Base de dados : LILACS
Pesquisa : M01.526.485.067.105.503 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 39 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 4 ir para página            

  1 / 39 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Cavalcanti, Alessandro Leite
Texto completo
Texto completo
Id: lil-573339
Autor: D'Avila, Sérgio; Miranda, Francisco Roberto Jales de; Lins, Ruthinéia Diogenes Alves Uchoa; Granville-Garcia, Ana Flávia; Cavalcanti, Alessandro Leite.
Título: Perfil do Técnico em Prótese Dentária no município de Campina Grande-PB / Profile of dental prosthetic technique in Campina Grande-PB
Fonte: Odontol. clín.-cient;9(4):337-340, out.-dez. 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Objetivou-se, com este estudo, elaborar um perfil dos profissionais Técnicos de Prótese Dentária (TPD) do Município de Campina Grande-PB. Método: Desenvolveu-se uma investigação quantitativa mediante o desenho de estudo do tipo transversal, com a coleta de dados realizada através de questionário, contendo os elementos de identificação e questões relativas à vida profissional. Entrevistaram-se 25 profissionais de um total de 31 inscritos no Conselho Regional de Odontologia (CRO) neste Município. Resultados: Com base nas respostas obtidas, constatou-se que a maioria (96,0%) é do sexo masculino. A faixa etária predominante variou entre 41 e 50 anos (48,0%). Observou-se que 84,0% possuem curso de formação e mais da metade, (64,0%), escolheu a profissão por indicação de terceiros e/ou da família. Em relação à renda mensal, a faixa mais citada oscilou de 8 a 12 salários mínimos (31,5%), e 56% consideram a relação com o Cirurgião-Dentista boa ou ótima.Conclusão: Há necessidade de discutir e construir parâmetros de satisfação profissional que possam ser utilizados para o melhor conhecimento da realidade desta categoria auxiliar em Odontologia.

Objective: The aim of this study was to reveal the professional profile and describe the satisfaction of dental prosthetic technicians (DPT), in the city of Campina Grande. Method: A quantitative investigation with a cross sectional design was carried out, and the data were collected through a questionnaire containing identification data and questions about satisfaction with the profession life. The study interviewed 25 professionals out of a total of 31 enrolled in the Regional Council of Dentistry (CRO). Results: Based on the questionnaires, it was found that the majority (96.0%) is male, the predominant age group is between 41 to 50 years (48.0%), 84.0% have attended a professional course and more than half (64.0%) of the sample chose the profession after recommendation by a third-party or family member. The most common monthly income was in the range between 8 to 12 minimum salaries (31.5%) and 56% believe the relationship with the dentists to be good or excellent.Conclusion: It is important to discuss and design parameters for the professional satisfaction that can be used for better understanding of the reality of this group of dental assistants.
Descritores: Auxiliares de Odontologia
Recursos Humanos
Técnicos em Prótese Dentária
Limites: Humanos
Responsável: BR310.1 - Biblioteca Professor Guilherme Simões Gomes


  2 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-480950
Autor: Yassuda, Yara Yatiyo.
Título: Avaliação da adesão às normas de biossegurança pelos técnicos em prótese dentária no município de São Paulo / Evaluation of the adhesion to the norms of biosafety for the technician of dental prothesis in the city of São Paulo.
Fonte: São Paulo; s.n; 2007. [92] p. ilus, mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O risco de infecção no laboratório de prótese dentária é parcialmente conhecido e, apesar de todas as colaborações científicas, ainda é possível encontrar falhas no fluxo de recebimento e manuseio dos trabalhos protéticos. O objetivo do estudo foi verificar se os TPDs, no município de São Paulo, estão aplicando as normas de biossegurança quanto ao uso de EPI, desinfecção e esterilização de materiais, situação vacinal e percepção de risco de aquisição ocupacional de doenças infecciosas. O estudo foi prospectivo, quantitativo e observacional, realizado em seis laboratórios de prótese dentária localizados no Município de São Paulo, sendo cinco privados e um público. Os dados foram obtidos através de entrevista individual e observação da rotina de trabalho dos técnicos de prótese dentária. A casuística foi composta de 60 profissionais. O nível de aderência ao uso de EPI (máscara, óculos, luvas, avental) variou de acordo com a atividade desenvolvida, sendo o avental de tecido o EPI mais utilizado. Os técnicos de prótese dental apresentaram baixas taxas referidas de vacinação. Dezenove (30% do total) TPDs completaram as três doses do esquema de imunização, mas sem controle sorológico pós-vacinal. A realização de exames médicos periódicos não contribuiu para maior adesão à vacina contra hepatite B. O grupo que referiu ocorrência de mais acidentes ocupacionais não faz exames médicos. Quem apresentou maior percepção ao risco de contaminação e relatou mais acidentes ocupacionais completou o esquema de vacinação contra hepatite B. Cinqüenta e dois (86,6%) TPDs referiram que viram moldagens com sangue e restos alimentares. Mesmo assim, a percepção do risco de aquisição de doenças é baixa, trinta e cinco (58,3%) TPDs. As medidas adotadas para limpeza e desinfecção dependem do tipo de material do trabalho de prótese, tipo de instrumental e equipamento. O fluxo de limpeza e desinfecção dos trabalhos de prótese, moldagens, instrumentos e equipamentos foi variável, estando es...
Descritores: Desinfecção
Fatores de Risco
Infecções
Riscos Ocupacionais
Técnicos em Prótese Dentária
-Condições de Trabalho
Promoção da Saúde
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, Y29a, 2007


  3 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-933230
Autor: Yassuda, Yara Yatiyo.
Título: Avaliação da adesão às normas de biossegurança pelos técnicos em prótese dentária no município de São Paulo.
Fonte: São Paulo; s.n; 2007. [92] p. ilus, map, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo(Estado) Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O risco de infecção no laboratório de prótese dentária é parcialmente conhecido e, apesar de todas as colaborações científicas, ainda é possível encontrar falhas no fluxo de recebimento e manuseio dos trabalhos protéticos. O objetivo do estudo foi verificar se os TPDs, no município de São Paulo, estão aplicando as normas de biossegurança quanto ao uso de EPI, desinfecção e esterilização de materiais, situação vacinal e percepção de risco de aquisição ocupacional de doenças infecciosas. O estudo foi prospectivo, quantitativo e observacional, realizado em seis laboratórios de prótese dentária localizados no Município de São Paulo, sendo cinco privados e um público. Os dados foram obtidos através de entrevista individual e observação da rotina de trabalho dos técnicos de prótese dentária. A casuística foi composta de 60 profissionais. O nível de aderência ao uso de EPI (máscara, óculos, luvas, avental) variou de acordo com a atividade desenvolvida, sendo o avental de tecido o EPI mais utilizado. Os técnicos de prótese dental apresentaram baixas taxas referidas de vacinação. Dezenove (30% do total) TPDs completaram as três doses do esquema de imunização, mas sem controle sorológico pós-vacinal. A realização de exames médicos periódicos não contribuiu para maior adesão à vacina contra hepatite B. O grupo que referiu ocorrência de mais acidentes ocupacionais não faz exames médicos. Quem apresentou maior percepção ao risco de contaminação e relatou mais acidentes ocupacionais completou o esquema de vacinação contra hepatite B. Cinqüenta e dois (86,6%) TPDs referiram que viram moldagens com sangue e restos alimentares. Mesmo assim, a percepção do risco de aquisição de doenças é baixa, ....
Descritores: Técnicos em Prótese Dentária
Desinfecção
Infecções
Saúde do Trabalhador
Riscos Ocupacionais
Fatores de Risco
Condições de Trabalho
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, Y29a, 2007


  4 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Botazzo, Carlos
Id: biblio-1068640
Autor: Narvai, Paulo Capel; Manfredini, Marco Antonio; Botazzo, Carlos; Raineri, Neusa; Schneider, Douglas; Frazäo, Paulo.
Título: Contra o técnico em higiene dental / Against the technicist at dental hygiene.
Fonte: s.l; Säo Paulo (Estado). Secretaria da Saúde; s.d. 25 p. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Higiene Bucal
Técnicos em Prótese Dentária
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2/956/Cx.S19


  5 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-971856
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde.
Título: Técnico em órteses e próteses: livro-texto.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; 2014. 317 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Ortopedia/educação
Aparelhos Ortopédicos
Próteses e Implantes
Técnicos em Prótese Dentária/educação
Política de Saúde
Pessoas com Deficiência
-Trabalho
Anatomia
Patologia
Brasil
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
ACERVO DIGITAL


  6 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-858745
Autor: Januzzi, Durval; Pedro, Carlos Manoel Bombarda; Januzzi, Dulce Débora; Januzzi, Sandra.
Título: Projeto e planejamento em prótese dentária / Project and planning on dental prosthesis
Fonte: Rev. paul. odontol;13(1):23-31, jan.-fev. 1991. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho é acrescentar esforços numa tentativa de estabelecer um melhor relacionamento técnico-profissional entre dentistas e protéticos com a interação dos pacientes, meta que vem sendo perseguida há muitos anos pelos profissionais de ambos os setores. Sem uma metodologia de trabalho conveniente e eficaz em que as duas partes possam trabalhar juntas, não se podem vislumbrar possibilidades a curto prazo, sem evidentes prejuízos, para o aperfeiçoamento dos trabalhos nessa área
Descritores: Modelos Dentários
Dentaduras
Estética Dentária
Técnicos em Prótese Dentária
-Dentaduras/normas
Tipo de Publ: Artigo de Revista
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica


  7 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-833016
Autor: Alencar, Gabriel Xavier de; Pedrosa, Marlus da Silva; Lopes, Lívia Duarte Santos.
Título: Avaliação do planejamento em modelos para próteses parciais removíveis recebidos por laboratórios de Teresina, Piauí / Assessment of Removable Partial Denture Planning in Dental Cast Models received from Prosthodontic Laboratories of the City of Teresina, Piauí, Brazil
Fonte: Rev. Salusvita (Online);35(3):423-435, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: a Prótese Parcial Removível (PPR) é por vezes negligenciada por profissionais quanto a sua confecção clínica e laboratorial e transferência de responsabilidades do cirurgião-dentista ao técnico de prótese dentária. Objetivo: este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de planejamentos e preparos em modelos de trabalho enviados, por acadêmicos e Cirurgiões-Dentistas, à laboratórios de prótese dentária para confecção de PPRs. Método: a pesquisa foi realizada em 8 laboratórios de prótese dentária cadastrados no Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI), onde foram aplicados formulários com 10 questões fechadas. A amostra foi composta por 60 modelos para confecção de PPR, 30 encaminhados por dentistas e 30 por estudantes. Resultados: os resultados de mostraram que 21 (35%) dentistas utilizaram o gesso pedra para vazar os moldes e 21 (35%) estudantes, o gesso especial; 27 (45%) acadêmicos realizaram os preparos nos modelos, e 24 (40%) dentistas não prepararam os modelos; 2 (3,3%) técnicos receberam desenhos de dentistas e 26 (43,3%) estudantes enviaram os desenhos; 20 (33,3%) modelos de estudantes chegaram delineados e 29 (48,3%) modelos de dentistas foram delineados pelos técnicos; 26 (43,3%) técnicos não tiveram dúvidas nos planejamentos enviados por estudantes e 15 (25%) técnicos tiveram dúvidas nos trabalhos encaminhados por dentistas e 100% comunicou-se para esclarecimentos. Conclusão: concluiu-se que uma parcela considerável de Cirurgiões-Dentistas negligenciam as etapas de preparos de boca e planejamento das PPRs, delegando ao técnico em prótese dentária a maior responsabilidade no planejamento e execução das próteses.

Introduction: the Removable Partial Denture (RPD) is often neglected by professionals regarding their clinical and laboratory preparation and the transference of the responsibility from the dentist to the dental technician. Objective: this study aimed to assess the quality of planning and preparation in removable partial denture casts performed by dental students and dentists sent to the dental laboratories. Methods: the survey was conducted in eight registered dental laboratories in the Regional Council of Dentistry of Piaui (CRO-PI), where the forms was applied, with 10 closed questions. The sample consisted of 60 models for making RPD, 30 referred by dentists and 30 students. Results: the results showed that 21 (35%) dentists used plaster stone for casting and 21 (35%) students were leaked with special plaster; 27 (45%) of the dental students performed preparation in the dental models, and 24 (40%) dentists not prepared models; 2 (3.3%) of the dental technicians received technical designs of dentists and 26 (43.3%) of students; 20 (33.3%) students models arrived designed and 29 (48.3%) of dentists were done by technicians; 26 (43.3%) technicians had no doubt on the planning submitted by students and 15 (25%) had technical issues on the work referred by dentists and 100% communicated for clarification. Conclusion: in conclusion, a considerable number of dentists neglect the steps of mouth preparations and planning of RPDs, delegating to the dental technician the major responsibility in designing and executing removable partial denture.
Descritores: Planejamento de Prótese Dentária/métodos
Modelos Dentários/normas
Prótese Parcial Removível
-Estudantes de Odontologia
Inquéritos e Questionários
Padrões de Prática Odontológica
Técnicos em Prótese Dentária
Odontólogos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR36.1 - Biblioteca


  8 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-796535
Autor: Araújo, Túlio Pessoa de; Santos, Ronaldo Campelo dos; Pessoa, Manuela Lombardi Fernandez; Brasil Junior, Ozawa; Cruz, Juliana Sara de Almeida.
Título: Medidas de Segurança Adotadas por Técnicos de Prótese Dentária da Paraíba durante a Manipulação da Resina Acrílica / Safety Measures Adopted by Prosthetic Technicians in the State of Paraiba, Brazil, During the use of Acrylic Resin
Fonte: Rev. bras. ciênc. saúde;18(2):103-108, 2014. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O metacrilato de metila, material largamente utilizado naconfecção de próteses dentárias, apresenta níveis de toxicidadecomprovados. Por essa razão, este trabalho tem como objetivo avaliar,em técnicos de prótese dentária de 4 cidades do Estado da Paraíba,os sinais e sintomas que ocorrem após a exposição às resinas acrílicase as medidas de segurança adotadas durante o seu processamento.Material e Métodos: Usou-se um questionário direcionado ao tipo deserviço prestado, tempo de trabalho com a resina, sinais e sintomasdecorrentes da exposição e medidas de segurança adotadas durantea manipulação. A amostra foi constituída por 50 profissionais atuantesnas cidades de João Pessoa (44%), Campina Grande (24%), Sousa(18%) e Cajazeiras (14%). Resultados: Verificou-se que 72% dostécnicos trabalham por mais de 10 anos com a resina acrílica. Apósa manipulação, em curto prazo, 26% dos profissionais relataram irritaçãonos olhos, 18% dor de cabeça e 14% irritação nas narinas. Em longoprazo, 10% dos profissionais informaram sobre irritação nas narinas,8% irritação na pele e 6% dificuldade para respirar. Oitenta e quatropor cento (84%) dos profissionais informaram não conhecer técnicosde prótese que tenham desenvolvido problemas de saúde atribuídosao uso da resina. Oito por cento (8%) dos entrevistados jáapresentavam alguma alteração de saúde decorrente da profissão.Durante o processamento da resina os cuidados mais frequentesforam manter a circulação do ar (82%), uso de máscaras cirúrgicas(76%) e uso de óculos de proteção (28%). Conclusões: Concluiu-seque os técnicos de prótese dentária das cidades envolvidas estãosujeitos a uma série de doenças profissionais por desconhecerem atoxicidade das resinas acrílicas e não empregarem métodos desegurança eficazes...

Methyl methacrylate is a material widely used inprosthodontics which has been found to cause toxic effects. Therefore,this study aims to evaluate the signs and symptoms that occur afterexposure to acrylic resins and the safety measures taken during theiruse by prosthetic technicians from four cities in the state of Paraiba,Brazil. Material and Methods: We applied a questionnaire addressingthe topics: type of service performed, time of working with the resin,signs and symptoms resulting from their exposure and safetymeasures taken during material handling. The sample consisted of 50professionals working in the cities of João Pessoa (44%), CampinaGrande (24%), Sousa (18%) and Cajazeiras (14%). Results: It wasfound that 72% of technicians had been working with acrylic resin forover 10 years. After short-term manipulation, 26% of professionalsreported having had eye irritation, 18% headache and 14% itchynose. In long-term exposures, 10% of professionals reported havinghad itchy nose, 8% skin irritation and 6% difficulty to breath. Eightyfourpercent (84%) of practitioners reported not knowing any prosthetictechnician who had experienced health issues attributed to the use ofresin. Eight percent (8%) of respondents had already had occupationalhealth issues. During the processing of resin, the most frequentlymeasures taken were: keep the air circulation (82%), use of surgicalmasks (76%) and use of goggles (28%). Conclusion: Based on theseresults, we concluded that the prosthetic technicians of the earlymentioned cities are susceptible to several occupational diseasesdue to be unaware of the toxicity of acrylic resins and not to employeffective safety methods...
Descritores: Técnicos em Prótese Dentária
Materiais Dentários/toxicidade
Medidas de Segurança
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR8.1 - Biblioteca Central


  9 / 39 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Cavalcanti, Alessandro Leite
Texto completo
Id: lil-790161
Autor: Souza Neto, José Francisco de; Santos, Jalber Almeida dos; Cavalcanti, Alessandro Leite.
Título: Perfil dos alunos dos cursos de técnico em prótese dentária do estado da Paraíba / Profile of students of the dental technician courses in the state of Paraíba
Fonte: Odonto (Säo Bernardo do Campo);20(39):53-60, jan.-jun. 2012. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: caracterizar o perfil dos alunos dos cursos técnicos em prótese dentária do Estado da Paraíba, Brasil. Metodologia: realizou-se um estudo observacional, transversal e descritivo. O universoda pesquisa compreendeu todos os estudantes de 18 a 61 anos de idade regularmente matriculados nos cursos de formação de Técnicos em Prótese Dentária(TPD) do estado da Paraíba. A amostra do tipo não probabilística foi composta por114 alunos, em ambos os sexos. A coleta de dados foi realizada por um examinador nas 4 escolas existentes no estado, mediante aplicação de questionário específico. Os dados foram organizados com o software Excel®. Resultados: a maioria dos alunos é do sexo masculino (59,6%), têm entre 30 e 39anos (41,2%), possuem renda familiar de até 2 salários mínimos (46,5%), são casados(56,1%) e oriundos do estado da Paraíba (46,4%). Mais de um terço dos alunos(38,6%) possuem parentes atuando como TPD. O principal motivo para escolha do curso foi a pessoal (37,9%). Verificou-se que 39,5% participaram de congressos e33,3% pretendem trabalhar na área de prótese total. Conclusão: a maioria dos alunos do curso técnico em prótese dentária é do sexo masculino, de baixa renda familiar e casado. Muitos possuem familiares atuando na profissão, sendo a escolha pessoal o fator determinante para o ingresso na profissão. A maioria pretende atuar nas áreas de prótese total e prótese fixa.

Aim: to characterize the profile of students of technical dental courses in the state of Paraiba, Brazil. Methodology: an observational cross-sectional and descriptive study was carried out. The research sample comprised all students aged 18 to 61 years of age enrolled in courses for Dental Technicians (TPD) in Paraíba state. The non-probability sample consisted of 114 students of both genders. Data collection was carried out by an examiner in four schools in the state, and a specific questionnaire was applied. Data were organized in an Excel spreadsheet. Results: most students are male (59.6%), are aged between 30 and 39 (41.2%), have family income of up to two minimum wages (46.5%), are married (56.1%) and from the state of Paraíba (46.4%). More than a third of students (38.6%) have relatives working as DPT. The majority (37.9%) of the sample chose this course for personal reasons. It was found that 39.5% had participated in congresses and 33.3% intend to work in the field of complete dentures. Conclusion: the majority of the students of dental technician courses are male, of lower income and married. Many have relatives working in the profession, the personal choice was the determining factor for entry into the profession and they intend to work in the fields of dentures and fixed prostheses.
Descritores: Estudantes/estatística & dados numéricos
Técnicos em Prótese Dentária/estatística & dados numéricos
-Brasil
Estudos Transversais
Estudo Observacional
Distribuição por Sexo
Fatores Socioeconômicos
Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta


  10 / 39 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-642454
Autor: Mendes, José Olavo; Muzzili, Carlos Alberto de Oliveira; Andrade, Claudio Leonardo dos Santos; Teixeira, Marcelo Lucchesi; Miranda, Milton Edson; Brito Júnior, Rui Barbosa de; Gonçalves, Valdir Ferreira.
Título: Intermediários mais usados em prótese parcial fixa implantossuportada no Centro-Oeste do Brasil / Frequency of transmucosal abutments used for implant-supported, fixed partial dentures in the west center of Brazil
Fonte: ImplantNews;8(5):611-615, 2011. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Esse trabalho teve o propósito de avaliar quais intermediários estão sendo mais utilizados para a confecção de prótese parcial fixa implantossuportada no Centro-Oeste do Brasil, verificar se a seleção do intermediário era, na realidade, feita pelo cirurgião-dentista ou pelo técnico em prótese dentária e saber se houve mistura de intermediários na mesma prótese. Foram enviados questionários para 15 laboratórios de prótese dentária, mas somente sete se mostraram receptivos em aplicar os formulários e colaborar com esta pesquisa, perfazendo uma taxa de resposta de 46%. Com amostra de 81 casos estudados e 206 intermediários, foi verificado que os intermediários mais utilizados foram: microscone em 54% dos casos, estheticone em 27% dos casos, Ucla calcinável em 10% dos casos e o Ucla com ouro em 9% dos casos. Das 81 respostas recebidas sobre a escolha do intermediário, as respectivas porcentagens foram: em 56% dos casos foram os cirurgiões-dentistas que fizeram a escolha e 44% das escolhas restantes foram realizadas pelos técnicos em prótese dentária e houve mistura de intermediários em 7% dos casos.

A survey was made with dental laboratories in the west center region of Brazil using self-applied questionnaires, with the purpose to evaluate the use of transmucosal abutments for implant-supported fixed partial dentures. The data obtained in 260 clinical cases showed that the microscone-type was more prevalent (54% of cases, followed by the estheticone-type (27% of cases), Ucla-burnout type (10% of cases), and Ucla gold abutment (9% of cases). From the 81 responses, it was also verified that choices by the TPD and dental surgeons accounted for 44% and 56% of cases, respectively. Also, mixed results were found in 77% of situations.
Descritores: Materiais Dentários
Técnicos em Prótese Dentária
Prótese Parcial Fixa
-Coleta de Dados
Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Responsável: BR243.1 - Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação



página 1 de 4 ir para página            
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde