Base de dados : LILACS
Pesquisa : M01.526.485.375 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 612 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 62 ir para página                         

  1 / 612 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-1278985
Autor: Suárez Rodríguez, Bárbara Lorenza; Guevara Couto, María del Carmen.
Título: EDUMECENTRO: revista abierta a la actividad creadora de los docentes en tiempos de COVID-19 / EDUMECENTRO: journal open to the creative activity of teachers in times of COVID-19
Fonte: Edumecentro;13(3):1-4, jul.-sept. 2021.
Idioma: es.
Descritores: Publicação Periódica
Docentes de Medicina
COVID-19
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  2 / 612 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1142986
Autor: Leite, Roberta Vasconcelos.
Título: O Centro de Memória e Museu Histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto: contribuições para a história e a educação médica / The Center for Memory and Historical Museum at the Ribeirão Preto Medical School: contributions to history and medical education
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;27(4):1355-1365, Oct.-Dec. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Problematizando o lugar da história e da memória na educação médica, apresentamos a trajetória de constituição e o acervo do Centro de Memória e Museu Histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Reunindo objetos tridimensionais, fotografias, fitas cassete e coleções resultantes de doações, o centro pretende viabilizar pesquisas históricas e promover formação cultural dos estudantes, particularmente de medicina. A iniciativa afirma o potencial das humanidades para desenvolver espírito crítico e preserva rico acervo que testemunha criatividade dos pioneiros da pesquisa básica em medicina no Brasil. Concluímos que a experiência em curso na instituição carrega o potencial de contribuir para a história e a educação médica ao vincular-se à visão ampla de ciência e universidade.

Abstract This investigation of the role played by history and memory in medical education involves the establishment of the Center for Memory and Historical Museum at the Ribeirão Preto Medical School. By bringing together three-dimensional objects, photographs, cassette tapes, and collections of donated objects, the Center facilitates historical research and promotes the cultural formation of students, particularly in the area of medicine. This initiative affirms the function of the humanities in developing a critical spirit, and preserves a rich collection that bears witness to the creativity of Brazil's pioneers in medical research. We conclude that this institution has the potential to contribute to history and medical education through its connection to a broad vision of science and university.
Descritores: História da Medicina
Museus
-Faculdades de Medicina
Brasil
Educação Médica
Docentes de Medicina
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 612 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-1144747
Autor: Placeres Hernández, José Fernando; Martinez Vasallo, Belkis; González Valera, Carmen Matilde; Alonso Gómez, Mileidys; Schery Guedes, Odalis.
Título: La educación en el trabajo, motivación para continuar desarrollando la vocación de los estudiantes de medicina / Education at words, motivation to continue developing the calling of medical student
Fonte: Rev. medica electron;42(5):2430-2434, sept.-oct. 2020.
Idioma: es.
Descritores: Estudantes de Medicina/psicologia
Educação em Saúde/métodos
-Modelos Educacionais
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Docentes de Medicina/educação
Motivação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


  4 / 612 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1133454
Autor: Tempski, Patricia; Danila, Arthur H; Arantes-Costa, Fernanda M; Siqueira, Marina A M; Torsani, Matheus B; Martins, Milton A.
Título: The COVID-19 pandemic: time for medical teachers and students to overcome grief
Fonte: Clinics;75:e2206, 2020.
Idioma: en.
Descritores: Pneumonia Viral/psicologia
Estudantes de Medicina/psicologia
Pesar
Infecções por Coronavirus/psicologia
Docentes de Medicina/psicologia
Pandemias
-Pneumonia Viral/epidemiologia
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Betacoronavirus
SARS-CoV-2
COVID-19
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 612 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1252358
Autor: Lima, Vagner Loduca.
Título: ABC Ophthalmology, 46 years of history
Fonte: ABCS health sci;45(Supl. 3):e020101, 10 June 2020.
Idioma: en.
Descritores: Oftalmologia/educação
Oftalmologia/história
Faculdades de Medicina/história
Docentes de Medicina
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


  6 / 612 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1100321
Autor: Ricci, Ricardo.
Título: Optimismo y realidad en medicina / Hope and reality in medicine
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;20(3):64-64, 2017.
Idioma: es.
Descritores: Educação Médica/ética
Otimismo/psicologia
-Ensino/ética
Docentes de Medicina/ética
Medicina Geral/ética
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


  7 / 612 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1016174
Autor: Ricci, Ricardo Teodoro.
Título: Los desafíos en la formación de los futuros médicos / Challenges in the training of future doctors
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;21(3):70-72, oct. 2018.
Idioma: es.
Resumo: En este artículo, el autor reflexiona sobre sobre el presente y el futuro de la educación médica en el contexto de las tecnologías de la información y de la convivencia de nuestro trabajo con los dispositivos de inteligencia artificial, de los nuevos contenidos de genética y neurociencias, del trabajo en equipo y de la necesaria resignifificación de los términos "cura" y "cuidado". Se pregunta además si estamos en condiciones de encarar dicho desafío y de estar a la altura de las necesidades educativas de las próximas (y la actual) generación/es de médicos. (AU)

In this article, the author reflects on the present and the future of medical education in the context of information technologies and the coexistence of our work with artificial intelligence devices, the new contents of genetics and neurosciences, about team work and the necessary resignification of the terms "cure" and "care". He also wonders if we are able to face this challenge and to deal with the educational needs of the next (and the current) generation/s of doctors. (AU)
Descritores: Inteligência Artificial/tendências
Educação/tendências
Educação Médica/tendências
Tecnologia da Informação/tendências
Docentes de Medicina/tendências
-Médicos/psicologia
Médicos/tendências
Neurociências/educação
Cura em Homeopatia/tendências
Educação Médica/estatística & dados numéricos
Avaliação Educacional
Empatia
Docentes de Medicina/educação
Genética/educação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


  8 / 612 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-1144738
Autor: Amigo Castañeda, Pavel; Rodríguez Díaz, Maylin; Castañeda Gueimonde, Caridad María; Amigo Rodríguez, Pavel Alejandro.
Título: Apuntes biográficos y aportes a las ciencias del profesor Rodrigo Álvarez Cambras / Biographical Notes and Contributions to Science by Professor Rodrigo Álvarez Cambras
Fonte: Rev. medica electron;42(5):2345-2354, sept.-oct. 2020. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Introducción: El Doctor y profesor Rodrigo Álvarez Cambras, constituye una de las figuras que despuntó desde los mismos inicios del triunfo de la Revolución Cubana en las ciencias ortopédicas con repercusión en las ciencias pedagógicas y en las ciencias de la cultura física y el deporte. Objetivo: Con estas premisas decidimos hacer un Plegable o Volante de fácil manejo para el personal de las ciencias médicas, paramédicas y muy especialmente para el personal que se relaciona con la especialidad de Ortopedia y Traumatología plasmándose los aportes a las ciencias. Materiales y método: Se realiza este trabajo de corte histórico mediante sus datos biográficos y teniendo en cuenta sus principales aportes como médico, pedagogo, científico, como directivo entre otros, creando un instrumento como material complementario avalados por sus más de cinco décadas dedicadas por entero a las ciencias médicas y pedagógicas. Resultados: Se creó un instrumento que estimula al estudio de esta figura con el propósito de valorar su trabajo en beneficio de la sociedad cubana y su contribución y aportes al desarrollo de la pedagogía, el deporte y la medicina, muy específicamente de la Ortopedia y Traumatología universal (AU).

Abstract Introduction: The Doctor and professor Rodrigo Álvarez Cambras, constitutes one of the figures that stood out from the same beginnings of the triumph of the Cuban Revolution in the orthopedic sciences with repercussions in the pedagogic sciences and in the sciences of the physical culture and the sport. Objective: With these premises we decided to make a Foldable or Flyer of easy handling for the personnel of the medical and paramedical sciences and very especially for the personnel that is related to the specialty of Orthopedics and Traumatology being shaped the contributions to the sciences. Materials and method: This historical work is carried out by means of its biographical data and taking into account its main contributions as a doctor, pedagogue, scientist, as a manager among others, creating an instrument as a complementary material guaranteed by its more than five decades dedicated entirely to the medical and pedagogical sciences. Results: An instrument was created that stimulates the study of this figure with the purpose of valuing his work for the benefit of Cuban society and his contribution and contributions to the development of pedagogy, sports and medicine, very specifically of Orthopedics and Universal Traumatology (AU).
Descritores: Biografias como Assunto
Docentes de Medicina/educação
-Médicos/história
Ciências da Saúde
Cirurgiões Ortopédicos/educação
Cirurgiões Ortopédicos/história
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


  9 / 612 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-1223753
Autor: Rodríguez García, Lazara Eloísa; Rodríguez García, Ileana de las Mercedes.
Título: Dr. Orlando Antonio López Torres. Excelso representante de la Medicina cubana / Dr. Orlando Antonio López Torres. A lofty representative of Cuban Medicine
Fonte: Rev. medica electron;42(2):[3], mar.-abr. 2020.
Idioma: es.
Descritores: Médicos/história
Pediatras/história
-Médicos/ética
Docentes de Medicina/educação
Docentes de Medicina/ética
Pediatras/ética
Diretores Médicos/educação
Diretores Médicos/história
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


  10 / 612 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-763859
Autor: Cavalcanti, José Luiz de Sá.
Título: Professor Helcio Alvarenga / Professor Helcio Alvarenga
Fonte: Rev. bras. neurol;51(3):61-61, jul.-set. 2015.
Idioma: pt.
Descritores: Ataxia
Docentes de Medicina/história
Neurologia/história
-Biografias como Assunto
Brasil
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR14.1 - Biblioteca Central



página 1 de 62 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde