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Id: biblio-1177450
Autor: Markarian, Roberto Adrian; Silva, Renan Lucio Berbel da; Burgoa, Shaban; Pinhata-Baptista, Otavio Henrique; No-Cortes, Juliana; Cortes, Arthur Rodriguez Gonzalez.
Título: Clinical relevance of Digital Dentistry during COVID-19 outbreak: a scoped review
Fonte: Braz. j. oral sci;19:e200201, jan.-dez. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Aim: To perform a scoped literature review on advantages of digital workflows in dentistry that could be widely adopted to address safety issues raised during the coronavirus (COVID-19) pandemic. Methods: Recent studies on any advantages of digital dentistry ­ as compared to conventional methods ­ that could help addressing the new safety demands for dental treatments that emerged due to the current pandemic were included. PUBMED, Embase, and Web of Knowledge databases were searched for eligible articles published in the last five years. The guidelines of PRISMA statement were followed during data extraction and evaluation. Results: The present search strategy yielded 181 publications. After application of exclusion criteria, a total of 34 studies were finally considered eligible to be discussed. Among the most important advantages of digital dentistry that contribute to safety during the current pandemic are: reduced number of clinical appointments required, shorter chairside time, less invasive surgeries and safer procedures. Conclusion: Within the limitations of this study, the findings observed herein suggest that the use of digital workflows in dentistry could lead to increased safety and reduced transmission of COVID-19 during the current pandemic
Descritores: Tecnologia Odontológica
Infecções por Coronavirus
Odontologia
Fluxo de Trabalho
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR218.1 - Biblioteca Carlos Henrique Robertson Liberalli


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-952645
Autor: Costa, Maria Amelia; Abrahão, Ana Lúcia.
Título: O processo de trabalho no arquivo médico: novas perspectivas na produção do ato de cuidar em saúde / The medical archive work process: new perspectives concerning health care
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(4):1211-1219, abr. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Geralmente, estudos referidos ao arquivo médico se restringem à análise documental. Suas atividades alcançam pouca expressividade para além das teorias da administração científica, dificultando a percepção de que nestas possa ocorrer a produção do cuidado. O presente estudo propõe analisar o processo de trabalho dos trabalhadores do arquivo médico hospitalar a partir da dinâmica da micropolítica articulada à análise institucional. Enquanto pesquisa qualitativa descritiva, com referenciais da micropolítica do processo de trabalho em saúde e da Análise Institucional, o estudo identifica com analisadores questões do cotidiano do arquivo médico capazes de revelar estratégias elaboradas por seus trabalhadores e disputas que ocorrem no dia a dia. Assim, foi possível reconhecer em dois hospitais que estes trabalhadores detinham saberes importantes sobre a dinâmica do processo de trabalho em saúde. Como dinamizadores do processo de cuidado do usuário, estabelecem estratégias próprias na dinâmica de cuidar que incidem diretamente na dimensão cuidadora desses hospitais. Nesta perspectiva, introduzir novas investigações sobre este processo de trabalho possibilita diversificar o debate acerca do cuidado em saúde e ampliar o escopo de pesquisa referidas à saúde coletiva.

Abstract Generally, medical archive studies are restricted to the analysis of documents. Its activities achieve little expressiveness beyond the theories of scientific management, hampering the perception that care production may occur during these activities. This study aims to analyze hospital medical archive sector professionals' work process from the dynamics of micro-policy articulated with institutional analysis. As a descriptive qualitative research theoretically based on micro-policy of the health work process and Institutional Analysis, this study identifies with analyzers daily issues of the medical archive that can disclose strategies developed by health workers and disputes that occur on a daily basis. Therefore, it was possible to recognize in two hospitals that these workers held important knowledge about the dynamics of the health work process. As facilitators of user care process, they establish their own strategies in the dynamics of care that reflect directly on the care dimension of these hospitals. In this perspective, the introduction of new investigations about this work process allows us to diversify the debate about health care and broaden the scope of research referred to public health.
Descritores: Arquivos
Pessoal de Saúde/organização & administração
Assistência à Saúde/organização & administração
Pesquisa Qualitativa
-Saúde Pública
Sistemas de Informação Hospitalar/organização & administração
Dissidências e Disputas
Fluxo de Trabalho
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1151419
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde.
Título: Enfrentamento à Covid-19 em São Paulo: cuidados na Atenção Básica: recomendações, fluxograma e critérios de encaminhamento para Hospitais e Hospitais de Campanha ­ HCAMP - versão atualizada / Confronting Covid-19 in São Paulo: care in Primary Care: recommendations, flowchart and referral criteria for Hospitals and Field Hospitals - HCAMP - updated version.
Fonte: São Paulo; SMS; 20200807.
Idioma: pt.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Encaminhamento e Consulta
Adaptação Psicológica
Infecções por Coronavirus
Empatia
Fluxo de Trabalho
Hospitais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação


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Id: biblio-1151415
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde.
Título: Dúvidas e respostas COVID-19: referente ao manual de cuidados na atenção básica: recomendações, fluxograma e critérios de encaminhamento para hospitais e hospital de campanha / Questions and answers COVID-19: referring to the primary care care manual: recommendations, flowchart and referral criteria for hospitals and field hospitals.
Fonte: São Paulo; SMS; 20200527.
Idioma: pt.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Encaminhamento e Consulta
Infecções por Coronavirus
Fluxo de Trabalho
Hospitais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-749625
Autor: Pacheco Cárdenas, Yoan; Estévez Abrahantes, Sandra; Martínez del Busto, María Elena.
Título: Integración de un Sistema de Gestión de Reglas de negocio al flujo de trabajo control de historias clínicas para trasplante renal / Integration of a Business Rules Management System for controlling medical records of the kidney's transplant workflow
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;7(1), ene.-jun. 2015.
Idioma: es.
Resumo: Este trabajo selecciona un Sistema de Gestión de Reglas de Negocio y lo integra al flujo de trabajo control de historias clínicas para trasplante renal. Se evaluaron los programas OpenRules, OpenL Tablets y Drools y se seleccionó Drools como la mejor herramienta. Se muestra el flujo de trabajo automatizado, las herramientas utilizadas y los componentes de la arquitectura propuesta. Es una guía para desarrolladores de sistemas informáticos que automatizan los procesos médicos que incluyan reglas de negocio(AU)

This paper selects a Business Rules Management System and integrates it to the workflow for controlling medical records of kidney's transplant. OpenRules, OpenL Tablets and Drools programs are evaluated and Drools is selected as the best tool. The automated workflow is presented, also the tools used and the components of the proposed architecture. It will serve as a guide to developers of computer systems that automate medical processes with business rules(AU)
Descritores: Doadores de Tecidos/estatística & dados numéricos
Aplicações da Informática Médica
Registros Médicos
Transplante de Rim/métodos
Instrumentos para a Gestão da Atividade Científica
Fluxo de Trabalho
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Marcon, Sônia Silva
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Id: biblio-1145148
Autor: Cardoso, Luana Cristina Bellini; Arruda, Guilherme Oliveira de; Giacon-Arruda, Bianca Cristina Ciccone; Paiano, Marcelle; Pinho, Leandro Barbosa de; Marcon, Sonia Silva.
Título: Work process and mental health care flow in primary health care / Proceso de trabajo y flujo de la atención mental en la atención primaria de salud / Processo de trabalho e fluxo de atendimento em saúde mental na atenção primária à saúde
Fonte: Texto & contexto enferm;29:e20190191, Jan.-Dec. 2020. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to know the work process and mental health care flow in Primary Health Care from the perspective of Family Health Strategy professionals. Method: a descriptive and qualitative study developed in six of the 34 Basic Health Units in a city in northwestern Paraná. Twenty-nine Family Health Strategy professionals participated in the study. Data were collected from February to June 2018 through an open, single, individual and recorded interview. The statements were transcribed in full, and the resulting material was organized in the IRaMuTeQ® software and subjected to thematic content analysis. Results: from participants' reports, it was possible to create a service flowchart, and after the data processing steps in the software, together with content analysis, three categories emerged. The importance of community health workers' work, family presence, referring patients to therapeutic groups and a specialized network, assistance provided to individuals in times of acute disorder and patient referral to the unit stood out. Conclusion: it can be understood that the mental health care network in Primary Health Care is complex and there is a need for communicability between services, as disarticulation generates ambiguities in continuity of care.

RESUMEN Objetivo: conocer el proceso de trabajo y el flujo de atención en salud mental en Atención Primaria de Salud desde la perspectiva de los profesionales de la Estrategia de Salud Familiar. Método: estudio descriptivo, cualitativo, desarrollado en seis de las 34 Unidades Básicas de Salud de un municipio del noroeste de Paraná. Participaron en el estudio 29 profesionales de la Estrategia de Salud Familiar. Los datos se recolectaron de febrero a junio de 2018 a través de una entrevista abierta, única, individual y grabada. Los discursos fueron transcritos íntegramente y el material resultante fue organizado en el software IRaMuTeQ® y sometido a la modalidad temática proceso de análisis de contenido. Resultados: a partir de los informes de los participantes, fue posible crear un diagrama de flujo del servicio, y luego de los pasos de procesamiento de datos en el software, junto con el análisis de contenido, surgieron tres categorías. Se resaltó la importancia del trabajo del agente comunitario de salud, la presencia de la familia, la orientación de los pacientes a los grupos terapéuticos y a la red especializada, la asistencia brindada a los individuos en momentos de agravamiento del trastorno y el retorno de los mismos al unidad. Conclusión: se puede entender que la red de atención en salud mental en Atención Primaria de Salud es compleja y existe la necesidad de comunicabilidad entre servicios, ya que la desarticulación genera ambigüedades en la continuidad de la atención.

RESUMO Objetivo: conhecer o processo de trabalho e o fluxo de atendimento em saúde mental na Atenção Primária à Saúde sob a ótica dos profissionais da Estratégia Saúde da Família. Método: estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido em seis das 34 Unidades Básicas de Saúde de um município do Noroeste do Paraná. Participaram do estudo 29 profissionais da Estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados no período de fevereiro a junho de 2018 por meio de entrevista aberta, única, individual e gravada. As falas foram transcritas na íntegra e o material resultante foi organizado no software IRaMuTeQ® e submetido ao processo de análise de conteúdo modalidade temática. Resultados: a partir dos relatos dos participantes pôde-se criar um fluxograma do atendimento, e após as etapas de processamento dos dados no software, juntamente com a análise de conteúdo, emergiram três categorias. Destacou-se a importância do trabalho do agente comunitário de saúde, a presença da família, o direcionamento dos pacientes para os grupos terapêuticos e para a rede especializada, a assistência dispensada aos indivíduos em momentos de agudização do transtorno e o retorno do mesmo para a unidade. Conclusão: pode-se compreender que a rede de atendimento em saúde mental, na Atenção Primária à Saúde, é complexa e há necessidade da comunicabilidade entre os serviços, pois a desarticulação gera ambiguidades na continuidade do cuidado.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Saúde Mental
Estratégia Saúde da Família
Assistência à Saúde Mental
Fluxo de Trabalho
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-962888
Autor: Ferrazzo, Sílvia; Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira; Gomes, Diana Coelho; Gelbcke, Francine Lima; Hammerschimidt, Karina Silveira de Almeida; Lodeyro, Camila Ferrazzo.
Título: Specialist service in liver transplant in a University Hospital: a case study / Servicio especializado de trasplante de hígado en un Hospital Universitario: un estudio de caso / Serviço especializado em transplante hepático em um Hospital Universitário: um estudo de caso
Fonte: Texto & contexto enferm;26(2):e2630015, 2017. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: was to describe the flow of a specialist service in the care of liver transplant in a university hospital. Method: a qualitative research in the form of a case study, performed in a transplant service in southern Brazil. Data collection occurred from November 2013 to February 2014 through the triangulation of data, document analysis, structured interviews with 11 professional and semi direct observations interviews. Data analysis was performed by analysis of thematic content. Results: describes the flow of service and revealed the involvement of a multidisciplinary team in a cohesive manner, with competence recognized by patients and other sectors of the institution and structural deficiencies in care service for immunosuppressed patients. Conclusion: it was found that there is a need for studies that address the structures of care in liver transplantation services and to evaluate the impact of the quality of the life expectancy and proper recovery of persons undergoing liver transplantation.

RESUMEN Objetivo: describir el flujo de servicio que se especializa en el cuidado de trasplante de hígado. Método: la investigación cualitativa, estudio de caso, realizado en un servicio de trasplante en un hospital universitario en el sur de Brasil. La recolección de datos se produjo de la Investigación, a partir de noviembre 2013 a febrero 2014 a través de la triangulación de datos, análisis de documentos, entrevistas estructuradas con 11 profesionales y semi observaciones entrevistas directas. El análisis de datos se realizó mediante el análisis de contenido temático. Resultados: describir el flujo de servicio y revelaron la participación de un equipo multidisciplinario de manera coherente, con reconocida competencia por los pacientes y otros sectores de la institución y las deficiencias estructurales en el servicio de atención a los pacientes inmunodeprimidos. Conclusión: se encontró que hay una necesidad de estudios que se ocupan de las estructuras de atención en los servicios de trasplante de hígado y evaluar el impacto de la calidad de la esperanza de vida y la recuperación adecuada de las personas sometidas a un trasplante de hígado.

RESUMO Objetivo descrever o fluxo do serviço especializado no atendimento em transplante hepático de um hospital universitário. Método: pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada em um serviço de transplante do sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu no período de novembro de 2013 a fevereiro de 2014 por meio da triangulação dos dados, análise documental, entrevistas semiestruturadas com 11 profissionais e observações diretas. A análise de dados foi realizada pela análise de conteúdo temática. Resultados: os achados descreveram o fluxo do serviço e revelaram a atuação de uma equipe multidisciplinar de forma coesa, com competência reconhecida por pacientes e demais setores da instituição, carências estruturais no serviço para atendimento de pacientes imunossuprimidos. Conclusão: constatou-se que há necessidade de estudos que abordem as estruturas dos atendimentos em serviços de transplante de fígado e avaliem o impacto da qualidade dessas na expectativa de vida e na adequada recuperação das pessoas submetidas ao transplante hepático.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Transplante de Fígado
Fluxo de Trabalho
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-843745
Autor: Soares, Fabíola Fernandes; Freire, Maria do Carmo Matias; Reis, Sandra Cristina Guimarães Bahia.
Título: O processo de trabalho da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (Projeto SBBRASIL 2010) na perspectiva dos coordenadores do inquérito / The Brazilian Oral Health Survey (SBBrasil 2010) workflow from the coordinators’ perspective
Fonte: Rev. bras. epidemiol;20(1):176-188, Jan.-Mar. 2017. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás.
Resumo: RESUMO: Introdução: O processo de trabalho em inquéritos nacionais de saúde pode interferir na qualidade das informações produzidas, mas esse aspecto ainda não foi investigado no campo da saúde bucal. Objetivo: Identificar a percepção dos coordenadores da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (Projeto SBBrasil 2010) sobre o processo de trabalho realizado. Métodos: Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico enviado aos coordenadores após a realização da pesquisa. Resultados: As variáveis pesquisadas foram baseadas em eixos temáticos contemplando as diversas etapas da pesquisa. A taxa de resposta foi de 75,6% (n = 161). A maior parte dos respondentes atuou como coordenador municipal na pesquisa (82,6%), era do sexo feminino (68%), tinha vínculo efetivo no serviço público (65,2%) e atuava na gestão (75,8%). Os pontos positivos relatados foram: as oficinas de planejamento, de treinamento e calibração; o apoio logístico tanto do serviço quanto da coordenação da pesquisa; o bom relacionamento entre os membros da equipe e a aceitação da pesquisa pelos indivíduos da amostra e pelos profissionais envolvidos. O custeio para deslocamento inerente à pesquisa e as questões relacionadas à ajuda de custo recebida pelos coordenadores foram considerados pontos negativos a serem superados. A maioria relatou que a experiência na pesquisa serviu para qualificar a equipe dos serviços e manifestou interesse em participar de futuros inquéritos. Conclusão: A percepção dos coordenadores do SBBrasil 2010 sobre o processo de trabalho realizado foi predominantemente positiva. Os resultados podem contribuir para o aprimoramento de futuros inquéritos em saúde bucal.

ABSTRACT: Introduction: Although the workflow of population health surveys may interfere with the quality of the information produced, this aspect has not been investigated in the context of oral health. Objective: To identify the perception of the Brazilian Oral Health Survey (SBBrasil 2010 Project) coordinators regarding the survey’s workflow. Methods: Data was collected using an electronic questionnaire sent to the coordinators after the national survey was completed. The variables investigated were grouped into themes spanning the various stages of the survey. Results: The response rate was of 75.6% (n = 161). The majority of respondents worked as municipal coordinators in the survey (82.6%), were females (68%), worked as civil servants in the public health system (65.2%), and occupied managerial positions (75.8%). The reported positive aspects of the survey were: planning, training and calibration workshops; the logistic support provided by both the health system and the survey’s coordination team; the positive relationship between staff members, as well as the survey’s acceptance by respondents and health professionals. The financial assistance offered for transportation during the survey and issues related to the grants received by coordinators were seen as negative aspects to be overcome. Most of the respondents reported that the research experience was useful in qualifying staff services and showed interest in participating in future oral health surveys. Conclusion: The coordinators’ perception regarding their workflow in the SBBrasil 2010 Project was mainly positive. The results may contribute to the improvement of future oral health surveys.
Descritores: Saúde Bucal
Inquéritos Epidemiológicos
Fluxo de Trabalho
-Brasil
Estudos Transversais
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1119048
Autor: Almeida, Viviane Saraiva de,; Andrade, Marilda,; Querido, Danielle Lemos,; Christoffel, Marialda Moreira,; Alves, Angelina Maria Aparecida,; Esteves, Ana Paula Vieira dos Santos,.
Título: O processo de trabalho de um time de medicação na perspectiva de uma pesquisa-ação / The work process of a medication team from an action research perspective
Fonte: Rev. eletrônica enferm;21:1-11, 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivou-se descrever e analisar o processo de trabalho do time de medicação na unidade de terapia intensiva neonatal. Pesquisa-ação realizada com 21 enfermeiros de uma unidade neonatal de um hospital universitário. Foram realizadas entrevistas, pesquisa documental, observação sistemática e seminários para a coleta e análise temática dos dados. O estudo apontou três categorias: dificuldades encontradas no processo de trabalho do time de medicação; caracterização dos recursos materiais e ambiente de trabalho; padronização do processo de trabalho do time de medicação. As principais barreiras apontadas foram a falta de padronização do processo de trabalho e a ausência e/ou atualização de instrumentos que subsidiam sua prática. Desta forma, a partir das ações do grupo foram elaborados os seguintes produtos: fluxograma do processo de trabalho; construção e padronização de impressos; atualização de Protocolos Operacionais Padrão e atribuições da equipe de enfermagem; padronização de material de almoxarifado, farmácia e apoio.

This study aimed to describe and analyze the work process of the medication team in a neonatal intensive care unit. This action research was carried out with the participation of 21 nurses at a university hospital neonatal unit. Interviews were conducted, along with documental research, systematic observation and workshops for data collection and thematic analysis. The study indicated three categories: difficulties encountered in the work process of the medication team; description of material resources and working environment; and standardization of the work process of the medication team. The principal barriers indicated were lack of standardization of the work process and the absence and/or updating of instruments supporting work practices. As such, the following products were elaborated from the group actions: work process flowchart; development and standardization of printouts; updating of Standard Operational Protocols and duties of the nursing team; and standardization of storeroom, pharmacy and support material.
Descritores: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Sistemas de Medicação
-Fluxo de Trabalho
Segurança do Paciente
Sistemas de Medicação/organização & administração
Limites: Humanos
Responsável: BR584.1 - Biblioteca Central BSCAN


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Id: biblio-901599
Autor: Sassaki, Renata Longhi; Perroca, Márcia Galan.
Título: Interrupções e seus efeitos sobre a dinâmica de trabalho do enfermeiro / Interrupción y sus efectos sobre la dinámica de trabajo de enfermeira / Interruptions and their effects on the dynamics of the nursing work
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(2):e67284, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivos Investigar a percepção de enfermeiros sobre as interrupções durante a dinâmica de trabalho e suas implicações no ambiente de prática profissional. Métodos Pesquisa survey conduzida junto a 133 enfermeiros de um hospital de ensino no interior do Estado de São Paulo nos meses de outubro de 2015 a março de 2016, mediante utilização de um questionário autoadministrado. Empregou-se os testes Qui-quadrado e Fisher para análise estatística. Resultados A maioria dos enfermeiros relatou interrupções constantes e recorrentes durante atividades de trabalho. Os processos interruptivos são mais frequentes durante o processo de documentação (n=118; 91,5%) e orientação ao paciente/família (n=58; 45%). São ocasionados por toque de telefone (n=114; 87%) e resolução de problemas na unidade (n=107; 81,7%). Conclusões No parecer dos enfermeiros, os processos interruptivos repercutem sobre a dinâmica de trabalho, o processo de cuidar e a segurança dos pacientes.

RESUMEN Objetivos Investigar la percepción de los enfermeros sobre las interrupciones durante el flujo de trabajo y sus consecuencias sobre el ambiente de la práctica profesional. Métodos Realizada con 133 enfermeros de un hospital universitario de octubre de 2015 a marzo de 2016 mediante el uso de un cuestionario autoadministrado. Se utilizó la prueba de chi-cuadrado y de Fischer para el análisis estadístico. Resultados La mayoría de las enfermeras reportaron interrupciones constantes y recurrentes durante las actividades laborales. Los procesos interrumpibles son más frecuentes durante el proceso de documentación (n=118; 91,5%) y la orientación al paciente/familia (n = 58; 45%). Son causadas por el tono de llamada (n=114; 87%), resolución de problemas en la unidad (n=107; 81,7%). Conclusiones En la opinión de los enfermeros, los procesos que se interrumpen repercuten en el flujo de trabajo, el proceso de atención y la seguridad del paciente.

ABSTRACT Objectives To investigate the nurses' perception about interruptions during the workflow and their implications on the professional practice environment. Methods A survey was conducted with 133 nurses in a school hospital in the state of São Paulo from October 2015 to March 2016, through the use of a self-administered questionnaire. For data analysis, Chi-square and Fischer tests have been used. Results Most of the nurses have reported frequent and recurring interruptions during their work activities. The interruptive processes are more frequent during the documentation process (n=118; 91.5%) and guidance to the patient/family (n=58; 45%). They are caused by the ringing of the phone (n=114; 87%), and by problem solving in the unit (n=107; 81.7%). Conclusions According to the nurses' opinion, the interruptive processes have repercussions on the working dynamics, on the caring process and on the patient's safety.
Descritores: Fluxo de Trabalho
Processo de Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
-Resolução de Problemas
Relações Profissional-Família
Telefone
Brasil
Inquéritos e Questionários
Emergências
Centros de Atenção Terciária
Hospitais de Ensino
Pessoa de Meia-Idade
Relações Enfermeiro-Paciente
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME



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