Base de dados : LILACS
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Id: biblio-948068
Autor: Arin, Fernanda; Argüello, Gustavo; Fernandez, Soledad; García, Ezequiel; Gorosito, Isabel; Molassi, Elvio; Ortega, Vanina; Oviedo, Claudio; Quintana, Carla; Reynoso, Hector; Saad, Ramon; Unamuno, Rodrigo.
Título: Trabajo de auxiliar de farmacia bajo un sistema de gestión de la calidad: impacto y resultados / Pharmacy assistant's work under a quality management system: impact and results
Fonte: Rev. Hosp. El Cruce;(17):24-27, 20151022.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del presente es describir los cambios en las distintas tareas realizadas por el auxiliar de farmacia a partir de la implementación del sistema de gestión de la calidad. Se analizaron, estructuraron las tareas de todas las áreas y se desarrollaron manuales de procedimiento. El impacto de la implementación en el trabajo de los Auxiliares de Farmacia del hospital, significó un importante paso en la labor del Servicio.
Descritores: Técnicos em Farmácia
Gestão da Qualidade
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: AR24.10 - Hospital El Cruce Néstor Carlos Kirchner


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Id: biblio-938754
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde - CEFOR.
Título: Auxiliar de Farmácia: manual de formação - Unidade 4.
Fonte: São Paulo; SMS; 1997. 49 p. ilus. (Auxiliar de Farmácia, 4).
Idioma: pt.
Descritores: Pessoal Técnico de Saúde
Assistência Farmacêutica
Técnicos em Farmácia
Estudantes de Farmácia
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação
BR59.2; 615.15, S241ca, u.4; 1997. 1219


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Id: biblio-938753
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde - CEFOR.
Título: Curso de Auxiliar de Farmácia: manual de formação - Unidade 4.
Fonte: São Paulo; SMS; 1995. 49 p. ilus. (Curso de Auxiliar de Enfermagem, 4).
Idioma: pt.
Descritores: Pessoal Técnico de Saúde
Assistência Farmacêutica
Técnicos em Farmácia
Estudantes de Farmácia
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação
BR59.2; 615.15, S241ca, u.4; 1995; ex.1. 1926; BR59.2; 615.15, S241ca, u.4; 1995; ex.2. 1921


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Id: biblio-938752
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde - CEFOR.
Título: Auxiliar de Farmácia: manual de formação - Unidade 3.
Fonte: São Paulo; SMS; 1997. 141 p. (Auxiliar de Farmácia, 3).
Idioma: pt.
Descritores: Pessoal Técnico de Saúde
Assistência Farmacêutica
Técnicos em Farmácia
Estudantes de Farmácia
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação
BR59.2; 615.15, S241ca, u.3; 1997; ex.1. 937; BR59.2; 615.15, S241ca, u.3; 1997; ex.2. 1882; BR59.2; 615.15, S241ca, u.3; 1997; ex.3. 772


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Id: biblio-938751
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde - CEFOR.
Título: Curso de Auxiliar de Farmácia: manual de formação - Unidade 2.
Fonte: São Paulo; SMS; 1995. 107 p. (Curso de Auxiliar de Farmácia, 2).
Idioma: pt.
Descritores: Pessoal Técnico de Saúde
Assistência Farmacêutica
Técnicos em Farmácia
Estudantes de Farmácia
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação
BR59.2; 615.15, S241ca, u.2; 1995; ex.1. 1923; BR59.2; 615.15, S241ca, u.2; 1995; ex.2. 1924


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Id: biblio-938750
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde - CEFOR. Escola Técnica do SUS - SP.
Título: Auxiliar de Farmácia: manual de formação - Unidade 1.
Fonte: São Paulo; SMS; 1997. 89 p. (Auxiliar de Farmácia, 1).
Idioma: pt.
Descritores: Pessoal Técnico de Saúde
Assistência Farmacêutica
Técnicos em Farmácia
Estudantes de Farmácia
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação
BR59.2; 615.15, S241ca, u.1; 1997. 1925


