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Sordi, Mara Regina Lemes de
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Id: biblio-1040189
Autor: Sordi, Mara Regina Lemes De; Santos, Marcos Henrique Almeida dos; Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz.
Título: Os vinte anos da Educação na Interface: trajetória, tendências e desafios / Twenty years of Education in Interface: trajectory, trends and challenges / Los veinte años de Educación en Interface: trayectoria, tendencia y desafíos
Fonte: Interface (Botucatu, Online);24:e190192, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O texto resgata os vinte anos do eixo Educação na revista Interface e problematiza essa trajetória a partir de suas publicações. O olhar para esses trabalhos revela as tendências predominantes e reflete acerca dos desafios para as próximas décadas. As categorias de análise: Formação Profissional em Saúde; Políticas de Reorientação da Formação Profissional em Saúde/Docência em Saúde; Práticas Educativas em Saúde e Fundamentos Teóricos e/ou Metodológicos da Educação são acionadas para contemplar o conjunto de temáticas abordadas pelos autores no período histórico do estudo e nos diferentes espaços da revista, em estreita relação com suas finalidades no âmbito da socialização do conhecimento no campo da educação e saúde. Conclui-se que o periódico tem se mostrado espaço importante de sistematização e reflexões tanto dos desafios gerais da educação quanto dos específicos da educação em saúde, potencializando avanços qualitativos na formação profissional.(AU)

The text provides an overview of the twenty years of the Education axis in the journal Interface and analyzes this trajectory based on its publications. The examination of the articles reveals the predominant trends and enables us to reflect on the challenges to the next decades. The categories of analysis: Professional Health Education, Reorientation Policies for Professional Health Education/Health Teaching, Educational Health Practices and Theoretical and/or Methodological Foundations of Education are employed to encompass the set of themes approached by the authors in the historical period of the study, in the journal's different spaces, in a close relationship to the journal's purposes in the sphere of socialization of knowledge in the field of education and health. The conclusion is that Interface has been an important space for the systematization of the general challenges of education and of the specific challenges of health education, as well as for careful reflection on them, potentializing qualitative advances in professional education.(AU)

El texto rescata los veinte años del eje Educación en la revista Interface y problematiza esa trayectoria a partir de sus publicaciones. La mirada hacia esos trabajos revela las tendencias predominantes y reflexiona sobre los desafíos para las próximas décadas. Las categorías de análisis: Formación Profesional en Salud; Políticas de Reorientación de la Formación Profesional en Salud/ Docencia en Salud; Prácticas Educativas en Salud y Fundamentos Teóricos y/o Metodológicos de la Educación se ponen en acción para contemplar el conjunto de temas abordados por los autores en el período histórico del estudio, en los diferentes espacios de la revista, en estrecha relación con sus finalidades en el ámbito de la socialización del conocimiento en el campo de la educación y de la salud. Se concluye que la revista ha mostrado ser un espacio importante de sistematización y reflexiones, tanto de los desafíos generales de la educación como de los específicos de la educación en salud, potenciando avances cualitativos en la formación profesional.(AU)
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto/história
Educação em Saúde/tendências
Pessoal de Saúde/educação
Comunicação Acadêmica/história
-Capacitação Profissional
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-998630
Autor: Toppi, Ramón.
Título: Diagnóstico situacional técnico administrativo del Centro de Salud de Yatytay durante los meses de enero a junio del 2015 / Situational technical administrative diagnosis of the Yatytay Health Center during the months of January to June 2015.
Fonte: Ñemby/Obligado; s.n; 2015. 54 [ix] p. ilus, tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Instituto Superior en Ciencias de la Salud Irlanda del Norte sede Obligado para obtenção do grau de Maestría.
Resumo: El desafío de los sistemas de salud en nuestro tiempo, consiste en desarrollar capacidades administrativas en las personas encargadas de dirigirlos. En todo país en vías de desarrollo, es imperativa la meta de resolver los problemas humanos que tiendan al mejor aprovechamiento de los recursos siempre limitados. Los sistemas de salud y sus subsistemas (clínicas, hospitales, unidades médicas, etcétera) deben contar con una administración eficiente, con el objeto de poder cumplir las metas que contemplen sus diferentes programas de salud, y con ello dar respuesta a las necesidades que la sociedad les demande. Teniendo en cuenta la complejidad e importancia de los procesos administrativos en las instituciones de salud, para brindar un servicio de calidad a la población, surge la siguiente pregunta: ¿Cuál es la situación técnico administrativo del Centro de Salud de Yatytay durante los meses de Enero a Junio del 2015? Con el presente trabajo se tiene el objetivo de realizar un diagnóstico situacional técnico administrativo del Centro de Salud de Yatytay durante los meses de Enero a Junio del 2015. El estudio realizado es de carácter descriptivo, experimental, con metodología cualitativa y cuantitativa. La muestra de estudio la constituyeron los 29 profesionales del área programática del Centro de Salud de Yatytay, durante el periodo de Enero a Junio del 2015. En el Centro de Salud de Yatytay durante el periodo de estudio, se encontraron 6 servicios disponibles que realizan consultas a la población (medicina, pediatría, obstetricia, enfermería, odontología y otros servicios) y 4 áreas de carácter administrativo (estadística, admisión, administración y servicios). En ningún caso los profesionales contratados de forma permanente por el Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social superan la cantidad de contratados de manera temporal. Los trabajadores contratados por el Consejo Local de Salud superan ampliamente los recursos humanos que trabajan de manera permanente a través del MSPyBS. La mayoría de las consultas realizadas corresponden a medicina, ya sean pediátricas o adultos. Durante el periodo de estudio se registraron nuevas consultas de embarazadas, hipertensión arterial, diabetes mellitus y desnutrición.

