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Id: biblio-998457
Autor: Silva, Lívia Maria Ferreira da; Aragão, Ana Maria Falcão de; Vinha, Telma Pileggi.
Título: Sentidos e significados atribuídos por professores de um curso sobre convivência escolar / Senses and meanings attributed by teachers participating in a course on school coexistence / Sentidos y significados atribuidos por profesores de un curso sobre la convivencia escolar
Fonte: Psicol. Educ. (Online);(47):31-38, dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Fundamentada na perspectiva histórico-cultural, a presente pesquisa teve por objetivos conhecer os sentidos e os significados dos relatos das práticas docentes, atribuídos por educadores participantes de um curso de formação para o trabalho com a convivência na escola. Foi utilizada entrevista semi-estruturada com os professores participantes do curso. A análise das entrevistas, fundamentada no Paradigma Indiciário e nos Núcleos de Significação, possibilitou construir núcleos de significação, sendo focalizado o Núcleo Práticas em transformação. Os professores apresentaram relatos indicativos de que suas concepções e práticas estavam em transformação. Os resultados permitem defender a necessidade da implantação de programas que abordem questões da convivência escolar em prazos mais alargados, para que sejam possíveis transformações mais aprofundadas nas concepções pedagógicas que estão subjacentes às práticas docentes.

Based on a historical and cultural perspective, the current research had as goals to know the senses and meanings of reports of teaching practices attributed by educators participating in a training course on coexistence at school. Semi-structured interviews with the teachers participating in the course were used. The analysis of the interviews, based on the Evidential Paradigm and on the Centers of Meaning, enabled the construction of centers of meaning mainly focusing on center 1 ­ Practices undergoing transformation. The teachers presented indicative reports that their conceptions and practices were in transformation. The results make it possible to defend the need of implementing programs that address the issues of coexistence at schools in longer-term periods, in order to enable deeper changes in pedagogical concepts that are underlying to teaching practices.

Basada en la perspectiva histórica y cultural, esta investigación tuvo como objetivos conocer los sentidos y significados de los relatos de las prácticas docentes, atribuidos por educadores participantes en un curso de formación para el trabajo con la convivencia en la escuela. Fue utilizada entrevista semiestructurada con los profesores participantes del curso. El análisis de las entrevistas, fundamentado en el Paradigma Indiciario y en los Núcleos de Significación, posibilitó construir núcleos de significación, siendo focalizados el Núcleo 1 - Prácticas en transformación. Los profesores presentaron relatos indicativos de que sus concepciones y prácticas estaban en transformación. Los resultados permiten defender la necesidad de implantación de programas que aborden cuestiones de convivencia escolar a largo plazo, para que sean posibles transformaciones más profundas en las concepciones pedagógicas que están subyacentes a las prácticas docentes.
Descritores: Capacitação Profissional
Professores Escolares
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Texto completo SciELO Brasil
Andrade, Selma Maffei de
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Id: biblio-952387
Autor: Melanda, Francine Nesello; Santos, Hellen Geremias dos; Salvagioni, Denise Albieri Jodas; Mesas, Arthur Eumann; González, Alberto Durán; Andrade, Selma Maffei de.
Título: Violência física contra professores no espaço escolar: análise por modelos de equações estruturais / Violencia física contra profesores en el ámbito escolar: análisis mediante modelos de ecuaciones estructurales / Physical violence against schoolteachers: an analysis using structural equation models
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);34(5):e00079017, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se identificar associações de fatores sociodemográficos, do trabalho e do ambiente escolar com a ocorrência de violência física no espaço escolar contra professores. Trata-se de um estudo transversal com professores que atuavam há pelo menos um ano no Ensino Fundamental ou Médio da rede estadual de Londrina, Paraná, Brasil. Foram selecionadas, por conveniência, as 20 escolas com o maior número de professores do município. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e questionários autopreenchidos, nos anos de 2012 e 2013. Violência física foi definida como relatos de tentativas ou agressões físicas, com o uso de armas brancas ou de fogo, nos 12 meses anteriores à pesquisa. Modelos de equações estruturais foram utilizados para a análise dos dados. Dos 937 docentes elegíveis para a pesquisa, 789 (84,2%) foram entrevistados. A frequência de relatos de vitimização por violência física na escola foi de 8,4%. As condições de trabalho (número de locais e tipo de contrato de trabalho) apresentaram efeito direto sobre a violência física (p = 0,032), assim como ter vivenciado outras situações de violência na escola (p = 0,059). A idade (até 40 anos) apresentou relação indireta com a violência física, correlacionando-se com piores condições de trabalho. Com base nesses resultados, destaca-se a importância de melhora das condições de trabalho dos professores e de implantação de ações de prevenção à violência na escola e na sociedade.

El objetivo de este estudio fue identificar asociaciones entre factores sociodemográficos, laborales y de ambiente escolar con la ocurrencia de violencia física contra profesores en el ámbito escolar. Se trata de un estudio transversal, con profesores que ejercían desde hacía por lo menos un año en la enseñanza primaria o secundaria en la red estatal educativa de Londrina, Paraná, Brasil. Se seleccionaron, por su conveniencia, las 20 escuelas con mayor número de profesores del municipio. Los datos se obtuvieron mediante entrevistas y cuestionarios autocompletados, durante los años 2012 y 2013. La violencia física se definió como relatos de tentativas o agresiones físicas, con el uso de armas blancas o de fuego, durante los 12 meses anteriores a la investigación. Se utilizaron modelos de ecuaciones estructurales para los análisis de los datos. De los 937 docentes elegibles para la investigación, se les realizó la entrevista a 789 (84,2%). La frecuencia de relatos de victimización por violencia física en la escuela fue de 8,4%. Las condiciones de trabajo (número de locales y tipo de contrato de trabajo) presentaron un efecto directo sobre la violencia física (p = 0,032), así como haber vivido otras situaciones de violencia en la escuela (p = 0,059). La edad (hasta 40 años) presentó una relación indirecta con la violencia física, correlacionándose con peores condiciones de trabajo. En base a esos resultados, se destaca la importancia de una mejora en las condiciones de trabajo de los profesores y de la implantación de acciones de prevención frente a la violencia en la escuela y en la sociedad.

This study aimed to identify associations between sociodemographic, workplace, and school environmental factors and the occurrence of physical violence against teachers at school. This was a cross-sectional study of teachers that had been working for at least a year in elementary or middle schools in the state school system in Londrina, Paraná State, Brazil. A convenience sample was taken of the 20 schools with the most teachers in the city of Londrina. Data were obtained through interviews and self-completed questionnaires in 2012 and 2013. Physical violence was defined as reports of attempted or actual physical aggression using cold steel weapons or firearms in the 12 months prior to the study. Structural equation models were used for the data analysis. Of the 937 teachers eligible for the study, 789 (84.2%) were interviewed. The physical violence victimization rate in schoolteachers was 8.4%. Work conditions (number of schools where the teachers worked and type of employment contract) showed a direct effect on physical violence (p = 0.032), as did having experienced previous situations of violence in the school (p = 0.059). Age (up to 40 years) was indirectly related to physical violence, correlating with worse work conditions. The results highlight the importance of improving teachers' work conditions and implementing measures to prevent violence both in schools and in society as a whole.
Descritores: Estudantes/estatística & dados numéricos
Local de Trabalho
Abuso Físico/estatística & dados numéricos
Professores Escolares/estatística & dados numéricos
-Fatores Socioeconômicos
Estudantes/psicologia
Brasil/epidemiologia
Grupos Étnicos
Fatores Sexuais
Estudos Transversais
Fatores Etários
Meio Ambiente
Professores Escolares/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-841974
Autor: Cordeiro, Isabela de Lourdes Sena; Silva, Deiriely Mara de Almeida; Vecchia, Marcelo Dalla.
Título: A escola diante do aluno que faz uso de álcool e drogas: o que dizem os professores? / The school in front of the student that uses drugs and alcohol: what do teachers say about it? / La escuela frente al estudiante que usa drogas y el alcohol: ¿lo qué dicen los maestros?
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;11(2):356-368, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: A forma como o assunto drogas é tratado na escola interfere nas ações de prevenção, o que pode afetar as trajetórias escolares dos estudantes. O artigo busca compreender como o tema é tratado por professores de duas escolas públicas de um município da macrorregião administrativa do Campo das Vertentes, Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se realizaram grupos focais precedidos da aplicação de um questionário sociodemográfico. Após os grupos, realizou-se análise do conteúdo das falas, o que gerou os seguintes núcleos: a) os professores percebem-se em desvantagem com relação aos deveres do Estado, família e sociedade para com a questão; b) os professores sentem-se incapazes de lidar com o problema, vendo-o como tendo sido banalizado nas escolas; e c) os professores lidam com o problema de modo compatível com a visão que a escola tem do aluno e da comunidade. Nota-se a necessidade de um trabalho intersetorial e a inclusão dessa temática na formação dos professores.

The way the school deals with drugs issues interferes on prevention actions, and may affect students' learning paths. This article aims at the comprehension of how teachers tackle this issue on two public schools at a Brazilian city of the district of Campo das Vertentes, at Minas Gerais state. It is a qualitative research that accomplished focuses groups preceded by the application of a socio-demographic form. After the groups' accomplishment, a content analysis was carried out, producing the following core meanings: (a) teachers understand they are in disadvantage regarding the State, family and society responsibilities on the matter; (b) teachers feel unable to deal with the problem, seeing it as having been trivialized in schools, and (c) teachers deal with the issue compatibly with the school vision of the student and of the community. It was observed the need of an intersectorial work and the inclusion of this issue in teachers 'training.

La forma como la escuela aborda los problemas de la droga interfiere en las acciones de prevención, y puede afectar a los itinerarios de aprendizaje de los estudiantes. Este artículo tiene como objetivo la comprensión de cómo los maestros abordan este problema en dos escuelas públicas en una ciudad brasileña del distrito de Campo das Vertentes, en el estado de Minas Gerais. Se trata de una investigación cualitativa con grupos focales precedidos por la aplicación de un cuestionario sociodemográfico. Después de la realización de los grupos, se llevó a cabo una análisis de contenido que ha producido los siguientes significados fundamentales: (a) los maestros dan a entender que están en desventaja con respecto a las responsabilidades del Estado, de la familia y de la sociedad en la materia; (b) Los maestros se sienten incapaces de hacer frente al problema, viéndolo como habiendo sido trivializado en las escuelas, y (c) los maestros se ocupan de la cuestión de forma compatible con la visión que la escuela tiene del estudiante y de la comunidad. Se observó la necesidad de un trabajo intersectorial y la inclusión de este tema en la formación de maestros.
Descritores: Estudantes
Usuários de Drogas
Professores Escolares
-Colaboração Intersetorial
Assistência Integral à Saúde
Redução do Dano
Usuários de Drogas/psicologia
Capacitação de Professores
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1056408
Autor: Espinoza-Navarro, O; Brito-Hernández, L; Lagos-Olivos, C.
Título: Composición corporal y factores de riesgo metabólico en profesores de enseñanza básica de colegios de Chile / Body composition and metabolic risk factors in primary in primary school teachers in Chile
Fonte: Int. j. morphol;38(1):120-125, Feb. 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Projeto: Universidad de Tarapacá.
Resumo: En el mundo la obesidad es considerada una pandemia que provoca grandes cambios metabólicos, responsables de las llamadas enfermedades crónicas no transmisibles (ECNT), las cuales presentan un 60 % de mortalidad, según la Organización Mundial de la Salud (2016). En Chile el 75 % de la población adulta y el 50,9 % de la población estudiantil, muestran índices de masa corporal de sobrepeso y obesidad, con un nivel de sedentarismo general de 66,2 %. Los objetivos de este trabajo fueron determinar los perfiles antropométricos, riesgo metabólico y niveles de actividad física en profesores de enseñanza básica en un colegio particular subvencionado de Arica-Chile. El total de los profesores, 12 varones y 29 mujeres, fueron evaluados según: peso, talla, perímetro de cintura, índice cintura-talla (ICT), índice de masa corporal (IMC), masa grasa (MG), masa grasa visceral (MGV) y masa muscular (MM). A todos ellos se les calculó el riesgo metabólico según protocolos de Ashwell & Gibson (2016) y el IMC según fórmula de Quetelet. Para determinar los porcentajes de MG, MM y MGV, se utilizó instrumento de bioimpedancia eléctrica, Omron HBF-514C. Posteriormente se les aplicó una encuesta sobre nivel de actividad física (IPAQ). Los datos fueron analizados en estadístico IBM SPSS para tendencia central, dispersión, conteos y porcentajes. Para correlación se usó test de Pearson (r>0,5). Los resultados muestran que un 68,3 % de los profesores presenta sobrepeso y obesidad. El IMC y porcentaje de MGV son significativamente más alto en varones que en mujeres (30,6 ±7,0 / 26,9±4,6 y 11,2±5,6 / 7,6±2,5 respectivamente). El riesgo metabólico general de la población en estudio fue de 58,5 % (75 % y 51,7 % varones y mujeres respectivamente). Se observa una alta correlación entre IMC-MGV (0,84), IMC-ICT (0,84) y MM-MG (0,85). Respecto al nivel de actividad física, solo el 19,5 % de los profesores muestra un nivel de actividad física alto. Se concluye que los profesores presentan valores antropométricos alterados que indican altos índices de riesgos metabólicos y con bajos niveles de actividad física. Independientemente, las mujeres presentan mejores índices morfométricos en todos los parámetros en estudio respecto a los profesores varones. Existe una alta correlación (r) entre el índice de masa corporal y los porcentajes de masa de grasa visceral y el índice de de cintura talla. Se sugiere enfocar las intervenciones educativas según sello de vida saludable, incentivando la actividad física y mejorar los hábitos alimenticios en los profesores.

Obesity is considered a global pandemic that causes major metabolic changes. It is responsible for the so-called noncommunicable chronic diseases (NCDs), which report a 60 % mortality rate (WHO, 2017). In Chile, 63 % of the population shows body mass indexes (BMI) of overweight and obesity, with a sedentary level of 86.7 %. The objectives of this work were to determine the anthropometric profiles, metabolic risk, and physical activity levels in primary school teachers, in a subsidized school in Arica, Chile. The teachers (n=41), 12 men, and 29 women were evaluated according to weight, height, waist circumference (WC), waist-to-height index (WHI), BMI, Fat Mass (FM), Visceral Fat Mass (VFM) and Muscle Mass (MM). All of them were calculated for metabolic risk, according to Ashwell & Gibson protocols and BMI according to Quetelet's formula. To determine the percentages of FM, MM, and VFM, an electric bioimpedance instrument, Omron HBF-514C, was used. Subsequently, a survey of physical activity level (IPAQ) was applied. The data were analyzed in the IBM SPSS statistic for central tendency, dispersion, counts, and percentages. For correlation, Pearson's test (r> 0.5) was used. The results show that 68.3 % of teachers are overweight and obese. BMI and percentage of VFM are significantly higher in men than in women (30.6 ± 7.0 / 26.9 ± 4.6 and 11.2 ± 5.6 / 7.6 ± 2.5 respectively). The overall metabolic risk of the study population was 58.5 % (75 % and 51.7 % men and women, respectively). There is a high correlation between BMIVFM (0.84), BMI-WHI (0.84), MM-FM (0.85). Regarding the level of physical activity, only 19.5 % of teachers show a high level of physical activity. It is concluded that teachers have altered anthropometric values that indicate high rates of metabolic risks and low levels of physical activity. Regardless, women have better morphometric indexes in all parameters under study, compared to male teachers. There is a high correlation (r) between body mass index and percentages of visceral fat mass and waist height index. It is suggested to focus on educational interventions according to the healthy life seal, promoting physical activity, and improving eating habits in teachers.
Descritores: Composição Corporal
Medição de Risco
Professores Escolares
Doenças Metabólicas/diagnóstico
-Índice de Massa Corporal
Chile
Tecido Adiposo
Razão Cintura-Estatura
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-908559
Autor: Figueroa Céspedes, Ignacio.
Título: Rol mediador de aprendizajes en educación parvularia: procesos de apropiación en el contexto de una propuesta formativa en experiencia de aprendizaje mediado / Mediating role of learning in early childhood education: appropriation processes in the context of a training proposal mediated learning experience
Fonte: Summa psicol. UST;13(1):33-44, 2016.
Idioma: es.
Resumo: El desarrollo del rol mediador juega un rol clave en educación parvularia. Sin embargo, se ha discutido acerca de cómo formar este rol y cuáles son sus implicancias en el desarrollo profesional de las educadoras de párvulos, en un contexto en donde las investigaciones ponen el acento en la brecha de calidad del sector, expresado en bajos niveles de apoyo pedagógico en el aula, evidencias de aprendizaje memorístico y baja calidad en la interacción mediada. El presente artículo analiza a través de un análisis categorial, cómo las educadoras de párvulos participantes de un programa formativo en experiencia de aprendizaje mediado, comprenden los procesos de apropiación del rol mediador de aprendizaje. Los resultados dan cuenta de ocho dimensiones analíticas en las que se rescatan: autobservación y desarrollo profesional, concientización sobre los procesos de aprendizaje, problematizar la propia práctica; retroalimentación entre pares; protagonismo infantil; la propia agencia de la educadora; autonomía profesional y pensamiento crítico; confianza y escucha activa; investigación-acción como ejercicio permanente.

The mediating role is a key objective in preschool education. However, it has been discussed how to build this role and what are its implications for the professional development of preschool teaching, in a context where research is focused on the quality gap in the sector, expressed in low levels of educational support in the classroom, evidence of rote learning and low quality in mediated interaction. This article analyzes how preschool teachers who participate in a training program of mediated learning experience, understand processes of formation and appropriation of the mediating role. The results collected in this investigation show eight analytical dimensions: self-observation of practices; awareness of learning processes; the question of one's own practice; peer feedback; the notion of child prominence; one's own educational agency; trust and active listening and action-research as a permanent practice.
Descritores: Aprendizagem
Educação Pré-Escolar
Professores Escolares/psicologia
Ensino
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Adulto
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1014734
Autor: Paiano, Ronê; Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz; Cantiere, Carla Nunes; Efstratopoulou, Maria A; Carreiro, Luiz Renato Rodrigues.
Título: Translation and cross-cultural adaptation of the Motor Behavior Checklist (MBC) into Brazilian Portuguese / Tradução e adaptação transcultural para o português do Brasil do Motor Behavior Checklist (MBC)
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);41(2):167-175, Apr.-June 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; . Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: Abstract Introduction There are only a few instruments available to assess behavioral problems in school-age children based on reports of physical education teachers. The Motor Behavior Checklist (MBC) was designed to be completed by this professional in free play-situations or during physical education classes to rate students' motor-related behavior using 5-point Likert scales. The MBC comprises 59 items distributed into two broadband factors (externalizing and internalizing) and seven behavior problem scales: rule breaking, hyperactivity/impulsivity, lack of attention, low energy, stereotyped behaviors, lack of social interaction, and lack of self-regulation. The objective of this study was to describe the translation and cross-cultural adaptation processes of the MBC into Brazilian Portuguese. Method The following procedures were conducted: forward translation of the original instrument, production of a synthesized version, back-translation, literal and semantic comparison, back-translator's evaluation of divergent items, synthesized version with back-translator's suggestions, clarity assessment of the synthesized version by professionals (physical education teachers), focus group to assess clarity indicators of the instrument, evaluation of adjustments by the author of the instrument, and production of the final version. Results The results indicated a satisfactory level of agreement between the original and the back-translated versions, with 68% of exact equivalence between the translated items and 16% of terms requiring minor adjustments. In the draft version, 84% of the items were evaluated as clear by physical education teachers. Conclusion The translated version has compatible content with the original version. Future studies should be conducted to assess the psychometric properties of the Brazilian Portuguese version of the MBC.

Resumo Introdução Existem poucos instrumentos disponíveis para avaliar problemas de comportamento em crianças em idade escolar com base no relato de professores de educação física. O Motor Behavior Checklist (MBC) foi criado para ser usado por este profissional observando a criança em uma situação de brincadeira livre ou nas aulas de educação física utilizando escalas Likert de 5 pontos. O MBC compreende 59 itens distribuídos em duas categorias (externalizantes e internalizantes) e sete escalas de problemas de comportamento: quebra de regras, hiperatividade/impulsividade, falta de atenção, baixa energia, comportamentos estereotipados, falta de interação social e falta de autorregulação. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de tradução e adaptação transcultural do MBC para o português do Brasil. Método Os procedimentos foram: tradução do instrumento original, produção de uma versão sintetizada, retrotradução, comparação literal e semântica, parecer do retrotradutor sobre itens divergentes, versão síntese com as sugestões do retrotradutor, avaliação da clareza da versão síntese por profissionais (professores de educação física), grupo focal para avaliar indicadores de clareza do instrumento, avaliação dos ajustes pelo autor do instrumento e produção da versão final. Resultados Os resultados indicaram um nível satisfatório de concordância entre as versões originais e retrotraduzidas, com 68% de itens iguais e 16% de itens com poucas alterações. A versão síntese teve 84% dos itens avaliados como claros por professores de educação física. Conclusão A versão traduzida possui conteúdo compatível com a versão original. Estudos futuros deverão ser conduzidos para a verificação das propriedades psicométricas da versão em português brasileiro do MBC.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/diagnóstico
Comportamento Impulsivo/fisiologia
Relações Interpessoais
Atividade Motora/fisiologia
-Psicometria
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/fisiopatologia
Traduções
Brasil
Lista de Checagem
Professores Escolares
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-981553
Autor: Saraiva, Sergio Bruno Freitas; Oliveira, Braulio Nogueira de; Matias, João Lucas Pinto; Oliveira, Bérgson Nogueira de; Machado, André Accioly Nogueira; Oliveira, Antônio Ricardo Catunda de.
Título: Conhecimentos ludopedagógicos na aprendizagem da natação infantil / Ludopedagogical knowledge in children's swimming learning
Fonte: Licere (Online);21(4):i:429-f:449, dez2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o uso dos aspectos lúdicos nas aulas de natação, bem como suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram entrevistados nove professores de Educação Física que trabalhavam com o ensino da natação infantil. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo do tipo análise temática. Os resultados apontam a relevância do lúdico no processo ensino-aprendizagem, que apesar de ser uma prática não rígida, requer tratamento pedagógico, além do fato de que algumas escolas de natação insistem no ensino tecnicista. Conclui- se que é preciso fomentar a manifestação do componente lúdico como forma de potencializar a fruição, o processo educativo e a participação criativa na cultura.

The present study aims to analyze the use of playful aspects in swimming lessons, as well as their contributions in the teaching-learning process. This is a qualitative research, in which were interviewed nine Physical Education teachers who worked with the teaching of children's swimming. To analyze the data, we used the content analysis technique of thematic analysis type. The results point out the relevance of the playful in the teaching-learning process; Which despite being a non-rigid practice, requires pedagogical treatment; And that some swimming schools insist on technical education. It is concluded that it is necessary to promote the manifestation of the ludic component as a way to enhance fruition, the educational process and creative participation in culture.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Natação
Ensino
Educação Infantil
Aprendizagem Baseada em Problemas
Professores Escolares
Aprendizagem
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-904578
Autor: Ahmadi, Atefeh; Mustaffa, Mohamed Sharif; Haghdoost, Ali Akbar; Mansor, Syed Mohamed Shafeq.
Título: Eclectic approach to anxiety disorders among rural children / Abordagem eclética a transtornos de ansiedade em crianças de zona rural
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);39(2):88-97, Apr.-June 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction Anxiety disorders in primary school-aged children negatively affect their mental health and psychological development. Available non-medical treatments for these conditions are time-consuming and expensive. In this context, eclectic therapy is a therapeutic approach that incorporates some therapeutic techniques and philosophies to create the ideal treatment. In this study, eclectic therapy consisted of art therapy and cognitive-behavioral therapy designed for children suffering from high level of anxiety in their middle childhood years. The therapy also included group guidance sessions for their mothers. The effectiveness of this intervention was examined in the study. Methods 61 students aged 9-12 years with high levels of anxiety participated in the study. Intervention A (n = 20) consisted of 9-hour eclectic therapy for children with 3-hour group guidance sessions for their mothers. Intervention B (n = 20) consisted of 9-hour eclectic therapy for children. There was also a control group (n = 21). Results Teacher ratings of children's mental health difficulties and self-report ratings of anxiety disorders indicated a significant difference from pretest to posttest, revealing a large effect size between the two interventions. Higher levels of pretest scores significantly predicted higher posttest scores for all domains of anxiety and mental health difficulties. Furthermore, age, gender, mothers working a 15-hour day, mother's educational level, parental divorce rates, parental death, and family monthly income predicted therapy outcomes. Conclusion Results provide support for the effectiveness of eclectic art and CBT to improve children's mental health and reduce anxiety through changing thoughts, beliefs, emotions, and behaviors that may cause fear and anxiety.

Resumo Introdução Transtornos de ansiedade em escolares afetam sua saúde mental e seu desenvolvimento psicológico. Tratamentos alternativos disponíveis consomem tempo e são dispendiosos. Nesse contexto, a terapia eclética é uma abordagem terapêutica que incorpora algumas técnicas e filosofias terapêuticas para criar o tratamento ideal. Neste estudo, terapia eclética consistiu de terapia artística e terapia cognitivo-comportamental (TCC) planejada para escolares com altos níveis de ansiedade. A terapia também incluiu sessões de orientação em grupo para as mães. A eficácia da intervenção foi examinada. Métodos 61 escolares com idade de 9-12 anos e altos níveis de ansiedade participaram do estudo. A intervenção A (n = 20) consistiu de 9 horas de terapia eclética para crianças com sessões de 3 horas de orientação em grupo para as mães. A intervenção B (n = 20) consistiu de 9 horas de terapia eclética para crianças. Houve também um grupo controle (n = 21). Resultados Escores atribuídos pelos professores às dificuldades de saúde mental das crianças e escores de ansiedade autoaplicados indicaram diferenças significativas entre resultados pré-teste e pós-teste, revelando grande tamanho de efeito entre as duas intervenções. Escores pré-teste maiores foram preditores significativos de escores pós-teste mais altos para todos os domínios de ansiedade e dificuldades de saúde mental. Idade, gênero, mães trabalhando 15 horas/dia, nível educacional da mãe, índice de divórcio, morte de um dos pais e renda familiar mensal foram preditores de desfechos da terapia. Conclusão Os resultados sugerem a eficácia de arte eclética e TCC para melhorar a saúde mental de crianças e reduzir a ansiedade através de mudança em pensamentos, crenças, emoções e comportamentos que possam causar medo e ansiedade.
Descritores: Transtornos de Ansiedade/terapia
-Terapia pela Arte/métodos
População Rural
Fatores Socioeconômicos
Índice de Gravidade de Doença
Terapia Cognitivo-Comportamental
Estudos Transversais
Análise de Variância
Resultado do Tratamento
Aconselhamento
Autorrelato
Professores Escolares
Mães
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-998500
Autor: Toledo Echemendía, Omelis Milagros(edt); Calderón Mora, María de las Mercedes(edt); Santamaría Cuesta, David Lorenzo(edt).
Título: La preparación para dirigir el diagnóstico de estudiantes con necesidades educativas especiales asociadas al comportamiento / Training to manage the diagnosis of students with special educational needs associated to behavior
Fonte: Gac. méd. espirit;21(1), Ene-Abr 2019.
Idioma: es.
Resumo: El diagnóstico escolar es una de las herramientas con las que cuenta el personal docente, pero se necesita de una preparación previa para su dirección.Objetivo: Diagnosticar la preparación de los directores de las escuelas primarias para dirigir el proceso de diagnóstico de los estudiantes que evidencian necesidades educativas especiales asociadas al comportamiento.Metodología: Se realizó una investigación con diseño no experimental y enfoque cuantitativo en la Universidad de Sancti Spíritus José Martí Pérez, que incluyó ocho directores de escuelas primarias urbanas. Se aplicaron métodos y técnicas de la investigación pedagógica
Descritores: Educação Profissionalizante/métodos
Educação Especial/métodos
-Serviços de Saúde Escolar/ética
Pessoal de Educação/educação
Professores Escolares
Responsável: CU420.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Sancti Spiritus


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Id: biblio-846238 LILACS-Express
Autor: Gava, Thais; Villela, Wilza Vieira.
Título: Educação em Sexualidade: desafios políticos e práticos para a escola / Sexuality Education: political and practical challenges for school / Educación en Sexualidad: desafíos políticos y prácticos para la escuela
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(24):157-171, sept.-dic. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: O artigo aborda a temática da educação em sexualidade a partir das falas e das discussões apresentadas por profissionais da educação, tendo em vista o debate político e a necessidade de se pensar a distância entre o que é proposto nos documentos normativos sobre a educação em sexualidade no país, a realidade dos estudantes nos seus espaços sociais e os posicionamentos dos profissionais em relação ao tema.

Abstract: The article discusses sexuality education based on the discourses presented by education professionals, given the Brazilian political debate on this topic, and the strategical importance of thinking about the gap between what is proposed by normative documents on education, the reality of the students in their social space, and the professionals’ point of view.

Resumen: El artículo aborda el tema de la Educación en Sexualidad a través de discusiones presentadas por los profesionales de la educación, teniendo en cuenta el debate político y la necesidad de pensar la diferencia entre lo que se propone en los documentos normativos sobre la educación en Brasil, la realidad de estudiantes en su espacio social y el posicionamiento de los profesionales.
Descritores: Política
Política Pública
Instituições Acadêmicas
Educação Sexual
Brasil
Educação
Professores Escolares
Moral
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C



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