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Id: biblio-1021514
Autor: Tavares, Jeane Saskya Campos; Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade.
Título: Manejo Clínico das Repercussões do Racismo entre Mulheres que se "Tornaram Negras" / Clinical Management of the Repercussions of Racism among Women who have "Turned Black / Manejo Clínico de las Repercusiones del Racismo entre Mujeres que se "Volvieron Negras"
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-13, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: No Brasil, não há produção sistemática de conhecimentos, métodos ou estratégias para o manejo clínico das repercussões do racismo sobre a saúde mental da população negra. Esta é uma lacuna teórica e prática relevante, pois, quando o terapeuta não reconhece o racismo como produtor de iniquidades sociais, preconceito e discriminação, contribui para aumento de sofrimento psíquico de seu paciente negro e para a manutenção das desigualdades raciais. Neste relato, apresentamos a experiência de atendimento clínico de duas mulheres autodeclaradas negras, universitárias, através de técnicas da Psicoterapia Analítico Funcional (FAP) e Terapia de Aceitação e Compromisso (TAC). Na análise, buscou-se destacar aspectos gerais da condução dos atendimentos que pudessem auxiliar ou suscitar reflexão entre psicólogos de orientações teóricas diversas. O relato de experiência é apresentado em três partes: a) acolhimento e estabelecimento de aliança terapêutica; b) identificação do racismo como origem do sofrimento psíquico; e c) resultados das intervenções. Os principais resultados referem-se ao estabelecimento de vínculo seguro e saudável, ao aumento do repertório de habilidades sociais, à elevação da autoestima e ao desenvolvimento de capacidade de autocompaixão/autocuidado pelas pacientes. Recomenda-se desenvolvimento de sensibilidade e competência cultural entre os profissionais da saúde mental para diminuir as disparidades na quantidade e qualidade do atendimento psicoterápico prestado a esta população....(AU)

In Brazil, there is no systematic production of knowledge, methods or strategies for the clinical management of the impact of racism on the mental health of the black population. This is a relevant theoretical and practical gap because when the therapist doesn't recognize racism as a producer of social inequities, prejudice and discrimination, he or she contributes to an increase in the psychological suffering of the black patient and to the maintenance of racial inequalities. In this article, we present the experience of clinical care through Functional Analytic Psychotherapy and Acceptance and Commitment Therapy of two self-declared black, female university students. In the analysis, general aspects of the clinical conduct that could help or elicit reflection among psychologists of diverse theoretical orientations were highlighted. This case report is presented in three parts: a) establishing rapport and the therapeutic alliance, b) identification of racism as a source of psychic suffering and c) results of the therapy. The main results refer to the patients: establishing a safe and healthy bond with their therapist, increasing their repertoire of social skills and self-esteem, and developing their capacity for self-compassion and self-care. It is recommended that the development of cultural sensitivity and cultural competence is established among mental health professionals to improve psychotherapy care offered to the black population....(AU)

En Brasil, no hay producción sistemática de conocimientos, métodos o estrategias para el manejo clínico de los efectos del racismo en la salud mental de la población negra. Esta es una laguna teórica y práctica relevante, pues cuando el terapeuta no reconoce el racismo como productor de iniquidades sociales, prejuicio y iscriminación, contribuye a un aumento de sufrimiento psíquico de su paciente negro y al antenimiento de las desigualdades raciales. En este relato, presentamos la experiencia de atención clínica de dos mujeres autodeclaradas negras, universitarias, a través de técnicas de la Psicoterapia Analítico Funcional (FAP) y Terapia de Aceptación y Compromiso (TAC). En el análisis, se buscó destacar aspectos generales de la conducción de los atendimientos que pudieran auxiliar o suscitar reflexión entre psicólogos de orientaciones teóricas diversas. El relato de experiencia se presenta en tres partes: a) acogida y establecimiento de alianza terapéutica; b) identificación del racismo como origen del sufrimiento psíquico; y c) resultados de las intervenciones. Los principales resultados se refieren al establecimiento de un vínculo seguro y sano, al aumento del repertorio de habilidades sociales, a la elevación de la autoestima y al desarrollo de capacidad de autocompasión/autocuidado por las pacientes.. Se recomienda el desarrollo de sensibilidad y competencia cultural entre los profesionales de la salud mental para disminuir las disparidades en la cantidad y calidad de la atención psicoterápica prestada a esta población....(AU)
Descritores: Terapia Cognitiva
Saúde Mental
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Racismo
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1016783
Autor: Santos, Abrahao de Oliveira.
Título: O Enegrecimento da Psicologia: Indicações para a Formação Profissional / The Blackening of Psychology: Indications for Vocational Training / El Ennegrecimiento de la Psicología: Indicaciones para la Formación Profesional
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(spe):159-171, jan./ Mar.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Esse texto é fruto de estudos e debates iniciados em 2012 e da possibilidade de pensar o diálogo entre a Psicologia e as práticas de cuidar na espiritualidade de matriz africana. Trazendo, no contexto da resistência negra, os valores que se apresentam nos saberes dos terreiros, acolhimento, comunidade, ancestralidade, e o lugar desses saberes ao longo da história da resistência negra no Brasil. Além de apresentar algumas referências bibliográficas, o texto se baseia nos debates com estudantes de Psicologia e nas visitas a alguns terreiros de Candomblé. O propósito do texto é indicar a importância das psicólogas e dos psicólogos entrarem em contato com alguns conhecimentos das tradições e saberes não ocidentais, presentes numa parte significativa da população brasileira. Considerando que a Psicologia e as religiões de matriz africana estão preocupadas com as questões da subjetividade, mas também com os modos de cuidar e de garantir o direito à diversidade de estilos de vida e à singularização, esse diálogo de saberes pode significar uma mudança das condições epistêmicas para a formação profissional e o trabalho da Psicologia. A perspectiva apresentada pelos saberes da população de terreiro e sua conexão com as lutas históricas do povo negro, poderiam compor na atuação, junto à população brasileira, das psicólogas e dos psicólogos. É aí que faz sentido o reclame ao enegrecimento da Psicologia. É esse sentido, com os avanços que a Psicologia pode fazer, no Brasil, que se desenvolve ao longo do texto....(AU)

This text is the result of studies and discussions started in 2012 and the possibility of thinking the dialogue between Psychology and spirituality-care practices of African array. Bringing in the context of the black resistance, the values that appear in the knowledge of the terreiros meeting place, welcome, ancestry, community and the place of such knowledge throughout the history of black resistance in Brazil. Besides presenting some references, the text is based on discussions with students of Psychology and on visits to some terreiros de Candomblé. The purpose of the text is to indicate the importance of psychologists into contact with some knowledge of non-Western traditions, present in a significant part of the Brazilian population. Whereas Psychology and religions of African array are concerned with the issues of subjectivity, but also with the modes of care and to guarantee the right to diversity of lifestyles, this dialogue can mean a change of epistemic conditions for professional training and the work of psychology. The perspective presented by the knowledge of the population of terreiro and connection to the historical struggles of black people, could compose in the performance the psychologists with the Brazilian population. That is where the complaint related to the blackening of Psychology makes sense. It is in this sense, with the advances that Psychology can do in Brazil, that the text develops....(AU)

Este texto es fruto de estudios y debates iniciados en 2012 y de la posibilidad de pensar el diálogo entre la Psicología y las prácticas de cuidar en la espiritualidad de matriz africana. Trayendo, en el contexto de la resistencia negra, los valores que se presentan en los saberes de los terreros, acogida, comunidad, ancestralidad, y el lugar de esos saberes a lo largo de la historia de la resistencia negra en Brasil. Además de presentar algunas referencias bibliográficas, el texto se basa en los debates con estudiantes de Psicología y en las visitas a algunos terreros de Candomblé. El propósito del texto es indicar la importancia de las psicólogas y de los psicólogos para entrar en contacto con algunos conocimientos de las tradiciones y saberes no occidentales presentes en una parte significativa de la población brasileña. Considerando que la Psicología y las religionesde matriz africana están preocupadas por las cuestiones de la subjetividad, pero también con los modos de cuidar y de garantizar el derecho a la diversidad de estilos de vida y a la singularización, este diálogo de saberes puede significar un cambio de las condiciones epistémicas para la formación profesional y el trabajo de la Psicología. La perspectiva presentada por los saberes de la población de terrero y su conexión con las luchas históricas del pueblo negro, podrían componer en la actuación, junto a la población brasileña, de las psicólogas y de los psicólogos. Es ahí donde tiene sentido el reclamo al ennegrecimiento de la Psicología. Es ese sentido, con los avances que la Psicología puede hacer, en Brasil, que se desenvuelve a lo largo del texto.....(AU)
Descritores: Psicologia
Religião
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1017054
Autor: Silva, Roseane Amorim da; Menezes, Jaileila de Araújo.
Título: As fronteiras (in)visíveis entre as juventudes quilombola e urbana / The borders (in) visible between the quilombola and urban youth / Las fronteras (in) visibles entre la juventud quilombola y urbanos
Fonte: Barbarói;(52):131-149, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: No presente estudo podem ser observados alguns aspectos que emergem dos encontros entre os/as jovens rurais quilombolas e jovens urbanos/as. Através dos/as quilombolas buscou-se conhecer como acontecem esses encontros. Os/as quilombolas fazem parte de uma pesquisa realizada em duas comunidades, localizadas na área rural do município de Garanhuns/PE, cujos nomes são Castainho e Estivas. A pesquisa foi realizada em dois momentos: no primeiro aconteceu a observação participante nas comunidades, em seguida 20 entrevistas semiestruturadas com os/as jovens. Os dados construídos foram analisados a partir da interseccionalidade de gênero, raça e classe social. Foi visto que os/as jovens da cidade frequentam as comunidades quilombolas, principalmente nos finais de semana, onde têm práticas de lazer. Os/as jovens quilombolas frequentam a área urbana com finalidades diversas: estudos, trabalho, festas. Percebe-se que esse encontro entre as juventudes no contexto quilombola, muitas vezes, é atravessado por situações de opressão e desigualdades. Os/as jovens urbanos fazem uso do território quilombola sem restrições, ligam som em alto volume, bebem, escolhem o lugar do bar onde querem ficar, o mesmo não acontece quando os/as quilombolas rurais estão na cidade. As relações desiguais de classe, raça e gênero são marcadas no próprio território quilombola, a exemplo dos/as jovens urbanos que frequentam as comunidades, mas não se "misturam" com as pessoas de lá. Considera-se importante observar essa realidade, uma vez que buscou-se compreender as vivências dos/as jovens no intuito de visibilizar limites e possibilidades que circunscrevem a vida das juventudes.(AU)

In the present study, we observed some aspects that emerge from the encounters between the young rural quilombolas and the urban ones. Through the quilombolas young we seek to know how these encounters happen. Quilombolas are part of a survey conducted in two communities, located in the rural area of the municipality of Garanhuns / PE, whose names are Castainho and Estivas. The research was carried out in two moments: in the first we did participant observation in the communities, then 20 semi-structured interviews with the young people. The constructed data were analyzed from the intersectionality of gender, race and social class. We have seen that young urban people attend quilombola communities, mainly on weekends, where they have leisure practices. The quilombolas young attend the urban area with different purposes: studies, work, parties. We realize that this encounter between the youths in the quilombola context, is often crossed by situations of oppression and inequalities. Urban young people make use of quilombola territory without restrictions, turn on loud music, drink, choose the place of the bar where they want to stay, the same does not happen when quilombolas are in the city. The unequal relations of class, race and gender are marked in the Quilombola itself, like the urban youths who frequent the communities, but do not "mix" with the people there. We consider it important to observe this reality, since we seek to understand the experiences of young people in order to visualize limits and possibilities that circumscribe the life of youth.(AU)

En el presente estudio, podemos observar algunos aspectos que emergen de los encuentros entre rural y quilombola y juventud urbana. A través de quilombolas jóvenes, buscamos saber cómo ocurren estos encuentros. Los quilombolas forman parte de una investigación realizada en dos comunidades, ubicadas en el área rural de Garanhuns / PE, cuyos nombres son Castainho y Estivas. La investigación fue conducida en dos momentos: en el primero, la observación participante ocurrió en las comunidades, a continuación, 20 entrevistas semiestructuradas con los jóvenes. Los datos construidos se analizaron sobre la base de la intersección de género, raza y clase social. Se verificó que las comunidades de quilombolas frecuentes en jóvenes urbanos, principalmente los fines de semana, donde tienen actividades de ocio. Los jóvenes quilombolas frecuentan el área urbana con diferentes propósitos: estudios, trabajo, fiestas. Se percibe que este encuentro entre los jóvenes en el contexto de los quilombolas, muchas veces, es atravesado por situaciones de opresión y desigualdades. Los jóvenes urbanos usan territorio quilombola sin restricciones, conectan el sonido en alto volumen, beben, escogen el lugar donde quieren quedarse en el bar, lo mismo no ocurre cuando los quilombolas están en la ciudad. Las relaciones desiguales de clase, raza y género están marcadas en el propio territorio de Quilombola, como la juventud urbana que frecuenta las comunidades, pero no está "mezclada" con las personas allí. Se considera importante observar esta realidad, pues se ha buscado comprender las experiencias de los jóvenes, a fin de hacer visibles límites y posibilidades que circunscriban la vida de la juventud.(AU)
Descritores: Adolescente
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
FREE ASSOCIATION9
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Tonete, Vera Lúcia Pamplona
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Id: biblio-1013174
Autor: Oliveira, Juliana Eliseu de; Ferrari, Anna Paula; Tonete, Vera Lúcia Pamplona; Parada, Cristina Maria Garcia de Lima.
Título: Resultados perinatais e do primeiro ano de vida segundo cor da pele materna: estudo de coorte / Resultados perinatales y del primer año de vida según el color de la piel materna: estudio de cohorte / Perinatal results and first-year of life according to maternal skin color: a cohort study
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;53:e03480, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo analisar as características maternas e desfechos perinatais e do primeiro ano de vida segundo a cor da pele autorreferida pelas mães. Método estudo de coorte com 507 mães e seus bebês, desenvolvido em município do interior paulista. O seguimento ocorreu de junho de 2015 a fevereiro de 2017. Os dados foram coletados em cinco momentos: no primeiro mês e aos três, seis, nove e 12 meses de vida da criança. Foram incluídas no estudo variáveis sociodemográficas, relativas ao pré-natal e parto. Entre os desfechos perinatais foram analisados o peso ao nascer e a necessidade de internação em unidades neonatais e entre os desfechos do primeiro ano de vida, ocorrência de infecção respiratória e a vigência de aleitamento materno. Resultados mulheres pretas/pardas apresentam situação sociodemográfica desfavorável quando comparadas às brancas. O único desfecho associado à cor da pele foi a vigência de aleitamento materno, mais favorável entre as mulheres pretas/pardas. Conclusão apesar da situação sociodemográfica desfavorável, considerando os desfechos selecionados, mulheres pretas/pardas não tiveram piores resultados. A hipótese de que a qualidade do atendimento pode anular os efeitos negativos de suas condições sociodemográficas precisa ser testada em futuros estudos.

RESUMEN Objetivo Analizar las características maternas y los resultados perinatales y del primer año de vida según el color de la piel autorreferida por las madres. Método Estudio de cohorte con madres y sus bebés, desarrollado en un municipio del interior del Estado de São Paulo. El seguimiento ocurrió de junio de 2015 a febrero de 2017. Los datos fueron recogidos en cinco momentos: al primer mes y a los tres, seis, nueve y 12 meses de vida del niño. Fueron incluidas en el estudio variables sociodemográficas, relacionadas con el prenatal y el parto. Entre los resultados perinatales, fueron analizados el peso al nacer y la necesidad de hospitalización en unidades neonatales, y entre los resultados del primer año de vida, ocurrencia de infección respiratoria y la vigencia de la lactancia. Resultados Participaron en el estudio 507 madres. Mujeres negras/mestizas presentaron situación sociodemográfica desfavorable cuando comparadas con las blancas. El único resultado más favorable entre las mujeres negras/mestizas fue la vigencia de lactancia. Conclusión A pesar de la situación sociodemográfica desfavorable, considerando los resultados seleccionados, mujeres negras/mestizas no tuvieron peores resultados. El supuesto de que la calidad de la atención puede anular los efectos negativos de sus condiciones sociodemográficas necesita probarse en futuros estudios.

ABSTRACT Objective To analyze the maternal characteristics and perinatal and the first year outcomes of life according to the self-reported color of the mothers. Method Cohort study with mothers and their babies developed in a city in the interior of São Paulo. Follow-up occurred from June 2015 to February 2017. Data were collected at five moments: in the first month and at three, six, nine and 12 months of the child's life. Sociodemographic variables related to prenatal and delivery were included in the study. Among the perinatal outcomes, we analyzed the birth weight and the need for hospitalization in neonatal units; for the outcomes of the first year of life, the occurrence of respiratory infection and the breastfeeding duration were measured. Results A total of 507 mothers participated in the study. Black/brown women presented an unfavorable socio-demographic situation when compared to white women. The only more favorable outcome among black/brown women was the breastfeeding duration. Conclusion Despite the unfavorable socio-demographic situation considering the selected outcomes, black/brown women did not have worse results. The hypothesis that the quality of care may negate the negative effects of their sociodemographic conditions needs to be tested in future studies.
Descritores: Aleitamento Materno
Assistência Perinatal
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
-Estudos de Coortes
Enfermagem Materno-Infantil
Limites: Seres Humanos
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Lactente
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Souza, Luiz Carlos Duarte de
Martelli, Antonio Carlos Ceribelli
Costa, Holmes Campanelli
Id: lil-60144
Autor: Souza, Luiz Carlos Duarte de; Martelli, Antonio Carlos Ceribelli; Costa, Holmes Campanelli.
Título: Associaçäo entre fenótipo acetilador de INH e índices morfológicos e baciloscópicos em pacientes hansenianos virchovianos / Association between the INH acetylator phenotype and morphological and bacilluscopic rates in virchowian leprosy leprous patients
Fonte: Rev. Salusvita (Impr.);6(1):107-26, 1987. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Procuramos, neste trabalho, relacionar o fenótipo acetilador de isoniazida com índices morfológicos, baciloscópicos e tempo de duraçäo de tratamento em 2 grupos de pacientes hansenianos, virchovianos e branqueados, sendo que o primeiro deles apresenta suspeita clínica de sulfono resistencia. Säo todos pacientes do sexo masculino, internados e ou controlados no Hospital Lauro de Souza Lima, Bauru, Estado de Säo Paulo. O nosso objetivo principal foi pesquisar através de exames simples, na correlaçäo proposta acima, evidência de algum fator que pudesse ajudar numa investigaçäo ampla com pacientes virchovianos, fator este que sugerisse predisposiçäo para sulfono resistência
Descritores: Fenótipo
Sulfonas
Bacillus/isolamento & purificação
Acetilação
Hanseníase/microbiologia
Resistência Microbiana a Medicamentos
-Brasil
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Grupo com Ancestrais do Continente Europeu
Limites: Meia-Idade
Seres Humanos
Masculino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1015842
Autor: Taquette, Stella Regina.
Título: Aids e juventude: gênero, classe e raça / Aids and youth: gender, class and race.
Fonte: Rio de Janeiro; EdUERJ; 2009. 289 p.
Idioma: pt.
Resumo: Dois problemas pouco visíveis na área da saúde são destacados neste livro: a violência resultante das desigualdades de gênero e raça/etnia e a feminização da Aids. Esta última está diretamente relacionada à primeira, pois é consequência não só do aumento da vulnerabilidade às DST/Aids provocada pela dificuldade das mulheres, em especial as jovens e negras, de negociar com seus parceiros práticas sexuais seguras, mas também das violências sexual e institucional. A feminização da Aids tem se intensificado nos últimos anos, reduzindo a razão entre homens e mulheres infectados de 26 para um, em 1986, para 1,4 para um, em 2005. Convidamos, então, o leitor a refletir sobre os dados deste estudo e contribuir para uma ação efetiva de enfrentamento à violência baseada no gênero e na raça que reduza as desigualdades e aperfeiçoe a qualidade da atenção a esse estrato populacional nos serviços de saúde.(AU)
Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
-Adolescente
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Livros de Texto
Responsável: BR1782.1 - Núcleo de Informação e Documentação Cecília Minayo
BR1782.1; 616.99, A288t


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Id: biblio-988277
Autor: Maroun, Kalyla.
Título: A construção de uma identidade quilombola a partir da prática corporal/cultural do jongo / The construction of a quilombola identity from body/cultural practice of jongo / La construcción de una identidad quilombola a través de la práctica corporal/cultural del jongo
Fonte: Movimento (Porto Alegre);20(1):13-31, jan.- mar. 2014.
Idioma: en; pt.
Resumo: Este trabalho objetiva descrever o processo de construção de uma identidade quilombola a partir da prática corporal/cultural do jongo. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa em uma comunidade remanescente de quilombo situada no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro: Santa Rita do Bracuí. Os dados empíricos acumulados ao longo de dois anos de trabalho (2010 e 2011) compõem um vasto material que aliou etnografias de rodas de jongo a entrevistas em profundidade realizadas com personagens privilegiados. É em torno da prática do corporal/cultural jongo que a comunidade vem construindo e reafirmando sua identidade quilombola

This paper aims to describe the construction process a quilombola identity from the. Therefore, we conducted a qualitative study in a quilombola community located in Angra dos Reis city, state of Rio de Janeiro: Santa Rita do Bracuí. Empirical evidences accumulated over two years of fieldwork (2010 and 2011) composed an extensive material that combined ethnography of wheel jongo with in-depth interviews. It is around the practice of jongo that the community has been construction and reaffirmation their quilombola identity

Este trabajo tiene como objetivo describir el proceso de construcción de una identidad quilombola a través de la práctica corporal/cultural del jongo. Por lo tanto, se realizó un estudio cualitativo en una comunidad quilombola ubicada en el municipio de Angra dos Reis, Río de Janeiro: Santa Rita do Bracuí. La evidencia empírica acumulada a lo largo de dos años de trabajo (2010 y 2011) compone un material que combina etnografías de ruedas del jongo con entrevistas en profundidad realizadas a personajes privilegiados. Es en torno de práctica del jongo que la comunidad ha estado construyendo y reafirmando su identidad quilombola
Descritores: Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Grupos Étnicos
-Dança
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1002249
Autor: Ishwarkumar, S; Pillay, P; De-Gama, B. Z; Satyapal, K. S.
Título: Osteometric and radiological study of the mandibular notch / Estudio osteométrico y radiológico de la incisura mandibular
Fonte: Int. j. morphol;37(2):491-497, June 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: The mandibular notch is located on the superior margin, between two prominent processes of the mandibular ramus, the coronoid and condylar processes. The mandibular notch permits the entry of the masseteric artery, vein and nerve to the deep surface the masseteric muscle. Literary reports documented variations in both, the shape and size of the mandibular notch. Therefore, this study aimed to document the morphology and morphometry of the mandibular notch in the South African Black and Indian population groups and to determine their relationship to sex, age and race (if any). The morphometric and morphological parameters of the mandibular notch were measured and assessed in 149 digital panoramic radiographs and 51 dry mandible specimens (n=400) belonging to the South African Black African and Indian population groups. A combination of classification schemes by Mohammad et al. (2012) and Shakya et al. (2013) were adopted to assess the morphology of the mandibular notch. The morphometric parameter was measured using the Dicom x-ray viewer and a digital vernier caliper. Each of the morphometric and morphological parameters were statistically analyzed using SPSS, to determine if a relationship existed between the afore-mentioned parameters and sex, age and race. This study recorded the round shaped mandibular notch to be the most prevalent type in both sexes with a combined incidence of 44.2 %. The length of the mandibular notch was reported to be greater in males than females and concurred with previous studies. However, the selected South African group displayed a smaller mandibular notch than the Japanese and Chinese population groups. Furthermore, this study documented population differences among the South African population group, as the Black African population group showed a wider mandibular notch than the Indian population group. This suggests that population-specific differences may exist for both the morphological and morphometric parameters of the mandibular notch. However, only a statistically significant relationship between the length of the mandibular notch with age and race was documented. The mandibular notch may be of clinical significance to maxillofacial surgeons for surgical and reconstructive procedures, in addition it may also aid forensic anthropologists in the identification of unknown remains.

La incisura mandibular se encuentra en el margen superior, entre dos procesos importantes de la rama mandibular, el proceso coronoides y el proceso condilar. La incisura mandibular permite la entrada de la arteria, la vena y el nervio masetérico en la superficie profunda del músculo masetero. En la literatura se han documentado variaciones tanto en la forma como en el tamaño de la incisura mandibular. Este estudio tuvo como objetivo documentar la morfología y la morfometría de la incisura mandibular en los grupos de población de negros e indios sudafricanos y determinar su relación con el sexo, la edad y la raza. Los parámetros morfométricos y morfológicos de la incisura mandibular se midieron y evaluaron en 149 radiografías panorámicas digitales y 51 especímenes de mandíbula seca (n = 400) pertenecientes a los grupos de población sudafricana negra e india. Una combinación de esquemas de clasificación de Mohammad et al. (2012) y Shakya et al. (2013) fueron adoptados para evaluar la morfología de la incisura mandibular. El parámetro morfométrico se midió utilizando el visor de rayos X Dicom y un calibrador Vernier digital. Cada uno de los parámetros morfométricos y morfológicos se analizaron estadísticamente utilizando el software SPSS, para determinar si existía una relación entre los parámetros mencionados anteriormente y el sexo, la edad y la raza. Este estudio registró la incisura mandibular de forma redonda como el tipo más prevalente en ambos sexos, con una incidencia de un 44,2 %. Se informó que la longitud de la incisura mandibular es mayor en hombres que en mujeres y coincidió con estudios anteriores. Sin embargo, el grupo sudafricano seleccionado mostró una incisura mandibular más pequeña que los grupos de población japoneses y chinos. Además, se documentó las diferencias de población entre el grupo de Sudáfrica, ya que el grupo de población negra de África mostró una incisura mandibular más amplia que el grupo de la población India. Esto sugiere que pueden existir diferencias específicas de la población para los parámetros morfológicos y morfométricos de la incisura mandibular. Sin embargo, solo se documentó una relación estadísticamente significativa entre la longitud de la incisura mandibular con la edad y la raza. La incisura mandibular puede ser de importancia clínica para los cirujanos maxilofaciales en procedimientos quirúrgicos y reconstructivos; además, también puede ayudar a los antropólogos forenses en la identificación de restos desconocidos.
Descritores: Mandíbula/anatomia & histologia
Mandíbula/diagnóstico por imagem
-África do Sul
Radiografia Panorâmica
Fatores Etários
Caracteres Sexuais
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Índia/etnologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-913651
Autor: Sborquia, Silvia Pavesi; Dalben, André.
Título: A dança afro-brasileira em Londrina ­ Paraná / The african-brazilian dance in Londrina ­ Paraná / La danza afrobrasileña en Londrina ­ Paraná
Fonte: Pensar prát. (Impr.);20(2):282-294, abr.-jun.2017.
Idioma: pt.
Resumo: Com base em um contexto problemático pautado pela necessidade de estudos que permitam explorar e conhecer a diversidade étnico-racial presente nas mais diversas localidades do país, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o significado das manifestações dançantes da cultura afro-brasileira presente nas produções do Grupo de Dança Cristal em Londrina, no Paraná. Esta foi uma investigação exploratória de caráter qualitativo, que teve como procedi-mento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Concluiu-se que as ações promovidas pelo Grupo de Dança Cristal possibilitam uma permanente reconstrução da cultura afro-brasileira, em uma postura de resistência e de valorização da diferença que se apoia em um projeto de sociedade plural e democrática.

Based in a problematic context punctuated by the need for studies to explore and know eth-nic-racial diversity present in throughout the country, this research aimed to analyze the sig-nificance of dance manifestations of Afro-Brazilian culture present in the Grupo de Dança Cristal [Cristal Dance Group], from Londrina ­ Paraná. This was an exploratory investigation with a qualitative character, which applied semi-structured interviews as a procedure to col-lect the data. The research concluded that the activities promoted by the Grupo de Dança Cris-tal [Cristal Dance Group] enable a permanent reconstruction of the Afro-Brazilian culture, in a resistance posture and appreciation of the difference based in a pluralistic and democratic society project

Con base en un contexto problemático, pautado por la necesidad de estudios que permitan explorar y conocer la diversidad étnico racial presente en las más diversas localidades del país, esta investigación tuvo como objetivo general analizar el significado de las manifesta-ciones danzantes de la cultura afrobrasileña presente en las producciones del Grupo de Danza Cristal en Londrina ­ Paraná. Esta fue una investigación exploratoria, de carácter cualitativo que tuvo como procedimiento para la de recogida de datos la entrevista semiestructurada. Se concluyó que las acciones promovidas por el Grupo de Danza Cristal abren la posibilidad de la permanente reconstrucción de la cultura afrobrasileña, en una postura de resistencia y valo-rización de la diferencia que se apoya en un proyecto de sociedad plural y democrática.
Descritores: Grupos Étnicos
Dança/história
-Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-830852
Autor: Monteiro, Rosana Batista.
Título: Educação permanente em saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações étnico-raciais e para ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana / Permanent health education and National Curriculum Guidelines to the education of ethnic-racial relations and teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture
Fonte: Saúde Soc;25(3):524-534, jul.-set. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este texto é um ensaio sobre algumas contribuições que o curso de especialização em Saúde da Mulher Negra pode ter produzido para a abordagem dos conteúdos relacionados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, bem como em atenção à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, com destaque para a educação permanente. A partir de breve contextualização sobre o debate no campo das relações raciais e ações afirmativas no Brasil passamos a apresentar a organização e funcionamento do curso, destacando seus objetivos, conteúdos, estratégias. Com foco nos profissionais da saúde, o curso contou com significativa presença de profissionais da educação básica pública, municipal e estadual, das cidades de São Luís e Pinheiro, no Maranhão, implicando a discussão do tema saúde da população negra (especialmente da mulher negra) no âmbito da escola. O curso propiciou a elaboração de projetos de pesquisa relacionados diretamente com o atendimento à saúde de mulheres negras e sua relação com processos formativos de profissionais da área da saúde, bem como educação escolar e saúde de mulheres negras. Pode-se concluir, ainda que provisoriamente, que o curso, na perspectiva da educação permanente, resultou em estratégia eficaz para o desenvolvimento de conteúdos relacionados às DCNERER e, especialmente, de viabilização de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, realizadas ou desencadeadas nos serviços de saúde pelos cursistas.

Abstract This text is an essay about the contributions that the Black Woman's Health specialization course as a strategy of Permanent Education can have produced to the approach of the contents related in the National Curriculum Guidelines to the Education of ethnic-racial relations and teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture as also attending to the National Policy for Integrated Health of the Black Population. From a brief background on the field of racial relations and affirmative actions in Brazil, we present the course organization and functioning, highlighting its objectives, contents, strategies. Focusing on health professionals, the course was attended by professionals from basic education, from the cities São Luis and Pinheiro, in the state of Maranhão, Brazil, implying the discussion of the theme black population (especially black women) health, in the context of health and school services. Although few participants have completed their papers, we observed that the course led to the development of research projects directly related to the black women health care and to health professionals' education and formative processes. It can be concluded, even temporarily, that the papers reveal that the course, from the perspective of lifelong learning, resulted in an effective strategy for studying the content related to DCNERER and the conditions of the attendance offered to black women in health services, and also the propositions of strategies and actions involved in the implementing process of National Policy for Integrated Health of the Black Population.
Descritores: Grupos Étnicos
Educação em Saúde
Saúde da Mulher
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Educação Continuada
ERYTHROCYTES, ABNORMALABATTOIRS
Políticas Públicas de Saúde
Serviços de Saúde
-Relações Raciais
Sistema Único de Saúde
Estratégias
Pessoal de Saúde
Promoção da Saúde
Antropologia Cultural
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME



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