The challenge for health systems in our time is to develop administrative capacity in persons responsible for directing. In any developing country, it is imperative goal of solving human problems that tend to make better use of the always limited resources. Health systems and subsystems (clinics, hospitals, medical units, etc.) must have an efficient administration, in order to meet the targets of contemplating their different health programs, and thus to respond to the needs that society demands them. Given the complexity and importance of administrative processes in health institutions, to provide a quality service to the population, the question arises: What is the technical administrative situation Yatytay Health Center during the months of January to June 2015? In this paper we aim to conduct a situational analysis of technical administrative health center Yatytay during the months of January to June 2015. The study is descriptive, experimental, qualitative and quantitative methodology with character. The study sample was constituted of 29 professionals in the program area of Yatytay Health Center, during the period January to June 2015. The Health Center Yatytay during the study period, 6 services available that query were found the population (medicine, pediatrics, obstetrics, nursing, dentistry and other services) and 4 administrative areas (statistics, admission, management and services). In no event professionals hired permanently by the Ministry of Public Health and Social Welfare exceed the amount of contracted temporarily. Workers hired by the Local Health Council outweigh the human resources working permanently through MSPyBS. Most correspond to medical consultations, either pediatric or adult. During the study period, further consultations of pregnant women, hypertension, diabetes mellitus and malnutrition were recorded.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Centros de Saúde
Pessoal Administrativo/organização & administração
Pessoal de Saúde/organização & administração
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: PY40.1 - Biblioteca
PY40.1; 088 Mtr.Adm.Hosp. 2015


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Id: lil-676064
Autor: Pereira, João Alves; Mendonça, José Márcio Girardi de.
Título: Análise da atuação dos profissionais de enfermagem no Projeto Montes Claros / Analysis of the performance of nursing professionals in the Montes Claros Projec
Fonte: Rev. APS;15(3), set. 12.
Idioma: pt.
Resumo: A mudança paradigmática no setor saúde, advinda de uma nova proposta do conceito de saúde-doença, proporcionou novos subsídios conceituais que influenciaram a reformulação das práticas de saúde no Brasil e no mundo. O Sistema Único de Saúde (SUS), oficializado em 1988, originou-se desse novo paradigma sanitário e seu processo não-linear de configuração tem em seu cerne um conjunto de ideais contrários à política de saúde vigente na época, denominada Reforma Sanitária (RS). O Projeto Montes Claros (PMC), modelo de extensão de serviços básicos de saúde, desenvolvido na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, em meados da década de 70, vinha ao encontro desses ideais da Reforma Sanitária e é considerado inovador, pois ocorreu em período anterior à Conferência de Alma-Ata, que tinha como principal diretriz os cuidados primários em saúde. Para Montes Claros, ocorreu um fluxo intenso de profissionais de saúde e de outras áreas que chegaram a fim de desenvolver suas atividades no projeto. Dessa forma, procurando desvelar quais foram as principais contribuições dos profissionais de enfermagem dentro do PMC, este estudo teve como objetivo analisar a participação dos profissionais de enfermagem no projeto. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo-exploratório de cunho qualitativo e que utilizou o método de abordagem da história oral para orientação da coleta de dados. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada gravada e posteriormente transcrita. O corpus do material reunido foi, então, submetido à análise do discurso. O estudo justifica-se por poder constituir uma fonte de referencial sobre o PMC e por poder contribuir para o enriquecimento das discussões sobre a RS e sobre a atuação dos profissionais de enfermagem no projeto. Do discurso dos entrevistados emergiram três categorias temáticas relativas à atuação dos profissionais de enfermagem no PMC: o enfermeiro e sua atuação na área da saúde pública, o enfermeiro como formador de recursos humanos, e a contribuição do projeto para a criação do SUS. Constatou-se que os enfermeiros executaram funções relativas às atividades de planejamento das ações de saúde do projeto e atuaram na capacitação dos auxiliares de saúde recrutados para operacionalizarem esse novo sistema de saúde em construção. No PMC, surgiu uma nova faceta de atuação da enfermagem, ligada à saúde pública e ao planejamento em saúde, uma vez que, na época, os profissionais dessa categoria tinham o nível hospitalar como o maior campo de atuação. Esse estudo permitiu ampliar a compreensão sobre a atuação da enfermagem dentro do PMC, importante projeto de reorganização dos serviços de saúde, que se caracterizou como uma etapa de destaque na construção do SUS.

The paradigm shift in the health sector, coming from a newly proposed concept of health-disease, provided new conceptual support that influenced the reformulation of health practices in Brazil and worldwide. The Unified Health System (UHS), inaugurated in 1988, originated from this new health paradigm, and its nonlinear process configuration has at its core a set of ideals from Brazilian Health Reform (BHR). The Montes Claros Project (PMC), a basic health services extension model, developed in the city of Montes Claros, Minas Gerais, in the mid ?70s, approached these BHR ideals. There was an intense flow of health professionals toward Montes Claros. Thus, seeking to reveal what the main contributions of nursing professionals were within the PMC, this study aimed to analyze the participation of nursing professionals in the project. To that end, we performed a descriptive exploratory study, qualitative in nature, using the method of the oral history approach. As the data collection instrument, we used the semi-structured recorded interview, later transcribed. The corpus of gathered material was subjected to discourse analysis. The study is warranted as it may constitute a source of reference on the PMC, and may contribute to the enrichment of discussions about BHR and about the performance of nursing professionals on the project. The interview discourse revealed three themes concerning the role of nurses in the PMC: the nurse and his/her work in the area of public health, nurses as human resources trainers, and the project?s contribution to the creation of the UHS. It was found that nurses performed tasks related to the project?s health action planning activities, and worked in the training of health aides. In the PMC, a new facet of nursing activities arose, linked to public health and health planning. This study allowed a broader understanding of nursing activities within the PMC, an important project for the reorganization of health services, which was characterized as a prominent step in the construction of the UHS.
Descritores: Enfermagem em Saúde Pública
Pessoal de Saúde
-Prática Profissional
Serviços de Saúde
Profissionais de Enfermagem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1052636
Autor: Antonietti, Laura; Duré, María Isabel; García Dieguez, Marcelo; Heim, Sigrid; Hoszowski, Augusto E; Capdevila, Lisandro; Pelitti, Pamela.
Título: Desarrollo y Capital Humano en Salud: Relevamiento RRHH de enfermería. Evaluación de la carrera de enfermería. Informe de investigación / Development and Human Capital in Health: Nursing Survey HR. Nursing career evaluation. Investigation report.
Fonte: La Plata; Ministerio de Salud de la Provincia de Buenos Aires; 2017. 30 p.
Idioma: es.
Resumo: Desarrollo y Capital Humano en Salud hace referencia a la tarea que tiene a cargo el Ministerio de Salud en la detección o el fortalecimiento de mecanismos para propiciar la formación, capacitación y actualización de los integrantes de los equipos de salud de acuerdo con los actuales estándares, a sus funciones y roles en el sistema de salud. En el Ministerio y a cargo de la Dirección Provincial del Conocimiento, funciona la Escuela Superior de Formación en Salud que se encarga de planificar, formar y colaborar en la distribución del Recurso Humano que desempeñará sus tareas en los efectores provinciales y municipales -en menor medida-; la institución cuenta además con la posibilidad de generar aperturas en diferentes localidades de la provincia En la Escuela funcionó desde el año 2009 un programa provincial llamado Eva Perón. A lo largo de cinco años consecutivos, se priorizó como objetivo la formación de cinco mil enfermeras y enfermeros profesionales. Finalizada esta meta, es necesario replantear los nuevos objetivos para la formación de enfermería en la provincia abogando el concepto de equidad y calidad, sin desconocer la heterogeneidad del territorio. Los objetivos de la investigación son: Relevar las instituciones educativas públicas y privadas que ofrecen carreras de enfermería al interior de la provincia; Evaluar y caracterizar la formación de la carrera de enfermería
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Pessoal de Saúde/educação
Recursos Humanos de Enfermagem/educação
-Recursos Humanos de Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR381.1 - Centro de Documentación de Excelencia en Salud
AR381.1; aELEC179


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Id: biblio-1009556
Autor: Nascimento, Edirlane Soares do; Fernandes, Juliêta Lopes; Moura, Thaís Norberta Bezerra de; Santiago, Maria Luci Esteves.
Título: Atividades de lazer e seus conteúdos culturais em centros de convivência e fortalecimento de vínculos / Leisure activities and their cultural content in centers for coexistence and strengthening links
Fonte: Licere (Online);22(2):297-330, junho.2019. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Política Pública
Qualidade de Vida
Idoso
Dinâmica Populacional/tendências
Pessoal de Saúde
Participação da Comunidade
Características Culturais
Autonomia Pessoal
Centros de Convivência e Lazer
Envelhecimento Saudável
Relações Interpessoais
Atividades de Lazer
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1046382
Autor: Ceriani Cernadas, José M; Bogado, Luz; Espínola Rolón, Fidencia; Galletti, María F.
Título: Reporte voluntario y anónimo de errores de medicación en pacientes hospitalizados en un Departamento de Pediatría / Voluntary and anonymous reporting of medication errors in patients admitted to the Department of Pediatrics
Fonte: Arch. argent. pediatr;117(6):592-597, dic. 2019. tab.
Idioma: en; es.
Resumo: Objetivo. Evaluar reportes de errores de medicación en niños hospitalizados para determinar las frecuencias, causas y eventos adversos (EA). Métodos. Estudio prospectivo de reportes de errores de medicación de Terapia Neonatal (UCIN), Clínica Pediátrica (CP) y Terapia Pediátrica (UCIP). Se excluyeron reportes de pediatría ambulatoria y datos incompletos. Se evaluaron las variables relacionadas. Resultados. De 989 errores reportados en pediatría, los de medicación fueron 401 (41 %). De ellos, 353 (88 %) llegaron a los pacientes y 48 (12 %) fueron cuasierrores. El 42 % ocurrieron a la mañana; 24 %, tarde; 17 %, mañana y tarde, y 17 %, noche; diferencias no significativas (p = 0,18). El error más frecuente fue dosis equivocada, 118 (33,4 %). Los reportes de errores de prescripción fueron 160 (45 %); administración, 149 (42 %), y dispensación, 44 (2,5 %). Los errores de dosis fueron más frecuentes en la prescripción (p < 0,05). La UCIN reportó la mayor cantidad de errores, 179 (50 %); CP, 91 (25,5 %), y UCIP, 83 (24,5 %). Hubo un total de 91 EA reportados (22,5 %); la mayoría leves, 53 (58 %), y moderados, 31 (34 %). La UCIN reportó 53 EA (58 %); UCIP, 25 (27 %), y CP, 18 (19,7 %). No ocurrieron fallecimientos.Conclusión. La tasa de errores de medicación reportados en niños hospitalizados fue de 41 %. Los errores en las dosis de medicamentos fueron los más frecuentes. Hubo 91 EA; prevalecieron los leves (58 %); la UCIN reportó el mayor número (58 %).

Objective. To assess reports of medication errors in hospitalized children to establish their frequency, causes, and adverse events (AEs). Methods. Prospective study of medication errors reported at the Neonatal Intensive Care Unit (NICU), Pediatric Clinic (PC), and Pediatric intensive Care Unit (PICU). Ambulatory Pediatrics reports and incomplete data were excluded. Related variables were evaluated. Results. Out of 989 errors reported in Department of Pediatrics, 401 (41 %) corresponded to medication errors. Of these, 353 (88 %) reached patients and 48 (12 %) were quasi-errors; 42 % occurred in the morning; 24 %, in the afternoon; 17 %, in the morning and afternoon, and 17 %, in the night; differences were not significant (p = 0.18). Dosing errors were the most common ones, 118 (33.4 %). In total, 160 reports (45 %) corresponded to prescription errors; 149 (42 %), to administration errors; and 44 (2.5 %), to dispensing errors. Dosing errors were more common in prescriptions (p < 0.05). The highest number of errors was reported at the NICU, 179 (50 %); compared to 91 (25.5 %) at the PC and 83 (24.5 %) at the PICU. A total of 91 AEs were reported (22.5 %); most were mild, 53 (58 %), or moderate, 31 (34 %). The NICU reported 53 AEs (58 %); the PICU, 25 (27 %); and the DCP, 18 (19.7 %). No deaths occurred.Conclusion. The rate of medication errors reported in hospitalized children was 41 %. Dosing errors were the most common ones. A total of 91 AEs were reported; most were mild (58 %); the highest number was reported at the NICU (58 %).
Descritores: Pessoal de Saúde
Hospitalização
Erros de Medicação/efeitos adversos
Erros de Medicação/estatística & dados numéricos
-Pediatria
Estudos Prospectivos
Fatores de Risco
Autorrelato
Limites: Seres Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-959567
Autor: Ubeda de la C, Carlos; Nocetti G, Diego; Inzulza C, Alonso; Oyarzún C, Carlos; Alarcón E, Renato.
Título: Magnitudes y unidades para dosimetría del personal ocupacionalmente expuesto en radiodiagnóstico e intervencionismo / Quantities and units for dosimetry of occupationally exposed personnel in diagnostic and interventional radiology
Fonte: Rev. chil. radiol;24(1):5-11, mar. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen:Existen diversos documentos y recomendaciones internacionales sobre nombres, conceptos, definiciones y campos de aplicación para diversas magnitudes y unidades utilizadas para monitorear los niveles de radiación ionizante a los que son expuestos los trabajadores durante los procedimientos de Radiodiagnóstico e Intervencionismo. Sin embargo, la legislación nacional, al igual que para la dosimetría de los pacientes, no se encuentra actualizada en este sentido y no contempla en sus documentos un glosario actualizado que permita encontrar en forma rápida y precisa este tipo de información. Por lo anterior, este trabajo de revisión corresponde a un segundo documento guía, complementario a nuestro trabajo publicado en 2015 titulado "Magnitudes y unidades para dosimetría a pacientes en radiodiagnóstico e intervencionismo", que describe de manera didáctica y en un lenguaje sencillo para los profesionales de la salud y áreas afines, las principales magnitudes y unidades que se deben conocer y utilizar en la dosimetría ocupacional de los trabajadores que participan en procedimientos de Radiodiagnóstico e Intervencionismo.

Abstract: There are many documents and international recommendations offer names, concepts, definitions and fields of application for various quantities and units used to monitor the exposure levels of ionising radiation to which workers are exposed during the diagnostic and interventional radiology procedures. However, as in the case of patient dosimetry, national legislation is not up-to-date in this area and nowhere does it establish an up-to-date glossary that would facilitate rapid and precise location of this kind of information. In light of the foregoing, this review paper presents a second guidance document, complementary to our published article in 2015 titled "Quantities and units used in patient dosimetry in radiodiagnostic and intervencional procedures", which describes the principal quantities and units that must be known and used in occupational dosimetry for workers participating in diagnostic and interventional radiology procedures, in a didactical manner and using simple language for professionals in health and similar areas.
Descritores: Proteção Radiológica/normas
Pessoal de Saúde
Dosimetria/métodos
Exposição à Radiação/prevenção & controle
-Exposição Ocupacional
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL30.1 - Biblioteca


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Id: lil-686952
Autor: Vieira, Tamara Queiroz; Braccialli, Luzmarina Aparecida Toledo.
Título: A concepção dos profissionais de saúde sobre grupos educativos / Health professionals' views on self-help educational groups
Fonte: Rev. APS;15(4), 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um espaço em que se constroem as relações intra e extrafamiliares. A educação em saúde é uma das estratégias que visa promover o desenvolvimento do conhecimento fazendo com que as pessoas reflitam e busquem o prazer de viver bem, melhorando a sua qualidade de vida e saúde e de sua família. Uma das maneiras utilizadas na ESF para se fazer educação em saúde é em grupos. Esses proporcionam o senso de valorização do indivíduo e a inclusão e a identificação entre os participantes. O objetivo deste estudo foi conhecer a concepção dos profissionais de saúde sobre grupos educativos através de uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas aleatoriamente em vinte profissionais (médico, enfermeiro e dentista) das ESFs das quatro regiões do Município de Marília. A coleta de dados foi realizada no período de março a maio de 2011. A análise de dados se deu pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados apontaram para diferentes concepções de grupos educativos, na visão da educação em saúde, uma mais voltada para a concepção de reprodução e outra para a de construção. As grandes dificuldades da realização dos grupos educativos apontadas pelos profissionais de saúde estão presentes desde a formação até a execução da prática profissional nos serviços. A concepção de reprodução de educação em saúde dificulta o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas. O trabalho em grupo é um processo que possibilitará o desenvolvimento da autonomia da pessoa que, de alguma forma, encontrará o melhor momento e forma de se cuidar. Conclui-se que a dificuldade da realização dos grupos da prática profissional na Atenção Básica em Saúde faz com que se reproduzam comportamentos presentes nos Serviços de Saúde. Por outro lado, os profissionais que tiveram experiências de grupos educativos em sua formação, lidaram melhor com as dificuldades encontradas no seu cotidiano profissional. A formação acadêmica ainda é deficiente, pois deveria preparar os profissionais para conseguirem mudar conceitos e melhorar a qualidade das pessoas neste país.

The Family Health Strategy (FHS) is a space where relationships within and outside the family are built. Health education is one strategy that seeks to promote the development of knowledge so that people reflect on and seek the pleasure of living well, improving their quality of life and health, and that of their families. One of the ways used in the FHS to provide health education is in groups. This provides a sense of affirmation of the individual, and inclusion and identification among the participants. This project aimed to study health professionals? views on self-help educational groups through a qualitative approach, using semi-structured interviews, randomly applied with twenty professionals (doctors, nurses, and dentists) from the FHSs of the four regions of the city of Marilia. Data collection ran from March to May 2011. Data was analyzed using content analysis, in a thematic modality. The results pointed to different perceptions of self-help educational groups, from a health education perspective, one focusing on the concept of reproduction and another on one of construction. The major difficulties noted by health professionals in the functioning of the educational groups are seen beginning with their formation and onward through the execution of professional practice in the services. The reproductive concept of health education hinders the development of the critical consciousness of people. Group work is a process that will enable a person to develop autonomy and to somehow find the best moment and way to take care of his/herself. It is concluded that the difficulty of operating groups of professional practice in Primary Health Care has to do with reproducing behaviors seen in the Health Services system. On the other hand, professionals who have had educational groups experience in their training, coped better with the difficulties encountered in their daily work. The academic training is still lacking, as it should prepare professionals to manage to change concepts and improve the quality of life and health of people in this country.
Descritores: Assistência Integral à Saúde
Estratégia Saúde da Família
-Grupos de Autoajuda
Educação em Saúde
Pessoal de Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-686957
Autor: Cisneiros, Verônica Galvão Freires; Oliveira, Maria Lúcia da Silva; Amaral, Gleyse Marques da Cunha do; Cunha, Dayse Marques da; Silva, Maria Rejane Ferreira da.
Título: Percepção dos profissionais de saúde e comunitários em relação à terapia comunitária na estratégia saúde da família / Perception of health professionals and community members regarding community therapy in the family health strategy
Fonte: Rev. APS;15(4), 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as opiniões dos profissionais de saúde e de usuários em relação à Terapia Comunitária Integrativa na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa, em uma Unidade de Saúde da Família no Município de Jaboatão dos Guararapes/PE. Os sujeitos da pesquisa foram Profissionais de Saúde que trabalham ou trabalharam na USF ? Unidade de Saúde da Família e Comunitários da área adstrita que participaram de pelo menos um encontro ou roda de TCI. Utilizou-se como instrumento de coleta a entrevista semiestruturada, específica para cada grupo, com análise de narrativa de conteúdo. A TCI promoveu mudanças no ato de interagir, criou laços de amizade, de afeto, de respeito entre profissionais, usuários e comunidade. Para os profissionais trouxe modificações na qualidade da assistência, auxiliando na desconstrução da lógica da cura para a criação da lógica do cuidado. Os achados obtidos nesse estudo permitem sugerir que a Terapia Comunitária Integrativa melhora a qualidade da assistência na Estratégia da Saúde da Família por promover nas pessoas, independente do papel que ela esteja assumindo, o resgate da essência humana, promove aproximação, o cuidar do outro, favorece o ambiente para a escuta, compreensão e visão integral. O sentar em roda evidencia a potencialidade e a força que a comunidade tem quando se encontra unida.

The intent of this research is to analyze health professionals? and users? opinions regarding the Integrative Community Therapy (ICT) in the Family Health Strategy. This is a descriptive qualitative study at a Family Health Unit in the city of Jaboatão dos Guararapes/PE. The subjects of the research were health professionals that work or have worked at the FHU - Family Health Unit, and the Community members in its service area who have taken part in at least one ICT meeting or circle. A semi-structured interview, specific to each group, was used as a collection instrument, along with a narrative analysis of content. ICT promoted changes in the interaction process, created friendly relationships, affection, and respect between professionals, users, and community. For professionals it brought modifications in the quality of assistance, changing the vision from a focus on cure to a focus on care. The results obtained in this study give evidence to suggest that Integrative Community Therapy improves the quality of the assistance in the Family Health Strategy by promoting closer personal ties, taking care of others, and fosters an environment for more comprehensive listening, understanding, and vision. The act of sitting in a circle shows the potential and the force that the community has when it?s united.
Descritores: Estratégia Saúde da Família
-Apoio Social
Terapias Complementares
Saúde Pública
Saúde da Família
Pessoal de Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1049037
Autor: Araújo, Ludgleydson Fernandes de; Salgado, Ana Gabriela Aguiar Trévia; Santos, José Victor De Oliveira; Jesus, Lorena Alves de; Fonseca, Luciana Kelly da Silva.
Título: Representações sociais da velhice LGBT entre agentes comunitários de saúde / Social representations of LGBT old age among community health agents / Representaciones sociales de la vejez LGBT entre agentes comunitarios de salud
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(4):30619, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa objetivou identificar as representações sociais da velhice LGBT entre Agentes Comunitários de Saúde. Participaram 50 profissionais, com idades entre 25 e 49 anos, de dois estados diferentes da Região Nordeste do Brasil. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e questionários sociodemográficos analisados pelo software Iramuteq que classificou as representações sociais dentro de classes com proximidade lexical. A Classificação Hierárquica Descendente gerou seis classes a partir do corpus. Os resultados indicam representações que veem o idoso LGBT como ser de luta dentro do cenário excludente que há na sociedade. Ademais, as suas crenças geraram discursos que colocam a sua prática como potencial gestor de saúde ao segmento. Acredita-se que os dados registrados ofereçam base à discussão de vulnerabilidades e potencialidades da população pesquisada.

The research aimed to identify the social representations of LGBT old age among Community Health Agents. Fifty professionals, aged 25 to 49 years old, participated in two different states in the northeastern region of Brazil. Semi-structured interviews and sociodemographic questionnaires analyzed by Iramuteq software were used, which classified the social representations within classes with lexical proximity. The Descending Hierarchical Classification generated six classes from the corpus. The results indicate representations that see the elderly LGBT as being of struggle within the exclusionary scenario that exists in society. In addition, his beliefs generated speeches that put his practice as a potential health manager for the segment. It is believed that the recorded data provide a basis for the discussion of vulnerabilities and potentialities of the population surveyed.

La investigación objetivó identificar las representaciones sociales de la vejez LGBT entre Agentes Comunitarios de Salud. Participaron 50 profesionales, con edades entre 25 y 49 años, de dos estados diferentes de la región nordeste de Brasil. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas y cuestionarios sociodemográficos analizados por el software Iramuteq que clasificó las representaciones sociales dentro de clases con proximidad lexical. La clasificación jerárquica descendiente generó seis clases a partir del corpus. Los resultados indican representaciones que ven el anciano LGBT como ser de lucha dentro del escenario excluyente que hay en la sociedad. Además, sus creencias generaron discursos que ponen su práctica como potencial gestor de salud al segmento. Se cree que los datos registrados se basan en la discusión de vulnerabilidades y potencialidades de la población investigada.
Descritores: Envelhecimento
Minorias Sexuais e de Gênero
-Pessoal de Saúde
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão



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