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Id: biblio-1223938
Autor: Camatta, Marcio W; Ribeiro, Danilo B; Siniak, Débora S; Schneider, Jacó F; de Pinho, Leandro B; Gil Medeiros, Rafael.
Título: The conceptions of health services managers about the network of psychosocial care for crack users
Fonte: Horiz. enferm;31(3):243-253, 2020. ilus.
Idioma: en.
Resumo: OBJETIVO: El objetivo de este estudio fue conocer las concepciones de los gerentes de servicios de salud sobre la red de atención psicosocial para usuarios de crack. MÉTODOS: encuesta cualitativa y evaluativa utilizando el marco de evaluación de cuarta generación. La encuesta se realizó en un centro de atención psicosocial para los consumidores de alcohol y drogas en un municipio del estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Los datos se recopilaron de enero a mayo de 2013, a través de entrevistas guiadas utilizando el círculo dialéctico hermenéutico. RESULTADOS Y DISCUSIÓN: los gerentes revelaron sus concepciones sobre la colaboración entre sectores en la red de atención, reconociendo los servicios prestados por la red de atención psicosocial y la coordinación de esos servicios. También mostraron comprensión de la importancia de asociarse con mecanismos de otros sectores de la sociedad. CONCLUSIONES: los administradores municipales se han esforzado por construir una política de salud mental centrada en el usuario con coordinación entre sectores, abogando por los principios de la reforma psiquiátrica y la atención psicosocial.

OBJECTIVE: The objective of this study was to learn the conceptions of health services managers about the network of psychosocial care for crack users. METHODS: Qualitative and evaluative survey using the Fourth Generation Evaluation framework. The survey was performed at a center for psychosocial care for alcohol and drug abusers in a municipality of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. Data were collected from January to May 2013, through guided interviews using the hermeneutic dialectical circle. RESULTS AND DISCUSSION: Managers revealed their conceptions about collaboration between sectors in the care network, recognizing the services provided by the psychosocial care network and the coordination of those services. They also displayed understanding of the importance of partnering with mechanisms from other sectors of society. CONCLUSIONS: Municipal managers have endeavored to build a user-focused mental health policy with coordination between sectors, advocating for the principles of psychiatric reform and psychosocial care.
Descritores: Cocaína Crack/isolamento & purificação
Compreensão
Administradores de Instituições de Saúde
Serviços de Saúde Mental
-Brasil
Saúde Mental/legislação & jurisprudência
Usuários de Drogas
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Alves, Marília
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Id: biblio-1020897
Autor: Duarte, Roberto Gonzalez; Miura, Irene Kazumi; Sawada, Namie Okino; Alves, Marilia; Petrin, Renata.
Título: The development of transversal competence of health service managers / O desenvolvimento da competência transversal dos gestores de serviços de saúde
Fonte: Rev. saúde pública (Online);53:74, 2019.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT In their pedagogical projects, health management courses focus on multidisciplinarity, interdisciplinarity, comprehensiveness and transversality, whose main merit is to question health issues from different theoretical perspectives. Analyzing these issues under many perspectives does not necessarily mean the development of transversal competences. The development and application of these competences suppose going beyond integrating curricular contents and theory/practice. They depend on how the knowledge will be articulated to changes at organizational, sectorial and institutional levels and on the coevolution between these competences and changes. It is understood that health services manager role is effectively transversal when he/she: (i) acts at organizational boundaries, fostering interaction between organizations and other actors in the system; (ii) provides (and receives) feedback to (and from) these actors; and (iii) these feedbacks help decision makers to undertake organizational changes to respond to the environment and shape it.

RESUMO Em seus projetos pedagógicos, os cursos de gestão de saúde privilegiam a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, integralidade e transversalidade, cujo principal mérito é problematizar as questões da saúde sob diferentes perspectivas teóricas. Analisar as questões da área da saúde a partir de diversos prismas não implica necessariamente no desenvolvimento de competências transversais. O desenvolvimento e a aplicação dessas competências pressupõem ir além da integração entre conteúdos curriculares e entre teoria e prática. Dependem de como os conhecimentos serão articulados às mudanças nos níveis organizacional, setorial e institucional e da coevolução entre essas competências e essas mudanças. Entende-se que a atuação do gestor de serviços de saúde é efetivamente transversal quando: (i) atua nas fronteiras organizacionais, fomentando a interação entre as organizações e outros atores do sistema; (ii) provê (e recebe) feedbacks para esses (desses) atores; e (iii) esses feedbacks auxiliam os tomadores de decisão a empreender mudanças organizacionais, de modo a responder ao ambiente e a moldá-lo.
Descritores: Educação Baseada em Competências/métodos
Administradores de Instituições de Saúde/educação
-Competência Profissional
Brasil
Administradores de Instituições de Saúde/organização & administração
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-881194 LILACS-Express
Autor: Mendoza Mendoza, Adel Alfonso(res); de La Victoria Ojeda, Melannye(res); Zárate Arroyo, Allison Andrea(res).
Título: Eficiencia en la calidad del servicio de las Entidades Promotoras de Salud del régimen subsidiado colombiano / Efficiency in the quality of the service of health promotion entities of the colombian subsidized regime / Eficiência na qualidade do serviço de entidades promotoras de saúde do régimen subsidiado colombiano
Fonte: Hacia promoc. salud;22(2):13-25, 09 de noviembre de 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Evaluar la eficiencia en la calidad del servicio de las Entidades Promotoras de Salud del régimen subsidiado durante los períodos comprendidos entre 2011-1 y 2014-1. Materiales y Métodos: Se realizó un estudio descriptivo retrospectivo de la calidad del servicio en las entidades promotoras de salud del régimen subsidiado soportado en la metodología del análisis envolvente de datos (DEA), utilizando el modelo propuesto por Charnes, Cooper y Rhodes orientado a las salidas. Se realiza una selección de un conjunto de variables a partir de la base de datos de la Superintendencia Nacional de Salud. Resultados: Los resultados indican que 14 de las 22 entidades evaluadas tienen una eficiencia superior al 90% durante el periodo de estudio. Conclusiones: El análisis envolvente de datos permitió identificar las entidades promotoras de salud (EPS) del régimen subsidiado que obtuvieron un buen desempeño en el período de estudio así mismo la eficiencia promedio no superó el 70%, lo que muestra que en la actualidad Colombia está pasando por una crisis en el sector de la salud.

Objective: To evaluate the efficiency in the quality of Health Promotion Entities service of the subsidized regime between 2011-1 and 2014-1. Materials and Methods: A descriptive retrospective study of the quality in the subsidized regime health promotion entities service was performed supported by the data envelopment analysis (DEA) methodology using the output-oriented model proposed by Charnes, Cooper and Rhodes. A selection of a set of variables was performed from the database of the National Health Board. Results: The results indicate that 14 of the 22 evaluated entities showed efficiency greater than 90% during the study period. Conclusions: The envelopment analysis of data allowed identifying the subsidized regime Health Promotion Entities (EPS) that obtained a good performance in the period of study, as well as the average efficiency that did not exceed 70%, which shows that Colombia is currently undergoing a crisis in the health sector.

Objetivo: avaliar a eficiência na qualidade do serviço das Entidades Promotoras de Saúde do regime subsidiado durante os períodos compreendidos entre 2011-1 e 2014-1. Materiais e Métodos: Realizou se um estudo descritivo retrospectivo da qualidade do serviço nas entidades promotoras de saúde do regime subsidiado suportado na metodologia de análise envolvente de dados (DEA), utilizado o modelo proposto por Charnes, Cooper e Rhodes orientado às saídas. Realiza uma seleção de um conjunto de variáveis a partir da base de dados da Superintendência Nacional de Saúde. Resultados: Os resultados indicam que 14 das 22 entidades avaliadas têm uma eficiência superior a 90% durante o período de estudo. Conclusões: A análise envolvente de dados permitiu identificar as entidades promotoras de saúde (EPS) do regime subsidiado que obtiveram um bom desempenho no período de estudo assim mesmo a eficiência a média não superou o 70%, o que amostra que na atualidade Colômbia está passando por una crise no setor da saúde
Descritores: Administradores de Instituições de Saúde
-Qualidade da Assistência à Saúde
Eficiência Organizacional
Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO54.4


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Id: biblio-1181348
Autor: Perú. Ministerio de Salud. Programa de Administración Compartida.
Título: Los Comités Locales de Administración de Salud (CLAS): Organización y modelo de gestión - El programa de salud local / Local Health Administration Committees (CLAS): Organization and management model - The local health program.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud. Programa de Administración Compartida; Nov. 1996. 177 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El presente documento aborda en forma sistemática los elementos legales, organizativos y funcionales de los CLAS, al mismo tiempo que se delinea los aspectos centrales de los programas de salud local, instrumento previsor y racionalizador de la actividad de salud en el primer nivel
Descritores: Administradores de Instituições de Saúde
Administração em Saúde
Centros Comunitários de Saúde
-Peru
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central
[{"text": "PE18.1", "_a": "MINSA 1884"}]


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Texto completo SciELO Brasil
Trad, Leny Alves Bonfim
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Id: biblio-1055735
Autor: Biscarde, Daniela Gomes dos Santos; Vilasbôas, Ana Luiza Queiroz; Trad, Leny Alves Bonfim.
Título: Consenso e pactuação regional entre gestores do SUS no nordeste do Brasil / The regional consensus and agreement among managers of the SUS (Unified Health System) in the northeast of Brazil
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(12):4519-4527, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Analisou-se a construção do consenso e da pactuação entre gestores do Sistema Único de Saúde em Comissões Intergestores Regionais de dois cenários metropolitanos, mediante estudo de casos múltiplos para análise comparativa entre a Região Metropolitana de Fortaleza-Ceará e a Região Metropolitana de Salvador-Bahia. O referencial teórico utilizado fundamentou-se na obra de Mário Testa e na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. A produção de dados combinou análise documental, entrevistas com gestores das instâncias estaduais, municipais e federal, com a observação direta de reuniões de Comissão Intergestores Regional, Conselho Estadual de Saúde, Comissão Intergestores Bipartite, reuniões entre nível central e regional, além de reuniões ampliadas do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, nos dois estados. Os problemas relativos à Programação Pactuada e Integrada e ao subfinanciamento do SUS foram os pontos comuns nos cenários estudados. Tais problemas estão imbricados e interferem de modo importante nas relações interinstitucionais entre os municípios, apontando a disputa por recursos como um entrave para a construção do consenso e da pactuação, pautados no diálogo e no entendimento entre atores.

Abstract The creation of consensus and agreement among managers of the Unified Health System (SUS) was analyzed in Regional Interagency Commissions of two metropolitan scenarios, by means of a multiple case study for comparative analysis between the Metropolitan Region of Fortaleza-Ceará and the Metropolitan Region of Salvador-Bahia. The theoretical reference used was based on Mario Testa's work and on Habermas' Theory of Communicative Action. The data production merged documental analysis, interviews with managers of state, municipal and federal levels with direct observation of meetings of the Regional Interagency Commission, the State Health Council, the Bipartite Interagency Commission, meetings between central and regional levels, in addition to extended meetings of the Health Municipal Offices Council, in both states. The problems related to Agreed and Integrated Programming and to the underfunding of SUS were common points in the scenarios studied. Such problems are interlinked and interfere in an important way in the interinstitutional relations between the municipalities, highlighting the dispute for resources as an obstacle for the creation of consensus and agreement, based on the dialogue and understanding between actors.
Descritores: Planos Governamentais de Saúde
Negociação
Consenso
Administradores de Instituições de Saúde
Relações Interinstitucionais
-Brasil
Estudos de Casos Organizacionais
Planos de Sistemas de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Silva, Cosme Marcelo Furtado Passos da
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Id: biblio-1089503
Autor: Porciuncula, Alice Mariz; Venâncio, Sandra Aparecida; Silva, Cosme Marcelo Furtado Passos da.
Título: Síndrome de Burnout em gerentes da Estratégia de Saúde da Família / Burnout Syndrome in Family Health Strategy Managers
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(4):1555-1566, abr. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo analisou a Síndrome de Burnout (SB) entre os gerentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Município do Rio de Janeiro e suas associações entre os fatores que influenciam a presença/ausência da SB nesses profissionais. Com natureza descritiva, ele utilizou um questionário, composto de duas partes: 1) perfil do gerente e fatores que possam influenciar a presença de Burnout; 2) Inventário Maslach Burnout Inventory. A taxa percentual de retorno foi de 63,5% (143) dos 225 enviados. Os gerentes da ESF são em geral, enfermeiros (68,6%), jovens (74,5% até 39 anos), do sexo feminino (76,9%) e que atuam na gerência há menos de 5 anos (85,2%). A presença da SB foi identificada em 11,2% dos gerentes. Os fatores de natureza organizacional foram os que obtiveram maior número de variáveis com associação. Esses dados apontam para necessidade de realização de mudanças nas práticas organizativas de serviços e de mudanças nos processos de trabalho. A realização de outros estudos, que aprofundem estas questões, pode contribuir neste sentido.

Abstract This paper analyzed the Burnout Syndrome (BS) among the managers of the Family Health Strategy (ESF) in the city of Rio de Janeiro and its associations with factors that influence the presence/absence of BS among these professionals. This is a descriptive study that used data from a questionnaire consisting of two parts: 1) manager profile and factors that could influence the presence of Burnout; 2) Maslach Burnout Inventory. The return rate was 63.5% (143) of the 225 questionnaires sent. The ESF managers are generally nurses (68.6%), young (63.6% under 39 years) female (76.9%), who have acted as managers for less than 5 years (85.2%). A BS presence was identified in 11.2% of the managers. The factors of an organizational nature were those that obtained the highest number of variables with an association. These data point to the need to make changes in the organizational practices of services and changes in work processes. Further studies on these issues can contribute to this.
Descritores: Esgotamento Profissional/epidemiologia
Saúde da Família
Administradores de Instituições de Saúde/psicologia
-Síndrome
Brasil/epidemiologia
Esgotamento Profissional/etiologia
Cultura Organizacional
Fatores Sexuais
Estudos Transversais
Inquéritos Epidemiológicos/estatística & dados numéricos
Fatores Etários
Cidades/epidemiologia
Estado Civil
Administradores de Instituições de Saúde/estatística & dados numéricos
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-845199
Autor: Reuter, Camila Luana Oliveira; Santos, Vilma Constância Fioravante dos; Bottega, Carla Garcia; Roese, Adriana.
Título: Práticas de monitoramento na gestão municipal em saúde e sua interface com a enfermagem / Prácticas de monitoría en la gestión principal de salud y su interfaz con la enfermería / Monitoring practices in municipal healthcare management and their interface with nursing
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(spe):e20160019, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar as práticas de monitoramento desenvolvidas pelos municípios e as interfaces com a prática da Enfermagem. Métodos Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado nos seis municípios da Região de Saúde 10 do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a seis gestores de saúde e um assessor, com análise de conteúdo. Resultados As categorias finais que emergiram dos resultados foram “Práticas de monitoramento na gestão municipal em saúde” e “Dificuldades de implantação do monitoramento pelos gestores”. Conclusões Os gestores apontaram potencialidades e fragilidades nas práticas de monitoramento municipal de saúde. A incorporação deste processo é primordial à prática dos profissionais, especialmente da enfermagem, promovendo um incremento no uso de novas ferramentas que propiciam a inovação para subsidiar a tomada de decisão.

RESUMEN Objetivo Analizar las prácticas de monitoreo desarrolladas por los municipios y las interfaces con las prácticas de enfermería. Métodos Estudio exploratorio descriptivo con un enfoque cualitativo realizado en los 6 municipios de la Región de Salud 10 de Rio Grande del Sur. Fueron realizadas entrevistas semiestructuradas junto a seis gestores de salud y un asesor, con análisis de contenido. Resultados Las categorías finales que surgieron a partir de los resultados fueron “Prácticas de monitoreo en la gestión principal de salud” y “Dificultades de aplicación de monitoreo por los gestores”. Conclusiones Los gestores señalaron fortalezas y debilidades en las prácticas de monitoreo de salud municipales. La incorporación de ese proceso es primordial para la práctica de los profesionales, especialmente los de enfermería, promoviendo un incremento en el uso de nuevas herramientas que propician la innovación para subsidiar la toma de decisión.

ABSTRACT Objective To analyse the healthcare monitoring practices of the local government and its interfaces with nursing. Methods This is a descriptive, exploratory, and qualitative study conducted in six municipalities in the 10th health region of the state of Rio Grande do Sul. Data were collected through semi-structured interviews with six healthcare managers and one adviser, and subjected to content analysis. Results The results led to the final categories, “Monitoring practices in municipal healthcare management” and “Difficulties of managers in implementing monitoring”. Conclusion The managers pointed out potentialities and weaknesses in the monitoring practices of municipal healthcare. This process is critical for the practice of healthcare workers, especially nurses, since it encourages the use of new tools and innovations that support decision making.
Descritores: Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde/organização & administração
Saúde da População Urbana
Enfermagem/organização & administração
Serviços de Saúde Comunitária/organização & administração
Administradores de Instituições de Saúde/psicologia
-Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde/métodos
Sistemas de Apoio a Decisões Administrativas
Brasil
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Entrevistas como Assunto
Pessoal de Saúde
Pesquisa Qualitativa
Melhoria de Qualidade/organização & administração
Implementação de Plano de Saúde
Planejamento em Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1043036
Autor: Pires, Denise Elvira Pires de; Vandresen, Lara; Forte, Elaine Cristina Novatzki; Machado, Rosani Ramos; Melo, Thayse Aparecida Palhano de.
Título: Gestão na atenção primária: implicações nas cargas de trabalho de gestores / Gestión en la atención primaria: implicaciones en las cargas de trabajo de gestores / Management in primary health care: implications on managers workloads
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180216, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Identificar quais aspectos da gestão na atenção primária à saúde, evidenciados na literatura atual, podem influenciar as cargas de trabalho dos gestores. METODOLOGIA Revisão integrativa de literatura com coleta dos dados realizada em abril de 2016, em cinco bases de dados, com artigos publicados em inglês, espanhol e português, entre 2006 e 2016. RESULTADOS Os resultados dos 78 estudos encontrados foram organizados em duas macro categorias: aumento das cargas de trabalho, especialmente pelo desafio da gestão de novo modelo de atenção e de déficits nas condições de trabalho; e redução das cargas de trabalho relacionada à capacitação das equipes e gestores, à autonomia e ao apoio aos gestores. CONCLUSÃO Além de identificar fatores que aumentam e diminuem as cargas de trabalho dos gestores, este estudo ilumina uma linha de investigação promissora, dada a importância da gestão para o setor saúde e para efetivação da Atenção Primária à Saúde.

Resumen OBJETIVO Identificar qué aspectos de la gestión en la atención primaria de salud, evidenciados en la literatura actual, pueden influenciar las cargas de trabajo de los gestores. METODOLOGÍA revisión integradora de la literatura a través de la recolección de datos realizada en cinco bases de datos, con artículos publicados en inglés, español y portugués entre 2006 y 2016. RESULTADOS Los resultados de los 78 estudios encontrados se organizaron en dos macro-categorías: aumento de las cargas de trabajo, sobre todo por el desafío de la gestión de un nuevo modelo de atención y del déficit en las condiciones laborales; y reducción de las cargas de trabajo relacionadas a la capacitación de los equipos y gestores, a la autonomía y al apoyo a los gestores. CONCLUSIÓN Además de identificar factores que aumentan y disminuyen las cargas de trabajo de los gestores, este estudio lleva consigo una línea de investigación prometedora dada la importancia de la gestión para el sector salud y para la efectividad de la Atención Primaria de la Salud.

Abstract OBJECTIVE To identify which aspects of primary health care management, evidenced in current literature, can influence manager workloads. METHODOLOGY Integrative literature review with data collection conducted in April 2016, in five databases, with articles published in English, Spanish and Portuguese between 2006 and 2016. RESULTS The results of the 78 studies were organized into two macro categories: increased workloads, especially due to the challenge of managing a new care model and deficits in working conditions; and workloads reduction related to the training of the teams and managers, the autonomy and the support for the managers. CONCLUSION In addition to identifying factors that increase and decrease the workloads of managers, this study highlights the promising line of research, given the importance of management for the health sector and effectiveness of Primary Health Care.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Administração de Serviços de Saúde
Carga de Trabalho
Administradores de Instituições de Saúde
-Saúde da Família
Pesquisa Qualitativa
Acesso aos Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-432132
Autor: Louvison, Marília Cristina Prado.
Título: A NOB 96 e a vigilância sanitária / The NOB 96 and health surveillance
Fonte: In: Diniz, Elizeu; Pereira, Sheila Duarte. Curso básico em vigilância sanitária: unidade didático pedagógica II. São Paulo, s.n, maio 1998. p.101-128.
Idioma: pt.
Resumo: Descreve a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde 96, em fase de implantação, particularizando sua implicação no processo de descentralização das ações de vigilância sanitária. A NOB 96 define estratégias que orientam a operacionalização do Sistema através da explicitação das responsabilidades do gestor municipal, dos requisitos relativos às modalidades de gestão e das prerrogativas que favorecem seu desempenho
Descritores: Administradores de Instituições de Saúde/organização & administração
Alocação de Custos
Assistência Integral à Saúde
Atenção à Saúde
Estratégias de Saúde Nacionais
Normas Jurídicas
Sistema Único de Saúde
-Vigilância Sanitária
Tipo de Publ: Aula
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-348710
Autor: Conde, Mariza Velloso Fernandez; Araújo-Jorge, Tania Cremonini de.
Título: Modelos e concepções de inovação: a transição de paradigmas, a reforma da C&T brasileira e as concepções de gestores de uma instituição pública de pesquisa em saúde / Innovation models and conceptions: transition of paradigm, the Brazilian S&T reform and conceptions of managers from a public health research institution
Fonte: Ciênc. saúde coletiva;8(3):727-741, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo analisa as diversas acepções do termo "inovação" presentes na literatura, em documentos institucionais e referidas por gestores de C&T. A partir da revisão da literatura sobre inovação e modelos de análise da inovação analisaram-se as concepções de inovação coletadas junto a gestores da Fiocruz. Constatou-se que a complexidade dos processos de inovação, a dificuldade de identificação dos nexos causais entre Ciência, Tecnologia, Economia e Sociedade e a aceleração das mudanças do papel do conhecimento geraram uma grande proliferação de modelos de análise da inovação em oposição ao modelo linear de inovação, caracterizando um período de transição paradigmática. A análise dos documentos institucionais e das concepções dos gestores indicou uma convergência com concepções e modelos de inovação adotados pelos países de economia avançada. Esses modelos estariam fundamentando uma reforma do setor de C&T brasileiro que pode ser caracterizada como uma política para a inovação tecnológica. Essa perspectiva reduz os objetivos das atividades de C&T a uma única questão: articular o empreendimento científico com a inovação industrial e a competitividade, o que introduz questões significativas para sua tradução na área da saúde pública.
Descritores: Administradores de Instituições de Saúde
Inovação Organizacional
-Formulação de Políticas
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública



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