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Texto completo SciELO Brasil
Rosa, Roger dos Santos
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Id: biblio-1055827
Autor: Arcari, Janete Madalena; Barros, André Phylippe Dantas; Rosa, Roger dos Santos; Marchi, Renato De; Martins, Aline Blaya.
Título: Perfil do gestor e práticas de gestão municipal no Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com porte populacional nos municípios do estado do Rio Grande do Sul / Manager profile and practices of county health management in the Unified Health System (SUS) according to population size in the municipalities of the Rio Grande do Sul state
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(2):407-420, Feb. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O estudo buscou conhecer quem são os gestores municipais de saúde e práticas realizadas no âmbito de gestão. Possuiu delineamento transversal. A metodologia contou com o envio de um questionário eletrônico às secretarias de saúde dos 497 municípios do estado do Rio Grande do Sul (RS). Destes, 297 retornaram (59,75%). Contudo, foram considerados na análise estatística apenas os questionários com mais de 50% de respostas válidas (n = 264). A análise contou com o cálculo da distribuição das variáveis e com testes de qui-quadrado, onde o porte populacional foi considerado variável independente. A maioria foi composta por mulheres, com escolaridade alta e distintas formações, média de idade de 43,76 anos, cor branca. A média de gastos com saúde foi de ≈20% das receitas. Houve consenso quanto na insuficiência dos recursos. Quanto ao porte populacional, 79,92% possuíam ≤ 20.000 habitantes. Diferenças significativas foram observadas na gestão de municípios de distintos portes, tanto nas prioridades, quanto nas dificuldades. O estudo permitiu conhecer parcialmente a realidade da gestão municipal. Além disso, os resultados sugeriram a necessidade de novas pesquisas sobre a feminilização da gestão, avaliação de processos de trabalho e impactos da política de austeridade.

Abstract This study intended to gather who are the county health managers and the practices performed in management. It is based on a cross-sectional design. The methodology involved the use of electronic questionnaire, which was sent to the health departments of the 497 municipalities of the state of Rio Grande do Sul (RS). Of these, 297 were answered (59.75%). However, only those with more than 50% of valid answers (n = 264) were included in the statistical analysis. The analysis included the calculation of the distribution of variables and chi-square testes, taking population size as an independent variable. Most managers were women; graduated; from different professional backgrounds; average age of 43.76 years-old, and white. The average health expenditure in the municipalities was ≈ 20% of revenues. There was a consensus on the insufficiency of resources. With regards to population size, 79.92% presented with ≤ 20,000 inhabitants. Statistically significant differences were found in the management of municipalities of different sizes, both in terms of priorities and difficulties. The study allowed to partially understanding the reality of municipal management. These results indicate the need to further investigate the feminization of health management, working process assessment, and the impacts of economical austerity policy.
Descritores: Pessoal Administrativo/estatística & dados numéricos
Gastos em Saúde/estatística & dados numéricos
Programas Nacionais de Saúde/organização & administração
-Brasil
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Densidade Demográfica
Cidades
Pessoa de Meia-Idade
Programas Nacionais de Saúde/economia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-839740
Autor: Montoya Cáceres, Pamela; Beiio-Escamlila, Natalia; Bermúdez Jara, Nikol; Burgos Ríos, Felicinda; Fuentealba Sandoval, María; Padilla Pérez, Alejandro.
Título: Satisfacción laboral y su relación con el clima organizacional en funcionarios de una universidad estatal chilena / Work satisfaction and its relation with the organizational climate in officials of a Chilean state university
Fonte: Cienc. Trab;19(58):7-13, abr. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: OBJETIVO: Determinar la relación entre satisfacción laboral y clima organizacional de docentes y administrativos de una institución de educación superior de la comuna de Chillán-Chile. MÉTODO: Estudio cuantitativo, correlacional, en 166 trabajadores. Se aplicó el Cuestionario de Satisfacción Laboral S20/23, el Instrumento para Clima Organizacional y un cuestionario para identificar antecedentes sociodemográficos y laborales de los participantes. RESULTADOS: Un 95% de los docentes y un 90,6% de los administrativos refirieron sentirse satisfechos labo ralmente. Un 80% de los docentes y un 72,7% de los administrativos manifestaron percibir un alto nivel de clima organizacional o ambiente de trabajo. Los funcionarios más satisfechos y que perciben un más alto nivel de clima organizacional son aquellos que tienen entre 15 a 29 años de antigüedad en la universidad y los que traba jan menos de 40 horas semanales. Los que tienen contrato de titular se encuentran más satisfechos laboralmente y los a contrata perciben un nivel de clima organizacional más alto. La correlación entre los puntajes globales de clima organizacional y satisfacción laboral fue estadísticamente significativa, tanto en docentes (r = 0,523; p < 0,001) y administrativos (r = 0,468; p < 0,001). CONCLUSIÓN: La percepción de un clima organizacional alto se asocia a un mayor nivel de satisfac ción laboral de docentes y administrativos.

