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Id: biblio-1143550
Autor: Moura, Hysla Magalhães de; Nascimento, Anderson Mesquita do; Rezende, Alessandro Teixeira; Soares, Ana Karla Silva; Moizéis, Heloísa Bárbara Cunha; Gouveia, Valdiney Veloso.
Título: Percepção de Morte entre Universitários: Contribuições da Teoria do Gerenciamento do Terror / Perception of Death among University Students: Contributions of the Terror Management Theory / Percepción de la Muerte entre Estudiantes Universitarios: Aportes de la Teoría del Manejo del Terror
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e195636, jan.-maio 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A morte é tida como um processo que é influenciado por fatores situacionais, contextuais e culturais, tendo implicações importantes na vida dos indivíduos nos âmbitos comportamental e afetivo. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção que estudantes universitários têm da morte, com base na Teoria do Gerenciamento do Terror. Contou-se com a participação de 101 estudantes universitários de duas instituições de ensino superior de João Pessoa, os quais responderam ao teste projetivo de atitudes sobre a vida e perguntas demográficas. A partir da análise de classificação hierárquica descendente (CHD), identificaram-se três classes distintas: 1) Aspectos temporais e cognitivos, 2) Concepções transcendentais da morte e 3) Aspectos emocionais. Os achados do estudo demonstram que, diante de pensamentos sobre a morte, as pessoas tentam se proteger dos temores ocasionados por essas ideias buscando reforçar crenças que visam eternizar sua própria existência. Estes achados reforçam os pressupostos da Teoria do Gerenciamento do Terror, oferecendo evidências da organização dos mecanismos de defesa conscientes e inconscientes diante do medo da morte.

Abstract Death has been understood as a process influenced by situational, contextual and cultural factors, having important implications on individuals' life at behavioral and emotional levels. Using as theoretical framework the Terror Management Theory, this study analyzed the perception that university students have of death. Participants were 101 university students from two higher education institutions in João Pessoa (PB, Brazil). They answered the projective test of attitudes about life and demographic questions. Performing a hierarchical ascending classification (HAC) analysis, three distinct classes were identified: 1) Temporal and cognitive aspects, 2) Transcendent conceptions of death, and 3) Emotional aspects. The results demonstrate that, in face of thoughts on death, people try to protect themselves from the fears caused by such thoughts by seeking to reinforce beliefs that perpetuate their own existence. These findings reinforce Terror Management Theory assumptions, showing evidence of the organization of the conscious and unconscious defense mechanisms in facing the fear of death.

Resumen La muerte es considerada un proceso influenciado por factores situacionales, contextuales y culturales, con implicaciones importantes en la vida de los individuos en los niveles conductual y afectivo. El presente estudio tuvo como objetivo analizar la percepción de los estudiantes universitarios sobre la muerte, con base en la Teoría de la Gestión del Terror. En este estudio han participado 101 estudiantes universitarios de dos intuiciones de enseñanza superior de João Pessoa (PB, Brasil), que contestaron a la prueba proyectiva de actitudes sobre la vida y preguntas demográficas. A partir del análisis de Clasificación Jerárquico Descendente (CJD), han sido identificadas tres clases distintas: 1) Aspectos temporales y cognitivos, 2) Concepciones trascendentales de la muerte y 3) Aspectos emocionales. Los resultados indicaron que, ante pensamientos sobre la muerte, las personas intentan protegerse de los temores causados por esas ideas al fortalecer creencias que pretenden eternizar su propia existencia. Los hallazgos refuerzan los presupuestos de la Teoría de la Gestión del Terror y reúne evidencias de la organización de mecanismos de defensa conscientes e inconscientes ante el miedo a la muerte.
Descritores: Psicologia
Estudantes
Pensamento
Educação Superior
Morte
-Percepção
Psicologia Social
Vida
Instituições de Ensino Superior
Medo
Pessoas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1143549
Autor: Pérez-Nebra, Amalia Raquel; Siqueira, Andreia Oliveira de; Couto, Cleno; Oliveira, Letícia Figueiredo.
Título: Programa superendividados: "uma luz no fim do túnel para quem está perdido" / Overindebtedness program: "a light at the end of the tunnel for who is lost" / Programa superendeudados: "una luz en el fin del túnel para quien está perdido"
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e194281, jan.-maio 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste trabalho foi descrever a experiência de um projeto de extensão realizado em um Tribunal de Justiça com consumidores superendividados no período de 2015-2017. Acompanhou-se nesse período o surgimento do Programa de Prevenção e Tratamento de Consumidores Superendividados e do Centro Judiciário de Soluções de Conflito e de Cidadania Superendividados, que atenderam um total de 1.142 participantes em ações de tratamento e 1.296 pessoas em ações de prevenção (apuração em 05/07/2017), dos quais 163 foram atendidos especificamente pelas ações da extensão. Houve resultados em três vertentes: alunos, cidadãos e tecnologia social. Para os alunos, o impacto ocorreu no desenvolvimento de habilidades de atendimento psicossocial, na pesquisa com dados qualitativos e quantitativos, no treinamento e apresentação em grupo e no aprendizado de conteúdos relacionados tanto à psicologia econômica - área negligenciada no Brasil - quanto a diferentes técnicas de intervenção. O impacto para o cidadão superendividado esteve em receber atendimento em diferentes temáticas, como prevenção de recaída e tratamento do problema. Ressalta-se que o cidadão que busca atendimento no Poder Judiciário usualmente não recebe apoio psicossocial. Finalmente, o impacto em termos de tecnologia social esteve no desenvolvimento de planejamentos de intervenções replicáveis para o tratamento do superendividamento com viabilidade de implementação e baixo custo de execução. Operacionalmente, criou-se o planejamento e testes em diferentes níveis (reação e comportamento) de grupos temáticos ligados às estratégias de enfrentamento, inquérito apreciativo e autorreferentes. Todos os grupos foram criados a partir das demandas advindas das orientações psicossociais individuais. Portanto, acredita-se que o projeto de extensão cumpriu o seu objetivo.

Abstract This paper describes the experience of an extension project performed in a Court of Justice with over-indebted consumers from 2015 to 2017. Meanwhile, the creation of the Over-indebted Prevention and Treatment Program and the Judicial center of conflict resolution - overindebted has led to 1,142 participants undergoing treatment operations and 1,296 people in prevention operations total (as of 05/07/2017), of which 163 were specifically attended by the extension program. The results revealed three actionable aspects: students, citizens and social technology. For students, the most impact occurred in the development of psychosocial care skills, in qualitative and quantitative research, in group training and presentation, in learning of content related to economic psychology (a neglected field in Brazil), and in the process of learning different intervention techniques. The impact on over-indebted citizens was to receive care regarding different matters related to both relapse prevention and treatment. Citizens who seek care in the Judiciary system usually do not receive psychosocial support. Lastly, social technology impacted the development of reproducible, low-budget intervention plans for treatment of over-indebtedness. Operationally, thematic groups associated with coping strategies, appreciative inquiry and self-referrals were planned and tested at different levels for reaction and behavior. All groups were created based on the demands of individual psychosocial support. Therefore, we believe that the extension program has fulfilled its purpose.

Resumen El objetivo de este trabajo fue describir la experiencia de un proyecto de extensión realizado en un Tribunal de Justícia con consumidores superendeudados en el período de 2015- 2017. Se dieron conjuntamente en ese período el surgimiento del Programa de Prevención y Tratamiento de Consumidores Superendeudados y el Centro Judiciario de Soluciones de Conflicto y de Ciudadania Superendeudados, que atendieron a un total de 1142 participantes en acciones de tratamiento y 1296 en acciones de prevención (apurado en 05/07/2017), de los cuales 163 fueron atendidos específicamente por las acciones de extensión. Hubo resultados en tres vertientes: alumnos, ciudadanos y tecnología social. Para los alumnos, el impacto ocurrió en el desarrollo de habilidades de atención psicosocial, en investigación con datos cualitativos y cuantitativos, en entrenamiento y presentación en grupo y en aprendizaje de contenidos relacionados a la psicología económica, área descuidada en Brasil, y a diferentes técnicas de intervención. El impacto para el ciudadano superendeudado estuvo en recibir atendimiento en diferentes temáticas relacionadas a la prevención de recaída y al tratamiento. Se resalta que el ciudadano que busca atención en el Poder Judiciario usualmente no recibe apoyo psicosocial. Finalmente, el impacto en cuanto a tecnología social estuvo en el desarrollo de planeamientos de intervenciones replicables para el tratamiento del superendeudamiento con viabilidad de implementación y bajo coste de ejecución. Operativamente, se creó el planeamiento y testes en diferentes niveles (reacción y comportamiento) de grupos temáticos ligados a las estrategias de afrontamiento, investigación apreciativa y autorreferentes. Todos los grupos fueron creados a partir de las demandas emergidas en las orientaciones psicosociales individuales. Por lo tanto, se evalúa que el proyecto de extensión cumplió su objetivo.
Descritores: Psicologia
Orçamentos
Negociação
Poder Judiciário
-Pesquisa
Atenção
Justiça Social
Terapêutica
Adaptação Psicológica
Crescimento e Desenvolvimento
Planejamento
Pessoas
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1149051
Autor: Fajardo-Rivero, Javier Enrique; Neira-Triana, Kristhel Andrea.
Título: Hemorragia alveolar por consumo de cocaína / Cocaine-induced alveolar hemorrhage
Fonte: Acta méd. colomb;45(3):82-82, jul.-set. 2020. graf.
Idioma: es.
Resumo: La hemorragia pulmonar por inhalación de cocaína o alguno de sus derivados (crack-cocaina) resulta en un síndrome raro conocido como "pulmón de crack", cuya presentación es aguda y potencialmente fatal. Del 25 al 60% de las personas que consumen cocaína reportan síntomas respiratorios después de la inhalación, pero menos del 5% consultan por esta causa. Los síntomas aparecen dentro de las primeras 5 horas luego del consumo y la presentación clínica puede ser variable con posibilidad de progresión. En los estudios radiograficos se pueden apreciar frecuentemente areas de afectación intersticial difusa de localización subpleural o peribronquial. El analisis del lavado broncoalveolar juega un papel importante en el diagnostico y exclusion de condiciones diferenciales. La presencia de hemosiderofagos en recuento significativo determina la hemorragia aveolar por inhalacion de cocaina. El diagnóstico y tratamiento oportuno es crucial en esta entidad. Se revisó un caso de hemorragia pulmonar por inhalación de crack ­ cocaina que resolvio satisfactoriamente.
Descritores: Hemorragia
-Síndrome
Lavagem Broncoalveolar
Pulmão
Pessoas
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: CO70 - Asociación Colombiana de Medicina Interna


