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Botazzo, Carlos
Id: lil-217866
Autor: Teledo, José Paulo Gouveia(coord); Botazzo, Carlos; Noro, Luiz Roberto Augusto; Manfredini, Marco Antonio; Calvo, Maria Cristina M; Soares, Maria da Candelária; Araujo, Maria Ercília de; Fratucci, Maristela Vilas Boas; Narvai, Paulo Capel.
Título: Diretrizes para a política de saúde bucal do Estado de Säo Paulo / Oral health policies guidelines at Säo Paulo State.
Fonte: Säo Paulo; Säo Paulo (Estado). Secretaria da Saúde; 1995. [55] p. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Guias como Assunto/normas
Política de Saúde/tendências
Saúde Bucal
-Vigilância Sanitária
Recursos Humanos em Odontologia/tendências
Formulação de Políticas
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; T649d


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Id: lil-196791
Autor: Säo Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Centro de Apoio ao Desenvolvimento de Assistência Integral à Saúde. Grupo de Atençäo à Saúde Bucal.
Título: Sistema Unico de Saúde: a saúde bucal no Estado de Säo Paulo / Unic health system: the oral health at Säo Paulo State.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 1994. [12] p. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Sistema Único de Saúde
Vigilância Sanitária
Guias como Assunto
Política
Saúde Bucal
Serviços de Saúde Bucal
-Recursos Humanos em Odontologia
Limites: Humanos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; Cx.S19


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Id: lil-150052
Autor: Narvai, Paulo Capel.
Título: Odontologia e saúde bucal coletiva / Odontology and collective bucal health.
Fonte: Säo Paulo; Hucitec; 1994. 113 p.
Idioma: pt.
Descritores: Odontologia em Saúde Pública
Odontologia Geral
-Sociologia
Odontologia Preventiva
Recursos Humanos em Odontologia
Odontologia
Saúde Bucal
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR337.1; D585, N238o


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Id: lil-201026
Autor: Sena, Suene Caldeira de; Carcereri, Daniela Lemos.
Título: Supervisäo em odontologia / Supervision in dentistry
Fonte: Saúde debate;(49/50):107-9, dez. 1995-mar. 1996.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho traz subsídios aos professores supervisores, geralmente requisitados entre os das mais diferentes disciplinas odontológicas, que orientam, supervisionam e avaliam alunos de graduaçäo em atividades extramuros, obedecendo exigência da legislaçäo que instituiu e regulamentou os estágios supervisionados no curso de odontologia. Estimula, ainda, a formaçäo de professores supervisores nos cursos de pós-graduaçäo em odontologia. Apresenta um plano de supervisao constando de quatro capítulos, a saber: I- Identificaçäo; II- Objetivos; III- Supervisäo propriamente dita (estratégias) e IV- Avaliaçäo, cada qual explicado e exemplificado. Recomenda um cronograma de supervisäo e uma ficha de acompanhamento para as observaçöes em campo e uma bibliografia básica fornecendo referências da literatura consultada.
Descritores: Estudantes de Odontologia
Recursos Humanos em Odontologia
Docentes de Odontologia
Educação de Pós-Graduação em Odontologia
-Administração de Recursos Humanos
Internato e Residência
Relações Comunidade-Instituição
Responsável: BR16.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-641730
Autor: Esposti, Carolina Dutra Degli; Oliveira, Adauto Emmerich; Santos Neto, Edson Theodoro dos; Zandonade, Eliana.
Título: O processo de trabalho do técnico em saúde bucal e suas relações com a equipe de saúde bucal na Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil / Dental hygienist technicians' working process and their relationship with the oral health team in the Metropolitan Region of Vitória, Espírito Santo, Brazil
Fonte: Saúde Soc;21(2):372-385, abr.-jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a compreensão dos cirurgiões-dentistas (CDs) sobre o processo de trabalho e as relações da equipe de saúde com os Técnicos em Saúde Bucal (TSBs). Em cinco municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), Espírito Santo (ES), Brasil, foram selecionados 18 sujeitos, a partir de uma amostra probabilística de 217 CDs que atuavam no Sistema Único de Saúde (SUS). Os sujeitos foram entrevistados a partir de um roteiro-guia semiestruturado, do qual constavam temas relacionados à organização do trabalho na saúde bucal; às atribuições e responsabilidades do TSB; à relação entre o cirurgião-dentista e o TSB; à relação com a equipe de saúde e autonomia do TSB. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo sugerida por Bardin. Constatou-se que os CDs valorizam a importância da participação dos TSBs na reorganização do trabalho odontológico e a construção de uma relação de parceria e cooperação. Contudo, os CDs reconhecem que a relação com os TSBs é prejudicada pela desinformação sobre o processo de trabalho. Além disso, os CDs demonstram receios quanto à possibilidade de os TSBs tornarem-se dentistas práticos e tomarem seu espaço no mercado de trabalho. Também há preocupações sobre a responsabilização legal dos CDs sobre atividades desenvolvidas pelos TSBs.
Descritores: Auxiliares de Odontologia
Educação Profissional em Saúde Pública
Pessoal de Saúde
Promoção da Saúde
Recursos Humanos em Odontologia/educação
Saúde Bucal
-Brasil
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-184717
Autor: Traebert, Jefferson L.
Título: Implicaçöes de custo financeiro e recursos humanos em assistência odontológica no Brasil segundo o modelo escandinavo / Implications in terms of costs and manpower of using the Scandinavian dental care model in Brazil
Fonte: Rev. saúde pública = J. public health;30(6):519-26, dez. 1996. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se detectar e analisar as implicaçöes em custos e recursos humanos em odontologia de uma hipotética aplicaçäo dos conceitos escandinavos de atençäo odontológica no Brasil. Duas sociedades foram escolhidas para serem estudadas: Suécia, país da Escandinávia, e Santa Catarina, Estado da regiäo Sul do Brasil. A análise teórica dessas implicaçöes foi realizada a partir da determinaçäo das necessidades de recursos humanos em odontologia, considerando-se os altos índices de doenças bucais no Estado brasileiro. Utilizou-se o programa de software "Health Throught Oral Health" da Organizaçäo Mundial da Saúde - Federaçäo Dentária Internacional (1989). Os resultados mostraram alto custo financeiro e a necessidade de se aumentar em até 85 por cento o recurso humano disponível para atuar em saúde bucal no Estado de Santa Catarina. Concluiu-se que os princípios de alta provisäo de recursos humanos e financeiros, característicos do modelo escandinavo, näo serviriam para serem adotados por Santa Catarina e, extensivamente, pelo Brasil
Descritores: Recursos Humanos em Odontologia/provisão & distribução
Odontologia em Saúde Pública/economia
Serviços de Saúde Bucal/organização & administração
-Diagnóstico da Situação de Saúde
Economia em Odontologia
Assistência Odontológica/organização & administração
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Odontologia em Saúde Pública
Limites: Humanos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-850201
Autor: Bottan, Elisabete Rabaldo; Vitoretti, Alexssandra de Jesus; Santi, Diésse Gindri; Silveira, Eliane Garcia da.
Título: Percepção de adolescentes sobre as competências essenciais ao cirurgião-dentista / Adolescents' perceptions of essential competencies for dentists
Fonte: Arq. odontol;51(03):145-151, 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar as características essenciais ao exercício da profissão de cirurgião-dentista na visão de adolescentes. Material e Métodos: Estudo exploratório com abordagem quali-quantitativa. A população-alvo constituiu-se de alunos do 9º ano, matriculados em escolas do perímetro urbano de duas cidades, sendo uma do centro-oeste do Rio Grande do Sul (cidade A) e outra do sul de Santa Catarina (cidade B). A coleta de dados deu-se com base nos princípios da Técnica de Associação Livre de Palavras. As diversas evocações mencionadas pelos pesquisados foram listadas e classificadas, de acordo com suas afinidades conceptuais, em duas categorias. Para verificar a associação entre categorias e os fatores sexo e cidade de procedência, foi adotado o teste do qui-quadrado (p ≤ 0,01). Participaram da pesquisa 458 sujeitos, sendo 52% do gênero masculino, com idade média de 13,66 anos. Resultados: De modo geral a categoria Relacionamento interpessoal obteve uma maior probabilidade de ocorrência (0,516) em comparação à categoria Competência técnico-científica (0,484). A análise segundo a cidade de procedência evidenciou diferenças. Na cidade A houve predominância da categoria Competência técnico-científica. Na cidade B a categoria mais destacada foi Relacionamento interpessoal. A percepção dos adolescentes foi influenciada pela cidade de procedência, no entanto, não houve associação significativa para o fator sexo. Conclusão: As características essenciais ao exercício da profissão de cirurgião-dentista na visão do grupo pesquisado estão relacionadas a uma relação interpessoal humanizada aliada à capacidade para efetivar procedimentos clínicos de acordo com padrões técnico-científicos.Descritores: Adolescente. Recursos humanos em Odontologia. Relações dentista-paciente. Satisfação do paciente.
Descritores: Recursos Humanos em Odontologia
Relações Dentista-Paciente
Satisfação do Paciente
-Estudos de Avaliação como Assunto
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca


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Id: biblio-1068641
Autor: Narvai, Paulo Capel.
Título: Recursos humanos odontológicos: contribuiçäo ao debate sobre as atribuiçoes do pessoal auxiliar / Odontologic manpower: contribution to the discussion about auxiliary personnel atributions.
Idioma: pt.
Descritores: Recursos Humanos em Odontologia
Saúde Bucal
Limites: Humanos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2/954/Cx.S19


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Id: biblio-1023214
Autor: Dantas, Lydiane dos Santos; Pereira, Rebeca Valeska Soares; Bernardino, Ítalo de Macedo; Figueiredo, Raiany Cristina Pastorelli Paim; Madruga, Renata Cardoso Rocha; Lucas, Rilva Suely de Castro Cardoso.
Título: Perfil de competências de preceptores para a Atenção Primária em Saúde / Profile of competences of preceptors for Primary Health Care
Fonte: Rev. ABENO;19(2):156-166, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A integração ensino-serviço propõe uma nova forma de pensar a formação. O papel do preceptor é fundamental, mediando o aprendizado do estudante a partir de vivências nos serviços. O presente estudo transversal objetivou avaliar o perfil de competências dos cirurgiões dentistas (CD) atuantes na Atenção Primária em Saúde no município de Campina Grande quanto ao exercício da preceptoria, entendendo a importância desses resultados para as instituições repensarem a formação e proporcionar à gestão o conhecimento do perfil de profissionais que integram sua rede de assistência. Os dados foram coletados por meio de questionário e então submetidos a análise estatística descritiva, bem como empregou-se a análise de diferença de proporções (teste qui-quadrado de Pearson ou teste exato de Fisher, quando apropriado) para investigar associações entre as variáveis qualitativas estudadas. A maior parte assinalou que a integração ensino-serviço na formação do CD é extremamente importante (n = 19; 44,2%). Uma parcela expressiva ainda não participou de formação para preceptores (n = 31; 72,1%), constatou-se associação estatisticamente significativa entre já ter participado de alguma formação e relato de sentir-se preparado para a função (p = 0,005). Foram relatadas dificuldades no processo de desenvolvimento da preceptoria (n = 32; 74,4%), destacandose falta de programa de capacitação (n = 29; 67,4%). Os resultados apontam para a necessidade de processos formativos para os preceptores, que contribuam para uma reflexão consistente sobre o modelo de atenção à Saúde e formação de novos profissionais (AU).

