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Atallah, Alvaro Nagib
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Id: biblio-1145130
Autor: Puga, Maria Eduarda dos Santos; Atallah, Álvaro Nagib.
Título: What editors, reviewers, researchers and librarians need to know about the PRESS, MECIR, PRISMA and AMSTAR instruments with regard to improving the methodological quality of searches for information for articles
Fonte: Säo Paulo med. j;138(6):459-464, Nov.-Dec. 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Descritores: Armazenamento e Recuperação da Informação/métodos
Armazenamento e Recuperação da Informação/normas
-Pesquisadores
Bibliotecários
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1056067
Autor: Klepa, Thaís Carolina; Pedroso, Bruno.
Título: Analysis of the technical-scientific production of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) productivity fellows in Pediatrics / Análise da produção técnico-científica de bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área da Pediatria
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eAO5043, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To analyze the technical-scientific production of research productivity fellows of the National Council for Scientific and Technological Development, in Pediatrics, from 2013 to 2016. Methods: First, data were obtained identifying fellowship researchers using the Lattes Platform, and subsequently calculating the indicators present in their Lattes curricula using scriptLattes software v8.10. Results: In the period studied, 17 fellowship researchers were identified. They published a total of 524 articles in journals, most of them ranked as high and intermediate Qualis. In addition, fellowship researchers conducted 158 supervisions during the period, published 119 books or chapters and 465 papers in conference proceedings. Conclusion: The Brazilian scientific production in Pediatrics has shown to be significant and of good impact, both nationally and internationally. However, the distribution of research groups is concentrated in specific regions of Brazil.

RESUMO Objetivo: Analisar a produção técnico-científica de bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, na área de Pediatria, no período de 2013 a 2016. Métodos: Os dados foram obtidos identificando-se os bolsistas, por meio da Plataforma Lattes, e, posteriormente, contabilizando-se os indicadores presentes em seus currículos Lattes, pelo software scriptLattes v8.10. Resultados: No período, foram identificados 17 pesquisadores bolsistas, os quais publicaram 524 artigos em periódicos, em sua maioria classificados com Qualis elevado/intermediário. Ainda, os pesquisadores realizaram, no período, 158 orientações, publicaram 119 livros/capítulos e 465 trabalhos em anais de congressos. Conclusão: A produção científica brasileira na área de Pediatria mostrou-se expressiva e de impacto, em âmbito nacional e internacional. Entretanto, a distribuição dos grupos é concentrada em regiões específicas do Brasil.
Descritores: Pediatria/estatística & dados numéricos
Publicações Periódicas como Assunto/estatística & dados numéricos
Publicações/estatística & dados numéricos
Pesquisadores/estatística & dados numéricos
Bibliometria
Bolsas de Estudo/estatística & dados numéricos
-Publicações Periódicas como Assunto/normas
Publicações/normas
Apoio à Pesquisa como Assunto/normas
Apoio à Pesquisa como Assunto/estatística & dados numéricos
Fatores de Tempo
Brasil
Estudos Retrospectivos
Pesquisa Biomédica/normas
Pesquisa Biomédica/estatística & dados numéricos
Escolaridade
Bolsas de Estudo/normas
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1143527
Autor: Maurente, Vanessa Soares; Baum, Carlos; Kroeff, Renata.
Título: Política cognitiva produtivista: desenvolvimento e hierarquia de habilidades na pós-graduação / Productive cognitive policy: development and hierarchy of skills in graduate courses / Política cognitiva productivista: desarrollo y jerarquía de habilidades en el posgrado
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e215231, jan.-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Na perspectiva da teoria enativa da cognição, uma habilidade pode ser compreendida como uma relação flexível de um organismo com aspectos de seu ambiente de modo que ele possa agir de forma bem sucedida. Por sua vez, o conceito de políticas cognitivas nos ajuda a compreender como habilidades são promovidas e distribuídas em diversos contextos. Consideramos que os modelos de avaliação da produtividade acadêmica promovem arranjos que tendem a enfatizar um plano no qual os resultados ganham maior relevância na escala produtiva do que o desmembramento das "soluções" já existentes em problemas. Sendo assim, o objetivo deste artigo é entender o modo como as formas de avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil podem modular noções de habilidades acadêmicas - hoje baseadas, principalmente, em publicações, invisibilizando outros processos que envolvem a produção de conhecimento e a experiência do pesquisador. Para tanto, realizamos uma pesquisa-intervenção junto a estudantes de cinco programas de pós-graduação de universidades públicas e privadas, na qual foram utilizados os procedimentos de entrevistas semiestruturadas e oficinas de fotografia. Por meio das entrevistas com as estudantes de engenharia e o estudante da veterinária, destacadas neste artigo, percebemos como o funcionamento acadêmico pressupõe a habilidade de pesquisar como um atributo que pertence ao indivíduo e reconhece/visibiliza em maior quantidade as habilidades consagradas nas sessões de procedimentos em métodos de artigos científicos, tratando como expert aquele que reproduz com precisão modos de fazer previamente especificados.

Abstract From the perspective of the enative theory of cognition, an ability can be understood as a flexible relationship of an organism with aspects of its environment so that it can act in a successful way. In turn, the concept of cognitive policies allows to understand how skills are promoted and distributed in diverse contexts. We consider that the models of evaluation of academic productivity promote more relevant results than transformation of existing "solutions" into problems. The objective of this article is to understand how the forms of evaluation of graduate programs in Brazil modulate a notion of academic abilities based, mainly, in publications, decreasing the importance of other processes involving the production of knowledge and the experience of the researcher. For such, we conducted an intervention research with students from five graduate programs of public and private universities utilizing semi-structured interviews and photography workshops. The results show how academic functioning assumes the ability to research as an attribute that belongs to the individual. They emphasise the abilities acknowledged only in scientific methods, considering as experts students able to reproduce standard practices.

Resumen En la perspectiva de la teoría enactiva de la cognición, una habilidad se entiende como una relación flexible de un organismo con aspectos de su ambiente para que pueda actuar de forma exitosa. Por su parte, el concepto de políticas cognitivas nos ayuda a comprender cómo las habilidades son promovidas y distribuidas en diversos contextos. Consideramos que los modelos de evaluación de la productividad académica promueven arreglos que tienden a enfatizar un plan en el cual los resultados ganan mayor relevancia en la escala productiva que el desmembramiento de las "soluciones" ya existentes en problemas. Ante esto, el objetivo de este artículo fue entender cómo las formas de evaluación de los programas de posgrado en Brasil pueden modular nociones de habilidades académicas, basadas actualmente en publicaciones, invisibilizando otros procesos que involucran la producción de conocimiento y la experiencia del investigador. Para ello, realizamos una investigación-intervención junto a estudiantes de cinco programas de posgrado de universidades públicas y privadas, en la cual se utilizaron los procedimientos de entrevistas semiestructuradas y talleres de fotografía. De las entrevistas con las estudiantes de ingeniería y el estudiante de veterinaria, destacadas en este artículo, percibimos cómo el funcionamiento académico presupone la habilidad de investigar como un atributo que pertenece al individuo y reconoce/posibilita en mayor cantidad las habilidades más consagradas en las sesiones de procedimientos en métodos de artículos científicos tratando como experto aquel que reproduce con precisión modos de hacer previamente especificados.
Descritores: Pesquisa
Estudantes
Medicina Veterinária
Entrevista
Cognição
Engenharia
Políticas
-Pós
Publicações
Pesquisadores
Soluções
Universidades
Fotografação
Conhecimento
Crescimento e Desenvolvimento
Educação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Entrevista
Estudo de Avaliação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1127954
Autor: Ferreira, Mariane; Barbieri, João Francisco; Almeida, José Julio Gavião; Winckler, Ciro.
Título: Introdução e condução dos métodos mistos de pesquisa em educação física / Introduction and conduct of mixed research methods in physical education / Introducción y conducta de métodos de investigación mixta en educación física
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020.
Idioma: pt.
Resumo: Os métodos mistos de pesquisa são definidos como um processo de recolhimento, análise e "mistura" de dados quantitativos e qualitativos durante determinado estágio da pesquisa em um único estudo. Na área da Educação Física, esse método de pesquisa é uma combinação de abordagens relativamente nova. Assim, o presente ensaio teve como objetivo construir orientações fundamentais para o desenvolvimento de estudos de métodos mistos na área da Educação Física. Conclui-se, pois, que a busca pelo entendimento de como se dá o desenvolvimento de um estudo de métodos mistos pode auxiliar o pesquisador diante das construções de pesquisas, além de trazer contribuições para os avanços científicos.

