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Id: lil-735574
Autor: Gessner, Rafaela; Gruchouskei, Fernanda; Barrichelo, Janete; Barros, Cristina Bello; Freire, Márcia Helena de Souza.
Título: Protocolo de desinfecção de brinquedos em unidade de internação pediátrica: vivência acadêmica de enfermagem / Protocol for disinfection of toys in pediatric hospital unit: academic nursing experience / Protocolo de desinfección de juguetes en una unidad de hospitalización pediátrica: experiencia academica de enfermería
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;12(1):177-181, jan.-mar. 2013.
Idioma: en; pt.
Resumo: A hospitalização infantil caracteriza-se como um momento difícil e estressor para a criança e seus familiares, é fundamental que seu direito de brincar seja preservado. A Lei nº. 11.104/2005 preconiza que toda unidade de saúde com internação pediátrica deverá contar com uma brinquedoteca. Contudo, sabe-se que os brinquedos de uso múltiplo constituem um dos itens responsáveis pela infecção hospitalar cruzada, para preveni-la, é necessária uma correta, eficiente e rotineira higienização dos brinquedos. Este estudo foi realizado por acadêmicas do curso de Enfermagem da UFPR, com o objetivo de desenvolver e implantar um Protocolo de Operação Padrão (POP) sobre a desinfecção de brinquedos de uso comum em uma unidade de internação pediátrica de um hospital-escola, na cidade de Curitiba, Paraná, em 2011. Trata-se de um relato de experiência do Estágio Supervisionado curricular de Enfermagem. O POP desenvolvido, em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), estipula o objetivo do procedimento de higienização dos brinquedos, os equipamentos e materiais necessários para sua realização, condições gerais, efetuação e periodicidade. Esta vivência permitiu o estabelecimento de parceria entre a instituição de ensino e o serviço hospitalar; a sensibilização dos profissionais do setor envolvidos no cuidado pediátrico; agregou na formação das acadêmicas, assim como, contribuiu com a instituição.

Child hospitalization is a difficult time for children and their families, their right to play must be protected. The law number 11.104/2005 recommends that every health care center with pediatric unit must have a toy-library available. However it's a well-known fact that the shared toys are one of the causes of the hospital cross infection, to prevent it, there should be a correct, efficient e frequent hygiene of the toys. This paper was developed with the intuit of elaborating a Standard Operation Protocol (SOP) about the disinfection of shared toys in a School-hospital with pediatric unit in the city of Curitiba, Parana, in 2011. It is a report of nursing academic experiences from the nursing course of the UFPR. The SOP developed in partnership with the Service of Infection Control (SIC) provides the purpose of the procedure for cleaning of toys, equipment and materials necessary for their achievement, general conditions, effecting and frequency. This experience allowed the establishment of partnership between education institution and hospital service, awareness of professionals involved in pediatric care, and contributes to other sectors pediatric, and, added to academics education.

La hospitalización infantil es un momento difícil para el niño y sus familiares, por lo tanto, su derecho a jugar debe mantenerse. La Ley no. 11.104/2005 recomienda que todas las unidades de salud con un hospital pediátrico deben tener una ludoteca. Sin embargo, los juguetes de uso múltiple constituyen un de los elementos responsables por la infección cruzada hospitalaria, para evitar que esto ocurra, se requiere una limpieza correcta, eficiente y de rutina de los juguetes. Este estudio fue desarrollado con el objetivo de elaborar un Protocolo de Operación Estándar (POE) para la desinfección de los juguetes de uso común en una unidad de hospitalización pediátrica de un hospital universitário, en la ciudad de Curitiba, Paraná, en el 2011. Es un relato de experiência de estudiantes de Enfermería de la UFPR. El POE desarrollado en colaboración con el Servicio de Control de Infecciones del Hospital (SCIH) establece como propósito el procedimiento para la limpieza de los juguetes, los equipos y materiales necesarios para su realización, las condiciones generales, su efectuación y frecuencia. Este vivencia permitió estabeler la asociación entre la institución educativa y el servicio del hospital; la conciencia de los profesionales del sector que participan en la atención pediátrica; contribuye a los demás sectores de pediatría, y, añade a la capacitación profesional.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Jogos e Brinquedos
Criança Hospitalizada
Infecção Hospitalar
Promoção da Saúde
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-715240
Autor: Inocencio Soares, Nataly Tsumura; Grubisich Mendes Tacla, Mauren Teresa.
Título: Experience of nursing staff facing the hospitalization of burned children / Vivencia del equipo de enfermería frente a la hospitalización del niño quemado / Vivência da equipe de enfermagem frente à hospitalização da criança queimada
Fonte: Invest. educ. enferm;32(1):49-59, Jan.-Apr. 2014.
Idioma: en.
Resumo: Objective. To present the experiences of nursing staff working with hospitalized burned children. Methodology. Qualitative study. Data were obtained from semi-structured interviews applied to 16 people of the nursing team (12 professional technicians and 4) working at a burn treatment center. For the analysis, the Method information Interpretation of the Senses was used. The theoretical basis used to support the discussion of the study was proposed by Geertz's interpretive anthropology. Results. The narratives showed that the process of care to burned children is stressful for the participants because they are psychologically involved with the tragic story of a patient who suffered burns, and therefore with the clinical situation. This allows for the development of empathy. On the other hand there cultural involvement facing and accepting the consequences of what happened to the patient, due to the change of body image stigma that the child will suffer hamper the re-socialization of the child after discharge. Conclusion. The nursing team is affected in various ways during the care of hospitalized burned children. There is need for educational programs for their preparation in the care of these patients.

Objetivo. Presentar la vivencia del equipo de enfermería que trabaja con niños quemados hospitalizados. Metodología. Estudio cualitativo. Los datos se obtuvieron a partir de entrevista semiestructurada aplicada a 16 personas del equipo de enfermería (12 técnicos y cuatro profesionales) quienes trabajan en un centro de tratamiento de quemados. Se utilizó para el análisis de información el Método de Interpretación de los Sentidos. La base teórica utilizada para apoyar la discusión del estudio fue la Antropología interpretativa propuesta por Geertz. Resultados. Los relatos mostraron que el proceso de atención a niños quemados es estresante para los participantes porque se encuentran inmersos dentro de la trágica historia del paciente y, por consiguiente, con su situación clínica, lo que los afecta sicológicamente. Esta circunstancia permite el desarrollo de la empatía. Por otra parte, se involucra culturalmente puesto que afronta y acepta las consecuencias de lo ocurrido al paciente. Debido al cambio de la imagen corporal, el niño sufrirá estigmas que dificultarán su resocialización después del alta. Conclusión. El equipo de enfermería se ve afectado de diversas formas durante el cuidado del niño quemado hospitalizado. Por esto, es necesario realizar programas educativos para la preparación en su atención.

Objetivo. Apresentar a vivência da equipe de enfermagem que trabalham com meninos queimados hospitalizados. Metodologia. Estudo qualitativo. Os dados se obtiveram a partir de entrevista semiestruturada aplicada a 16 pessoas da equipe de enfermagem (12 técnicos e 4 de profissionais) que trabalham num centro de tratamento de queimado. Utilizou-se para a análise de informação o Método de Interpretação dos Sentidos. A base teórica utilizada para apoiar a discussão do estudo foi a Antropologia interpretativa proposta por Geertz. Resultados. Os relatos mostraram que o processo de atendimento a crianças queimadas é estressante para os participantes porque se veem envolvidos psicologicamente com a trágica história do um paciente que sofreu queimaduras, e portanto com a situação clínica. Esta circunstância permite o desenvolvimento da empatia. Por outra parte, há envolvimento cultural ao enfrentar e aceitar as consequências do ocorrido ao paciente, devido à mudança da imagem corporal o menino sofrerá estigmas que dificultarão a ressocialização do menino depois do alta. Conclusão. A equipe de enfermagem se vê afetado de diversas formas durante o cuidado do menino queimado hospitalizado. Há necessidade de realizar programas educativos para sua preparação no atendimento destes pacientes.
Descritores: Queimaduras/enfermagem
Empatia
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/psicologia
Estresse Psicológico/etiologia
-Unidades de Queimados
Queimaduras/psicologia
Criança Hospitalizada
Hospitalização
Entrevistas como Assunto
Estresse Psicológico/epidemiologia
Limites: Adulto
Criança
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Id: biblio-1177087
Autor: Andrade, Bruna Raiane Viana; Cunha, Juliana Xavier Pinheiro da; Biondo, Chrisne Santana.
Título: A resiliência do enfermeiro no cuidado à criança que vivencia a terminalidade / La resiliencia de las enfermeras en el cuidado de niños que experimentan terminalidad / The resilience of nurses in caring for children who experience terminality
Fonte: Rev. enferm. UFSM;10:e88, 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: investigar a resiliência de enfermeiros no cuidado à criança que vivencia a terminalidade na terapia intensiva. Método: estudo qualitativo, com 12 enfermeiras das Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal de dois hospitais no interior da Bahia. A coleta de dados ocorreu em abril e maio de 2019, utilizou-se a entrevista semiestruturada, analisada mediante Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: evidenciou-se a dificuldade das enfermeiras em lidar com a terminalidade infantil, referindo angústia e impotência, mais intensamente àquelas que são mães. A empatia e a espiritualidade se mostraram importantes no cuidado à criança terminal e no desenvolvimento da resiliência. Conclusão: faz-se necessário que a finitude seja enfrentada como curso natural da vida. Assim, deve-se ampliar estudos sobre a temática e que as instituições de ensino e laborais invistam em discussões sobre a terminalidade, para que as enfermeiras desenvolvam mecanismos de enfrentamento e de construção da resiliência no cuidado à criança.

Objective: to investigate the resilience of nurses in caring for children experiencing terminality in intensive care. Method: a qualitative study conducted with 12 Pediatric and Neonatal Intensive Care Unit nurses of two hospitals in the countryside of Bahia. Data collection occurred in April and May 2019, and semi-structured interview was used, analyzed through Collective Subject Discourse. Results: it was evidenced the difficulty of nurses in dealing with child terminality, referring to anguish and impotence, more intensely to those who are mothers. Empathy and spirituality proved to be important in caring for terminally ill children and in developing resilience. Conclusion: it is necessary that finitude be faced as a natural course of life. Thus, studies on the theme should be expanded and educational and labor institutions invest in discussions about terminality so that nurses develop coping mechanisms and build resilience in child care.

Objetivo: investigar la resiliencia del enfermero en el cuidado de niños que experimentan terminalidad en cuidados intensivos. Método: estudio cualitativo, con 12 enfermeros de las Unidades de Cuidados Intensivos Pediátricos y Neonatales de dos hospitales del interior de Bahía. La recolección de datos se realizó en abril y mayo de 2019, se utilizó la entrevista semiestructurada, analizada a través del Discurso Colectivo del Sujeto. Resultados: se evidenció la dificultad de las enfermeras para afrontar la terminalidad infantil, referida a la angustia e impotencia, con mayor intensidad a las que son madres. La empatía y la espiritualidad demostraron ser importantes en el cuidado del niño terminal y en el desarrollo de la resiliencia. Conclusión: es necesario que la finitud se enfrente como un curso natural de la vida. Así, es necesario ampliar los estudios sobre el tema y que las instituciones educativas y laborales inviertan en discusiones sobre la terminalidad, para que las enfermeras desarrollen mecanismos de afrontamiento y construyan resiliencia en el cuidado infantil.
Descritores: Cuidado da Criança
Criança Hospitalizada
Enfermagem
Morte
Resiliência Psicológica
Limites: Humanos
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


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Id: biblio-1102443
Autor: Lançoni Júnior, Antônio Carlos; Azevedo, Adriano Valério dos Santos; Crepaldi, Maria Aparecida.
Título: Comunicação entre equipe de saúde, família, criança em unidade de queimados / Communication between health team, family and children in burning units / Comunicación del equipo de salud, familia y niños en unidad de quemados
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(4):623-634, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Este artigo objetivou compreender o processo de comunicação entre equipe de saúde-família-criança em uma unidade de queimados. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa com 12 profissionais de uma equipe de saúde de diferentes áreas de atuação. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e os dados foram analisados mediante análise categorial temática com o software Atlas.ti 7. Os dados possibilitaram a construção da categoria ­A comunicação no contexto hospitalar ­e subcategorias­comunicação entre equipe de saúde, família, criança e seus elementos facilitadores e dificultadores. Na comunicação com a criança, as informações são transmitidas de maneira clara e direta por meio do diálogo e do brincar. E com o familiar cuidador ocorre nas conversas diárias a fim de verificar o momento adequado e a maneira pela qual este compreende as informações recebidas. Foram identificados elementos facilitadores: o interesse e a participação do familiar, a possibilidade de utilização de materiais informativos e o repasse gradativo das informações. Por outro lado, o grau de instrução e os sentimentos de culpa dos familiares integram os elementos dificultadores. Os profissionais de saúde estão atentos às diferentes formas de transmissão de informações, e diante dos desafios inerentes às dificuldades de comunicação, é necessário refletir sobre estratégias para atender às necessidades da criança e família na unidade de queimados, para promover acolhimento das demandas que serão identificadas durante o período de hospitalização.

The main purpose of this article was to comprehend the process of communication between the health team, the family, and the child in a Burning Unit. This is a descriptive explanatory study with qualitative nature counting with 12 professionals from a health team of different areas of acting. It was used the half-structured interview, and all the data was analyzed through thematic categorical analysis with the Atlas.ti 7 Software. The data allowed the construction of the category ­The communication in hospital context ­and subcategories ­communication between health team, family, child and its facilitators and diffusers. When it comes to the communication with a child, the information is transmitted clear and straight through dialogue and activities. And, with the familiar caregivers occurs in daily conversations verifying the proper moment, and the way of which they comprehend the receiving information. It was identified facilitators: the family's interest and participation, the possibility in the use of informative materials, the gradual pass through of information. However, the instruction's degree and the family's guilt integrate the diffusers elements. Health professionals are attentive to the different ways of transmitting information, and giving the challenges related to the difficulties of communication, it is necessary to reflect about strategies to attend the necessities of the child and the family in the burning unit, as to promote the reception of demands which will be identified during the hospitalization period.

En este artículo se tuvo por objetivo comprender el proceso de comunicación entre equipo de salud familia-niño en una unidad de quemados. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo de naturaleza cualitativa con 12 profesionales de un equipo de salud de diferentes áreas de actuación. Se utilizó la entrevista semiestructurada y los datos analizados mediante análisis categorial temático con software Atlas. Ti 7. Los datos posibilitaron la construcción de la categoría ­La comunicación en contexto hospitalario -subcategorías ­comunicación entre equipo de salud familia, niño y sus elementos facilitadores y dificultadores. En comunicación con niños las informaciones son transmitidas de manera clara y directa por intermedio del diálogo y del jugar. Y con el familiar cuidador ocurren las conversaciones diarias verificando el momento adecuado y de manera por la cual este comprende las informaciones recibidas. Se identificaron elementos facilitadores: el interés y participación del familiar, la posibilidad de utilización de materiales informativos, y el repase gradual de las informaciones. Por otro lado, el grado de instrucción y los sentimientos de culpa de los familiares integran los elementos dificultadores. Los profesionales de la salud están atentos a las diferentes formas de transmisión de informaciones, y delante de los desafíos inherentes a las dificultades de comunicación, es necesario reflexionar sobre estrategias para atender las necesidades de los niños y sus familias en la unidad de quemados, para promover acogida de las demandas que serán identificadas durante el período de hospitalización.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente/ética
Unidades de Queimados
Relações Familiares/psicologia
Comunicação em Saúde/ética
-Relações Profissional-Paciente
Estresse Psicológico/psicologia
Queimaduras/psicologia
Criança Hospitalizada/psicologia
Cuidadores/psicologia
Emoções
Acolhimento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1020648
Autor: Navarro-Tapia, Sandra; Ramírez, Muriel; Clavería, Cristián; Molina, Yerko.
Título: Validación de "The Parental Stressor Scale Infant Hospitalization modificado, al español" en una unidad cuidados intensivos pediátricos / Validation of "The Parental Stressor Scale Infant Hospitalization modified, to Spanish" in a pediatric intensive care unit
Fonte: Rev. chil. pediatr;90(4):399-410, ago. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: Las unidades de cuidados intensivos son conocidas como ambientes de alto estrés para los familiares, este puede ser mayor cuando el paciente es un hijo/hija y los padres deben enfrentar la enfermedad y el ambiente hospitalario. El instrumento "The Parental Stressor Scale Infant Hospitali zation (PSSIH), es una herramienta utilizada para medir estresores en Unidades de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIP), sin embargo, la escala no está validada en Chile. El objetivo de este estudio es validar y adaptar culturalmente el instrumento "The Parental Stressor Scale Infant Hospitalization modificado" en madres/padres de niños hospitalizados en la UCIP de un Hospital Universitario. MÉTODO: Estudio instrumental de validación. Luego de traducir y contratraducir la versión en inglés del instrumento, un grupo de 10 profesionales expertos evaluó la adaptación al español. Luego 10 padres/ madres de niños hospitalizados en la UCIP evaluaron la comprensión del instrumento. Las propiedades psicométricas del instrumento fueron evaluadas utilizando un análisis factorial exploratorio y alfa de Cronbach. RESULTADOS: Se aplicó en una muestra de 221 padres/madres la versión chilena del "PSSIH modificado", tuvo mínimas modificaciones semánticas y los jueces expertos consideraron adecuado el instrumento, por lo que no fue necesario borrar ningún ítem. Se eligió la solución de 3 dimensiones, que explicaron el 48,89% de la varianza total del instrumento. El alfa de Cronbach fue de 0,885, 0,902 y 0,703 respectivamente para cada dimensión. CONCLUSIÓN: El PSSIH modificado ha demostrado ser un instrumento confiable y valido en una muestra de niños chilenos hospitalizados en una Unidad de Cuidados Intensivos Pediátricos de un hospital universitario , cuyo nombre en español es "Escala de Evaluación de Estresores Parentales en niños hospitalizados en Unidades de Cuidados Intensivos Pediátricos" (EEEP - UCIP).

INTRODUCTION: Intensive care units are known as high-stress environments for family members, this can be higher when the patient is a son or daughter and the parents must face the disease along with everything that the hospital environment implies. The Parental Stressor Scale Infant Hospitalization (PSSIH) instrument is a tool used to measure stressors in Pediatric Intensive Care Units (PICU), however, the scale is not validated in Chile. The objective of this study is to culturally validate and adapt the instrument "the modified Parental Stressor Scale Infant Hospitalization" in mothers/fathers of hospitalized children in the PICU of a University Hospital. METHOD: Instrumental validation study. After translating and counter-translating the English version of the instrument, a group of 10 expert professionals evaluated the Spanish adaptation. Then, 10 parents of hospitalized children in the PICU evaluated the understanding of the instrument. The psychometric properties of the instrument were evaluated using exploratory factorial analysis and Cronbach's alpha. RESULTS: The Chilean version of the "modified PSSIH" was applied to a sample of 221 parents, with minimal semantic modifications and the expert judges considered the instrument adequate, therefore, it was not necessary to delete any item. The 3-dimensional solution was chosen, which explained 48.89% of the total instrument variance. The Cronbach's alpha was 0.885, 0.902, and 0.703 respectively for each dimension. CONCLUSION: The modified PSSIH has proved to be a reliable and valid instrument in a sample of Chilean children hospitalized in a Pediatric Intensive Care Unit of a university hospital. The name in Spanish of the scale is "Escala de Evaluación de Estresores Parentales en niños hospitalizados en Unidades de Cuidados Intensivos Pediátricos" (EEEP - UCIP).
Descritores: Pais/psicologia
Estresse Psicológico
Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Criança Hospitalizada
-Psicometria
Chile
Inquéritos e Questionários
Hospitalização
Idioma
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-827498
Autor: Ramos, Daniele Zuba; Lima, Cássio de Almeida; Leal, André Luiz Ramos; Prado, Patrícia Fernandes do; Oliveira, Valdira Vieira de; Souza, Ana Augusta Maciel de; Figueiredo, Mirela Lopes de; Leite, Maisa Tavares de Souza.
Título: A participação da família no cuidado às crianças internadas em unidade de terapia intensiva / Family participation in the care of children hospitalized in an intensive care unit / La participación de la familia en el cuidado de niños ingresados en la unidad de cuidados intensivos
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;29(2):189-196, abr.-jun.2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Compreender a participação da família no cuidado à criança internada em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica (UTINP). Métodos: Pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa. O estudo foi realizado em um hospital universitário do norte de Minas Gerais, Brasil, e teve como participantes oito pais de crianças internadas na UTINP. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, os quais, posteriormente, foram submetidos à análise de conteúdo, originando duas categorias: vivenciando o cuidado com o filho na Unidade de Terapia Intensiva, e fatores dificultadores e facilitadores do cuidado. Resultados: Evidenciou-se que a família não está totalmente inserida no cuidado à criança hospitalizada. Isso acontece devido a sentimentos de medo e insegurança dos pais, restrição pela complexidade e tecnologia dos aparelhos utilizados na assistência, indisponibilidade de tempo dos familiares por precisarem realizar outras funções e por residirem em outros municípios. O apoio da equipe atuante no setor foi enfatizado pelos entrevistados como fator facilitador do cuidado. Conclusão: O estudo subsidia a reflexão sobre a importância da participação dos pais no cuidado à criança que requer terapia intensiva e destaca que o envolvimento da família é uma necessidade que precisa ser considerada pelos profissionais de saúde no processo de assistência integral ao cliente pediátrico.

Objective: To understand family involvement in child care in a Neonatal and Pediatric Intensive Care Unit (NPICU). Methods: Qualitative exploratory and descriptive study. The study was conducted in a university hospital in Northern Minas Gerais, Brazil, with parents of children in NPICU. Data were collected through semi-structured interviews and later underwent content analysis, which yielded two categories: experiencing the care for the child in the Intensive Care Unit and factors hindering and facilitating care. Results: It was clear that the family is not fully inserted in the care of hospitalized children. This happens due to parents' feelings of fear and insecurity, restrictions caused by the complexity of the technology and equipment used in health care, family members' unavailability because they need to perform other activities and live in other municipalities. The support from the staff in the sector was singled out by respondents as a factor that facilitates care. Conclusion: The study contributes to reflection on the importance of parental involvement in the care of children who need intensive care and highlights that family involvement is a necessity that must be taken into account by healthcare professionals in the comprehensive care process of pediatric patients.

Objetivo: Comprender la participación de la familia en el cuidado al niño ingresado en una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatal y Pediátrico (UCINP). Métodos: Investigación exploratoria, descriptiva y de naturaleza cualitativa. El estúdio se realizó en un hospital universitario del norte de Minas Gerais, Brasil, con la participación de ocho padres de niños ingresados en la UCINP. Se recogieron los datos a través de entrevistas semiestructuradas las cuales, a posteriori, fueron sometidas al análisis de contenido, generando dos categorías: vivencia del cuidado con el hijo en la Unidad de Cuidados Intensivos y factores que facilitan y dificultan el cuidado. Resultados: Se evidenció que la familia no está totalmente involucrada con el cuidado del niño ingresado. Eso se da por los sentimientos de miedo e inseguridad de los padres, la restricción de la complejidad y tecnología de los aparatos utilizados en la asistencia, la indisponibilidad de tiempo de los familiares por dedicarse a otras funciones y por el hecho de vivir en otros municipios. El apoyo del equipo del sector fue identificado por los entrevistados como un factor que facilita el cuidado. Conclusión: El estudio refleja sobre la importancia de la participación de los padres en el cuidado del niño que está com cuidados intensivos y destaca que el envolvimiento de la família es una necesidad que debe ser considerada por los profesionales sanitarios en el proceso de la asistencia integral al cliente pediátrico.
Descritores: Cuidado da Criança
Criança Hospitalizada
Cuidados Críticos
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1149311
Autor: Coelho, Hercules Pereira; Souza, Gilberto dos Santos Dias de; Freitas, Victor Hamilton da Silva; Santos, Isabelly Rayane Alves dos; Ribeiro, Chesla de Alencar; Sales, Janayle Kéllen Duarte de; Oliveira, Joseph Dimas de; Gonçalves, Gleice Adriana Araujo; Castro, Ana Paula Ribeiro de.
Título: Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa / Percepción del niño hospitalizado acerca del juguete terapéutico instructivo en la terapia intravenosa / Perception of the hospitalized child about the instructional therapeutic play in intravenous therapy
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(3):e20200353, 2021. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetivo analisar a percepção da criança hospitalizada quanto ao uso do brinquedo terapêutico instrucional no preparo para a terapia intravenosa. Método estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital pediátrico público no município de Juazeiro do Norte - Ceará, entre os meses de julho a setembro de 2019. Participaram do estudo 31 crianças em idade pré-escolar e escolar. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e, posteriormente, analisados por meio do software IRAMUTEQ. Resultados diante da percepção das crianças acerca da terapia intravenosa, foi averiguado que elas compreenderam a técnica a partir da utilização do brinquedo terapêutico instrucional. Quando a criança tem a oportunidade de brincar e dramatizar a terapia intravenosa, por meio do brinquedo terapêutico instrucional, a ansiedade, a dor, a angústia, a solidão, o medo e o choro são atenuados. Conclusões e implicações para a prática orientar as crianças quanto à realização da terapia intravenosa favorece sua compreensão quanto aos reais benefícios desta técnica para a sua saúde, possibilitando, ainda, a compreensão do enfermeiro quanto às condições que representam riscos para a criança e intervenha em tempo hábil por meio da utilização de estratégias que favoreçam a recuperação da saúde e a minimização de traumas subsequentes advindos da hospitalização.

Resumen Objetivo Analizar la percepción del niño hospitalizado cuanto al uso del juguete terapéutico instructivo en la preparación para la terapia intravenosa. Método Estudio descriptivo, con enfoque cualitativo, realizado en un hospital pediátrico público de la ciudad de Juazeiro do Norte - Ceará, entre julio y septiembre de 2019. Participaron 31 niños en edad preescolar y escolar. Los datos se recogieron mediante entrevista semiestructurada, posteriormente analizados con el software IRAMUTEQ. Resultados En vista de la percepción de los niños acerca de la terapia intravenosa, se encontró que ellos comprendieron la técnica a partir del uso del juguete terapéutico instructivo. Cuando tienen la oportunidad de jugar y dramatizar la terapia intravenosa, a través del juguete terapéutico instructivo, la ansiedad, el dolor, la angustia, la soledad, el miedo y el llanto son mitigados. Conclusiones e implicaciones para la práctica Orientar a los niños sobre la realización de la terapia intravenosa favorece su comprensión sobre los beneficios reales de esta técnica para su salud, permitiendo además que la enfermera comprenda las condiciones que suponen riesgos para el niño e intervenga de forma oportuna, mediante el uso de estrategias que favorezcan la recuperación de la salud y la minimización de traumas posteriores a la hospitalización.

Abstract Objective to analyze the perception of the hospitalized child regarding the use of the instructional therapeutic play in preparation for intravenous therapy. Method descriptive study, with a qualitative approach, performed in a public pediatric hospital in the city of Juazeiro do Norte - Ceará, between the months of July and September 2019. A total of 31 pre-school and school children participated in the study. The data were collected through a semi-structured interview, and later analyzed through IRAMUTEQ software. Results in view of the children's perception of intravenous therapy, it was found that they understood the technique, from the use of the instructional therapeutic play. When the child has the opportunity to play and dramatize intravenous therapy, through the instructional therapeutic play, the anxiety, the pain, the anguish, the loneliness, the fear and the crying are mitigated. Conclusion and implications for practice Orienting children in the performance of intravenous therapy favors their understanding of the real benefits of this technique for their health, allowing the nurse to understand the conditions that pose risks to the child, and intervene in a timely manner, through the use of strategies that favor the recovery of health and the minimization of subsequent trauma from hospitalization.
Descritores: Jogos e Brinquedos
Criança Hospitalizada/psicologia
Injeções Intravenosas/métodos
-Procedimentos Clínicos
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1150643
Autor: Campos, Débora Câmara de; Silva, Liliane Faria da; Sá, Selma Petra Chaves; Reis, Adriana Teixeira.
Título: Tecnologias educacionais na prevenção de queda em crianças hospitalizadas / Educational technologies in fall prevention in hospitalized children / Tecnologías educacionales en la prevención de caída en niños hospitalizados
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13:221-226, jan.-dez. 2021. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivos: identificar na literatura nacional e internacional tecnologias educacionais utilizadas com vistas à prevenção de queda em criança hospitalizada. Métodos: revisão integrativa, nas bases LILACS, MEDLINE e BDENF (via Biblioteca Virtual em Saúde), CINAHL e PUBMED em abril de 2018, sem delimitação do período de publicação. Resultados: nove artigos foram analisados. A maioria publicada em periódicos internacionais e por enfermeiros. Os temas predominantes são: modo de uso e eficácia de instrumentos para identificação do risco de queda em crianças hospitalizadas; desenvolvimento de programas de prevenção de queda, utilizando estratégias multifacetadas; e uso de sistema de treinamento de profissionais através da Web com vistas à segurança do paciente. Conclusão: as tecnologias educativas têm se mostrado úteis para facilitar o treinamento de profissionais e familiares, bem como para subsidiar a prática dos enfermeiros na prevenção de eventos adversos, como a queda, reduzindo a ocorrência deste

Objectives: to identify in the national and international literature educational technologies used to prevent falls in hospitalized children. Methods: integrative review, using LILACS, MEDLINE and BDENF (via Virtual Health Library), CINAHL and PUBMED in April 2018, without delimitation of the publication period. Results: nine articles were analyzed. Most published in international journals and by nurses. The predominant themes are: the mode of use and effectiveness of instruments to identify the risk of falls in hospitalized children; development of fall prevention programs using multifaceted strategies; and use of professional training system through the Web for patient safety. Conclusion: educational technologies can be useful to facilitate the training of professionals and family members, as well as to subsidize the practice of nurses in the prevention of adverse events, such as falls, reducing their occurrence

Objetivo: identificar en la literatura nacional e internacional tecnologías educativas utilizadas con vistas a la prevención de caída en niño hospitalizado. Métodos: revisión integrativa, en las bases LILACS, MEDLINE y BDENF (vía Biblioteca Virtual em Salud), CINAHL y PUBMED en abril de 2018, sin delimitación del período de publicación. Resultados: se analizaron nueve artículos. La mayoría publicada en periódicos internacionales y por enfermeros. Los temas predominantes son: modo de uso y eficacia de instrumentos para identificar el riesgo de caída en niños hospitalizados; desarrollo de programas de prevención de caída, utilizando estrategias multifacetadas; y uso del sistema de entrenamiento de profesionales a través de la Web con miras a la seguridad del paciente. Conclusión: las tecnologías educativas se han mostrado útiles para facilitar el entrenamiento de profesionales y familiares, así como para subsidiar la práctica de los enfermeros en la prevención de eventos adversos, como la caída, reduciendo la ocurrencia de éste
Descritores: Acidentes por Quedas
Criança Hospitalizada
Tecnologia Educacional
-Desenvolvimento de Programas
Capacitação Profissional
Segurança do Paciente
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1149506
Autor: Costa, Anna Caroline Leite; Silva, Daniela Cristina Zica; Correa, Allana dos Reis; Marcatto, Juliana de Oliveira; Rocha, Patrícia Kuerten; Matozinhos, Fernanda Penido; Manzo, Bruna Figueiredo.
Título: Percepção da enfermagem quanto aos desafios e estratégias no contexto da segurança do paciente pediátrico / Percepción de enfermería sobre los retos y estrategias en el contexto de seguridad del paciente pediátrico / Perception of nursing regarding challenges and strategies in the context of pediatric patient safety
Fonte: REME rev. min. enferm;24:e1345, fev.2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO OBJETIVO: compreender a percepção da equipe de Enfermagem quanto aos desafios e estratégias vivenciados em relação à segurança do paciente pediátrico. MÉTODOS: estudo qualitativo, exploratório, realizado com 16 profissionais de Enfermagem que atuam em uma unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital público de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise temática, utilizandointeracionismo simbólico como referencial teórico. RESULTADOS: os achados foram divididos em duas categorias: "desafios vivenciados pela equipe de Enfermagem para o alcance da segurança do paciente" e "estratégias utilizadas para garantia da segurança do paciente". A percepção da equipe de Enfermagem abrange aspectos que perpassam desde a falta de alinhamento em relação ao conhecimento sobre a temática da segurança do paciente até a dificuldade em reconhecer os riscos, problemas na notificação do evento adverso, sobrecarga de trabalho e falta de rotina no serviço. Observou-se, porém, que os profissionais fizeram proposições e reconheceram a necessidade de investimento em estratégias relevantes para o aprimoramento da segurança do paciente que até o momento não foram efetivadas. CONCLUSÃO: os desafios vivenciados precisam ser avaliados pelos profissionais e gestores em busca de planejamento e execução de estratégias mais efetivas na busca de melhoria da segurança dos pacientes pediátricos, o que inclui o investimento na capacitação de profissionais e estímulo ao envolvimento de familiares.

RESUMEN OBJETIVO: comprender la percepción del personal de enfermería sobre los desafíos y estrategias relacionados con la seguridad del paciente pediátrico. MÉTODOS: estudio exploratorio cualitativollevado a cabo con 16 profesionales de enfermería de cuidados intensivos pediátricos de un hospital público de Minas Gerais, Brasil. La recogida de datos se realizómediante entrevistas semiestructuradas;para el análisis de los datos se utilizó el análisis temático; el interaccionismo simbólico se utilizó como marco teórico. RESULTADOS: los resultados se dividieron en dos categorías: "desafíos delpersonal de enfermería para la seguridad del paciente" y "estrategias para garantizar la seguridad del paciente". La percepción del personal de enfermería engloba aspectos desde la ausencia de consenso en relación al conocimiento sobre el tema seguridad del paciente hasta la dificultad para reconocer los riesgos, problemas en la notificación del evento adverso, sobrecarga de trabajo y falta de rutina en los servicios. Sin embargo, se observó que el personal presentó propuestas yreconoció la necesidad de invertir en estrategias relevantes para mejorar la seguridad del paciente, medidas no implementadas hasta ahora. CONCLUSIÓN: los retos deben ser evaluados por profesionales y gestores con miras a la planificación y ejecución de estrategias más efectivas para la seguridad del paciente pediátrico, concapacitación de profesionales y estímulo a la participación de los familiares.

ABSTRACT OBJECTIVE: to understand the perception of the Nursing team regarding the challenges and strategies experienced in relation to pediatric patient safety. METHODS: qualitative, exploratory study, conducted with 16 Nursing professionals who work in a pediatric intensive care unit of a public hospital in Minas Gerais, Brazil. Data were collected through semi-structured interviews and submitted to thematic analysis, using symbolic interactionism as a theoretical framework. RESULTS: the findings were divided into two categories: "challenges experienced by the Nursing team to achieve patient safety" and "strategies used to ensure patient safety". The perception of the Nursing team encompasses aspects that range from the lack of alignment in relation to the knowledge on the subject of patient safety to the difficulty in recognizing the risks, problems in the notification of the adverse event, work overload and lack of routine in the service. However, it was observed that the professionals made propositions and recognized the need to invest in relevant strategies to improve patient safety that have not been implemented soComo citar este artigo:Costa ACL, Silva DCZ, Correa AR, Marcatto JO, Rocha PK, Matozinhos FP, Manzo BF. Percepção da Enfermagem quanto aos desafios e estratégias no contexto da segurança do paciente pediátrico. CONCLUSION: the challenges experienced need to be evaluated by professionals and managers in search of planning and execution of more effective strategies in the search for improving the safety of pediatric patients, which includes investment in training professionals and encouraging the involvement of family members.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Criança Hospitalizada
Segurança do Paciente
-Equipe de Enfermagem
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1147876
Autor: Beserra, Rayane Alves; Nunes, Michelle Darezzo Rodrigues; Cibreiros, Sylvia Alves; Silva, Liliane Faria da; Santos, Ravini do Santos Fernandes Vieira dos; Araújo, Barbara Bertolossi Marta de.
Título: A terapia do riso como ferramenta de cuidado com a criança hospitalizada: revisão integrativa da literatura / La risoterapia como herramienta de atención para niños hospitalizados: una revisión bibliográfica integradora / Laughter therapy as a care tool for hospitalized children: an integrative literature review
Fonte: Rev. enferm. Cent.-Oeste Min;10(1):3797, out. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Investigar, na literatura nacional e internacional, o uso da terapia do riso junto às crianças hospitalizadas. Método: Revisão integrativa da literatura. As bases de dados pesquisadas foram MEDLINE®, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, PsycINFO®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem ­ Bibliografia Brasileira e Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud. Os termos utilizados identificados nos Descritores em Ciência da Saúde e nos Medical Subject Headings foram "terapia do riso", "criança", "pré-escolar" e "criança hospitalizada", além das palavras-chave "risoterapia", "riso-terapia" e "riso terapia" em diferentes combinações. O recorte temporal foi de 10 anos, a partir de 2008. Resultados: A amostra final para a análise foi constituída de 17 artigos, que foram organizados em três categorias: Risoterapia como estratégia para a diminuição da dor, do desconforto e do sofrimento; A diminuição do medo, do estresse e da ansiedade com a risoterapia e O Impacto psicossocial da risoterapia na criança hospitalizada. Conclusão: Foi possível perceber benefícios da terapia que incluem diminuição da dor, do estresse e da ansiedade e mudanças emocionais e sociais. Salienta-se a importância da temática, por meio da qual é possível oferecer ao paciente pediátrico um cuidado integral e humanizado.(AU)

Objective: To investigate, in the Brazilian and international literature, the use of laughter therapy with hospitalized children. Methods: An integrative literature review. The databases searched were MEDLINE®, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, PsycINFO®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem ­ Bibliografia Brasileira and Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud. The index terms used on Descritores em Ciência da Saúde and Medical Subject Headings were "laughter therapy", "child", "preschool" and "hospitalized child", and the keywords "risotherapy" in different combinations. The timeframe was 10 years, starting from 2008. Results: The final sample for analysis consisted of 17 papers, organized into three categories: laughter therapy as a strategy to reduce pain, discomfort and suffering; Decreased fear, stress, and anxiety with laughter therapy; and the psychosocial impact of laughter therapy on hospitalized children. Conclusion: Some observed benefits from laughter therapy include decreased levels of pain, stress, and anxiety, as well as emotional and social changes. We emphasize the importance of this theme since it provides pediatric patients with a comprehensive and humanized care(AU)

Objetivo: Investigar en la literatura nacional e internacional el uso de la risoterapia con niños hospitalizados. Metodología: Revisión integrativa de literatura. Las bases de datos establecidas fueron: MEDLINE®, Cumulative Indexto Nursing and Allied Health Literature, PsycINFO®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem ­ Bibliografia Brasileira e Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud. Los descriptores utilizados identificados en los Descritores em Ciência da Saúde y Medical Subject Headings fueron: "terapia de la risa", "niño", "preescolar" y "hospitalizado", y la palabra clave "risoterapia" en sus diferentes combinaciones. El plazo fue de 10 años, a partir de 2008. Resultados: La muestra final para el análisis consistió en 17 artículos, agrupados en tres categorías: La risoterapia como estrategia para reducir el dolor, las molestias y el sufrimiento; Disminución del miedo, el estrés y la ansiedad con la risoterapia y El impacto psicosocial de la risoterapia en los niños hospitalizados. Conclusión: Fue posible obtener beneficios de la terapia que incluyen disminución del dolor, estrés, ansiedad y cambios emocionales y sociales. Se enfatiza la importancia del tema porque a través de él es posible ofrecer a los pacientes pediátricos una atención integral y humanizada..(AU)
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Criança Hospitalizada
Revisão
Terapia do Riso
Responsável: BR1259.1 - DIBIB - Divisão de Biblioteca



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