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Id: biblio-1291349
Autor: Silva, Jorge Luiz Lima da; Souza, Lorrany Viana de; Abreu, Larissa Murta; Mota, Cristina Portela da; Messias, Cláudia Maria; Monnerat, Mayara Souza.
Título: Qualidade de vida e bem-estar de trabalhadores de colégio universitário / Quality of life and well-being of college university workers / Calidad de vida y bienestar de trabajadores universitarios
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13:1349-1353, jan.-dez. 2021.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Conhecer fatores relacionados à qualidade de vida e saúde de trabalhadores de um colégio universitário. Métodos: pesquisa quantitativa, realizada por meio de inquérito epidemiológico, utilizando-se questionário autoaplicado e dados clínicos. Resultados: participaram da pesquisa 106 trabalhadores, 74,5% do sexo feminino, com média de idade de 38 anos (DP±12,4), onde 92,5% relataram não fumar e 58,5% não beber álcool; 50,9% afirmou ser sedentário. Os dados clínicos demonstraram que 44,9% apresentaram pressão alterada e 11,3% glicemia elevada. Na análise dos quadrantes de exposição ao estresse, o trabalho ativo alocou maior número de profissionais (50%) e a suspeição de transtorno mental comum entre os trabalhadores foi de 22,6%. Na análise bivariada, observou-se associação entre ser solteiro e trabalho ativo (p=0,040). Conclusão: observa-se que há predominância de grau mediano de estresse no trabalho e hábitos de vida pouco saudáveis. Sabe-se que esses achados contribuem para maior ocorrência de problemas de saúde

Objetivo: Conocer factores relacionados con calidad de vida y salud de trabajadores en un colegio universitario. Métodos: investigación cuantitativa, realizada mediante encuesta epidemiológica, utilizando cuestionario autoadministrado y datos clínicos. Resultados: 106 trabajadores participaron de la investigación, 74.5% mujeres, con edad media de 38 años (SD ± 12.4), donde 92.5% informaron no fumar y 58.5% no tomar alcohol; El 50,9% dijo que eran sedentarios. Los datos clínicos mostraron que el 44,9% tenía presión arterial anormal y el 11,3% de glucosa en sangre alta. En el análisis de los cuadrantes de exposición al estrés, el trabajo activo asignó un mayor número de profesionales (50%) y la sospecha de trastorno mental común entre los trabajadores fue del 22,6%. En el análisis bivariado, se observó asociación entre trabajo individual y trabajo activo (p = 0.040). Conclusión: se observa que hay un predominio del grado medio de estrés en trabajo y hábitos de vida poco saludables. Se sabe que estos hallazgos contribuyen a una mayor ocurrencia de problemas de salud

Objective:To know factors related to the quality of life and health of workers at a university college. Methods: quantitative research, carried out by means of an epidemiological survey, using a self-administered questionnaire and clinical data. Results: 106 workers participated in the research, 74.5% female, with a mean age of 38 years (SD ± 12.4), where 92.5% reported not smoking and 58.5% not drinking alcohol; 50.9% said they were sedentary. Clinical data showed that 44.9% had abnormal blood pressure and 11.3% high blood glucose. In the analysis of the stress exposure quadrants, active work allocated a greater number of professionals (50%) and the suspicion of common mental disorder among workers was 22.6%. In the bivariate analysis, an association was observed between being single and active work (p = 0.040). Conclusion: it is observed that there is a predominance of median degree of stress at work and unhealthy lifestyle habits. It is known that these findings contribute to a greater occurrence of health problems
Descritores: Qualidade de Vida
Comportamentos Relacionados com a Saúde
Saúde do Trabalhador/estatística & dados numéricos
Pessoal de Educação/estatística & dados numéricos
Estresse Ocupacional
-Instituições Acadêmicas/estatística & dados numéricos
Condições de Trabalho
Inquéritos Epidemiológicos
Estilo de Vida
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1090041
Autor: Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Gordo, Clementina Maria Gomes de Oliveira; Catarino, Helena Borges Pereira; Kraus, Teresa; Menino, Eva Patricia da Silva Guilherme.
Título: Effects of an education program on knowledge and self-perception of school personnel in preparing to care for type 1 diabetes students / Efeitos de um programa de educação nos conhecimentos e na autopercepção dos educadores escolares na preparação para cuidar de crianças diabéticas tipo 1
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eAO5101, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To assess the academic and professional background of school personnel; to assess the impact of the Diabetes + Support given by School Personnel to Children with Type 1 Diabetes Program on the school personnel's knowledge and confidence to support students with type 1 diabetes; to compare their level of knowledge with the academic and professional variables of the school personnel. Methods A quasi-experimental pre-test/post-test study design without a Control Group. Study with a sample of 129 (before intervention - T0) and 113 (after intervention - T1) pre-school to secondary school personnel from participating schools, with at least one student with type 1 diabetes. The project was approved by the Ethics Committee of the Portuguese Ministry of Education. Results Most school personnel included in the study were teachers (51.2%). After training, they were more confident than before to support children with type 1 diabetes (p<0.05). Regarding knowledge levels, the differences between T0 (10.8±2.8; P 50 =11) and T1 (13.7±2.1; P 50 =11) were statistically significant (p<0.001). Of the 113 school personnel who participated in the final assessment, 89 (78.85%) increased their level of knowledge. Conclusion The program was effective to enhance knowledge and boost confidence to support students with diabetes.

RESUMO Objetivo Avaliar a formação acadêmica e profissional dos educadores escolares; avaliar o impacto do Diabetes + Apoio dado pelo Programa Responsáveis Escolares pelas Crianças com Diabetes Tipo 1 no nível de conhecimento e de confiança dos educadores escolares, para apoiar os alunos com diabetes tipo 1; comparar o nível de conhecimento dos educadores escolares com suas variáveis acadêmicas e profissionais. Métodos Estudo quasi-experimental, do tipo pré-teste/pós-teste sem Grupo Controle, realizado em amostra de 129 (antes da intervenção - T0) e 113 (pós-intervenção - T1) educadores escolares, da pré-escola ao ensino secundário, que trabalhavam em escolas com pelo menos uma criança/jovem com diabetes tipo 1. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Ministério da Educação de Portugal. Resultados A maioria dos educadores escolares incluídos no estudo era professor (51,2%). Após a intervenção, os educadores escolares sentiram-se mais confiantes do que antes, para apoiar crianças com diabetes tipo 1 (p<0,05). Em relação aos níveis de conhecimento, as diferenças entre T0 (10,8±2,8; P50=11) e T1 (13,7±2,1; P50=11) foram estatisticamente significantes (p<0,001). Dos 113 educadores escolares que participaram da avaliação final, 89 (78,85%) aumentaram seu nível de conhecimento. Conclusão O programa foi eficaz para aumentar o conhecimento e a confiança dos educadores escolares para apoiar as crianças/jovens com diabetes tipo 1.
Descritores: Autoimagem
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Diabetes Mellitus Tipo 1
Capacitação de Professores/estatística & dados numéricos
Pessoal de Educação/educação
-Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Educação em Saúde/organização & administração
Inquéritos e Questionários
Escolaridade
Ensaios Clínicos Controlados não Aleatórios como Assunto
Professores Escolares/psicologia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1280625
Autor: Felipe, Adriana Olimpia Barbosa; Resck, Zélia Marilda Rodrigues; Bressan, Vânia Regina; Vilela, Sueli de Carvalho; Fava, Silvana Maria Coelho Leite; Moreira, Denis da Silva.
Título: Autolesão não suicida em adolescentes: terapia comunitária integrativa como estratégia de partilha e de enfrentamento / Non-suicidal self-harm in adolescents: integrative community therapy as a sharing and coping strategy / Autolesiones no suicidas en adolescentes: terapia comunitaria integradora como estrategia para compartir y afrontar
Fonte: SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog;16(4):75-84, out.-dez. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: apreender por meio da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) os fatores relacionados à autolesão não suicida em adolescentes e à contribuição da mesma para as estratégias de enfrentamento. MÉTODO: estudo qualitativo, conduzido com adolescentes que participaram das rodas de Terapia Comunitária Integrativa, as quais foram gravadas e registradas em diário de campo. Utilizou-se análise temática e fundamentou-se no Modelo de Habilidades de Vida. RESULTADOS: a autolesão emergiu em seis rodas, como tema ou envolto a outro sofrimento vivenciado pelas adolescentes mulheres. Foram evidenciadas as categorias "Adolescência e autolesão não suicida: alívio da angustia", "Roda de Terapia Comunitária Integrativa: espaço terapêutico" e suas subcategorias. CONCLUSÕES: as adolescentes encontram na autolesão não suicida uma forma para materializar e aliviar o sofrimento decorrente de múltiplos fatores. A Terapia Comunitária revelou um espaço vivo de partilha e de ressignificação do sofrimento.

OBJECTIVE: to learn though the Integrative Community Therapy (ICT) the factors related to non-suicidal self-harm in adolescents and their contribution to coping strategies. METHOD: a qualitative study, conducted with adolescents who participated in the Integrative Community Therapy wheels, which were saved and recorded in a field diary. Thematic analysis was used and it was based on the Life Skills Model. RESULTS: self-harm has emerged on six wheels, as a theme or wrapped in other suffering. The following categories emerged from the analysis: "Adolescence and non-suicidal self-harm: Anguish relief" and "Integrative Community Therapy Wheel: Therapeutic space" and its subcategories. CONCLUSIONS: adolescents find in non-suicidal self-harm a way to materialize and alleviate the suffering resulting from multiple factors. Community Therapy revealed a living space of sharing and re-signification of suffering.

OBJETIVO: aprender a través de la Terapia Comunitaria Integradora (TCI) los fatores relacionados con la autolesión no suicida en adolescentes y su contribución a las estrategias de afrontamiento. METODO: estudio cualitativo, conducido con adolescentes que participaron en las ruedas de TCI, las cuales fueron grabadas y registradas en diario de campo. Se utilizó análisis temáticos y se fundó en el Modelo de Habilidades de Vida. RESULTADOS: La autolesión surgió en seis ruedas, como tema vinculado a otro sufrimiento. Del análisis surgieron las categorías "Adolescencia y autolesiones no suicidas: alivio de la angustia" y "Rueda de Terapia Comunitaria Integrativa: espacio terapéutico" y sus subcategorías. CONCLUSIONES: Las adolescentes utilizan la autolesión no suicida como forma de materializar y aliviar el sufrimiento resultante de múltiples factores. La Terapia Comunitaria reveló un espacio vivo de compartir y redefinir el sufrimiento.
Descritores: Assunção de Riscos
Estresse Psicológico
Estudantes
Comportamento Autodestrutivo/prevenção & controle
Pesquisa Qualitativa
Bullying
Pessoal de Educação
Serviços de Saúde Mental Escolar
Limites: Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-953104
Autor: Soler Morejón, Caridad de Dios.
Título: A propósito de una carta dirigida al editor sobre el artículo: consideraciones sobre la clase en el ejercicio de oposición para la obtención de categorías docentes / Comments about a letter to the editor regarding the article: considerations about the lesson in the opposition exercise for obtaining the teaching category
Fonte: Educ. med. super;31(4):1-2, oct.-dic. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Motiva la presente la atenta carta a usted remitida por parte de Dr. C Guillermo Luís Herrera Miranda, al cual agradecemos el interés demostrado a nuestro artículo. Consideramos que el asunto tratado tiene vital importancia. Sin lugar a duda, la calidad de la docencia en la educación superior garantiza el cumplimiento de un objetivo primordial: la formación de los recursos humanos que la sociedad precisa. Pero el enfoque contextualizado de este problema tiene varias interrogantes....
Descritores: Carta
Aula
Prova Pericial
Pessoal de Educação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1178200
Autor: Oliveira, Isabel Cristine; Beck, Carmem Lúcia Colomé; Santos, José Luís Guedes dos; Megier, Elisa Rucks; Halberstadt, Bruna Marta Kleinert; Moreira, Daniela.
Título: Aposentadoria de docentes universitários: pesquisa documental acerca das tendências da produção científica brasileira / Retirement of university teachers: documentary research about brazilian scientific production trends / Retiro de profesores universitarios: investigación documental sobre tendencias de producción científica brasileña
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13:646-652, jan.-dez. 2021. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Identificar, descrever e analisar as tendências da produção científica brasileira sobre a aposentadoria docente. Método: Pesquisa documental realizada em junho de 2019 no Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior e Banco Digital de Teses e Dissertações. Utilizou-se como estratégia de busca os descritores "Aposentadoria" AND "Docente", sendo a amostra composta por 12 trabalhos, os quais foram analisados sob a proposta operativa de Minayo. Resultados: O processo de aposentadoria docente foi estudado em oito dissertações e quatro teses, com concentração das defesas entre 2013 a 2016 e utilização da abordagem qualitativa. Conclusão: Observa-se tendência de investimentos em estudos sobre a fase pós-aposentadoria, inferindo-se a necessidade de investigar a fase de pré-aposentadoria, com vistas a uma transição equilibrada e ativa, (re)significando as possibilidades que esta nova fase pode representar aos docentes

Objective: To identify, describe and analyze the trends of the Brazilian scientific production on the retirement of teachers. Method: Documentary research conducted in June 2019 at the Theses and Dissertation Portal of the Higher Education Personnel Improvement Coordination and Digital Bank of Theses and Dissertation. The search strategy used the keywords "Retirement" AND "Faculty", and the sample consisted of 12 papers, which were analyzed following Minayo operative proposal. Results: Teaching staff retirement process was studied in eight dissertations and four theses, with defense concentrated between 2013 and 2016 and with majority relying on the qualitative approach. Conclusion: There is a tendency to invest in studies on the post-retirement phase, suggesting the need to investigate the pre-retirement phase, focusing on a balanced and active transition, (re-)signifying the possibilities that this new phase can represent to teachers

Objetivo: Identificar, describir y analizar las tendencias de la producción científica brasileña sobre el profesor de retiro. Método: Investigación documental realizada en junio de 2019 en el Portal de Tesis y Disertación de la Coordinación de Mejora del Personal de Educación Superior y el Banco Digital de Tesis y Disertación. La estrategia de búsqueda utilizó los descriptores "Retiro" y "Maestro", y la muestra consistió en 12 documentos, que fueron analizados bajo la propuesta operativa de Minayo. Resultados: El proceso de jubilación docente se estudió en ocho disertaciones y cuatro tesis, con concentración de defensas entre 2013 y 2016 y uso del enfoque cualitativo. Conclusión: existe una tendencia de inversiones en estudios sobre la fase posterior a la jubilación, que infiere la necesidad de investigar la fase previa a la jubilación, con miras a una transición equilibrada y activa, (re) significando las posibilidades de que esta nueva fase puede representar a los maestros
Descritores: Aposentadoria/tendências
Educação Superior
Docentes/psicologia
Pessoal de Educação/psicologia
-Saúde do Trabalhador
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1156402
Autor: Dominguez-Lara, Sergio.
Título: La autoeficacia para investigar debe estar vinculada al componente investigativo / Self-efficacy for investigation must be linked to the investigative component
Fonte: Rev. cuba. enferm;35(3):e2461, jul.-set. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Projetos de Pesquisa
Autoeficácia
-Pessoal de Educação
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-978695
Autor: Alfonso de León, José Alberto; Laucirica Hernández, Clara; González Ramírez, Alicia Bárbara.
Título: Acerca de las categorías docentes en el recién graduado y en el período de residencia / About the teaching categories in the recent graduate and in the period of residence
Fonte: Rev. medica electron;40(5):1680-1694, set.-oct. 2018.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN El Reglamento para la Aplicación de las Categorías Docentes de la Educación Superior puesto en vigor mediante la resolución No. 128 fue derogada por la No. 85 con fecha 17 de octubre de 2016, sin embargo en ambas no se reflejan algunas situaciones que requieren un análisis. El primer aspecto se refiere al seguimiento de los instructores no graduados una vez que culmina su carrera de cara a la categorización docente y en conformidad con el propósito de su formación como alumno ayudante. El segundo aspecto se refiere a los casos de especialistas de Medicina General Integral que obtienen su categoría docente de instructor u otra principal y cuando comienzan una segunda especialidad pasan al estado de "pasivo" hasta tanto concluyan la misma. Los autores abogan por la prioridad en la categorización docente a aquellos médicos que en su etapa estudiantil alcanzaron la distinción de instructor no graduado y no necesariamente esperar a que cumpla su posgraduado o culmine su residencia, pues en esta etapa hay clara evidencia de la vinculación fructífera con la docencia. No debería considerarse en "pasivo" a un médico en su etapa de especialización en Medicina General Integral o por vía directa en otra especialidad que hubiese alcanzado la condición de instructor no graduado y tampoco a un residente de segunda especialidad con categoría docente transitoria de instructor o principal. Nada más diferente a la pasividad en la docencia que la etapa de la residencia, los seis aspectos incluidos en la evaluación profesoral pueden ser cumplidos a cabalidad en esta etapa, en esa dirección se necesitaría vincularlos con el colectivo de la asignatura y de año. Los autores realizan algunas consideraciones acerca de la docencia ejercida por residentes en Cuba y en otros países, así como, algunas particularidades del proceso de categorización en otras latitudes (AU).

ABSTRACT The Rules of Procedure for the Application of the High Education Teaching Categories put into effect by Resolution No. 128 was repealed by the No. 85 on October 17, 2016, however, some situations that require an analysis are not reflected in both of them. The first aspect refers to the follow-up of non-graduated instructors once their studies ends in the face of teaching categorization and in accordance with the purpose of their training as an assistant student. The second aspect refers to the cases of Comprehensive General Medicine specialists who obtain their teaching status as instructor or other main status and when they start a second specialty they pass to the status of "passive" until they finish the last. The authors advocate for giving priority in the teaching categorization to those doctors who in their student stage achieved the distinction of non-graduated instructor and not necessarily wait for them to complete their postgraduate or end their residency, because in this stage there is clear evidence of the fruitful link with teaching. A doctor who was given the condition of non-graduated instructor should not be considered "passive" during the specialization in Comprehensive General Medicine nor in another specialization by direct way, neither a resident of a second specialty with a transient teaching category of instructor or principal. Nothing more different to passivity in teaching than the stage of residency; the six items included in the teacher evaluation can be adequately fulfilled in this stage; in that direction would be necessary to link the residents with the staff of the subject and year. The authors make some considerations on residents´ teaching in Cuba and in other countries, and also on some characteristic of the teaching categorization process in other places (AU).
Descritores: Educação de Pós-Graduação em Medicina/métodos
Pessoal de Educação/classificação
Corpo Clínico Hospitalar/classificação
-Educação Superior
Docentes/educação
Pessoal de Educação/educação
Corpo Clínico Hospitalar/educação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-1055731
Autor: Luz, Jaqueline Galleazzi da; Pessa, Sergio Luiz Ribas; Luz, Roger Poglia da; Schenatto, Fernando José Avancini.
Título: Implicações do ambiente, condições e organização do trabalho na saúde do professor: uma revisão sistemática / Implications of the environment, conditions and organization of work on teacher health: a systematic review
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(12):4621-4632, dez. 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O estado da saúde do professor é fundamental para o êxito do processo de ensino. Além dos aspectos intrínsecos, o contexto escolar afeta o bem-estar do educador. O objetivo deste estudo foi identificar os principais fatores psicossociais, estruturais e relacionais na profissão docente. Uma revisão sistemática da literatura, com o uso de pesquisa eletrônica em oito bases de dados, identificou 2.479 artigos sobre o tema, publicados entre 1997 e 2016. Adotaram-se parâmetros métricos e subjetivos para a seleção nesse portfolio e, ao todo, 32 publicações restaram elegíveis para análise, das quais 29 foram publicadas na língua inglesa. Transcorrida a caracterização bibliométrica e de conteúdo do portfolio final, os trabalhos apontaram, como principais resultados de desgaste, os transtornos psicossomáticos, com ênfase para o estresse e a Síndrome de Burnout, além dos distúrbios da voz. A carga de trabalho, as relações interpessoais e as condições do ambiente escolar são destacadas como os maiores agentes dessas enfermidades. Mudanças e adequações de salas de aula, ações de prevenção e suporte social são apontadas como possíveis soluções para garantir a qualidade de vida desses profissionais.

Abstract The state of health of the teacher is fundamental to the success of the teaching process. In addition to the intrinsic aspects, the scholastic context affects the well-being of the educator. The objective of this study was to identify the main psychosocial, structural and relational factors in the teaching profession. A systematic review of the literature, with the use of electronic research in eight databases, identified 2,479 articles on the topic published between 1997 and 2016. Metric and subjective parameters were adopted for selection in this portfolio and, in all, 32 publications were eligible for analysis, of which 29 were published in English. After the bibliometric and content characterization of the final portfolio, the main results of strain were psychosomatic disorders, with an emphasis on stress and the Burnout Syndrome, as well as voice disturbances. Workload, interpersonal relations and conditions of the scholastic environment are highlighted as the major agents of these conditions. Changes and adaptations in classrooms, actions of prevention and social support are pointed out as possible solutions to guarantee the quality of life of these professionals.
Descritores: Transtornos Psicofisiológicos/etiologia
Estresse Psicológico/etiologia
Distúrbios da Voz/etiologia
Pessoal de Educação/psicologia
Doenças Profissionais/etiologia
-Esgotamento Profissional/etiologia
Saúde do Trabalhador
Local de Trabalho/organização & administração
Local de Trabalho/psicologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-902291
Autor: Mesa Simpson, Cristóbal Eustacio.
Título: Caracterización de las inteligencias múltiples de estudiantes de 2do año de la carrera de Medicina / Characterization of the multiple intelligence of the second-year students of Medicine
Fonte: Rev. medica electron;40(2):298-310, mar.-abr. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la teoría de las inteligencias múltiples representa una visión innovadora en el campo de la psicología de la educación, pues brinda un marco diferente para el mejor encuadre del proceso de enseñanza-aprendizaje. En esta perspectiva la evaluación de los tipos de inteligencias múltiples adquiere fundamental importancia. Objetivo: identificar las inteligencias múltiples de un grupo de estudiantes de segundo año de la carrera de Medicina en la Facultad de Ciencias Médicas de Matanzas. Materiales y métodos: de una población de 410 estudiantes de segundo año de la carrera de Medicina en la Facultad de Ciencias Médicas de Matanzas que cursan la asignatura Psicología Médica I, se escogió una muestra de 20 estudiantes mediante un muestreo no probabilístico intencionado a quienes se les aplicó el Inventario de InteligenciasMúltiples para adultos,formulario de setenta preguntas, basado en los postulados originales de la teoría de las inteligencias múltiples de Howard Gardner. Resultados: se reveló que las inteligencias más desarrolladas en los sujetos estudiados fueron la inteligencia interpersonal, la lingüística y la intrapersonal. Conclusiones: en el perfil de inteligencia de cada sujeto, las inteligencias personales y la lingüística muestran el más alto desarrollo, en combinación con la inteligencia lógico-matemática, la espacial, la musical y la cinético-corporal (AU).

Introduction: the theory of the multiple intelligence is an innovating vision in the field of the educational psychology, because it gives a different framework for better approaching the teaching-learning process. Therefore, the evaluation of the kinds of multiple intelligences gets main importance. Objective: to identify the multiple intelligences of a group of second-year students of Medicine in the Faculty of Medical Sciences of Matanzas. Materials and methods: a sample of 20 students was chosen from the population of 410 second-year students of Medicine who study Medical Psychology I in the Faculty of Medical Sciences of Matanzas using an intentioned non-probabilistic sampling. They applied the Inventory of Multiple Intelligence for adults, a formulary of 60 questions based in the original postulates of Howard Garner´s theory of multiple intelligences. Results: it showed that the most developed intelligences in the studied subjects were the interpersonal, linguistic and intrapersonal ones. Conclusions: in the intelligence profile of each subject, the personal and linguistic intelligences show the highest development, combined with the logical-mathematical, spatial, musical and bodily-kinesthetic ones (AU).
Descritores: Psicologia Educacional
Estudantes de Medicina/psicologia
Medidas, Métodos e Teorias
Inteligência
Testes de Inteligência
-Universidades
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Entrevistas como Assunto
Observação/métodos
Pesquisa Qualitativa
Estudos de Avaliação como Assunto
Docentes de Medicina
Pessoal de Educação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-989757
Autor: Ortega-Bastidas, Javiera Andrea; Matus-Betancourt, Olga; Parra-Ponce, Paula; Oyarzo-Pereira, Javiera; Oliva-Montero, Carolina; Henríquez-Valenzuela, Yorka; Mocoçain-Campos, Nicole; Schilling-Norman, Mary Jane; Márquez-Urrizola, Carolina.
Título: Roles y habilidades docentes según escenarios educativos en carreras de la Salud / Teaching Roles and Skills According to Educational Scenarios in Health-Related Majors
Fonte: Educ. med. super;32(4):121-130, oct.-dic. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Las carreras de la salud se caracterizan por contemplar dos contextos educativos, el aula que abarca casi la totalidad del plan curricular en el ciclo básico y parte importante del pre-clínico; y el contexto de enseñanza clínica que caracteriza el último ciclo de formación profesional en Ciencias de la Salud. Objetivos: Describir los roles docentes que se practican en la actualidad en diversos escenarios educativos de carreras Salud en una Universidad de alta complejidad en Chile. Métodos: Investigación cualitativa, teoría fundamentada de Strauss y Corbin. Se utilizaron dos instrumentos para la recolección de datos, previo consentimiento informado: entrevistas individuales semi-estructuradas y focus group, por muestreo teórico. Los participantes fueron 31 docentes de seis carreras de las Ciencias de la Salud. Se utilizó el método de comparación constante para el análisis de datos y fueron procesados en Atlas ti. Resultados: Se observaron diferencias en el rol que ejerce el docente que realiza enseñanza en aula quien despliega habilidades que le permite tener un mayor control sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje y el rol que ejerce en campos clínicos, donde debe desplegar diversas estrategias espontáneas. Conclusiones: Los habilidades docentes le permiten ir adaptándose a los escenarios educativo en lo que enseña, sin embargo, también provoca que éstos ejerzan otro tipo de roles docentes que los que se propone en la teoría(AU)

Introduction: Health-related majors are characterized by contemplating two educational contexts: the classroom, which covers almost the entire curricular plan in the basic cycle and an important part of the pre-clinical cycle; and the clinical teaching context, which characterizes the last cycle of professional training in Health Sciences. Objectives: To describe the teaching roles currently practiced in different educational contexts of health majors in a high-complexity university in Chile. Methods: Qualitative research, grounded theory by Strauss and Corbin. Two instruments were used for data collection, with prior informed consent: semi-structured individual interviews and focus group, by theoretical sampling. The participants were 31 teachers from six Health Sciences majors. The constant comparison method was used for the data analysis. The data were processed in Atlas ti. Results: Differences were observed in the role played by the professor working in the classroom, where skills are displayed permitting greater control over the teaching-learning process, and the role played in clinical fields, where various spontaneous strategies must be deployed. Conclusions: The teaching skills allow the professor to adapt to the educational teaching scenarios; however, it also causes professors to exercise other types of teaching roles than those proposed in the theory(AU)
Descritores: Pesquisa
Papel Profissional
Ciências da Saúde/educação
Pessoal de Educação/psicologia
-Chile
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional



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