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Id: biblio-1039524
Autor: Rajão, Stela Drumond de Menezes; Zarzar, Patricia Maria; Ferreira, Raquel Conceição; Ferreira, Efigenia Ferreira e.
Título: O capital social entre adolescentes escolares de um município brasileiro / The social capital among adolescent students of a brazilian municipality
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(11):4061-4070, nov. 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo do artigo foi verificar associação do capital social de adolescentes com os fatores condições de vida e participação em atividades coletivas. No estudo transversal, aplicou-se questionário validado (SCQ-AS) para medir o capital social de escolares do sétimo ano de escolas públicas e privadas de um município brasileiro. Os pais responderam a um questionário sobre condições de vida e participação dos filhos em atividades coletivas. Após teste qui-quadrado, fez-se regressão logística múltipla com os domínios do capital social, variáveis dependentes e variáveis independentes (p≤0.20). Observou-se maior frequência de coesão social na escola, em adolescentes de escolas privadas (OR= 4.08; IC 95% 1.39 - 11.96) e com renda familiar de 1 a 3 salários mínimos, maior rede de amigos entre os que tinham pais vivendo juntos (OR= 2.21; IC 95% 1.28 - 3.78) e maior frequência de confiança na escola/bairro em escolares de escolas privadas (OR=2.71; IC 95% 1.16 - 6.32). Não houve associação com coesão social no bairro. Estudar em escola privada e ter renda familiar de 1 a 3 salários mínimos podem impulsionar a coesão social na escola, bem como a pratica de atividade esportiva. Os pais viverem juntos pode favorecer maior rede de amigos.

Abstract The article aimed to verify the association of adolescent social capital with living conditions factors and participation in collective activities. In the cross-sectional study, a validated questionnaire (SCQ-AS) was used to measure the social capital of seventh grade students from public and private schools in a Brazilian city. The parents answered a questionnaire on living conditions and children's participation in collective activities. After chi-square test, multiple logistic regression was performed with social capital' domains, dependent variables and independent variables (p≤0.20). There was higher frequency of social cohesion at school in adolescents from private schools (OR=4.08, 95% CI 1.39-11.96) and who have a family income of 1 to 3 minimum wages, a larger network of friends among those with parents living together OR = 2.21, 95% CI 1.28 - 3.78) and higher school/neighborhood confidence in private school students (OR=2.71, 95% CI 1.16 - 6.32). There was no association with neighborhood social cohesion. Studying in private school and having a family income of 1 to 3 minimum wages can boost social cohesion in school, as well as practice sports. Parents living together can favor larger network of friends.
Descritores: Estudantes/estatística & dados numéricos
Amigos
Capital Social
Relações Interpessoais
-Pais
Instituições Acadêmicas
Brasil
Características de Residência
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Renda/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1099167
Autor: Mauna-Rivera, Willian Andrés; Jiménez-López, Gerardo Hernán; Lautaro Galak, Eduardo.
Título: Cuerpo y política en jóvenes del movimiento estudiantil universitario (Universidad del Cauca, Colombia) / Body and policies in young university student movement (Unicauca, Colombia) / Corpo e política em jovens do movimento universitário estudantil (Unicauca, Colômbia)
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;18(1):23-42, ene.-jun. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (analítico) Este artículo analiza cómo se configura el cuerpo de jóvenes que participan en dos grupos del movimiento estudiantil de la Universidad del Cauca. Metodológicamente se ubica en el principio de complementariedad, recurriendo a grupos de discusión e historias de vida que provocaron las narrativas. Los resultados destacan que las y los jóvenes configuran colectivamente en y con el cuerpo signos que se (re)producen en las prácticas políticas. Primero, los rituales de iniciación en la práctica política presentan los ritos de paso que introducen al joven en un nuevo campo. Segundo, el cuerpo de la acción, la procesualidad en la práctica política explica el cuerpo que va siendo. Y, tercero, la estética de la práctica política, el cuerpo que manifiesta supone la configuración de un cuerpo para la política, con los atributos para localizarse en este campo.

Abstract (analytical) This paper analyzes the configuration of the bodies of young people who participate in two student political movements at the Universidad del Cauca (Colombia). Methodologically, the study is based on the principle of complementary actions, using discussion groups and life stories to build narratives. The results show how the young people collectively configure, both in and with the body, signs that are (re)produced in their political practices. First, the initiation rituals in political practice present the rites of passage that introduce the young people to this new area. Second, the actions of their body are analysed. The procedurality of their political practices explain the body that is being. Third, in the aesthetics of political practice, the body implies the configuration of a body for politics with the necessary attributes to act in this field.

Resumo (analítico) Este artigo analisa como se configura o corpo de jovens que são parte de dois grupos do movimento estudantil da Universidad del Cauca (Colômbia). Metodologicamente o texto se localiza no princípio de complementariedade, recorrendo aos grupos de discussão e as histórias de vida que geraram as narrativas. Os resultados salientam que as e os jovens configuram coletivamente em e com o corpo sinais que se reproduzem nas práticas políticas. Primeiro, os rituais de iniciação na prática política presentam os rituais de passagem que introduzem ao jovens em um novo campo. Segundo, o corpo da ação, a processualidade na prática política explica o corpo que vai surgindo. E terceiro, a estética da prática política, o corpo que manifesta supõe a configuração de um corpo para a política, com os atributos para localizar-se neste campo.
Descritores: Papel
Estudantes
-Estética
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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César, Luiz Antonio Machado
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Id: biblio-1088880
Autor: Santos, José Luiz F; Valério, Valentin P; Fernandes, Rafael N; Duarte, Ligia; Assumpção, Antonio C; Guerreiro, Jayme; Sickler, Antonio L; Lemos, Álvaro A R; Goulart Filho, Jayro G; Cesar, Luiz Antonio Machado; Pinto, Ibraim Masciarelli; Magalhães, Carlos; Hussid, Maria Fernanda; Camacho, Cleber; Avezum, Alvaro; Sangaleti, Carine T; Consolim Colombo, Fernanda Marciano.
Título: Os Percentis e Pontos de Corte da Circunferência Abdominal para Obesidade em uma Ampla Amostra de Estudantes de 6 a 10 Anos de Idade do Estado de São Paulo, Brasil / Waist Circumference Percentiles and Cut-Off Values for Obesity in a Large Sample of Students from 6 To 10 Years Old Of The São Paulo State, Brazil
Fonte: Arq. bras. cardiol;114(3):530-537, mar. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Fundamento A prevalência da obesidade vem aumentando sistematicamente na população, inclusive nas crianças e adolescentes, ao redor do mundo. Objetivos Descrever curvas percentílicas de referência para a circunferência abdominal (CA) nas crianças brasileiras e fornecer pontos de corte da CA para identificar crianças com risco de obesidade. Métodos Um estudo multicêntrico, prospectivo, tranversal foi realizado em crianças com idades entre 6 e 10 anos, matriculadas no ensino fundamental de escolas públicas e particulares de 13 cidades do estado de São Paulo. A estatura, o peso e a CA foram medidos em duplicata em 22.000 crianças (11.199 meninos). Para estabelecer o melhor ponto de corte da CA para o diagnóstico da obesidade, foram calculadas curvas ROC com crianças classificadas como com peso normal e obesas, de acordo com as curvas do IMC, estratificadas por gênero e idade, e o índice Youden foi utilizado como a eficácia potencial máxima desse biomarcador. Valores de p < 0,05 foram considerados estatisticamente significativos. Resultados Os valores da CA aumentaram com a idade, tanto nos meninos quanto nas meninas. A prevalência de obesidade em cada grupo variou de 17% (6 anos de idade) a 21,6 % (9 anos de idade), dentre os meninos, e de 14,1% (7 anos de idade) a 17,3 % (9 anos de idade), dentre as meninas. As análises ROC mostraram o percentil 75 como ponto de corte para o risco de obesidade, e o diagnóstico de obesidade está classificado no percentil 85 ou acima. Conclusão Curvas de referência da CA específicas para idade e sexo em crianças brasileiras e pontos de corte para o risco de obesidade podem ser usados em triagem nacional e estudos intervencionais para reduzir a carga da obesidade no Brasil. (Arq Bras Cardiol. 2020; 114(3):530-537)