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Id: biblio-1143554
Autor: Rossato, Lucas; Santeiro, Tales Vilela; Barbieri, Valeria.
Título: Pensando famílias na formação em psicologia: experiência grupo-operativa com calouros / Considerations on families in psychology training: group-operative experience with beginning students / Pensando familias en la formación en psicología: experiencia grupo-operativa con novatos
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e208770, jan.-maio 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A instituição familiar tem sido caracterizada por pluralidade de configurações e constantes transformações nos modos de reflexão a seu respeito. Na formação em Psicologia, dialogar sobre diferentes possibilidades de ser família é necessário, pois essa instituição é tida como um dos pilares da vida psicológica das pessoas e das sociedades. Este estudo tem como objetivo geral relatar uma experiência de criação coletiva de espaço e tempo para dialogar com estudantes calouros de Psicologia sobre famílias após a exibição de filmes comerciais retratando-as. Dezesseis estudantes de universidade pública do interior de Minas Gerais participaram da pesquisa. A equipe executora foi composta por três psicólogos. Nove encontros semanais foram desenvolvidos, tendo como estratégia de coleta de dados grupos operativos de ensino-aprendizagem e filmes comerciais como recursos disparadores de diálogos. Os encontros foram audiogravados e transcritos na íntegra. Os resultados foram analisados por meio de emergentes grupais e interpretados à luz do referencial teórico da psicanálise, em especial de autores latino-americanos estudiosos de famílias. Cinco eixos de diálogos foram observados: famílias formadas por casais do mesmo sexo; famílias unipessoais; famílias com filhos adotivos; famílias extensas/ampliadas; e famílias recompostas/recasadas. Os resultados evidenciaram a importância do grupo operativo de ensino-aprendizagem como recurso a ser utilizado em ambiente de formação de psicólogos, para construção dialogada e vivenciada de saberes sobre a instituição familiar, suas potencialidades e seus limites.

Abstract The family institution has been characterized by a plurality of configurations and constant transformations in the ways of reflection about it. In Psychology training, a dialogue about different family possibilities becomes necessary, because this institution constitutes one of the pillars of the psychological life of people and societies. This study reports an experience of collective creation of space and time to dialogue with beginning Psychology students about families, after commercial films portraying them have been exhibited. Sixteen students enrolled in a public university in the countryside of Minas Gerais participated in the study. The research team was composed of three psychologists. Nine weekly meetings were held, with a duration of approximately 3 hours each, using as a data collection strategy teaching-learning operative groups and commercial films as triggering resources for dialogues. The meetings were audiographed and transcribed in full. The results were analyzed through group emergents and interpreted in the light of the theoretical framework of psychoanalysis, especially papers from Latin American authors who study families. Five dialogue axes were observed: families formed by same-sex couples; single-parent households; families with adopted children; extended/enlarged families; and recaptured/reassessed families. The results evidenced the importance of the teaching-learning operative group as a resource to be used in the training environment of psychologists, for a dialogical and experienced construction of knowledge about the family institution, its potential and limits.

Resumen La institución familiar ha sido caracterizada por la pluralidad de configuraciones y por constantes transformaciones en los modos de reflexión relacionados a ella. En la formación en Psicología, dialogar sobre diferentes posibilidades de ser familia se hace necesario, pues esa institución se caracteriza como uno de los pilares de la vida psicológica de las personas y de las sociedades. Este estudio tiene como objetivo general relatar la experiencia de creación colectiva de espacio y tiempo para dialogar con estudiantes novatos de Psicología sobre familias, después de la exhibición de películas comerciales que las retrataban. Dieciséis estudiantes de una universidad pública del interior de Minas Gerais participaron en la investigación. El equipo ejecutante fue compuesto por tres psicólogos. Se llevaron a cabo nueve encuentros semanales, teniendo como estrategia de recopilación de datos grupos operativos de enseñanza-aprendizaje y películas comerciales como recursos disparadores de diálogos. Los encuentros fueron grabados en audio y después transcritos en su totalidad. Los resultados fueron analizados por medio de emergentes grupales e interpretados a la luz del referencial teórico del psicoanálisis, en especial de autores latinoamericanos que estudian las familias. Se observaron cinco ejes de diálogos: familias formadas por parejas del mismo sexo; familias unipersonales; familias con hijos adoptivos; familias amplias/ampliadas; y familias recompuestas/recasadas. Los resultados evidenciaron la importancia del grupo operativo de enseñanza-aprendizaje como el recurso a ser utilizado en la formación de psicólogos, para construcción dialogada y vivenciada del saber sobre la institución familiar, sus potencialidades y límites.
Descritores: Psicologia
Estudantes
Universidades
Família
Características da Família
-Papel
Psicanálise
Pesquisa
Recursos Audiovisuais
Sociedades
Ensino
Tempo
Indústria da Construção
Coleta de Dados
Estratégias de Saúde
Conhecimento
Vida
Relatório de Pesquisa
Criança Adotada
Respeito
Recursos em Saúde
Aprendizagem
Filmes Cinematográficos
Pessoas
Limites: Humanos
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1252332
Autor: Rivera P, Zulay M.
Título: Caracterización de la población con obstrucción de poros faciales a quienes se les aplico laserterapia en la Unidad de Dermatología UNIMEL / Characterization of the population with facial pore obstruction to whom laser therapy was applied at the UNIMEL Dermatology Unit / Caracterização da população com obstrução dos poros faciais a quem foi aplicada terapia a laser no Serviço de Dermatologia da UNIMEL
Fonte: Vive (El Alto);3(9):129-138, dic. 2020. ilus.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: el poro es un orificio de excreción que se encuentra en la epidermis de la piel, en donde pueden producirse problemas de eliminación deficiente del sebo en personas que presentan exceso de grasas. OBJETIVO: analizar las características y tratamiento laser aplicado a la población con obstrucción de poros faciales que acuden a la consulta de la Unidad de Dermatología UNIMEL. MATERIALES Y MÉTODOS: estudio descriptivo, de campo, prospectivo y transversal, la población fue de 653 pacientes de ambos sexos que acudieron a la consulta de dermatología y recibieron laserterapia por presentar obstrucción de poros faciales. Se aplicó estadística descriptiva para la representación de datos. El instrumento utilizado fue una lista de registro. RESULTADOS: los pacientes presentaron una edad promedio de 37 años, se aplicaron diferentes tratamientos según los criterios diagnósticos, se les realizó el procedimiento de fotona Black peel en un 0,15%, Vela de Nova en un 5,05% y Qs Quimioespectra a un 94,79% que representan un total de 619 personas. CONCLUSIÓN: el mayor grupo de pacientes que asistió a tratamiento se ubicó entre los 31 a 40 años de edad, un alto porcentaje mujeres afectadas por secuelas de daño facial producido por obstrucción de los poros y acumulación de sebo, un grupo importante 48,8% presenta acné posterior a los 18 años de edad.

INTRODUCTION: the pore is an excretion hole found in the epidermis of the skin, where problems of poor sebum removal can occur in people with excess fat; irregular synthesis occurs in the production of sebum increases its production with occlusion of the pores by dead cells. OBJECTIVE: to analyze the characteristics and laser treatment applied to the population with facial pore obstruction that come to the UNIMEL Dermatology Unit consultation. METHODS: a descriptive, field, prospective and cross-sectional study, the study population was 653 patients of both sexes who attended the dermatology consultation and received laser therapy for presenting facial pore obstruction. Descriptive statistics were applied for data representation. The instrument used was a registration list. RESULTS: the patients had an average age of 37 years, different treatments were applied according to the diagnostic criteria, and the photone Black peel procedure was performed in 0.15%, Nova candle in 5.05% and Qs Chemospectra at 94.79% representing a total of 619 people. CONCLUSION: the largest group of patients who attended treatment was between 31 to 40 years of age, a high percentage of women affected by sequelae of facial damage caused by pore obstruction and sebum accumulation, an important group 48.8% you have acne after 18 years of age.

INTRODUÇÃO: o poro é um orifício de excreção que se encontra na epiderme da pele, onde podem ocorrer problemas com a má remoção de sebo em pessoas com excesso de gordura. OBJETIVO: analisar as características e o tratamento a laser aplicado à população com obstrução de poro facial que frequenta a consulta do Serviço de Dermatologia da UNIMEL MATERIAIS E MÉTODOS: estudo descritivo, de campo, prospectivo e transversal, a população foi de 653 pacientes de ambos os sexos que compareceu à consulta de dermatologia e recebeu terapia a laser devido à obstrução dos poros faciais. Estatísticas descritivas foram aplicadas para representar os dados. O instrumento utilizado foi uma lista de registro. RESULTADOS: os pacientes tinham idade média de 37 anos, diferentes tratamentos foram aplicados de acordo com os critérios diagnósticos, o procedimento de fotone Black peel foi realizado em 0,15%, Vela de Nova em 5,05% e Qs Chemospectra em 94,79% representando um total de 619 pessoas. CONCLUSÃO: o maior grupo de pacientes que frequentou o tratamento teve entre 31 e 40 anos de idade, elevado percentual de mulheres acometidas por sequelas de lesões faciais causadas por obstrução de poros e acúmulo de sebo, importante grupo 48,8% tem acne após 18 anos de idade.
Descritores: Pacientes
Pele
Sebo
Dermatologia
-Mulheres
Epiderme
Pessoas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1155152
Autor: Araújo, Renato Sarieddine.
Título: Uma lei contra o crime escravista e o mal-estar da abolição / A law against the crime of slavery and the abolition's discontent / Una ley contra el crimen esclavista y el malestar de la abolición
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40(spe):e230121, 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este ensaio teórico discute alguns fatos ligados à abolição da escravidão no Brasil, o mais importante acontecimento simbólico da história brasileira, visto que representa a principal transformação das regras da sociedade. Os historiadores relatam, entretanto, que essa mudança foi profundamente amargada por antigos senhores: alguns sucumbiram de uma melancolia, culminando muitas vezes em morte para alguns, em loucura para outros e até mesmo em suicídios. Também se constatou uma segunda vertente do mal-estar entre os antigos senhores, este claramente criminoso: violências físicas e instrumentalização das instituições políticas, garantindo a manutenção da perseguição a pessoas de pele negra. O método utilizado neste artigo se inspira da antropologia psicanalítica de S. Freud e pretende analisar fatos históricos tendo como referência principalmente os textos metapsicológicos. Proponho uma leitura da dimensão inconsciente da reação antiabolicionista enraizada nas instituições da República. Em contraposição, discuto a necessidade de se instaurar uma legislação penal adequada que enquadre o escravismo transatlântico na história do Brasil. Para tal, me refiro à "Lei Taubira" promulgada na França em 2001, reconhecendo a escravização transatlântica como um crime contra a humanidade. A leitura do mal-estar e da nostalgia do senhor decaído aponta que o inconsciente criminoso demanda uma legislação adequada, uma ferramenta importante notadamente para o processo de responsabilização dos sujeitos e instituições em relação à história e seu mal-estar subjetivo, ainda atual.

Abstract This theoretical essay discusses some facts related to the abolition of slavery in Brazil, the most important symbolic event in Brazilian history in that it represents the deepest transformation of social rules in the country. Historians report, nevertheless, that such change profoundly embittered former slave owners, to the extent that some of them succumbed to a state of what I would call melancholia, which led, in many cases, to death, madness and suicide. A second facet of the discontent among former slave owners, clearly a criminal one, was also identified, consisting of physical violence and the instrumentalization of political institutions, which ensured the maintenance of the persecution against dark-skinned people. The method utilized in this article is inspired by Sigmund Freud's psychoanalytic anthropology, and serves to analyze historical facts, having Freud's metapsychological texts as a main reference. I provide an interpretation of the unconscious dimension of the anti-abolitionist backlash that grew roots in the institutions of the Republic. In contrast, this essay also discusses the need to introduce an adequate penal law that takes into consideration the transatlantic slavery in Brazilian history. I refer, here, to the "Taubira Law", promulgated in France in 2001, which acknowledges transatlantic slavery as a crime against humanity. The analysis of discontent and of the nostalgia of decaying slave owners indicates that the criminal unconsciousness demands adequate legislation, a tool that is particularly important for the process of responsibilization of both subjects and institutions regarding history and its subjective discontent.

Resumen Este ensayo teórico analiza algunos hechos relacionados con la abolición de la esclavitud en Brasil, el evento simbólico más importante de la historia brasileña por representar la principal transformación de las reglas de la sociedad. Sin embargo, los historiadores afirman que este cambio fue profundamente amargado por los antiguos señores: algunos han sucumbido a una melancolía, que culminó muchas veces en la muerte, en la locura e incluso el suicidio. También hubo una segunda línea de malestar entre los viejos señores, que es claramente criminal: las violencias físicas y la instrumentalización de las instituciones políticas, garantizando el mantenimiento de la persecución de los negros. Este artículo usó un método con base en la antropología psicoanalítica de S. Freud el cual pretende analizar los hechos históricos teniendo como referencia principal los textos metapsicológicos. Se propone realizar una lectura de la dimensión inconsciente de la reacción antiabolicionista presente en las instituciones de la República. En contraste, se discute la necesidad de establecer una legislación penal adecuada que considere la esclavitud transatlántica en la historia de Brasil. Para ello, se hace referencia a la "Ley Taubira" promulgada en Francia en 2001, la cual reconoce la esclavitud transatlántica como un crimen contra la humanidad. La lectura del malestar y la nostalgia del señor caído señala que el inconsciente criminal requiere una legislación adecuada, una herramienta importante para el proceso de responsabilización de los sujetos e instituciones ante la historia y su malestar subjetivo, que aún está vigente.
Descritores: Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Suicídio
Crime
Estado
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Escravização
Pessoas Escravizadas
Antropologia
-Pele
Criminosos
Políticas
Abuso Físico
Constrangimento
História
Jurisprudência
Pessoas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1155153
Autor: Benedito, Maiara de Souza; Fernandes, Maria Inês Assumpção.
Título: Psicologia e racismo: as heranças da clínica psicológica / Psychology and racism: the heritage of clinical psychology / Psicología y racismo: la herencia de la clínica psicológica
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40(spe):e229997, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo resulta de pesquisa que investiga como a raça e o racismo afetam a prática dos psicólogos. A partir de uma leitura histórica da construção do que é ser negro no Brasil, discute-se as formas como a Psicologia pode contribuir para o enfrentamento do sofrimento causado pelo racismo. Apoiada na psicanálise e, mais especificamente, no conceito de alianças inconscientes, tal como formulado por René Kaës, investiga-se como profissionais no campo da clínica psicológica identificam (ou não) problemas relacionados ao racismo ao analisar como atuam diante dessa problemática. As entrevistas abertas, baseadas nos pressupostos de Bleger, foram realizadas com três profissionais que atuam com dispositivos clínicos em serviços públicos e privados na região metropolitana de São Paulo. A partir dos registros, discutiu-se como o racismo é transmitido entre as gerações e como opera na clínica. Identificou-se que o sofrimento se expressa por experiências de incerteza ligadas ao corpo, ao desejo, à capacidade profissional em situações que se relacionam com a discriminação, o preconceito e a inferioridade. Observou-se a ambiguidade na diferenciação entre racismo e outros tipos de preconceitos sociais e se destaca o valor da apropriação histórica para que os fenômenos raciais possam ser compreendidos e superados. Este estudo conclui que a atuação da Psicologia se faz necessária de maneira política e social.

Abstract This article is the result of a research that investigates how race and racism affect the practice of psychologists. From a historical interpretation of the construction of what means to be a black person in Brazil, we discuss how Psychology can contribute against the suffering caused by racism. Supported by psychoanalysis and, more specifically, the concept of unconscious alliances as formulated by René Kaës, we investigate how professionals of clinical psychology identify (or not) problems related to racism, analyzing how they act when facing this problem. Open interviews based on Bleger's assumptions were conducted with three professionals who work with clinical devices in public and private services in the metropolitan region of São Paulo. The records were used to discuss how racism is transmitted between generations and how it operates in the clinic, and how suffering is expressed by experiences of uncertainty related to the body, desire and professional ability in situations that refer to discrimination, prejudice and inferiority. There is ambiguity in the differentiation between racism and other types of social prejudice, and the value of historical appropriation is emphasized so that racial phenomena can be understood and overcome. This study concludes that the performance of Psychology is necessary politically and socially.

Resumen Este artículo es el resultado de una investigación que trata cómo la raza y el racismo afectan la práctica de los psicólogos. A partir de una lectura histórica de la construcción de lo que es ser negro en Brasil, discutimos las formas en que la psicología puede contribuir a enfrentar el sufrimiento causado por el racismo. Con el apoyo del psicoanálisis, más específicamente, en el concepto de alianzas inconscientes formulado por René Kaës, investigamos cómo los profesionales en el campo de la clínica psicológica identifican (o no) problemas relacionados con el racismo, analizando cómo actúan frente a ese problema. Las entrevistas abiertas, basadas en los supuestos de Bleger, se realizaron con tres profesionales que trabajan con dispositivos clínicos en servicios públicos y privados en la región metropolitana de São Paulo. De los registros se discutió cómo se transmite el racismo entre generaciones y cómo funciona en la clínica. Se identificó que el sufrimiento se expresa por experiencias de incertidumbre relacionadas con el cuerpo, el deseo, la capacidad profesional en situaciones que se refieren a discriminación, prejuicio e inferioridad. Hay ambigüedad en la diferenciación entre el racismo y otros tipos de prejuicios sociales y se resalta el valor de la apropiación histórica para que los fenómenos raciales puedan ser entendidos y superados. Este estudio concluye que el desempeño de la psicología es necesario política y socialmente.
Descritores: Preconceito
Psicanálise
Psicologia
Grupos Étnicos
Racismo
Discriminação Social
-Sociedades
Hereditariedade
Padrões de Herança
Grupos de Populações Continentais
Pessoas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1155158
Autor: Abreu, Márcio de; Lima, Mônica.
Título: Corpo, cultura e subjetividade: uma abordagem psicológica da normatividade branca / Body, culture and subjectivity: a psychological approach on white normativity / Cuerpo, cultura y subjetividad: enfoque psicológico sobre la normatividad blanca
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40(spe):e230057, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O presente trabalho tem como objetivo contribuir teoricamente para uma abordagem psicológica das relações raciais. Com base em contribuições das psicologias social e cultural, da sociologia e dos estudos culturais e pós-coloniais pautadas no construcionismo social, este ensaio apresenta uma discussão sobre as relações entre corpo, cultura e subjetividade. Além disso, aborda as maneiras pelas quais essas três dimensões da existência humana são mutuamente construídas, assim como as relações de poder que permeiam tais construções em contextos pós-coloniais. Mais especificamente, utilizamos o corpo humano como ponto de partida para tecer reflexões teóricas acerca dos processos de subjetivação de sujeitos racializados, propondo um movimento de desnaturalização daquilo que nos estudos críticos sobre raça é chamado de "normatividade branca". A discussão apresentada girou em torno da hipótese de que pessoas que compartilham de um conjunto de pressupostos socioculturais construídos a partir de experiências comuns, como corpos racializados, costumam reproduzir formas de ser, estar e atuar no mundo consistentes com tais pressupostos. Essas formas de ser, estar e atuar, por suas vezes, funcionam como mecanismos de promoção e manutenção de conjuntos particulares de expressões psicológicas. Por fim, consideramos que reconhecer a dimensão subjetiva da existência humana como processos culturalmente situados, assim como a impossibilidade de dissociarmos tais processos dos lugares sociais que ocupamos em virtude dos marcadores sociais personificados por nossos corpos, é reconhecer que sociedades racializadas produzem não apenas corpos racializados mas também subjetividades racializadas.

Abstract This paper provides theoretical contributions to a psychological approach to race relations. Based on social and cultural psychology, sociology, and postcolonial and cultural studies, and adopting a social constructionist perspective, this article discusses the association between body, culture, and subjectivity. It looks at the ways these three dimensions of human existence are mutually constructed, as well as the power dynamics shaping these constructions in postcolonial contexts. More specifically, we use the human body as a starting point to develop theoretical reflections about the subjective processes experienced by racialized bodies, proposing a denaturalization movement regarding the phenomenon of "white normativity", as is called in critical studies on race. The discussion revolves around the hypothesis that people who share a set of socio-cultural assumptions built as a result of their common experiences as racialized bodies often reproduce ways of being and acting in the world that are consistent with such assumptions. These forms of being and acting in the world, in turn, function as mechanisms to promote and maintain particular sets of psychological expressions. Lastly, we conclude that recognizing the subjective dimension of our existence as culturally situated processes (as well as the impossibility of decoupling such processes from the social space we occupy by virtue of the social markers embodied by our bodies) means to acknowledge that racialized societies produce not only racialized bodies, but also racialized subjectivities.

Resumen Este texto tuvo como objetivo contribuir teóricamente con un enfoque psicológico sobre las relaciones raciales. Con base en los aportes de las psicologías social y cultural, de la sociología, de los estudios culturales y poscoloniales, este ensayo presenta una discusión sobre las relaciones entre cuerpo, cultura y subjetividad. Además, aborda las maneras por las cuales esas tres dimensiones de la existencia humana son mutuamente construidas, así como las relaciones de poder que permean tales construcciones en contextos poscoloniales. Específicamente, utilizamos el cuerpo humano como punto de partida para tejer reflexiones teóricas acerca de los procesos de subjetivación de sujetos racializados, proponiendo un movimiento de desnaturalización de aquello que, en los estudios críticos sobre raza, llamamos de "normatividad blanca". La discusión presentada plantea la hipótesis de que las personas comparten un conjunto de presupuestos socioculturales, construidos en experiencias comunes como cuerpos racializados, que reproducen formas de ser, estar y actuar en el mundo y que son consistentes con tales presupuestos. Esas formas de ser, estar y actuar funcionan como mecanismos de promoción y mantenimiento de conjuntos particulares de expresiones psicológicas. Finalmente, consideramos que reconocer la dimensión subjetiva de la existencia humana como procesos culturalmente situados, así como la imposibilidad de disociarnos tales procesos del lugar social que ocupamos en virtud de los marcadores sociales personificados por nuestros cuerpos, es reconocer que sociedades racializadas producen no solo cuerpos racializados, sino también subjetividades racializadas.
Descritores: Personalidade
Psicologia
Relações Raciais
Poder Psicológico
Corpo Humano
Cultura
-Sociedades
Virtudes
Movimento
Pessoas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1224541
Autor: Nina-Estrella, Ruth; Montero-López Lena, María; Manríquez Betanzos, Juan Carlos.
Título: Phubbing, comunicación y calidad en la relación de pareja / Phubbing, communication and quality couples relationship
Fonte: Rev. iberoam. psicol. (En línea);13(3):37-48, 2020. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: El uso del teléfono celular puede desarrollar la conducta conocida como phubbing. Un fenómeno de la era digital que se define como el acto de ignorar a una persona por brindar atención al celular. El phubbing puede causar malestar en la relación de pareja que provoca conflictos y contribuye a la insatisfacción relacional. No obstante, es un tema escasamente estudiado en la cultura latinoamericana. Por esto, se propuso desde la perspectiva cuantitativa un estudio no experimental transversal con el propósito de analizar la relación entre la conducta de phubbing, la comunicación tecnológica y la calidad de la relación en la cultura puertorriqueña. La muestra se compuso de 215 participantes en algún tipo de relación de pareja (noviazgo, matrimonio o en convivencia) con promedio de edad de 33 años. Se aplicaron tres escalas para medir las variables propuestas: comunicación tecnológica, phubbing y calidad diádica. Los datos fueron sometidos a diversos análisis estadísticos: análisis factorial confirmatorio, modelo estructural y análisis post-hoc. Los resultados obtenidos indican que el phubbing está presente en la pareja puertorriqueña. Los hallazgos muestran que el phubbing está relacionado positivamente con la comunicación tecnológica, mientras que tiene un efecto negativo en la calidad de la relación de pareja. En contraste, la comunicación tecnológica no evidenció un efecto en la calidad de la relación. Los resultados indicaron la existencia de diferencias generacionales. Se concluye que la comunicación mediada por un celular cumple un rol significativo en el contexto de la pareja puertorriqueña que amerita continuar su estudio en futuras investigaciones.

Cell phone use can lead to the behavior known as phubbing. It is a phenomenon of the digital age that is defined as the act of ignoring a person while providing attention to the cell phone. Phubbing can cause discomfort in the relationship which can cause conflict and contribute to relational dissatisfaction. It is however a subject scarcely studied in Latin American culture. Therefore, the purpose of this non-experimental cross-sectional study was to analyze from a quantitative perspective the relationship between phubbing behavior, technological communication, and the quality of the relationship in Puerto Rican culture. The sample was made up of 215 participants in some type of couple relationship (dating, marriage or living together) with an average age of 33 years. Three scales were applied to measure the proposed variables: technological communication, phubbing and dyadic quality. The data were subjected to various statistical analyses, confirmatory factor analysis, structural model and post-hoc analysis. The results obtained indicate that phubbing is present in the Puerto Rican couple. The findings show that phubbing is positively related to technological communication, while it has a negative effect on the quality of the couple relationship. In contrast, technological communication did not show an effect on the quality of the relationship. The results indicated the existence of generational differences. It is concluded that communication mediated by a cell phone plays a significant role in the context of the Puerto Rican couple, and is an area that is deserving of study in future research.
Descritores: Comunicação
Telefone Celular
-Atenção
Comportamento
Casamento
Uso do Telefone Celular
Pessoas
Limites: Humanos
Responsável: CO666.1


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Id: lil-659410
Autor: Cote de Bejarano, Liliana.
Título: [artículo original] / original article
Fonte: Pers. bioet;16(1):70-70, ene.-jun. 2012.
Idioma: es.
Descritores: Bioética
Biomarcadores
Revisão
Fertilidade
Pessoas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada



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