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Id: biblio-1141577
Autor: Gomes, Lígia Ribeiro e Silva; Almeida, Felipe Quintão; Galak, Eduardo Lautaro.
Título: O yoga no serviço de orientação ao exercício (SOE) de Vitória: uma ascese contemporânea religiosa e corporal / Yoga at the exercise orientation service in Vitoria (Brazil): a contemporary religiously and bodily ascetism / El yoga en los servicios de orientación al ejercicio ( SOE) de Vitória/ES (Brasil): un ascetismo contemporáneo religioso y corporal
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo pretende analisar a presença da religiosidade em aulas de yoga ofertadas pelo serviço público de saúde na cidade de Vitória. O trabalho de campo teve duração de um ano e sete meses e acompanhou duas turmas, constituindo-se por uma pesquisa qualitativa em que foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: ob- servação participante, entrevistas semiestruturadas, aplicação de ques- tionário e formulação de diários de campo. Assim, identificamos que as aulas de yoga tinham uma conotação em que os aspectos religiosos eram sua marca identitária, conformando-se em uma ascese contem- porânea própria de processos ambivalentes e mostrando-se como uma prática exemplar dos processos de hibridização cultural.

This paper intends to analyze the presence of religiosity discourses in yoga classes at the public health service in Vitória/ES (Brazil). Field research lasted a year and seven months and followed two yoga groups, constituting a qualitative research in which are used the following methodological instruments: semi-structured interviews, participant observation, surveys and formulation of field diaries. It was identified a particular connotation on yoga classes, where religious aspects were their identity mark, conforming a contemporary ascetism which is part of an ambivalent processes and showing this corporal practice as an example of a cultural hybridization processes.

Este artículo pretende analizar la presencia de la religiosidad en clases de yoga ofrecidas por el servicio público de salud en la ciudad de Vitória/ES (Brasil). El trabajo de campo tuvo una duración de un año y siete meses y acompañó a dos grupos, constituyéndose de una investigación cualitativa en que fueron utilizados los siguientes instrumentos metodológicos: observaciones participantes, entrevistas semiestructuradas, aplicación de encuestas y formulación de diarios de campo. Identificamos que las clases de yoga tenían una connotación en que los aspectos religiosos eran su marca identitaria, conformándose en un ascetismo contemporáneo propio de procesos ambivalentes y mostrándose como una práctica ejemplar de los procesos de hibridación cultural.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Ioga
Religiosos
Serviços de Saúde
-Exercício Físico
Corpo Humano
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Souza, Luciana Karine de
Reppold, Caroline Tozzi
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Id: biblio-1123417
Autor: Souza, Luciana Karine de; Reppold, Caroline Tozzi; Tavares, Inajá; Hutz, Claudio Simon.
Título: Self-compassion in religious practitioners: criterion validity evidence for the Self-Compassion Scale: Brazil / Autocompaixão em praticantes religiosos: evidência de validade de critério para a Escala de Autocompaixão: Brasil / Auto-compasión en practicantes religiosos: evidencia de validad de criterio para la Escala de Auto-Compasión: Brasil
Fonte: Psico (Porto Alegre);51(2):32939, 2020.
Idioma: en.
Resumo: The construct of self-compassion is based on Buddhist's teachings on compassion towards oneself. This study provides criterion validity evidence for the Self-Compassion Scale ­ Brazil. A comparison on self-compassion in Buddhist and Catholic practitioners may contribute to support the Brazilian version of the scale, as well as shed light into religious differences on the matter. Participated in the study 59 Catholics and 59 Buddhists, all self-declared a religious practitioner. We administered a socio-demographic questionnaire and the Self-Compassion Scale ­ Brazil. Buddhist practitioners presented significantly higher score in self-compassion (M = 4.45, SD = .51) than Catholic practitioners (M = 2.98, SD = .63): t(116) = 13.78, p < .001 (d = 2.56). In addition, there was a significant positive correlation between frequency of religious practice and self-compassion (r = .39, p = .003). Future studies may investigate the relationship between self-compassion and neo-Pentecostal practitioners, which has been increasing in number in Brazil.

