un grupo del Program PET-Salud, vinculado a la Universidad Estatal de Feira de Santana (UEFS) y Centro de Servicio a los Diabéticos e Hipertensos (CADH), de marzo a junio de 2020. Las actividades presenciales en UEFS y en el CADH han sido reemplazadas por actividades remotas y AD. La metodología utilizada implicó la incorporación de herramientas virtuales en: 1) seminarios y cursos de AD; 2) Establecimiento de estrategias de innovación para actividades de salud; y 3) Construcción de materiales de educación sanitaria. Resultados: Las herramientas educativas virtuales permitieron la realización de un trabajo innovador, enfocado en la formación inicial y continua de estudiantes, docentes y profesionales de la salud. Además, se desarrollaron cambios en el flujo de pacientes, producción de folletos y artículos. Conclusión: El uso de plataformas virtuales y el AD favorecieran la planificación de acciones, aportando conocimiento individual y colectivo, además de permitir cambios en el servicio, orientación de pacientes y producción científica
Descritores:
Coronavirus
Tecnologia da Informação
Pandemias
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2040.1 - Biblioteca Central


  5 / 475 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1128341
Autor: Granjeiro, Érica Maria; Musse, Jamilly de Oliveira; Peixoto, Thais Moreira; Nunes, Igor Vasconcellos; Soares, Isabela Machado Sampaio Costa; Silva, Ivana Conceição Oliveira da; Carvalho, Tamires Barros de; Dias, Yalle Oliveira.
Título: Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em Saúde frente à pandemia COVID-19 / Distance learning strategies for interprofessional health education in the face of the COVID-19 pandemic / Estrategias de aprendizaje a distancia para la educación sanitaria interprofesional ante la pandemia de COVID-19
Fonte: REVISA (Online);9(ESPECIAL COVID-19):591-602, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Relatar as experiências de trabalho remoto e EaD de um grupo do PET-Saúde Interprofissionalidade na pandemia. Método: Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas por um grupo do PET-Saúde, vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e ao Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), de março a junho de 2020. As atividades presenciais na UEFS e no CADH foram substituídas por atividades remotas e EaD. A metodologia utilizada envolveu a incorporação de ferramentas virtuais em: 1) Seminários e cursos EaD; 2) Estabelecimento de estratégias de inovação para atuação em saúde; 3) Construção de materiais de Educação em Saúde. Resultados: As ferramentas educacionais virtuais permitiram a realização de um trabalho inovador, focado na formação inicial e continuada de alunos, professores e profissionais de saúde. Mudanças no fluxo dos pacientes, produção de cartilha e artigos também foram atividades desenvolvidas. Conclusão: O uso de plataformas virtuais e EaD favoreceram o planejamento de ações, proporcionando ganho de conhecimento individual e coletivo, permitindo alterações no serviço, orientação dos pacientes e produção científica.

Objective: To report the experiences of remote work and distance education of a group from PET-Saúde Interprofessionality in the pandemic. Method: This is an experience report of the activities developed by a group from PET-Saúde, linked to the State University of Feira de Santana (UEFS) and the Diabetic and Hypertensive Care Center (CADH), from March to June of 2020. Face-to-face activities at UEFS and CADH have been replaced by remote and distance learning activities. The methodology used involved the incorporation of virtual tools in: 1) Seminars and distance education courses; 2) Establishment of innovation strategies for health activities; 3) Construction of Health Education materials. Results: The virtual educational tools allowed the realization of an innovative work, focused on the initial and continuous training of students, teachers and health professionals. Changes in the flow of patients, production of booklets and articles were also developed. Conclusion: The use of virtual platforms and distance education favored the planning of actions, providing gain of individual and collective knowledge, allowing changes in the service, guidance of patients and scientific production..

Objetivo: Describir las experiencias de trabajo remoto y AD de un grupo del Programa PETSalud Interprofesional en la pandemia de Covid-19. Método: Este es un reporte de experiencia de las actividades realizadas por un grupo del Program PET-Salud, vinculado a la Universidad Estatal de Feira de Santana (UEFS) y Centro de Servicio a los Diabéticos e Hipertensos (CADH), de marzo a junio de 2020. Las actividades presenciales en UEFS y en el CADH han sido reemplazadas por actividades remotas y AD. La metodología utilizada implicó la incorporación de herramientas virtuales en: 1) seminarios y cursos de AD; 2) Establecimiento de estrategias de innovación para actividades de salud; y 3) Construcción de materiales de educación sanitaria. Resultados: Las herramientas educativas virtuales permitieron la realización de un trabajo innovador, enfocado en la formación inicial y continua de estudiantes, docentes y profesionales de la salud. Además, se desarrollaron cambios en el flujo de pacientes, producción de folletos y artículos. Conclusión: El uso de plataformas virtuales y el AD favorecieran la planificación de acciones, aportando conocimiento individual y colectivo, además de permitir cambios en el servicio, orientación de pacientes y producción científica
Descritores: Coronavirus
Tecnologia da Informação
Pandemias
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR2040.1 - Biblioteca Central


  6 / 475 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-902249
Autor: González Rodríguez, Raidel; Martínez Abreu, Judit.
Título: Bibliotecas Médicas Cubanas: gestoras de ciencia para la salud / Cuban Medical Libraries: managers of science for health
Fonte: Rev. medica electron;39(supl.1):703-705, 2017.
Idioma: es.
Descritores: Centros de Informação/história
Bibliotecas Médicas/história
-Gestor de Saúde
Tecnologia da Informação/tendências
Comportamento de Busca de Informação/ética
Centros de Informação/normas
Centros de Informação/tendências
Bibliotecas Médicas/normas
Bibliotecas Médicas/tendências
Bibliotecas Médicas/ética
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


  7 / 475 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Ramos, Flávia Regina Souza
Texto completo
Id: biblio-1126974
Autor: Santos, Simone Vidal; Ramos, Flávia Regina Souza; Costa, Roberta; Batalha, Luís Manuel da Cunha.
Título: Assessment of the quality of a software application for the prevention of skin lesions in newborns* / Avaliação da qualidade de um software para prevenção de lesões de pele em recém-nascidos / Evaluación de la calidad de una aplicación de software para prevenir lesiones cutáneas en recién nacidos
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);28:e3352, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Objective: to assess the technical quality of a mobile application to support the nurse's decision to prevent skin lesions in hospitalized newborns, according to the Product Quality Model. Method: a methodological study for technological assessment. The 20 evaluators, divided into two groups, 10 nurses and 10 information technology professionals, used the software, conducted tests based on two case studies, and evaluated six features and 23 sub-features of quality. The assessment was conducted by means of an online form. Data was analyzed through a specific formula and the items that obtained a concordance percentage over 70% were considered adequate. Results: the concordance percentages of the features in the groups of nurses and of information technology specialists were the following: functional adequacy (100%-98.9%), reliability (90%-100%), usability (93.2-85%), performance efficiency (100%-100%), compatibility (97.5-90%), and safety (94%-91%). In the assessment of the sub-features, only accessibility presented a percentage value below the desired one (70%-60%). Conclusion: the software has excellent technical quality to meet the needs of nurses in planning the care for the prevention of skin lesions of hospitalized newborns, brings important advances to neonatal care, contributes to the work process, expands knowledge, and promotes the professional's clinical reasoning.

Objetivo: avaliar a qualidade técnica de um aplicativo móvel para apoiar a decisão do enfermeiro nos cuidados de prevenção de lesões de pele em recém-nascidos hospitalizados, de acordo com o Modelo de Qualidade do Produto. Método: estudo metodológico de avaliação tecnológica. Os 20 avaliadores, divididos em dois grupos, 10 enfermeiros e 10 profissionais da tecnologia da informação, utilizaram o software, realizaram testes a partir de dois estudos de caso e avaliaram seis características e 23 subcaracterísticas de qualidade. A avaliação foi realizada por formulário online. Os dados foram analisados através de fórmula específica e foram considerados como adequados os itens que obtiveram percentual de concordância superior a 70%. Resultados: os percentuais de concordância das características pelo grupo de enfermeiros e de tecnologia foram: adequação funcional (100%-98,9%), confiabilidade (90%-100%), usabilidade (93,2-85%), eficiência de desempenho (100%-100%), compatibilidade (97,5-90%), e segurança (94%-91%). Na avaliação das subcaracterísticas, apenas a acessibilidade apresentou percentual abaixo do desejado (70%-60%). Conclusão: o software apresenta excelente qualidade técnica para atender às necessidades do enfermeiro no planejamento dos cuidados de prevenção de lesões de pele dos recém-nascidos hospitalizados, traz importante avanço para a assistência neonatal, contribui para o processo de trabalho, amplia conhecimentos e fomenta o raciocínio clínico do profissional.

Objetivo: evaluar la calidad técnica de una aplicación para dispositivos móviles destinada a sustentar las decisiones del enfermero con respecto a los cuidados para prevenir lesiones cutáneas en recién nacidos internados, de acuerdo con el modelo de Calidad del producto. Método: estudio metodológico de evaluación tecnológica. Los 20 evaluadores, divididos en dos grupos (uno de 10 enfermeras y otro de 10 profesionales en Tecnología de la Información), utilizaron el software, realizaron pruebas a partir de dos estudios de casos, y evaluaron seis características y 23 subcaracterísticas de calidad. La evaluación se realizó por medio de un formulario en línea. Los datos se analizaron a través de una fórmula específica y se consideraron como adecuados los ítems que obtuvieron un porcentaje de acuerdo superior al 70%. Resultados: los porcentajes de acuerdo de las características que se obtuvieron en el grupo de enfermeras y en el de especialistas en Tecnología de la Información fueron los siguientes: adecuación funcional (100%-98,9%), confiabilidad (90%-100%), facilidad de uso (93,2-85%), eficiencia de rendimiento (100%-100%), compatibilidad (97,5-90%) y seguridad (94%-91%). En la evaluación de las subcaracterísticas, solamente la accesibilidad presentó un porcentaje por debajo del deseado (70%-60%). Conclusión: el software presenta excelente calidad técnica para responder a las necesidades de los enfermeros en cuanto a la planificación de los cuidados para prevenir lesiones cutáneas en recién nacidos internados, aporta un importante avance para la asistencia neonatal, contribuye al proceso de trabajo, expande conocimientos, y fomenta el raciocinio clínico de los profesionales.
Descritores: Pele
Avaliação da Tecnologia Biomédica
Ferimentos e Lesões
Enfermagem Neonatal
Prevenção de Doenças
Tecnologia da Informação
Aplicativos Móveis
Enfermeiras e Enfermeiros
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Gravidez
Recém-Nascido
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


  8 / 475 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-724764
Autor: Arias Gallegos, Walter L; Masías Salinas, María Alejandra.
Título: Ocio cibernético en trabajadores de Instituciones públicas y privadas de Arequipa / Cybernetic leisure among workers from public and private institutions
Fonte: Cienc. Trab;16(50):88-92, ago. 2014. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El ocio ha sido una variable poco estudiada en el ámbito laboral y muchas veces mal entendida. En esta investigación se hace una breve descripción de las características de ocio cibernético laboral en trabajadores de empresas públicas y privadas de la ciudad de Arequipa. La muestra está conformada por 152 empleados de empresas privadas y 70 que laboran en instituciones estatales. Como instrumento se usó una ficha de recolección de datos. Los resultados indican que el ocio cibernético es mayor entre los trabajadores de empresas públicas, basándonos en el tiempo invertido con un nivel de significancia de p < 0,00; y que las páginas más frecuentadas durante estos periodos de ocio son las redes sociales como facebook, que ocupa el primer lugar de preferencia en ambos tipo de empresas.

Leisure has been a variable poorly studied in working contexts, and, manytimes, misunderstood. In this research, a brief description about some features of cybernetic leisure among workers who came from public and private organizations located in Arequipa City was performed. The sample is composed by 152 employees from private companies and 70 workers from public institutions. As instrument, it was used a file card to collect the data. The results indicate that cybernetic leisure is bigger among workers from public institutions, based on spending time with a level of significance of p < 0,00; and also social networks are the most visited websites, like facebook, which is in first place of preference in both kind of organizations.
Descritores: Internet
Tecnologia da Informação
Atividades de Lazer
Categorias de Trabalhadores
-Peru
Recreação
Relaxamento
Tempo
Redes de Comunicação de Computadores
Inquéritos e Questionários
Setor Público
Setor Privado
Jogos de Vídeo
Cibernética
Rede Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  9 / 475 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-902197
Autor: Martínez Abreu, Judit; López Himely, Ana; Ramos Díaz, Adrián.
Título: Las tecnologías de la información y las comunicaciones en el proceso de acreditación de carreras universitarias / The information and communications technologies in the process of university specialties accreditattion
Fonte: Rev. medica electron;39(3):429-431, may.-jun. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Universidades/tendências
Desenvolvimento de Pessoal/tendências
Tecnologia da Informação/ética
-Faculdades de Medicina/normas
Universidades/história
Universidades/normas
Universidades/ética
Aplicações da Informática Médica
Desenvolvimento de Pessoal/normas
Desenvolvimento de Pessoal/ética
Tecnologia da Informação/normas
Tecnologia da Informação/tendências
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


  10 / 475 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-510421
Autor: Villas, Marcos Vianna; Macedo-Soares, T. Diana L. V. A. de.
Título: A influência das redes de alianças estratégicas sobre a tecnologia de informação e comunicação / The influence of strategic alliance networks on information and communication technology
Fonte: Rev. adm. pública;42(5):899-924, set.-out. 2008. tab.
Idioma: pt.
Resumo: As empresas cada vez mais se relacionam estrategicamente com outras empresas, com vistas a terem maior competitividade. Um dos principais fatores organizacionais internos de apoio à estratégia de uma empresa é a tecnologia de informação e comunicação (TIC). Este artigo apresenta os resultados de uma investigação empírica das percepções de gestores de TIC com atuação no Brasil. Foram investigadas as influências que 13 características de uma rede de alianças estratégicas (RAE) têm sobre quatro propriedades da TIC de uma empresa: maturidade, complexidade, flexibilidade e alinhamento. Os resultados da pesquisa exploratória sugerem que essa influência existe e que se manifesta de várias formas e com distintos graus de força. Há evidências que a maturidade - grau de evolução ou competência - de TIC é a mais fortemente afetada pelas 13 características de RAE investigadas e que a equivalência estrutural é aquela que menos influencia a TIC de uma empresa. Inferimos que, uma vez compreendida as possíveis influências de uma RAE, os gestores de TIC podem antecipar-se a estas influências e planejar melhor a TIC das suas empresas para dar sustentação à sua competitividade.

More and more firms are establishing strategic relationships with other firms in order to enhance their competitiveness. One of the main internal organizational factors used to support this strategy is information and communication technology (ICT). This article shares the main results of an empirical investigation into the perceptions of ICT managers who operate in Brazil. The investigation analyzed the influences of 13 characteristics of a strategic alliance network (SAN) on four properties of a firm's ICT: maturity, complexity, flexibility, and alignment. Its results suggest that this influence exists and that it manifests itself in various ways, and with different degrees of strength. There is evidence that ICT maturity - degree of development or competence - is the property most strongly affected by the 13 SAN characteristics and that structural equivalence is the one that less influences ICT. The authors infer that, once the possible influences of a SAN have been understood, ICT managers can anticipate these influences and better plan their firms' ICT in order to sustain their competitiveness.
Descritores: Organização e Administração
Estratégias
Tecnologia da Informação
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência



página 1 de 48 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde