Base de dados : LILACS
Pesquisa : L01.559.598.901 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-1018328
Autor: Montesino, Miguel; pròlogo Benitez, Juan Angel.
Título: Lengua materna del niño paraguayo / -.
Fonte: Asunciòn; Arandù Caaty; 1994. 173 p.
Idioma: es.
Descritores: Dicionário
Vocabulário
-Paraguai
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
R 498.303 M7641


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Id: lil-668460
Autor: Furtado, Luciana Gomes; Nóbrega, Maria Miriam Lima da.
Título: Construção de banco de termos identificados em registros de enfermagem utilizando a CIPE® / Construction of the base of terms identified in the registers of nursing using of the CIPE® / Construcción de la base de los términos identificados en los registros de enfermería utilisando la CIPE®
Fonte: Rev. eletrônica enferm;9(3):630-655, set.-dez. 2007. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida com objetivos de identificar na CIPE® e em outras terminologias de enfermagem o significado dos termos relacionados com fenômenos de enfermagem, identificados e mapeados na Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley/UFPB; desenvolver definições teóricas para os termos classificados nos eixos Foco e Julgamento e não constantes na CIPE® e construir banco de termos identificados na Clínica Médica e classificados na CIPE® Versão 1.0, nos Eixos Foco e Julgamento. Na construção do banco de termos, foram seguidos quatro procedimentos da metodologia terminológica: identificação e avaliação da documentação especializada, delimitação do campo temático, estabelecimento da árvore de termos a serem definidos, e compilação dos dados extraídos para constituição das definições teóricas. Após a elaboração das definições as mesmas foram submetidas a um processo de análise e consenso, passando então a constituir o Banco de Termos da Clínica Médica composto de 210 termos. Os resultados desta pesquisa representaram uma positiva troca de experiências entre as pessoas envolvidas neste processo de construção, proporcionando uma real possibilidade de campos de estudos, bem como a apropriação desse banco de termos como instrumento de trabalho e produção do conhecimento pela equipe de enfermagem da Clínica Médica da referida instituição.

This research exploratory-descriptive, was developed with the objectives to and other terminologies of nursing, the meaning of the identify, in the CIPE® terms related with nursing phenomena, identified and mapping in the Medical Clinic of the HULW/UFPB; to develop theoretical definitions for the terms and classified in the Axes Focus and Judgment and not constant in the ICNP® and to construct the base of terms identified in the Medical Clinic and classified in the ICNP® Version 1.0, the Axes Focus and Judgment. In the construction of the base of terms, four procedures of the terminological methodology had been followed: identification and evaluation of the specialized documentation, delimitation of the thematic , establishment of the tree of terms to be definite, and compilation of the data extracted for constitution of the theoretical definitions. After the elaboration of the definitions the same ones had been submitted to a process of analysis and consensus, passing then to constitute the Data base of Terms of the composed Medical Clinic of 210 terms. The results of this research had represented a positive exchange of experiences between the involved people in this process of construction, having provided one real possibility de campus of studies, as well as the appropriation of this base of terms as instrument of work and production of the knowledge for the team of nursing of the Medical Clinic of the related institution.

Esta investigación exploratorio-descriptivo, fue desarrollada con los objetivos del identificar en CIPE® y otras terminologías del enfermería, el significado del los términos relacionados con fenómenos del enfermería, identificado y levantamiento en la clínica médica del HULW/UFPB; desenvolver definiciones teóricas para los términos clasificadas nos ejes foco e juicio y no constantes en la CIPE® y construir la base de términos identificados en la clínica médica y clasificados en la CIPE® Versión 1.0. En la construcción de la base de los términos, cuatro procedimientos de la metodología terminológica habían sido seguidos: identificación y evaluación de la documentación especializada, delimitación del campo temático, establecimiento del árbol de los términos a ser definidos, y compilación de los datos extraídos para la constitución de las definiciones teóricas. Después de que la elaboración de las definiciones las mismas hubiera sido sometida a un proceso del análisis y del consenso, entonces pasando para constituir la base de términos de la clínica médica compuesta de 210 términos. Los resultados de esta investigación habían representado un intercambio positivo de experiencias entre la gente implicada en este proceso de la construcción, proporcionando una posibilidad verdadera de campos de estudios, así como la apropiación de esta base de términos como instrumento del trabajo y la producción del conocimiento para el equipo del enfermería de la clínica médica de la institución relacionada.
Descritores: Vocabulário
Registros de Enfermagem/classificação
Terminologia como Assunto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1002734
Autor: Vaz, Aline Melina; Schmidt, Andréia.
Título: Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context / Aprendizagem de Pseudopalavras por Crianças de Diferentes Idades em Contexto de Leitura Compartilhada de Livros / Aprendizaje de Pseudopalabras en Niños de Diferentes Edades en Contexto de Lectura Compartida de Libros
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2912, 2019. graf.
Idioma: en.
Projeto: São Paulo Research Foundation (FAPESP; . Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino (CNPq; . Fapesp.
Resumo: Abstract Shared book reading favors incidental learning of vocabulary; however, studies indicate that the previous vocabulary level of the child interferes with learning. The aim of this study was to compare the learning relations between pseudowords and figures of children aged 3 and 7 years in a shared book reading situation and to investigate the possible occurrence of the Matthew Effect. A book with four pseudowords developed for this study was read three consecutive times to 10 children of each age group. Matching-to-sample, exclusion, naming, and description of the use probes were applied immediately after the reading and one week later. No significant differences were found between the performances of both groups, except for the exclusion probes, without incidence of the Matthew Effect. Learning words is a continuous process that involves frequency and contexts of exposure to the words.

Resumo A leitura compartilhada de histórias favorece a aprendizagem incidental de vocabulário, mas estudos indicam que o nível de vocabulário prévio da criança interfere nessa aprendizagem. O objetivo deste estudo foi comparar a aprendizagem de relações entre pseudopalavras e figuras por crianças de 3 e 7 anos em situação de leitura compartilhada de histórias e a possível ocorrência do Matthew Effect. Um livro especialmente elaborado para esta pesquisa foi lido por três vezes consecutivas para 10 crianças de cada grupo etário, apresentando quatro pseudopalavras. Sondas de emparelhamento ao modelo, exclusão, nomeação e descrição da utilidade foram aplicadas logo após a leitura e uma semana depois. Não foram encontradas diferenças significativas entre os desempenhos dos dois grupos, exceto nas sondas de exclusão, sem o registro de ocorrência do Matthew Effect. A aprendizagem de palavras é um processo contínuo e envolve condições como a frequência e os contextos de exposição às palavras.

Resumen La lectura compartida de libros favorece el aprendizaje incidental de vocabulario; sin embargo, los estudios apuntan que el nivel de vocabulario previo del niño interfiere en este aprendizaje. El presente estudio buscó comparar el aprendizaje de relaciones entre pseudopalabras y figuras en niños de entre 3 y 7 años en situación de lectura compartida de cuentos, así como la posible ocurrencia del Matthew Effect. Un libro no comercial se leyó tres veces consecutivas a 10 niños de cada grupo de edad, presentándoles cuatro pseudopalabras. Se aplicaron pruebas de igualación a la muestra, exclusión y denominación inmediatamente después de la lectura y una semana después de la misma. No se hallaron diferencias significativas en los desempeños de ambos grupos, a excepción de las pruebas de exclusión, y no se registró la ocurrencia del Matthew Effect. El aprendizaje de palabras es un proceso continuo e involucra condiciones como la frecuencia y los contextos de exposición a las palabras.
Descritores: Aprendizagem Verbal
Vocabulário
Análise do Comportamento Aplicada
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-955211
Autor: Souza, Leylanne Martins Ribeiro de; Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara; Garcia, Lucas Tadeu.
Título: Learning by Exclusion in Toddlers / Aprendizagem por Exclusão em Crianças Pequenas / Aprendizaje por Exclusión en Niños Pequeños
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2810, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: FAPESP; . CNPq.
Resumo: Abstract Children of different ages respond by exclusion in trials of auditory-visual conditional discriminations. However, the learning of these relations can depend on a variety of factors, such as age, vocabulary size and amount of exposure to the emerging relation. The present study assessed learning by exclusion in children aged between 16 and 24 months, using learning probes with and without mask that required either selection or rejection topographies. Familiar word-object conditional discriminations were taught to compose the baseline. Exclusion, learning, and control probes were used to test emergence, learning, and control by novelty in name-referent relations. Participants responded by exclusion but did not demonstrate consistent learning across all probes. Best performance occurred in learning probes that required control by selection. In the rejection probes, the participants consistently selected the novel stimulus. These results suggest that the type of probe used influences observed performance.

Resumo Crianças de diferentes idades respondem por exclusão em discriminações condicionais auditivo-visuais. Entretanto, a aprendizagem desta relação pode depender de diversos fatores: idade, tamanho do vocabulário e número de exposições à relação emergente. O objetivo deste estudo foi avaliar a ocorrência de aprendizagem por exclusão em crianças de 16 a 24 meses, empregando sondas de aprendizagem, com e sem máscara, que requeriam ou topografias de seleção ou de rejeição, para identificar quais resultam em melhores desempenhos. Discriminações condicionais palavra-objeto familiares foram ensinadas para compor a linha de base. Sondas de exclusão, aprendizagem e controle verificaram a emergência, a aprendizagem e o controle pela novidade nas relações nome-referente. Os participantes responderam por exclusão, mas não apresentaram indícios de aprendizagem consistente entre as sondas. O melhor desempenho ocorreu nas sondas de aprendizagem que requeriam controle por seleção. Nas sondas de rejeição, os participantes escolheram consistentemente o estímulo novo. Este resultado sugere que o tipo de sonda utilizado afeta o desempenho observado.

Resumen Los niños de distintas edades responden por exclusión en discriminaciones auditivo-visuales condicionadas. Sin embargo, el aprendizaje de esta relación puede depender de múltiples factores: la edad, la amplitud del vocabulario y número de exposiciones a la relación emergente. El presente estudio tuvo como objetivo evaluar cómo ocurre el aprendizaje por exclusión en niños en las edades comprendidas entre los 16 y 24 meses, por medio de sondeos de aprendizaje con y sin máscara que requerían de topografías de selección o rechazo, para identificar cuales obtenían mejores desempeños. Las discriminaciones condicionadas de palabra-objeto familiar fueron instruidas para componer la línea de base. Las evaluaciones del aprendizaje ocurrían con y sin la máscara, lo que exigía mecanismos de respuesta por selección o por rechazo. Los sondeos de exclusión, aprendizaje y control verificaron la emergencia por la novedad en las relaciones nombre- referente. Los participantes respondieron por exclusión, pero no presentaron indicios de aprendizaje consistentes durante el desarrollo de las evaluaciones. El mejor desempeño fue verificado en los sondeos de aprendizaje que requerían de control por selección mientras que en los de rechazo, los participantes escogieron consistentemente el estímulo nuevo. Este resultado sugiere que el tipo de sondeo afecta el desempeño observado.
Descritores: Vocabulário
Generalização do Estímulo
Aprendizagem
Limites: Lactente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-895169
Autor: Bandini, Heloisa Helena Motta; Bandini, Carmen Silvia Motta; Ranciaro Neto, Adhemar.
Título: Relations Between Reading, Vocabulary and Phonological Awareness in low-Income Children / Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda / Relaciones entre lectura, conciencia fonológica y vocabulario en niños de bajos ingresos
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);27(68):314-323, Sept.-Dec. 2017. tab.
Idioma: en.
Projeto: São Paulo Research Foundation; . National Council of Scientific and Technological Development.
Resumo: Abstract: Phonological awareness, intelligence, vocabulary and socioeconomic status (SES) have been considered important variables in the acquisition of reading. Nevertheless, attention deficit is associated to low reading performance. The purpose of this work was to investigate correlations among phonological awareness, vocabulary, intelligence, focused attention and reading skills in children with low SES exposed to a non-effective teaching environment. This study included 111 children belonging to socioeconomic classes D and E who were enrolled at a state school. Results pointed to a positive correlation among vocabulary, intelligence, phonological awareness and reading scores. There was no significant correlation between attention measures and reading ability. The relations among the variables continued, even in a population with low SES, although bad teaching environment acts as a limiting factor for the students' development of their reading ability.

Resumo: Consciência fonológica, inteligência, vocabulário e nível socioeconômico vêm sendo consideradas variáveis importantes para a aquisição da leitura. Ao mesmo tempo, déficits de atenção vêm sendo relacionados ao mau desempenho em leitura. O objetivo foi investigar as correlações entre as habilidades de consciência fonológica, vocabulário, inteligência, atenção concentrada e leitura em crianças de baixo nível socioeconômico expostas a ambiente precário de ensino. Participaram 111 crianças de uma escola pública, pertencentes às classes socioeconômicas D e E. Os resultados indicaram correlações positivas entre as habilidades de vocabulário, inteligência, consciência fonológica e leitura. A atenção não contribuiu para a explicação da competência em leitura. Verificou-se que as relações entre as variáveis em questão são mantidas, mesmo em populações de baixo nível socioeconômico, entretanto, o ambiente precário de ensino pode ser um fator limitante para a expansão da capacidade de leitura dos estudantes.

Resumen: Conciencia fonológica, inteligencia, vocabulario y estatus socioeconómico se han considerado variables importantes para el aprendizaje de la lectura. Al mismo tiempo, el déficit de atención se ha relacionado con los malos resultados de lectura. El objetivo de este estudio fue investigar la correlación entre conciencia fonológica, vocabulario, inteligencia, atención enfocada y lectura en niños de bajo nivel socioeconómico expuestos a malas condiciones de enseñanza. En este estudio participaron 111 niños que pertenecen a las clases socioeconómicas D y E y fueron inscritos en una escuela pública. Los resultados indican correlaciones positivas entre las puntuaciones de vocabulario, inteligencia, conciencia fonológica y lectura. No fue encontrada correlación significativa entre la medida de atención y la aptitud para la lectura. Se encontró que la relación entre las variables en cuestión se mantiene incluso en poblaciones de bajos ingresos, sin embargo, la pobreza del entorno de enseñanza actúa como factor limitante para el desarrollo expansión de la capacidad de lectura de los estudiantes.
Descritores: Leitura
Atenção
Classe Social
Vocabulário
Transtorno Fonológico
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-895168
Autor: Borges, José Manuel; Castillo, José Antonio García del; Marzo, Juan Carlos; Castillo-López, Álvaro García del.
Título: Relationship Between Sensory Processing, Resilience, Attitudes and Drug use in Portuguese Adults / Relações entre Processamento Sensorial, Resiliência, Atitudes e Consumo de Drogas em Adultos Portugueses / Relación entre Procesamiento Sensorial, Resiliencia, Actitudes y Consumo de Drogas en Adultos Portugueses
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);27(68):255-262, Sept.-Dec. 2017. tab.
Idioma: en.
Projeto: ARDITI.
Resumo: Abstract: Research suggests that the relationship between resilience and substance use is a non-linear and multifactorial psychological process. Surprisingly, sensory processing is rarely mentioned as a variable associated with this phenomenon. In this study, we investigated the relationship between resilience, sensory processing, attitudes and consumption behaviors for alcohol, tobacco and other psychoactive substances. For this, we used four instruments: Adult / Adolescent Sensory Profile; Resilience Scale; Attitudes scales; Tobacco, Alcohol and Other Drug Use Scale. The sample consisted of 340 healthy adult participants, of whom 261 (76.8%) were women and 79 (23.2%) men. As for chronological age, the youngest person was 18 and the oldest was 76 years (M = 39; DP = 11). Sensory processing was associated with the intake behaviors and attitudes. Sensory imbalances appeared to be implicated in decreased resilience.

Resumo: A investigação sugere que a relação entre resiliência e uso de substâncias é um processo psicológico não linear e multifatorial. Surpreendentemente, o processamento sensorial raramente é evocado enquanto variável associada a estes fenômenos. O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre processamento sensorial, resiliência, atitudes e frequência de comportamentos de consumo de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas em adultos saudáveis. Foram empregados quatro instrumentos: Perfil Sensorial para Adolescentes e Adultos; Escala de resiliência; Escalas de atitudes; Escala de consumo de tabaco, álcool e outras drogas. A amostra foi constituída por 340 participantes adultos mentalmente saudáveis, dos quais 261 (76.8%) eram mulheres. Quanto à idade cronológica, o indivíduo mais novo tinha 18 anos e o mais velho tinha 76 anos (M = 39; DP = 11). O processamento sensorial apresentou-se associado a atitudes e condutas de consumo. Os desequilíbrios sensoriais parecem estar implicados na diminuição da resiliência.

Resumen: Investigaciones sugieren que la relación entre la resiliencia y el uso de sustancias es un proceso psicológico no lineal y multifactorial. Sorprendentemente, el procesamiento sensorial raramente se menciona como una variable asociada a estos fenómenos. En el presente estudio fue investigado la relación entre el procesamiento sensorial, la resiliencia, las actitudes y el comportamiento de consumo de alcohol, tabaco y otras drogas. Fueron utilizados cuatro instrumentos de medida: Perfil Sensorial para Adolescentes y Adultos; Escala de Resiliencia; Escalas de Actitudes; Escala de consumo de alcohol, tabaco y otras drogas. La muestra fue constituida por 340 participantes adultos sanos, de los cuales 261 (76.8%) eran mujeres y 79 (23.2%) hombres. En cuanto a la edad cronológica, el individuo más joven tenía 18 años y el más viejo 76 años (M = 39; DP = 11). El procesamiento sensorial se mostró asociado a las actitudes y la conducta de consumo. Los desequilibrios sensoriales parecen estar implicados en la disminución de la resiliencia.
Descritores: Transtornos da Articulação
Leitura
Atenção
Classe Social
Vocabulário
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-101148
Autor: Simöes, Cleamaria.
Título: Da metalinguagem profissional: a elaboraçäo de um vocabulário técnico-científico na área de enfermagem / The profissional metalanguage: the elaboration of a technic-scientific vocabulary in nursing area.
Fonte: s.l; Universidade do Sagrado Coraçäo; 1990. 198 p. ilus, tab. (USC. Cadernos de Divulgaçäo Cultural, 29).
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Enfermagem de Ribeiräo Preto para obtenção do grau de Doutor.
Descritores: Vocabulário
Teoria de Enfermagem
Linguagem
-Formação de Conceito
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/1855.00; BR21.1; T-WY15, SIME


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Id: biblio-1024028
Autor: Conde, Oscar.
Título: El lunfardo médico. Aportes de una jerga al argot general / The lunfardo doctor. Contributions of a jargon to general slang
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);6(1):104-106, 2017.
Idioma: es.
Descritores: Vocabulário
Linguística
Limites: Seres Humanos
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1023782
Autor: Álvarez de Miranda, Pedro.
Título: El género no marcado / The unmarked gender
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);6(1):84-86, 2017.
Idioma: es.
Descritores: Vocabulário
Linguagem
Linguística
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Mota, Helena Bolli
Texto completo
Id: biblio-995715
Autor: Leão, Yasmin Alves; Mota, Helena Bolli.
Título: Performance de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em tarefas de produção e compreensão de orações relativas em relação ao desempenho escolar / Performance of children with typical language development in tasks of production and understanding relative clauses in relation to school performance / Rendimiento de niños con desarrollo típico de lenguaje en tareas de producción y comprensión de oraciones relativas en relación al desempeño escolar
Fonte: Distúrb. comun;30(4):647-654, dez. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar a performance de crianças com desenvolvimento típico de linguagem, em tarefas de produção e de compreensão de orações relativas comparando com o desempenho escolar. Métodos: Fizeram parte deste estudo 30 crianças, com idades entre 4:0 e 8:11 (anos:meses). Foi realizada avaliação fonológica da criança (AFC), exame articulatório, teste de compreensão de orações relativas, teste de produção de orações relativas, avaliação da linguagem oral e triagem auditiva. Para análise do desempenho escolar, foi dada uma escala de 1 a 5 para a professora responsável pela criança. Após, foram selecionadas as crianças dentro dos critérios de inclusão e divididas por desempenho escolar. Os resultados foram analisados estatisticamente, realizando a comparação entre o desempenho escolar e a compreensão de orações relativas, e entre o desempenho escolar e a produção das orações relativas. Resultados: Na comparação entre o desempenho escolar e o teste de compreensão, houve diferença estatística, indicando que quanto melhor o desempenho escolar, melhor o desempenho no teste de compreensão de orações relativas. Na comparação do desempenho escolar com o teste de produção, não houve diferença estatística significativa. Conclusão: O desempenho escolar interfere na compreensão das orações relativas, pois, quanto melhor o desempenho escolar melhor será a performance das crianças no teste de compreensão de orações relativas. Quanto à produção, o desempenho escolar não interfere.

Objective: To analyze the performance of children with typical language development, in production tasks and in the understanding of relative clauses, comparing with school performance. Methods: This study included 30 children, aged between 4: 0 and 8:11 (years: months). A phonological evaluation of the child (AFC), articulatory examination, relative sentence comprehension test, relative sentence production test, oral language evaluation and auditory screening were performed. For analysis of school performance, a scale of 1 to 5 was given to the teacher responsible for the child. Afterwards, the children were selected according to inclusion criteria and divided by school performance. Samples were analyzed statistically, performing tests comparing school performance and understanding of relative sentences. Results: In the comparison between the school performance and the comprehension test, there was a statistical difference, indicating that the better the school performance, the better the test for understanding relative sentences. In the comparison of school performance with production, there was no significant statistical difference. Conclusion: School performance interferes in the understanding of relative clauses and the better the school performance, the better the performance of children in the test of relative sentence comprehension. As for production, school performance does not interfere.

Objetivo: Analizar el desempeño de los niños con el desarrollo típico del lenguaje, las tareas de producción y la comprensión de las oraciones relativas comparando con el desempeño escolar. Métodos: Hizo parte de este estudio 30 niños, con edades entre 4:0 y 8:11 (años:meses). Se realizó una evaluación fonológica del niño (AFC), examen articulatorio, prueba de comprensión de oraciones relativas, prueba de producción de oraciones relativas, evaluación del lenguaje oral y clasificación auditiva. Para el análisis del desempeño escolar, se dio una escala de 1 a 5 para la profesora esponsable del niño. Después de haber sido seleccionados los niños dentro de los criterios de inclusión y divida por desempeño escolar. Los resultados fueron analizados estadísticamente, realizando la comparación entre el desempeño escolar y la comprensión de oraciones relativas, y entre el desempeño escolar y la producción de las oraciones relativas. Resultados: En la comparación entre el desempeño escolar y la prueba de comprensión, hubo diferencia estadística, indicando que cuanto mejor el desempeño escolar, mejor el desempeño en la prueba de comprensión de oraciones relativas. En la comparación del desempeño escolar con la prueba de producción, no hubo diferencia estadística significativa. Conclusión: El desempeño escolar interfiere en la comprensión de las oraciones relativas, pues, cuanto mejor el desempeño escolar mejor será el desempeño de los niños en la prueba de comprensión de oraciones relativas. En cuanto a la producción el desempeño escolar no interfiere.
Descritores: Vocabulário
Linguagem Infantil
Linguística
-Desempenho Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri



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