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Id: biblio-1038763
Autor: Barberena, Luciana da Silva; Uberti, Letícia Bitencourt; Rosado, Isadora Mayer; Moraes, Denis Altieri de Oliveira; Mancopes, Renata; Berti, Larissa Cristina; Keske-Soares, Márcia.
Título: Comparação dos gestos articulatórios entre homens e mulheres na produção dos sons /r/, /l/ e /j/ / Comparison of articulatory gestures between men and women in the production of sounds /r/, /l/ and /j/
Fonte: Audiol., Commun. res;24:e2059, 2019. graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar os gestos de língua de adultos com desenvolvimento típico de fala obtidos pela avaliação ultrassonográfica e compará-los, quanto ao sexo, na produção dos fonemas /r/, /l/ e /j/. Métodos Participaram da pesquisa 30 adultos com idades entre 19 e 44 anos, sendo 15 do sexo masculino e 15 do feminino. Os gestos articulatórios foram capturados pelo ultrassom Modelo DP-6600 e analisados por meio do software AAA (Articulate Assistant Advanced). Foram selecionadas quinze palavras que envolveram os sons /r/, /l/ e /j/, em diferentes contextos vocálicos: /a/, /i/, /u/. Todas as palavras foram representadas por figuras, incluídas em uma mesma frase-veículo. As imagens dos gestos articulatórios visualizadas no ultrassom corresponderam aos frames relativos à elevação máxima da ponta da língua nas produções de /r/, /l/ e /j/. Após, os gestos de língua de homens e mulheres foram comparados, a fim de verificar diferenças relacionadas ao sexo. Resultados Nos adultos típicos pesquisados houve duplos gestos de língua. A coordenação dos gestos de /r/, /l/ e /j/, associados aos variados contextos vocálicos, revelou diferentes configurações de língua entre homens e mulheres. Nas mulheres, para /r/ e /l/, observou-se menor retração de raiz e maior elevação da ponta de língua, quando comparadas aos homens. No /j/, houve o gesto de dorso de língua de forma muito semelhante em homens e mulheres. Conclusão Nos adultos típicos, em /r/ e /l/ há dois gestos de língua simultâneos: ponta e raiz de língua. No /j/, há o gesto de dorso de língua. Na análise qualitativa das palavras, tanto para /r/, quanto para /l/, em diferentes contextos vocálicos, observa-se discreta elevação de ponta de língua e retração de raiz nas mulheres, em comparação aos homens.

ABSTRACT Purpose To analyze the tongue gestures of adults with typical speech development obtained by ultrasound evaluation and to compare them, according to gender, in the production of phonemes /r/, /l/ and /j/. Methods Thirty adults aged 19 to 44 years old participated in the research, being 15 males and 15 females. Articulatory gestures were captured by Model DP-6600 ultrasound and analyzed using AAA (Articulate Assistant Advanced) software. Fifteen words involving the sounds /r/, /l/ and /j/ were selected in different vowel contexts: /a/, /i/, /u/. All words were represented by figures, included in the same carrier phrase. The images of the articulatory gestures visualized on the ultrasound corresponded to the frames relative to the maximum elevation of the tongue tip in the productions of /r/, /l/ and /j/. Afterwards, the tongue gestures of men and women were compared in order to verify gender-related differences. Results In the typical adults surveyed, there were double tongue gestures. The coordination of gestures of /r/, /l/ and /j/, associated with the various vowel contexts, revealed different tongue configurations between men and women. In women, for /r/ and /l/, there was lower root retraction and higher tongue tip elevation when compared to men. In the /j/, the tongue dorsum gesture was very similar in men and women. Conclusion In typical adults, in /r/ and /l/ there are two simultaneous tongue gestures: tip and root of tongue. In /j/, there is the tongue dorsum gesture. In the qualitative analysis of the words, for /r/ as well as for /l/, in different vowel contexts, there was a slight elevation of the tongue tip and root retraction in women compared to men.
Descritores: Fala/fisiologia
Acústica da Fala
Língua/diagnóstico por imagem
Fonética
-Palato Mole/anatomia & histologia
Medida da Produção da Fala
Sons Respiratórios
Antropometria
Palato Duro/anatomia & histologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Maluf, Maria Regina
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Id: lil-751989
Autor: Sargiani, Renan de Almeida; Maluf, Maria Regina; Bosse, Marie-Line.
Título: O papel da amplitude visuoatencional e da consciência fonêmica na aprendizagem da leitura / The role of visual attention span and phonemic awareness in learning to read
Fonte: Psicol. reflex. crit;28(3):593-602, Jul-Sep/2015. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . FAPESP.
Resumo: Este estudo objetivou verificar as relações entre amplitude visuoatencional (AVA), consciência fonêmica (CF) e desempenho em leitura em uma amostra de 48 alunos de 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola pública de São Paulo. As crianças foram avaliadas em três sessões em tarefas de leitura de palavras isoladas, AVA, CF, inteligência não verbal, memória fonológica e limiar de identificação de letras. Os resultados indicam que a AVA e a CF se relacionam com a leitura desde o 1º até o 5º ano e que essas relações são mais fortes no 1º ano, mas continuam tendo um papel relevante no 3º ano e no 5º ano, principalmente na leitura de pseudopalavras e palavras irregulares.

This study aimed to verify the relationship between visual attention span (VAS), phonemic awareness (PA) and reading performance in a sample of 48 students from the 1st, 3rd and 5th grade from a public elementary school in Sao Paulo. Children were assessed in three sessions through a battery of tasks, which included single word reading, VAS, PA, nonverbal intelligence, phonological memory and letter identification threshold. Results showed that the VAS and PA correlated with performance in reading from 1st to 5th grade, and they play a more important role at 1st grade, but remain relevant in 3rd and 5th grade, especially in the reading of nonwords and irregular words.
Descritores: Leitura
Atenção
Conscientização/fisiologia
Fonética
-Estudantes
Ensino Fundamental e Médio
Escolaridade
Desenvolvimento da Linguagem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-436804
Autor: Peixoto, Renata Castelo.
Título: Algumas considerações sobre a interface entre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a Língua Portuguesa na construção inicial da escrita pela criança surda / Considerations on the interface between the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and Portuguese language in the initial construction of writing of deaf children
Fonte: Cad. CEDES;26(69):205-229, maio-ago. 2006. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo propõe uma reflexão psicolingüística sobre as construções conceituais de crianças surdas no que diz respeito à escrita. O trabalho revela, a partir de um diálogo com as idéias de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que a psicogênese da escrita vivenciada por crianças surdas, que têm a língua de sinais como primeira língua e língua de instrução, se desenrola de forma diferente ao que é vivido por crianças ouvintes em processo inicial de construção da escrita. As principais especificidades dessa aquisição relacionam-se: a não-fonetização da escrita, a uma intensa exploração dos aspectos viso-espaciais da escrita e ao uso dos parâmetros fonológicos da língua de sinais como elemento regulador e organizador da escrita. Tais peculiaridades exigem, portanto, que a escola e o professor alfabetizador revejam suas concepções sobre o processo de escrita no surdo, pensando em (novas) práticas pedagógicas que considerem a realidade bilíngüe e sua relação não-sonora com a escrita.

This paper proposes a psycholinguistic reflection on the conceptual constructions of deaf children in what regards writing. Based on a dialogue with the ideas of Emília Ferreiro and Ana Teberosky, this work reveals that the psychogenesis of writing experienced by deaf children who have sign language as their first and instruction language, occurs in a different way than that of hearing children in the initial process of constructing writing. The main specificities of this acquisition are related to the non-phonetization of writing, to an intense exploration of the visual-spatial aspects of writing and to the usage of the phonologic parameters of sign language as a regulating and organizing element of writing. Such peculiarities thus demand that school and alphabetizing teachers revise their conceptions on the process of writing of the deaf, thinking of (new) pedagogical practices that take into account the bilingual reality and its soundless relationship to writing.
Descritores: Psicolinguística
Linguagem de Sinais
Inclusão Educacional
Multilinguismo
Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva
-Redação
Fonética
Surdez
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-947323
Autor: Souza, Luana Elayne Cunha; Camino, Leoncio; Lima, Tiago Jessé Souza; Fontenele, Ana Beatriz Gomes.
Título: O papel do sotaque nas relações intergrupais: apresentação de uma área de pesquisa / The role of accent in intergroup relations: presentation of a research area
Fonte: Psicol. saber soc;6(2):243-258, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre o estudo do sotaque e sua influência nas relações intergrupais dentro da Psicologia Social. Nesse sentido, analisamos a definição de sotaque e sua centralidade já nos primeiros anos de vida, discutimos sobre o mito de uma língua padrão e apresentamos as principais metodologias no estudo do sotaque. Além disso, analisamos o processo de avaliação dos sotaques, evidenciando a importância que eles têm para a identidade social dos indivíduos, para desencadear o processo de categorização social e formação de estereótipos e, consequentemente, na discriminação em diversos contextos sociais contra falantes de sotaques considerados fora do padrão. Finalmente, analisamos diferentes interpretações acerca da atribuição de valor negativo a falantes de sotaques considerados fora do padrão e propomos que essa avaliação negativa do sotaque funciona como uma justificação aparentemente neutra utilizada por indivíduos preconceituosos para discriminar falantes de sotaques não padrão, ou seja, os membros de grupos minoritários. Deste modo, defendemos que o estigma do sotaque per se não leva à discriminação, isso só vai ocorrer naqueles indivíduos que já tenham uma representação negativa do grupo alvo. (AU)

This article presents a theoretical review on the study of the accent and its influence on intergroup relations within Social Psychology. In this sense, we analyze the definition of an accent and its centrality already in the first years of life, we discuss about the myth of a standard language and present the main methodologies in the study of the accent. In addition, we analyze the process of assessment of accents, highlighting the importance its have for the social identity of individuals, to trigger the process of social categorization and stereotyping and, consequently, discrimination in various social contexts against speakers of accents considered non-standard. Finally, we analyze different interpretations of negative evaluations of speakers of accents considered non-standard and propose that this negative assessment of accent works as a seemingly neutral justification used by prejudiced individuals to discriminate non-standard accent speakers, that is, the minority groups. In this way, we argue that the accent stigma per se does not lead to discrimination, this will only occur in those individuals who already have a negative representation of the target group. (AU)
Descritores: Preconceito/psicologia
Discriminação Social/psicologia
Grupos Minoritários/psicologia
-Psicologia Social
Fonética
Estigma Social
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-998870
Autor: Maggiolo L, Mariangela.
Título: Test de articulación a la repetición (TAR): un legado de la profesora fonoaudióloga Edith Schwalm / Test of articulation to the repetition: legacy of professor Edith Schwalm
Fonte: Rev. chil. fonoaudiol. (En línea);16:1-14, nov. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Testes de Articulação da Fala/métodos
Fonética
-Chile
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-915999
Autor: Justi, Francis Ricardo dos Reis; Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo.
Título: O processamento silábico em crianças e sua relação com o processamento fonológico / Syllabic processing in children and its relation to phonological processing / El procesamiento silábico y su relación com el procesamiento fonológico
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;17(2):595-615, maio-ago. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo investigou o efeito de priming silábico e da estrutura silábica na leitura. Participaram dessa pesquisa 88 crianças falantes do português brasileiro que cursavam do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma tarefa de decisão lexical e observou-se um efeito de priming silábico no tempo de reação e um efeito da estrutura silábica na porcentagem de erros. A memória de trabalho fonológica correlacionou-se com o efeito da estrutura silábica, mas a consciência fonológica não. Nenhuma dessas variáveis se correlacionou com o efeito de priming silábico. Discutiu-se o papel do processamento fonológico no processamento da leitura. (AU)

The present study investigated the effects of syllabic priming and syllabic structure on reading. Eighty-eight Brazilian Portuguese speaking children in grades 1-4 took part in this study. A lexical decision task with words and pseudo words was employed. A significant syllabic priming effect was observed on participant's reaction time in the lexical decision task. A syllabic structure effect was observed on participant's accuracy in the lexical decision task. Neither phonological awareness nor phonological working memory correlated with the syllabic priming effect. Phonological working memory was the only variable to correlate with the syllabic structure effect. The role of phonological processing in reading processing was discussed. (AU)

