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Id: lil-766925
Autor: Urrutia Soto, María Teresa.
Título: Publication among academic staff and students: an analysis from the ethical perspective / Publicación entre académicos y alumnos: un análisis desde la perspectiva ética / Publicação entre acadêmicos e alunos: uma análise desde a perspectiva ética
Fonte: Invest. educ. enferm;33(3):584-590, Dec. 2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: This article analyzes, from the ethical perspective, the authorship of particles carried out among students and professors and their potential conflicts. After the literature review, it has been found that the Vancouver criteria that should be fulfilled for the attribution of authorship of an article are not popularly known by students and academic staff. Many problems are posed in this area, among which the following are highlighted: ghost writer, honorary author, and incorrect assignment in the order authors should appear. The professor-student relationship brings with it implicit risks that could lead to conflict, against which it is the academician who should be cautious to curtail any ethical fault when assigning the authors. The measures recommended to avoid conflicts of authorship among students and academic staff are: early assignment of the authors, reflection among academicians, education to students/academic staff, and external control conducted by journal editors. Conclusion is that lack of awareness of the criteria of authorship by academicians and students is the principal problem in the attribution of authorships. It is indispensable to improve this knowledge and look after the application of said criteria in practice.

En este artículo se analiza, desde la perspectiva ética, la autoría de artículos realizados entre alumnos y profesores y sus potenciales conflictos. Tras la revisión de la literatura, se encuentra que los criterios de Vancouver, los cuales deben cumplirse para la atribución de la autoría de un artículo, no son conocidos popoluarmente por alumnos y académicos. Son múltiples los problemas que se plantean en este ámbito, entre los que se destacan: la autoría fantasma, el autor honorífico y la incorrecta asignación del orden de los autores. La relación profesor-alumno trae implícita riesgos que pudieran llevar a conflicto, ante lo cual es el académico quien debería cautelar para que no ocurra una falla ética al momento de asignar los autores. Las medidas recomendadas para evitar los conflictos de autoría entre alumnos y académicos son: la asignación temprana de los autores, la reflexión entre académicos, educación a estudiantes/académicos y el control externo realizado por los editores de revistas. Como conclusión, el desconocimiento de los criterios de autoría tanto en académicos como estudiantes es el principal problema en la atribución de autorías. Es indispensable, entonces, conocerlos, apropiarse de ellos y velar por su aplicación en la práctica.

Neste artigo se analisa desde a perspectiva ética a autoria de artigos realizados entre alunos e professores e seus potenciais conflitos. Depois da revisão da literatura se encontra que os critérios de Vancouver que devem cumprir-se para a atribuição a autoria de um artigo não são popularmente conhecidos por alunos e acadêmicos. Múltiplos são os problemas que propõem neste âmbito, entre os que se destacam: a autoria fantasma, o autor honorífico e a incorreta atribuição do ordem dos autores. A relação professor-aluno traz implícita riscos que pudessem levar a conflito, ante o qual é o acadêmico quem devesse cautelar para que não ocorra uma falha ética ao momento de atribuir os autores. As medidas recomendadas para evitar os conflitos de autoria entre alunos e acadêmicos são: a atribuição temporã dos autores, a reflexão entre acadêmicos, educação a estudantes/acadêmicos e o controle externo realizado pelos editores de revistas. A conclusão é que o desconhecimento dos critérios de autoria tanto em acadêmicos como estudantes é o principal problema na atribuição de autorias. é indispensável melhorar este conhecimento e velar pela aplicação de ditos critérios na prática.
Descritores: Autoria
Estudantes
Ética
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-952610
Autor: Conner, Norma; Provedel, Attilio; Maciel, Ethel Leonor Noia.
Título: Ciência & Saúde Coletiva: análise da produção científica e redes colaborativas de pesquisa / Ciência & Saúde Coletiva: scientific production analysis and collaborative research networks
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;22(3):987-996, mar. 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo métrico e descritivo foi identificar os autores mais produtivos e suas redes colaborativas de pesquisa a partir de artigos publicados na Revista Ciência & Saúde Coletiva entre 2005 e 2014. Os autores que satisfazem o critério de corte de pelo menos 10 artigos no período foram considerados os mais produtivos. Os programas VOSviewer e Network Workbench foram aplicados para as representações visuais das redes colaborativas de pesquisa envolvendo os autores mais produtivos no período. Uma análise inicial recuperou 2511 artigos distintos com 8920 autores no total e uma média de 3,55 autores por artigo. A análise de autores revelou 6288 autores distintos, sendo 24 destes identificados como os mais produtivos. Esses 24 autores produziram 287 artigos com uma média de 4,31 autores por artigo, e representaram 8 parcerias colaborativas separadas, a maior delas com 14 autores, indicando um grau significativo de colaboração entre eles. Esta análise oferece uma representação visual das redes de conhecimento desenvolvidas na área de saúde coletiva e demonstra a importância das tecnologias aplicadas em pesquisa futura.

Abstract The purpose of this metric and descriptive study was to identify the most productive authors and their collaborative research networks from articles published in Ciência & Saúde Coletiva between, 2005, and 2014. Authors meeting the cutoff criteria of at least 10 articles were considered the most productive authors. VOSviewer and Network Workbench technologies were applied for visual representations of collaborative research networks involving the most productive authors in the period. Initial analysis recovered 2511 distinct articles, with 8920 total authors with an average of 3.55 authors per article. Author analysis revealed 6288 distinct authors, 24 of these authors were identified as the most productive. These 24 authors generated 287 articles with an average of 4.31 authors per article, and represented 8 separate collaborative partnerships, the largest of which had 14 authors, indicating a significant degree of collaboration among these authors. This analysis provides a visual representation of networks of knowledge development in public health and demonstrates the usefulness of VOSviewer and Network Workbench technologies in future research.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto/estatística & dados numéricos
Autoria
Comportamento Cooperativo
Pesquisa Biomédica/organização & administração
-Editoração
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1004337
Autor: Reyes B, Humberto.
Título: Cómo tener éxito al empezar a publicar en revistas médicas. Consideraciones para autores inexpertos, que podrían interesar también a los expertos / How can you succeed in having your manuscript published in a medical journal. Advices to inexpert authors that can also be useful to senior authors
Fonte: Rev. méd. Chile;147(2):238-242, Feb. 2019.
Idioma: es.
Resumo: Young authors may benefit by some advices on how to proceed when they decide to write a manuscript and submit it to a medical journal. They should start by selecting the journal considering the topic and nature of their study, how relevant the results seem and the interest it may have in editors and readers. A reasonable choice should consider new journals that publish good papers selected after external peer review. Then they should study and follow the Instructions to Authors of the chosen journal. A strong call is given to recognize and avoid "predatory journals". Specific statements refer to Instructions to Authors and language requirements by the journal, the need to follow "ICMJE Recommendations", the correct assignment of authorship, and a strict observance of ethical regulations in biomedical and clinical research. Special mention is given to provide a good abstract, in English, either descriptive or structured depending on the nature of their study. These advices may be useful as well as a reminder to older authors on how to improve their manuscripts before submitting them to a mainstream medical journal.
Descritores: Editoração/normas
Autoria/normas
Jornalismo Médico/normas
-Editoração/ética
Redação/normas
Manuscritos Médicos como Assunto
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-974808
Autor: Lince, Victoria E. Díaz Facio; Yepes, Cristian David Osorio.
Título: Queja por plagio de artículo y solicitud de acciones correctivas / Complaint of plagiarism of article and application corrective actions
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(1):335-337, ene. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto/normas
Autoria/normas
Plágio
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-989585
Autor: Barata, Rita Barradas.
Título: Desafios da editoração de revistas científicas brasileiras da área da saúde / Challenges for publishing Brazilian scientific health journals
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(3):929-939, mar. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo visa trazer ao conhecimento dos leitores e potenciais autores parte da problemática vivida pelos editores científicos das revistas da área de saúde pública. São discutidos aspectos críticos, destacando as expectativas de autores, leitores, editores e editoras; e, resultados de pesquisas empíricas relativa aos preditores de publicação, estudos de tipos e qualidade da revisão por pares, características formais do processo de editoração, o processo de trabalho de duas revistas nacionais e uma estrangeira, questões éticas envolvendo autores e editores, dificuldades da editoração de revistas brasileiras de Saúde Coletiva e o futuro das publicações no modelo do acesso aberto.

Abstract The article aims to bring to the attention of readers and potential authors some aspects of the difficulties faced by scientific editors of Public Health journals. It discusses critical aspects, highlighting the expectations of authors, readers, editors and publishers; and presents results of empirical studies on publishing predictors, types and quality of peer review, formal characteristics of the publishing process, the working process of two Brazilian and one foreign Public Health journal, ethical issues involving authors and editors, specific editorial challenges faced by Brazilian Public Health journals, and the future of publications in the open access model scenario.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto/normas
Editoração/normas
Saúde Pública
Revisão da Pesquisa por Pares/normas
-Autoria
Brasil
Políticas Editoriais
Publicação de Acesso Aberto/normas
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1138904
Autor: Copez-Lonzoy, Anthony; Paz-Jesús, Angel.
Título: Uno para todos y todos para uno, la autoría injustificada / One for all and all for one, the unjustified authorship
Fonte: Rev. cuba. enferm;33(3):e1916, jul.-set. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Autoria
Publicações Científicas e Técnicas
Comunicação Acadêmica
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-836893
Autor: Sanabria, A.
Título: Editoriales en revistas médicas colombianas: el arte de opinar / Editorials in Colombian medical journals: The art of giving one's opinion / Editoriais em revistas médicas colombianas: a arte de opinar
Fonte: Med. U.P.B = Med. UPB;33(2):89-97, jul.-dic. 2014.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: evaluar las características de los artículos editoriales de revistas médicas de alta calidad. Metodología: una búsqueda permitió identificar las características esperadas de un artículo editorial. Se seleccionaron las revistas clasificadas A por Colciencias y se evaluaron todos los artículos editoriales. Se determinaron características de extensión, número de autores, número de referencias y adherencia a las condiciones consideradas estándar para este tipo de publicaciones. Resultados: se evaluaron 88 artículos editoriales. El 21% de los editoriales manifiesta una opinión. 10% de los títulos es extenso. El número promedio de palabras por artículo fue de 1 579. 9% está escrito en inglés y el 15% con múltiples autores. 35% tuvo más de ocho referencias bibliográficas. Conclusiones: los artículos editoriales de las revistas médicas en Colombia están lejos de las recomendaciones adoptadas desde el periodismo. Se debe educar a quien decide adoptar la función editorial de una revista médica.

Objective: To assess the characteristics of editorial articles in high quality Colombian medical journals. Methods: A standardized search allowed identifying the expected characteristics of editorial articles according to journalism. Colombian journals with "A" classification by Colciencias were selected and their editorial articles were evaluated. Article length, number of authors, number of references, and adherence to expected characteristics were determined. Results: Eighty-eight editorial articles were evaluated, of which 21% declared an opinion and 10% had long titles. The mean number of words per article was 1 579. Nine percent were written in English, 15% had multiple authors, and 35% had over eight references. Conclusions: Editorial articles in Colombian medical journals are still far from meeting journalism guidelines. It is necessary to educate those who adopt editorial roles of medical journals.

Objetivo: avaliar as características dos artigos editoriais de revistas médicas de alta qualidade. Metodologia: uma busca permitiu identificar as características esperadas de um artigo editorial. Se selecionaram as revistas classificadas A por Colciencias e se avaliaram todos os artigos editoriais. Se determinaram características de extensão, número de autores, número de referências e aderência às condições consideradas padrões para este tipo de publicações. Resultados: se avaliaram 88 artigos editoriais. 21% dos editoriais manifesta uma opinião. 10% dos títulos é extenso. O número médio de palavras por artigo foi de 1 579. 9% está escrito em inglês e 15% com múltiplos autores. 35% teve mais de oito referências bibliográficas. Conclusões: os artigos editoriais das revistas médicas na Colômbia estão longe das recomendações adotadas desde o jornalismo. Se deve educar a quem decide adotar a função editorial de uma revista médica.
Descritores: Editorial
-Publicações Periódicas como Assunto
Opinião Pública
Autoria
Redação
Artigo de Revista
Jornalismo Médico
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Estudo Observacional
Revisão Sistemática
Responsável: CO101 - Facultad de Medicina


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Id: biblio-1016354
Autor: Arribalzaga, Eduardo B.
Título: ¿Quién es el autor de un trabajo científico? / Who is the author of a scientific work?
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);7(1):10-13, 2018. tab..
Idioma: es.
Descritores: Autoria
Direitos Autorais
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Publicações Científicas e Técnicas
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1129377
Autor: Terrasa, Sergio; Posadas Martínez, María Lourdes; Giunta, Diego.
Título: Cómo determinar en forma transparente y justa las autorías de un trabajo de investigación / How to determine in a transparent and fair way the authors of a research paper abstract
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);40(3):151-155, sept. 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: Para que una persona sea merecedora de la autoría de una investigación debe haber realizado alguna contribución académica sustancial para que esta pudiera llevarse a cabo y, además, ser capaz de dar cuenta públicamente de la integridad de sus procesos y sus resultados. Este artículo resume: 1) la matriz propuesta por L. W. Roberts para contribuir a definir las autorías durante las etapas iniciales de la investigación, 2) los criterios de autoría del Comité Internacional de Editores de Revistas Médicas para definir quiénes merecen dichos créditos y quiénes no, 3) la taxonomía de 14 roles propuesta por la Declaración CRediT para transparentar las tareas realizadas por cada una de las personas proclamadas autoras de una investigación biomédica y 4) las principales conductas que degradan la transparencia de las autorías. (AU)

For a person to deserve an investigation authorship he/she must have made some substantial academic contribution so that that research could be carried out and, in addition, must be able to publicly account for the integrity of their processes and their results. This article summarizes: 1) the matrix proposed by Roberts to help defining authorship during the initial stages of the investigation; 2) authorship criteria of the International Committee of Medical Journal Editors to define who deserves such credits and who does not; 3) the 14-role taxonomy proposed by the CRediT Declaration to transparent the tasks performed by each of the proclaimed authors of a biomedical research; 4) the main behaviors that degrade the transparency of authorships. (AU)
Descritores: Pesquisa/normas
Autoria/normas
-Revisão da Pesquisa por Pares
Ética em Pesquisa
Avaliação da Pesquisa em Saúde
Ética na Publicação Científica
Publicações Científicas e Técnicas
Autoria e Coautoria na Publicação Científica
Comunicação Acadêmica/normas
Limites: Humanos
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1094200
Autor: Taichman, Darren B; Backus, Joyce; Baethge, Christopher; Bauchner, Howard; Flanagin, Annette; Florenzano, Fernando; Frizelle, Frank A; Godlee, Fiona; Gollogly, Laragh; Haileamlak, Abraham; Hong, Sung-Tae; Horton, Richard; James, Astrid; Laine, Christine; Miller, Pamela W; Pinborg, Anja; Rubin, Eric J; Sahni, Peush.
Título: A Disclosure Form for Work Submitted to Medical Journals: A Proposal From the International Committee of Medical Journal Editors / Un formulario de declaración para trabajos presentados para publicación en revistas médicas: una proposición del Comité Internacional de Editores de Publicaciones Médicas
Fonte: Rev. méd. Chile;148(1):7-9, Jan. 2020.
Idioma: en.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto/normas
Editoração
Revelação
-Autoria
Comitês de Ética em Pesquisa
Políticas Editoriais
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



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