Abstract Backgroud The prevalence of obesity has systematically been increased in the population, including children and adolescents, around the world. Objectives To describe reference percentile curves for waist circumference (WC) in Brazilian children and provide cut-off values of WC to identify children at risk for obesity. Methods A multicenter, prospective, cross-sectional study was performed with children aged from 6 to 10 years old, enrolled in public and private elementary schools from 13 cities of the São Paulo State. Height, weight, and WC were measured in duplicate in 22,000 children (11,199 boys). To establish the WC best cut-off value for obesity diagnosis, ROC curves with children classified as normal weight and obese were calculated, according to BMI curves, stratified by gender and age, and the Youden Index was utilized as the maximum potential effectiveness of this biomarker. A p < 0.05 was considered statistically significant. Results WC values increased with age in both boys and girls. The prevalence of obesity in each age group varied from 17% (6 years old) to 21.6% (9 years old) among boys, and from 14.1% (7 years old) to 17.3 % (9 years old) among girls. ROC analyses have shown the 75th percentile as a cut-off for obesity risk, and the diagnosis of obesity is classified on the 85th percentile or more. Conclusion Age and gender specific reference curves of WC for Brazilian children and cut-off values for obesity risk may be used for national screening and interventional studies to reduce the obesity burden in Brazil. (Arq Bras Cardiol. 2020; 114(3):530-537)
Descritores: Estudantes
Obesidade
-Valores de Referência
Brasil
Índice de Massa Corporal
Estudos Transversais
Estudos Prospectivos
Circunferência da Cintura
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1088897
Autor: Aranha, Luciana Nicolau; Oliveira, Gláucia Maria Moraes de.
Título: Circunferência da Cintura, uma Medida Simples para a Obesidade Infantil? / Waist Circumference: A Simple Measure for Childhood Obesity?
Fonte: Arq. bras. cardiol;114(3):538-539, mar. 2020.
Idioma: pt.
Descritores: Obesidade Pediátrica
-Estudantes
Brasil
Índice de Massa Corporal
Circunferência da Cintura
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Comentário
Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Yaegashi, Solange Franci Raimundo
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Id: biblio-1135773
Autor: Yaegashi, Solange Franci Raimundo; Maia, Robson Borges; Milani, Rute Grossi; Leonardo, Nilza Sanches Tessaro.
Título: Aprimoramento cognitivo farmacológico: motivações contemporâneas / Perfeccionamiento cognitivo farmacológico: motivaciones contemporáneas / Pharmacological cognitive enhancement: contemporary motivations
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e46319, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. O objetivo deste artigo, de caráter teórico descritivo, foi analisar as principais motivações para o aprimoramento cognitivo farmacológico na contemporaneidade, mediante o diálogo com autores que investigaram alguns fenômenos da denominada pós-modernidade, tais como Deleuze (1992), Foucault (2000), Bauman (2001) e Han (2015), além de autores do campo psicanalítico (Bezerra Júnior, 2010; Ferraz, 2014; Birman, 2014) que tecem críticas à questão da medicalização da educação e seus desdobramentos. Constatou-se que, na atualidade, a busca pelo aprimoramento cognitivo farmacológico está intimamente ligada ao estilo de vida e ao de sociedade construídos nas últimas décadas. Independentemente da palavra utilizada para nomear o momento histórico vivido, está cada vez mais difícil lidar com a realidade e, nesse contexto, o aprimoramento cognitivo farmacológico revela-se como uma das facetas do fenômeno recente conhecido como psiquiatrização da normalidade. Como resultado, nota-se também que o uso não médico e indiscriminado de medicamentos para 'turbinar' o cérebro tem tornado uma prática comum entre os estudantes universitários; por esse motivo, não se trata meramente de uma questão educacional relacionada à interferência nos processos de ensino e de aprendizagem, mas de um problema de saúde pública. Conclui-se que esse fenômeno suscita, na sociedade atual, desafios de diferentes ordens, razão pela qual merece atenção especial da comunidade científica.

RESUMEN. El objetivo de este artículo, de carácter teórico descriptivo, ha sido el de analizar las principales motivaciones para el perfeccionamiento cognitivo farmacológico en la contemporaneidad, el diálogo con autores que investigaron algunos fenómenos de la llamada posmodernidad, tales como Deleuze (1991), Foucault (2000), Bauman (2001) y Han (2015), además de autores del campo psicoanalítico (Bezerra Júnior, 2010; Ferraz, 2014; Birman, 2014) que lanzan críticas a la cuestión de la medicalización de la educación y sus desdoblamientos. Se constató que actualmente, la búsqueda por el perfeccionamiento cognitivo farmacológico está íntimamente conectada al estilo de vida y de la sociedad construido em las últimas décadas. Independientemente de la palabra utilizada para nombrar el momento histórico vivido, está cada día más difícil lidiar con la realidad y, en ese contexto, el perfeccionamiento cognitivo farmacológico se revela cómo a una de las facetas del fenómeno reciente conocido como psiquiatrización de la normalidad. Como resultado, se nota también que el uso no medico e indiscriminado de medicinas para potencializar el cerebro se ha tornado una práctica común entre los estudiantes universitarios; por ese motivo, no se trata meramente de una cuestión educacional relacionada a la interferencia en los procesos de enseñanza y aprendizaje, pero de un problema da salud pública, se concluye que ese fenómeno suscita, en la sociedad actual, desafíos de diferentes órdenes, razón por la cual merece atención especial de la comunidad científica.

ABSTRACT. The aim of this theoretical descriptive study was to analyze the main motivations for pharmacological cognitive enhancement in contemporary times through the dialogue with authors who investigated some phenomena of the so-called post-modernity, such as Deleuze (1992), Foucault (2000), Bauman (2001) and Han (2015), in addition to authors of the psychoanalytic field (Bezerra Júnior, 2010; Ferraz, 2014; Birman, 2014) that criticize the issue of medicalization of education and its consequences. It was found that, currently, the search for pharmacological cognitive enhancement is closely linked to the lifestyle and society built in the last decades. Regardless of the name given to the historical moment the society is, it is increasingly difficult to deal with reality and, in this context, the pharmacological cognitive enhancement is revealed as one of the facets of the recent phenomenon known as 'psychiatrization of normality'. As a result, it is also noted that the non-medical and indiscriminate use of drugs to boost brainpower has become a common practice among college students; for this reason, it is not merely an educational issue that may interfere with the teaching-learning process, but also a public health problem. It is concluded that this phenomenon raises, in today's society, challenges of different orders, which is why it deserves special attention from the scientific community.
Descritores: Preparações Farmacêuticas
Disfunção Cognitiva/psicologia
-Psiquiatria
Estudantes
Saúde Pública
Comportamento Competitivo/efeitos dos fármacos
Nootrópicos/farmacologia
Medicalização
Motivação/efeitos dos fármacos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1099174
Autor: Ortiz-Piedrahíta, Vanessa.
Título: Subjetivación de la blanquitud por jóvenes universitarios: un estudio comparativo / Subjective construction of whiteness by Young university students: a comparative study / Subjetivação da branquitude em jovens universitários: um estudo comparativo
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;18(1):183-206, ene.-jun. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (analítico) Este trabajo se inscribe en los estudios interdisciplinarios y decoloniales sobre la blanquitud. Describe la construcción subjetiva de la identidad blanca por jóvenes universitarios de Brasilia y Medellín, ello a partir de categorías que se interrelacionan, como la clase social, la etnicidad y la raza. Por medio de un abordaje metodológico cualitativo y comparativo se logró captar el universo significativo de los participantes. Finalmente, se presentan algunas reflexiones sobre el proceso performativo, y a veces contradictorio, que implica el reconocerse a través de los valores y privilegios que otorga la blanquitud en espacios tanto académicos como extracurriculares.

Abstract (analytical) This article forms part of interdisciplinary and colonial studies on whiteness and uses interrelated categories such as social class, ethnicity and race to explore the subjective construction of whiteness by young university students in Brasilia and Medellín. Based on a qualitative and comparative methodological approach, it was possible to capture the significant universe of university students who participate in the study. The author presents reflections and conclusions on the performative and sometimes contradictory process that implies recognizing oneself through the values and social privileges of whiteness in academic and extra-curricular spaces.

Resumo (analítico) O artigo faz parte dos estudos interdisciplinares e de-coloniais sobre a branquitude e descreve, a partir de categorias inter-relacionadas como classe social, etnia e raça, a construção subjetiva da branquitude de jovens universitários de Brasília e Medellín. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa-comparativa, foi possível estudar o universo significativo dos universitários que fizeram parte da pesquisa. Finalmente, são apresentadas algumas reflexões e conclusões sobre o processo performativo e às vezes contraditório que implica reconhecer-se através dos valores e privilégios sociais da blanquitude hegemônica em espaços acadêmicos e extracurriculares.
Descritores: Classe Social
Estudantes
Estudos Interdisciplinares
-Universidades
Grupos Étnicos
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-1128581
Autor: Santos, Adrielly; Silva, Wanderson Roberto; Santana, Moema de Souza; Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini.
Título: Distortion and dissatisfaction with body size per the demographic and academic characteristics and the nutritional status of university students
Fonte: Rev. ciênc. farm. básica apl;41:[12], 01/01/2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: To identify the prevalence of distortion and dissatisfaction with the body size of Brazilian university students, and establish their relationship with the demographic and academic characteristics and the anthropometric nutritional status. The sample consisted of students from a public university in the state of São Paulo. The Figure Rating Scale (FRS) for Brazilian adults was used as an instrument. The participants selected the figure that corresponded to the current body and another one for the desired body. The prevalence of distortion and dissatisfaction with body sizewas calculated with 95% confidence interval (95% CI). The association between the variables was evaluated by the Chi-Square Test (χ2). The significance level of 5% was adopted. A total of 356 students (women=71.63%) with a mean age of 20.95 (SD=2.55) years participated. The prevalence of distortion and dissatisfaction with body size was 73.03% (95% CI=68.23­77.83) and 79.49% (95% CI=75.3­83.68), respectively. There was a high prevalence of distortion with body size among individuals with low weight (χ2=9.523, p=0.009). Students who distorted the body size (52.31% [95% CI=47.12­57.50]) underestimated their body size. The type of distortion was related to sex (χ2=26.35, p<0.001), physical activity (χ2=4.51, p=0.034), use of supplements (χ2=4.62, p=0.032), andthe anthropometric nutritional status (χ2=9.05, p=0.011). Students dissatisfied with the body (58.66% [95% CI=52.92­64.40]) wished to reduce the body size. The type of dissatisfaction was related to sex (χ2=5.79, p=0.016) and anthropometric nutritional status (χ2=89.83, p<0.001). The prevalence of body size underestimation was higher among men, students who practice physical activity, subjects using dietary supplements and underweight individuals. The wish to decrease body size was higher among women and overweight/obese individuals.(AU)
Descritores: Distorção da Percepção
Estudantes
Universidades
Estado Nutricional/etnologia
Tamanho Corporal/etnologia
-Imagem Corporal/psicologia
Brasil
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-1144710
Autor: Bustamante De la Cruz, Porfiria del Rosario.
Título: Experiencias escolares de jóvenes retornados de EUA a secundarias fronterizas de México / Experiences of young people who return from the USA in secondary schools near the Mexican border / Experiências escolares de jovens retornados dos EUA para escolas secundárias no México
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;18(2):1-20, jul.-dic. 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (analítico) En este artículo se explora una serie de experiencias escolares que viven las y los jóvenes de secundaria que, después de haber estado por un tiempo significativo en escuelas estadounidenses, han retornado y ahora cursan estudios en instituciones mexicanas. La metodología utilizada fue cualitativa; se empleó un cuestionario sociodemográfico y se tomó como punto de partida la etnografía escolar. La población estuvo conformada por veinte estudiantes retornados de cinco secundarias públicas de Mexicali, Baja California, a quienes se les aplicó el cuestionario. Asimismo, se realizaron nueve entrevistas en profundidad. Los principales resultados obtenidos señalan la clasificación de las experiencias escolares identificadas por los propios estudiantes retornados, divididas en infraestructura de la escuela, discontinuidad del sistema educativo y cultura escolar.

Abstract (analytical) This paper describes the secondary school experiences of Mexican young people after having spent a significant period of time attending American schools. The methodology used in the study was qualitative, supported by a sociodemographic survey inspired based on an ethnography of the schools. The population for the study consisted of 20 returned students studying in five public schools in Mexicali, Baja California, who responded to the questionnaire; besides. Nine indepth interviews of these students were conducted. The responses of the returned students highlighted differences in school infrastructure, discontinuity in the educational system and school culture.

Resumo (analítico) Neste artigo exploram-se as experiências escolares de jovens mexicanos de ensino médio retornantes ao sistema de ensino mexicano após longos períodos de imigração nos Estados Unidos. A metodologia utilizada é qualitativa, apoiada num questionário sociodemográfico e inspirada na etnografia escolar, enquanto a população do estudo consistiu de 20 estudantes retornantes localizados em cinco escolas públicas de ensino médio em Mexicali, Baja California, com quem o questionário foi trabalhado. Além disso foram aplicadas nove entrevistas em profundidade. O principal resultado obtido é a classificação das experiências escolares identificadas pelos proprios estudantes retornantes, dividindo-se na infraestrutura da escola, a discontinuidade do sistema educacional e na cultura escolar.
Descritores: Estudantes
Inquéritos e Questionários
-População
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-1056134
Autor: Farias, Maria Eduarda Leão de; Lopes Neto, David; Llapa-Rodriguez, Eliana Ofélia.
Título: Special education of students with Down Syndrome for self-care / Educación especial de estudiantes con Síndrome de Down para el autocuidado / Educação especial de estudantes com Síndrome de Down para o autocuidado
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(1):e20190129, 2020.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to analyze the care taught by teachers and parents and learned by students with Down Syndrome. Method: descriptive study with qualitative approach carried out in a special education school, based in the city of Manaus. Eleven students with Down Syndrome, 11 parents of students and 11 teachers from the school participated in the study. Data were collected from November 2017 to February 2018, through a semi-structured interview, and analyzed by the content analysis technique. The theoretical framework regarded Down Syndrome. Results: three thematic categories emerged: the care learned by the student; the care taught by the teacher and; the care taught by the parents. Conclusion and implications for practice: family and teachers play a facilitating role in the learning to care for themselves and in the socio-cognitive and affective development of the person with Down Syndrome. The care learned by the student involved dialogic communication for care through learning of good habits, autonomy, independence and healthy eating. The study shows that nursing has the role of teaching the family how to help the child's progress, which results in significant future changes.

RESUMEN Objetivo: analizar la enseñanza del cuidado realizado por profesores y padres y el aprendizaje de estudiantes con Síndrome de Down. Método: Estudio descriptivo con enfoque cualitativo, realizado en una escuela de educación especial, con sede en la ciudad de Manaos. Once estudiantes con Síndrome de Down, 11 padres y 11 profesores de la escuela participaron del estudio. Los datos se recopilaron de noviembre de 2017 a febrero de 2018, a través de entrevista semiestructurada, y se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido. El marco teórico abordó el Síndrome de Down. Resultados: surgieron tres categorías temáticas: el cuidado aprendido por el estudiante; el cuidado enseñado por el profesor y; el cuidado enseñado por los padres. Conclusión e implicaciones para la práctica: familiares y profesores desempeñan un papel facilitador en el aprendizaje para el autocuidado y en el desarrollo sociocognitivo y afectivo de la persona con Síndrome de Down. El aprendizaje del estudiante involucró la comunicación dialógica para el cuidado a través del aprendizaje de buenos hábitos, autonomía, independencia y alimentación saludable. El estudio evidencia que la enfermería tiene el papel de enseñar la familia y ayudar el progreso del hijo, lo que resulta en cambios significativos futuros.

RESUMO Objetivo: analisar o cuidado ensinado por professores e pais e aprendido por estudantes com Síndrome de Down. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em uma escola de educação especial, sediada na cidade de Manaus. Participaram do estudo 11 estudantes com Síndrome de Down, 11 pais dos estudantes e 11 professores da escola. Os dados foram coletados no período de novembro de 2017 a fevereiro de 2018, por meio de entrevista semiestruturada, e analisados pela técnica de análise de conteúdo. O embasamento teórico versou sobre a doença Síndrome de Down. Resultados: emergiram três categorias temáticas: o cuidado aprendido pelo aluno; o cuidado ensinado pelo professor e; o cuidado ensinado pelos pais. Conclusão e implicações para a prática: a família e os professores exercem um papel de facilitadores do aprendizado para o cuidado de si e no desenvolvimento sócio-cognitivo e afetivo da pessoa com Síndrome de Down. O cuidado aprendido pelo estudante envolveu comunicação dialógica para o cuidado por meio de aprendizagem de bons hábitos, autonomia, independência e alimentação saudável. O estudo evidencia que a enfermagem tem o papel de ensinar a família como ajudar no progresso do filho, o que resulta em mudanças significativas futuras.
Descritores: Autocuidado
Síndrome de Down
Educação Especial
-Estudantes
Higiene/educação
Autonomia Pessoal
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1146863
Autor: Silva, Silas Zil da,; Pillon, Sandra Cristina,; Zerbetto, Sônia Regina,; Santos, Manoel Antônio dos,; Barroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade,; Alves, Jheynny Sousa,; Cruz, Jefferson Pereira Maciel da,; Gonçalves, Angélica Martins de Souza,.
Título: Adolescentes em território de grande circulação de substâncias psicoativas: uso e prejuízos / Adolescents in a wide-circulation territory of psychoactive substances: use and losses
Fonte: Rev. eletrônica enferm;23:1-10, 2021. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivou descrever o perfil de problemas associados ao uso de substâncias entre adolescentes, estudantes de ensino fundamental de uma escola situada em território de intensa circulação de drogas, e verificar as relações com uso e características sociodemográficas. Estudo transversal e correlacional preditivo, com 109 estudantes do nono ano, que responderam ao questionário contendo informações sociodemográficas e o Drug Use Screening Inventory (DUSI). Os dados foram analisados por estatísticas descritivas, testes de associação e cálculo de densidades de problemas investigadas pelo DUSI. Houve maior densidade de problemas para todas as áreas de vida investigadas dentre os escolares que já haviam feito uso de substâncias psicoativas. "Praticar a religião" foi identificado como fator de proteção para o uso de substâncias psicoativas e "trabalhar" como fator de risco para o uso de álcool. Evidenciou-se a necessidade de estratégias preventivas direcionadas ao uso de substâncias e orientadas a esse público.

It aimed to describe the profile of problems associated with substance use among adolescents, elementary school students from a school located in a territory with a high circulation of drugs, and to verify the relationships between use and sociodemographic characteristics. Cross-sectional and predictive correlational study, with 109 ninth-year students, who answered the questionnaire containing sociodemographic information and the Drug Use Screening Inventory (DUSI). The data were analyzed by descriptive statistics, association tests, and calculation of problem densities investigated by the DUSI. There was a greater density of problems for all areas of life investigated among students who had already used psychoactive substances. "Practice religion" was identified as a protective factor for the use of psychoactive substances and "work" as a risk factor for the use of alcohol. The need for preventive strategies directed to the use of substances and directed to this public was evidenced.
Descritores: Estudantes
Drogas Ilícitas
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias/epidemiologia
Consumo de Álcool por Menores
-Religião
Fatores Socioeconômicos
Trabalho
Modelos Logísticos
Estudos Transversais
Fatores de Risco
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias/prevenção & controle
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR584.1 - Biblioteca Central BSCAN



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