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Id: lil-715252
Autor: Delgado-Antolín, Juan Carlos.
Título: Integrating Values in the Care Giving Activity from the Professional Point of View / Integrando los valores en la actividad cuidadora desde el punto de vista profesional / Integrando os valores na atividade cuidadora desde o ponto de vista profissional
Fonte: Invest. educ. enferm;32(1):157-164, Jan.-Apr. 2014.
Idioma: en.
Resumo: Nurses trained more and more on scientific evidence, often focus their actions based fundamentally on scientific fact, leaving aside other important knowledge that intervene in the care giving relation: communication, personal relationships, respect in the relationship, and knowing all the values implied in said relationship. It is about these values and on their importance within care upon which the author reflects in this article, until concluding on how we can integrate values to the care giving activity.

As enfermeiras formadas cada vez mais na evidência científica, enfocam muitas vezes sua atuação de uma maneira baseada fundamentalmente no fato científico, deixando de lado outros conhecimentos importantes que intervêm na relação do cuidado: a comunicação, as relações pessoais, o respeito na relação e o conhecer todos os valores implicados em dita relação. São destes últimos e de sua importância dentro do cuidado sobre os que o autor realiza uma reflexão neste artigo, até chegar à conclusão de como podemos integrar os valores à atividade cuidadora.
Descritores: Relações Enfermeiro-Paciente
Enfermeiras e Enfermeiros/organização & administração
Assistência ao Paciente/métodos
-Comunicação
Papel do Profissional de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Id: lil-715247
Autor: Leão Ciuffo, Lia; Rêgo Deusdará Rodrigues, Benedita Maria; Romijn Tocantins, Florence.
Título: Interdisciplinary action of nurses to children with suspected sexual abuse / Trabajo interdisciplinar del enfermeiro com el niño con sopecha de abuso sexual / Ação interdisciplinar do enfermeiro à criança com suspeita de abuso sexual
Fonte: Invest. educ. enferm;32(1):113-118, Jan.-Apr. 2014.
Idioma: en.
Resumo: Objective. Understanding the role of nurses as members of interdisciplinary teams in the care of children with suspected sexual abuse. Methodology. This is a qualitative research based on the sociological phenomenology of Alfred Schutz. In 2008 were interviewed eleven nurses who worked in reference institutions for the care of child victims of sexual abuse in Rio de Janeiro. Results. The category called 'Interacting with other professionals in child care' emerged from the analysis of performance of professionals. The intersubjective relations between the nurses and the interdisciplinary team will enable to understand the intent of care from the perspective of social, emotional and psychological needs of children and their families. Conclusion. Interdisciplinarity favored the development of actions based on acceptance, listening and agreements on possible solutions in the care of children with suspected sexual abuse.

Objetivo. Comprender la actuación del enfermero como integrante del equipo interdisciplinar en la atención del niño víctima de abuso sexual. Metodología. Investigación cualitativa con base en la fenomenología sociológica de Alfred Schutz. En 2008 fueron entrevistados once enfermeros que laboraban en instituciones de referencia del Estado de Rio de Janeiro para la atención de niños víctimas de abuso sexual. Resultados. Del análisis de la actuación profesional emergió la categoría ''Interactuar con otros profesionales en la atención del niño''. Las relaciones intersubjetivas entre el enfermero y el equipo interdisciplinar le posibilitan comprender la intencionalidad del cuidado desde la perspectiva de las necesidades sociales, emocionales y psicológicas del niño y su familia. Conclusión. La interdisciplinariedad favoreció el desarrollo de acciones basadas en la aceptación, la escucha y el acuerdo sobre las posibles soluciones en la atención del niño víctima de abuso sexual.

Objetivo. Compreender a atuação do enfermeiro como integrante da equipe interdisciplinar no atendimento da criança com suspeita de abuso sexual. Metodologia. Investigação qualitativa com base na fenomenologia sociológica de Alfred Schutz. Em 2008 foram entrevistados onze enfermeiros que laboravam em instituições de referência do Estado de Rio de Janeiro para o atendimento de crianças vítimas de abuso sexual. Resultados. Da análise da atuação profissional emergiu a categoria ''Interagir com outros profissionais no atendimento da criança''. As relações intersubjetivas entre o enfermeiro e a equipe interdisciplinar lhe possibilitam compreender a intencionalidade do cuidado desde a perspectiva das necessidades sociais, emocionais e psicológicos da criança e sua família. Conclusão. A interdisciplinaridade favoreceu o desenvolvimento de ações baseadas na aceitação, a escuta e o acordo sobre as possíveis soluções no atendimento da criança com suspeita de abuso sexual.
Descritores: Abuso Sexual na Infância/terapia
Enfermeiras e Enfermeiros/organização & administração
Equipe de Assistência ao Paciente/organização & administração
-Brasil
Abuso Sexual na Infância/psicologia
Papel do Profissional de Enfermagem
Limites: Criança
Humanos
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Id: lil-715236
Autor: DeBruyn, Rebecca R.; Ochoa-Marín, Sandra Catalina; Semenic, Sonia.
Título: Barriers and Facilitators to Evidence-Based Nursing in Colombia: Perspectives of Nurse Educators, Nurse Researchers and Graduate Students / Barreras y facilitadores en la práctica de la Enfermería Basada en la Evidencia en Medellín, Colombia / Barreiras e facilitadores na prática da Enfermagem Baseada na Evidência em Medellín, Colômbia
Fonte: Invest. educ. enferm;32(1):9-21, Jan.-Apr. 2014.
Idioma: en.
Resumo: Objective. To identify and describe the perceptions of nursing researchers, educators, and graduate students regarding the barriers to, and facilitators for, EBN in Medellín, Colombia. Methodology. Using a qualitative descriptive design, in-depth semi-structured interviews were conducted with 12 participants associated with a large university faculty of nursing in Medellín, and one member of the National Association of Nurses. Qualitative content analysis was used to analyze the interview transcripts. Results. Several barriers to EBN were reported, including: lack of recognition of nursing as an autonomous profession; a lack of incentives for nurses to pursue advanced education or engage in research; limited availability and utility of nursing evidence; and a lack of communication between academic and clinical practice environments. Perceived facilitators included an increase in nurses pursuing advanced education opportunities; the current healthcare accreditation process; access to international research and research collaborations; and clinical and research partnerships between universities and clinical institutions. Conclusion. Effective implementation of evidence-based nursing practices is a necessity to translate the vast amount of health-related research, knowledge, and experience into positive changes in healthcare quality.

Objetivo. Identificar y describir las percepciones de los enfermeros investigadores, educadores y estudiantes de postgrado sobre las barreras y elementos facilitadores para la práctica de la Enfermería Basada en la Evidencia (EBE), en Medellín, Colombia. Metodología. En 2012, se realizó un estudio descriptivo cualitativo en el que se realizaron entrevistas semiestructuradas a 12 participantes de una Facultad de Enfermería de una universidad pública de Medellín, y de un miembro de la Asociación Nacional de Enfermeras. Se utilizó el análisis de contenido cualitativo para estudiar las transcripciones de las entrevistas. Resultados. Se informaron algunas barreras para la práctica de la EBE, entre ellas: la falta de reconocimiento de la enfermería como una profesión autónoma, la falta de incentivos para cursar estudios avanzados o dedicarse a la investigación, la limitada disponibilidad y baja utilización de la evidencia en enfermería, y la falta de comunicación entre la academia y los entornos de práctica clínica. Los facilitadores incluyeron, entre otros, el aumento de enfermeras quienes buscan oportunidades de educación avanzada, el actual proceso de acreditación en salud, el acceso a la investigación internacional y a las redes de colaboración en investigación, y a la unión de esfuerzos para la investigación entre las instituciones clínicas y las universitarias. Conclusión. La aplicación efectiva de la práctica de la enfermería basada en la evidencia es la necesidad de traducir la gran cantidad de investigación relacionada con la salud, el conocimiento y la experiencia en el mejoramiento de la calidad asistencial.

Objetivo. Identificar e descrever as percepções dos enfermeiros investigadores, educadores e estudantes de pós-graduação sobre as barreiras e elementos facilitadores para a prática da Enfermagem Baseada na Evidência (EBE), em Medellín, Colômbia. Metodologia. Em 2012 se realizou um estudo descritivo qualitativo no que se realizaram entrevistas semiestruturadas a 12 participantes de uma Faculdade de Enfermagem de uma universidade pública de Medellín, e de um membro da Associação Nacional de Enfermeiras. Utilizou-se a análise de conteúdo qualitativo para estudar as transcrições das entrevistas. Resultados. Informaram-se algumas barreiras para a prática da EBE, entre elas: a falta de reconhecimento da enfermagem como uma profissão autônoma, a falta de incentivos para cursar estudos avançados ou dedicar-se à investigação, a limitada disponibilidade e baixa utilização da evidência em enfermagem, e a falta de comunicação entre a academia e os meios de prática clínica. Os facilitadores percebidos incluem o aumento de enfermeiras que estão procurando oportunidades de educação avançada, o atual processo de credenciamento em saúde, o acesso à investigação internacional e às redes de colaboração em investigação, e à união de esforços para a investigação entre as instituições clínicas e as universitárias. Conclusão. A aplicação efetiva da prática da enfermagem baseada na evidência é a necessidade de traduzir a grande quantidade de investigação relacionada com a saúde, o conhecimento e a experiência no melhoramento da qualidade assistencial.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Enfermagem Baseada em Evidências
Enfermeiras e Enfermeiros/organização & administração
Qualidade da Assistência à Saúde
-Colômbia
Docentes de Enfermagem/organização & administração
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Entrevistas como Assunto
Papel do Profissional de Enfermagem
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Pesquisa em Enfermagem/organização & administração
Pesquisadores/psicologia
Estudantes de Enfermagem/psicologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Id: lil-705596
Autor: Rodríguez-Gázquez, María de los Ángeles; Chaparro-Hernández, Sara Janeth; Rojas-Minota, Warley Mateo.
Título: Scientific production of the journal Investigación y Educación en Enfermería during its 30 editing years / Producción científica de la revista Investigación y Educación en Enfermería en sus 30 años de edición / Produção científica da revista Investigação e Educação em Enfermagem nos seus 30 anos de edição
Fonte: Invest. educ. enferm;31(3):341-353, Sept.-Dec. 2013. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective. This study sought to characterize the scientific production of the journal Investigación y Educación en Enfermería (IEE) during its 30 years of editing. Methodology. Documentary type longitudinal study, which analyzed all the articles published in IEE from 1983 to 2012; a total of 656. Each article was manually revised and an instrument was used containing the variables of author and article characteristics. Results. A total of 47% of the articles have a sole author and only one institution of affiliation. According to their type, those with the most contributions were original articles (42%) and theme reviews (25%). Regarding the characteristics of the first authors, nurses predominate (74%); with graduate formation (71%); with academic affiliation (88%); and country of origin being Colombia (70%). The principal themes dealt with are: nursing care (24%), nursing education and formation (14%), nursing practice (6%), and nursing history (5%). The most frequent populations objects of study are nurses (25%) and nursing students (8%). A total of 15% deal with vulnerable populations (elderly, children, pregnant women, the handicapped, and individuals from rural areas, among others). Additionally, the following tendencies were noted: authors have improved in their levels of formation, and regarding the increased number of original articles and balance per type of research paradigm. Conclusion. Author's characteristics and thematic preferences, along with populations object of the articles show that progress has been produced in divulging knowledge generated and of the experiences in their implementation in nursing practice, thus, contributing to the discipline's development.

Objetivo. Caracterizar la producción científica de la revista Investigación y Educación en Enfermería (IEE) en sus 30 años de edición. Metodología. Estudio longitudinal de tipo documental en el que se analizaron todos los artículos publicados en IEE de 1983-2012; en total 656. Se revisó manualmente cada artículo y se utilizó un instrumento que contenía las variables de las características de los autores y de los artículos Resultados. El 47% de ellos tiene un solo autor y una sola institución de afiliación. Según su tipo, los que más aportan al total son los originales (42%) y las revisiones de tema (25%). Características de los primeros autores: predominan los enfermeros (74%), con formación de posgrado (71%), con afiliación académica (88%) y el país de origen es Colombia (70%). Los principales temas tratados son el cuidado de enfermería (24%), la educación y formación en enfermería (14%), su práctica (6%) y su historia (5%). Las poblaciones objeto de estudio más frecuentes son los enfermeros (25%) y los de estudiantes de enfermería (8%). Un 15% versan sobre poblaciones vulnerables (adultos mayores, niños, las gestantes, discapacitados y las personas de áreas rurales, entre otros). Por otra parte, se observaron las siguientes tendencias: los autores han mejorado en su nivel de formación, en cuanto al aumento en el número de artículos originales y equilibrio por tipo de paradigma de investigación. Conclusión. Las características de los autores y las preferencias temáticas y las poblaciones objeto de los artículos muestran que se han producido avances en divulgación del conocimiento generado y de las experiencias en su implementación en la práctica de la enfermería, contribuyendo de esta forma al desarrollo de la disciplina.

Objetivo. Caracterizar a produção científica da revista Investigação e Educação em Enfermagem (IEE) em seus 30 anos de edição. Metodologia. Estudo longitudinal de tipo documentário no que se analisaram todos os artigos publicados em IEE de 1983-2012; ao todo 656. Revisou-se manualmente cada artigo e se utilizou um instrumento que continha as variáveis das características dos autores e dos artigos. Resultados. 47% deles tem um só autor e uma só instituição de afiliação. Segundo seu tipo, os que mais contribuem ao total são os originais (42%) e as revisões de tema (25%). Características dos primeiros autores: predominam os enfermeiros (74%), com formação de pós-graduação (71%), com afiliação acadêmica (88%) e o país de origem sendo a Colômbia (70%). Os principais temas tratados são o cuidado de enfermagem (24%), a educação e formação em enfermagem (14%), sua prática (6%) e sua história (5%). As populações objeto de estudo mais frequentes são os enfermeiros (25%) e os de estudantes de enfermagem (8%) Um 15% versam sobre populações vulneráveis (adultos maiores, meninos, as gestantes, descapacitados e as pessoas de áreas rurais, entre outros). Por outra parte, observaram-se as seguintes tendências: os autores melhoraram em seu nível de formação, quanto ao aumento no número de artigos originais e equilíbrio por tipo de paradigma de investigação. Conclusão. As características dos autores e as preferências temáticas e as populações objeto dos artigos mostram que se produziram avanços em divulgação do conhecimento gerado e das experiências em sua implementação na prática da enfermagem, contribuindo desta forma ao desenvolvimento da disciplina.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Artigo de Revista
Indicadores Bibliométricos
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1157020
Autor: Menezes, Etiene Silveira de; Kantorski, Luciane Prado; Couto, Maria Laura de Oliveira; Ramos, Camila Irigonhé.
Título: Grupo de adolescentes em serviços de saúde mental: uma ferramenta de reabilitação psicossocial / Group of adolescents in mental health services: a psychosocial rehabilitation tool / Grupo de adolescentes en servicios de salud mental: una herramienta de rehabilitación psicosocial
Fonte: Vínculo;17(2):118-140, jul.-dez. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer a dinâmica de funcionamento de grupos de adolescentes coordenados por enfermeiras/os em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada entre março e maio de 2019. Neste período foram realizadas observações sistemáticas em grupos de adolescentes realizados em dois centros de atenção psicossocial. As observações foram registradas em diário de campo, e entrevistas discursivas foram realizadas com os enfermeiros coordenadores destes grupos. A análise temática dos dados foi baseada no referencial teórico de grupos de Pichon-Rivière. Evidenciou-se que as técnicas grupais se mostraram fundamentais enquanto práticas de reabilitação psicossocial para os adolescentes nestes grupos, por este ser um período de muitas dúvidas e experimentações. Contudo, os enfermeiros nem sempre coordenam os grupos a partir de um referencial teórico. Considera-se que a orientação teórica é importante para o desenvolvimento desta terapêutica. Por fim, a teoria de Pichon-Rivière se mostrou uma abordagem possível para se pensar a prática do enfermeiro no atendimento em grupo no CAPS.

This study aimed to understand the functioning dynamics of the adolescent's groups coordinated by nurses in Psychosocial Care Centers. It is a qualitative research. Data collection was carried out between March and May 2019. During this period, systematic observations were carried out in adolescents groups of two psychosocial care centers. The observations were recorded in a field diary, and discursive interviews were conducted with the nurse coordinators of these groups. Thematic analysis of the data was based on the theoretical framework of Pichon-Rivière groups. It was evident that group techniques were fundamental as psychosocial rehabilitation practices for adolescents in these groups, as this is a period of many doubts and experiments. However, nurses do not always coordinate groups based on a theoretical framework. It is considered that theoretical guidance is important for the development of this therapy. Finally, Pichon-Rivière's theory proved to be a possible approach to think about the nurse's practice in group care at CAPS.

Este estudio tuvo como objetivo comprender la dinámica del funcionamiento de grupos de adolescentes coordinados por enfermeras en Centros de Atención Psicosocial (CAPS). Es una investigación cualitativa. La recolección de datos se realizó entre marzo y mayo de 2019. Durante este período, se realizaron observaciones sistemáticas en grupos de adolescentes en dos centros de atención psicosocial. Las observaciones se registraron en un diario de campo y se realizaron entrevistas discursivas con las enfermeras coordinadoras de estos grupos. El análisis temático de los datos se basó en el marco teórico de los grupos de Pichon-Rivière. Se evidenció que las técnicas grupales fueron fundamentales como prácticas de rehabilitación psicosocial para los adolescentes de estos grupos, ya que este es un período de muchas dudas y experimentos. Sin embargo, las enfermeras no siempre coordinan grupos en base a un marco teórico. Se considera que la orientación teórica es importante para el desarrollo de esta terapia. Finalmente, la teoría de Pichon-Rivière resultó ser un posible enfoque para pensar en la práctica de la enfermera en la atención grupal en CAPS.
Descritores: Orientação
Psicoterapia de Grupo
Atenção
Terapêutica
Técnicas
Pesquisa Qualitativa
Reabilitação Psiquiátrica
Serviços de Saúde Mental
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1129286
Autor: Armenteros, Annia Lourdes Iglesias; Esperón, Julia Maricela Torres; Pérez, Yuliett Mora; Rodríguez, Jose Rolando Sánchez.
Título: Liderazgo y clima organizacional de un hospital pediátrico cubano. Visión de enfermeras jefas y asistenciales / Liderança e clima organizacional de um hospital pediátrico cubano. Visão de enfermeiras chefes e assistenciais / Leadership and organizational climate of a Cuban pediatric hospital. Vision of head and care nurses
Fonte: Rev. enferm. UFSM;10:79, 2020.
Idioma: en; es.
Resumo: Objetivo: describir experiencias vividas de enfermeras jefas y enfermeras asistenciales sobre las causas que pueden afectar el clima organizacional de los servicios pediátricos en un hospital cubano. Método: estudio cualitativo de tipo exploratorio realizado en los meses de abril-diciembre, año 2018 con 14 enfermeras jefas y 11 enfermeras asistenciales, pertenecientes al Hospital Pediátrico Universitario "Paquito González Cueto", Provincia de Cienfuegos, Cuba. Los datos se recogieron con la técnica de grupo focal, las narrativas fueron procesadas mediante análisis de contenido en base al referencial teórico de clima organizacional con la categoría central de liderazgo. La investigación fue evaluada por Comité Ético-Científico de hospital de referencia. Resultados: emergieron cuatro subcategorías del análisis de contenido con base en el referencial teórico. La de mayor peso fue "ideario de un directivo" seguida de "mejoramiento continuo" "escucha para la armonía relacional" y "sentido de pertenecía". Conclusiones: las principales causas que afectan el clima organizacional se relacionan con las características del líder y las posibilidades de superación de ellos y del resto del personal.

Objetivo: descrever as experiências vividas por enfermeiras chefes e enfermeiras assistenciais sobre as causas que podem afetar o clima organizacional dos serviços pediátricos em um hospital cubano. Método: estudo qualitativo do tipo exploratório, realizado nos meses de abril a dezembro de 2018, com 14 enfermeiras chefes e 11 enfermeiras assistenciais, pertencentes ao Hospital Pediátrico Universitário "Paquito González Cueto", Província de Cienfuegos, Cuba. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal, as narrativas foram processadas por meio da análise de conteúdo, com base no referencial teórico de Clima Organizacional, com a categoria central de liderança. A investigação foi aprovada pelo Comitê Ético-Científico do hospital de referência. Resultados: emergiram quatro subcategorias de análises de conteúdo com base no referencial teórico. A de maior peso foi "Ideología do gerente", seguida por "Melhoramento contínuo", "Escuta para a harmonia relacional" e "sentido de pertencimento". Conclusões: as principais causas que afetam o clima organizacional se relacionam com as características do líder e as possibilidades de superação delas e do restante da equipe.

Objective: Describe experiences of nurses heads and clinical nurses on the causes that may affect the organizational climate of pediatric services in a Cuban hospital. Method: Qualitative and exploratory study done in the months of April - December, 2018 with 14 heads nurses and 11 healthcare nurses, belonging to the Pediatric University Hospital "Paquito Gonzales Cueto", Province of Cienfuegos, Cuba. The data were collected with the focus group technique; the narratives were processed through content analysis based on the theoretical framework of organizational climate with the central category of leadership. The research was evaluated by the Ethical-Scientific Committee of the reference hospital. Results: Four subcategories of content analysis emerged based on the theoretical framework. The most important was "ideology of a manager "followed by "continuous improvement" "listening for relational harmony" and "sense of belonging".
Descritores: Organização e Administração
Ambiente de Trabalho
Administração Hospitalar
Liderança
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


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Id: biblio-1133827
Autor: Lima, Shirley Barbosa Ortiz; Oliveira, João Lucas Campos de; Silva, Rodolfo Benedito Zattar da; Rosa, Josiane de Souza; Ribeiro, Mara Regina Rosa.
Título: Ferramentas da qualidade aplicadas à conferência do carro de emergência: pesquisa de métodos mistos / Herramientas de calidad aplicadas a la conferencia de carro de emergencia: investigación de métodos mixtos / Quality tools applied to the emergency car checking: mixed methods research
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(2):e20200274, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo verificar as causas da não conferência do carro de emergência e o efeito sobre a taxa de adesão, por meio do emprego de ferramentas da qualidade em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método pesquisa mista do desenho exploratório sequencial, desenvolvida com enfermeiros e fonte documental na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de hospital universitário, em três etapas: 1) Brainstorming para levantamento das causas de não conferência/construção de Lista de Verificação; 2) Coleta/análise de dados pela aplicação da Lista de Verificação e Diagrama de Pareto; 3) Análise documental. Utilizou-se o teste qui-quadrado para verificar o efeito do emprego das ferramentas de qualidade na adesão à conferência. Resultados 13 causas de não conferência do carro de emergência foram identificadas, sendo oito evitáveis e cinco não evitáveis. As causas evitáveis (n=63) representaram 87,5%, sendo as principais: falta de hábito (n=17; 27%), priorizar atividades assistenciais (n=17; 27%) e realizar divisão do cuidado dos pacientes/priorizar atividades administrativas (n=9; 14,3%). A aplicação das ferramentas da qualidade teve efeito significativo (p-valor<0,001) na adesão à conferência. Conclusão e implicações para a prática o emprego das ferramentas da qualidade foi factível para a identificação causal da não conferência do carro de emergência e melhoria na sua adesão.

RESUMEN Objetivo verificar las causas de la no conferencia del automóvil de emergencia y el efecto sobre la tasa de adherencia, mediante el uso de herramientas de calidad en una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales. Método investigación de métodos mixtos de diseño exploratorio secuencial. Fue desarrollado con enfermeras y una fuente documental en la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales de un hospital universitario, en tres etapas: 1) Brainstorming (Lluvia) de ideas para estudiar las causas de la no conferencia y construir una Lista de verificación; 2) Recopilación/análisis de datos mediante la aplicación de la Lista de verificación y el Diagrama de Pareto; 3) Análisis documental. Se utilizó la prueba de chi-cuadrado para verificar el efecto del uso de herramientas de calidad en la adherencia a la conferencia. Resultados se identificaron 13 causas de no conferencia del automóvil de emergencia, ocho eran prevenibles y cinco no prevenibles. Las causas evitables (n=63) representaron el 87,5%, siendo las principales: falta de hábito (n=17; 27%), priorizar las actividades de atención (n=17; 27%) y realizar la división de la atención a los pacientes/priorizar las actividades administrativas (n=9; 14.3%). La aplicación de herramientas de calidad tuvo un efecto significativo (p<0,001) en la adherencia a la conferencia. Conclusión e implicaciones para la práctica el uso de herramientas de calidad fue factible para la identificación causal del control no diario del carro de emergencia y en la mejora de su adherencia.

ABSTRACT Objective to verify the causes of the not checking of the emergency car and the effect on the adherence rate by using quality tools in a Neonatal Intensive Care Unit. Method mixed methods research of sequential exploratory design, developed with nurses and a documentary source in the Neonatal Intensive Care Unit of a university hospital, in three stages: 1) Brainstorming to survey the causes of not checking/ building a Checklist; 2) Data collection/analysis by applying the Pareto Checklist and Diagram; 3) Documentary analysis. The chi-square test was used to verify the effect of using quality tools in the adherence to checking. Results 13 causes of not checking of the emergency car were identified, eight of which are preventable and five non-preventable. The preventable causes (n=63) represented 87.5%, the main ones being: lack of habit (n=17; 27%), prioritizing care activities (n=17; 27%), and dividing the care of patients / prioritize administrative activities (n=9; 14.3%). The application of quality tools had a significant effect (p-value <0.001) in the adherence to checking. Conclusion and implications for practice the use of quality tools was feasible for the causal identification of the daily emergency car not checking and improvement in its adherence.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Ambulâncias
Gestão da Qualidade
-Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Lista de Checagem/métodos
Segurança do Paciente
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Texto completo SciELO Saúde Pública
ARAUJO, Raquel Maria Amaral
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Id: biblio-890473
Autor: Einloft, Ariadne Barbosa do Nascimento; Cotta, Rosângela Minardi Mitre; Araújo, Raquel Maria Amaral.
Título: Promoção da alimentação saudável na infância: fragilidades no contexto da Atenção Básica / Promoting a healthy diet in childhood: weaknesses in the context of Primary Health Care
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(1):61-72, Jan. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O trabalho versa sobre a experiência da incorporação das percepções de atores sociais na investigação das fragilidades do processo de implementação de programas de promoção da alimentação saudável na infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em um município brasileiro de médio porte, onde os participantes foram profissionais enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e grupos focais. Os achados incluíram precarização das condições de trabalho em um contexto desfavorável à saúde infantil, onde persiste forte demanda por atendimento qualificado. Embora na realidade de países periféricos a utilização de metodologias qualitativas seja dificultada pela incipiência em avaliação de programas, sua utilização, ampliada pela perspectiva dos participantes, pode se configurar em um importante instrumento de participação e responsabilização social, minimizando efeitos de políticas e ações verticalizadas e descontínuas, auxiliando na geração de informações oportunas e adequadas ao entendimento dos diferentes contextos locais e experiências de atores sociais.

Abstract This paper reports the experience of the incorporation of perceptions of social actors in the investigation of the weaknesses of the process of implementation of programs that aim to promote a healthy diet in childhood. It involves qualitative research carried out in a medium-sized Brazilian municipality in which the participants were nurses and community health agents. The data were collected through semi-structured questionnaires as well as focus groups. The findings indicated that the quality and continuity of actions to promote a healthy diet were limited due to the precarious working conditions, hence the strong demand for adequate orientation due to the unfavorable context where child health is concerned. Although the reality of peripheral countries points to an incipience in program evaluation, the incorporation of qualitative investigation broadened by the perspective of the participants may constitute an important tool of participation and social responsibility. This minimizes political effects and verticalized and discontinuous actions, helping the generation of opportune and adequate information for the understanding of the different local contexts and social experiences.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Responsabilidade Social
Dieta Saudável
Promoção da Saúde/métodos
-Brasil
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Saúde da Criança
Inquéritos e Questionários
Grupos Focais
Agentes Comunitários de Saúde/organização & administração
Enfermeiras e Enfermeiros/organização & administração
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-890477
Autor: Fernandes, Larissa Santi; Nitsche, Maria José Trevizani; Godoy, Ilda de.
Título: Associação entre Síndrome de burnout, uso prejudicial de álcool e tabagismo na Enfermagem nas UTIs de um hospital universitário / Association between burnout syndrome, harmful use of alcohol and smoking in nursing in the ICU of a university hospital
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(1):203-214, Jan. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo tem por objetivos verificar a presença da Síndrome de burnout entre profissionais da área de Enfermagem, nas Unidades de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário, e a existência de associação entre consumo de álcool e tabaco. Participaram da pesquisa 160 profissionais de Enfermagem de 04 Unidades de Terapia Intensiva, no período de Março de 2013 a Fevereiro de 2014. Utilizou-se um questionário estruturado, acrescido da história tabágica, Maslach Burnout Inventory, Alcohol Use Disorders Identification Test, Questionário de Dependência de Fagerström, e a mensuração do monóxido de carbono. Utilizou-se o teste qui-quadrado ou exato de Fisher. A Síndrome foi encontrada em 34 profissionais, sendo a maioria do sexo feminino, casados e adultos jovens. Dezoito profissionais se declararam fumantes. Um percentual de 6,4% dos Auxiliares de Enfermagem, 50% dos Técnicos de Enfermagem e 71,4% dos Enfermeiros bebiam moderado; 5,4% dos Auxiliares de Enfermagem e 14,3% dos Enfermeiros apresentaram padrão de beber de risco e somente 01 Técnico de Enfermagem possuía possível dependência de álcool. Houve associação positiva da Síndrome com tabagismo em 01 UTI. Os serviços de Terapia Intensiva do hospital necessitam de intervenções dos gestores dos serviços, com a finalidade de cuidar da saúde dos seus cuidadores.

Abstract The article aims to determine the presence of burnout syndrome among professionals in the field of Nursing in the Intensive Care Unit in a university hospital and a possible association with consumption of alcohol and tobacco. Participants were 160 nursing professionals from 04 intensive care unit of a university hospital in the period from March 2013 to February 2014. We used a structured questionnaire, plus the smoking history, Maslach Burnout Inventory, Alcohol Use Disorders Identification Test, Fagerström Dependence Questionnaire and the measurement of carbon monoxide. We used Fisher's chi-square or Fisher exact test. Syndrome was found in 34 professionals, most of them female, married and young adults. 18 professionals reported being smokers. 6,4% of Nursing Assistants, 50% Practical Nurses and Nurses 71,4% drank moderate; 5,4% Nursing Assistant and 14,3% Nurses scored default risk drinking and only 01 Practical Nurses had possible alcohol dependence. There was a positive association of the syndrome with smoking in 01 ICU. Final considerations: Hospital Intensive Care services need assistance from the managers of services for the purpose of caring for the health of their caregivers.
Descritores: Esgotamento Profissional/epidemiologia
Unidades de Terapia Intensiva
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/organização & administração
-Escalas de Graduação Psiquiátrica
Esgotamento Profissional/diagnóstico
Consumo de Bebidas Alcoólicas/epidemiologia
Fumar/epidemiologia
Inquéritos e Questionários
Hospitais Universitários
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-890496
Autor: Pedrosa, Olga Rodrigo; Caïs, Jordi; Monforte-Royo, Cristina.
Título: Emergencia del modelo de enfermería transmitido en las universidades españolas: una aproximación analítica a través de la Teoría Fundamentada / Emergence of the nursing model transmitted in Spanish universities: an analytical approach through Grounded Theory
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(1):41-50, Jan. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El objetivo fue conocer el significado del término "enfermería" para las enfermeras docentes de las universidades españolas. El diseño fue cualitativo. Como estrategia se utilizó la inducción analítica. El muestreo fue teórico y enfocado en la selección de casos extremos. La técnica de recogida de datos fue la entrevista en profundidad. El análisis se llevó a cabo mediante la técnica específica de la Teoría Fundamentada. Se establecieron estrategias para asegurar la credibilidad, transferibilidad, confirmabilidad y auditabilidad. A partir del análisis de los datos se identificaron tres categorías que dieron respuesta al objetivo planteado: es una "actividad humana vinculada a la maternidad", una "vocación de ayuda al otro que tienen algunas personas" y una "actividad que atiende las necesidades de los demás respetando su identidad". Se puede concluir que en las universidades españolas se está transmitiendo un modelo de enfermera donde el rol propio de cuidado es inherente al género femenino y a la vocación de servicio al otro que tienen algunas personas. Esto es causa de que la Real Academia de la Lengua Española sólo identifique el rol de asistencia técnica a la medicina como elemento profesional de la enfermería.

Abstract The scope of this paper was to ascertain the meaning of the term "nursing" among teaching nurses at Spanish universities. The research was qualitative, and the strategy used was analytical induction. Sampling was theoretical and focused on the selection of extreme cases and the data collection technique was in-depth interviews. The analysis was carried out using the specific Grounded Theory technique. Strategies were established to ensure credibility, portability, confirmability and auditability. Based on the analysis of the data, three categories were identified that responded to the planned objective: it is a "human activity linked to motherhood," a "vocation to help others that some people have" and an "activity that takes care of the needs of others respecting their identity." It can be concluded that in Spanish universities a model of nurse is being transmitted where the proper role of care is inherent to the feminine gender and the vocation of service to others that some people have. This is the reason why the Spanish Royal Academy (RAE) only identifies the role of technical assistance to medicine as a professional element of nursing.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Papel do Profissional de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermeiras e Enfermeiros/organização & administração
-Espanha
Universidades
Entrevistas como Assunto
Modelos de Enfermagem
Teoria Fundamentada
Identidade de Gênero
Terminologia como Assunto
Relações Enfermeiro-Paciente
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME



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