O construto de autocompaixão está baseado em ensinamentos budistas sobre a compaixão direcionada a si. Este estudo fornece evidência de validade de critério para a Escala de Autocompaixão ­ Brasil. Uma comparação da auto-compaixão em praticantes budistas e católicos contribui para apoiar a versão brasileira da escala, bem como sobre diferenças religiosas associadas ao tema. Participaram 59 católicos e 59 budistas, todos autodeclarados como praticantes de sua religião. Foi administrado um questionário sociodemográfico e a Escala de Autocompaixão ­ Brasil. Os praticantes budistas apresentaram escore significativamente maior em autocompaixão (M = 4.45, SD = .51) do que os católicos (M= 2.98, SD = .63): t(116) = 13.78, p < .001 (d = 2.56). Ademais, encontrou-se correlação positiva significativa entre frequência da prática religiosa e autocompaixão (r = .39, p = .003). Futuros estudos podem investigar a relação entre autocompaixão e praticantes de religiões neopentecostais, que vêm crescendo em número no Brasil.

El constructo de auto-compasión está basado en enseñanzas budistas sobre compasión direccionada a uno mismo. Este estudio tiene como finalidad aportar evidencia de validad de criterio para la Escala de Auto-compasión ­ Brasil. Una comparación del auto-compasión en practicantes budistas y católicos apoya la versión brasileña de la escala, así como evidencia diferencias religiosas en el tema. Participaron del estudio 59 católicos y 59 budistas, todos autodeclarados practicantes de su religión. Se administró una encuesta sociodemográfico y la Escala de Auto-compasión ­ Brasil. Los practicantes budistas presentaron puntuaciones más altas en auto-compasión (M = 4.45, SD = .51) que los católicos (M = 2.98, SD = .63): t(116) = 13.78, p < .001 (d = 2.56). Fue detectada correlación positiva entre frecuencia de práctica y auto-compasión (r = .39, p = .003). Futuros estudios pueden investigar la relación entre auto-compasión y practicantes de religiones neo-pentecostales, que crecen en número en Brasil.
Descritores: Emoções
Religiosos
-Budismo
Catolicismo
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Roazzi, Antonio
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Id: biblio-883798
Autor: Nascimento, Alexsandro Medeiros do; Paula, Rafael Amorim de; Roazzi, Antonio.
Título: Autoconsciência, religiosidade e depressão na formação presbiteral em seminaristas católicos: um estudo ex-post-facto / Self-awareness, religiosity and depression in priestly formation in catholic seminarians: an ex-post-facto study
Fonte: Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora);10(1):35-48, jun. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa objetivou delinear as interrelações entre autoconsciência, afeto depressivo e religiosidade em seminaristas católicos, tomando como hipótese que o período de formação presbiteral reserva potencial impacto subjetivo em diversas esferas da vida psíquica, tanto cognitiva quanto afetiva, dos sujeitos, aproximando-os de riscos psicopatológicos. Participaram do estudo 50 seminaristas, os quais responderam a Questionário Sociodemográfico e instrumentos psicométricos: Escala de Autoconsciência Situacional, Escala de Rastreamento Populacional para Depressão (CES-D) e Escala de Religiosidade Global. Os dados foram analisados através de Análise da Estrutura de Similaridade, procedimentos da Psicometria e coeficiente de correlação de Pearson, evidenciando que o afeto negativo se interrelaciona com autorreflexão e ruminação e, também, que há uma tendência de decaimento da religiosidade ao longo da formação presbiteral ­ embora cursando com aproximação às formas reflexivas de autofoco no final do período formativo ­, o que indica a necessidade de ajustes das agências formativas na preparação para o sacerdócio

The present study aimed to delineate the interrelationships between self-awareness, depressive affect and religiosity in Catholic seminarians, on the assumption that the period of priestly formation reserves potential subjective impact on various spheres of the mental life, both cognitive and affective, of the subjects, approaching them of psychopathological risks. Fifty Catholic seminarians participated in the study and responded to a Sociodemographic Questionnaire and psychometric instruments: Situational Self-focus Scale, Center for Epidemiologic Studies Depression Scale (CES-D) and Global Religiosity Scale. Data were analyzed using Similarity Structure Analysis, psychometric procedures and Pearson correlation coefficient, showing that negative affect interrelates with self-reflection and rumination, as well as a trend of decline of religiosity along of priestly formation, although approaching to self-reflection occurs at the end of the formative period, indicating the need for training agencies to adjust the preparation for priesthood
Descritores: Consciência
Depressão
-Religião
Religiosos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1042239
Autor: Carvalho, Caroline; Irffi, Guilherme.
Título: Analysis of secularization in Brazil / Análise da secularização no Brasil / Análisis de la secularización en Brasil
Fonte: Rev. bras. estud. popul;36:e0084, 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: This paper analyzes whether Brazil is experiencing a religious secularization process using data from Brazil Religion Survey conducted in 2007. Models of discrete choice are estimated to understand which individual attributes affect disaffiliation, disbelief and lack of religious practice, therefore confirming or disproving secularism hypotheses. Estimations confirm some hypotheses of the theory, for example, that having liberal opinions concerning moral and social issues is positively associated with secularism, and that lower income levels result in lower chances of disaffiliation. In addition, the profile of non-religious people, non-believers and those who do not practice religion is similar. Therefore, it is possible to affirm that there is secularization in Brazil.

Este trabalho analisa se o Brasil está passando por um processo de secularização, utilizando dados da Pesquisa sobre Religião no Brasil, conduzida em 2007. Modelos de escolha discreta foram estimados para entender quais atributos dos indivíduos afetam a desfiliação, descrença e ausência de prática religiosa, para confirmar ou refutar as hipóteses do secularismo. A estimação confirmou algumas hipóteses da teoria. Por exemplo, ter uma opinião liberal acerca de assuntos morais e sociais está positivamente associado com secularismo, enquanto níveis mais baixos de renda incorrem em menores chances de desfiliação. Além disso, o perfil dos desfiliados, descrentes e não praticantes é semelhante. Portanto, é possível afirmar que existe secularização no Brasil.

Este trabajo analiza si Brasil está pasando por un proceso de secularización, para lo cual utiliza datos de la Investigación sobre Religión en Brasil, desarrollada en 2007. Modelos de elección discreta fueron estimados para entender qué atributos de los individuos afectan la desafiliación, la incredulidad y la ausencia de prácticas religiosas, para confirmar o refutar las hipótesis del secularismo. La estimación confirmó algunas hipótesis de la teoría. Por ejemplo, tener una opinión liberal acerca de asuntos morales y sociales está positivamente asociado con el secularismo, mientras que ingresos más bajos implican menores posibilidades de desafiliación. Además, el perfil de los desafiliados, no creyentes y no practicantes es similar. Por lo tanto, es posible afirmar que existe secularización en Brasil.
Descritores: Urbanização
Brasil
Censos
Secularismo
Religiosos
-Religião
Comportamento Social
Fatores Socioeconômicos
Características da População
Espiritualidade
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-882277
Autor: Souza, Fernanda Bernadeth de; Marinho, Anna Carolina Ferreira; Teixeira, Letícia Caldas.
Título: Análise perceptivo-auditiva e autopercepção da voz em pastores evangélicos / Auditory-perceptive analysis and self-perception of the voice in evangelical pastors / Análisis perceptivo-auditivo y autopercepción de la voz en pastores evangélicos
Fonte: Distúrb. comun;29(4):692-701, dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: verificar a associação entre a qualidade da voz e queixa vocal com as variáveis, gênero, idade, tempo de ministério, horas de trabalho, parâmetros vocais e autopercepção vocal em pastores evangélicos. Método: estudo descritivo, analítico de delineamento transversal. Amostra de 52 religiosos, entre 20 a 69 anos; 38 homens e 14 mulheres, média de 8 horas de trabalho, entre 1 a 32 anos de ministério. Foram incluídos pastores ou pastoras, entre 20 a 69 anos, em exercício ministerial e excluídos pastores gagos ou que estivessem resfriados. Procedimentos: gravação das vozes dos participantes, com a emissão da vogal sustentada /a/, dos dias da semana e a leitura de um trecho aleatório do livro de salmos da Bíblia Sagrada. Em seguida, três fonoaudiólogas especialistas em voz, e por consenso, realizaram análise perceptivo auditiva da voz. Houve também aplicação de um questionário com identificação dos dados sociodemográficos e autopercepção da voz e de aspectos da fala em público. Foi realizada análise descritiva dos dados e os testes de associação Qui Quadrado de Pearson e Exato de Fisher. O nível de significância adotado foi de p≤0,05 (5%). Resultados: a qualidade vocal foi avaliada como alterada em 47,2% da amostra, com grau de alteração leve 41,5%. Os demais parâmetros vocais pitch, articulação, loudness, ressonância, velocidade de fala foram considerados adequados na maioria da amostra. 78,85% dos pastores mostrou uma boa autopercepção da fala em público, 52% autoperceberam a voz como razoável e a maioria, 76,9%, relatou queixas vocais de cansaço e rouquidão após o uso da voz; quase todos os pastores (92,5%) disseram que são capazes de manter a atenção e influenciar o ouvinte ao falar em público. Houve associação das queixas vocais com o gênero masculino (p<0,001), faixa etária de 39 a 58 anos (p<0,001) e com profissionais que utilizavam a voz de 5 a 8 horas por dia (p<0,001). As demais variáveis não se associaram com as queixas. Houve associação da qualidade vocal alterada (p<0,034) com a faixa etária de 39 a 58 anos, grau de alteração vocal leve (p<0,001) com a ressonância alterada (p<0,001), pitch (p <0,003) e autopercepção da fala em público (p<0,001) adequados. Conclusão: a maioria dos pastores evangélicos apresenta relato de queixas vocais de cansaço vocal e rouquidão após o uso da voz profissional, mais incidente no sexo masculino, entre 39 a 58 anos, nos pastores que usam a voz de 5 a 8 horas por dia. Quase metade deles apresenta qualidade de voz alterada, associada a esta mesma faixa etária, com alteração da ressonância. Pitch e autopercepção da fala em público adequados.

Objective: verify the association between vocal quality and vocal complaint with variables, gender, age, ministry time, working hours, vocal parameters and vocal self-perception in evangelical pastors. Method: descriptive, analytical study of cross - sectional design. Sample of 52 religious, aged 20 to 69 years; 38 men and 14 women, average of 8 hours of work, between 1 and 32 years of ministry. Pastors were included, between 20 and 69 years in ministerial exercise and excluded stutterers or those who had a cold. Procedures: recording the voices of the participants, with the sustained vowel / a /, the days of the week and the reading of a random excerpt from the book of psalms of the Holy Bible. Then three speech therapists, specialists in voice and by consensus performed auditory perceptive analysis of the voice. There was also a questionnaire with identification of sociodemographic data and self-perception of the voice and aspects of speech in public. Descriptive data analysis and the Pearson Qui Quadrado and Fisher Exact association tests were performed. The level of significance was set at p≤0.05 (5%). Results: vocal quality was assessed as altered in 47.2% of the sample, with slight alteration degree of 41.5%. The other vocal parameters pitch, articulation, loudness, resonance and speech velocity were considered adequate in most of the sample. 78.85% of the pastors showed a good self-perception of speech in public, 52% self-perceived the voice as reasonable and most 76.9% reported vocal complaints of tiredness and hoarseness after voice use, almost all pastors (92, 5%) said they are able to maintain attention and influence the listener when speaking in public. There was an association of vocal complaints with the male gender (p <0.001), age range of 39 to 58 years (p <0.001) and professionals using the voice from 5 to 8 hours per day (p <0.001). The other variables were not associated with the complaints. There was an association of altered vocal quality (p <0.034) with age ranging from 39 to 58 years, degree of mild vocal alteration (p <0.001) with altered resonance (p <0.001), pitch (p <0.003) and self-perception of speech in public (p <0.001) adequate. Conclusion: most evangelical pastors report vocal complaints of vocal fatigue and hoarseness, after the use of professional voice, more incident in males, between 39 and 58 years, in pastors who use the voice from 5 to 8 hours a day . Almost half of them present altered voice quality, associated with this same age group, with altered resonance. Pitch and self-perception of speech in public adequate.

Objetivo: determinar la asociación entre la calidad de la voz y las quejas vocales contando con las variables, género, edad, ministerio de tiempo, horas de trabajo, los parámetros de voz y auto vocal - percepción de los pastores evangélicos. Método: diseño descriptivo, transversal analítico. Muestra 52 religiosa entre los 20 y los 69 años; 38 hombres y 14 mujeres, media de 8 horas de trabajo, entre 1 a 32 años de ministerio. Foram mensurados pastores e pastoras entre los 20 y los 69 años en ejercicio y pastores ministeriales, excluido os gagos o se lo enfriaron. Procedimientos: la grabación de las voces de los participantes, con el emisión de la vocal / a / sostenida, días de la semana y la lectura de un pasaje al azar del libro de los Salmos de la Biblia. En seguida tres fonoaudiólogas, expertos en la voz y en consenso realizaron un análisis perceptivo auditivo de la voz. También fue la aplicación de un cuestionario para identificar los datos sociodemográficos y la autopercepción de la voz y los aspectos del habla en público. El análisis descriptivo se realizó y los datos se asociación a prueba Pearson chi - prueba exacta cuadrado y Fisher. El nivel de significación se fijó en p ≤ 0,05 (5%). Resultados: la calidad vocal fue evaluada como alterada en el 47,2% de la muestra, con un grado de alteración leve del 41,5%. Los otros parámetros de tono vocal, articulación, sonoridad, resonancia, velocidad de la voz se consideran adecuados en la mayor parte de la muestra. 78.85% de los pastores mostraron una buena percepción del habla en el, 52% autoperceberam a voz pública como razonable y más del 76,9% de voz quejas reportadas de la fatiga y ronquera, después de que el uso de la voz, casi a los pastores ( 92,5%) dizeram que son capaces de mantener la atención e influir en el oyente al hablar en público. Hubo asociación de queja de vocês con el gênero malo (P <0,001), edad 39-58 años (p <0,001) y profesionales utilizan para la voz de 5 a 8 horas por día (p <0,001). Las otras variables no se asociaron con la quejas. Hubo una asociación de la calidad de voz modificada (p <0,034) en el grupo de edad 39-58 años grado alteración de la voz Light (p <0,001) con la resonancia alterada (p <0,001), tono (p <0,003), y la percepción pública de expresión (p <0,001) adecuados. Conclusión: La mayoría de los pastores evangélicos informa quejas vocales de fatiga vocal y ronquera, después de que el uso de la voz professional es más común en los hombres, entre 39 y 58 años, los pastores que usan sus voces 5-8 horas al día . Casi la mitad de ellos ha alterado la calidad de voz, asociado a este mismo grupo de edad, cambiando la resonancia. Tono y la percepción del habla en público adecuado.
Descritores: Religiosos
Percepção da Fala
Fonoaudiologia
Voz
Distúrbios da Voz
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-832360
Autor: Mozer, Neuza Maria Sangiorgio; Pasqualotti, Adriano; Portella, Marilene Rodrigues.
Título: Necessidade de cuidado e funcionalidade entre idosas religiosas / The need for care and functionality among religious older women / Necesidad de cuidado y funcionalidad entre ancianas religiosas
Fonte: Rev. eletrônica enferm;16(3):619-624, 20143009. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: O objetivo foi avaliar a necessidade de cuidado autorreferida e a funcionalidade entre idosas religiosas. Trata-se de estudo transversal de cunho populacional. A coleta realizou-se com questionário estruturado contendo dados sociodemográficos, autorreferência para necessidade de cuidados e avaliação da funcionalidade, por meio do Index de Katz, averiguando independência nas atividades da vida diária (AVD). Os dados foram analisados por meio dos testes de Mann-Whitney e qui-quadrado, para um nível de significância de p ≤ 0,05 e intervalo de confiança (IC) de 95%. Apresentam resultados significativamente estatísticos para as variáveis banhar-se, vestir-se e ir ao banheiro. Conclui-se que, embora referindo necessidade de cuidado, as religiosas reservam a si, no máximo, o autocuidado. As evidências remetem à necessidade de ampliar os estudos sobre envelhecimento, congregando cenários similares, haja vista ser este processo progressivo e expressivo nas próprias congregações religiosas.

The objective was to evaluate self-reported need for care and functionality among religious older women. It is a cross-sectional population-based survey. Data collection took place via a structured questionnaire containing sociodemographic information, self-reported need for care and assessment of functionality, through the Katz Index, which investigated independence in activities of daily living (ADL). The data were analyzed using Mann-Whitney U and chi-squared test, with a significance level of p ≤ 0.05 and a 95% confidence interval (CI). The following variables presented statistical significance: bathing, dressing and toileting. We conclude that although they reported the need for care, at most, our participants provide themselves with self-care. Evidence points to the need for more widespread studies on ageing in similar scenarios, for this process is progressive and expressive in religious congregations.

Se objetivó evaluar la necesidad de cuidado autorreferida y la funcionalidad entre ancianas religiosas. Estudio transversal de cuño poblacional. Recolección realizada con cuestionario estructurado incluyendo datos sociodemográficos, autorreferencia de necesidad de cuidados y evaluación de funcionalidad mediante Índice de Katz, averiguando independencia en actividades de la vida diaria (AVD). Los datos fueron analizados mediante los tests de Mann -Whitney y Chi-cuadrado, para un nivel de significatividad de p ≤ 0,05 e intervalo de confianza (IC) de 95%. Presentaron resultados significativamente estadísticos para las variables bañarse, vestirse e ir al baño. Se concluye en que aún refiriendo necesidad de cuidado, las religiosas reservan para sí al máximo el autocuidado. Las evidencias remiten a la necesidad de ampliar los estudios sobre envejecimiento, congregando escenarios similares, teniendo en cuenta que este proceso es progresivo y expresivo en las propias congregaciones religiosas
Descritores: Atividades Cotidianas
Envelhecimento
Institucionalização
Religiosos
Saúde da Mulher
Limites: Humanos
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1854.9 - Faculdade de Enfermagem


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Id: lil-639788
Autor: Moyano-Díaz, Emilio; Cornejo, Felipe A; Gallardo, Ismael.
Título: Creencias y conductas ambientales, liberalismo económico y felicidad / Environmental beliefs and behavior, economic liberalism and happiness / Crenças e condutas ambientais, liberalismo econômico e felicidade
Fonte: Acta colomb. psicol;14(2):69-77, jul.-dic. 2011. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se identifican y analizan las creencias ambientales agrupadas bajo los términos 'nuevo paradigma ambiental’ (NPE, Dunlap, Van Liere, Merting& Jones, 2000) respecto de la conducta ambiental, el liberalismo económico, la religiosidad y la felicidad en la población joven -urbana y rural- de una región del valle central de Chile. Una muestra de 409 participantes de 33 años de edad promedio respondió una batería de instrumentos constituida por el NEP-R que mide creencias acerca de la relación entre el hombre y la naturaleza por medio de dos dimensiones: antropocentrismo y ecocentrismo; la Escala de Conducta Ecológica (ECE); la Escala de Liberalismo Económico (ELE), y la de Felicidad Subjetiva (EFS). La procedencia urbana o rural no tiene efectos sobre ninguna de las variables evaluadas. Las creencias generales a favor del medio ambiente están relacionadas positivamente con la conducta ecológica (o pro-ambiental) y la felicidad subjetiva, no así con el liberalismo económico (rs(409) ≥0,138; ps≤ 0,041). Este último está correlacionado sólo con los aspectos de las creencias asociados al pensamiento anti-antropocéntrico (r(409)= 0,192; p= 0,004) de modo que quienes tienen un pensamiento económicamente más liberal no creen en la supremacía del hombre sobre la naturaleza. Quienes se adscriben a alguna religión tienen más creencias ecocéntricas que quienes no, sin observarse diferencias etarias ni sexuales para otras variables. Se plantean preguntas e implicaciones y se debate acerca de éstos y otros resultados.

We identified and analyzed environmental beliefs grouped under the terms 'new environmental paradigm’ (NEP, Dunlap, Van Liere, Mertingen and Jones, 2000) about the environmental behavior, economic liberalism, religiosity and happiness in young people from a central valley region of Chile. A sample of 409 participants, with average of 33 years answered a battery of instruments consisting of the NEP-R which measures beliefs about the relationship between man and nature by two-dimensional-centrism and anthropocentrism, Ecological Behavior Scale (EBS), Economic Liberalism Scale (ELS) and the Subjective Happiness Scale (SHS). The rural or urban origin has no effect on any variables measured. The general beliefs in favor of the environment are positively related to ecological behavior (pro-environmental behavior) and subjective happiness, but not with economic liberalism (rs(409) ≥ 0.138, ps ≤ 0.041). The economic liberalism is correlated only with the beliefs about the anti-anthropocentric thinking (r(409) = 0.192, p = 0.004) so that those who are most economically liberal do not believe in the supremacy of man over nature. Those who subscribe to any religion have more ecocentric beliefs than who do not have, without sex or age differences were observed for other variables. Questions are raised and debate about these and other results.

Identificam-se e analisam-se as crenças ambientais agrupadas sob os termos 'novo paradigma ambiental’ (NPE, Dunlap, Van Liere, Merting& Jones, 2000) sobre a conduta ambiental, o liberalismo econômico, a religiosidade e a felicidade na população jovem -urbana e rural- de uma região do vale central do Chile. Uma mostra de 409 participantes de 33 anos de idade média respondeu uma bateria de instrumentos constituída pelo NEP-R que mede crenças sobre a relação entre o homem e a natureza por meio de duas dimensões: antropocentrismo e ecocentrismo; a Escala de Conduta Ecológica (ECE); a Escala de Liberalismo Econômico (ELE), e a de Felicidade Subjetiva (EFS). A procedência urbana ou rural não tem efeitos sobre nenhuma das variáveis avaliadas. As crenças gerais a favor do medioambiente estão relacionadas positivamente com a conduta ecológica (ou pró-ambiental) e a felicidade subjetiva, não assim com o liberalismo econômico (rs(409) ≥0,138; ps≤ 0,041). Este último está correlacionado só com os aspectos das crenças associados ao pensamento anti-antropocêntrico (r(409)= 0,192; p= 0,004) de modo que quem tem um pensamento economicamente mais liberal não acreditam na supremacia do homem sobre a natureza. As pessoas que estão vinculadas a alguma religião tem mais crenças ecocéntricas que os que não, sem observarem-se diferenças etárias nem sexuais para outras variáveis. São propostas perguntas e implicações e se debate sobre estes e outros resultados.
Descritores: Ecologia
Felicidade
Política
Religiosos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina



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