OBJECTIVE: To determine the relationship between job satisfaction and the organizational climate of teachers and administrators of an insti tution of higher education in the commune of Chillán-Chile. METHOD: A quantitative, correlational study of 166 workers. The Labor Satisfaction Questionnaire S20 / 23, the Organizational Climate Instrument and a questionnaire were used to identify the sociodemographic and labor background of the participants. RESULTS: 95% of the teachers and 90,6% of the administrators said they felt satisfied with their work. 80% of the teachers and 72,7% of the administrative staff showed a high level of organizational climate or work environment. The most satisfied and highest-perceived employees are those who are between 15 and 29 years of age at university and those who work less than 40 hours a week. Those who have a contract are more satisfied and the contractor perceives a higher level of organizational climate. The correlation between the overall organizational climate and work satisfaction scores was statistically significant in both teachers (r = 0,523, p <0,001) and administrative (r = 0,468, p <0,001). CONCLUSION: The perception of a high organizational climate is associated to a higher level of job sat isfaction of teachers and administrators.
Descritores: Universidades
Ambiente de Trabalho
Pessoal Administrativo/psicologia
Satisfação no Emprego
-Chile
Inquéritos e Questionários
Correlação de Dados
Categorias de Trabalhadores/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1126470
Autor: Carrasquilla Baza, Deibys; Oviedo Córdoba, Haidy.
Título: Historia social de la formación en enfermería en Santa Marta, Colombia / Social history of training in nursing in Santa Marta, Colombia
Fonte: Rev. cuba. enferm;34(4):e1641, oct.-dic. 2018.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Introducción: Creada en el año 1994, la Facultad de Enfermería de la Universidad Cooperativa de Colombia de Santa Marta se convirtió en la primera experiencia de formación en enfermería en la ciudad. Inició en el marco de la coyuntura generada por la constitución política de 1991, la ley 100 de 1993, la ley 266 de 1996, en la cual se reglamenta la profesión de la enfermería en Colombia. Desde el punto de vista local, el proceso formativo implicó el reconocimiento y posicionamiento de la enfermería en la ciudad. Objetivo: Analizar el desarrollo histórico del proceso formativo de la enfermería en Santa Marta, Colombia. Métodos: Estudio histórico, combina historia oral con revisión documental. La historia oral se realizó por medio de entrevistas semiestructuradas, realizadas a egresados, profesores y personal administrativo que ha laborado en el programa. Para el análisis de la información se organizó, clasificó y procesó la información y codificó e interpretó de acuerdo a una matriz de análisis. Resultados: En 22 años de existencia, el proceso formativo de enfermería en la ciudad de Santa Marta ha empleado una variedad de estrategias, dirigidas a posicionar la profesión en la ciudad, construyendo un discurso, identidad y performance enfermero. Conclusiones: La historia social de la formación en enfermería permite visibilizar procesos de posicionamiento y reconocimiento de la profesión, así como una serie de iniciativas que permanecen ocultas en las versiones tradicionales de la historia(AU)

ABSTRACT Introduction: Created in 1994, the School of Nursing of the Universidad Cooperativa de Colombia, Santa Marta, became the first experience of nursing education in the city. It started in the framework of the situation created by the 1991 Constitution, Law 100 of 1993, Law 266 of 1996, in which the profession of nursing in Colombia is regulated. From the local perspective, the training process involved the recognition and positioning of nursing in the city. Objective: Analyze the historical development of the learning process of nursing in Santa Marta - Colombia. Methods: Historical study, combines oral history documentary review. Oral history was conducted through semi-structured interviews conducted with alumni, faculty and staff who has worked in the program. For the analysis of information he was organized and processed classified information and codified and interpreted according to an analysis matrix. Results: In its 22 years of existence, the nursing training process in the city of Santa Marta has employed a variety of strategies aimed at positioning the profession in the city, building a speech, identity and performance nurse. Conclusions: The social history of nursing education allows positioning visualize processes and recognition of the profession as well as a number of initiatives that remain hidden in traditional versions of history(AU)
Descritores: Educação em Enfermagem/métodos
História da Enfermagem
-Pessoal Administrativo/história
Colômbia
Categorias de Trabalhadores/história
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-724766
Autor: García Pazmiño, Mercedes Angélica; González Baltazar, Raquel; Aldrete Rodríguez, María Guadalupe; Acosta Fernández, Martín; León Cortés, Silvia Graciela.
Título: Relación entre calidad de vida en el trabajo y síntomas de estrés en el personal administrativo universitario / Relationship between quality of life at work and stress symptoms in university administrative staff
Fonte: Cienc. Trab;16(50):97-102, ago. 2014. tab.
Idioma: es.
Resumo: OBJETIVO: Analizar la relación de la Calidad de Vida en el Trabajo (CVT), con los síntomas del estrés en el personal administrativo de una universidad pública del Ecuador. MATERIAL Y MÉTODOS: Diseño correspondiente con el paradigma cuantitativo, transversal, analítico y relacional. RESULTADOS: Del análisis descriptivo de la muestra de 447 trabajadores, 59.3% mujeres y 40.7% hombres; promedio de edad es 46 años. Tiempo promedio en el cargo es 18 años. Se aplicó cuestionarios: "CVT-GOHISALO" y "Evaluación de Síntomas de Estrés". El 76% de los trabajadores administrativos advierte la presencia de los síntomas fisiológicos de estrés en niveles medio, alto y muy alto. A su vez los síntomas de comportamiento social, intelectuales, laborales y psicoemocionales presentaron niveles bajos de estrés. No hay presencia de trastornos mentales o psicoemocionales. Más de la mitad de la población estudiada estaría en vulnerabilidad al riesgo del desequilibrio en la CVT; la tercera parte de la población estudiada obtuvo una alta satisfacción en el trabajo. CONCLUSIÓN: Este estudio fue inédito, demostró la asociación significativa entre la CVT y los síntomas de estrés. Los resultados permitieron plantear estrategias predictivas para mejorar la CVT en el contexto universitario; alineándose a las políticas de Estado, promover el "buen vivir".

OBJECTIVE: To analyze the relationship of the Quality of Life at Work (CVT) with symptoms of stress on the administrative staff of a public university in Ecuador. MATERIALS AND METHODS: Design corresponding to the quantitative, crosssectional, analytical and relational paradigm. RESULTS: Descriptive analysis of the sample of 447 workers in total, 59.3 % female and 40.7 % male; average age is 46 years old. The average time in office is 18 years. Questionnaires were applied: "CVT-GOHISALO" and "Assessment of Stress Symptoms" 76% of administrative workers, admit to the presence of the physiological symptoms of stress in the medium, high and very high levels. In turn the symptoms of social, intellectual, occupational and psycho-emotional behavior, had low levels of stress. No presence of mental or psycho-emotional disorders. More than half of the studied population would be vulnerable to the risk of imbalance in the quality of life at work. third of the study population, had a high job satisfaction. CONCLUSION: This study was unpublished and showed a significant association between CVT and symptoms of stress. The results allowed to propose strategies to improve predictive quality of life at work in the university context; aligning state policies to promote the "good life".
Descritores: Qualidade de Vida
Estresse Psicológico/diagnóstico
Pessoal Administrativo/psicologia
Local de Trabalho
-Universidades
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Equador
Satisfação no Emprego
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1126984
Autor: Geremia, Daniela Savi; Vendruscolo, Carine; Celuppi, Ianka Cristina; Adamy, Edlamar Kátia; Toso, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira; Souza, Jeane Barros de.
Título: 200 Years of Florence and the challenges of nursing practices management in the COVID-19 pandemic / 200 años de Florence y los retos de la gestión de las prácticas de enfermería en la pandemia COVID-19* / 200 Anos de Florence e os desafios da gestão das práticas de enfermagem na pandemia COVID-19
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);28:e3358, 2020. graf.
Idioma: en.
Resumo: Objective to analyze the main challenges of nursing in facing Coronavirus Disease-19 under the perspective of nurse managers in the west macro-region of Santa Catarina. Method it consists of a qualitative study, whose data collection was done through interviews with nurses who represent the management of health care network in the region. The analysis technique used was the Discourse of the Collective Subject (DCS). Results the legacy of Florence Nightingale to contemporary nursing practice; the weaknesses and the technical operational capacity with which nursing faces in the Unified Health System (Sistema Único de Saúde - SUS); the strategies for strengthening the Unified Health System and qualification of nursing practices; and the potentialities identified in the pandemic scenario were the main ideas that emerged. In the bicentennial year of Florence Nightingale, nurses recognize her legacy to public health practice and management. Several variables interfere in professional practice, such as epidemiological aspects, working conditions, and care management in a pandemic. Conclusion the pandemic scenario has taken nursing to a position of practical and scientific protagonism as a result of its proactivity and leadership in the search for knowledge based on scientific evidence.

Objetivo analizar los principales retos de la enfermería para hacer frente a la Enfermedad por Coronavirus-19 desde la perspectiva de los enfermeros administradores de la Macro Región Oeste de Santa Catarina. Método este es un estudio cualitativo, con recopilación de datos a través de entrevistas con enfermeros que representan la gestión de la red de atención médica en la región. La técnica de análisis utilizada fue el Discurso del Sujeto Colectivo. Resultados El legado de Florence Nightingale para la práctica de enfermería contemporánea; las debilidades y la capacidad técnica y operativa que enfrenta la enfermería en el Sistema Único de Salud; estrategias para fortalecer el Sistema Único de Salud y calificar las prácticas de enfermería; y las potencialidades identificadas en el contexto de la pandemia fueron ideas centrales que surgieron. En el año del bicentenario de Florence Nightingale, los enfermeros reconocen su legado para la práctica y gestión de la salud pública. Existen innumerables variables que interfieren en la práctica profesional, en aspectos epidemiológicos, en las condiciones de trabajo y en el manejo de la atención ante la pandemia. Conclusión la situación de pandemia ha elevado a la enfermería a una posición de liderazgo práctico y científico debido a su proactividad y capacidad de liderazgo en la búsqueda de conocimientos basados en evidencias científicas.

Objetivo analisar os principais desafios da enfermagem no enfrentamento do Coronavírus Disease-19 sob a perspectiva de enfermeiros gestores na macrorregião oeste de Santa Catarina. Método trata-se de um estudo qualitativo, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com enfermeiros representantes da gestão da rede de atenção à saúde da região. A técnica de análise utilizada foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados o legado de Florence Nightingale para a prática da enfermagem contemporânea; as fragilidades e a capacidade técnica e operacional com a qual se depara a enfermagem no Sistema Único de Saúde; as estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e qualificação das práticas de enfermagem; e as potencialidades identificadas na conjuntura da pandemia foram ideias centrais que emergiram. No ano do bicentenário de Florence Nightingale, os enfermeiros reconhecem seu legado para a prática e gestão em saúde pública. São inúmeras as variáveis que interferem na prática profissional, nos aspectos epidemiológicos, nas condições de trabalho e na gestão do cuidado frente à pandemia. Conclusão a situação de pandemia tem elevado a enfermagem a uma posição de protagonismo prático e científico pela proatividade e capacidade de liderança na busca de saberes fundamentados em evidências científicas.
Descritores: Prática Profissional
Política Pública
Condições de Trabalho
Sistema Único de Saúde
Adaptação Psicológica
Saúde Pública
Pessoal Administrativo
Infecções por Coronavirus
Assistência à Saúde
Pandemias
História da Enfermagem
Enfermeiras Administradoras
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-626568
Autor: Backes, Dirce Stein; Backes, Marli Terezinha Stein; Rangel, Rosiane Filipin; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Büscher, Andreas.
Título: Significado de viver saudável para usuários, profissionais e gestores da saúde / Meaning of healthy living for health users, professionals and managers / Significado de vivir saludable para usuarios, profesionales y administradores de la salud
Fonte: Rev. bras. enferm;64(6):1094-1099, nov.-dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Pesquisa qualitativa, orientada pelo método "grounded theory", com o objetivo de compreender o significado de viver saudável em uma comunidade socialmente vulnerável para usuários, profissionais e gestores da saúde. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista individual, com 25 participantes, dentre eles usuários, profissionais e gestores da saúde. A análise de dados foi processada de forma comparativa, conforme prevê o método "grounded theory". Para os usuários o viver saudável está associado às condições básicas de sobrevivência, às oportunidades de inclusão e participação social e às possibilidades interativas e associativas, para os profissionais da saúde, o mesmo está relacionado às articulações políticas e sociais e, para os gestores, ao desenvolvimento de estratégias capazes de reorientar o modelo de saúde vigente. Conclui-se, que o viver saudável é um processo singular, plural e complexo, construído com base no imaginário e vivido de cada ser humano.

Qualitative research guided by grounded theory method that aimed to understand the meaning of healthy living in a community socially vulnerable for health users, professionals and managers. Data were collected through individual interview with 25 participants, among health users, professionals and managers. Data analysis was done in a comparative way according to grounded theory. For health users, healthy living is associated with basic living conditions, with inclusion opportunities and social participation and with interaction and associative possibilities; for health professionals, healthy living is related to political and social articulations; and for managers, it is related to the development of strategies that can reorient the current health model. We conclude that healthy living is a singular, plural and complex process that is built based on the imaginary and on the experiences of each human being.

Pesquisa cualitativa, orientada por el método "grounded theory", con el objetivo de comprender el significado de vivir saludable en una comunidad socialmente vulnerable para usuarios, profesionales y gestores de la salud. Se utilizó como técnica de coleta de datos la entrevista individual, con 25 participantes, entre ellos usuarios, profesionales y gestores de la salud. El análisis de datos fue procesado de forma comparativa, conforme prevé el método "grounded theory". Para los usuarios el vivir saludable está asociado a las condiciones básicas de sobrevivencia, a las oportunidades de inclusión y participación social y a las posibilidades interactivas y asociativas, para los profesionales de la salud, lo mismo está relacionado a las articulaciones políticas y sociales y, para los gestores, al desarrollo de estrategias capaces de reorientar el modelo de salud vigente. Se concluye, que el vivir saludable es un proceso singular, plural y complejo, construido con base en el imaginario y vivido de cada ser humano.
Descritores: Pessoal Administrativo
Atitude Frente a Saúde
Comportamentos Relacionados com a Saúde
Pessoal de Saúde
Pacientes
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-433728
Autor: Zylinski, Vanesa.
Título: Factores administrativos y organizacionales y su relación con el tiempo de atención profesional al paciente con infarto agudo de miocardio / The relationship betwen organizational and administrative factors and the time necessary to provide professional attention to the patient with infarto agudo de miocardio, during the time period of july to october of 2005
Fonte: Notas enferm. (Córdoba);6(8):17-20, 2006. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Este trabajo es un estudio poblacional, descriptivo y prospectivo. Se plantea como objetivo general, determinar y ponderar los factores administrativos y organizacionales que inciden en la admisión de los pacientes con infarto agudo de miocardio en su fase aguda, y elaborar una propuesta de mejora de las situaciones halladas, identificando aquellos factores en donde enfermeria interviene.
Descritores: Pessoal Administrativo
Infarto do Miocárdio
Admissão do Paciente
Listas de Espera
Recursos Humanos de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: AR475.1 - Biblioteca de la Escuela de Enfermería


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Id: biblio-980982
Autor: Padilla Sarmiento, Sandra Licette; Villamizar Carrillo, Diana Janeth; Mogollón Canal, Olga Mariela.
Título: El trabajador universitario y su salud mental desde el modelo de creencias / University worker and their mental health from the belief model / O trabalhador universitário e sua saúde mental desde o modelo de crenças
Fonte: Rev. cienc. cuidad;15(2):131-143, 2018.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Analizar el estado de la salud mental del personal administrativo en el sistema de educación superior en una región de frontera, teniendo en cuenta sus creencias a partir de los procesos de susceptibilidad y motivaciones de un modelo teórico en salud. Materiales y Métodos: El enfoque metodológico utilizado fue descriptivo, exploratorio y trasversal; caracterizando los datos de una muestra conformada por 115 participantes, a quienes se les aplicó el cuestionario de evaluación integral de la salud mental para administrativos de Padilla, Mogollón y Villamizar (2015), elaborado para esta investigación desde las dimensiones del modelo de creencias y conformado por 137 ítems. La confiabilidad por alpha de Cronbrach es de 0.83. El cuestionario estuvo sujeto a juicio de expertos para la adaptación del lenguaje a la realidad colombiana. Resultados: La salud mental de los trabajadores depende de sus estados de ánimo, de los procesos comunicacionales y del manejo de la ansiedad y el estrés, convirtiéndose en barrera al no poder acceder a los servicios de salud mental si la universidad los ofreciera. Conclusiones: Para el personal administrativo su salud mental depende de las condiciones laborales que fomenten el desarrollo individual, la interacción familiar y el manejo adecuado del estrés por cargas laborales; por lo que es necesario generar políticas en comportamiento saludable.

Objective: Analyze the mental health status of the administrative personnel of the higher education system in a border area, considering their beliefs emanating from susceptibility processes and motivations of a theoretical health model. Materials and methods: The methodological focus used was descriptive, exploratory and cross-sectional; characterizing data from a sample composed by 115 participants, to whom the questionnaire of comprehensive evaluation for clerks of mental health was applied to in Padilla, Mogollon and Villamizar (2015), elaborated for this research from the dimensions of the beliefs model and composed of 137 items. The reliability by the Alpha Cronbach is of 0.83. The questionnaire was subject to judgement of experts for the adaptation of language to the Colombian context. Results: The mental health of the clerk depends on their mood, communicational processes and the management of anxiety and stress, becoming an impediment not being able to access the mental health services if the university offered them. Conclusions: For the administrative personnel, their mental health depends of the work conditions that encourage individual development, family interaction and adequate management of stress caused by workload; for this, it is necessary to generate policies for a healthy behavior.

Objetivo: Analisar o estado da saúde mental do pessoal administrativo no sistema de educação superior em uma região fronteiriça, tendo em conta suas crenças a partir dos processos de susceptibilidade e motivações de um modelo teórico em saúde. Materiais e Métodos: o enfoque metodológico utilizado foi descritivo, exploratório e transversal; caracterizando os dados de uma amostra conformada por 115 participantes, a quem foi aplicado o questionário de avaliação integral da saúde mental para administrativos de Padilla, Mogollón e Villamizar (2015), elaborado para esta pesquisa desde as dimensões do modelo de crenças e conformado por 137 itens. A confiabilidade por alpha de Cronbrach é de 0,83. O questionário esteve sujeito a juízo de expertos para a adaptação da linguagem à realidade colombiana. Resultados: A saúde mental dos trabalhadores depende de seus estados de ânimo, dos processos comunicacionais e do manejo da ansiedade e o estresse, convertendo-se em barreira ao não poder aceder aos serviços da saúde mental, inclusive se a universidade os oferecesse. Conclusões: para o pessoal administrativo sua saúde mental depende das condições de trabalho que fomentem o desenvolvimento individual, a interação familiar e o manejo adequado do estresse por cargas de trabalho; pelo qual é necessário gerar políticas em comportamentos saudáveis
Descritores: Saúde Mental
-Comportamento
Pessoal Administrativo
Educação Superior
Responsável: CO648.1


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-845190
Autor: Fernandes, Vanessa Martinhago Borges; Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Pires, Denise Elvira Pires de; Zampieri, Maria de Fátima Mota; Gregório, Vitória Regina Petters.
Título: Implantação de salas de apoio à amamentação em empresas públicas e privadas: potencialidades e dificuldades / Despliegue de habitaciones lactancia de apoyo en empresas públicas y privadas: capacidades y dificultades / Establishment of lactaton rooms in public and private companies: potentialities and difficulties
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(spe):e201600446, 2016. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Conhecer a visão de gestores de empresas públicas e privadas acerca das salas de apoio à amamentação, com vistas à sua implantação. Método Pesquisa qualitativa, exploratória descritiva, realizada em 2015, da qual participaram 20 gestores da Grande Florianópolis. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas/projetivas e, para a análise, a Análise de Conteúdo, associada aos recursos do software Atlas.ti. Resultados Emergiram duas categorias, a saber, dificuldades e facilidades na implantação de sala de apoio à amamentação, com predomínio de aspectos dificultadores, especialmente financeiros, envolvidos na disponibilização de espaço físico. Dialeticamente, também houve reconhecimento do baixo custo envolvido, o que facilitaria sua implantação. Conclusões Aspectos financeiros, culturais e políticos dificultam a implantação de salas de apoio à amamentação, mas há o reconhecimento da importância da medida. Para o sucesso da amamentação, a implantação de salas de apoio é importante, porém, não suficiente, sendo necessárias múltiplas ações e, principalmente, uma atuação mais efetiva da enfermagem e dos demais profissionais de saúde.

RESUMEN Objetivo Conocer la visión de los gestores de la empresa pública y privada sobre las habitaciones de apoyo a la lactancia, con vistas a su puesta en práctica. Método La investigación fue cualitativa, exploratoria y descriptiva. Participaron 20 gerentes en Florianópolis en 2015. Para la recolección de datos se utilizaron entrevistas semiestructuradas/proyectiva y para análisis, Análisis de Contenido asociado a los recursos del software Atlas.ti. Resultados Surgieron dos categorías, las dificultades y las facilidades en la implantación de sala de apoyo a la lactancia, donde predominan los aspectos que obstaculizan, especialmente los financieros, involucrados en el espacio físico. Dialécticamente, también hubo reconocimiento del bajo costo involucrado, lo que facilitaría su aplicación. Conclusión Los aspectos financieros, culturales y políticos dificultan la implantación de salas de lactancia materna,es importsnte implantar salas de apoyo, sin embargo, no es suficiente, requiere múltiples acciones y, sobre todo, un funcionamiento más eficaz de la enfermería y otros profesionales de la salud.

ABSTRACT Objective To know how managers of public and private companies view lactation support rooms and their implantation. Method This is study is based on qualitative, exploratory, and descriptive research. Twenty managers from Greater Florianópolis participated in the research, in 2015. Data were collected by means of semi-structured/projective interviews, and subjected to content analysis associated with Atlas.ti software. Results Data analysis led to the following two categories: difficulties and facilities of establishing a lactation room, with a predominance of financial difficulties and the lack of physical space. Dialectically, the subjects also recognised the low cost involved, which facilitates establishment. Conclusion Financial, cultural, and political aspects make it difficult to set up lactation rooms, but the importance of this measure was acknowledged. Although the success of breastfeeding partly depends on these support rooms, it also requires multiple actions, especially the effective participation of nurses and other health workers.
Descritores: Aleitamento Materno
Pessoal Administrativo/psicologia
Privacidade
-Mulheres Trabalhadoras/legislação & jurisprudência
Logradouros Públicos/economia
Logradouros Públicos/legislação & jurisprudência
Brasil
Entrevistas como Assunto
Setor Público/organização & administração
Setor Privado/organização & administração
Pesquisa Qualitativa
Arquitetura de Instituições de Saúde/economia
Arquitetura de Instituições de Saúde/legislação & jurisprudência
Instalações Privadas/economia
Instalações Privadas/legislação & jurisprudência
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1118035
Autor: Perú. Poder Legislativo.
Título: Ley que regula los procesos de ascenso automático en el escalafón, el cambio de grupo ocupacional, cambio de línea de carrera, el nombramiento y cambio a plazo indeterminado de los profesionales, técnicos, auxiliares asistenciales y personal administrativo de la salud / Law that regulates the processes of automatic promotion in the ladder, the change of occupational group, change of career line, the appointment and change for an indefinite term of the professionals, technicians, assistants and administrative health personnel.
Fonte: Lima; Perú. Poder Legislativo; 20200800. 10 p.
Idioma: es.
Resumo: La ley contiene la normatividad para regular los procesos de ascensos y nombramientos de los profesionales, técnicos, auxiliares asistenciales y personal administrativo de la salud.
Descritores: Corrida
Saúde
Pessoal Administrativo
Jurisprudência
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central



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