Mixed research methods are defined as a process of collecting, analyzing and "mixing" quantitative and qualitative data during a given stage of research and in a single study. In the area of Physical Education, this research method is a relatively new combination of approaches. Thus, this essay aimed to build fundamental orientations for the development of mixed methods studies in the Physical Education area. It is concluded, therefore, that the search for the understanding of how the development of a mixed methods study takes place can help the researcher in the face of the research constructions, besides bringing contributions to the scientific advances.

Los métodos de investigación mixtos se definen como un proceso de recopilación, análisis y "mezcla" de datos cuantitativos y cualitativos durante una etapa dada de investigación y en un solo estudio. En el área de Educación Física, este método de investigación es una combinación relativamente nueva de enfoques. Por lo tanto, este ensayo tuvo como objetivo construir orientaciones fundamentales para el desarrollo de estudios de métodos mixtos en el área de Educación Física. Se concluye, por lo tanto, que la búsqueda de la comprensión de cómo tiene lugar el desarrollo de un estudio de métodos mixtos puede ayudar al investigador frente a las construcciones de investigación, además de aportar contribuciones a los avances científicos.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Pesquisadores
Inquéritos e Questionários
-Pesquisa
Comportamento
Compreensão
Educação
Métodos
Limites: Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Carrara, Kester
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Id: biblio-1150858
Autor: Guazi, Taísa Scarpin; Carrara, Kester; Laurenti, Carolina.
Título: Diferenças no Comportamento Acadêmico de Pesquisadores Seniores e Iniciantes: Uma Análise Comportamentalista1 / Diferences in the Academic Behavior of Senior and Beginner Researchers: a Behavioral Analysis / Diferencias en el Comportamiento Académico de Investigadores Séniores y Principiantes: un Análisis Conductual
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-15, jan.-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A ciência e a pós-graduação brasileiras remontam a um passado recente, com expressivo crescimento no decorrer das últimas décadas. Considerando o comportamento do cientista como objeto de estudo psicológico, o objetivo deste trabalho foi investigar possíveis diferenças entre as variáveis responsáveis por instalar e manter o comportamento acadêmico de pesquisadores seniores e iniciantes. Participaram desta pesquisa, de natureza exploratória, seis professores bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico das áreas de Psicologia, Genética e Física ­ sendo um pesquisador sênior e um pesquisador iniciante de cada área. Os dados, coletados por meio de entrevistas, foram analisados mediante o procedimento de interpretação analítico-comportamental. A análise do relato verbal das participantes seniores indica que o comportamento acadêmico das entrevistadas foi instalado por meio de contingências associadas à formação clássica; os participantes iniciantes, por outro lado, foram expostos a uma formação básica profissionalizante. Em acréscimo, as participantes seniores titularam-se doutoras sob contingências informais, e os participantes iniciantes doutoraram-se por meio de contingências delimitadas institucionalmente. Na contemporaneidade, o comportamento acadêmico das participantes seniores é mantido por meio de contingências de reforçamento natural. O relato verbal dos participantes iniciantes indica que o comportamento acadêmico dos entrevistados é, atualmente, distanciado das suas consequências naturais imediatas. As principais diferenças encontradas entre as contingências originárias e mantenedoras do comportamento acadêmico dos participantes seniores e iniciantes parecem exprimir, especialmente, as diferentes contingências a que os entrevistados foram expostos ao longo da formação acadêmico-científica....(AU)

Brazilian science and graduate studies go back to a recent past, with significant growth over the last decades. Considering the scientist's behavior as an object of psychological study, this study investigated possible differences among the variables responsible for installing and maintaining the academic behavior of senior and beginner researchers. Six professors with productiveness scholarships granted by the CNPq in the areas of Psychology, Genetics and Physics (always in pairs of one senior researcher and one beginner researcher in each area) participated in this study. The data that were collected through interviews were analyzed with use of the analytic-behavioral interpretation procedure. The analysis of the verbal report of senior participants indicates that the academic behavior of interviewees was established through contingencies associated with classical formation; the beginner participants, on the other hand, were exposed to basic vocational training. Moreover, the senior participants qualified for doctorates under informal contingencies, and the beginner participants were doctored by means of institutionally-delimited contingencies. Currently, the academic behavior of senior participants is maintained through contingencies of natural reinforcement. The verbal account of the beginner participants, in turn, indicates that the academic behavior of the interviewees is currently distanced from its immediate natural consequences. The main differences found between the contingencies that originated and maintained the academic behavior of senior and beginner participants seem to express, especially, the different contingencies to which the interviewees were exposed throughout their academic training....(AU)

La ciencia y el posgrado brasileños se remontan a un pasado reciente, con un significativo crecimiento en el transcurso de las últimas décadas. Considerando el comportamiento del científico como objetivo de estudio psicológico, el objetivo de este trabajo fue investigar las posibles diferencias entre las variables responsables de instalar y mantener el comportamiento académico de investigadores séniores y principiantes. Participaron de este estudio, de carácter exploratorio, seis profesores con becas de productividad en investigaciones del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico de las áreas de Psicología, Genética y Física ­siendo un investigador sénior y un investigador principiante de cada área­. Los resultados obtenidos por medio de entrevistas fueron analizados según el método de interpretación analítico-conductual. El análisis del relato verbal de las participantes séniores indica que el comportamiento académico de las entrevistadas fue instalado por medio de contingencias asociadas a la formación clásica; los participantes principiantes, por otro lado, fueron expuestos a una formación básica profesional. Además, las participantes séniores se titularon doctoras bajo contingencias informales, y los participantes principiantes se doctoraron por medio de contingencias delimitadas institucionalmente. En la contemporaneidad, el comportamiento académico de las participantes séniores se mantiene por medio de contingencias de refuerzo natural. El relato verbal de los participantes principiantes, por su parte, apunta que el comportamiento académico de los entrevistados es actualmente distanciado de sus consecuencias naturales inmediatas. Las principales diferencias encontradas entre las contingencias originarias y mantenedoras del comportamiento académico de los participantes séniores e principiantes parecen expresar, especialmente, las diferentes contingencias a las que los entrevistados fueron expuestos a lo largo de la formación académico-científica....(AU)
Descritores: Psicologia
Pesquisadores
Ciência
Comportamento
Docentes
-Física
Pós
Bolsas de Estudo
Genética
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1151235
Autor: Costa, Frederico Alves.
Título: Formação e Atuação em Psicologia Social e a Política de Pós-Graduação Brasileira / Academic Formation and Performance in Social Psychology and the Brazilian Postgraduate Policy / La Formación y Actuación en Psicología Social y la Política de Postgrado Brasileña
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-15, jan.-maio 2020. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo remete-se a resultados de uma pesquisa iniciada em 2014 que construiu um mapeamento de pesquisadores(as) de programas de pós-graduação (PPGs) brasileiros em psicologia social e em psicologia que identificavam a psicologia social como área de atuação no Lattes e apresentavam publicações científicas sobre temas políticos. A partir deste mapeamento, apresento um panorama sobre as universidades de formação em mestrado e doutorado e de atuação dos(as) pesquisadores(as), articulando-o com a reflexão sobre a construção e consolidação de PPGs no Brasil. Selecionamos 169 pesquisadores(as) vinculados a 37 PPG distintos, localizados nas cinco regiões do país. Os dados foram organizados em termos das universidades de formação e de atuação dos(as) pesquisadores(as) por períodos temporais. O panorama construído converge com um aspecto histórico marcante no desenvolvimento da pós-graduação brasileira: a concentração da formação em mestrado e doutorado e da atuação de pesquisadores(as) em PPGs da região sudeste. A Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) formaram 45% dos 169 docentes. Os/as pesquisadores(as) que mais orientaram os(as) docentes da pesquisa tiveram participação ativa na construção da psicologia social crítica brasileira. Considera-se importante realizar novas pesquisas sobre: a) o impacto do deslocamento de pesquisadores formados no sudeste para outras regiões no modo em que atuam nestas regiões; b) as consequências de mudanças na avaliação das assimetrias regionais propostas no VI Planos Nacionais de Pós-graduação ­ PNPG; c) as implicações do teto de gastos do Governo Federal na desigualdade regional referente ao investimento científico em pós-graduação....(AU)

This article refers to the results of a research initiated in 2014 that mapped the researchers of Brazilian Graduate Programs (PPG) in Social Psychology and in Psychology that identified social psychology as a working area in the Lattes curriculum and presented scientific publications on political issues. Based on this mapping, we present an overview of the universities that provide master's and doctorate studies and of the work of these researchers, articulating it with some considerations on the construction and consolidation of PPGs in Brazil. We selected 169 researchers from 37 different PPGs situated in all five regions of the country: The data were organized according to academic formation and work universities of the researchers per period. The built panorama converges with a notable historical aspect in the development of Brazilian graduation: concentration in the Southeast region. USP and PUC-SP constituted 45% of the 169 professors. The researchers who most oriented the professors of the research had active participation in the construction of Brazilian critical social psychology. The results show the importance of conducting new research on: a) the impact of the operational displacement of researchers trained in the Southeast to other regions; b) the consequences of changes in the evaluation of the regional asymmetries proposed in the VI Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG); c) the consequences of the Federal Government's limitation of expenditures on regional inequality related to scientific investment in graduate studies....(AU)

Este artículo se remite a los resultados de una investigación iniciada en 2014, que objetivó construir un mapeamiento de investigadores/as de Programas de Postgrado (PPG) brasileños en psicología social y en psicología que identificaban la psicología social como el área de actuación en el currículo Lattes y presentaban publicaciones científicas sobre temas políticos. A partir de ese mapeamiento, presentamos un panorama sobre las universidades de formación en maestría y doctorado y de actuación de los/as investigadores/as, articulándolo con la reflexión sobre la construcción y consolidación de los PPG en Brasil. Seleccionamos 169 investigadores vinculados a 37 PPG distintos, ubicados en las cinco regiones del país. Los datos fueron organizados en cuanto a las universidades de formación y de actuación de los/as investigadores/as por períodos temporales. El panorama construido es convergente conun aspecto histórico marcante en el desarrollo del postgrado brasileño: la concentración de la formación en maestría y doctorado y de la actuación de investigadores/as en PPG de la región Sudeste. La Universidad de São Paulo (USP) y la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP) formaron el 45% de los 169 docentes. Los investigadores que más orientaron a los docentes de la investigación tuvieron participación activa en la construcción de la psicología social crítica brasileña. Se considera importante la realización de nuevas investigaciones sobre: a) el impacto del desplazamiento de investigadores formados en el Sudeste a otras regiones en el modo en que actúan en esas regiones; b) las consecuencias de cambios en la evaluación de las asimetrías regionales propuestas en los VI Planes Nacionales de Postgrado (PNPG); c) las implicaciones de los límites de gastos del Gobierno Federal en la desigualdad regional referente a la inversión científica en postgrado....(AU)
Descritores: Psicologia Social
Pesquisa
Pesquisadores
-Pós
Universidades
Docentes
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-885052
Autor: Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires. Ministerio de Salud. Consejo de Investigación en Salud.
Título: Anuario 2017 / Yearbook 2017.
Fonte: Buenos Aires; GCBA. Ministerio de Salud; 2018. 28 p.
Idioma: es.
Resumo: El Sistema de Salud del G.C.A.B.A, fomenta las investigaciones en Salud a través de diversos dispositivos, como la Carrera de Investigador, el sistema de Becas de Investigación, la Residencia de Investigación en Salud, los Comités de Docencia e Investigación, los Comités de Ética en Investigación, el Comité Central de Ética y el Consejo de investigación en Salud, dentro del ámbito de la Dirección General de Docencia, Investigación y Desarrollo Profesional (DGDIYDP). La investigación que se desarrolla en el ámbito del Sistema de Salud del G.C.A.B.A., representa un componente importante dentro de la totalidad de la investigación en salud de nuestro país, y a diferencia de otros sistemas que priorizan la investigación básica o la investigación farmacológica, comprende a la Salud en sus dimensiones biológicas, psíquicas, sociales, culturales y sanitarias, y como un recurso para la vida, un bien a construir y un derecho a proteger. Este anuario brinda una reseña sobre la Investigación en Salud en la CABA, muestra la estructura del área e intenta difundir las publicaciones de los investigadores de Carrera, los trabajos de los Residentes de Investigación en Salud y de los Becarios de Investigación en el período. (AU)
Descritores: Pesquisa/instrumentação
Pesquisa/organização & administração
Pesquisa/tendências
Pesquisadores
Relatórios de Projetos
Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública/instrumentação
Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública/organização & administração
Tipo de Publ: ANNUAL REPORTS
Responsável: AR494.1 - Centro de Documentación en Salud
AR494.1; CEDOS/CD 5, H01.770.644_01


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1252041
Autor: Williamson, Georgia A; Rodrigo, Shelly; Guthrie-Dixon, Natalie; Blackman, Elizabeth; Beck, J Robert; Hambleton, Ian; Bailey, Althea; Paul, Tomlin; Ragin, Camille C; Tulloch-Reid, Marshall K.
Título: A cross-sectional analysis of investigator needs for non-communicable disease research at the University of the West Indies, Mona / Análisis transversal de las necesidades de los investigadores de las enfermedades no transmisibles en la Universidad de las Indias Occidentales en Mona / Uma análise transversal das carências dos pesquisadores envolvidos em pesquisa de doenças não transmissíveis na Universidade das Índias Ocidentais, Mona
Fonte: Rev. panam. salud pública = Pan am. j. public health;45:e35, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective. To describe the needs of academic staff conducting non-communicable disease (NCD) research at the University of the West Indies, Mona Campus in Jamaica. Methods. Utilizing a cross-sectional design an online survey was created using the research electronic data capture application (REDCap); it was disseminated via email to 708 academic staff members in the Faculties of Medical Sciences and Science & Technology between September and November 2018. Participants were asked to indicate their level of access to expertise, training and equipment for conducting research. Descriptive analysis was conducted using STATA version 14. Results. Most respondents were women (74.2%), predominantly scientists (33.1%) or specialist physicians (22.6%). Less than 2/3 of respondents reported publishing research findings in peer reviewed journals, with a quarter not disseminating their research findings in any medium. Resources for field research/data collection, epidemiological methods and principles, and data management/data analysis were generally available. However, there was limited access to training, expertise and equipment in emerging techniques for NCD research such as metabolomics, bioinformatics/analysis of large-scale data sets and health economics. Additional challenges included limited access to financing for research, inadequate workspace and poor administrative support for conducting research. Conclusions. There is a need for more local research seed funding, stronger administrative support for researchers, and opportunities for training in cutting edge NCD research techniques. Jamaican researchers could benefit from being part of a regional research centre of excellence with critical research skills and equipment that builds research networks and strengthens the NCD research response.

RESUMEN Objetivo. Describir las necesidades del personal académico que investiga las enfermedades no transmisibles (ENT) en el Campus de Mona de la Universidad de las Indias Occidentales, en Jamaica. Métodos. Mediante un diseño transversal, se elaboró una encuesta en línea con RedCap, una aplicación para la captura de datos electrónicos para la investigación, y se divulgó por correo electrónico a los 708 miembros del personal académico de las Facultades de Ciencias Médicas y Ciencia y Tecnología entre septiembre y noviembre del 2018. Se pidió a los participantes que indicaran su nivel de acceso a conocimientos, capacitación y equipo para llevar a cabo investigaciones. El análisis descriptivo se realizó con STATA, versión 14. Resultados. La mayoría de los entrevistados fueron mujeres (74,2%), predominantemente científicas (33,1%) o médicas especialistas (22,6%). Menos de dos terceras partes de los entrevistados informó que publicaban los resultados de sus investigaciones en revistas arbitradas y una cuarta parte declaró que no divulgaba los resultados de sus investigaciones en ningún medio. Por lo general, tenían a su disposición recursos para la investigación de campo o la recopilación de datos, métodos y principios epidemiológicos, así como para la gestión y el análisis de datos. Sin embargo, tenían poco acceso a conocimientos, capacitación y equipo en las técnicas emergentes para la investigación sobre ENT como la metabolómica, la bioinformática o el análisis de conjuntos de datos a gran escala y economía de la salud. Otros retos incluyeron poco acceso al financiamiento para la investigación, espacios de trabajo inadecuados y un apoyo administrativo deficiente para investigar. Conclusiones. Se necesita más capital inicial destinado a la investigación local, un mayor respaldo administrativo a los investigadores y oportunidades de capacitación en las técnicas más recientes de investigación de ENT. Los investigadores jamaiquinos podrían sacar provecho de formar parte de un centro regional de excelencia para la investigación con el equipo y las capacidades de investigación fundamentales para contribuir a la formación de redes de investigación y fortalecer la respuesta investigadora a las ENT.

RESUMO Objetivo. Descrever as carências enfrentadas pelo grupo acadêmico que realiza pesquisa em doenças não transmissíveis (DNT) na Universidade das Índias Ocidentais, campus de Mona, Jamaica. Métodos. Uma pesquisa transversal online foi desenvolvida com o uso da plataforma de captura eletrônica de dados de pesquisa (RedCap) e distribuída por e-mail a 708 integrantes dos grupos acadêmicos nas Faculdades de Ciências Médicas e de Ciência e Tecnologia entre setembro e novembro de 2018. Foi pedido aos participantes que informassem o grau de acesso a conhecimento especializado, capacitação e equipamentos para a realização de pesquisa. Uma análise descritiva foi realizada com o uso do software STATA versão 14. Resultados. Participaram, na sua maioria, mulheres (74,2%), com o predomínio de pesquisadores científicos (33,1%) ou médicos especialistas (22,6%). Menos de 2/3 informaram publicar os resultados de suas pesquisas em periódicos científicos com avaliação por pares e 25% disseram que não divulgavam seus resultados em nenhum veículo. Afirmaram que, em geral, havia recursos para realizar pesquisa de campo/coleta de dados, métodos e procedimentos básicos epidemiológicos e gerenciamento/análise de dados. Porém, era limitado o acesso a capacitação, conhecimentos especializados e equipamentos para empregar métodos emergentes de pesquisa de DNT como metabolômica, bioinformática/processamento em larga escala de grandes conjuntos de dados e economia da saúde. Outras dificuldades citadas foram limitação de financiamento para pesquisa, inadequação dos locais de trabalho e apoio administrativo deficiente à realização de pesquisas. Conclusões. Faz-se necessário mais financiamento para projetos iniciantes locais, firme apoio administrativo aos pesquisadores e oportunidades para capacitação em métodos de ponta de pesquisa de DNT. A situação dos pesquisadores jamaicanos poderia melhorar se fizessem parte de um centro de excelência regional com recursos e equipamentos essenciais para a realização de pesquisa que lhes permitisse formar redes de pesquisadores e fortalecer a resposta da pesquisa de DNT.
Descritores: Pesquisadores
Pesquisa Biomédica
Doenças não Transmissíveis
-Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Financiamento da Pesquisa
Jamaica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1249859
Autor: Brugnaro, Beatriz Helena; Lima, Camila Resende Gâmbaro; Campos, Ana Carolina de; Rocha, Nelci Adriana Cicuto Ferreira.
Título: Translation of the "F-Words Tools" into Brazilian Portuguese / Tradução dos "Instrumentos das F-Words" para o português brasileiro
Fonte: Fisioter. Mov. (Online);34:e34110, 2021. graf.
Idioma: en.
Projeto: FAPESP.
Resumo: Abstract Introduction: The International Classification of Functionality, Disability and Health (ICF) determines that for any health condition, functionality is the result of the multidirectional relationship between the positive aspects of the components of body structures and functions, activities, participation and contextual factors, encompassing personal and environmental factors. Objective: To translate and culturally adapt the "F-Words Tools" into Brazilian Portuguese. Methods: Permission to translate was granted by the authors. After reading and understanding the instruments, a researcher performed a non-certified translation into Brazilian Portuguese. Next, the back translation into English was done by a specialist in both languages without prior knowledge of the original versions. The result of the back translation was sent to the authors of the instrument for verification of semantics and content. Based on the authors' recommendations and the results of translation analyses, there was no need for cultural adaptation. Results: The back translation was approved by the authors, indicating that the Brazilian Portuguese version of all instruments was adequate. The translated titles are: Termo de Compromisso (Agreement), Colagem (Collage), Perfil (Profile) and Folha de Metas (Goal Sheet). The ICF framework was entitled: "The ICF model and My Favorite Words". The material is available free of charge at the CanChild website. Conclusion: The translation into Brazilian Portuguese allows materials to be used in Brazil to disseminate the concepts of the ICF and the "F-words" in clinical and family settings.

Resumo Introdução: A Classificação Internacional de Funciona-lidade, Incapacidade e Saúde (CIF) determina que para qualquer condição de saúde, a funcionalidade é o resultado da relação multidirecional entre os aspectos positivos dos componentes de estruturas e funções do corpo, atividades, participação e fatores contextuais, que englobam os fatores pessoais e ambientais. Objetivo: Traduzir e adaptar culturalmente as "F-Words Tools" para o português brasileiro. Métodos: A tradução foi autorizada pelos autores. Após leitura e entendimento dos instrumentos, uma tradução livre para o português brasileiro foi realizada por uma pesquisadora. Posteriormente, realizou-se a retro-tradução para o inglês por um especialista em ambos os idiomas e sem conhecimento prévio das versões originais. O resultado da retro-tradução foi enviado aos autores do instrumento para verificação de semântica e de conteúdo. Resultados: A aprovação da retro-tradução foi obtida pelos autores, indicando que a versão em português brasileiro de todos os instrumentos estava adequada. Os títulos traduzidos são: Termo de Compromisso (Agreement), Colagem (Collage), Perfil (Profile) e Folha de Metas (Goal Sheet). O modelo da CIF intitulou-se: "O modelo da CIF e Minhas Palavras Favoritas". O material está disponibilizado gratuitamente no site do CanChild. Não foi necessária adaptação cultural, segundo recomendação dos autores e o conteúdo dos instrumentos traduzidos. Conclusão: A tradução para o português brasileiro possibilita o uso desses materiais no Brasil, de modo a disseminar os conceitos da CIF e das "Minhas Palavras Favoritas" em âmbitos clínicos e familiares.
Descritores: Tradução
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Saúde
-Pesquisadores
Adaptação
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1154062
Autor: Torres, Darlyane; Normando, David.
Título: Biostatistics: essential concepts for the clinician
Fonte: Dental press j. orthod. (Impr.);26(1):e21spe1, 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Introduction: The efficiency of clinical procedures is based on practical and theoretical knowledge. Countless daily information is available to the orthodontist, but it is up to this professional to know how to select what really has an impact on clinical practice. Evidence-based orthodontics ends up requiring the clinician to know the basics of biostatistics to understand the results of scientific publications. Such concepts are also important for researchers, for correct data planning and analysis. Objective: This article aims to present, in a clear way, some essential concepts of biostatistics that assist the clinical orthodontist in understanding scientific research, for an evidence-based clinical practice. In addition, an updated version of the tutorial to assist in choosing the appropriate statistical test will be presented. This PowerPoint® tool can be used to assist the user in finding answers to common questions about biostatistics, such as the most appropriate statistical test for comparing groups, choosing graphs, performing correlations and regressions, analyzing casual, random or systematic errors. Conclusion: Researchers and clinicians must acquire or recall essential concepts to understand and apply an appropriate statistical analysis. It is important that journal readers and reviewers can identify when statistical analyzes are being inappropriately used.

RESUMO Introdução: A eficiência dos procedimentos clínicos é baseada em conhecimentos práticos e teóricos. Inúmeras informações diárias estão ao alcance do ortodontista; porém cabe a esse profissional saber selecionar o que realmente tem impacto na prática clínica. A Ortodontia baseada em evidências acaba exigindo que o clínico conheça os fundamentos da bioestatística para compreender os resultados das publicações científicas. Tais conceitos também são importantes aos pesquisadores para um correto planejamento e análise dos dados. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo apresentar, de forma clara, alguns conceitos essenciais da bioestatística que auxiliem o ortodontista clínico na compreensão da pesquisa científica para uma prática clínica baseada em evidências. Além disso, será apresentada uma versão atualizada do tutorial para auxílio na escolha do teste estatístico adequado. Essa ferramenta em PowerPoint® pode ser empregada para auxiliar o usuário a encontrar respostas para dúvidas comuns sobre bioestatística, como o teste estatístico mais adequado para comparar grupos, escolha de gráficos, realizar correlações e regressões, análises de sobrevivência e dos erros aleatório e sistemático. Conclusão: Pesquisadores e clínicos devem adquirir ou relembrar conceitos essenciais para compreender e aplicar uma análise estatística apropriada. É importante que os leitores e revisores de periódicos possam identificar quando análises estatísticas estão sendo utilizadas de forma inadequada.
Descritores: Projetos de Pesquisa
Pesquisadores
Bioestatística
-Apresentação de Dados
Análise Estatística
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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