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Id: biblio-1050899
Autor: Garcez, Gisele Oliveira; Tavares, Laiana Miranda; Bernardes, Luciane de Lima Paiva; Dutra, Patrícia Vieira Ramos; Valle, Priscilla Siqueira do; Álvares, Alice da Cunha Morales.
Título: Uso de EPI's pelos profissionais de saúde da atenção básica de um município de Goiás / Use of PPE by primary care health professionals in a municipality of Goiás
Fonte: REVISA (Online);8(4):418-426, Out-Dez.2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: compreender o entendimento dos profissionais de saúde básica de um município de Goiás, no que se refere a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, focado nos Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros dos postos de saúde. Método: foram elaborados questionários sobre a mesma abordagem para esses profissionais, refletindo na parcialidade de retorno dos questionários entregues, embora não influenciou no estudo pretendido, por se tratar de uma pesquisa por amostragem. Resultados: Foram submetidos ao estudo por meio deste recurso, 13 (treze) Técnicos de Enfermagem e 20 (vinte) Enfermeiros. Diante do recurso utilizado, seguiu-se a pesquisa a luz de autores que abordam o tema em estudo. Conclusão: embora pareça lógico, algumas intervenções precisam ser feitas no sentido de melhorar o uso dos EPIs em meio aos profissionais que constituem o sistema de saúde desde um município até a configuração nacional, pois o entendimento é que o todo se constitui por unidades.

Objective: to know the understanding of basic health professionals in a city of Goias state, regarding the use of Personal Protective Equipment, focused on Nursing Technicians and Nurses in health posts. Method: questionnaires were elaborated on the same approach for these professionals, reflecting on the partial return of the questionnaires delivered, although it did not influence the intended study, as it was a sample survey. Results: Through this resource, 13 (thirteen) Nursing Technicians and 20 (twenty) Nurses were submitted to the study. Given the resource used, the research followed the light of authors addressing the subject under study. Conclusion: although it seems logical, some interventions need to be made in order to improve the use of PPE among professionals who constitute the system. from a municipality to the national configuration, because the understanding is that the whole is constituted by units.
Descritores: Equipamento de Proteção Individual
Auxiliares de Enfermagem
-Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2040.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1050503
Autor: Silva, Manoel Carlos Neri da.
Título: Mestrado profissional em Enfermagem - um novo momento para a profissão no Brasil / Professional Master's in Nursing - a new moment for the profession in Brazil
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(7):1-1, dez. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O Programa de pós-graduação em Enfermagem (Profen), idealizado e financiado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), chegou para impulsionar e mudar a formação de Enfermeiros mestres para o desenvolvimento da Ciência e da profissão de Enfermagem no Brasil. Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o programa foi lançado em 2016, abrindo uma nova perspectiva de qualificação profissional para enfermeiros. O programa contribui para implementação, de forma mais eficaz e efetiva, da Sistematização da Assistência de Enfermagem e do Processo de Enfermagem na Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). (AU)

The Graduate Nursing Program (Profen), designed and financed by the Federal Nursing Council (Cofen), arrived to boost and change the training of Master nurses for the development of Science and the Nursing profession in Brazil. In partnership with the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes / MEC), the program was launched in 2016, opening a new perspective of professional qualification for nurses. The program contributes to the implementation, in a more efficient and effective way, of the Systematization of Nursing Assistance and of the Nursing Process in the Health Care Network of the Unified Health System (SUS). (AU)

El Programa de Posgrado en Enfermería (Profen), diseñado y financiado por el Consejo Federal de Enfermería (Cofen), llegó para impulsar y cambiar la formación de enfermeras maestras para el desarrollo de la ciencia y la profesión de enfermería en Brasil. En asociación con la Coordinación para el Mejoramiento del Personal de Educación Superior (Capes / MEC), el programa se lanzó en 2016, abriendo una nueva perspectiva de calificación profesional para las enfermeras. El programa contribuye a la implementación, de manera más eficiente y efectiva, de la Sistematización de la Asistencia de Enfermería y del Proceso de Enfermería en la Red de Atención de Salud del Sistema Único de Salud (SUS). (AU)
Descritores: Auxiliares de Enfermagem
-Saúde Pública
Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Id: lil-228392
Autor: Vallejos Rojas, Hermes.
Título: Atenciòn primaria de salud.
Fonte: Asunciòn; EFACIM-EDUNA; 1992. 287 p. ilus, tab.
Idioma: es.
Descritores: Saúde
Inquéritos de Morbidade
Pessoal de Saúde/educação
Serviços de Saúde Comunitária
Atenção Primária à Saúde
Auxiliares de Enfermagem
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
SR 614.073Pa V242a


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Id: biblio-1018470
Autor: Pérez de Vera, María Agustina; Vaccari Irrazabal, Blanca; Mareco, Maribel.
Título: Situación de los cursos de formación de auxiliares de enfermería en la zona Central.
Fonte: Asunción; s.n; 1996. 32 p. tab. (PY).
Idioma: es; en.
Tese: Apresentada a Escuela de Enfermería.UNA para obtenção do grau de Licenciado.
Símbolo: PY.
Resumo: Estudio descriptivo de la situación de los cursos de auxiliares de enfermería. Presenta antecedentes históricos sobre la formación de este grupo. Describe la diferencia de funciones entre auxiliares y profesionales
Descritores: Auxiliares de Enfermagem/educação
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Responsável: PY1.3 - Biblioteca
10.730698. ER. 10.730698


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Id: biblio-1018395
Autor: Meyer de Ortíz, Mónica.
Título: Situación de los cursos de formación de auxiliares de enfermería en la zona central.
Fonte: Asunción; s.n; 1999. 56 p. tab, graf. (PY).
Idioma: es; en.
Tese: Apresentada a Escuela de Enfermería.UNA para obtenção do grau de Licenciado.
Símbolo: PY.
Resumo: Estudio descriptivo de 10 cursos de Formación de Auxiliares de Enfermería en el Departamento Central. Describe la situación general actual de los cursos, que incluye desde los antecedentes históricos, la preparación, utilización e inclusive el marco legal en el que se desarrollan
Descritores: Auxiliares de Enfermagem/classificação
Auxiliares de Enfermagem/educação
Responsável: PY1.3 - Biblioteca
10.730698. 10.730698; AY. AY


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Id: biblio-1049686
Autor: Paz, Elizabete Pimenta Araújo.
Título: 16ª Conferência Nacional de Saúde: espaço amplo e democrático de discussão e articulação da Enfermagem / 16th National Health Conference: a broad and democratic space for discussion and articulation of Nursing
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(3):1-1, jul. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A 16ª Conferência Nacional de Saúde, também denominada 8ª + 8, configura-se como o maior evento da sociedade na discussão sobre a defesa dos direitos sociais e de saúde e ocorrerá em Brasília no período de 04 a 07 de agosto de 2019. (AU)

The 16th National Health Conference, also called 8th + 8, is configured as the largest event of society in the discussion on the defense of social and health rights and will take place in Brasilia from 04 to 07 August 2019. (AU)

La 16a Conferencia Nacional de Salud, también llamada 8th + 8, se configura como el evento más grande de la sociedad en la discusión sobre la defensa de los derechos sociales y de salud y tendrá lugar en Brasilia del 04 al 07 de agosto de 2019. (AU)
Descritores: Enfermagem
-Sistema Único de Saúde
Pessoal de Saúde
Direito Sanitário
Enfermeiras e Enfermeiros
Auxiliares de Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-497400
Autor: Rabello, Cláudia Cristina Pereira; Pierin, Angela Maria Geraldo; Mion Júnior, Décio.
Título: O conhecimento de profissionais da área da saúde sobre a medida da pressão arterial / Conocimiento de los profesionales del área de salud sobre la médida de la presión arterial / The healthcare area professionals' knowledge of blood pressure measurement
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;38(2):127-134, jun. 2004. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Avaliou-se o conhecimento teórico e prático de 110 auxiliares de enfermagem, 44 médicos e 25 enfermeiros, por meio de 15 questões de múltipla escolha e pela observação do procedimento da medida da pressão arterial. O percentual de acerto quanto ao conhecimento teórico foi de 32 por cento±12 por cento para os auxiliares de enfermagem, 44 por cento±14 por cento para os enfermeiros e 56 por cento±13 por cento para os médicos, sendo que todos foram estatisticamente diferentes entre si (p<0,05). Quanto ao conhecimento prático, este foi de 41 por cento±6 por cento para os auxiliares de enfermagem, 44 por cento±10 por cento para os enfermeiros e 50 por cento±12 por cento para os médicos, sendo que os médicos apresentarem resultados significativamente superiores (p<0,05). Conclui-se que o conhecimento foi pouco satisfatório.

This study investigated the theoretical and technical knowledge of blood pressure measurement from 110 nursing assistants, 44 physicians and 25 nurses by answering to a questionnaire and practical knowledge through the observation of the blood pressure measurement procedure. In the theoretical knowledge the three categories showed statistically significant differences (p<0,05), the nursing assistants showed a lower indicator of the correctness (32 percent±12 percent) followed by nurses (44 percent±14 percent) and physicians (56 percent±13 percent). In the practical knowledge the physicians showed higher percentage of correctness (50 percent±12 percent) (p<0.05); followed by nurses (44 percent±10 percent) and nursing assistants (41 percent±6 percent). In conclusion, the knowledge of blood pressure measurement was not satisfactory.

Se evaluó el conocimiento teórico y práctico de 110 auxiliares de enfermería, 44 médicos y 25 enfermeros, por medio de 15 preguntas de opciones múltiples y por la observación del procedimiento de la médida de la presión arterial. El porcentaje de acierto en cuanto al conocimiento teórico fue de 32 por ciento±12 por ciento para los auxiliares de enfermería, 44 por ciento±14 por ciento para los enfermeros y 56 por ciento±13 por ciento para los médicos, siendo que todos fuerón estadistícamente diferentes entre si (p< 0,05). En cuanto al conocimiento práctico, este fue de 41 por ciento±6 por ciento para los auxiliares de enfermería, 44 por ciento±10 por ciento para los enfermeros y 50 por ciento±12 por ciento para los médicos, siendo que los médicos presentarón resultados significativamente superiores (p<0,05). Se concluye que el conocimiento fue poco satisfactorio.
Descritores: Determinação da Pressão Arterial
Competência Clínica
-Determinação da Pressão Arterial/normas
Enfermeiras e Enfermeiros
Auxiliares de Enfermagem
Médicos
Inquéritos e Questionários
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-62691
Autor: Silva, Ana Lúcia da; Conceiçäo, Ana Maria Rodriguez Cruz; Carvalho, Anazilda; Lima, Elaine Aparecida.
Título: Funçöes informativas de auxiliares de enfermagem num hospital-escola / Informative functions of nursing assistants in a teaching hospital
Fonte: In: Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeiräo Preto. Anais do I Simpósio Brasileiro de Comunicaçäo em Enfermagem. s.l, s.n, s.d. p.423-423, tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Simpósio Brasileiro de Comunicaçäo em Enfermagem, 1, Ribeiräo Preto, 2-4 maio 1988.
Descritores: Hospitais de Ensino
Auxiliares de Enfermagem
Comunicação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR26.1/Se


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Mendes, Isabel Amélia Costa
Trevizan, Maria Auxiliadora
Id: lil-62686
Autor: Mendes, Isabel Amelia Costa; Trevizan, Maria Auxiliadora; Nogueira, Maria Suely; Takakura, Maura Santesso; Cardoso, Martha Campos.
Título: Perfil de interaçäo: atendente de enfermagem e paciente / Interaction profile: nursing attendant and patient
Fonte: In: Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeiräo Preto. Anais do I Simpósio Brasileiro de Comunicaçäo em Enfermagem. s.l, s.n, s.d. p.337-337, tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Simpósio Brasileiro de Comunicaçäo em Enfermagem, 1, Ribeiräo Preto, 2-4 maio 1988.
Descritores: Auxiliares de Enfermagem
Relações Enfermeiro-Paciente
Teoria Psicológica
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR26.1/Se


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Texto completo SciELO Brasil
Anselmi, Maria Luiza
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Id: lil-438072
Autor: Peduzzi, Marina; Anselmi, Maria Luiza; França Junior, Ivan; Santos, Claudia Benedita dos.
Título: Qualidade no desempenho de técnicas dos trabalhadores de enfermagem de nível médio / Quality of procedures delivered by nursing assistants
Fonte: Rev. saúde pública = J. public health;40(5):843-850, out. 2006. tab.
Idioma: en; pt.
Projeto: Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Resumo: OBJETIVO: Analisar a qualidade da assistência de enfermagem prestada nas técnicas de inalação, punção venosa e medicação intramuscular, no contexto da qualificação profissional de trabalhadores de enfermagem de nível médio. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado em duas fases (outubro e dezembro de 2001 e 2002), em três serviços hospitalares no Estado da Bahia, com trabalhadores de enfermagem (atendentes, auxiliares e técnicos). Os dados foram coletados por meio de observação direta da execução de técnicas e análise dos valores medianos do desempenho. A amostragem foi feita por conveniência e estratificada por categoria profissional e unidade de trabalho. RESULTADOS: Observou-se mudança positiva ou manutenção da qualidade do desempenho na técnica de inalação, com escore mediano global igual ou maior que 70 por cento. Na punção venosa e medicação intramuscular, houve mudanças negativas nos escores medianos. A análise das diferenças das técnicas mostrou melhor desempenho no núcleo duro e pior no de comunicação. A equipe de enfermagem do serviço 1, que dispõe de melhores condições de trabalho, apresentou melhor desempenho e, a do serviço 2, com as piores condições de trabalho, pior desempenho. CONCLUSÕES: Processos educativos de trabalhadores de enfermagem implementados isoladamente per se em contextos de trabalho precários não são capazes de imprimir mudanças positivas na qualidade do desempenho profissional.

OBJECTIVE: To assess the quality of nursing care provided in inhalation, peripheral venipuncture, and administration of intra-muscular medication procedures in the context of professional training of nursing assistants. METHODS: A cross-sectional study was carried out in two phases among nursing staff (nurse assistants as well as unlicensed nursing personnel), in three hospitals in the state of Bahia, Northeastern Brazil, in October and December 2001 and 2002. Data was collected by means of direct observation of task performance and analysis of the median values of performance. A convenience sample was stratified according to professional category and work unit. RESULTS: There was a quality improvement or maintenance while performing the procedure of inhalation, with an overall median score equal to or above 70 percent. Median scores were reduced for peripheral venipuncture and administration of intra-muscular medication. Analysis of the differences in the procedures indicated that performance improved regarding basic procedural steps but worsened regarding the interaction with the patient. As to the nursing teams, those in Hospital 1, where there were better working conditions, had the best performance, and those in Hospital 2, where there were the worst working conditions, showed the worst performance. CONCLUSIONS: Educational processes among nurse assistants implemented per se in poor working conditions are not able to bring about quality improvement of professional performance.
Descritores: Assistência à Saúde
Auxiliares de Enfermagem/educação
Credenciamento
Educação em Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência



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