El presente estudio investigó el efecto de priming silábico y la estructura silábica en la lectura. Participaron 88 alumnos, con portugués brasileño como idioma materno, que se encontraban cursando 1º al 4º año de la escuela primaria. Se utilizó una tarea de decisión léxica. Se observó un efecto de priming silábico sobre el tiempo de reacción y un efecto de la estructura silábica en la precisión. La memoria de trabajo fonológica presento una correlación con el efecto de la estructura silábica, pero no la conciencia fonológica. Ninguna de estas variables presento una correlación con el efecto de priming silábico. Se examinó la función de procesamiento fonológico en el procesamiento de la lectura. (AU)
Descritores: Compreensão
Memória
-Fonética
Terapia Cognitiva
Cognição
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-966356
Autor: Torres, Juan Carlos; León, Hernán; Figueroa, Mauricio.
Título: Desempeño fonético-fonológico en niños con trastorno del espectro autista (TEA) de pre-kínder a tercero básico / Phonetic and phonological performance in children with autism spectrum disorder (ASD) from pre-primary school to third grade
Fonte: Rev. chil. fonoaudiol. (En línea);17:1-18, nov. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Desde el punto de vista lingüístico, son conocidas las repercusiones del Trastorno del Espectro Autista (TEA) en la comunicación y el lenguaje, sin embargo, existen pocos estudios específicos para el nivel Fonético-Fonológico. El objetivo de este estudio fue analizar el desempeño Fonético-Fonológico de niños con TEA de los niveles pre-kínder, kínder, primero, segundo y tercero básico, mediante el uso de la Clasificación de Ajustes Fonético-Fonológicos del habla infantil (CLAFF). Para ello, se utilizó un enfoque descriptivo transversal y un diseño no probabilístico de tipo consecutivo. Los principales resultados mostraron que los niños con TEA realizan como Ajuste Fonético-Fonológico (AFF) a los rasgos del fonema el Ajuste de Modo y en los AFF a la sílaba, la Síncopa. Además, mediante la prueba de chi-cuadrado se determinó que existía una asociación entre las variables Nivel escolar y Categoría de ajuste. Para investigar más a fondo esta relación, se procedió a realizar un análisis de Regresión Logística Multinomial (RLM), el que reveló que Nivel escolar predice la probabilidad de aparición de AFF que afecten al Rasgo, en oposición a Sílaba, en los niveles estudiados.

From a linguistic standpoint, the consequences of Autism Spectrum Disorder (ASD) in both communication and linguistic skills are relatively well known. However, few studies have been conducted to observe the phonetic and phonemic domain. The aim of this study is to analyse the phonetic and phonemic performance of children with ASD from pre-primary school to third grade. This was accomplished by using the CLAFF, a guideline for classifying phonetic and phonemic adjustments. This study presents a cross-sectional approach and the sample was obtained via a consecutive non-probabilistic model. The main results showed that children with ASD prefer adjustments in manner of articulation and syncope. A Chi-squared analysis revealed a significant statistical association between School grade and Category of adjustment. To further observe this association, a multinomial logistic regression analysis was run, which showed that School grade predicted the probability of occurrence of adjustments that affect phonemic features rather the syllable.
Descritores: Fala/fisiologia
Fonética
Transtorno do Espectro Autista/fisiopatologia
-Modelos Logísticos
Estudos Transversais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-963687
Autor: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita; Dias, Émille Burity.
Título: Teste de habilidades preditoras da leitura: normas de habilidade para crianças / Reading predictive skills test: skills standards for children / Test de habilidades predictoras de lectura: normas de habilidades para niños
Fonte: Aval. psicol;16(4):415-425, 2017. il, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo da investigação consistiu em construir os dados normativos das habilidades em consciência fonológica e memória visual do Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL) para crianças entre 4 e 8 anos. O instrumento avalia o nível de habilidade em consciência fonológica e memória visual, é de fácil aplicação, autoaplicável, adaptativo e informatizado. Participaram da investigação 404 crianças, meninas e meninos frequentando escolas da educação infantil ou fundamental. Foram conduzidas ANOVAs e análises post-hoc em função da escolaridade e idade, que as análises evidenciaram diferenças significativas. Os resultados revelaram que as crianças mais velhas e de séries mais avançadas possuem melhor habilidade no THPL do que as crianças mais novas e em séries iniciais. Foram utilizadas escalas de valores percentis, como medida normativa das habilidades avaliadas por ano escolar e idade. O instrumento poderá ser utilizado em contexto de pesquisa para análise do desempenho infantil em tarefas de elementos essenciais ao processo exitoso da leitura. (AU)

The research objective was to construct normative data of the phonological awareness and visual memory skills for the Predictive Assessment of Reading (PAR) for children between 4 and 8 years of age. The instrument assesses skill level in phonological awareness and visual memory, is easy to apply, self-applied, adaptive and computerized. A total of 404 children attending primary or secondary school participated in the research. ANOVA and post-hoc analyses were conducted based on schooling and age, which showed significant differences. The results revealed that older children and those in higher grade levels are better skilled in PAR than younger children and those in earlier grades. Percentile value scales were used as normative abilities measure evaluated by school year and age. The instrument can be used in a research context to analyze children's performance in tasks of essential elements for successful reading. (AU)

El objetivo de esta investigación consistió en construir datos normativos sobre habilidades en la conciencia fonológica y la memoria visual del Test de Habilidades Predictoras de Lectura (THPL) para niños entre 4 y 8 años. Este instrumento es de fácil aplicación, autoaplicable, adaptado y computarizado, y evalúa el nivel de habilidades en la conciencia fonológica y en la memoria visual. Participaron 404 niños de ambos sexos que frecuentaban jardín de infantes y enseñanza primaria. Se llevaron a cabo ANOVA análisis de varianza y post-hoc en función de escolaridad y edad; los resultados de tales análisis evidenciaron diferencias significativas. Los niños de más edad y de series más avanzadas poseen mejor habilidad en el THPL, que los de menor edad y de series iniciales. Fueron utilizadas escalas de valores porcentuales como medida normativa de las habilidades evaluadas por año escolar y edad. Este instrumento puede utilizarse en el contexto de investigación para análisis del desempeño infantil en tareas de elementos esenciales al proceso exitoso de la lectura. (AU)
Descritores: Leitura
Fonética
Memória
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-910642
Autor: Montes Rotela, Marivel; Quessep Tapias, Ivon Patricia; Redondo Martínez, Lizbeth María; Lastre Meza, Karina Sofía.
Título: Caracterización del lenguaje oral de la población indígena zenú / Characterization of oral language of the indigenous population Zenú
Fonte: Rev. colomb. rehabil;12(1):46-56, 2013. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: Los Zenúes son un pueblo amerindio que hablaba la lengua Guajiba o Guamacó, pero en la ac-tualidad hacen uso exclusivo del español, aunque conservan producciones que evidencian rasgos fonéticos y semánticos específicos poco conocidos. El desconocimiento de su filiación lingüís-tica y el de sus particularidades motivó el presente trabajo, el cual muestra la caracterización del lenguaje oral de la población del resguardo indígena Zenú de San Andrés de Sotavento de Sucre, buscando reconocer las diferencias en contenido, forma y uso que permitirían rescatar su riqueza lingüística y el acervo cultural de ello para la costa Caribe. El estudio fue descriptivo y de corte transversal, incluyó técnicas de recolección mixtas aplicadas a 381 indígenas del resguardo mencionado. Los resultados evidenciaron procesos de simplificación en fonemas y sílabas, omi-sión de elementos sintácticos, preferencia de verbos en presente y pasado, cambios en referentes semánticos, léxico receptivo limitado y básico pero coherente, presencia de sobreextensiones en la significación y argumentación, características conversacionales pasivas para mantener, esperar y ceder turnos y empleo de gestos naturales como mediadores de la interacción. Se concluyó que existen particularidades fonológicas atribuidas al contexto socio cultural de la población; a nivel morfosintáctico predomina el empleo de estructuras gramaticales simples y complejas de tipos yuxtapuestas y coordinadas. En los niveles semántico y pragmático se evidenció reconocimiento de conceptos, empleo de vocablos contextualizados; introversión y escasas destrezas conversacio-nales que dan cuenta de pasividad en la interacción.

The Zenúes are an Amerindian people who spoke the Guamacó language, but today they use the Spanish, although they retain productions that demonstrate specific and little known semantic and phonetic features. The neglect of their linguistic affiliation and their particularities motiva-ted the research team to develop this work, which presents the characterization of oral language of the population of the Zenú indigenous reservation of San Andrés de Sotavento in the depart-ment of Sucre, seeking recognition of the differences in content, form and use, that would allow rescue its rich linguistic and cultural heritage of this for the Caribbean Coast. The study was descriptive and cross-sectional; it included mixed collection techniques which were applied to 381 indigenous people belonging to the reservation mentioned above. The results showed simpli-fication processes in phonemes and syllables, omission of grammatical elements and preference of present and past verbs, changes in semantic referents, limited and basic receptive vocabulary, nevertheless, it is consistent; they also showed presence of overextension in the significance and argumentation, passive conversational features to keep, to wait and to give up the turn and using of natural gestures as mediator of the interaction. In conclusion, this study reveals that there are phonological particularities attributed to socio-cultural population context; it shows predomi-nant use of simple and complex grammatical structures of juxtaposed and coordinated type in the morphosyntactic level; as well as recognition of concepts and use of contextualized words; and at pragmatic level, most people are characterized as introverted, they have poor conversatio-nal skills, so that, they are passive actors in the conversation
Descritores: Linguagem
-População Indígena
Fonética
Semântica
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO214.1 - Biblioteca


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Id: biblio-910602
Autor: Camargo Mendoza, Maryluz; Marín Juanías, José.
Título: ¿Es la lectura "el arco iris" apropiada para evaluar desórdenes del habla? / Is the reading "el arco iris" appropriate to assess spanish speech disorders?
Fonte: Rev. colomb. rehabil;12(1):40-45, 2013. ilus, graf.
Idioma: en.
Resumo: En Colombia una de las actividades más comunes a la hora de evaluar sujetos con posibles al-teraciones del habla es la lectura del texto El Arco Iris. Lectura que se considera cumple con los criterios de un pasaje fonéticamente balanceado. Sin embargo, al analizar su origen, el cual corresponde a un país de lengua inglesa, surge la duda si realmente cumple con dichos criterios. En este artículo se presentan los datos resultantes tras analizar la frecuencia fonemática y la frecuencia silábica de la lectura en mención. Los resultados muestran que el texto al ser tradu-cido del inglés, lengua en la que sí cumple criterios de balance fonético, no tiene en cuenta la distribución de los fonemas del español colombiano y presenta cargas inadecuadas en sonidos que son o muy frecuentes o poco frecuentes. Esto tiene repercusiones directas en los procesos de evaluación-diagnóstico de sujetos con alteraciones del habla, ya que una sobrecarga de sonidos poco frecuentes, puede mostrar grados de severidad de los problemas del habla mayores de los que realmente son, o por el contrario, subestimar dificultades en sonidos que por su alta frecuen-cia de aparición, pueden alterar de manera significativa la inteligibilidad del habla.

In Colombia, one of the most common activities when evaluating patients with possible speech alterations is the reading of the text The Rainbow. Reading which is considered to meet the cri-teria of a phonetically balanced passage. However, when analyzing its origin, which corresponds to an English-speaking country, the question whether it really meets those criteria arises. This paper presents the resulting data after analyzing the phonemic frequency and the syllable fre-quency of the intended reading. The results shows that the text, when translated from English, a language in which it does meet criteria of phonetic balance, does not take into account the pho-nemic distribution of the Colombian Spanish and presents inadequate loads in sounds which are either very frequent or infrequent. This fact has direct implications on assessment-diagnostic processes of subjects with impaired speech, since an overcharging of infrequent sounds, might display higher degrees of severity in speech disorders than those which really are, or conversely, underestimate difficulties in sounds which, due to their high frequency of occurrence, can signi-ficantly alter speech intelligibility
Descritores: Fala
-Fonética
Leitura
Fonoaudiologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO214.1 - Biblioteca



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