The teaching-service integration proposes a new way of thinking about training. The role of the preceptor is fundamental, mediating the student's learning from experiences in health services. This cross - sectional study aimed to evaluate the profile of competences of dental surgeons (DS) working in the Primary Health Care in the city of Campina Grande regarding the exercise of preceptorship, understanding the importance of these results for institutions to rethink training and provide management with knowledge of the profile of professionals that integrate their assistance network. Data were collected by means of a questionnaire and submitted to descriptive statistical analysis, and analysis of proportional difference (Pearson's chi-square test or Fisher's exact test, when appropriate) was used to investigate associations between qualitative variables. Most indicated that the teachingservice integration in DS formation is extremely important (n = 19, 44.2%). A significant proportion have not yet participated in training for preceptors (n = 31; 72.1%); statistically significant association was found between having participated in some training and reporting feeling prepared for the function (p = 0.005). Difficulties were reported in the development of preceptorship (n = 32; 74.4%), highlighting lack of training programs (n = 29; 67.4%). Results point to the need for training processes for preceptors, which contribute to a consistent reflection on the health care model and the training of new professionals (AU).
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Educação Baseada em Competências
Recursos Humanos em Odontologia
-Distribuição de Qui-Quadrado
Estudos Transversais/métodos
Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Texto completo
Id: biblio-1022680
Autor: Oliveira, Lívia Maria Lopes de; Barbosa, Lívia Mirelle; Rebelo, Helder Lima; Coelho, Thiago; Godoy, Gustavo Pina.
Título: Avaliação de matrizes curriculares frente às DCN para os cursos de graduação em Odontologia / Evaluation of curriculum norms according to the National Curriculum Guidelines for graduate studies in Dentistry
Fonte: Rev. ABENO;19(1):97-105, 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O termo currículo refere-se ao percurso seguido pelo estudante em uma instituição de ensino superior desde o momento em que inicia seu processo de formação profissional até a graduação. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Odontologia, instituídas pela Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002, definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de cirurgiões-dentistas, primando pela formação de um profissional integral. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm em mãos o desafio de construir projetos pedagógicos que operacionalizem esse conceito, de modo a atender as demandas da sociedade. Neste contexto, este estudo de abordagem qualitativa e exploratória objetivou analisar criticamente as matrizes curriculares de dois cursos de Odontologia, pertencentes a IES localizadas em regiões distintas do país. A metodologia utilizada considerou um modelo lógico para avaliação da formação do cirurgião-dentista com base nas DCN, proposto por Pessoa e Noro. Foram analisadas as dimensões referentes à integração entre os ciclos básico e profissionalizante, ao desenvolvimento de competências e habilidades desejáveis, a formação profissional, além do desenvolvimento do estágio curricular e atividades complementares. Foi verificado que as duas estruturas curriculares estão em consonância com os ideais preconizados pelas DCN, apesar de conterem pontos que não fortalecem a formação profissional do egresso. Observou-se que ambas as matrizes apresentam potencialidades e fragilidades, que inspiram discussões (AU).

The term "curriculum" refers to the program followed by students in an institution of higher learning from the moment they begin their course of professional training until graduation. The National Curricular Guidelines (NCG) for undergraduate studies in dentistry, instituted by Resolution CNE/CES 3, February 19, 2002, define the principles, basis, conditions and procedures for the training of fulltime professional dental surgeons. Higher Education Institutions (HEIs) face the challenge of designing pedagogical projects that implement these concepts in order to meet the demands of society. In this context, the objective of this qualitative and exploratory study was to critically analyze the curricular matrices of two dentistry programs from HEIs located in distinct regions of Brazil. A logical model based on national curriculum guidelines (NCG) proposed by Pessoa and Noro was used to evaluate the formation of dental surgeons. This study analyzed the integration between basic and professional activities, the development of desirable competencies and abilities, and professional development beyond residency and complementary activities. It verified that the curriculum structures of the two institutions are in agreement with the ideals advocated by the NCG, in spite of containing aspects which do not strengthen the profession formation of graduates. It was observed that both models have strengths and weaknesses, which should elicit further discussions (AU).
Descritores: Educação Baseada em Competências/métodos
Currículo/normas
Recursos Humanos em Odontologia
Educação em Odontologia
-Brasil
Pesquisa Qualitativa
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos



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