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Id: biblio-1155083
Autor: Alves, Cássia Ferrazza; Teixeira, Marco Antônio P.
Título: Construção e avaliação de uma intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitários / Construction and evaluation of a career Planning Intervention for College Students / Construcción y evaluación de una intervención de Planificación de Carrera para Estudiantes Universitarios
Fonte: Psico USF;25(4):697-709, out.-dez. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção em grupo na área de planejamento de carreira voltada a estudantes universitários, com base no modelo teórico Hope-Action Theory. Participaram 35 estudantes (22 do grupo de intervenção e 13 do grupo de comparação) com idades entre 19 e 48 anos (M = 23,46; DP = 5,38), de ambos os sexos. O grupo experimental apresentou mudanças mais robustas em termos de tamanho de efeito nas variáveis que avaliavam uma orientação positiva para o futuro (esperança e otimismo) e aspectos relativos à adaptabilidade de carreira. Discute-se acerca de intervenções voltadas para o público universitário e seus desafios, considerando a interface com a saúde mental, além da importância de intervenções pautadas em modelos teóricos consistentes e com instrumentos que possam avaliá-las. (AU)

This study aims to present the development and evaluation of a group intervention in the area of career planning aimed at university students, based on the Hope-Action Theory model. A total of 35 students (22 in the intervention group and 13 in the comparison group) participated, aged between 19 and 48 years (M = 23.46; SD = 5.38), both sexes. The experimental group presented more robust changes in terms of effect size in the variables that evaluated a positive orientation to the future (hope and optimism) and aspects related to career adaptability. We discussed the importance of interventions aimed at undergraduate students and their challenges, considering the interface with mental health, besides the importance of interventions based on consistent theoretical models and with instruments that are able to evaluate them. (AU)

Este estudio tiene por objetivo presentar la construcción y evaluación de una intervención en equipos en el área de planeamiento de carrera con estudiantes universitarios, basada en el modelo teórico Hope-Action Theory. Participaron 35 estudiantes (22 del grupo intervención y 13 del grupo de comparación) con edades de 19 a 48 años (M = 23,46; DP = 5,38), de ambos sexos. El grupo experimental presentó cambios más robustos en términos del tamaño del efecto de las variables que evaluaban una orientación positiva para el futuro (esperanza y optimismo) y aspectos relativos en la adaptabilidad de carrera. Se discute acerca de la importancia de intervenciones dirigidas al público universitario y sus desafíos, considerando la interfaz con la salud mental, así como la importancia de las intervenciones basadas en modelos teóricos consistentes e instrumentos que puedan evaluarlas. (AU)
Descritores: Estudantes/psicologia
Mentores/psicologia
Escolha da Profissão
Educação Superior
-Projetos Piloto
Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1282819
Autor: Chaves, Adriano Aparecido Bezerra.
Título: Mediação do processo ensino-aprendizagem em um curso de graduação em enfermagem: reflexões e propostas / Mediation of the teaching/learning process at an Undergraduate Nursing Degree Course: reflections and proposals.
Fonte: São Paulo; s.n; 2015. 168 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Introdução: A mediação, na perspectiva do Ensino para Compreensão (EpC), está pautada na mudança de postura do professor, que assume atitudes motivadoras e mobilizadoras do conhecimento. Centraliza no aluno o processo de ensinagem e sua prática docente. Objetivos: 1. Avaliar como se dá a mediação do processo ensino-aprendizagem na percepção dos docentes pelo uso do marco teórico do EpC. 2. Identificar e avaliar as estratégias de ensino adotadas pelos professores na mediação do processo ensino-aprendizagem pelo uso do marco teórico do EpC e 3. Construir com professores propostas pedagógicas relacionadas à estratégias de ensino e à mediação do processo ensino-aprendizagem. Método: Pesquisa qualitativa que utilizou como referencial metodológico a pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, chamada diagnóstica, por meio de entrevista de 14 participantes. As entrevistas gravadas foram transcritas e realizada a análise de discurso para identificação das unidades de significado e categorização que deram origem a 4 categorias: 1. Implantação do Currículo Integrado, 2. A mediação do professor, 3. Estratégias de Ensino e 4. Avaliação, estas categorizações deram origem a um texto disparador utilizado na segunda etapa, onde foram realizados 4 grupos focais (um para cada categoria) que contaram com a participação de uma observadora. Ao final de cada grupo era feita uma súmula da discussão por cada um dos participantes e depois construída uma síntese apresentada no grupo seguinte. esultados: as sínteses produzidas em cada uma das categorias mostraram que a mediação nesse processo foi modificada, intensificada após a adoção do EpC e permanece até o momento na prática docente. O professor transformou seu processo de ensino e assumiu uma postura reflexiva, autocrítica, de busca para a construção coletiva de suas ações, colaborando com os alunos e com seus pares. As estratégias de ensino desenvolvidas, na sua maioria, foram motivadoras, centradas no aluno e tiveram relação estreita com o processo de avaliação proposto pelo EpC. A avaliação da aprendizagem ainda é um grande desafio e precisa maior discussão para seu aperfeiçoamento. Os professores focados nos princípios educacionais do curso aprimoraram seus conhecimentos e vislumbram manter um grupo coeso, que invista no desenvolvimento de suas práticas no curso. Considerações finais: Os participantes do Grupo Focal avaliaram que os encontros permitiram a eles revisitar o processo ensino-aprendizagem e repensarem sua prática docente. Em relação à construção das ações educativas, ficou proposto que o grupo terá encontros regulares agendados e abertos a todos os professores do curso com o propósito de manter um espaço para dividirem suas experiências e expectativas, desenvolverem projetos e avaliarem suas práticas.

Introduction: Mediation in the perspective of Education for Understanding (EfU) is based on changing the attitude of professors, who take a more encouraging and mobilizing approach in relation to knowledge. It places students in the center of the teaching process and the teaching practices. Objectives: Evaluate how the mediation of the teaching/learning process takes place, according to professors, by using the EfU theoretical framework; Identify and evaluate the teaching strategies adopted by professors to mediate the teaching/learning process by using the EfU theoretical framework and, build with teachers pedagogical proposals related to teaching strategies and the mediation of the teaching-learning process. Method: We resorted to a qualitative study that used action research as its methodological framework, making it possible for participants to think about their experiences and to create an intervention action based on the reality that was studied. The research was conducted in two stages: the first one was called the diagnostic stage, when the 14 participants were interviewed. The recorded interviews were transcribed and a speech analysis technique was used to identify the units of meaning and to create categories. As a result, we came up with four categories which were called: \"The implementation of an Integrated Curriculum\", \"The Professors mediation \", \"Teaching Strategies\" and \"Evaluation\"; in the second stage we promoted group discussions in four focus groups, with the participation of an observer and discussions focusing on each category previously mentioned.Results: The summary created for each of the four categories showed that mediation in this process did change, became more intense after the EfU was adopted and still remains in teaching practices. Professors changed their teaching process and took a more reflective and self-critical attitude in the search of a collective construction for their actions, collaborating with students and peers. Most of the teaching strategies developed were motivating, learner-centered and had a close relationship with the evaluation process proposed by the EfU. The learning evaluation is still a major challenge and requires further discussion in order to improve. Professors who focused on the educational principles of the course improved their knowledge and intend to maintain a cohesive group and to invest in developing their practices for the course. Final thoughts: Those who participated in the focus groups mentioned that the meetings gave them the opportunity to revisit the teaching/learning process and to think over their teaching practices. Regarding the construction of educational activities, the group decided to have regular meetings and to be open to all other professors of the course in order to have a place where they can share their experiences and expectations, to develop projects and evaluate their practices.
Descritores: Bacharelado em Enfermagem
-Mentores
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-840815
Autor: Feng, Lang; Song, Jian; Zhang, Daoxin; Tian, Ye.
Título: Evaluation of the learning curve for transurethral plasmakinetic enucleation and resection of prostate using a mentor-based approach
Fonte: Int. braz. j. urol;43(2):245-255, Mar.-Apr. 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Beijing Municipal Administration.
Resumo: ABSTRACT Objective To analyze the mentor-based learning curve of one single surgeon with transurethral plasmakinetic enucleation and resection of prostate (PKERP) prospectively. Materials and Methods Ninety consecutive PKERP operations performed by one resident under the supervision of an experienced endourologist were studied. Operations were analyzed in cohorts of 10 cases to determine when a plateau was reached for the variables such as operation efficiency, enucleation efficiency and frequency of mentor advice (FMA). Patient demographic variables, perioperative data, complications and 12-month follow-up data were analyzed and compared with the results of a senior urologist. Results The mean operative efficiency and enucleation efficiency increased from a mean of 0.49±0.09g/min and 1.11±0.28g/min for the first 10 procedures to a mean of 0.63±0.08g/min and 1.62±0.36g/min for case numbers 31-40 (p=0.003 and p=0.002). The mean value of FMA decreased from a mean of 6.7±1.5 for the first 10 procedures to a mean of 2.8±1.2 for case numbers 31-40 (p<0.01). The senior urologist had a mean operative efficiency and enucleation efficiency equivalent to those of the senior resident after 40 cases. There was significant improvement in 3, 6 and 12 month’s parameter compared with preoperative values (p<0.001). Conclusions PKERP can be performed safely and efficiently even during the initial learning curve of the surgeon when closely mentored. Further well-designed trials with several surgeons are needed to confirm the results.
Descritores: Próstata/cirurgia
Mentores
Ressecção Transuretral da Próstata/educação
Ressecção Transuretral da Próstata/métodos
Curva de Aprendizado
-Complicações Pós-Operatórias
Hiperplasia Prostática/cirurgia
Qualidade de Vida
Fatores de Tempo
Estudos Prospectivos
Reprodutibilidade dos Testes
Análise de Variância
Seguimentos
Resultado do Tratamento
Lasers de Estado Sólido/uso terapêutico
Duração da Cirurgia
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-909714
Autor: Corrales-Reyes, IE; Dorta-Contreras, AJ.
Título: Producción científica estudiantil: propuestas para su estímulo / Students' scientific production: a proposal to encourage it
Fonte: Medwave;18(1):e7166, 2018.
Idioma: en; es.
Resumo: La producción científica hecha por estudiantes de ciencias médicas en Latinoamérica es pobre y por debajo de su potencialidad, debido al escaso conocimiento teórico y práctico en redacción científica, escaso margen de generación de nuevos conocimientos, la pesada carga docente-asistencial junto al perfil de salida del médico. En el presente estudio se propone: impartir cursos de metodología de la investigación, de redacción científica en español e inglés, la búsqueda personalizada de estudiantes y tutores con las aptitudes para la investigación. Por otro lado, se sugiere otorgar incentivos académicos y materiales en reconocimiento a las mejores publicaciones realizadas por estudiantes, el surgimiento y/o fortalecimiento de revistas científicas estudiantiles, la modalidad de graduación por artículo y la generalización de experiencias notables.

The scientific production of medical students in Latin America, is poor and below their potential. The reason for this is the low theoretical and practical knowledge of scientific writing, a low margin for new knowledge generation, a heavy academic and clinical load, and the expected profile of the medical school graduate. In the present short communication, we propose teaching courses in research methodology, scientific writing in English and Spanish, a personalized search for students and mentors with research aptitudes. Also, we propose academic and material stimuli for publishing, rewards for the best papers made by students and the development and support of scientific student journals. Other proposals are the requirement to publish a paper for graduation, and sharing the most outstanding experiences.
Descritores: Editoração
Estudantes de Medicina
Redação
-Publicações Periódicas como Assunto
Faculdades de Medicina
Mentores
América Latina
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1102383
Autor: Campana, Nathalia Teixeira Caldas; Gomes, Isabel Cristina.
Título: O exercício parental contemporâneo e a rede de cuidados na primeira infância / The contemporary parenting practice and early childhood care network / El ejercicio parental contemporáneo y la red de cuidados en la primera infancia
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(3):449-460, jul.-set. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: A possibilidade de as mulheres se dedicarem à carreira profissional e a constatação de que os homens estão mais participativos nos cuidados com os filhos instiga a investigação do exercício parental no contemporâneo, com o objetivo de verificar se existem modificações nessas relações de cuidado, quais os principais desafios encontrados e qual é a participação dos pediatras e das escolas quanto a este assunto. De metodologia qualitativa, cinco casais heterossexuais, pertencentes à classe média, com filhos de até três anos e os respectivos pediatras e coordenadores educacionais participaram do estudo por meio de entrevistas semidirigidas. Os resultados indicaram que a parentalidade está em um período de transição entre o modelo tradicional e igualitário. O pediatra ocupa o lugar de orientador, enquanto as escolas dividem diretamente com os pais o cuidado com a criança. Sugere-se que, para o estabelecimento da parentalidade igualitária, sejam questionadas as posições naturalistas e a ínfima licença paterna

The possibility for women to engage in professional career and the fact that men are more involved in caring for their children raise awareness to the need for research on contemporary parental practice. The aim of this study was to check for changes in the form parents take care of their children, the key challenges they face and how pediatricians and school workersparticipate in this process. The methodology used is qualitative and based on semi-structured interviews with five middle-class heterosexual couples who have children up to three years old and their respective pediatricians and school supervisors. Resultsshow that parenthood is transitioning from the traditional model to a more egalitarian practice. Pediatricians act as advisors and parents share with school workers the direct care for children. It is suggested that naturalistic perspectives and time for paternity leave must be questioned in order to promote an egalitarian parenthood.

La posibilidad de que las mujeres se dediquen a la carrera profesional y la constatación de que los hombres están más participativos en los cuidados con los hijos instiga la investigación del ejercicio parental en el contemporáneo con el objetivo de verificar se existen modificaciones en la manera de los padres cuidar a los hijos: principales desafíos y cuál es la participación de los pediatras y de las escuelas en este cuidado. De metodología cualitativa, cinco parejas heterosexuales, pertenecientes a la clase media, con hijos de hasta tres años de edad y los respectivos pediatras y coordinadores educacionales participaron del estudio por intermedio de entrevistas semiestructuradas. Los resultados indican que la parental está en un período de transición entre el modelo tradicional e igualitario. El pediatra ocupa el lugar de orientador, mientras que las escuelas dividen directamente con los padres el cuidado al niño. Se sugiere que para el establecimiento de la parental igualitaria sean cuestionadas posiciones naturalistas y la ínfima licencia paterna.
Descritores: Cuidado da Criança/psicologia
Poder Familiar/psicologia
FREE RADICALSABDOMEN
-Relações Pais-Filho
Paternidade
Psiquiatria
Mulheres Trabalhadoras/psicologia
Mentores/psicologia
Núcleo Familiar/psicologia
Creches
Educação Infantil/psicologia
Relações Familiares/psicologia
Pediatras
Pediatras/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1052728
Autor: Terrasa, Sergio Adrián; Durante, Eduardo.
Título: Perfiles de mentoría en investigación y evidencia de sus beneficios / Research mentoring profiles and evidence of its benefits
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;22(4):e002007, 2019. tab..
Idioma: es.
Resumo: En esta segunda entrega de EVIDENCIA describiremos: 1) las diferentes conceptualizaciones de mentoría propuestas por Chopra (mentor tradicional, el coach, el espónsor y el conector); 2) la evidencia con la que contamos respecto de la utilidad de la mentoría (en general y en las ciencias de la salud en particular); 3) las características de una buena mentoría y diferentes perfiles de malas mentorías. (AU)

In this second article in EVIDENCE we will describe: 1) the different mentoring conceptualizations proposed by Chopra(traditional mentor, coach, sponsor and connector); 2) the evidence we have regarding the usefulness of mentoring (ingeneral and in health sciences); 3) the characteristics of a good mentoring and different profiles of bad mentoring. (AU)
Descritores: Mentores/estatística & dados numéricos
Ciências da Saúde/educação
-Pesquisa/educação
Mentores/classificação
Mentores/educação
Mentores/psicologia
Avaliação Educacional
Capacitação Profissional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1015041
Autor: Terrasa, Sergio Adrián; Roni, Carolina; Rosli, Natalia; Durante, Eduardo.
Título: Introducción a la mentoría en investigación y principales marcos teóricos para comprender y explicar sus procesos / Introduction to mentoring in research and main theoretical frameworks to understand and explain their processes
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;22(1):e002004, abr. 2019. ilus.
Idioma: es.
Resumo: En este artículo, los autores explican el origen y el uso actual del término mentoría y describen algunos marcos teóricosque ayudan a comprender los procesos y la repercusión de la mentoría en investigación: el del aprendizaje cognitivo, eldel aprendizaje no formal, el del aprendizaje sociocultural en el contexto de comunidades de práctica, el de la mentoríacomo una forma de acumulación de capital social, el de la mentoría como un medio para el desarrollo de la identidadcomo científico, y las miradas desde la teoría social y cognitiva de la carrera.(AU)

In this article, the authors explain the origin and the current use of the term mentoring and describe some theoreticalframeworks that help to understand the processes and impact of mentoring in research: cognitive learning, non-formallearning, sociocultural learning in the context of communities of practice, mentoring as a form of social capital accumulation,mentoring as a way to develope the identity as a scientist, and the views from the social and cognitive theory of the career.(AU)
Descritores: Mentores/educação
Aprendizado Social
Práticas Interdisciplinares/métodos
Capital Social Cognitivo/educação
-Mentores/classificação
Cognição
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Capital Social Cognitivo/métodos
Capital Social Cognitivo/tendências
Aprendizagem/classificação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1149872
Autor: Naranjo Hernández, Ydalsys.
Título: El tutor de Enfermería en la atención primaria de salud / The Nursing Tutor in Primary Health Care
Fonte: Rev. cuba. enferm;35(2):e2422, abr.-jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Mentores
Enfermagem de Atenção Primária/métodos
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1156176
Autor: Lima, Erickaline Bezerra de; Silva, Gabriel de Nascimento e; Guedes, Deyse Cristina Valença; Barreto, Maria da Apresentação.
Título: Perejivânie (Vivência) na prática de Orientação Profissional: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural / Perezhivanie (experience) on career guidance activities: contributions of the Historical-Cultural Psychology / Perejivânie (Vivencia) en la Orientación Profesional: aportes de la Psicología Histórico-Cultural
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;21(2):151-161, jul.-dez. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: À luz da Psicologia Histórico-Cultural, as atividades de Orientação profissional podem favorecer o conhecimento da realidade social e suas contradições, promovendo uma tomada de consciência para gerir os desafios da escolha num contexto multideterminado pelas relações de classe. Apresentamos o relato de uma experiência em Orientação Profissional realizada com alunas/os de um cursinho pré-universitário, em via de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. A partir do conceito de Vivência (Perejivânie), problematizamos os impactos das experiências para os participantes ao situar as afetações e os sentidos no transcurso das oficinas. Constatamos a necessidade de se desenvolverem ações para esse público, para além da mediação acerca da escolha, ao propiciar discussões sobre dilemas da transição ao Ensino Superior.

In light of Cultural-Historical Psychology, career guidance activities can support knowledge of social reality, promoting awareness to manage the challenges of choice in a context determined by class relations. We present the report of an experience in Professional Guidance conducted with students from a preparatory course for higher education, about to take the National High School Exam. Based on the concept of experience (Perezhivanie), we reflect about the impacts of the experiences for the participants by situating the affects and the senses in the course of the workshops. We noted the need to develop actions for this public that, not only provides mediate choices, but afford discussions about the dilemmas of the transition to higher education.

A través de la Psicología Histórico-Cultural, las actividades de Orientación Profesional pueden fomentar el conocimiento de la realidad social y sus contradicciones, promoviendo la conciencia para gestionar los desafíos de elección en un contexto determinado por las relaciones de clase. Presentamos el informe de una experiencia en Orientación Profesional realizada con estudiantes de un curso preuniversitario, apunto de tomar el Exame Nacional do Ensino Médio. Basado en el concepto de Vivencia (Perejivânie), problematizamos los impactos de las experiencias para los participantes situando los afectos y sentidos en el curso de el taller. Notamos la necesidad de desarrollar acciones para esta audiencia, más allá de la mediación sobre la elección, al proporcionar debates sobre dilemas de transición a la educación superior.
Descritores: Estudantes
Mentores
Aprendizagem Baseada em Problemas
Consciência
Ensino Fundamental e Médio
Educação Superior
Relatório de Pesquisa
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1156177
Autor: Sassi, Lise Ana; Islam, Muhammed Jamil Anwarul.
Título: Sistema informatizado para a escolha profissional em adolescentes do Ensino Médio / Computer assisted career guidance system for high school students / Sistema informático para la elección profesional en adolescentes de la Enseñanza Secundaria
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;21(2):163-175, jul.-dez. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A escolha profissional é um momento determinante na vida dos adolescentes. Os objetivos deste artigo foram (a) propor uma intervenção (sistema de aconselhamento de carreira online) e (b) avaliar sua eficácia para a escolha profissional. Em um delineamento experimental, participaram 38 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas particulares e públicas no Sul do Brasil, avaliados para aspectos sociodemográficos, maturidade para escolha profissional, autoeficácia na tomada de decisão de carreira e ansiedade. Os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significativa na maturidade para a escolha profissional e na autoeficácia. Assim, o sistema informatizado apresenta potencial para uso na orientação profissional de adolescentes no Ensino Médio.

Career choice is a decisive moment in the life of teenagers. The objectives of this study were (a) propose an intervention (computer assisted career guidance system) and (b) evaluate it's efficacy for career choice. In an experimental study, participated 38 high school seniors from both public and private schools in South Brazil, from which were evaluated sociodemographic aspects, career choice maturity, career decision making self-efficacy and anxiety. The results showed a significant statistical difference in career choice maturity and self-efficacy. Consequently, computerized systems shows potential in career guidance in high school seniors.

La elección profesional es un momento determinante en la vida de los adolescentes. Los objetivos de este artículo fueron (a) proponer una intervención (sistema de consultoría de carrera online) y (b) evaluar su efectividad en la elección profesional. En un esbozo experimental, participaron 38 estudiantes del tercer año de la Enseñanza Secundaria de escuelas privadas y públicas del Sur de Brasil, evaluados en los aspectos sociodemográficos, madurez para la elección profesional, autoeficacia en la toma de decisiones de carrera y ansiedad. Los resultados demostraron una diferencia estadísticamente significativa en la madurez para la elección profesional y en la autoeficacia. Así, el sistema informatizado demuestra potencial para su uso en la orientación profesional de adolescentes en la Enseñanza Secundaria.
Descritores: Ansiedade
Estudantes
Mentores
Escolha da Profissão
Aconselhamento
Ensino Fundamental e Médio
Tomada de Decisões
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central



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