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Id: biblio-938749
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde - CEFOR. Escola Técnica do SUS - SP.
Título: Curso de Auxiliar de Farmácia: manual de formação - Unidade 1.
Fonte: São Paulo; SMS; 1994. 89 p. ilus. (Curso de Auxiliar de Farmácia, 1).
Idioma: pt.
Descritores: Pessoal Técnico de Saúde
Assistência Farmacêutica
Técnicos em Farmácia
Estudantes de Farmácia
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação
BR59.2; 615.15, S241ca, u.1;1994; ex.1. 1421; BR59.2; 615.15, S241ca, u.1;1994; ex.2. 1922


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Id: biblio-938155
Autor: Greco, Maria Cecília Machado.
Título: O curso técnico em farmácia na ETSUS-SP: contribuições para o debate.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2009. 123 p. map, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Historicamente, a situação da assistência farmacêutica no município de São Paulo sempre foi deficitária, principalmente no que diz respeito à qualidade da formação técnica de seus recursos humanos, assim como também no que se refere à quantidade destes, que atua nas farmácias das Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante desse quadro, a área técnica de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a coordenação do Curso Técnico em Farmácia da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do município de São Paulo (ETSUS-SP) e farmacêuticos do município optaram por formar técnicos para a área, profissionalizando os funcionários sem formação específica que atuavam nas farmácias das unidades de saúde. O currículo do Curso Técnico em Farmácia foi criado com base no processo de trabalho desenvolvido nas farmácias das unidades de saúde. Foi estruturado em módulos, com uma carga horária total de 1.200 horas e 200 horas de estágio supervisionado. No período de 2006 a 2008 seis turmas concluíram o curso, tendo sido formados 140 trabalhadores. O presente estudo teve como objetivo analisar o Curso Técnico em Farmácia da ETSUS-SP, por meio do levantamento das opiniões dos egressos e docentes. Realizou-se uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa executada na região sudeste do município de São Paulo, com a utilização de questionário aplicado aos egressos e de entrevista semiestruturada feita com os docentes da turma finalizada em 2007. Pelos resultados obtidos nesta pesquisa, verificou-se que o Curso Técnico em Farmácia atendeu a sua finalidade, qual seja, a de formar trabalhadores para as farmácias do SUS, entendendo ser a farmácia um estabelecimento de saúde e que necessita de profissionais com formação específica. No entanto, de acordo com os docentes e de 70% dos egressos, o curso deve sofrer reformulação, sobretudo no tocante a sua atualização. Como proposta de ação, sugeriu-se uma oficina de trabalho para a reelaboração do currículo. Nesta pesquisa ficou constatado que apesar de a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da ETSUS-SP, oferecer oportunidade de formação técnica adequada, os profissionais titulados muitas vezes não são aproveitados na nova área. Ficou demonstrado também que não há incentivo financeiro para continuarem atuando na área e que a contratação por concurso público não se mostra atrativa, pois são funcionários antigos de outras carreiras

Historically speaking, the situation of the Pharmaceutical Assistance in the city of São Paulo was presented a deficit, mainly in terms of quality and amount of human resources that work in pharmacies of the Health Units. Facing the poor situation, the Pharmaceutical Assistance technical area of the Municipal Health, the Coordination of the Course of Technician in Pharmacy of the School Technician of System Unique of Health of city of São Paulo (ETSUS-SP) and local pharmacists decided to graduate technicians for the area, professionalizing the ones who worked in pharmacies of the units of health, without specific formation. The Course of Technician in Pharmacy was then based in the process of work developed in pharmacies of the units of health of the System Unique of Health (SUS). It was structuralized in modules, with a total schedule of 1,200 hours with 200 hours of supervised period of training. One hundred forty students were graduated in period of 2006/8. The present study aimed to analyze the Technicianourse in Pharmacy of the ETSUS-SP, questioning graduated students and professor. A quanti-qualitative research was carried out, questioning students and a semi-structuralized interview was applied to the professors at the end of the graduated year of 2007 in the Southeastern region of the city of São Paulo. The results found in this research showed that the Technician Course in Pharmacy has reached its purpose, i.e., to graduate workers for pharmacies of the SUS, having in consideration that pharmacy is not just a place, but somewhere of health as well, and it needs professionals with specific knowledge of the field. . However, in accordance with the opinion of the graduates and professors, the course must be re-formuled. 70% of the interviewers said the course must update itself. As a proposal action, a workshop was suggested, aiming to re-elaborate the curriculum. It was evidenced that although the SMS, by ETSUS-SP, offers the opportunity of graduation for its workers, these same employees are not fully usd in their new area. We should go farther. There is no financial incentive for the old career employees from other areas and hiring them by public examinations doesn‟t show very attractive
Descritores: Educação Profissionalizante
Assistência Farmacêutica
Técnicos em Farmácia/educação
-Brasil
Educação em Farmácia
Docentes/estatística & dados numéricos
Preparações Farmacêuticas
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação
BR59.2


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-839920
Autor: Melo, Daniela Oliveira de; Molino, Caroline Godoi Rezende da Costa; Ribeiro, Eliane; Romano-Lieber, Nicolina Silvana.
Título: Capacitação e intervenções de técnicos de farmácia na dispensação de medicamentos em Atenção Primária à Saúde / Training of pharmacy technicians for dispensing drugs in Primary Health Care
Fonte: Ciênc. saúde coletiva;22(1):261-268, jan. 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo São escassos artigos científicos brasileiros que discutam a importância do trabalho do técnico em farmácia em assistência direta ao paciente. Este trabalho descreve uma experiência de capacitação de técnicos de farmácia para dispensação de medicamentos. Trata-se de estudo descritivo, transversal, realizado na atenção primária à saúde. Os técnicos foram capacitados pelo farmacêutico a orientar os pacientes no momento da dispensação e para triar casos que necessitavam atendimento farmacêutico. A identificação dos problemas foi feita por meio da observação da prescrição, data de retorno para dispensação ou do questionamento direto ao paciente. Foram elaborados fluxos de identificação de problemas e de intervenção, após os quais os técnicos identificaram 3.944 problemas, sendo os mais comuns: uso de medicamento em quantidade inferior à prescrita (26%) e não adesão ao tratamento farmacológico (25%). Os resultados demonstram a importância da capacitação dos técnicos na dispensação de medicamentos, fazendo deles um aliado do farmacêutico no processo de identificação e resolução de problemas relacionados a medicamentos, além de torná-los membros ativos do processo de cuidado no sistema de saúde pública.

Abstract Few Brazilian articles discuss the importance of pharmacy technicians who offer direct assistance to patients. This paper describes an experience of the training of pharmacy technicians in drug dispensing. A descriptive, cross-sectional study was conducted in the primary healthcare setting. The technicians were trained by the pharmacist to advise patients at the time of drug dispensing and to screen cases that needed pharmaceutical consultation. Problems were identified by verifying the prescription and return date for dispensing the medication as well as through direct questioning of the patients. Flowcharts for problem identification and intervention were created for use by the technicians. After training, pharmacy technicians identified 3944 problems, the most common of which were the use of a lower dosage than that prescribed (26%) and non-adherence to pharmacological treatment. The findings of the present study demonstrate the importance of training pharmacy technicians with regard to dispensing drugs so that they can assist pharmacists in the process of identifying and solving drug-related problems, thereby making them active members of the care process in the public health system.
Descritores: Assistência Farmacêutica/organização & administração
Farmacêuticos/organização & administração
Técnicos em Farmácia/educação
Atenção Primária à Saúde/organização & administração
-Brasil
Estudos Transversais
Técnicos em Farmácia/organização & administração
Papel Profissional
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-746769
Autor: Miai, Érica Tie.
Título: Farmacêuticos na Atenção Básica: percepções dos interlocutores de Assistência Farmacêutica da Coordenadoria Regional de Saúde Leste da SMS SP / Pharmacists in primary care: perceptions of interlocutors Pharmaceutical Assistance Regional Health eastern SMS SP.
Fonte: São Paulo; s.n; 2013. 63 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenadoria de Recursos Humanos para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A lei Orgânica da Saúde que regulamenta o Sistema Único de Saúde SUS a Resolução CNS que aprova a Politica Nacional de Assistência Farmacêutica a portaria que reorganiza o custeio do SUS incluindo as ações e os serviços farmacêuticos na Atenção Básica norteiam a trajetória da prática farmacêutica em nosso pais.
Descritores: Assistência Farmacêutica
Farmacêuticos
Técnicos em Farmácia
Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde
-Política de Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação
BR1764.1; T, Fb, M565f



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