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Id: biblio-1179702
Autor: Grisoski, Daniela Cecilia(edt); Santiago, Eneida(edt).
Título: Produção de subjetividade de mulheres policiais de um batalhão da polícia militar do Paraná / Production of subjectivity of police women from a battle of the military police of Paraná
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);12(1):99-111, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo fazemos o delineamento e problematização da produção de subjetividade de mulheres policiais militares a partir de suas experiências no cotidiano de trabalho de um Batalhão da Polícia Militar do estado do Paraná (PMPR). Como sustentação teórica de nossas discussões, resgatamos alguns pressupostos de Michel Foucault, tais como subjetividade, disciplina e práticas discursivas. Para tal, a pesquisa contou com a participação de seis policiais atuantes, através de entrevistas. Desta forma, investigamos qual a relação das experiências como policiais dessas mulheres, com a forma com que as mesmas se produzem enquanto sujeitos em uma instituição tida historicamente como masculina. A partir da análise realizada, desenvolvemos uma categoria denominada "relações de cuidado com o outro". Consideramos que características consideradas como masculinas perpassam diretamente as produções de subjetividades de mulheres policiais que têm suas vivências nesse contexto institucional atravessadas por discursos e práticas alicerçadas em um binarismo de gênero que sustenta um ideal de feminino, ao mesmo tempo, em que reforça um ideal de masculinidade referencial. Compreendemos que há a necessidade de um aprofundamento em algumas perspectivas no que diz respeito às pesquisas em Psicologia no campo da Polícia Militar, como as relações de gênero, por exemplo.

In this article, we outline and problematize the production of subjectivity by military police women from their experiences in the daily work of a Military Police Battalion in the state of Paraná (MPPR). As a theoretical basis for our discussions, we recovered some of Michel Foucault's assumptions, such as subjectivity, discipline and discursive practices. To this end, the survey counted on the participation of six active police officers, through interviews. In this way, we investigate what is the relationship between the experiences as police of these women, with the way in which they are produced as subjects in an institution historically considered to be male. From the analysis carried out, we developed a category called "care relationships with the other". We consider that characteristics considered as masculine directly permeate the production of subjectivities of police women who have their experiences in this institutional context crossed by discourses and practices based on a gender binarism that supports an ideal of feminine, at the same time, in which it reinforces an ideal of referential masculinity. We understand that there is a need to deepen some perspectives with regard to research in Psychology in the field of the Military Police, such as gender relations, for example.
Descritores: Psicologia
Polícia
Binarismo de Gênero
Militares
-Relações Interpessoais
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: lil-717035
Autor: Restrepo, Jorge Emiro; Yara, Eduardo Alfonso; Cano Betancur, Jessica; Tavera, Luz Navia.
Título: Perfil emocional de un grupo de militares colombianos víctimas de minas antipersona o artefactos explosivos improvisados / Emotional Profile of a Group of Colombian Military Victims of Landmines or Improvised Explosive Devices
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;43(2):87-95, abr. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: En Colombia es frecuente el uso de minas antipersonal (MAP) y artefactos explosivos improvisados (AEI) como recurso armado para batallar sin necesidad de que haya combate directo. En el Departamento de Antioquia, se presenta el mayor número de sucesos asociados con la detonación de este tipo de técnicas bélicas. No hay estudios sobre los efectos psicológicos que aparecen como consecuencia de los accidentes con MAP y AEI en población militar. Objetivo: Establecer el perfil psicológico en un grupo de militares víctimas de MAP y AEI y un grupo control de militares no víctimas a partir del análisis de cuatro variables emocionales (depresión, ansiedad, ira y estrés). Métodos: La investigación se desarrolló según un diseño de casos y controles. Es un estudio cuantitativo, comparativo, descriptivo y transversal. Participantes: una muestra de 80 militares adscritos a la Séptima División del Ejército Nacional de Colombia con sede en Medellín, Antioquia. Se conformó un grupo de casos con 30 militares y un grupo de controles con 50 militares. Resultados: Las variables ansiedad estado, ansiedad rasgo, ira estado e ira rasgo presentaron diferencias estadísticamente significativas entre los dos grupos. Las variables depresión y estrés no presentaron diferencias estadísticamente significativas entre los dos grupos. No se presentó depresión, ansiedad o estrés en ninguno de los dos grupos. Se presentaron niveles clínicamente significativos de ira en ambos.

Introduction: Antipersonnel Mines (MAP) and Improvised Explosive Devices (IEDs) are frequently used in Colombia as an armed resource without the need for direct combat. The Department of Antioquia has the highest number of events associated with the detonation of such battle techniques. There are no studies on the psychological effects that appear as a result of accidents with Antipersonnel Mines and IEDs in the military population. Objective: To establish the psychological profile of a group of military victims of MAP and AEI, and a control group of soldiers who were not victims from the analysis of four emotional variables (depression, anxiety, anger and stress). Methods: The research was conducted using a case-control design in a .quantitative, comparative, descriptive and cross-sectional study. Participants: A sample of 80 soldiers assigned to the Seventh Division of the National Army of Colombia at Medellin, Antioquia. The sample included a group of 30 military cases and 50 soldiers as controls. Results: The anxiety state, trait anxiety, state anger, and trait anger variables showed statistically significant differences between groups. There were no significant differences in the variables depression and stress between groups variables. There was no depression, anxiety, or stress in either of the two groups, but there were clinically significant levels of anger in both groups.
Descritores: Artefatos
Militares
-Ansiedade
Acidentes
Grupos Controle
Estudos Transversais
Colômbia
Depressão
Emoções/ética
Controle
Substâncias Explosivas
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: lil-780571
Autor: Bastidas Goyes, Alirio R; Benavides, Mateo; Ortegón, Maira; Proaños Jurado, Nadia Juliana.
Título: Diferencias entre síntomas clínicos y paraclínicos al ingreso a urgencias de pacientes militares colombianos con malaria severa y no severa / Differences between clinical and paraclinical symptoms at admission to the emergency department of colombian military patients with severe and non-severe malaria
Fonte: Acta méd. colomb;40(3):202-208, jul.-dic. 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Antecedentes: en los últimos años ha sido de interés el reconocimiento de manifestaciones clínicas con que cursan los pacientes que desarrollarán malaria severa (MS), y la población militar es susceptible de adquirir la infección con el desarrollo de complicaciones asociado al retraso en el reconocimiento de sus manifestaciones clínicas. Material y métodos: se realizó un análisis de una cohorte retrospectiva de sujetos con malaria atendidos en un hospital de referencia militar y el desarrollo de complicaciones según criterios de OMS durante observación hospitalaria en mayores de 18 años; se estudiaron variables demográficas, clínicas, al examen físico, resultados paraclínicos y de manejo, los datos fueron analizados en el programa estadístico SPSS. Resultados: se analizaron 533 registros, se encontraron diferencias al ingreso en disnea 42.2% MS vs 16.88% malaria no complicada (MNC) (p<0.001), vómito 65.6% MS vs 7% MNC (p=0.002), antecedente de malaria 30% MS vs 44% MNC (p=0,006), frecuencia respiratoria 20.62 (de: 5.2) resp/min MS vs 19.62 (5.2) lat/min MNC, glasgow <15.8% MS vs 0.4% MNC, Hb 11.06 (3,25) g/dL MS vs 13.62 (2.16) MNC (p<0,001), Hto 33.48 (8.15)% MS vs 39.70 (6.68)% MNC(p<0.001), leucocitos 7390 (5601) cel/mL MS vs 6319 (4862) cel/mL MNC (p=0.027), Bilirrubina total 6 (7.55) mg/dL MS vs 2.6 (2.55) mg/dL MNC, creatinina 1.98 (3.61) mg/dL MSvs 1.03 (0.22) mg/dL (p=0.029), glicemia 95.09 (21.96) mg/dL vs 103 (22.06) mg/dL (p=0,001), P. falciparum 45.6% MS vs 28.3% MNC (p=0.047). Conclusiones: el comportamiento de la malaria en población militar es similar a la población general, sin embargo, los antecedentes de malaria, características clínicas y de laboratorio pueden ser útiles para predicción de complicaciones, se requieren más estudios para corroborar estos hallazgos. (Acta Med Colomb 2015; 40: 202-208).

Background: in recent years the recognition of clinical manifestations that occur with patients who develop severe malaria has raised interest, and the military population is susceptible of acquiring the infection with the development of complications associated with delayed recognition of its clinical manifestations. Materials and Methods: A retrospective analysis of a cohort of patients with malaria treated at a reference military hospital and development of complications according to WHO criteria during hospital observation in patients over 18 years was conducted; demographic, clinical, physical examination, paraclinical and clinical management results variables were studied. Data were analyzed in SPSS statistical progam. Results: 533 records were analyzed; differences found at hospital admission were dyspnea42.2% in severe malaria vs.16.88% in uncomplicated malaria (p <0.001), vomiting 65.6% insevere malaria vs. 7% in uncomplicated malaria (p = 0.002), history of malaria 30% in severe malaria vs. 44% in uncomplicated malaria (p = 0.006), respiratory rate 20.62 breaths/min (5.2) in severe malaria vs. 19.62 (5.2) breaths/min in uncomplicated malaria. Glasgow <15.8% in severe malaria vs. 0.4% in uncomplicated malaria, Hgb 11.06 g/dL (3.25) in severe malaria vs. 13.62g/dL (2.16) in uncomplicated malaria (p<0,001), hematocrit 33.48 (8.15) in severe malaria vs.39.70% (6.68)% in uncomplicated malaria (p <0.001), leukocytes 7390 (5601) cells/mL in severe malaria vs. 6319 (4862) cells/mL in uncomplicated malaria (p = 0.027), total bilirubin 6 (7.55)mg/dL in severe malaria vs. 2.6 (2.55) mg/dL in uncomplicated malaria, creatinine 1.98 (3.61)mg/dL in severe malaria vs. 1.03 (0.22) mg/dL in uncomplicated malaria (p = 0.029), glucose 95.09 (21.96) mg/dL vs. 103 (22.06) mg/dL (p = 0.001), P. falciparum 45.6% in severe malaria vs. 28.3% in uncomplicated malaria (p = 0.047). Conclusions: The behavior of malaria in military population is similar to that in the general population; however, the history of malaria, clinical and laboratory features may be useful for prediction of complications; further studies are needed to confirm these findings. (Acta Med Colomb2015; 40: 202-208).
Descritores: Malária
-Plasmodium
Plasmodium falciparum
Plasmodium vivax
Emergências
Militares
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CO70 - Asociación Colombiana de Medicina Interna


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Id: biblio-1283647
Autor: González-Insua, Francisco; Botero, Camila; Delfino, Gisela Isabel.
Título: Bienestar psicológico y habilidad atlética percibida en cadetes militares / Psychological well-being and perceived athletic ability in military cadets
Fonte: Subj. procesos cogn;25(1):84-98, ene.-jun. 2021.
Idioma: es.
Resumo: El desempeño físico tiene un lugar central en la carrera del militar y las autopercepciones pueden influir sobre el bienestar Se buscó analizar si existe relación entre indicadores de bienestar psicológico (afectividad positiva y negativa, bienestar y malestar psicológico) la habilidad atlética percibida. La investigación tuvo un diseño transversal, retrospectivo ex-post-facto con un solo grupo y múltiples medidas. El total de la muestra fue de 156 cadetes del Colegio Militar de la Nación Argentina, de los cuales un 77.6% (n = 121) fueron hombres. La habilidad atlética percibida presentó una relación positiva con el bienestar total y la afectividad positiva, una relación negativa con el malestar psicológico y no se halló relación con la afectividad negativa. Los resultados demuestran que el bienestar subjetivo, en cadetes militares, está relacionado con el rendimiento físico percibido, replicando lo que sostiene la literatura acerca del ámbito del deporte profesional(AU)

Physical performance has a central place in military career and its self-perceptions are related to well-being. We sought to analyze whether there is a relationship between indicators of psychological well-being (positive and negative affectivity, well-being and psychological distress) and perceived athletic ability. The research had a cross-sectional, retrospective ex-post-facto design with a single group and multiple measures. The total sample was 156 cadets from the Colegio Militar de la Nación Argentina, of which 77.6% (n = 121) were men. Perceived athletic ability presented a positive relationship with total well-being and positive affectivity, a negative relationship with psychological distress and no relationship was found with negative affectivity. The results show that subjective well-being in military cadets is related to perceived physical performance, replicating what the literature on the field of professional sports maintains. In this sense, the importance of incorporating the tools of sports psychology in the military field is raised to achieve an improvement in the physical performance of cadets(AU)
Descritores: Militares
-Esportes
Limites: Humanos
Masculino
Responsável: AR495.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1180758
Autor: Guedes, Hannah Dantas; Gondim, Sônia Maria Guedes; Hirschle, Ana Lúcia Teixeira.
Título: Trabalho emocional e engajamento no trabalho em policiais militares: mediação da identidade profissional / Emotional labor and work engagement in military police: mediation of professional identity / Trabajo emocional y engagement en el trabajo en policías militares: mediación de la identidad profesional
Fonte: Estud. psicol. (Natal);25(1):69-79, Jan.-Mar. 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Policiais Militares que atuam nas ruas lidam com demandas emocionais da população, de suspeitos, criminosos e de vítimas e isso afeta o uso de estratégias de regulação emocional e o engajamento no trabalho. Este estudo testou a mediação da identidade profissional do PM na relação entre trabalho emocional (demandas e estratégias) e o engajamento. Participaram do estudo 302 policiais militares. Os instrumentos utilizados foram: Emotional Labour Scale, Emotion Work Requirements Scale, Utrecht Work Engagement Scale, e a Escala Trifatorial da Identidade Social. Os resultados apontaram que a identidade profissional medeia a relação entre as demandas de expressão de emoções positivas, ação profunda e ação superficial com o engajamento, confirmando as três hipóteses levantadas nesse estudo. Conclui-se que a identidade profissional pode funcionar como um recurso pessoal do PM com efeitos positivos no trabalho, quando o trabalhador tenta mudar seus sentimentos internos para atender demandas emocionais do público com quem interage.

Military policemen working on the streets deal with emotional demands of the population, suspects, criminal and victims and this affect their emotion regulation strategies and work engagement. This study tested the mediation of professional identity in the relation between emotional work (demands and strategies) and work engagement. 302 military policemen participated in this study. The instruments were the Emotional Labour Scale, Emotion Work Requirements Scale, Utrecht Work Engagement Scale, and Trifactorial Social Identity Scale. Result indicates mediation effect of professional identity over the effect of work engagement on demands of expression of positive emotions, deep action and superficial action emotional work strategy, confirming the three hypotheses elaborated in this study. It is concluded that professional identity might work as a personal resource of military policemen with positive effects on work, when the worker tries to change his internal feelings to attempt emotion demands of the public.

La policía militar que trabajan en las calles maneja las demandas emocionales de la población, sospechosos, delincuentes y víctimas con efectos sobre el uso de estrategias de trabajo emocional y engagement en el trabajo. Este estudio probó la mediación de la identidad profesional en la relación entre trabajo emocional (demandas y estrategias) y el engagement. Participaron del estudio 302 policías militares. Los instrumentos utilizados fueron: Emotional Labour Scale, Emotion Work Requirements Scale, Utrecht Work Engagement Scale, y la Escala Trifatorial da Identidade Social. Los resultados apuntaron que el efecto mediador de la identidad profesional sobre el engagement ocurre para las demandas de expresión de emociones positivas, acción profunda y acción superficial, confirmando las tres hipótesis elaboradas. Se concluye que la identidad puede funcionar como un recurso personal del policía con efectos positivos en el trabajo, cuando el trabajador intenta cambiar sus sentimientos internos para satisfacer las demandas emocionales del público.
Descritores: Trabalho
Polícia
Emoções
Engajamento no Trabalho
Militares
-Psicologia Social
Brasil
Angústia Psicológica
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-1116859
Autor: Becerra Sandoval, John C; Ventura Huamán, Lissette; De La Cruz-Vargas, Jhony A.
Título: Factores asociados a fractura por estrés: estudio de casos y controles en un centro médico de la marina de guerra de Perú / Factors associated with stress fracture: a case-control study in a Peruvian navy medical center
Fonte: Medwave;20(5):e7936, 2020.
Idioma: en; es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: Las fracturas por estrés son lesiones producidas por el sobreuso de ciertas extremidades, generando fatigas repetitivas en el hueso con insuficientes periodos de descanso, trastornos hormonales, entre otras. Se produce una elevada actividad osteoclástica y una menor actividad de los osteoblastos a nivel cortical. OBJETIVO: Determinar los factores asociados a fractura por estrés en un centro médico de la Marina de Guerra de Perú. METODOLOGÍA: Se realizó una investigación de tipo observacional analítica de casos y controles. La variable dependiente fue la fractura por estrés, confirmada por resonancia magnética de los pacientes. Las variables independientes fueron edad, sexo y nivel de calcemia tomadas a partir de la historia clínica; el nivel socioeconómico y tiempo de actividad física diaria fueron datos recogidos mediante encuesta. Se obtuvieron los Odds ratio crudos y ajustados con un intervalo de confianza de 95%. RESULTADOS: Se trabajó con un total de 238 pacientes (119 casos y 119 controles), de los cuales 79,8% fueron varones y 20,2% fueron mujeres; la media de edad fue de 20,25 años. En el análisis bivariado se encontró asociación de fracturas por estrés con el sexo masculino (Odds ratio: 3,00; intervalo de confianza 95%: 1,51 a 5,95), hipocalcemia (Odds ratio: 2,83; intervalo de confianza 95%: 2,32 a 3,44), más de dos horas de actividad física diaria (Odds ratio: 24,74; intervalo de confianza 95%: 12,51 a 48,95) y un nivel socioeconómico C (Odds ratio: 6,66; intervalo de confianza 95%: 2,82 a 15,74). Mantuvieron su asociación en el análisis multivariado el tiempo de actividad física (Odds ratio: 44,46; intervalo de confianza 95%: 17,93 a 110,22) y el nivel socioeconómico C (Odds ratio: 22,57; intervalo de confianza 95%: 7,03 a 72,74). CONCLUSIÓN: Las fracturas por estrés estuvieron asociadas al tiempo de actividad física y a un nivel socioeconómico menor. Son necesarios más estudios para evaluar la relación con otros factores en la población militar de Perú.

INTRODUCTION: Stress fractures are injuries produced by the overuse of certain extremities, generating repetitive fatigue in the bone with insufficient rest periods and hormonal disorders, among others. High osteoclastic activity and lower activity of the osteoblasts at the cortical level occurs. OBJECTIVE: To determine the factors associated with a stress fracture in a single medical center of the Peruvian navy. METHODS: We conducted an observational, analytical case-control study. The dependent variable was stress fracture confirmed by magnetic resonance imaging of the patients; the independent variables were age, sex, calcemia, socioeconomic status, and time of daily physical activity. All data were extracted from the medical records. Crude and adjusted odds ratios were calculated with 95% confidence intervals. RESULTS: The sample was comprised of 238 patients (119 cases and 119 controls), of which 79.8% were male, and 20.2% were female; the average age was 20.25. In the bivariate analysis, stress fractures were associated with male sex (odds ratio 3.00; 95% confidence interval 1.51 to 5.95), hypocalcemia (2.83; 2.32 to 3.44), more than two hours of daily physical activity (24.7; 12.51 to 48.95) and socioeconomic level C (6.66; 2.82 to 15.74). Time dedicated to physical activity (adjusted odds ratio 44.46; 95% confidence interval 17.93 to 110.22) and socioeconomic level C (adjusted odds ratio 22.57; 95% confidence interval 7.03 to 72.74) were associated in the multivariate analysis. CONCLUSION: We found that stress fractures were associated with physical activity time and a lower socioeconomic level. Further studies are needed to evaluate the relationship with other factors in the military population of Peru.
Descritores: Exercício Físico
Fraturas de Estresse/epidemiologia
Militares
-Peru
Fatores Socioeconômicos
Imageamento por Ressonância Magnética
Estudos de Casos e Controles
Fraturas de Estresse/diagnóstico por imagem
Fatores de Risco
Hospitais Militares
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1045696
Autor: Nemoto, O; Kawaguchi, M; Katou, T.
Título: Simultaneous bilateral femoral neck stress fractures in a 24-year old male recruit: A case report
Fonte: West Indian med. j;62(6):552-553, July 2013. ilus.
Idioma: en.
Descritores: Fraturas do Colo Femoral/diagnóstico por imagem
Militares
-Imageamento por Ressonância Magnética
Radiografia
Fraturas de Estresse/cirurgia
Fraturas de Estresse/diagnóstico por imagem
Fraturas do Colo Femoral/cirurgia
Limites: Humanos
Masculino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1142989
Autor: Oliveira Filho, Sergio Willian de Castro; Messias, Luana Costa Pierre de.
Título: Da circum-navegação da Vital de Oliveira às novas tabelas de rações: alimentação e saúde a bordo dos navios da Marinha Imperial Brasileira, 1879-1886 / From the circumnavigation of the Vital de Oliveira to the new ration tables: nutrition and health on Brazilian Imperial Navy vessels, 1879-1886
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;27(4):1285-1308, Oct.-Dec. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Entre 1879 e 1881 a corveta Vital de Oliveira realizou a primeira viagem de circum-navegação da Marinha Brasileira. Um dos itens que ocuparam as preocupações do comandante do navio, Júlio de Noronha, em seu relatório da viagem foi a alimentação; preocupação reforçada no relatório médico da expedição redigido pelo primeiro-cirurgião Galdino Magalhães. Essa preocupação ganhou destaque devido ao elevado saldo de enfermos e mortos durante a viagem, para o que teria contribuído a carência de determinados gêneros alimentícios, de acordo com ambos os relatórios. O artigo discute a relação entre a alimentação e a saúde das tripulações. Além disso, trata da relação entre a viagem da Vital e a implementação de uma nova tabela de rações efetivada em 1886.

Abstract The corvette Vital de Oliveira was the first Brazilian Navy vessel to circumnavigate the world, from 1879 to 1881. One of the items that concerned its captain, Júlio de Noronha, in his trip report was the food supply, which was further reinforced in the medical report for the expedition written by the head surgeon, Galdino Magalhães. This concern was notable due to the high numbers of sailors who sickened and died during the trip, which according to both reports may have been caused by shortages of certain foods. This article discusses the relationship between food and health in the crew, as well as the relationship between this journey and the implementation of a new ration table that took effect in 1886.
Descritores: Dieta/história
Expedições/história
Ciências da Nutrição/história
Militares/história
-Brasil
Desnutrição/história
Recomendações Nutricionais/história
Limites: Humanos
Masculino
História do Século XIX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1155661
Autor: Passos, Anaís Medeiros; Acácio, Igor.
Título: The militarization of responses to COVID-19 in Democratic Latin America / A militarização das respostas à COVID-19 nas democracias Latino-americanas / La militarización de las respuestas a la COVID-19 en las democracias latinoamericanas
Fonte: Rev. adm. pública (Online);55(1):261-272, Jan.-Feb. 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Latin America has been severely affected by the COVID-19 pandemic, prompting its governments to take action. In this context, countries within Latin America have used their armed forces for an array of tasks to serve citizens. But how militarized is the response to COVID-19 in Latin America? This paper proposes a typology of tasks provided by the armed forces as a response to COVID-19. The descriptive findings allow us to map these tasks, attributing scores to the fourteen Latin American democracies. We also show evidence for the potential consequences of some tasks. Policing the streets to enforce stay-at-home orders may lead to the military committing human rights violations, assuming eminently civilian posts to manage the public health crisis can result in long term implications for the civil-military balance that are detrimental to the democratic control over the military.

Resumo A América Latina foi gravemente afetada pela pandemia global COVID-19, o que estimulou a resposta dos seus governos. Nesse contexto, esses países têm utilizado suas forças armadas para uma série de tarefas a serviço dos cidadãos. Mas quão militarizada é a resposta à COVID-19 na América Latina? Este artigo propõe uma tipologia de tarefas solicitadas a esses militares em resposta à COVID-19. Os resultados descritivos nos permitem mapear as várias tarefas que os militares estão sendo encarregados de fazer, atribuindo notas às quatorze democracias latino-americanas. Também mostramos evidências das consequências potenciais de algumas tarefas. Pode-se observar que há risco de violação dos direitos humanos quando militares são encarregados de policiar as ruas para fazer cumprir as ordens de permanência em casa. Ainda, quando os militares assumem cargos eminentemente civis na administração da crise de saúde pública vislumbram-se implicações de longo prazo em relação ao equilíbrio civil-militar, o que prejudica o controle democrático sobre os militares.

Resumen América Latina se ha visto gravemente afectada por la pandemia mundial de COVID-19, lo que ha llevado a sus gobiernos a tomar medidas. En este contexto, estos países han utilizado sus fuerzas armadas para una serie de tareas al servicio de la ciudadanía. Pero ¿qué tan militarizada es la respuesta a la COVID-19 en América Latina? Este artículo propone una tipología de tareas solicitadas a esas fuerzas armadas como respuesta a la COVID-19. Los hallazgos descriptivos permiten mapear las diversas tareas que se les han asignado a los militares, atribuyendo puntajes a las catorce democracias latinoamericanas. También mostramos evidencia de las posibles consecuencias de algunas tareas. Al vigilar las calles para hacer cumplir las órdenes de confinamiento, los militares pueden cometer violaciones a los derechos humanos, al asumir puestos eminentemente civiles para gestionar la crisis de salud pública, puede haber implicaciones a largo plazo para el equilibrio cívico-militar que son perjudiciales para el control democrático sobre los militares.
Descritores: Saúde Global
Infecções por Coronavirus
Missões Médicas
Militares
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo
Id: biblio-1248322
Autor: Mecone, Marcia Cristina da Cruz.
Título: O modelo militar no ensino de enfermagem: um olhar histórico sob a perspectiva foucaultiana / The military model in nursing education: a historical look under the foucaultian perspective.
Fonte: São Paulo; s.n; 2014. 261 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Introdução: O presente estudo resgatou a reconfiguração da Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha Filial Estado de São Paulo (EECVB-FESP) nos anos de 1940-1945, cuja instituição foi propagadora do modelo militar de ensino na enfermagem, caracterizado por relações disciplinadas e hierarquizadas dos saberes e das práticas da enfermagem. Objetivos: Esse estudo teve como objetivos: discutir elementos que configuraram os jogos de poder, saber e verdade na formação da EECVB FESP; analisar o dispositivo pedagógico que fomentava o ensino de enfermagem e seus efeitos na constituição dos modos de subjetivação nas mulheres-alunas; analisar as relações de saber/poder e a produção dos modos de subjetivação dos sujeitos no âmbito do ensino oferecido pela EECVB-FESP e discutir aspectos da legislação vigente à época, bem como seus desdobramentos sobre o ensino da enfermagem e o modelo militar de ensino dessa escola. Método: Optou-se pelo referencial proposto por Michel Foucault, tendo como base os enunciados discursivos das fontes midiáticas e documentais, que dão sustentação ao estudo, pois possibilitaram a problematização e a análise dos achados e trouxeram à tona as relações de saber-poder no campo da formação da enfermeira na EECVB-FESP. Segundo esse referencial, o pesquisador da história busca desvelar o que está posto, lança outras indagações sobre o óbvio que, por vezes, passam despercebidas no cotidiano. As fontes utilizadas foram constituídas de matérias e propagandas jornalísticas veiculadas no jornal A Gazeta, matérias publicadas nas revistas da Cruz Vermelha Brasileira e documentos da própria EECVB-FESP. Ao tomar como objeto de estudo os discursos que emergem destas fontes sobre a formação em enfermagem, a análise centrou-se na articulação e circulação das relações de saber-poder no contexto pedagógico contemporâneo.Resultados e discussão: A década de 1940 foi um período marcante na historiografia brasileira, sobretudo os primeiros anos pelas mobilizações ensejadas pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e sua imersão numa política ditatorial denominada Estado Novo (1937-1945). Entre outras profissões, a enfermagem encontrava-se presente na maquinaria de poder imbricadas do governo vigente à época, alavancando estratégias que, realocavam e reafirmavam o papel da mulher na sociedade, seja como a mãe, a esposa e a filha, ou seja, a cuidadora. O rol de documentos examinados à luz do referencial proposto perfaz uma teia discursiva que, por um lado, justifica e atualiza a importância da formação em enfermagem no período e nas possibilidades de emancipação da mulher para o espaço público. Os dados revelaram, ainda, que atrelada à falta de autonomia, havia representações da enfermeira formada pela EECVB-FESP perpassadas pelos ideais do altruísmo e da abnegação, os quais requeriam baixa complexidade de conhecimento científico para práticas das ações no contexto do cuidado enfrentadas pelos profissionais nos tempos e espaços em que tradicionalmente atuavam. No contexto legal da época, observou-se que as legislações sobre o ensino de enfermagem reforçavam o modelo militar da formação dos profissionais de enfermagem e, portanto, davam ênfase à disciplina e à hierarquização. Conclusão: As fontes analisadas, sobretudo na perspectiva midiática da época não veiculavam apenas informações, opiniões e comentários sobre as alunas/mulheres/enfermeiras, mas compunham enunciados que podem ser problematizados, pois prescreviam as formas de fazer, aprender, de ensinar e, sobretudo, de ser e de compreender o mundo, arregimentando assim uma eficaz maquinaria de governabilidade pedagógica do ensino de enfermagem do período, com forte ênfase na conduta e na disciplinarização do corpus da enfermagem.

Introduction: This study rescued the reconfiguration of the School of Nursing, Red Cross Branch State of São Paulo (EECVB-HSPA) in the years 1940-1945, of which was a propagator of the military model of education in nursing, characterized by disciplined and hierarchical relationships the knowledge and practice of nursing. Objectives: This study aimed to: discuss elements that configure the games of power, knowledge and truth in the formation of EECVB - FESP; analyze pedagogic device that fostered nursing education and its effects on the constitution of the modes of subjectivity in women pupils; analyze the relations of power / knowledge and the production of modes of subjectivity of the subjects in teaching offered by EECVB-HSPA and discuss aspects of current legislation at the time, as well as their impacts on nursing education and the military model of education that school. Method: We chose the framework proposed by Michel Foucault, based on the discursive statements of media and documentary sources, that support the study, enabling us to questioning and analyzing the findings and brought to light the relations of power-knowledge in field training of nurses in EECVB-HSPA. According to this framework, the researcher of history seeks to unveil what is laid, launches other questions about the obvious that sometimes go unnoticed in everyday life. The sources used were composed of matter and conveyed newspaper advertisements in the newspaper A Gazeta, published articles in the journals of the Brazilian Red Cross and documents own EECVB-HSPA. Taking as an object of study the discourses that emerge from these sources on nursing education, the analysis focused on the articulation and circulation of knowledge-power relations in contemporary pedagogical context.Results and discussion: The 1940s was a watershed period in Brazilian history, especially the early years by movements ensejadas the Second World War (1939-1945) and his immersion in a dictatorial policy named Novo (1937-1945) State. Among other professions, nursing was present in the machinery of intertwined power of government force at the time, leveraging strategies that realocavam and reaffirmed the role of women in society, either as a mother, wife and daughter, ie the caregiver. The list of documents examined in the light of the proposed reference amounts to a discursive web that on the one hand, and updates justifies the importance of nursing education in the period and the possibilities of emancipation of women into public space. The data also revealed that linked to a lack of autonomy, there were representations made by the nurse-EECVB FESP pervaded by the ideals of altruism and selflessness, which required low complexity of scientific knowledge for practical actions in the context of care faced by professionals the times and spaces in which traditionally worked. In the legal context of the time, it was observed that the laws on nursing education reinforced the military model of training of nursing and therefore gave emphasis on discipline and hierarchy. Conclusion: The sources analyzed, especially in the media perspective of the time not only veiculavam information, opinions and comments about the girls / women / nurses, but made up statements that can be problematized, as prescribed forms to do, learn, teach and above, of being and understanding the world, so mustering an effective pedagogical machinery of governance of education of nursing, with strong emphasis on conduct and disciplining of the corpus of nursing. The military model of training of nurses EECVB-HSPA is a picture of the interest of the State of New transforming the woman-nurse in careful, dutiful, docile mother, but servile as orchestrated.
Descritores: Profissionais de Enfermagem
-Ensino
História
Militares
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1



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