Base de dados : LILACS
Pesquisa : M01.526.702.250 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1878 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 188 ir para página                         

  1 / 1878 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-790503
Autor: Nogueira, Janaína Cândida Rodrigues; Mendonça, Maria da Conceição.
Título: Prática dos Professores da Rede Pública de Ensino em Relação à Avaliação Auditiva em Crianças / Practice of Public School Teachers Regarding Hearing Evaluation in Children
Fonte: Rev. bras. ciênc. saúde;15(4):409-414, dez. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Avaliar se os professores do ensino infantil darede pública de Cabedelo/PB têm conhecimento sobre atriagem auditiva escolar, como realizam esta triagem e se amesma está baseada em achados na literatura. Material eMétodos: Estudo descritivo transversal, realizado por meiode entrevista estruturada com 31 professores do EnsinoPúblico do Município de Cabedelo/ Paraíba - Brasil. Asentrevistas foram transcritas e posteriormente submetidas àanálise. Resultados: A grande maioria dos sujeitosentrevistados tinha conhecimento sobre a triagem auditivaescolar, mas sem haver critérios claros e científicos paraencaminhamento de crianças ao exame auditivo. Conclusão:A triagem auditiva escolar é importante, para detecção deperdas auditivas, mas para ser efetiva, necessita daparticipação consciente e orientada dos professores...

To assess whether the infant school teachersfrom public school in Cabedelo / PB are knowledgeable aboutthe hearing screening at school, how they carry out thisscreening and whether it is based on findings in the literaturecriteria. Material and Methods: This is a cross-sectional study,conducted through structured interviews with 31 teachersof Public Education of the City of Cabedelo / Paraíba. Theinterviews were transcribed and then analyzed. Results:The majority of interviewees have knowledge about hearingscreening at school but without clear and scientific criteria forreferral to the hearing test. Conclusion: The school hearingscreening is important to detect hearing loss, but to beeffective it needs oriented and conscious participation ofteachers...
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Docentes
Linguagem Infantil
Perda Auditiva
-SAUDE ESCOLAR
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR8.1 - Biblioteca Central


  2 / 1878 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1046741
Autor: Mazzei, Victor Reis; Camargo, Maria Cecília da Silva; Mello, André da Silva.
Título: Produtivismo versus criatividade: a intensificação do trabalho docente universitário à luz do ócio criativo / Productivism versus creativity: the intensification of academic work in the light of creative leisure
Fonte: Licere (Online);22(3):623-646, set.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Esse ensaio reflete como a sobrecarga de trabalho tem impactado na atuação dos professores de ensino superior. Pressionados por metas e prazos, muitos docentes intensificam sua dinâmica laboral, comprometendo, com isso, suas práticas profissionais e, sobretudo, reduzindo o tempo para suas vidas pessoais, o que tem se desdobrado em prejuízo à saúde dos mesmos. Para o desenvolvimento desse artigo, empreendemos um levantamento bibliográfico baseado em autores que nos permitiram discutir o cenário acadêmico que "celebra" a produtividade e a competição entre os pares. A fim de promover um contraponto, trouxemos ao debate o Ócio Criativo, temática desenvolvida pelo sociólogo Domenico de Masi, cuja proposta teórica reside em uma conciliação entre a satisfação profissional, o aprendizado e a criatividade, na qual o tempo livre é necessário para repensar a prática e abastecer o repertório cultural.

This essay reflects on how the work overload has caused impact on higher education teachers' performance. Pressured by goals and deadlines, many teachers intensify their work dynamics, compromising, thereby, their professional practices and, above all, reducing time for their personal lives, which has unfolded to the detriment of their health. For the developing of this article, we carried out a bibliographic survey based on authors that allowed us to discuss the academic scenario that "celebrates" productivity and competition among pairs. In order to promote a counterpoint, we brought to the debate the Creative Leisure, thematic developed by the sociologist Domenico de Masi, whose theoretical proposal resides in a conciliation between professional satisfaction, learning and creativity, in which free time is necessary to rethink the practice and fuel cultural repertoire.
Descritores: Descanso
Universidades
Condições de Trabalho
Docentes
Equilíbrio Trabalho-Vida
Estresse Ocupacional
Limites: Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  3 / 1878 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Prado, Marta Lenise do
Texto completo
Id: biblio-960742
Autor: Canever, Bruna Pedroso; Prado, Marta Lenise do; Gomes, Diana Coelho; Jesus, Bruna Helena de.
Título: Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde / Conciencia epistemológico de los profesores de la área de salud / Epistemological world awareness of healthcare faculty
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(3):e53811, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde. Métodos Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observação não participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo. Resultados Emergiu uma categoria: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde. Conclusões Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.

RESUMEN Objetivo Entender cómo la conciencia del mundo epistemológico se expresa en las prácticas pedagógicas de profesores de la salud. Métodos Estudio cualitativo de tipo descriptivo, exploratorio y analítico. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas abiertas y observación no participante, llevada a cabo de mayo a diciembre de 2013, con la participación de 10 profesores de una universidad pública en sur de Brasil. El marco teórico utilizado fue la composición de Paulo Freire y Lee Shulman. El análisis de datos se basa en la propuesta operativa Minayo. Resultados Surgió una categoría: la conciencia del mundo epistemológico de la salud de los profesores. Conclusiones Para que el profesor entienda y reflexione sobre las categorías de base de conocimientos necesaria para sus operaciones, es importante que se desarrolle un mundo epistemológica de la conciencia, la percepción de sí mismos como inacabada en relación con el mundo de poder transformar su práctica.

ABSTRACT Objective To understand how epistemological world awareness is expressed in the educational practices of healthcare professors. Methods A qualitative, descriptive, exploratory, and analytical study. Data were collected through open-end interviews and non-participant observation from May to December 2013, with 10 professors from a public university in southern Brazil. The adopted theoretical framework was the composition of Paulo Freire and Lee Shulman. Data were analysed according to the operative proposal of Minayo. Results The emerging category was Epistemological world awareness of healthcare professors. Conclusions For professors to understand and reflect on the core knowledge categories required for their practice, they must have an epistemological world awareness that allows them to perceive themselves as unfinished in relation to the world and able to transform their practice.
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Docentes
-Brasil
Ocupações em Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 1878 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Almeida, Fernanda Campos Sousa de
Ramos, Dalton Luiz de Paula
Texto completo
Id: lil-794254
Autor: Junqueira, Cilene Rennó; Junqueira, Simone Rennó; Almeida, Fernanda Campos Sousa de; Zilbovicius, Celso; Araujo, Maria Ercilia de; Ramos, Dalton Luiz de Paula.
Título: A Formação Humanística, Social e Ética do Graduando em Odontologia / Humanistic, Social and Ethical Education of Dental Undergraduate Students
Fonte: Rev. bras. ciênc. saúde;14(4):25-36, 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo discute o significado das mudançascurriculares na Faculdade de Odontologia da Universidadede São Paulo e sua contribuição para a formação integral doaluno de graduação. Material e Métodos: Um estudoqualitativo foi conduzido por meio de análise etnográfica eanálise de conteúdo temática. A coleta de dados consistiuem observação-participante e análise documental.Resultados: A análise das atividades realizadas permitiuconcluir que grandes avanços têm sido percebidos a partirdesse processo de reestruturação como: qualificaçãopedagógica dos docentes, diversificação dos cenários deprática e reorganização do ensino da clínica. Contudo, amaior contribuição desse processo é o resgate dapreocupação da comunidade acadêmica com o ensino dagraduação. Conclusão: A fim de alcançar uma educaçãoodontológica integral que culmine com a mesma abordagempara o tratamento dos pacientes, é necessário ter oenvolvimento de toda a instituição. Isso ocorrerá por meio demudanças curriculares e da participação de todos osmembros do corpo docente, que devem se envolver noprocesso de formação humanística, social e ética dosestudantes de graduação...

This study debates the meaning of the curricularchanges at Sao Paulo State University Dental School and thecontribution of faculty for the comprehensive education ofundergraduate students. Material and Methods: A qualitativestudy was made through ethnographic analysis and thematiccontent analysis. Data collection consisted in participantobservation,documentary data. Results: Analysis of theactivities allow concluding that great advances have beenperceived from this process of curricular changes like facultypedagogical qualification, diversification of practice scenario,and reorganization of clinical education. But, one of the mostimportant considerations from the process was to regain theinterest in undergraduate education by academic community.Conclusion: In order to achieve a comprehensive dentaleducation extending the same approach to patient care it isnecessary to have the involvement of all institution. That willoccur through the curricular changes and participation of allfaculty members, who must become involved themselves inthe process of humanistic, social and ethical education ofthe undergraduate students...
Descritores: Docentes
Educação em Odontologia
Ensino
Ética Odontológica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Clínico
Responsável: BR8.1 - Biblioteca Central


  5 / 1878 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1051122
Autor: Santos, Adrielly da Silva; Fagundes, Jeniffer; Zaffalon Junior, José Robertto.
Título: Impacto do estilo de vida sobre o estresse percebido de professores hipertensos e normotensos / Lifestyle´s impact on the realized effort stress of hypertensive and normotensive teachers
Fonte: Rev. Salusvita (Online);38(2):289-306, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: o estilo de vida pode ser compreendido como uma forma cultural e social de viver, corresponde às ações cotidianas dos indivíduos, quando ativo e saudável pode prevenir doenças e suas complicações. É de suma importância que as condições de trabalho proporcionem bem-estar e realização profissional, no entanto, o que acontece na escola é o desgaste do docente devido às exaustivas jornadas de trabalho e a outros fatores. Objetivo: esse trabalho analisou impacto do estilo de vida sobre o estresse percebido de professores hipertensos e normotensos de escolas públicas de Altamira-PA. Método: foi aplicado em 28 escolas públicas do município de Altamira e contou com 164 participantes. A coleta de dados foi realizada por meio dos questionários sobre saúde auto referida, o IPAQ e a escala de estresse percebido (PSS-10) e analisados através da estatística descritiva e inferencial. Resultados e discussão: a idade foi identificada como fator de risco para hipertensão arterial sistêmica (p = 0,000); professores fisicamente ativos apresentaram menor nível de estresse (p = 0,041); quanto ao nível de estresse em professores hipertensos fisicamente ativos e sedentários, mostrou o menor nível de estresse também para os fisicamente ativos (p=0,025). Conclusão: os dados apresentados evidenciaram que o estilo de vida ativo é capaz de promover impacto positivo sobre o estresse percebido tanto em professores hipertensos como normotensos.

Introduction: lifestyle can be understood as a cultural and social way of living, it corresponds to the daily actions of individuals, when active and healthy can prevent diseases and their complications. It is of the utmost importance that working conditions provide well-being and professional achievement; however, what happens at school is the teacher's wear and tear due to the exhaustive working hours among other factors. Objective: this study analyzed the impact of the lifestyle on the perceived stress of hypertensive and normotensive teachers of public schools in Altamira-PA. Method: it was applied in 28 public schools in the city of Altamira with 164 participants. Data collection was made through self-reported health questionnaires, IPAQ and perceived stress scale (PSS-10) and analyzed through descriptive and inferential statistics. Results and discussion: age was identified as a risk factor for systemic arterial hypertension (p = 0.000); physically active teachers presented a lower level of stress (p = 0.041); the level of stress in physically active and sedentary hypertensive teachers showed the lowest level of stress also for the physically active (p = 0.025). Conclusion: the data presented evidenced that the active lifestyle can promote positive impact on perceived stress in both hypertensive and normotensive teachers.
Descritores: Docentes
-Hipertensão
Estilo de Vida
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR36.1 - Biblioteca


  6 / 1878 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-828711
Autor: Suárez Denis, Ana Lidia; Núñez Martínez, María Cristina; Llano Arana, Lizgrace; Sánchez Ortiz, Loreta; Rodríguez Lorenzo, María del Carmen; Morejón Barrueto, Yanet.
Título: Efectividad de la aplicación de un diplomado para atender la diversidad estudiantil en ciencias médicas / Effectiveness of the application of a diploma course to assist the student´s diversity in medical sciences
Fonte: Edumecentro;9(1):82-103, ene.-mar. 2017. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Fundamento: el profesor universitario debe estar preparado para responder a las necesidades educativas individuales y grupales que la comunidad educativa requiere. Objetivo: valorar la efectividad de un diplomado para atender la diversidad en los grupos estudiantiles de ciencias médicas. Métodos: se realizó un estudio cuasiexperimental evaluativo, desde febrero 2012 a 2015. Se utilizaron métodos teóricos: histórico-lógico, analítico-sintético, inductivo-deductivo y modelación; empíricos: análisis de documentos, observación de clases, encuesta, experimento pedagógico formativo y registro de información; y matemáticos estadísticos: distribución de frecuencias, porciento y cálculo de la efectividad. El diplomado fue valorado y aceptado por 12 expertos a través del Método Delphi. Su efectividad se valoró en dos etapas: diagnóstico y evaluación. Resultados: el estudio realizado permitió diagnosticar las carencias de los docentes para atender la diversidad estudiantil a partir de indicadores establecidos para las dimensiones currículo, organización y metodología, por lo que se elaboró un diplomado con las temáticas pertinentes para su solución. Antes de su aplicación se constataron niveles muy bajos de conocimientos pedagógicos y después de su aplicación, se observaron saltos de calidad en la preparación del profesorado. Conclusiones: la investigación demostró la efectividad del diplomado como curso de superación posgraduada, para resolver las insuficiencias de los docentes en la atención a la diversidad.

Background: the university professor should be prepared to respond to individual and group educational necessities that the educational community requires. Objective: to value the effectiveness of a diploma course to assist diversity in the group of students of the medical sciences. Methods: it was carried out a cuasie-xperimental assessment study, from February 2012 to 2015. Theoretical methods were used: historical-logical, analytic-synthetic, inductive-deductive and modelling; empiric: analysis of documents, observation of classes, interviews, formative pedagogic experiment and registration of information; and mathematical statistical: distribution of frequencies, percent and calculation of the effectiveness. The diploma course was valued and accepted by 12 experts through the Delphi Method. Its effectiveness was valued in two stages: diagnostic and assessment. Results: the study allowed diagnosing the deficiencies of the professors to assist the student´s diversity through established indicators for the curriculum, organization and methodology dimensions, for that reason a diploma course was elaborated with pertinent topics for its solution. Before its application very low levels of pedagogic knowledge were verified and after its application, a quality increase in the professor's preparation was observed. Conclusions: the investigation demonstrated the diploma course effectiveness as a postgraduate upgrading course, to solve the deficiencies of the professors in the attention to diversity.
Descritores: Estudantes
Educação Médica
Cursos
Docentes
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  7 / 1878 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-828703
Autor: Chaviano Herrera, Orlando; Baldomir Mesa, Tamara; Coca Meneses, Olga; Gutiérrez Maydata, Alfredo.
Título: La evaluación del aprendizaje: nuevas tendencias y retos para el profesor / Learning assessment: new trends and challenges for the teacher
Fonte: Edumecentro;8(4):191-205, oct.-dic. 2016. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La evaluación conduce a la dirección efectiva del proceso enseñanza aprendizaje y a la determinación de su grado de eficiencia. En el presente artículo se reflexiona acerca de algunas tendencias actuales en las prácticas evaluativas, lo que ha traído consigo la aparición de concepciones y propuestas diversas: evaluación cualitativa, alternativa, auténtica y orientada al aprendizaje, que la sitúan en una perspectiva comprehensiva en cuanto a su objeto, funciones, metodología y técnicas, como necesidad de nuevos enfoques en la universidad innovadora. Este contexto de reflexión y cambio evaluativo demandan la autopreparación continua del profesor, confrontación en el colectivo pedagógico y ética profesional.

Learning assessment leads to the effective management of the teaching-learning process and determining its degree of efficiency. In this article we reflect on current trends in assessment practices, which have led to the emergence of concepts and various proposals: qualitative assessment, alternative, authentic and learning-oriented, situating it in a comprehensive perspective on its purpose, functions, methods and techniques, such as need for new approaches to innovative university. This context of reflection and assessment change demand continuous self-preparation of the teacher, confrontation in the teaching staff and professional ethics.
Descritores: Estudantes
Ensino
Educação Médica
Avaliação Educacional
Docentes
Aprendizagem
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  8 / 1878 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-828702
Autor: Rodríguez Fernández, Nancy; Leal García, Elizabeth; Jiménez Lastre, Isabel.
Título: Reforzar la formación ciudadana: un imperativo de los tiempos actuales en la educación cubana / To strengthen civic education: an imperative of the current times in Cuban education
Fonte: Edumecentro;8(4):175-190, oct.-dic. 2016. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Formar para la ciudadanía implica educar para el ejercicio de las obligaciones y de los derechos humanos, cívicos, políticos y sociales, lo que precisa que los docentes se apropien de saberes teórico-conceptuales suficientes para reconocer y valorar la función social de su labor educativa y puedan así dirigir sus esfuerzos pedagógicos con mayor claridad y certeza hacia el desarrollo de las competencias personales y sociales de sus educandos, que más tarde se convertirán en competencias cívicas y éticas con las que actuarán y participarán en la vida democrática de la nación. Por ello, este artículo analiza elementos teóricos acerca de la formación ciudadana en aras de fortalecer el rol de las universidades a tono con las exigencias del contexto actual de la sociedad cubana.

Form for citizenship involves educating for the performance of obligations and human rights, civic and socio-political ones, which requires teachers to appropriate sufficient theoretical and conceptual knowledge to recognize and value the social function of educational work and they can thus direct their educational efforts with greater clarity and certainty to the development of personal and social skills of their students, which later become civic and ethical skills with which they act and participate in the democratic life of the nation. Therefore, this article offers theoretical elements about civic education in order to strengthen the role of universities according to the demands of the current context of Cuban society.
Descritores: Valores Sociais
Relações Comunidade-Instituição
Educação Médica
Ética
Docentes
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  9 / 1878 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-828721
Autor: Suárez Guzmán, Norma; Moreno Hernández, Luis Alberto; Carmenate Álvarez, Milagro Bárbara; Delgado Pérez, Irene Estefania.
Título: La comunicación en el proceso enseñanza aprendizaje en la especialidad de Medicina General Integral / Communication in the teaching-learning process in the Comprehensive General Medicine specialty
Fonte: Edumecentro;9(1):228-248, ene.-mar. 2017. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La formación de especialistas en Medicina General Integral adquiere particular relevancia tanto para Cuba como para la colaboración médica cubana en el exterior. Este proceso plantea la necesidad de perfeccionar la comunicación en el contexto docente entre todos los participantes, en tanto se identifican dificultades en este aspecto para enfrentar los retos y exigencias de la medicina en la contemporaneidad. En el presente artículo se describen las características del proceso formativo de estos especialistas, se destaca el rol de todos los participantes en él y se exponen los principales fundamentos teóricos de la comunicación pedagógica.

The specialist's formation in Comprehensive General Medicine has a particular relevance either in Cuba or for the Cuban medical collaboration abroad. This process requires improving communication in the teaching context among all participants, to this respect; difficulties to face the challenge and demands of contemporary medicine are identified, in this scientific article the characteristics of the specialist formative process are described, the role of all participants is stood out and the main theoretical foundations of the pedagogical communication are stated.
Descritores: Estudantes
Ensino
Comunicação
Educação Médica
Docentes
Medicina
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  10 / 1878 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-828720
Autor: Salas Perea, Ramón Syr; Salas Mainegra, Arlene.
Título: Evaluación para el aprendizaje en ciencias de la salud / Assessment for learning in health sciences
Fonte: Edumecentro;9(1):208-227, ene.-mar. 2017. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La evaluación es una categoría didáctica y un mecanismo de control de la calidad del proceso docente educativo sobre la cual aún se mantiene una conceptualización "tradicionalista" en cuanto a otorgar una calificación; por tal motivo, los autores del presente trabajo se trazaron como objetivo realizar una revisión bibliográfica acerca del tema, para contribuir al logro de un mejor aprendizaje por los educandos. Se identificaron los principales problemas que en la actualidad presenta el profesorado en lo referente a la evaluación y se hizo notar la necesidad de redimensionar este proceso para que se convierta en una pieza clave para el aprendizaje y la mejora de la enseñanza. Acorde a lo analizado es fundamental contextualizar la evaluación de manera que permita cumplir con las exigencias que requiere la educación médica contemporánea.

The assessment is a didactic category and a mechanism for quality control of the educational process on which still a "traditionalist" conceptualization remains as to give a rating; for this reason, the authors of this paper had the objective to perform a literature review on the subject, to help achieve better learning by students. The main problems that currently present teachers regarding assessment and noted the need to resize this process so that it becomes a key to learning and improving education were identified. According to the analysis it is critical to contextualize the evaluation so that can effectively meet the requirements of contemporary medical education.
Descritores: Estudantes
Ensino
Educação Médica
Avaliação Educacional
Docentes
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara



página 1 de 188 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde