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Id: biblio-1135779
Autor: Sampaio, Débora da Silva; Magalhães, Andrea Seixas; Machado, Rebeca Nonato.
Título: Motivações para adoção tardia: entre o filho imaginado e a realidade / Motivos para la adopción tardía: entre el hijo imaginado y la realidad / Motivations for late adoption: between the imagined child and reality
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e44926, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. O presente artigo é parte de pesquisa mais ampla sobre o vínculo parento-filial nas adoções tardias. O objetivo deste estudo foi investigar as motivações para adoção tardia, buscando analisar o papel do trabalho dos Grupos de Apoio à Adoção no momento da escolha do perfil. Foram entrevistados dez sujeitos independentes, três homens e sete mulheres, que adotaram crianças maiores de dois anos e as entrevistas analisadas pelo método de análise de conteúdo. O desejo por vivenciar a parentalidade se apresentou como motivação imperativa no momento da escolha por uma adoção. De modo geral, as motivações para adoção tardia se apresentaram permeadas por mitos que se constituem como crenças, produzindo efeitos impeditivos ou impulsionadores. O altruísmo como motivação para adoção tardia emergiu no presente estudo como um complicador na medida em que prevalece o desejo de ser o salvador e não o de salvar. Destaca-se o trabalho realizado nos Grupos de Apoio à Adoção como fator fundamental na desconstrução de mitos e fantasias dos pretendentes, na conscientização sobre o real perfil das crianças abrigadas e sobre a adoção tardia como possibilidade.

RESUMEN. El presente artículo forma parte de una investigación más amplia sobre el vínculo pariente-hijo en las adopciones tardías. El objetivo de este estudio fue investigar las motivaciones para las adopciones tardías, buscando analizar el rol del trabajo de los Grupos de Apoyo a la Adopción en el momento de la selección del perfil. Se entrevistaron 10 sujetos independientes, 3 hombres y 7 mujeres, que adoptaron niños mayores de dos años y las entrevistas analizadas por el método de análisis de contenido. El deseo de vivir la parentalidad se presentó como motivación imperativa en el momento de optar por una adopción. De modo general, las motivaciones para la adopción tardía se presentaron permeadas por mitos que se constituyen como creencias, produciendo efectos impeditivos o impulsores. El altruismo como motivación para adopción tardía emergió en el presente estudio como un factor que complica, en la medida en que prevalece el deseo de ser el salvador y no el de salvar. Se destaca el trabajo realizado en los Grupos de Apoyo a la Adopción como factor fundamental en la deconstrucción de mitos y fantasías de los pretendientes, generando conciencia sobre el real perfil de los niños albergados y sobre la adopción tardía como posibilidad.

ABSTRACT The present article is part of a broader research on the parent-child bond in late adoptions. This study aimed to investigate the motivations for late adoption, seeking to analyze the role of the work done by the Adoption Support Groups in the moment of choosing the profile. The authors interviewed ten independent subjects, three men and seven women, who adopted children older than two years, and they analyzed the interviews using the content analysis method. The desire to experience parenthood proved to be the imperative motivation in the moment of seeking for an adoption. In general, the motivations for late adoption presented themselves permeated by myths that are established as beliefs, producing impeditive or driving effects. Altruism as motivation for late adoption emerged in the present study as a complicating factor since what prevails is the desire to be the savior and not the desire to save. The authors highlight the work done by the Adoption Support Groups as a fundamental factor in the deconstruction of the myths and fantasies of the applicants, in raising awareness both on the true profile of the sheltered children and late adoption as a possibility.
Descritores: Adoção/psicologia
Criança Adotada/psicologia
-Grupos de Autoajuda
Conscientização
Família/psicologia
Defesa da Criança e do Adolescente/psicologia
Poder Familiar/psicologia
Família de Pais Solteiros
Acolhimento
Relações Familiares/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1135713
Autor: Borges, Camila Aparecida Peres; Scorsolini-Comin, Fabio.
Título: As adoções necessárias no contexto brasileiro: características, desafios e visibilidade / The necessary adoptions in the Brazilian context: characteristics, challenges and visibility / Las adopciones necesarias en el contexto brasileño: características, desafíos y visibilidad
Fonte: Psico USF;25(2):307-320, abr.-jun. 2020. il, tab.
Idioma: pt.
Resumo: As adoções necessárias envolvem casos de crianças com mais de dois anos, com irmãos, com deficiência, adoecimento crônico ou inter-racial. Este estudo teve por objetivo apresentar uma revisão integrativa acerca das adoções necessárias e de como esse tema vem sendo investigado e discutido. A partir de buscas nas bases/bibliotecas LILACS, SciELO, PePSIC e PsycINFO (2009-2018), foram recuperados 35 estudos. A escassa produção internacional pode estar relacionada ao fato de que as adoções necessárias são uma categoria própria da realidade brasileira. A maior parte dos estudos priorizou como necessárias as adoções de crianças maiores de dois anos, com poucos estudos sobre crianças com deficiência, com quadro de adoecimento e com irmãos. Recomenda-se uma maior investigação em relação às adoções inter-raciais, bem como maior conscientização dos pretendentes quanto ao perfil das crianças para adoção nas instituições de acolhimento, o que deve ser acompanhado por maior visibilidade do tema no campo científico. (AU)

The necessary adoptions encompass cases of children over two years of age, with siblings, disabilities, chronic or interracial illness. This study aimed to present an integrative review of the necessary adoptions and how this topic has been investigated and discussed. From a search in the databases LILACS, SciELO, PePSIC and PsycINFO (2019-2018), 35 studies were retrieved. The scarce international production may be related to the fact that the necessary adoptions are a category in the Brazilian reality. Most of the studies prioritised as necessary the adoption of children children over two years of age, with few studies on children with disabilities, sickness and siblings. Further research on interracial adoptions is recommended, as well as greater awareness of the candidates to adopt regarding the profile of children for adoption in host institutions, which should be accompanied by greater visibility of the topic in the scientific field. (AU)

Las adopciones necesarias abarcan casos de niños de más de dos años, con hermanos, con discapacidad, enfermedad crónica o interracial. Este estudio tuvo por objetivo presentar una revisión integradora acerca de las adopciones necesarias y de cómo ese tema viene siendo investigado y discutido. A partir de una búsqueda en las bases LILACS, SciELO, PePSIC y PsycINFO (2009-2018), se recuperaron 35 estudios. La escasa producción internacional puede estar relacionada a que las adopciones necesarias son una categoría propia de la realidad brasileña. La mayoría de los estudios priorizaron como necesarias las adopciones de niños mayores de dos años, con pocos estudios sobre niños con discapacidad, con cuadro de enfermedad y con hermanos. Se recomienda una mayor investigación acerca de las adopciones interraciales, así como una mayor concientización de los candidatos a adoptar en cuanto al perfil de los niños para adopción en las instituciones de acogida, lo que debe ser acompañado por una mayor visibilidad del tema en el campo científico. (AU)
Descritores: Adoção/psicologia
Criança Adotada/psicologia
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1121474
Autor: Muñoz Mera, Ana; Barrios Fernández, Sabina.
Título: Problemas en la integración sensorial en niños huérfanos, institucionalizados y adoptados: una revisión exploratoria / Sensory integration problems in orphaned, institutionalized and adopted children: a scoping review
Fonte: Rev. chil. ter. ocup;19(2):95-104, dic. 2019. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo:conocer el estado actual del conocimiento sobre de problemas en el procesamiento sensorial en niños huérfanos, institucionalizados y adoptados. Metodología:revisión en la base de datos SCOPUS y en el buscador PubMed. Resultados: 12 trabajos que cumplen con los criterios de inclusión-exclusión. De ellos, 7 ilustran los problemas de salud y disfunciones ocupacionales de los niños que residen en instituciones y otros 5, de los niños adoptados. Conclusiones:A la luz de los estudios encontrados, parece ser que los niños institucionalizados, huérfanos y adoptados podrían presentan dificultades relacionadas con problemas en la Integración Sensorial.

Aim: examining the current state of knowledge about the problems in sensory processing in orphaned, institutionalized and adopted children.Methods: a review in the SCOPUS database and in the PubMed search engine was conducted. Results: 12 studies met the inclusion-exclusion criteria. 7 illustrated health problems and occupational dysfunctions of children residing in institutions. The other 5 examined problems in adopted children. Conclusions: to our best knowledge, institutionalized, orphaned and adopted children should present problems related to sensory integration.
Descritores: Criança Institucionalizada
Organizações
Crianças Órfãs
Criança Adotada
Integração Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1090298
Autor: Fernández-Daza, Martha Patricia.
Título: Reporte de padres, profesores y cuidadores sobre problemas de comportamiento externalizado de niños y adolescentes en acogimiento residencial versus niños que viven con sus familias / Parent, teacher, and caregiver reports on outsourced behavior problems of children and adolescents in residential care versus children living with their families
Fonte: Estud. Psicol. (Campinas, Online);37:e190019, 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: Los comportamientos externalizados en niños y adolescentes en acogimiento residencial se presentan con regularidad, convirtiéndose en predictores de conductas delictivas, dinámicas relacionales disfuncionales, consumo de sustancias, entre otros. El objetivo general del presente estudio fue identificar y comparar problemas de comportamiento externalizado de niños y adolescentes en acogimiento residencial y con sus familias, reportados por padres, profesores y cuidadores. La muestra estuvo conformada por 222 adolescentes y preadolescentes entre los 11 y 16 años del Distrito Federal de Caracas y del Estado Miranda-Venezuela. El instrumento utilizado fue el Cuestionario sobre el Comportamiento de Niños y Niñas de 6-18 años. No se encontraron diferencias estadísticamente significativas entre los grupos. Sin embargo, la puntuación en ruptura de normas es más alta en el grupo que vive en acogimiento residencial, contrario a la del grupo control cuya puntuación más alta fue en conducta agresiva. Los hallazgos permiten entrever que, aunque en los reportes de padres, profesores y cuidadores no se encontraron diferencias entre los grupos en relación con el comportamiento externalizado, los puntajes altos pueden concebirse como conductas en riesgo ante las cuales hay que actuar con cautela y hacer seguimiento.

Externalized behaviors in children and adolescents in residential care are regularly presented and taken as predictors of criminal behavior, dysfunctional relational dynamics, substance use, among others. The general objective of this study was to identify and compare problems of externalized behavior of children and adolescents in residential care and living with their families as reported by parents, teachers, and caregivers. The sample consisted of 222 adolescents and preadolescents between 11 and 16 of the Caracas Federal District and Miranda State, in Venezuela. The instrument used was the Child Behavior Check-List. No statistically-significant differences were found between the groups. However, the breaking score is higher for the group that lives in residential care; contrary to the control group, whose highest score was in aggressive behavior. The findings allow to see that, although in the reports of parents, teachers, and caregivers no differences were found between the groups in relation to their externalized behavior, the high scores can be conceived as risky behaviors before which one must act with caution and follow up.
Descritores: Comportamento Infantil
Criança Institucionalizada
Criança Adotada
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-955237
Autor: Fonsêca, Patrícia Nunes da; Palitot, Rosicleia Moreira; Machado, Mayara de Oliveira Silva; Santos, Jérssia Laís Fonseca dos; Souza Filho, José Farias de.
Título: Percepção parental acerca do filho adotado: uma análise psicoeducacional / Parental perception about the adotive son: a psychoeducational analysis
Fonte: Pensando fam;22(1):131-145, jan.-jun. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo objetivou analisar as percepções dos pais acerca do filho adotado. Participaram 20 pais adotivos da cidade de João Pessoa (PB), sendo a maioria do sexo feminino (65%) e casados (85%). Para coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Empregou-se o SPSS (versão 21) para realizar as estatísticas descritivas e o software IRAMUTEQ (versão 0.7 alpha 2) para processar o conteúdo das entrevistas. Os resultados revelaram que os filhos adotados apresentam bom relacionamento com colegas, professores e familiares, demonstram sentimentos positivos para com os membros da nova família e exibem um desempenho escolar compatível com sua idade. Conclui-se que deve haver uma maior divulgação midiática das experiências positivas da adoção, especialmente a partir do relato dos pais, para que se construam novas representações sobre a criança adotada.(AU)

This study aimed to analyze the parents' perceptions about the adopted child. Twenty adoptive parents from the city of Joao Pessoa (PB) participated, being the majority female (65%) and married (85%). A sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview were used to collect data. SPSS (version 21) was used to perform the descriptive statistics and the IRAMUTEQ software (version 0.7 alpha 2) to process the content of the interviews. The results showed that adopted children have good relationships with friends, teachers and family members, show positive feelings with the members of the new family, and exhibit school performance consistent with their age. It is concluded that there should be greater media coverage of the positive experiences of adoption, especially from the parents' report, to build new representations about the adopted child.(AU)
Descritores: Adoção/psicologia
Família
Desenvolvimento Infantil
Criança Adotada/psicologia
-Epidemiologia Descritiva
Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1002746
Autor: Correia, Paula Marianne Cararo; Silva, Vanessa da; Glidden, Rosina Forteski.
Título: Aspectos relacionados à adoção na percepção de acadêmicos de psicologia / Psychology academics' perception of aspects related to adoption
Fonte: Pensando fam;22(2):137-153, jul.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A adoção constitui-se em um modo de devolver à criança ou ao adolescente a oportunidade de se desenvolver em um ambiente de convivência familiar. Foi objetivo deste artigo investigar aspectos relacionados à adoção na percepção de acadêmicos de Psicologia. Participaram 47 acadêmicos do curso de Psicologia de uma faculdade do norte de Santa Catarina, com idade média de 27,35 anos. Foi utilizado um questionário semiestruturado para coleta de dados e feita a análise semântica das respostas qualitativas e geradas medidas descritivas e o teste t de Student para as variáveis quantitativas. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes, caso pretendesse à adoção, não teria perfil preestabelecido em relação ao adotado. Os participantes também associaram adoção, em primeiro lugar, à oportunidade de dar amor ao adotado e, em relação aos níveis de concordância com mitos e preconceitos, não se observou diferença estatística entre os alunos iniciantes e concluintes.(AU)

Adoption is a way of giving back to the child or adolescent the opportunity to develop in a family interaction environment. This research aimed to investigate psychology students' perception of aspects related to adoption. The sample was composed of 47 Psychology students, with an average age of 27.35 years, from a northern Santa Catarina college. A semi-structured questionnaire was used for data collection. The data analysis was done through semantic analysis of qualitative responses, while descriptive measures and the Student's t test were generated for quantitative variables. The results indicated that most of the participants, if they intended to adopt, would not have a pre-established profile in relation to the adopted child. The participants also associated adoption, in first place, as an opportunity to give love to the adoptee. In relation to the levels of agreement regarding myths and prejudices, no statistical difference was observed between first semester students and graduates.(AU)
Descritores: Adoção/psicologia
Família/psicologia
Poder Familiar/psicologia
Criança Adotada/psicologia
-Epidemiologia Descritiva
Coleta de Dados/instrumentação
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1002739
Autor: Fiuza, William Macedo; Lhullier, Cristina.
Título: Possíveis aplicações da técnica de role-play no atendimento a famílias adotantes / Applications of role-play technique in adoptive families counseling
Fonte: Pensando fam;22(2):20-36, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Famílias adotantes estão em evidência nos contextos midiático e científico, havendo necessidade de atenção da psicologia para estes sujeitos. A terapia cognitivo-comportamental pode ser aplicada em diferentes situações, sendo uma abordagem de intervenção possível nas demandas dessas famílias. Utiliza-se de um conjunto de técnicas de intervenção diversificado, entre elas, a técnica de role-play, que consiste na dramatização de situações do cotidiano com fins terapêuticos. O objetivo deste estudo foi descrever as possíveis aplicações da técnica de role-play no atendimento a famílias adotantes. Optou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva de caráter bibliográfico. Os dados coletados foram registrados em fichas de catalogação e analisados por meio da síntese integradora. Constatou-se a possibilidade do uso da técnica de role-play em diferentes momentos do processo de adoção, auxiliando na construção e aprendizagem de estratégias adaptativas no enfrentamento das demandas de pais, filhos e profissionais. Sugerem-se novos estudos, explorando possibilidades dessa técnica.(AU)

Adoptive families are in evidence in the media and scientific contexts, requiring psychologist's attention. Cognitive behavioral therapy can be applied in different situations, being utilized as a support to the adoptive families. Among its diversified intervention techniques, is the role-play, which consists in the dramatization of daily situations with therapeutic purposes. The aim of this study was to describe possible applications of the role-play technique with adoptive families. It was designed as a bibliographic descriptive exploratory qualitative research. The data were registered in cataloging sheets and analyzed through integrative synthesis The possibility of using the role-play technique in different moments of the adoption process was verified, assisting in the construction and learning of adaptive coping strategies of parents, children and professionals. Further studies are suggested, exploring possibilities of this technique.(AU)
Descritores: Terapia Cognitivo-Comportamental/métodos
Criança Adotada
-Família
Epidemiologia Descritiva
Terapia Familiar
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-990271
Autor: Machado, Rebeca Nonato; Féres-Carneiro, Terezinha; Magalhães, Andrea; Mello, Renata.
Título: O mito de origem em famílias adotivas / Le mythe d'origine dans les familles adoptives / El mito de origen en familias adoptivas / The myth of origin in adoptive families
Fonte: Psicol. USP;30:e160102, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O presente estudo é parte de uma ampla investigação sobre a vivência de pais adotivos em relação à parentalidade e à filiação no período da adolescência de seus filhos adotivos. Realizamos uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas com 10 sujeitos, de classes média e alta da população do Estado do Rio de Janeiro, utilizando o método análise de conteúdo. Procuramos compreender, especificamente neste trabalho, questões referentes ao mito de origem, às narrativas construídas acerca da origem do vínculo de parentesco por adoção e às reatualizações dessas temáticas. Os dados obtidos mostraram que questões referentes ao mito permearam a curiosidade infantil sobre a origem e o desenvolvimento da sexualidade. A sensibilidade dos pais em reconhecer os questionamentos dos filhos apresentou-se como um fator promotor de saúde emocional familiar. Observamos a necessidade de elaboração da dupla filiação, tanto por pais quanto por filhos adotivos, a qual promove particularidades nos destinos sublimatórios.

Résumé Cette étude fait partie d'une large recherche plus sur l'expérience des parents adoptifs en matière de parentalité et de filiation dans la période de l'adolescence de leurs fils adoptés. Nous avons mené une étude sur le terrain, basée sur des entretiens semi-structurés avec 10 sujets de classes moyennes et supérieures de la population de l'État de Rio de Janeiro, et ces entretiens ont été analysés par la méthode d'analyse de contenu. Nous avons essayé d'analyser, en particulier dans ce travail, les questions relatives au mythe d'origine, les récits construits sur l'origine du lien familial par l'adoption et le réactualisations de ces thèmes. Les données obtenues ont montré que les questions liées au mythe a imprégné la curiosité des enfants sur l'origine et le développement de la sexualité. La sensibilité des parents à reconnaître les questions des enfants présentées comme un facteur de promotion de la santé émotionnelle de la famille. Nous avons remarqué la nécessité d'élaboration de la double filiation, aussi bien pour les parents que pour les enfants adoptés, ce qui engendre des particularités dans les destins sublimatoires.

Resumen El presente estudio es parte de una amplia investigación sobre la vivencia de padres adoptivos en relación a la parentalidad y a la filiación en el periodo de la adolescencia de sus hijos adoptivos. Realizamos una investigación cualitativa basada en entrevistas semiestructuradas con 10 sujetos, de clases media y alta de la población del Estado de Rio de Janeiro, y las entrevistas fueron analizados mediante el método de análisis de contenido. Buscamos analizar específicamente en este trabajo las cuestiones referentes al mito de origen, a las narrativas construidas acerca del origen del vínculo de parentesco por adopción y también las reactualizaciones de estas temáticas. Los datos obtenidos mostraron que las preguntas relacionadas con el mito impregnaban la curiosidad de los niños sobre el origen y desarrollo de la sexualidad. La sensibilidad de los padres para reconocer las preguntas de los niños se presenta como un factor de promoción de la salud emocional de la familia. Observamos la necesidad de elaboración de la doble filiación, tanto por los hijos como por los padres, con desdoblamientos en los destinos sublimatorios.

Abstract This study is part of an extensive research on the experience of adoptive parents with regard to parenting and filiation in the adolescence of their adopted children. This qualitative study was conducted based on semi-structured interviews with 10 subjects from the middle and upper classes of the population from the state of Rio de Janeiro, using the method content analysis. This study focuses on issues related to the myth of origin, to the narratives constructed about the origin of adoptive kinship ties, and to the reinterpretation of these subjects. The data acquired showed that questions concerning the myth of origin permeated the children's curiosity on the origin and development of sexuality. The parents' sensibility in recognizing their children's questions was a promoting factor for family emotional health. There is a need to elaborate double filiation, both by parents and adoptive children, which creates some particularities in sublimatory destinations.
Descritores: Poder Familiar
Criança Adotada/psicologia
Apego ao Objeto
-Psicanálise
Afeto
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-896956
Autor: Araujo, Ivy Campista Campanha de; Nascimento, Danielly Bart do; Nascimento, Célia Regina Rangel.
Título: Desafios éticos e metodológicos em pesquisa com famílias e crianças no contexto da adoção / Ethical and methodological challenges present in the study with families and children in the adoptive context / Los desafíos éticos y metodológicos en el estudio de las familias y los niños en el contexto de la adopción
Fonte: Rev. SPAGESP;18(2):58-73, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Esse estudo buscou analisar os desafios éticos e metodológicos presentes no estudo com famílias e crianças no contexto da adoção, tendo por referência a Resolução nº 510 de 2016. Discutem-se as modificações na adoção no Brasil ao longo do tempo, a valorização da perspectiva das crianças nas pesquisas e considera-se os cuidados na abordagem da família e da criança adotiva no início da pesquisa e ao longo da coleta de dados, ilustrando procedimentos éticos e metodológicos com um estudo de caso. Considera-se que a postura ética e a adequação metodológica possibilitam o estabelecimento da confiança necessária entre pesquisador e participantes, para que a convivência familiar seja revelada e as dificuldades e alegrias do processo adotivo sejam conhecidas, o que pode subsidiar intervenções psicossociais eficazes na busca do bem-estar das famílias adotantes.

This study aims to analyze the ethical and methodological challenges present in the study of families and children in the adoptive context based on the Resolution n. 510, from 2016. It discusses the historical changes to the process of adoption in Brazil and the value of the children’s perspective in research. It considers the subject of care in approaching the adoptive family and children when presenting a research and along the data collection by illustrating ethical and methodological procedures using a case study. It is suggested that an ethical stance and methodological adequacy allows the establishment of the necessary trust between researcher and participants in order to reveal the family relationship, and the difficulties and joys of the adoptive process, which can subsidize effective psychosocial interventions in search of the well-being of adoptive families.

Este estudio tiene como objetivo analizar los desafíos éticos y metodológicos en el estudio de las familias y los niños en el contexto de la adopción con referencia a la Resolución 510 de 2016. Se discuten las modificaciones en la adopción en Brasil a lo largo del tiempo, la valorización de la perspectiva de los niños en las encuestas y se considera los cuidados en el abordaje de la familia y del niño adoptivo al inicio de la investigación y a lo largo de la recolección de datos, ilustrando procedimientos éticos y metodológicos con un estudio de caso. Se considera que la postura ética y la adecuación metodología posibilita el establecimiento de la confianza necesaria entre el investigador y los participantes, para que la relación familiar sea revelada y las dificultades y alegrías del proceso adoptivo sean conocidos, lo que puede subsidiar intervenciones psicosocial eficaces en la búsqueda del bienestar de las familias que adoptan.
Descritores: Adoção
Criança Adotada
Ética em Pesquisa
Família
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central



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