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Id: biblio-1139004
Autor: Salas Rubio, José Hernán.
Título: Reflexiones de un neurocirujano militar de la segunda mitad del siglo XX / Reflections of a military neurosurgeon from the second half of the 20th century
Fonte: Rev. cuba. med. mil;49(2):e525, abr.-jun. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Experiencias y reflexiones del Dr. José Hernán Salas Rubio, presentadas en forma de conferencia, en el Congreso Internacional Neuro-Cuba 2017. Es profesor titular y consultante, uno de los más prominentes neurocirujanos cubanos. Ha trabajado como neurocirujano desde 1962 y contribuido a la formación de jóvenes neurocirujanos. Ha publicado cinco libros y más de cincuenta artículos científicos(AU)

Experiences and reflections of Dr. José Hernán Salas Rubio, presented as a lecture, at the Neuro-Cuba International Congress 2017. He is a full professor and consultant, one of the most prominent Cuban neurosurgeons. He has worked as a neurosurgeon since 1962 and contributed to the training of young neurosurgeons. He has published five books and more than fifty scientific articles(AU)
Descritores: Neurocirurgiões/história
-Mentores/história
Consultores
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Artigo Histórico
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1147492
Autor: Carrijo, Alessandra Rosa.
Título: Ensino de história da Enfermagem: formação inicial e identidade profissional / History of Nursing Education, training and professional identity.
Fonte: São Paulo; s.n; 2012. 172 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A pesquisa ora apresentada trata da análise histórico-documental do ensino de história da enfermagem e suas interfaces com a construção da identidade profissional do enfermeiro durante o processo de formação inicial na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo entre 1971 a 2008. A análise visou uma caracterização sobre a necessidade e essencialidade da História da Enfermagem na formação e orientação profissional do enfermeiro, cujo objetivo geral propõe discutir o lugar da disciplina História da Enfermagem na construção de competências no Curso de Graduação em Enfermagem da EEUSP. Como objetivos específicos nos propusemos a identificar o lugar ocupado pela disciplina nos currículos de formação inicial em uma perspectiva processual; identificar competências propiciadas pela disciplina História da Enfermagem e seu contributo para a identidade da profissão de enfermagem, assim como analisar as transformações encetadas pela disciplina História da Enfermagem na EEUSP. Metodologicamente privilegiamos a abordagem qualitativa e a utilização do método de pesquisa histórica, compreendido pelas etapas de coleta, organização e avaliação crítica dos dados. As fontes de pesquisa configuram-se em específico por planos de ensino referentes à disciplina no período delimitado. Foi possível verificar que o ensino de história da enfermagem no currículo do Curso de Graduação em Enfermagem da EEUSP sofreu variações significativas. Observamos que a disciplina permitia o desenvolvimento decompetências em todas as suas dimensões, ou seja, a aquisição do saber conhecer, do saber fazer, do saber viver juntos e do saber ser enfermeiro que, quando integrados, conferem identidade ao grupo profissional. A perspectiva apontada neste estudo sugere um declínio da importância da disciplina no desenvolvimento histórico da formação na EEUSP. Tal fato é notório se considerarmos o atual estatuto da história da enfermagem, que desconsidera as potencialidades de seu estudo, que exige maior tempo e preparo docente, dado à complexidade de seus conteúdos e abordagens possíveis. As colocações discutidas nessa tese consideram que disciplinas como a história da enfermagem permitem que o profissional construa sua identidade profissional e mobilize suas competências pautando-as em ações éticas, humanistas em prol do outro e de si próprio, bem como em prol da profissão, do reconhecimento e autonomia profissionais almejados e possíveis de ser conquistados.

The research presented here deals with the historical analysis of the documentary history of nursing education and their interfaces with the construction of professional identity of nurses during the initial training at the School of Nursing, University of São Paulo from 1971 to 2008. The analysis aimed at characterization of the need and essentiality of the History of Nursing in vocational training and guidance of the nurse, whose general objective aims to discuss the place of the History of Nursing in building skills in the Undergraduate Nursing EEUSP. The specific objectives we set out to identify the place occupied by the discipline in the curricula of training on a procedural perspective, identifying skills offered by the History of Nursing and its contribution to the identity of the nursing profession, as well as analyze the changes initiated by the History Nursing in EEUSP. Methodologically qualitative approach and favor the use of the method of historical research, understood through the steps of collecting, organizing and critically evaluating the data. The research sources are configured in a specific lesson plans pertaining to the discipline in the period defined. It was noted that the teaching of nursing history in the curriculum of Undergraduate Nursing EEUSP suffered significant variations. We note that the discipline allowed the development of skills in all its dimensions, ie, the acquisition of knowledge to know, know-how, knowledge, live together and be anurse to know that, when integrated, give identity to the professional group. The prospect identified in this study suggests a decline in the importance of discipline in the historical development of training in EEUSP. This fact is evident if we consider the current status of nursing history, which ignores the potential of their study, which requires more preparation time and teaching, given the complexity of their subjects and approaches. The settings discussed in this thesis consider that disciplines such as history of nursing allow professionals to build their professional identity and mobilize their skills guiding them into ethical actions, on behalf of the other humanists and of itself, as well as to promote the profession, professional recognition and autonomy possible and desired to be won.
Descritores: Mentores
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-1039964
Autor: Morgado, Raúl Velasco.
Título: Pediatría y cultura de viaje: los pensionados españoles y la apropiación del laboratorio en la periferia, 1907-1939 / Pediatrics and travel culture: Spanish travel award-holders and the appropriation of laboratories on the periphery, 1907-1939
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;26(3):841-862, jul.-set. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Partiendo de la hipótesis de que el laboratorio jugó un papel importante en la autonomía disciplinar de la pediatría, este artículo estudia la influencia del viaje científico en la apropiación de nuevas metodologías por parte de los pediatras y puericultores españoles del primer tercio del siglo XX. Para ello, se analizan las pensiones concedidas a tal efecto por la Junta para Ampliación de Estudios e Investigaciones Científicas. Se describe la geografía científica creada por el programa y se profundiza en el papel de los mentores - especialmente de Gustavo Pittaluga (1876-1956) - en este proceso. Además de un estudio prosopográfico del grupo, se presentan tres casos que demuestran la importancia del programa en el encuentro de la pediatría con la bacteriología, la anatomía patológica y la bioquímica.

Abstract Starting from the hypothesis that laboratories played an important role in pediatrics becoming an autonomous discipline, this article studies the influence of scientific travel on the appropriation of new methodologies by Spanish pediatricians and child-care experts in the first third of the twentieth century. To do so, it analyzes the travel awards granted by the Junta para Ampliación de Estudios e Investigaciones Científicas. It describes the scientific geography created by the program and takes an in-depth look at the role of mentors - especially Gustavo Pittaluga (1876-1956) - in this process. In addition to a prosopographical study of the group, it presents three cases that demonstrate the importance of the program in bringing pediatrics into contact with bacteriology, pathological anatomy and biochemistry.
Descritores: Pediatria/história
Viagem/história
-Patologia
Espanha
Distinções e Prêmios
Bacteriologia/história
Bioquímica/história
Mentores/história
Pesquisa Biomédica/história
Laboratórios/história
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1146544
Autor: Takashi, Magali Hiromi.
Título: Movimento da enfermagem paulista na década de 1940: reformulação do ensino profissional / Movement of the São Paulo nursing in the decade of 1940: reformularization of professional education.
Fonte: São Paulo; s.n; 2011. 183 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Pretendeu-se com o desenvolvimento desta pesquisa levantar e aprofundar a análise da documentação existente em torno do Primeiro Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado no ano de 1947, na Escola de Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O objetivo geral da presente investigação foi identificar reformulação do ensino e do exercício profissional da enfermagem brasileira, na década de 1940, consubstanciadas no primeiro evento de natureza científica do Brasil. Teve como objetivos específicos: identificar questões relativas ao ensino de enfermagem por intermédio do reconhecimento de temas abordados no Primeiro Congresso Nacional de Enfermagem, bem como nas legislações do ensino do período delimitado neste estudo; reconhecer o contexto sócio-político da década de 1940 (mais especificamente no Estado de SP) e sua influência sobre a enfermagem e descrever a atuação e liderança de Edith de Magalhães Fraenkel no contexto da Escola de Enfermagem da USP e dos movimentos da enfermagem paulista na década de 1940, por intermédio da documentação e bibliografia existentes. Trata-se de um estudo qualitativo, de abordagem histórico-social com utilização do método da pesquisa documental e da micro-história. O material disponível nos acervos do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-Americana, Arquivo Histórico da Associação Brasileira de Enfermagem Seção São Paulo, Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery CEDOC/EEAN/UFRJ, Biblioteca Wanda de Aguiar Horta da Escola de Enfermagem da USP, Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da USP e Fundação Casa de Oswaldo Cruz COC/FIOCRUZ serviram a pesquisa realizada. Os desdobramentos do movimento associativo paulista resultaram na importância da criação de cursos para formação de Enfermeira-Chefe e Enfermagem Psiquiátrica, levantamento de questões relativas ao problemaem Enfermagem em Saúde Pública na década de 1940, bem como a criação do curso de auxiliar de enfermagem. A EEUSP rompeu o padrão estabelecido para a formação profissional, sugerido pelo Decreto 20.109/31, que elegia normas específicas que deveriam ser assumidas pelas escolas existentes no país. A fundação da EEUSP foi um marco para a renovação dos processos educacionais da Enfermagem brasileira, que corroborou para a promulgação da Lei 775/49, impactando, inclusive, na formação da identidade profissional. As ações e intencionalidades do movimento associativo paulista em enfermagem foi, desde o seu início, congregar enfermeiras em torno de seus interesses, sejam voltadas para as questões do ensino, da formação, seja na atenção às demandas assistenciais, gerencias, dentre outras, como a capacitação da própria enfermeira para liderar sua equipe de trabalho.

It was intended with the development of this research to raise and to deepen the analysis of the existing documentation around the First Brazilian Congress of Nursing, carried through in the year of 1947, the School of Nursing of the College of Medicine of the University of São Paulo. The general objective of the present inquiry was to identify reformularization of the education and the professional exercise of the Brazilian nursing, in the decade of 1940, embodied in the first event of scientific nature of Brazil. It had as objective specific: to identify issues related to nursing education through the recognition of issues addressed in the First National Congress of Nursing, as well as teaching the laws of the period defined in this study, recognizing the socio-political context of the 1940s (more specifically in the State of São Paulo) and its influence on nursing practice and describe the action and leadership of Edith Magalhães Fraenkel in the context of the USP School of Nursing and nursing movements Sao Paulo nursing in the decade of 1940, for intermediary of the existing documentation and bibliography. One is to a qualitative study, description-social boarding with use of the method of the documentary research and micro-history. The available material in the collections of the Centro Cultural History of Nursing Ibero-American Historical Archives of the Brazilian Nursing Association - São Paulo Section, Center for Documentation of Anna Nery School of Nursing - CEDOC / EEAN / UFRJ, Wanda de Aguiar Horta Library School Nursing USP, Library of the Faculty of Public Health of USP and Casa de Oswaldo Cruz Foundation - COC / Fiocruz served research.The unfoldings of the São Paulo associative movement had resulted in the importance of the creation of courses for formation of Nurse-Head and Psychiatric Nursing, survey of relative questions to the problem in Nursing in Public Health in the decadeof 1940, as well as the creation of the course of nurse aid. The EEUSP breached the standard established for the professional formation, suggested for Decree 20.109/31, that it chose specific norms that would have to be assumed by the existing schools in the country. The foundation of the EEUSP was a landmark for the renewal of the educational processes of the Brazilian Nursing, that it corroborated for the promulgation of Law 775/49, impacting, also, in the formation of the professional identity. The actions and intentions of the associative movement in São Paulo was nursing, since its inception, nurses gather around their interests are focused on the issues of education, training, whether in health care demands attention to, manage, among others, such as enabling the nurse to lead his own team.
Descritores: Mentores
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-984053
Autor: Hwang, Peter H.
Título: A call for mentorship in otolaryngology / A busca de mentores em otorrinolaringologia
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);85(1):1-2, Jan.-Feb. 2019.
Idioma: en.
Descritores: Otolaringologia/educação
Mentores
Tutoria
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1039289
Autor: Teles Filho, Ricardo Vieira.
Título: Mentorship in otorhinolaryngology, a latent need / Mentoria em otorrinolaringologia, uma necessidade latente
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);85(5):673-673, Sept.-Oct. 2019.
Idioma: en.
Descritores: Otolaringologia
Mentores
-Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Carta
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-995056
Autor: Botelho, Laís Vargas; Lourenço, Ana Eliza Port; Lacerda, Maria Gouvêa de; Wollz, Larissa Escarce Bento.
Título: Monitoria acadêmica e formação profissional em saúde: uma revisão integrativa / Academic monitorship and professional training in health: an integrative review
Fonte: ABCS health sci;44(1):67-74, 02 maio 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A monitoria é uma estratégia que pode auxiliar na formação profissional em saúde, ao proporcionar um canal dialógico entre docentes e discentes e favorecer os processos de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre monitoria e formação profissional em saúde no Brasil, identificando suas potencialidades e dificuldades. Trata-se de uma revisão integrativa com busca sistemática de artigos publicados até abril de 2017 nas bibliotecas SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram recuperados 13 artigos, a maioria sobre monitoria em instituições públicas do Sul e Sudeste, sendo sete somente sobre Enfermagem ou Medicina. Identificou-se como potencialidades da monitoria: estreitamento de relações entre alunos, ampliação do aprendizado e da autonomia discente e aproximação do monitor à docência. As dificuldades foram: escassez de tempo para trabalho em equipe e baixa adesão dos alunos às atividades. Observou-se que a maioria dos estudos possui cunho descritivo e não enfatiza os aspectos teórico-pedagógicos relacionados. Ainda assim, o conjunto dos artigos sugere que a monitoria tem potencial de agregar ao aprendizado autonomia, criticidade e humanização, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde. Conclui-se que o tema da monitoria encontra-se permeável para novos estudos e reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem voltado às especificidades das diferentes profissões da área de saúde. Seria pertinente discutir nas diversas instâncias acadêmicas os proveitos da monitoria a fim de incorporá-la ao currículo formal e favorecer a participação dos graduandos.

Academic monitorship is a strategy that can help in professional health training by providing a dialogic channel between professors and students and favor teaching-learning processes. Thus, the objective of this study was to review the literature about monitorship and professional health training in Brazil and to identify its potentialities and difficulties. This is an integrative review with a systematic search of articles published until April 2017. It was carried out at the electronic libraries Scielo and Biblioteca Virtual em Saúde. Thirteen articles were found, most of them about monitorship in public universities in South and Southeast Brazil. Seven studies were about Nursing and Medicine courses only. Some identified potentialities were: decreased distances among the actors of monitorship, increasing of student learning and autonomy, and narrowing the monitor to teaching. Among the difficulties mentioned, there were: lack of time for joint work, and little participation of students in proposed activities. Most of the manuscripts were essentially descriptive, and did not emphasize the related theoretical and pedagogical aspects. Nevertheless, the set of articles suggests that monitorship can potentially add autonomy, criticality and humanization to student learning finetuned with social demands of health services. It is concluded that the theme academic monitorship is permeable for new studies and reflections about the teaching-learning processes focused on the specificities of the different health professions. It would be pertinent to discuss the educational benefits of monitorship in the various academic instances in order to incorporate it into the formal curriculum and then favor undergraduates' participation.
Descritores: Ensino
Mentores
Educação Superior
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-881339
Autor: Fernandes, Carmen Luiza Correa; Lopes, José Mauro Ceratti; Curra, Lêda Chaves Dias; Mattos, Luis Felipe Cunha.
Título: Oficina para Capacitar Preceptores em Medicina de Família e Comunidade: uma estratégia para qualificar a formação em MFC e a assistência em APS / Workshop for qualifying preceptors in Family and Community Medicine: a qualification strategy in Family and Community Medicine and Primary Care
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;3(11):173-179, nov. 2007. tab., ilus..
Idioma: en; pt.
Resumo: Os autores foram designados pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) a desenvolver uma Oficina para capacitar preceptores nesta especialidade. A capacitação teve como objetivo nortear a formação de médicos a partir das diretrizes nacionais em virtude da abertura de novos Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC) e da adequação dos já existentes. A tarefa foi cumprida, a multiplicação teve início e sofreu avaliação. Queremos compartilhar essa experiência, através deste artigo, com outros profissionais que tenham interesse em formar recursos para qualificar a atenção em saúde em nosso país.

The authors were designated by the Brazilian Society of Family Medicine and Community (SBMFC) to develop a workshop to train preceptores this speciality. The training aimed to guide the training of doctors from national guidelines because of the opening of new programs in Medical Residency in Family and Community Medicine at (PRMMFC) and the adequacy of existing ones. The task has been fulfilled, multiplication started and suffered evaluation.We want to share this experience through this article with others who have an interest in forming resources to qualify the health care in our country.
Descritores: Mentores
Internato e Residência
-Atenção Primária à Saúde
Características de Residência
Assistência à Saúde
Medicina de Família e Comunidade
Tutoria
Corpo Clínico Hospitalar
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1103408
Autor: Mella Herrera, Liuba; Herrera Perdomo, Deysi; Díaz Gómez, Sulay; Díaz Martell, Yensi; González Doblado, Laura; Montes de Oca Suárez, Luisa María.
Título: La labor del tutor de las Ciencias Médicas desde la dimensión curricular / The work of Medical Sciences tutors from the curricular dimension
Fonte: Rev. medica electron;40(3):839-848, may.-jun. 2018.
Idioma: es.
Resumo: El tutor constituye el eje fundamental de la formación de los estudiantes de las Ciencias Médicas este no es cualquier trabajador o especialista; debe ser un experto en su área de competencia laboral, además de un educador y un gran comunicador capaz de motivar y de ejercer una influencia positiva sobre los educandos. En las esferas cognitivas como afectivas con su dedicación y formación dependen en gran parte de la adquisición de los conocimientos, habilidades y responsabilidades necesarios para ejercer eficazmente el rol que les corresponde y el grado de satisfacción de los estudiantes dentro del proceso educativo. Se plantea que la enseñanza tutelar constituye un pilar esencial en la formación del médico, del enfermero y el tecnólogo, pues le permite al educando lograr un mayor grado de independencia, creatividad y sentido de responsabilidad (AU).

The tutor is a main factor in training Medical Sciences students; he is not any worker or specialist: he should be an expert in his area of occupational competence, besides being an educator and a great communicator able of motivating and positively influencing the students in. Their dedication and training mostly depend on the acquisition of knowledge, skills and abilities to efficaciously play the role they have to play, and to reach the students´ satisfaction level in the teaching process. It is assumed that tutored teaching is an essential pillar in training physicians, nurses and technologists, because it allows the teacher to achieve a higher level of independence, creativity and sense of responsibility (AU).
Descritores: Estudantes
Mentores/educação
Ciências da Saúde/educação
Capacitação Profissional
-Competência Profissional
Sociedades
Cuba/etnologia
Educação Superior
Educação Profissional em Saúde Pública
Estudantes de Saúde Pública
Educação
Educação Profissionalizante
Aprendizagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-1141276
Autor: Orfila, Josefa.
Título: Las competencias del tutor y la actividad tutorial en el proceso docente en los cursos de postgrado / The skills of the tutor and the tutorial activity in the teaching process in postgraduate courses
Fonte: Revista Digital de Postgrado;1(2):49-60, dic. 2012.
Idioma: es.
Descritores: Mentores
Educação de Pós-Graduação em Medicina
Capacitação Profissional
-Pesquisa
Conhecimento
Dissertação Acadêmica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha



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