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Id: biblio-1056222
Autor: Pequeno, Saulo; Barros, Daniela; Pederiva, Patrícia Lima Martins.
Título: Criação e autoria nas culturas tradicionais desde a Teoria Histórico-Cultural / Creation and authorship in the traditional cultures from Historical-Cultural Theory
Fonte: Fractal rev. psicol;31(spe):208-213, set.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: As expressões culturais tradicionais sofrem constante subalternização a partir da organização eurocêntrica e colonial, que as deslegitima em seus saberes, cosmologias e modos de ser e viver. O não enquadramento na noção hegemônica de autoria individual nas normas de propriedade intelectual e direitos autorais é uma das formas com que esta subalternização acontece. O entendimento hegemônico de criação é pautado pela ideia moderna de indivíduo. Entretanto, os processos de criação nas expressões culturais tradicionais são coletivos e coincidem com seus processos educativos. O objetivo deste trabalho é propor, a partir da teoria histórico-cultural de Vigotski, um outro olhar para os processos de criação, sob a perspectiva de que pessoa e meio social formam uma unidade indivisível. O texto apresentado é parte de tese de doutorado em educação, de caráter teórico, e concentra suas discussões nas assimetrias entre a autoria individual e o caráter coletivo do ato criador. Conclui-se que não basta a revisão dos mecanismos legais de proteção autoral, mas é necessária uma inversão na lógica hegemônica que embasa tais instrumentos. Propõe-se como caminho um outro entendimento de criação e educação, que reconheça a expressão autêntica das pessoas detentoras de expressões culturais tradicionais.(AU)

The traditional cultural expressions are constantly subalternized by the colonialism and eurocentrism, that delegitimizes their knowledges, cosmologies and ways of being and living. One of this subalternizing practices is the impossibility of claiming intellectual property rights and copyrights, once these laws are based on the hegemonic idea of individual authorship. The hegemonic understanding of creation comes from the modern idea of individual. The objective of this paper is to propose, through the cultural-historical theory of Vigotski, a different approach of the creation process, outlining the perspective that a person and the social medium are an indivisible unity. The paper is a fragment of a theoretical doctoral thesis in Education, and focuses the discussion on the asymmetries between the individual authorship and the collective aspect of the creation act. It concludes that the review of laws is not enough, but there's the necessity of inverting the logic of the hegemonic paradigm. The text proposes another way to understand creation and education, one that recognizes the authentic expression of the traditional cultural expression's holders.(AU)
Descritores: Autoria
Cultura
Educação
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1001639
Autor: Maia, Luis Fernando Monsores Passos; Lenzi, Marcia; Rabello, Elaine Teixeira; Oliveira, Jonice.
Título: Colaborações científicas em Zika: identificação dos principais grupos e pesquisadores através da análise de redes sociais / Colaboraciones científicas en Zika: identificación de los principales grupos e investigadores mediante el análisis de redes sociales / Scientific collaboration in Zika: identification of the leading research groups and researchers via social network analysis
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);35(3):e00220217, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: European Union's Horizon 2020 Research and Innovation Programme, ZIKAlliance Grant Agreement.
Resumo: Resumo: Devido à associação entre Zika e microcefalia, o Brasil recebeu atenção neste cenário. A situação de emergência exigiu rapidez e esforço coletivo dos pesquisadores de todo o mundo, e a Ciência se apressou nas investigações e publicação dos resultados. A partir das interações formadas, criou-se e se disseminou conhecimento científico. Publicações ainda são a melhor forma de divulgar o conhecimento científico. Através delas é possível registrar os progressos realizados em um campo de estudos e observar como os cientistas colaboram entre si para conduzir avanços à medida que novos conhecimentos e tecnologias são engendrados. Um modo eficaz de mapear esses avanços é analisar as Redes Sociais (redes de relacionamentos e colaboração) dos cientistas, já que atualmente a colaboração constitui uma característica intrínseca da Ciência moderna. Desse modo, a coautoria em publicações se apresenta como um importante indicador de colaboração científica na compreensão dos progressos realizados em diversas áreas da Ciência. Este trabalho objetiva, por um método generalizável, mapear e analisar a Rede Social Científica formada no domínio de Zika, mostrando como os cientistas colaboraram entre si para conduzir os principais avanços de pesquisa, identificando os principais grupos de pesquisa em Zika, além dos pesquisadores mais influentes. Para isso, utilizaram-se técnicas de Análise de Redes Sociais nas redes de coautoria formadas entre os anos de 2015 e 2016. Os dados deste estudo sinalizam que a influência de um pesquisador em Zika é basicamente motivada por três fatores: (a) quantidade de publicações; (b) parcerias diversificadas; e (c) os vínculos estabelecidos com os pioneiros da área.

Resumen: Debido a la asociación entre el Zika y la microcefalia, Brasil, como país, llamó la atención sobre este campo de estudio. La situación de emergencia ocasionada exigió rapidez y un esfuerzo colectivo de los investigadores de todo el mundo, asimismo, la ciencia se apresuró en ofrecer investigaciones y la publicación de resultados sobre este tema. Debido a las interacciones surgidas, se creó y diseminó conocimiento científico. Las publicaciones hoy en día todavía son la mejor forma de divulgar conocimiento científico. Gracias a ellas, es posible registrar los progresos realizados en un campo de estudio y observar cómo los científicos colaboran entre sí para llevar a cabo avances, a medida que se generan nuevos conocimientos y tecnologías. Un modo eficaz de mapear estos avances es analizar las redes sociales (redes de relaciones y colaboración) de los científicos, ya que actualmente la colaboración constituye una característica intrínseca de la ciencia moderna. De este modo, la coautoría en publicaciones se presenta como un importante indicador de la colaboración científica en la comprensión de los progresos realizados en diversas áreas de la ciencia. El objetivo de este trabajo, como método generalizable, es mapear y analizar la Red Social Científica, formada en el campo de Zika, mostrando cómo los científicos colaboraron entre sí para llevar a cabo los principales avances en investigación, identificando los principales grupos de investigación sobre Zika, además de a los investigadores más influyentes. Para ello, se utilizaron técnicas de Análisis de Redes Sociales, en redes de coautoría formadas entre los años de 2015 y 2016. Los datos de este estudio señalan que la influencia de un investigador en Zika está básicamente motivada por tres factores: (a) cantidad de publicaciones; (b) colaboraciones diversificadas; y (c) vínculos establecidos con los pioneros del área.

Abstract: The association between Zika and microcephaly drew international attention to Brazil. The emergency situation demanded speed and collective effort by researchers worldwide, and Science was quick to investigate the disease and publish the results. Scientific knowledge was created and disseminated through collaboration in this process. Publications are still the best way of disseminating scientific knowledge. They allow to record progress in a field of studies and observe how scientists collaborate to produce advances as new knowledge and technologies are generated. An effective way to map such advances is to analyze scientists' Social Networks (relationship and collaboration networks), since collaboration is currently an intrinsic characteristic of modern science. Co-authorship of publications is thus an important indicator of scientific collaboration for understanding progress in various areas of Science. The current study aimed to use a generalizable method for mapping and analyzing the Scientific Social Network formed in the domain of Zika, demonstrating how scientists collaborated to produce the main research results, identifying the leading research groups on Zika and the most influential researchers. Social Network Analysis was applied to the co-authorship networks formed from 2015 to 2016. The study showed that a Zika researcher's influence is basically determined by three factors: (a) number of publications; (b) diversified partnerships; and (c) the links established with the research area's pioneers.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto/estatística & dados numéricos
Autoria
Rede Social
Zika virus
-Bibliometria
Comportamento Cooperativo
Pesquisa Biomédica
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Backes, Vânia Marli Schubert
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Id: biblio-960772
Autor: Lino, Monica Motta; Backes, Vânia Marli Schubert; Costa, Maria Arminda da Silva Mendes Carneiro da; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Lino, Murielk Motta.
Título: Influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem / Influencias del capitalismo en la producción del conocimiento en enfermería / The influence of capitalism on the production of knowledge in nursing
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(1):e61829, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Compreender as influências capitalistas na produção do conhecimento em enfermagem na percepção de pesquisadores brasileiros e portugueses. Método Pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, tendo como participantes 17 enfermeiros pesquisadores selecionados a partir da técnica bola de neve. A coleta dos dados ocorreu entre outubro de 2011 a novembro de 2012 no Brasil e em Portugal a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Procedeu-se à análise do conteúdo das entrevistas, produzindo inferências embasadas nos pressupostos teóricos de Gaston Bachelard e na noção de obstáculo epistemológico. Resultados Encontram-se organizados em três categorias: Bloqueio da criatividade/inovação e a prática da repetição; Hipervalorização do quantitativo; e, Resistência à ruptura. Conclusão É preciso repensar novos modos de avaliação da produção científica em uma perspectiva qualitativa, com espaço à criatividade, à valorização profissional e ao pensamento crítico e reflexivo. A solidariedade é percebida como alternativa para romper com problemas decorrentes do modo capitalista de produzir conhecimento.

RESUMEN Objetivo Comprender las influencias capitalistas en la producción de conocimientos en enfermería en la percepción de los investigadores brasileños y portugueses. Método Investigación descriptiva, exploratoria, cualitativa, cuyos participantes eran 17 enfermeros investigadores seleccionados por la técnica bola de nieve. Los datos fueron recolectados entre octubre de 2011 y noviembre de 2012 en los países Brasil y Portugal con la aplicación de entrevistas semiestructuradas. Se procedió a analizar el contenido de las entrevistas con la producción de inferencias basadas en los supuestos teóricos de Gaston Bachelard y la noción de obstáculo epistemológico. Resultados Están organizados en tres categorías: Bloqueo creatividad / innovación y la práctica de la repetición; Sobreestimación de lo cuantitativo; y la resistencia a la ruptura. Conclusión Es necesario repensar nuevas formas de evaluación de la literatura científica desde una perspectiva cualitativa, con espacio para la creatividad, el desarrollo profesional y el pensamiento crítico y reflexivo. Solidaridad es percibida como una alternativa para romper con los problemas derivados del modo capitalista de producción de conocimiento.

ABSTRACT Objective To understand the capitalist influence over the production of nursing knowledge according to Brazilian and Portuguese researchers. Method Descriptive, exploratory, and qualitative research, with 17 research nurses selected using the snowball technique. Data were collected from October 2011 to November 2012 in Brazil and Portugal, by means of semi-structured interviews. We analysed the content of the interviews and produced inferences based in the theoretical assumptions of Gaston Bachelard and the notion of an epistemological obstacle. Results The results were organised into three categories: Blocks to creativity/innovation and the practice of repetition; Overestimation of the quantitative; and Resistance to rupture. Conclusion It is necessary to create new ways of assessing scientific literature from a qualitative perspective that allows room for creativity, professional development, and critical and reflective thinking. Solidarity is perceived as an alternative to overcoming the problems caused by the capitalist way of producing knowledge.
Descritores: Pesquisadores/psicologia
Pesquisa em Enfermagem
Conhecimento
Capitalismo
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
-Inovação Organizacional
Portugal
Autoria
Pensamento
Brasil
Entrevistas como Assunto
Criatividade
Pesquisa Qualitativa
Eficiência
Comunicação Acadêmica
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: lil-606853
Autor: Sisa, Iván; Espinel, Mauricio; Fornasini, Marco; Mantilla, Gonzalo.
Título: La producción científica en ciencias de la salud en Ecuador / Scientific output in the health sciences in Ecuador
Fonte: Rev. panam. salud pública = Pan am. j. public health;30(4):388-392, oct. 2011. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El presente trabajo, de corte transversal, describe características y tendencias de los trabajos relacionados con las ciencias de la salud (CS) publicados en Ecuador durante el período 1999-2009. Su objetivo es contribuir al diseño e implementación de una política de investigación y desarrollo que centre sus esfuerzos en las prioridades de salud del país. Para el análisis se utilizaron indicadores bibliométricos de producción aplicados a las publicaciones científicas en CS de Ecuador, contenidas en las bases de datos LILACS y MEDLINE. Se halló que durante 1999-2009 se publicaron 625 artículos, observándose un predominio de las áreas clínico-quirúrgicas (60 por ciento) seguidas de la epidemiología (17,4 por ciento), las ciencias básicas (14,1 por ciento) y los sistemas de salud (8,5 por ciento). De todo lo producido durante ese período, solo 4,3 por ciento y 7,2 por ciento estaban relacionados con las principales causas de morbilidad y mortalidad, respectivamente. Se encontró que las instituciones privadas generaron más investigación en salud que las públicas, y los hospitales (públicos, privados y mixtos) en mayor proporción que las universidades. Del análisis realizado se puede decir que la producción científica en CS en Ecuador durante 1999-2009 ha sido escasa, con un leve repunte en los dos últimos años, que en parte podría explicarse por el aumento en la inversión en investigación y desarrollo a través de la Secretaría Nacional de Ciencia y Tecnología (SENACYT), la cual entre 2006 y 2009 pasó de 0,20 por ciento a 0,44 por ciento del producto interno bruto.

This cross-sectional study describes the characteristics and trends of health sciences-related studies published in Ecuador from 1999-2009. Its objective is to contribute to the design and implementation of a research and development policy whose work is centered on the country's health priorities. Bibliometric indicators of production applied to publications in health sciences in Ecuador were used for the analysis. The publications were from the LILACS and MEDLINE databases. It was found that 625 articles were published from 1999-2009, primarily in the clinical-surgical areas (60 percent), followed by epidemiology (17.4 percent), basic sciences (14.1 percent), and health systems (8.5 percent). Only 4.3 percent and 7.2 percent of the production in this period was related to the primary causes of morbidity and mortality, respectively. It was found that private institutions generated more health research than public institutions, and hospitals (public, private, and mixed) produced a higher percentage than universities. The analysis showed that there was limited scientific production in health sciences in Ecuador during the study period, with a slight increase in the last two years that may be due in part to greater investment in research and development by the National Secretariat of Science and Technology (SENACYT). Investment increased from 0.20 percent to 0.44 percent of gross domestic product between 2006 and 2009.
Descritores: Autoria
Bibliometria
Pesquisa Biomédica/estatística & dados numéricos
Publicações Periódicas como Assunto/estatística & dados numéricos
Editoração/estatística & dados numéricos
-Pesquisa Biomédica/tendências
Equador
Estudos Epidemiológicos
Publicações Periódicas como Assunto/tendências
Editoração/tendências
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1016354
Autor: Arribalzaga, Eduardo B.
Título: ¿Quién es el autor de un trabajo científico? / Who is the author of a scientific work?
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);7(1):10-13, 2018. tab..
Idioma: es.
Descritores: Autoria
Direitos Autorais
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Publicações Científicas e Técnicas
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-953628
Autor: Mercado Sandy, Daniel.
Título: La calidad de las publicaciones científicas pasa por la ética / The quality of scientific publications goes through ethics
Fonte: Gac. méd. boliv;41(1):75-76, jun. 2018. ilus, graf, map, tab.
Idioma: es.
Descritores: Ética na Publicação Científica
-Autoria
Publicações Científicas e Técnicas
Ética
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-970807
Autor: Castañeda-Hernández, María Antonieta; Espinosa-Larrañaga, Francisco.
Título: El valor trascendental de escribir / The trascendental value af writting
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;8(2):65-67, Mayo-Ago. 2000.
Idioma: es.
Descritores: Filosofia
Filosofia em Enfermagem
Autoria
Autoria e Coautoria na Publicação Científica
-México
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


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Id: biblio-983011
Autor: Silva, Thais Amorim; Moraes, Marcia Oliveira; Couto, Carolina Sarzeda Reis; Trebisacce, Dandara Chiara Ribeiro; Vaz, Juliana Pires Cecchetti; Pestana, Keyte da Silva; Mignon, Larissa Ribeiro; Paula, Lia Paiva; Corrêa, Lucas Nogueira Calvet; França, Maíra de Macedo; Raposo, Rafael Bordallo de Figueiredo.
Título: EscreverCOM: com quem? com o quê? para quê? / WritingWITH: with whom? with what? For what? / EscribirCON: ¿con quién? ¿con qué? ¿para qué?
Fonte: Rev. polis psique;7(2):176-190, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo problematiza a escrita do trabalho acadêmico. Toma por base o argumento de que a escrita é parte inerente à investigação e, a partir das considerações de Haraway (2008, 1995), afirma a escrita como prática situada e marcada. O trabalho aposta no fazerCOM como direção ética e epistemológica da pesquisa e apresenta discussão acerca da partilha da escrita de diários de campo, entre pesquisadores e pesquisados. O texto conclui indicando que a escrita partilhada dos diários de campo abre possibilidades inéditas na construção das narrativas acerca da deficiência, menos como déficit e mais como reinvenção da vida.

This paper problematizes academic writing by arguing that writing is an inherent part of research. Based on considerations of Haraway (2008, 1995) it affirms that writing is a situated and marked practice. The work bets on doingWITH as the ethical and epistemological direction of the research and presents a discussion about the sharing of written field diaries, between researchers and researched. The text concludes by pointing out that the shared writing of the field diaries opens up new possibilities in the construction of narratives about disability, less as deficits and more as a reinvention of life.

En este artículo se analiza la escritura del trabajo académico. Se basa en el argumento de la escritura como parte inherente de la investigación y desde las consideraciones de Haraway (2008, 1995) plantea la escritura como práctica situada y marcada. El trabajo apuesta en el hacerCON como dirección ética y epistemológica de la investigación y presenta la discusión acerca de compartir los diarios de campo entre investigadores e investigados. El texto concluye indicando que la escritura compartida de los diarios de campo abre nuevas posibilidades en la construcción de narrativas sobre la discapacidad, sin tomarla como déficit sino como reinvención de la vida.
Descritores: Autoria
Metodologia
Narrativas Pessoais como Assunto
Pessoas com Deficiência Visual
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-983010
Autor: Passos, Eduardo.
Título: A transversalidade como estratégia de qualificação do trabalho acadêmico: observando o dispositivo Temas em Debate do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFRGS / Transversality as a valuation strategy for academic work: the dispositif of the Topics under Debate Symposium of the Graduate Program in Social Psychology of UFRGS under observation / La transversalidad como estrategia de calificación del trabajo académico: observando el dispositivo Temas en Debate del Programa de Postgrado en Psicología Social de la UFRGS
Fonte: Rev. polis psique;7(2):191-209, 2017.
Idioma: pt.
Descritores: Autoria
Metodologia
Psicologia Social
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-982977
Autor: Chassot, Carolina Seibel; Santos, Camila Backes dos; Barone, Luciana Rodriguez; Hadler, Oriana Holsbach.
Título: O uso de conceitos na construção de uma tese: a desmontagem e suas operações / The use of concepts in the construction of a thesis: dismantling and its operations / El uso de los conceptos en la construcción de una tesis: el desmontaje y sus operaciones
Fonte: Rev. polis psique;4(2):129-142, 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo apresentamos uma discussão sobre a utilização de conceitos na construção de uma tese. Argumentamos a respeito da necessidade de entrar em contato com aquilo que não se faz tão evidente no processo do pensamento e, para tanto, afirmamos a necessidade de problematizar os conceitos numa operação que chamamos de desmontagem. Elencamos então algumas operações envolvidas nesse processo, inspiradas por Deleuze e Guattari, tomando como ponto de partida os conceitos como contingentes e construídos, situando-os no plano de imanência, historicizando-os e articulando-os com o campo problemático em que se constroem. Afirmamos, assim, o caráter criativo da construção de uma tese, na qual desmontar torna-se também remontar conceitos, dando consistência ao processo de produção de conhecimento.

This article presents a discussion on the use of concepts in the construction of a thesis. It is argued about the need to get in contact with what is not so evident in the process of thought, and for that it is affirmed the need to discuss the concepts, in what we call an operation of dismantling. Some of the operations involved in this process are presented, inspired by Deleuze and Guattari, taking the concepts as contingent and constructed, placing them on the plane of immanence, historicizing them and linking them to the problematic field in which they are built. In this sense, the creative character of the construction of a thesis is affirmed, in which the dismantling process also becomes a procedure of reassembling concepts, giving consistency to the process of thought.

En este artículo, presentamos un debate sobre el uso de los conceptos en la construcción de una tesis. Se argumenta sobre la necesidad de estar en contacto con lo que no es tan evidente en el proceso de pensamiento y, por lo tanto, afirmamos la necesidad de problematizar los conceptos en una operación que llamamos desmontaje. De este modo, enumeramos algunas operaciones de ese proceso, inspiradas por Deleuze y Guattari, tomando como punto de partida los conceptos como contingentes y construidos, colocándolos en el plano de inmanencia, historiándolos y vinculándolos con el campo problemático en que se construyen. Por lo tanto, afirmamos el carácter creativo de la construcción de una tesis, donde el desmontaje también se convierte en una reconstrucción de los conceptos, dando consistencia al proceso de producción de conocimiento.
Descritores: Dissertações Acadêmicas como Assunto
Autoria
Formação de Conceito
Conhecimento
Metodologia
Pesquisa
Limites: Humanos
Responsável: BR574.2 - Biblioteca



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