Base de dados : LILACS
Pesquisa : M01.150.200 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 451 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 46 ir para página                         

  1 / 451 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1102446
Autor: Calheiros, Maria Natalia Santos; Conti, Luciane De.
Título: As significações acerca da imagem corporal por crianças amputadas / Significations of body image by amputated children / Los significados sobre la imagen corporal de los niños amputados
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(4):635-645, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: A imagem corporal é importante na consciência de si, relacionando-se com a experiência existencial de cada um, podendo ser alterada por fatores como a amputação. Assim, as narrativas permitem organizar esta experiência, atribuindo-lhe um significado. O objetivo deste estudo foi investigar as significações construídas por crianças amputadas acerca de sua imagem corporal. Para tanto, foram realizados quatro momentos, gravados e transcritos, com três crianças com amputações adquiridas e uma congênita. As narrativas que remetiam à imagem corporal foram submetidas à análise da enunciação. Nos resultados, o olhar do outro foi a principal forma de preconceito, elegendo-se como uma das dificuldades impostas pela amputação. Porém, crianças com amputação adquirida e congênita diferenciaram-se quanto à significação da prótese e à possível aceitação/negação da amputação. Esses resultados demonstram que a significação sobre a imagem corporal é construída de forma singular e estar sensível a estas particularidades pode auxiliar o profissional em sua prática.

Body image is important in the awareness of the self, relating to the existential experience of each person, and can be altered by factors such as amputation. Discussing and giving a signification to experiences people live can help them organize their body images. The aim of this study was to investigate the significations attributed by amputated children about their body image. In order to achieve this goal, four interviews were organized with three children with congenital or acquired amputations. These interviews were recorded and transcribed, and the narratives that referred to body image were subjected to enunciation analysis. In the results, children mentioned that the discomfort caused by people's reactions when looking at them could be considered as one of the biggest difficulties imposed by amputation. However, children with acquired and congenital amputation differed as to the signification attributed to the prosthesis and the possible acceptance/denial of the amputation. These results demonstrate that the signification of body image is constructed in a unique way and being sensitive to these peculiarities can help professionals in their practice.

La imagen corporal es importante en la conciencia de sí mismo, en relación con la experiencia existencial de cada uno, puede ser alterado por factores tales como la amputación. Por lo tanto, las narrativas permiten organizar esta experiencia, dándole un significado. El objetivo de este estudio fue investigar los significados construidos por los niños amputados por su imagen corporal. Se realizaron cuatro veces, grabadas y transcritas con tres niños con amputaciones adquiridas y congénitas. Se analizaron los relatos que hacían referencia a la imagen corporal de la enunciación. En los resultados, la mirada de la otra era la principal forma de prejuicio, fue elegido como una de las dificultades impuestas por la amputación. Sin embargo, los niños con amputación congénita y adquirida difieren sobre el significado de la prótesis y posible aceptación / denegación de la amputación. Estos resultados demuestran que la importancia de la imagen corporal se construye de una manera única y ser sensible a estas características pueden ayudar a los profesionales en su práctica.
Descritores: Imagem Corporal/psicologia
Crianças com Deficiência/psicologia
Amputados/psicologia
-Preconceito/psicologia
Rejeição em Psicologia
Transtornos das Habilidades Motoras/psicologia
Emoções
Marginalização Social/psicologia
Amputação/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  2 / 451 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-845142
Autor: Osorio Murillo, Olga; Parra González, Lina Marcela; Henao Castaño, Ángela María; Fajardo Ramos, Elizabeth.
Título: Hábitos alimentarios, actividad física y estado nutricional en escolares en situación de discapacidad visual y auditiva / Dietary habits, physical activity and nutritional state of school children with visual and hearing impairment
Fonte: Rev. cuba. salud pública;43(2), abr.-jun. 2017. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Identificar hábitos alimentarios, actividad física y estado nutricional de escolares con discapacidad visual y auditiva. Métodos: Estudio descriptivo de corte transversal realizado en niños del Instituto de Ciegos y Sordos de Cali. La muestra se seleccionó por muestreo intencional. Participaron 113 escolares, 34 con discapacidad visual y 79 con discapacidad auditiva. Los instrumentos: cuestionario de Frecuencia de Ingesta Alimentaria, entrevista de hábitos alimentarios, cuestionario de actividad física y medidas antropométricas. Resultados: Edad promedio 6,4 años (DE ± 2,6). Los menores consumen a diario: arroz blanco (87 por ciento), verduras cocidas (22 por ciento), ensaladas (42 por ciento), leguminosas (19 por ciento), frutas (65 por ciento), huevo (59 por ciento), pollo (49 por ciento), pescado (7 por ciento), leche entera (70 por ciento) y gaseosas (10 por ciento). El 15 por ciento de los menores come solo, el 26,6 por ciento es obligado a comer y el 30,9 por ciento se salta comida. El 88 por ciento de los niños realiza actividad física. El 22 por ciento presentó desnutrición global (peso/edad), el 20,3 por ciento retardo del crecimiento (talla/edad), el 37,1 por ciento sobrepeso y obesidad (IMC/edad). Los niños con discapacidad visual tuvieron mayor porcentaje de desnutrición y retardo del crecimiento, también mostraron mayores porcentajes de sobrepeso y obesidad, comparados con los de discapacidad auditiva, que tenían estado nutricional normal (diferencias estadísticamente significativas, p< 0,000). Conclusiones: Los niños con discapacidad visual registran desnutrición leve y riesgo de sobrepeso y obesidad. La mayoría de los menores realiza actividad física de forma regular(AU)

Objective: To identify dietary habits, physical activity and nutritional state of schoolchildren with visual and hearing impairment Methods: Descriptive cross-sectional study conducted in children from the Institute of Blind and Deaf People in Cali, Colombia. The sample was selected by intentional sampling. The participants were 113 students, 34 visually impaired and 79 hearing impaired. The evaluation instruments were frequency of food consumption questionnaire, interview on dietary habits, physical activity questionnaire and anthropometric measurements. Results: Average age of 6.4 years (SD ± 2.6). The daily food consumption of children consisted of white rice (87 percent), cooked vegetables (22 percent), salads (42 percent), legumes (19 percent), fruits (65 percent), eggs (59 percent), chicken (49 percent), fish (7 percent), whole milk (70 percent) and soft drinks (10 percent). Fifteen percent of children can feed by themselves, 26.6 percent are forced to eat and 30.9 percent skip some meal. Eighty eight percent of children are physically active, 22 percent had global malnutrition (weight/age), 20.3 percent growth retardation (height/age) and 37.1 percent overweight and obesity (BMI/age). Visually impaired children showed higher percentages of malnutrition and growth retardation and also higher percentages of overweight and obesity than those with hearing disabilities, who had normal nutritional status (statistically significant difference, p< 0.000. Conclusions: Children with visual impairment show mild malnutrition and risk of obesity and overweight. Most of children do regular physical activity(AU)
Descritores: Crianças com Deficiência
Comportamento Alimentar
Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva/métodos
Educação de Pessoas com Deficiência Visual/métodos
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Colômbia
Limites: Pré-Escolar
Criança
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  3 / 451 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Marcon, Sônia Silva
Texto completo
Id: biblio-1149517
Autor: Lino, Iven Giovanna Trindade; Teston, Elen Ferraz; Marcon, Sonia Silva; Andrade, Sonia Maria Oliveira de; Marques, Fernanda Ribeiro Baptista; Nass, Evelin MatildeArcain; Reis, Pamela dos; Marcheti, Maria Angélica.
Título: Desafios para o cuidado às famílias de crianças com deficiência na atenção primária à saúde / Desafíos para el cuidado de familias de niños con discapacidad en la atención primaria de salud / Challenges for the care of families of children with disabilities in primary health care
Fonte: REME rev. min. enferm;24:e1340, fev.2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: conhecer as ações de cuidado realizadas pelos profissionais da Atenção Primária às famílias de crianças com deficiência. Método: estudo qualitativo, fundamentado no referencial filosófico do Cuidado Centrado no Paciente e na Família, realizado em um dos seis distritos de saúde de uma capital do Centro-Oeste brasileiro. Foram informantes 41 profissionais de saúde que atuavam nas equipes da Estratégia Saúde da Família, vinculadas às Unidades Básicas, que possuíam crianças com deficiência residentes em sua área de abrangência. Os dados foram coletados no período de junho a agosto de 2018, mediante entrevistas semiestruturadas, áudio-gravadas, e submetidas à Análise de Conteúdo. Resultados: a atenção à saúde é centrada nos aspectos clínicos da deficiência da criança, não inclui a família nos cuidados e nem reconhece suas demandas, crenças, autonomia ou necessidades relacionadas aos cuidados. A assistência é realizada a partir da demanda espontânea, se restringe às visitas domiciliares, dispensa de materiais e medicamentos e encaminhamentos para especialidades relacionadas à deficiência. Suas ações não são sistematizadas, nem as crianças acompanhadas longitudinalmente ou suas famílias incluídas/consideradas na assistência/cuidados. Considerações finais: os profissionais de saúde atuantes neste cenário necessitam de capacitação específica para que a assistência prestada às famílias de crianças com deficiência seja focada na integralidade do cuidado e nas necessidades da criança e de sua família, reconhecendo suas potencialidades, e a importância de sua autonomia e participação no cuidado.

RESUMEN Objetivo: conocer las acciones que realizan los profesionales de Atención Primariapara cuidar a las familias de niños con discapacidad. Método: estudio cualitativo en base al marco filosófico de atención centrada en el paciente y en la familia, realizado en uno de los seis distritos de salud de una capital de la región centrooeste de Brasil. Participaron 41 profesionales sanitarios que trabajaban en los equipos de la estrategia Salud de la Familia vinculados a las unidades básicas y que atendían a niños con discapacidad residentes en su área de alcance. Los datos se recogieron entre junio y agosto de 2018, a través de entrevistas semiestructuradas, grabadas en audio y sometidas a análisis de contenido. Resultados: la atención de la salud se centra en los aspectos clínicos de la discapacidad del niño, no incluye a la familia ni reconoce sus demandas, creencias, autonomía o necesidades relacionadas con el cuidado. La atención se basa en la demanda espontánea, se limita a las visitas domiciliarias, entrega de materiales y medicamentos y derivaciones a especialidades relacionadas con la discapacidad. No se sistematizan sus acciones, ni se hace seguimiento longitudinal a los niños, ni se incluye o considera a sus familias en la atención o cuidado. Conclusión: losprofesionales de la salud que trabajan en este escenario deben estar capacitados para que la atención brindada a las familias de niños con discapacidad se enfoque en la integralidad del cuidado y en las necesidades del niño y su familia, que se reconozcan sus potencialidades y la importancia de su autonomía y participación en dichos cuidados.

ABSTRACT Objective: to know the care actions carried out by Primary Care professionals to the families of children with disabilities. Method: qualitative study, based on the philosophical framework of Patient and Family Centered-Care, carried out in one of the six health districts of a capital of the Brazilian Midwest. Informants were 41 health professionals who worked in the Family Health Strategy teams, linked to the Basic Health Units, which had children with disabilities living in their area of coverage. Data were collected from June to August 2018, through semi-structured, audio-recorded interviews, and submitted to Content Analysis. Results: health care is centered on the clinical aspects of the child's disability, does not include the family in care, nor does it recognize their demands, beliefs, autonomy or needs related to care. Assistance is provided based on spontaneous demand, is restricted to home visits, dispensing with materials and medicines and referrals to specialties related to disability. Their actions are not systematized, nor are children followed longitudinally or their families included/considered in assistance/care. Final considerations: health professionals working in this scenario need specific training so that the assistance provided to families of children with disabilities is focused on the integrality of care and the needs of the child and his family, recognizing their potential, and the importance of their autonomy and participation in care.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Saúde da Criança
Crianças com Deficiência
Estratégia Saúde da Família
Enfermagem de Atenção Primária
-Integralidade em Saúde
Visita Domiciliar
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


  4 / 451 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Motta, Maria da Graça Corso da
Texto completo
Id: biblio-1135785
Autor: Freitag, Vera Lucia; Milbrath, Viviane Marten; Motta, Maria da Graça Corso da.
Título: Tornar-se mãe de uma criança com paralisia cerebral: sentimentos vivenciados / Conviértete en madre de un niño con parálisis cerebral: sentimientos experimentados / Becoming the mother of a child with cerebral palsy: feelings experienced
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e41608, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: compreender a vivência da mulher ao tornar-se mãe de uma criança com necessidades especiais decorrentes da paralisia cerebral. Metodologia: estudo qualitativo, fenomenológico/hermenêutico, realizado em um município ao norte do Rio Grande do Sul/Brasil, com dez mães/cuidadoras de crianças/adolescentes com paralisia cerebral, entre abril a junho/2015. Para a coleta de informações utilizou-se a entrevista fenomenológica. A interpretação compreendeu abordagem hermenêutica. Resultados: a mãe, ao receber o diagnóstico de paralisia cerebral, ocorre uma reorganização do seu modo de ser-no-mundo para se adaptar à nova situação existencial. E, a partir desse momento, inicia um viver em função do cuidado do filho. Conclusões: o estudo traz a possibilidade de reflexão para os profissionais de saúde a fim de compreender todo o processo vivenciado pela mãe, auxiliando-a nesta nova situação existencial, compreendendo-a nas fases que compõem o processo de adaptação à condição de mãe de uma criança com paralisia cerebral.

RESUMEN Objetivo: comprender la vivencia de la mujer al convertirse en madre de un niño con necesidades especiales derivadas de la parálisis cerebral. Metodología: estudio cualitativo, fenomenológico hermenéutico, realizado en un municipio al norte del estado Rio Grande do Sul, Brasil, con diez madres cuidadoras de niños adolescentes con parálisis cerebral, entre los meses de abril a junio del 2015. Para la recolección de informaciones se utilizó la entrevista fenomenológica. La interpretación comprendió el enfoque hermenéutico. Resultados: la madre al recibir el diagnóstico de parálisis cerebral pasa por una reorganización de su habitual modo de ser en el mundo para adaptarse a la nueva situación existencial. A partir de ese momento, pasa a vivir en función del cuidado del hijo. Conclusiones: este estudio da la posibilidad de reflexión para profesionales de la salud a fin de comprender todo el proceso vivido por la madre, ayudándola en esta nueva situación existencial, comprendida en cada una de las fases que componen el proceso de adaptación a la vida en condición de madre de un niño con parálisis cerebral.

ABSTRACT Objective: to understand the woman's experience of becoming a mother of a child with special needs from cerebral palsy. Methodology: this was a qualitative, phenomenological hermeneutic study carried out in a municipality in the north of the State of Rio Grande do Sul, Brazil, with ten mothers who were caring for children/adolescent with cerebral palsy between April and June 2015. Phenomenological interviews were used to collect information. The interpretation included the hermeneutic approach. Results: the mother upon receiving the diagnosis of cerebral palsy goes through a reorganization of her habitual way of being-in-the-world to adapt herself to the new existential situation. From that moment on, she started to live according to the child's care. Conclusions: This study provides the possibility of reflection for health professionals in order to understand the whole process experienced by the mother, helping her in this new existential situation, understanding her in the phases that make up the process of adaptation to the condition of being the mother of a child with cerebral palsy.
Descritores: Paralisia Cerebral/psicologia
Crianças com Deficiência/psicologia
Relações Mãe-Filho/psicologia
-Choque/psicologia
Luto
Cuidadores/psicologia
Diagnóstico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  5 / 451 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-891659
Autor: Tavares, Tatiana Silva; Duarte, Elysângela Dittz; Sena, Roseni Rosângela de.
Título: Direitos sociais das crianças com condições crônicas: análise crítica das políticas públicas brasileiras / Social rights of children with chronic conditions: a critical analysis of brazilian public policies
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;21(4):e20160382, 2017. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia; . Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais.
Resumo: Objetivo: Analisar as políticas públicas brasileiras atuais que asseguram os direitos sociais das crianças com condições crônicas, nas áreas da saúde, assistência social e educação. Método: Pesquisa documental de legislações que configuram políticas relacionadas à atenção às crianças com doença crônica e pessoas com deficiência nos âmbitos dos direitos humanos, saúde, assistência social e educação. Foi realizada análise crítica do discurso de três legislações selecionadas. Resultados: As crianças com condições crônicas são contempladas nas legislações pela representação de crianças com doenças crônicas ou com deficiências. Verificam-se discursos do modelo social da deficiência, da criança e da pessoa com deficiência como sujeitos de direitos, da responsabilidade do estado na garantia de direitos sociais e da corresponsabilidade da família. Evidenciaram-se discursos associadas à ideologia de direitos humanos em conflito com a ideologia de normalização. Conclusão: As ações definidas para esse grupo são incipientes e com indícios de restrição de financiamento, revelando lutas ideológicas.

Objective: To analyze the current Brazilian public policies that guarantees the social rights of children with chronic conditions, in the areas of health, social assistance and education. Method: Documentary research of laws that shape policies related to the attention to children with chronic illness and people with disabilities in the areas of human rights, health, social assistance and education. A critical analysis of the discourse of three selected legislations was carried out. Results: Children with chronic conditions are covered by legislation for the representation of children with chronic diseases or disabilities. There are discourses of the social model of disability, of children and people with disabilities as subjects of rights, of the state's responsibility in relation to the guarantee of social rights and the co-responsibility of the family. Discourses associated with the ideology of human rights in conflict with the ideology of normalization were evidenced. Conclusion: The actions defined for this group are incipient and with signs of restricting financing, revealing ideological struggles.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Defesa da Criança e do Adolescente
Saúde da Criança
Doença Crônica/enfermagem
Crianças com Deficiência
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


  6 / 451 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1147621
Autor: Ramos Guerrero, Lizeth Aracely; Otero Larnia, Maria Antonella; Casas-Apayco, Leslie; Cuadros Bobadilla, Cynthia Marleny.
Título: Eficacia de la musicoterapia para reducir la ansiedad dental en niños con discapacidad / Eficacia da musicoterapia para redução da ansiedade dental em crianças com discapacidades / Effectiveness of Music Therapy in reducing dental anxiety in children with disabilities
Fonte: Rev. odontopediatr. latinoam;11(1):220160, 2021. tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Evaluar la eficacia de la musicoterapia para la reducción de la ansiedad dental en niños entre 5 a 12 años con discapacidad durante la atención odontológica. Materiales y métodos: Estudio cuasi experimental. Se evaluaron 40 pacientes, divididos aleatoriamente en 2 grupos: grupo de expuestos y no expuestos a musicoterapia. El nivel de ansiedad fue registrado por la escala de imagen facial antes y después de la atención clínica, el comportamiento durante la atención a través de la escala de Frankl y el nivel de ansiedad de los padres a través de la escala modificada de Corah. Se registraron las funciones vitales de ambos grupos antes y después de dicha atención. El análisis de los datos se realizó análisis descriptivo (media ± desviación estándar) y análisis inferencial: Test de T-Student y Chi cuadrado (p<0,05). Resultados: Se encontró que la presión arterial inicial/ final en el grupo expuesto fue (Sístole: 108.75 ± 8.56/ 95.50 ± 6.86, Diástole: 67.75 ± 7.15 / 57.75 ± 6.38), y en el grupo no expuesto (Sístole: 101.75 ± 8.77/ 110.15 ± 13.31, Diástole: 59.20 ± 6.08) respectivamente, y la frecuencia cardiaca inicial/final en el grupo expuesto (72.30 ± 7.18 / 63.95 ± 6.12); y en el grupo no expuesto (66.50 ± 9.88 / 73.90 ± 11.46). Se encontraron diferencias estadísticamente significativas en los valores de la presión arterial (sístole, p<0,001 y diástole, p=0,007) y frecuencia cardiaca final (p=0,001), así como una reducción de los niveles de ansiedad final en el grupo expuesto a musicoterapia (p=0,001).

Objetivo:Avaliar a eficacia da musicoterapia para redução da ansiedade dental em crianças com discapacidades entre 5 a 12 anos durante o atendimento odontológico. Materiais e métodos: Estudo quase experimental. Avaliou-se 40 pacientes divididos aleatoriamente em dois grupos: grupos de expostos e não expostos a musicoterapia. O nível de ansiedade foi registrado pela escala de imagem facial antes e durante o atendimento odontológico, o comportamento durante o atendimento foi através da escala de Frankl e o nível de ansiedade dos padres através da escala modificada de Corah. As funções vitais foram registradas antes e depois do atendimento. O análises de dados foi realizado através análises descritivas (média ± ds) e análises inferenciais: Teste de T-Student e Chi Quadrado (p<0,05). Resultados: A pressão arterial inicial/final no grupo exposto foi (Sístole: 108.75 ± 8.56/95.50 ± 6.86, Diástole: 67.75 ± 7.15/ 57.75 ± 6.38), e no grupo não exposto (Sístole: 101.75 ± 8.77/110.15 ± 13.31, Diástole: 59.20 ± 6.08) respetivamente, e a frequência cardíaca inicial/final no grupo exposto (72.30 ± 7.18/ 63.95 ± 6.12); e no grupo não exposto (66.50 ± 9.88 / 73.90 ± 11.46). Se encontraram diferenças estatisticamente significativas nos valores da pressão arterial (sístole, p=0,000 e diástole, p=0,007) e frequência cardíaca final (p= 0,001), assim como na redução dos níveis de ansiedade final no grupo exposto à musicoterapia (p=0,001). Conclusão: O uso da musicoterapia diminuiu significativamente os níveis da ansiedade durante o atendimento odontológico nos pacientes com discapacidades

Objective: To evaluate the effectiveness of music therapy in reducing dental anxiety in children with disabilities between 5 and 12 years old during dental care. Materials and methods: Quasi-experimental study. 40 patients were evaluated, randomly divided into 2 groups: a group exposed to music therapy and a group not exposed to it. The levels of anxiety were registered using the Facial Image Scale before and after the dental care, the behaviour during dental care using the Frank Scale and the level of anxiety of the parents using the Modified Corah Scale. The vital functions of both groups were registered before and after the dental care. The data analysis was performed using descriptive analysis (media ± standard deviation) and inferential analysis: T- Student test and Chi square (p<0,05). Results: It was found that the initial/final blood pressure in the exposed group was (Systole: 108.75 ± 8.56/ 95.50 ± 6.86, Diastole: 67.75 ± 7.15/ 57.75 ± 6.38), and in the unexposed group (Systole: 101.75 ± 8.77/ 110.15 ± 13.31, Diastole: 59.20 ± 6.08), and the initial/final heart rate in the exposed group was (72.30 ± 7.18/ 63.95 ± 6.12); and in the unexposed group (66.50 ± 9.88/ 73.90 ± 11.46). Statistically significant differences were found in the values of blood pressure (systole, p=0,000 y diastole, p=0,007) and heart rate (p= 0,001), as well as a reduction in the levels of anxiety in the exposed group to music therapy (p=0,001). Conclusion: The use of Music therapy significantly reduces levels of anxiety during dental care in patients with disabilities.
Descritores: Ansiedade ao Tratamento Odontológico
Crianças com Deficiência
Musicoterapia
-Ansiedade
Terapêutica
Efetividade
Assistência Odontológica
Análise de Dados
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: CO5.1 - Centro de Información y Conocimiento


  7 / 451 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1056953
Autor: Rocha, Carla Cecília; Souza, Sara Mariane Velasques de; Costa, André Felipe; Portes, João Rodrigo Maciel.
Título: O perfil da população infantil com suspeita de diagnóstico de transtorno do espectro autista atendida por um Centro Especializado em Reabilitação de uma cidade do Sul do Brasil / The profile of the child population with suspected diagnosis of autism spectrum disorder attended by a Specialized Rehabilitation Center in a southern Brazilian city
Fonte: Physis (Rio J.);29(4):e290412, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O Centro Especializado em Reabilitação (CER-II) é um serviço do SUS que trabalha interdisciplinarmente na avaliação e reabilitação de pessoas com deficiência, incluindo a população com autismo. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o perfil da população infantil com suspeita de transtorno do espectro autista atendida por um CER-II do Sul do Brasil, levantar fontes, motivos de encaminhamentos, características sociodemográficas, instrumentos psicométricos utilizados nas avaliações e os níveis de diagnóstico recebido. Neste estudo documental retrospectivo, descritivo e exploratório-quantitativo, foram analisados 685 prontuários de usuários com idade de zero a 12 anos, que fizeram avaliação entre 2014 até dezembro de 2017. Os resultados mostraram que a média de idade da amostra é de 5,47 anos, sendo 83,8% do sexo masculino, 42% encontram-se na educação infantil e 59,7% fazem parte de uma família nuclear. Os sinais que mais motivaram encaminhamentos foram os déficits de linguagem (58,8%) e comportamentos externalizantes (56,9%); 30,1% da amostra obtiveram diagnóstico de TEA confirmado e o instrumento mais utilizado foi o ABC (70,5%). Observa-se a efetividade da aplicação do serviço proposto por essa política pública, destacando-se a necessidade de instrumentos qualificados para avaliação do diagnóstico e capacitação continuada para profissionais que nela atuam.

Abstract The CER-II Specialized Rehabilitation Center is a SUS service that works interdisciplinarly in the assessment and rehabilitation of people with disabilities, including the population with autism. This research aimed to characterize the profile of children with suspected autistic spectrum disorder treated by a CER-II from southern Brazil, to survey sources, referral reasons, socio-demographic characteristics, psychometric instruments used in the assessments and the levels of diagnosis received. This retrospective, descriptive and exploratory-quantitative documentary study assessed 685 medical records of users aged 0 to 12 years old who were evaluated between 2014 and December 2017. The results showed that the average age of the sample is 5.47 years; 83.8% are male, 42% are in kindergarten and 59.7% are part of a nuclear family. The signs that most motivated referrals were language deficits (58.8%) and externalizing behaviors (56.9%); 30.1% of the sample had a confirmed ASD diagnosis and the most used instrument was the ABC (70.5%). It is observed the effectiveness of the application of the service proposed by this public policy, highlighting the need for qualified instruments for diagnostic evaluation and continuing training for professionals who work in it.
Descritores: Centros de Reabilitação
Saúde da Criança
Crianças com Deficiência
Políticas Públicas de Saúde
Transtorno do Espectro Autista/diagnóstico
Transtorno do Espectro Autista/epidemiologia
-Transtorno Autístico/diagnóstico
Sistema Único de Saúde
Perfil de Saúde
Brasil
Política de Saúde
Limites: Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  8 / 451 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1129890
Autor: Pamplona, Edilene Araújo; Neves, Robson da Fonseca; Araújo, Andressa Medeiros; Brito, Geraldo Eduardo Guedes de; Forte, Franklin Delano Soares; Ribeiro, Kátia Suely Queiroz Silva.
Título: A perspectiva dos pais sobre a reabilitação fisioterapêutica de crianças com deficiência múltipla / The parent's perspective on the physiotherapy rehabilitation of children with multiple disabilities
Fonte: Acta fisiátrica;26(4):220-229, Dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A deficiência múltipla (DM) é caracterizada pela presença de duas ou mais deficiências que são capazes de influenciar o desenvolvimento e a funcionalidade dos indivíduos que a possui. A reabilitação nestes casos passa invariavelmente pela atuação fisioterapêutica que pode proporcionar ganhos funcionais e sociais para a crianças que sofrem com a DM e para suas famílias. Objetivo: Analisar como a literatura científica aborda a percepção dos pais em relação ao tratamento fisioterapêutico de crianças com deficiência múltipla. Método: Foi realizada uma metassíntese qualitativa por meio de uma busca sistemática de estudos qualitativos publicados entre 2013 e 2018 nas bases de dados Scopus e PsycINFO. A análise dos dados consistiu em três etapas propostas: sistematização dos conceitos de primeira ordem, que envolvem a identificação dos conceitos encontrados nos artigos originais; a interpretação de segunda ordem, processo de comparação e interpretação de conceitos que se repetem e, por fim, a síntese interpretativa, que são uma reinterpretação dos conceitos de segunda ordem. Resultados: Foram incluídos oito estudos e deles emergiram cinco conceitos de segunda ordem que serviram de base para a elaboração de duas sínteses interpretativas: Participação dos pais no processo de reabilitação e Informação e comunicação entre pais e fisioterapeutas na percepção das melhoras físicas obtidas com o tratamento. Conclusão: Os estudos apontaram que os pais percebem a eficácia do tratamento fisioterapêutico, no entanto, foram identificadas algumas barreiras que dificultam a realização de uma intervenção adequada.

Multiple disability (MD) is characterized by the presence of two or more deficiencies that are capable of influencing the development and functionality of the individuals who have it. Rehabilitation in these cases invariably involves physical therapy that can provide functional and social gains for children suffering from MD and their families. Objective: Analyze how the scientific literature addresses the perception of parents regarding the physical therapy treatment of children with multiple disability. Methods: A qualitative metasynthesis was performed through a systematic earch of qualitative studies published between 2013 and 2018 in the Scopus and PsycINFO databases. The data analysis consisted of three stages proposed: systematization of the first order concepts, which involve the identification of the concepts found in the original articles; the second order interpretation, process of comparison and interpretation of concepts that are repeated and, finally, the interpretative synthesis, which are a reinterpretation of second order concepts. Results: Eight studies were included and from them emerged five second order concepts that served as the basis for the elaboration of two interpretative syntheses: Parent's participation in the process of rehabilitation and Information and communication between parents and physiotherapists in the perception of physical improvements obtained with the treatment. Concluision: The studies pointed out that parents perceive the efficacy of physiotherapeutic treatment, however, some barriers have been identified that make it difficult to carry out an adequate intervention.
Descritores: Pais
Atitude Frente a Saúde
Modalidades de Fisioterapia
Crianças com Deficiência/reabilitação
-Relações Profissional-Família
Pesquisa Qualitativa
Participação dos Interessados
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR1531.9 - Universidade de São Paulo


  9 / 451 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1012209
Autor: Ribeiro, Cecilia.
Título: Luiz Nunes e o projeto de instituições de saúde em Pernambuco / Luiz Nunes and the plan for health institutions in Pernambuco
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;26(2):594-620, abr.-jun. 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Em Pernambuco, durante a gestão do governador Carlos Lima Cavalcanti (1930-1937), o arquiteto Luiz Nunes e sua equipe conseguiram realizar, em curto espaço de tempo, de 1934 a 1937, uma série de projetos de edifícios públicos notáveis. Neste artigo, são analisados os projetos da Escola para Anormais e do Hospital da Brigada Militar, que exemplificam a estreita relação entre o saber médico, a arquitetura moderna e a política do governo estadual, além de serem objetos pouco explorados em estudos acadêmicos. As fontes principais da pesquisa foram os arquivos dos jornais Diário da Manhã, Diário de Pernambuco e o conjunto de projetos de arquitetura levantado no Arquivo Público Jordão Emerenciano.

Abstract During Pernambuco governor Carlos Lima Cavalcanti's term (1930-1937), the architect Luiz Nunes and his team were able to produce a series of plans for notable public buildings in the short period of time spanning 1934 to 1937. This article analyzes plans for the School for Abnormal Children and the Military Brigade Hospital, which exemplify the close relationship between medical knowledge, modern architecture, and state government policy and have not yet been examined in detail in academic studies. The main sources were the archives of the Diário da Manhã and Diário de Pernambuco newspapers, as well as the group of architectural plans in the Jordão Emerenciano Public Archive.
Descritores: Instituições Acadêmicas/história
Arquitetura Hospitalar/história
-Arquitetura/história
Brasil
Crianças com Deficiência/história
Arquitetura de Instituições de Saúde/história
Limites: Humanos
Criança
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 451 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1146438
Autor: Marques, Késia Lara dos Santos; Oliveira, Fabiana Sodré de; Oliveira, Larisse Paula de; Joaquim, Natália Martins; Mendonca, Guilherme Silva; Castro, Alessandra Maia de.
Título: Meanings and practices of oral health: a qualitative study with mothers of disabled children / Significados e práticas de saúde bucal: um estudo qualitativo com mães de crianças com deficiência
Fonte: Biosci. j. (Online);36(2):681-690, 01-03-2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: The aim of this study was to understand the meanings and oral health practices of ten mothers of disabled children between the ages of zero and three years. The qualitative method was used. The data was collected by means of a semi-structured interview and were recorded, transcribed and analysed using the Thematic Content Analysis. Regarding to the oral health care of the mothers, three reported difficult and traumatising experiences and three did not have much contact with dentists during their childhood. Regarding to the children, the age of their first visit to the dentist varied from three months to two years and six months, and the reason for this appointment for seven children was referral by their doctor or by the Association of Parents and Friends of the Exceptional. Seven mothers reported that they brushed the teeth of their children at least twice a day and only two cited the importance of regular dental appointments. For two mothers, the meaning of oral health was to have a perfect smile and for four others, maintain oral hygiene. Half of the mothers related oral health to general health. All reported that dental caries is related to diet and lack of care regarding to oral hygiene. It was possible to conclude that for this group of mothers, oral health has an important meaning and that oral health practices are based on a healthy diet and brushing. Although mothers of disabled children have presented positive attitudes, in general, the results indicated limited knowledge about oral health. The results showed the importance of considering the point of view of the mothers as data of analysis bringing greater proximity with the reality studied. More qualitative studies should be conducted in order to collaborate with the improvement of the oral condition of disabled children

O objetivo deste estudo foi conhecer os significados e as práticas de saúde bucal de dez mães de crianças com deficiência de zero a três anos de idade. Foi utilizado o método qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, que foram gravadas, transcritas e analisadas pela Análise de Conteúdo Temático. Com relação aos cuidados de saúde bucal das mães, três relataram experiências difíceis e traumatizantes e três que não tiveram muito contato com o dentista na infância. Com relação às crianças, a idade da primeira visita ao dentista variou de três meses a dois anos e seis meses e o motivo desta consulta para sete crianças foi por encaminhamento médico ou da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Sete mães relataram que escovam os dentes de seus filhos pelo menos duas vezes ao dia e apenas duas citaram a importância de consultas periódicas com o dentista. Para duas mães, a saúde bucal significa ter um sorriso perfeito e para quatro ter higiene bucal. Metade das mães relacionaram a saúde bucal com a saúde geral. Todas relataram que a cárie dentária está relacionada com a dieta e com a falta de cuidado com a higiene bucal. Foi possível concluir que para este grupo de mães, a saúde bucal tem um significado importante e que as práticas de saúde bucal se baseiam em uma dieta saudável e a realização da escovação. Embora as mães de crianças com deficiência tenham apresentado atitudes positivas, em geral, os resultados indicaram um conhecimento limitado sobre saúde bucal. Os resultados evidenciam a importância de considerar o ponto de vista do participante, pois os dados de análise trazem maior proximidade com a realidade estudada. Mais estudos qualitativos devem ser conduzidos com o intuito de colaborar com a melhora da condição bucal das crianças com deficiência.
Descritores: Higiene Bucal
Saúde Bucal
Crianças com Deficiência
Mães
-Assistência Odontológica
Odontopediatria
Cárie Dentária
Pesquisa Qualitativa
Responsável: BR396.1 - Biblioteca Central



página 1 de 46 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde