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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1286365
Autor: Bousfield, Ana Paula Senna; Padilha, Maria Itayra; Bellaguarda, Maria Lígia dos Reis; Costa, Roberta.
Título: Processo de Enfermagem como potencializador da prática da acupuntura / Proceso de Enfermería como potencializador de la práctica de acupuntura / Nursing Process as a potentializer of acupuncture practice
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(4):e20200148, 2021.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . CAPES.
Resumo: Resumo Objetivo Analisar a utilização do Processo de Enfermagem na prática da acupuntura, no período de 1997 a 2015. Método Qualitativo, com abordagem Histórico-Social, por meio da história oral temática aplicada a 20 enfermeiras especialistas em acupuntura, fundamentado na Sociologia das Profissões, de Eliot Freidson. Da análise temática, construíram-se duas categorias: Processo de Enfermagem como organizador da prática da acupuntura; e Desconhecimento da importância do Processo de Enfermagem na prática da acupuntura. Resultados A aplicação do Processo de Enfermagem na consulta de enfermagem, com foco na prática da acupuntura como cuidado e tratamento, possibilita uma atuação diferenciada, maior compreensão e reconhecimento diagnóstico, escolha mais adequada de técnicas favoráveis à qualidade e o bem-estar dos usuários, além de consolidar a sua utilização como prática especializada. Considerações finais O Processo de Enfermagem possibilita um avanço tecnológico aplicado na consulta de enfermagem, ao se implementar a acupuntura como tratamento e reabilitação, colaborando na evolução e prognóstico no atendimento, e uma estratégia facilitadora para a enfermeira acupunturista junto ao cliente.

Resumen Objetivo Analizar el uso del Proceso de Enfermería en la práctica de la acupuntura de 1997 a 2015. Método Cualitativo con abordaje Histórico-Social, a través de la historia oral temática aplicada a 20 enfermeras especializadas en Acupuntura, basado en la sociología de las profesiones de Eliot. Freidson. A partir del análisis temático se construyeron dos categorías: Proceso de Enfermería como organizador de la práctica de la acupuntura; y desconocimiento de la importancia del Proceso de Enfermería en la práctica de la acupuntura. Resultados La aplicación del Proceso de Enfermería en la consulta de enfermería con un enfoque en la práctica de la acupuntura como cuidado y tratamiento, posibilita un desempeño diferenciado, mayor comprensión y reconocimiento diagnóstico, elección más adecuada de técnicas que favorezcan la calidad y el bienestar de los usuarios, además de consolidar su uso como práctica especializada. Consideraciones finales El proceso de Enfermería permite un avance tecnológico aplicado en la consulta de enfermería con la implementación de la acupuntura como tratamiento y rehabilitación, colaborando en la evolución y pronóstico en el cuidado y una estrategia facilitadora para la Enfermera Acupunturista con el cliente.

Abstract Objective To analyze the use of the Nursing Process in the practice of acupuncture, from 1997 to 2015. Method A qualitative, with a Social-Historical approach, through thematic oral history applied to 20 nurses specialized in acupuncture, based on Eliot Freidson's Sociology of Professions. From the thematic analysis, two categories were constructed: Nursing Process as an organizer of acupuncture practice; and Unawareness of the importance of the Nursing Process in acupuncture practice. Results The application of the Nursing Process in the nursing consultation, focusing on the practice of acupuncture as care and treatment, enables a differentiated performance, greater understanding and diagnostic recognition, more appropriate choice of techniques favorable to the quality and well-being of users, and consolidates its use as a specialized practice. Final Considerations The Nursing Process enables a technological advance applied in the nursing consultation, when implementing acupuncture as treatment and rehabilitation, collaborating in the evolution and prognosis in the care, and a facilitating strategy for the acupuncturist nurse with the client.
Descritores: Terapia por Acupuntura/enfermagem
Acupuntura
Processo de Enfermagem/história
-Competência Profissional
Diagnóstico de Enfermagem
Autonomia Profissional
Pesquisa Qualitativa
Enfermeiras Especialistas
Medicina Tradicional Chinesa
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-979049
Autor: Soares, Janaina; Vargas, Divane de.
Título: Effectiveness of brief group intervention in the harmful alcohol use in primary health care / Efetividade da intervenção breve grupal no uso nocivo de álcool na atenção primária à saúde
Fonte: Rev. saúde pública (Online);53:04, jan. 2019. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To verify the effectiveness of brief group intervention, performed by nurses, in reducing the hazardous or harmful alcohol use in users of a primary health care service. METHODS Clinical and randomized trial with follow-up of three months. The sample had 180 individuals with a pattern of hazardous or harmful alcohol use, recruited in a Basic Health Unit in the city of São Paulo. A sociodemographic questionnaire and the Alcohol Use Disorders Identification Test (Audit) were applied. The experimental group underwent the Brief Group Intervention, which had four group sessions, with weekly meetings. The control group received an information leaflet about issues related to alcohol consumption. Both groups participated in the follow-up of three months. The linear mixed model was used for data analysis, in which a 5% significance level was adopted. RESULTS Forty-four individuals under hazardous or harmful alcohol use completed all phases of the research. The experimental group had a statistically significant reduction (p < 0.01) of about 10 points in Audit score after the brief group intervention [before BGI = 15.89 (SD = 6.62) - hazardous use; after BGI = 6.40 (SD = 5.05) - low hazardous use] maintaining the low hazardous use in follow-up [6.69 (SD = 6.38) - low hazardous use]. The control group had a statistically significant reduction (p ≤ 0.01) of about three points in Audit score [before BGI = 13.11 (SD = 4.54) - hazardous use; after BGI = 9.83 (SD = 5.54) - hazardous use] and in follow-up presented the mean score of 13.00 (SD = 5.70), indicative of hazardous use. Differences between the two groups (experimental group versus control group) in reduction of consumption were statistically significant (p ≤ 0.01). CONCLUSIONS Our evidence showed that the brief group intervention performed by the nurse in the primary health care context was effective to reduce alcohol consumption in individuals with patterns of hazardous or harmful use.

RESUMO OBJETIVO Verificar a efetividade da intervenção breve grupal realizada por enfermeiros, na redução do uso de risco e nocivo de álcool em usuários de um serviço de atenção primária à saúde. MÉTODOS Ensaio clínico, randomizado, comfollow-up de três meses. A amostra foi composta de 180 indivíduos que apresentaram padrão de uso de risco ou nocivo de álcool, recrutados em uma Unidade Básica de Saúde do município de São Paulo. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e o Alcohol Use Disorders Identification Test (Audit). O grupo experimental foi submetido à Intervenção Breve Grupal, a qual foi composta por quatro sessões grupais, com encontros semanais. O grupo controle recebeu um folheto informativo sobre problemas relacionados ao consumo de álcool. Ambos os grupos participaram do seguimento de três meses. O modelo linear misto foi utilizado para análise dos dados, em que foi adotado nível de significância de 5%. RESULTADOS Quarenta e quatro indivíduos que faziam uso de risco ou nocivo de álcool, completaram todas as fases da pesquisa. O grupo experimental apresentou redução estatisticamente significativa (p ≤ 0,01) de cerca de 10 pontos no escore do Audit após a intervenção breve grupal [antes IBG = 15,89 (dp = 6,62) - uso de risco; após IBG = 6,40 (dp = 5,05) - uso de baixo risco] mantendo o uso de baixo risco no seguimento [6,69 (dp = 6,38) - uso de baixo risco]. O grupo controle apresentou redução estatisticamente significativa (p ≤ 0,01) de cerca de três pontos no escore do Audit [antes = 13,11 (dp = 4,54) - uso de risco; após = 9,83 (dp = 5,54) - uso de risco] e no seguimento apresentou o escore médio de 13,00 (dp = 5,70) indicativo de uso de risco. As diferenças entre os dois grupos (grupo experimental versus grupo controle) na redução do consumo foram estatisticamente significativas (p ≤ 0,01). CONCLUSÕES Evidenciou -se que a intervenção breve grupal realizada pelo enfermeiro no contexto da atenção primária à saúde foi efetiva para a redução do consumo de álcool em indivíduos com padrão de uso de risco ou nocivo.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/métodos
Psicoterapia de Grupo/métodos
Alcoolismo/prevenção & controle
Enfermagem de Atenção Primária/métodos
-Fatores de Tempo
Consumo de Bebidas Alcoólicas/prevenção & controle
Consumo de Bebidas Alcoólicas/psicologia
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Fatores de Risco
Análise de Variância
Resultado do Tratamento
Alcoolismo/enfermagem
Alcoolismo/psicologia
Enfermeiras Especialistas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1043023
Autor: Silva, Raquel Marques; Fernandes, Filipa Alexandra Veludo.
Título: Competências do Gestor de Feridas: scoping review / Competencias del Gestor de Heridas: scoping review / Wound Navigator Profiling: scoping review
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180421, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Mapear as competências específicas do Gestor de Feridas. MÉTODO Scoping Review de artigos completos e gratuitos nas bases de dados CINAHL®, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Plus Collection, MedicLatina, MEDLINE® e 12 associações especialistas em feridas, referências em Português, Inglês, Espanhol e Francês, sem limite temporal. Realizada por dois pesquisadores em agosto de 2017, dos 746 artigos encontrados 19 que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. RESULTADOS Identificaram-se 4 domínios de competências: cuidado (prevenção/tratamento de pessoas com feridas e em terapias avançadas; tomada de decisão; capacitação e supervisão clínica), qualidade (formação especializada; formação de pares; investigação e auditoria), liderança (agente de mudança; trabalho em equipe e consultoria) e gestão (seleção do material; controle de custos). CONCLUSÕES Com quatro domínios de competências, o Gestor de Feridas se focaliza na redefinição dos projetos de vida das pessoas e suas famílias face à presença de feridas, numa parceria de cuidado.

Resumen OBJETIVO Mapa competencias específicas del Gestor de Heridas. MÉTODOS Scoping review de los artículos completos y libres en las bases de datos CINAHL®, Nursing & Allied Health Collection, Colección Plus Cochrane, MedicLatina, MEDLINE® y 12 asociaciones especializadas en la viabilidad del tejido, las referencias en Portugués, Inglés, Español y Francés, sin límite temporal. Realizada por dos investigadores en agosto de 2017, de los 746 artículos encontrados, 19 atendieron a los criterios de inclusión y exclusión. RESULTADOS Se identificaron 4 dominios de competencias: cuidado (prevención/tratamiento de heridas, terapias avanzadas, toma de decisiones; capacitación y supervisión clínica), calidad (formación especializada, formación de pares, investigación y auditoría), liderazgo (agente de mudanza, trabajo en equipo y consultoría) y gestión (selección de material / control de costes). CONCLUSIONES Con cuatro dominios de competencias, el Gestor de Heridas en asociación se centra en la redefinición de los proyectos de vida de las personas frente a la presencia de heridas.

Abstract OBJECTIVE Map specific skills of the Wound Navigator. METHODS A scoping review of complete and free articles in the databases CINAHL®, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Plus Collection, MedicLatina, MEDLINE® and 12 specialist associations in tissue viability, references in Portuguese, English, Spanish and French, with no time limit. Realized by two researchers in August 2017, of the 746 articles found, 19 met the inclusion and exclusion criteria. RESULTS Four competency domains were identified: care (prevention/treatment of wounds and advanced therapies, decision-making; empowerment and clinical supervision), quality (specialized training; peer qualification; research and audit), and leadership (change agent; teamwork and consultant) and management (material selection/cost control). CONCLUSIONS With four areas of competences, the Wound Navigator in partnership focuses on redefining people's life plans in the presence of wounds.
Descritores: Ferimentos e Lesões/enfermagem
Competência Clínica
Enfermeiras Especialistas
-Papel do Profissional de Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-974884
Autor: Freitas, Giselle Lima de; Sena, Roseni Rosângela de; Silva, Josana Cristina Faleiros e; Braga, Deyse Cardoso de Oliveira; Faleiros, Fabiana.
Título: Reabilitação de crianças e adolescentes com mielomeningocele: relato de experiência de atuação da enfermagem / Rehabilitación de niños y adolescentes con mielomeningocele: relato de experiencia de la práctica de enfermería / Rehabilitation of children and adolescents with myelomeningocele: nursing practice report
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(4):768-773, Out.-Dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O artigo foi desenvolvido por enfermeiras com mais de cinco anos de atuação, em uma rede de hospitais de reabilitação no Brasil, referência em toda a América Latina. O objetivo do presente estudo é de relatar a atuação de enfermeiras na reabilitação de crianças e adolescentes com mielomeningocele. As autoras realizaram reuniões presenciais e por videoconferência, discussões e troca de experiências até o consenso e validação do conteúdo. O relato foi organizado e dividido em três tópicos: capacitação para as atividades de vida diária; capacitação para a reabilitação vesicointestinal; capacitação para as atividades de vida prática: autonomia e participação. As famílias de indivíduos com mielomeningocele enfrentam dificuldades relacionadas à condição crônica e à escassez de serviço estruturado e humanizado que garanta e capacite quanto ao cuidado domiciliar. O desafio é fornecer subsídios que orientem profissionais na manutenção do cuidado domiciliar, melhorando a comunicação e promovendo a capacitação dos familiares das crianças e adolescentes com mielomeningocele.

RESUMEN El artículo fue desarrollado por enfermeras con más de cinco años de experiencia, en una red de hospitales de rehabilitación en Brasil, una referencia en América Latina. El objetivo de este estudio es dar a conocer la actuación de enfermeras en la rehabilitación de niños y adolescentes con mielomeningocele. Las autoras llevaron a cabo reuniones en persona y por videoconferencias, debates e intercambio de experiencias hasta el consenso y la validación del contenido. El relato fue organizado y dividido en tres temas: capacitación para las actividades de la vida diaria; capacitación para la rehabilitación vesicointestinal; capacitación para las actividades de la vida cotidiana: autonomía y participación. Las familias de las personas con mielomeningocele enfrentan dificultades relacionadas con la condición crónica y la falta de servicio estructurado y humanizado que garantice y capacite en cuanto al cuidado en el hogar. El reto es proporcionar subsidios que guíen a los profesionales en el mantenimiento de la atención domiciliaria, mejorando la comunicación y promoviendo la capacitación de los familiares de los niños y adolescentes con mielomeningocele.

ABSTRACT This article was developed by nurses with more than five years of practice, at a network of rehabilitation hospitals in Brazil, reference in Latin America. The objective of the present study is to report the activity of nurses in the rehabilitation of children and adolescents with myelomeningocele. The authors held face-to-facemeetings and videoconferences, discussions and exchange of experiences until a consensus was reached and the content was validated. The report was organized and divided into three topics: training for activities of daily living; training for vesicointestinal rehabilitation; training for activities of practical life: autonomy and participation. Families of individuals with myelomeningocele face difficulties related to the chronic condition and lack of structure and humanized services that guarantee and qualify home care. The challenge consists of providing subsidizes that guide professionals in the maintenance of home care, improving communication and training family members of children and adolescents with myelomeningocele.
Descritores: Reabilitação
Meningomielocele/enfermagem
Serviços de Saúde do Adolescente
Crianças com Deficiência/reabilitação
Enfermeiras Especialistas
-Autocuidado
Anormalidades Congênitas/enfermagem
Cateterismo/enfermagem
Família
Disrafismo Espinal/enfermagem
Padrões de Prática em Enfermagem
Hospitais de Reabilitação
Locomoção
Doenças e Anormalidades Congênitas, Hereditárias e Neonatais
Enfermeiras e Enfermeiros/normas
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1115732
Autor: Bendezu-Quispe, Guido; Quijano-Escate, Renatta; Hernández-Vásquez, Akram; Inga-Berrospi, Fiorella; Condor, Daniel Flavio.
Título: Massive Open Online Courses for continuing education for nursing professionals in Peru / Massive Open Online Courses para educação continuada em profissionais de enfermagem no Peru / Massive Open Online Courses para la educación continua en profesionales de enfermería en Perú
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);28:e3297, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: to determine the global offer of Massive Open Online Courses (MOOCs) in health and nursing, and to know the characteristics of its content, for continuing education in nursing professionals in Peru. Method: exploratory study was carried out on the websites: Coursera, edX, FutureLearn, XuetangX and Udacity, Class Central and MOOC List. The courses were classified according to the five nursing areas recognized by the Peruvian College of Nurses (Colegio de Enfermeros del Perú, CEP). From each course, data was collected on institution and country of origin, hours per week and total duration in weeks, audio and subtitle language. Results: a total of 654 courses in this modality are offered in health were found, covering the five areas contemplated by the Peruvian College of Nurses. Fourteen courses were specifically developed for nursing with an average duration of five weeks (3.2 hours per week of activities). Eleven came from Anglo-Saxon institutions, with content in English. Only two courses were offered in Spanish and one in Turkish. Conclusion: Massive Open Online Courses would be a useful tool for the continuing education of the Peruvian nurse given the wide offer, including some specifically for nurses, in the different areas of nursing. The content of the course is mostly in English. Expanding the range of languages or subtitles would facilitate the participation of a larger audience.

Objetivo: determinar a oferta global de Massive Open Online Courses (MOOCs) em saúde e enfermagem e conhecer as características de seu conteúdo para a educação continuada em profissionais de enfermagem. Método: estudo exploratório realizado nos sites Coursera, edX, FutureLearn, XuetangX e Udacity, Class Central e MOOC List. Os cursos foram classificados de acordo com as cinco áreas de enfermagem reconhecidas pelo Colégio Peruano de Enfermeiros (Colegio de Enfermeros del Perú, CEP). Para cada curso foram coletadas as variáveis instituição e país de origem, horas semanais e duração total em semanas, idioma do áudio e das legendas. Resultados: foram encontrados 654 cursos nessa modalidade em saúde, cobrindo as cinco áreas contempladas pelo Colégio Peruano de Enfermeiros. Quatorze cursos foram desenvolvidos especificamente para enfermagem, com duração média de cinco semanas (3,2 horas por semana de atividades). Onze procediam de instituições anglo-saxônicas, com conteúdo em inglês. Apenas dois cursos foram oferecidos em espanhol e um em turco. Conclusão: Massive Open Online Courses é uma ferramenta útil para a educação continuada do enfermeiro peruano, dada a ampla oferta, incluindo alguns especificamente para enfermeiros, nas diferentes áreas da enfermagem. O seu conteúdo é oferecido principalmente em inglês. Expandir a variedade de idiomas ou incluir legendas facilitaria a participação de um público maior.

Objetivo: determinar la oferta global de Massive Open Online Courses (MOOCs) en salud y enfermería, y conocer las características de su contenido, para la educación continua de profesionales de enfermería en Perú. Método: estudio exploratorio se llevó a cabo en sitios web Coursera, edX, FutureLearn, XuetangX y Udacity, Class Central y MOOC List. Los cursos se clasificaron según las cinco áreas de enfermería reconocidas por el Colegio de Enfermeros del Perú (CEP). De cada curso se recopilaron datos sobre institución y país de origen, horas por semana y duración total en semanas, idioma de audio y de subtítulos. Resultados: se encontró un total de 654 cursos en esta modalidad en salud, que abarcaron las cinco áreas contempladas por el Colegio de Enfermeros del Perú. Catorce cursos fueron elaborados específicamente para enfermería con una duración promedio de cinco semanas (3,2 horas semanales de actividades). Once procedían de instituciones anglosajonas, con contenido en inglés. Solo dos se ofrecieron en español y uno en turco. Conclusión: Massive Open Online Courses es una herramienta útil para la educación continua del enfermero peruano dada la amplia oferta, incluyendo algunos específicamente para enfermeros, en las distintas áreas de la enfermería. El contenido de los cursos se ofrecen mayoritariamente en inglés. Ampliar la oferta de idiomas o subtítulos facilitaría la participación de un mayor público.
Descritores: Especialidades de Enfermagem
Instrução para Enfermeiros
Educação em Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Enfermeiras Especialistas
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1102037
Autor: Martínez Ulacia, Bertha; González Sánchez, Anabel; Peña Veitía, Luzmeyz; Martin Torres, Martha María; Diago Cuesta, Kayne; Villega Rojas, Mariela.
Título: Proyecto comunitario ¨Yo soy parte de este mundo¨ / Comunitary project ¨I am part of this world¨
Fonte: Rev. medica electron;41(3), mayo.-jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Escolas para Profissionais de Saúde
Planejamento Social
Estudantes de Enfermagem
Educação Especial
Projetos de Investimento Social
Aniversários e Eventos Especiais
-Faculdades de Medicina
Projetos
Enfermeiras Especialistas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-890102
Autor: da Conceição Dias Fernandes, Maria Isabel; Antunes de Araüio, Aryele Rayana; Farias de Queiroz Frazão, Cecilia Maria; Batista Lima e Silva, Fernanda Beatriz; Cruz Enders, Bertha; Brandão de Carvalho Lira, Ana Luisa.
Título: Capacidade de inferência diagnóstica de enfermeiros especialistas / Diagnostic inference capacity of specialist nurses / Capacidad de inferencia diagnóstica de enfermeras especialistas
Fonte: Cienc. enferm;23(1):89-96, abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: Verificar a capacidade de inferência diagnóstica de enfermeiros especialistas. Método: Estudo descri tivo, realizado em julho de 2013, com cinco enfermeiros especialistas do grupo de pesquisa intitulado Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem. A capacidade de inferência diagnóstica foi avaliada por meio dos testes de eficiência, taxa de falso positivo, taxa de falso negativo e tendência. A pesquisa foi aprova da pelo comitê de ética em pesquisa da instituição responsável, por meio do protocolo N° 148.428. Resultados: Dentre os especialistas avaliados quanto a sua capacidade de inferência diagnóstica, apenas dois atingiram as pontuações desejáveis dos quatro atributos avaliados. Conclusão: Conclui-se que poucos enfermeiros especialistas obtiveram resultado satisfatório. Assim, é necessário o desenvolvimento de estratégias de aprendizado desde a graduação e a realização de educação continuada para os profissionais da prática.

ABSTRACT Objective: To assess the capacity for diagnostic inference among specialist nurses. Method: Descriptive study, performed in July 2013, with five specialist nurses of the research group entitled Care and Epidemiology Practices in Health and Nursing. The diagnostic inference capacity was assessed through efficiency tests, false posi tive rate, false negative rate and trend analysis. The research was approved by the research ethics committee of the sponsoring institution, through the Protocol N°148.428. Results: Among the specialists evaluated for their diagnostic inference capacity, only two reached the desirable scores out of the four attributes evaluated. Con clusion: It is concluded that few specialist nurses obtained satisfactory results. Thus, it is necessary to develop learning strategies in their undergraduate studies and their continuing education for practitioners.

RESUMEN Objetivo: Comprobar la capacidad de inferencia diagnóstica de enfermeras especialistas. Método: Estudio des criptivo, llevado a cabo en julio de 2013, con cinco enfermeras especialistas del grupo de investigación titula do Prácticas de Atención y Epidemiológicas en Salud y Enfermería. La capacidad de inferencia diagnóstica se evaluó a través de pruebas de eficiencia, tasa de falsos positivos, falsos negativos y tendencia. La investigación fue aprobada por el comité de ética en investigación de la institución responsable, a través del Protocolo N°148.428. Resultados: Entre los especialistas evaluados como su capacidad de inferencia diagnóstica, sólo dos alcanza ron los puntajes deseables de los cuatro atributos. Conclusión: Se concluye que pocas enfermeras especialistas obtuvieron resultados satisfactorios. Por lo tanto, es necesario desarrollar estrategias de aprendizaje desde su graduación y la educación continua de los profesionales en la práctica.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Educação em Enfermagem/tendências
Enfermeiras Especialistas/educação
-Epidemiologia Descritiva
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Clínico
Responsável: CL61.1 - Biblioteca Central Campus Sur


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Id: biblio-1005386
Autor: Guelber, Flávia Alves Condé Pires; Alves, Marcelo da Silva; Almeida, Carlos Podalirio Borges de.
Título: A construção do vínculo das enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família com as gestantes HIV positivo / The construction of the nurses bond of the family health strategy with HIV positive pregnant / La construcción del vínculo de las enfermeras de la estrategia de salud de la familia com embarazadas VIH positivo
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);11(4):976-983, jul.-set. 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: conhecer a percepção das enfermeiras em relação à construção do vínculo na assistência prestada na Estratégia de Saúde da Família com as gestantes HIV positivo. Método: Para coleta das informações foi utilizada a entrevista semiestruturada com dez voluntárias. A análise das informações foi realizada sob a luz da Razão Sensível. Resultados: Após análise, emergiram duas categorias: 1) O vínculo vivido e pensado como cuidado solidário e humanístico; e 2) A construção do vínculo como elo que favorece o desenvolvimento das ações de saúde. Foi possível apreender que as enfermeiras mantêm o vínculo após encaminhar a gestante ao serviço especializado ou seria este vínculo passível de ser construído mesmo ao encaminhá-las. Conclusão: Nessa relação, a enfermeira visualiza a possibilidade de estar-junto à gestante, proporcionando ações que possibilitem mantê-la em acompanhamento na unidade

Objective: to identify nurses' perceptions regarding the construction of the bond in assisting in the Family Health Strategy with HIVpositive pregnant women. Method: For data collection was used to semi-structured with ten participants. Information analysis was performed under the light of Reason Sensitive. Results: After reviewing, two categories emerged: 1) The bond lived and thought as supportive and humanistic care and, 2) The construction of the link as a link that favors the development of health. It was possible to learn that nurses maintain the bond after forwarding the pregnant woman to the specialized service or this bond is likely to be built right to convey them. Conclusion: In this relationship, the nurse sees the possibility of being-together to pregnant women, providing actions that enable it to keep up on the unit

Objetivo: conocer la percepción de las enfermeras en relación a la construcción del vínculo em la assistência prestada en la Estrategia de Salud de la Familia con embarazadas VIH positivo. Método: Para recoger las informaciones ha sido utilizado una entrevista semiestructurada com diez voluntarias. El análisis de las informaciones ha sido realizado bajo la luz de la Razón Sensible. Resultados: Tras el análisis, surgieron dos categorias: 1) El vínculo vivido y pensado como cuidado solidário y humanístico y; 2) La construcción del vínculo como enlace que favorece el desarollo de las acciones de salud. Ha sido posible absorber que la enfermeiras mantienen el vínculo despues de encaminar la embarazada al servicio especializado o sería este vínculo posible de ser construído incluso tras encaminarlas. Conclusión: En esta relación, la enfermera visualiza la posibilidad de estar junto a la embarazada, proporcionando acciones que posibiliten mantenerla en acompañamiento en la unidad
Descritores: Soropositividade para HIV/enfermagem
Estratégia Saúde da Família
Enfermeiras Especialistas/psicologia
-Gravidez de Alto Risco
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Narrativa Pessoal
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição



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