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Id: biblio-1224571
Autor: Severian, Patrícia Fernandes Garcia; Melo, Heloísa Eleotério de; Eid, Letícia Palota; Gueroni, Lais Palotta Balderrama; Souza, Marise Ramos de; Pompeo, Daniele Alcalá.
Título: Impacto de intervenção psicoeducacional na autoeficácia percebida de estudantes de enfermagem / Impact of psychoeducational intervention on nursing students' perceived self-efficacy / Impacto de intervención psicoeducacional en la autoeficacia percibida de estudiantes de enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;29:e53845, jan.-dez. 2021.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: avaliar o impacto de um programa psicoeducacional nos níveis de autoeficácia, autoestima e sintomas ansiosos e depressivos em estudantes no início da graduação em enfermagem. Método: pesquisa multicêntrica, quase experimental, do tipo tempo-série, desenvolvida em duas instituições de ensino superior públicas, com 82 estudantes, no período de setembro de 2018 a maio de 2019. O programa psicoeducacional foi elaborado com base no construto da autoeficácia, baseando-se nas atividades de enfermagem da intervenção "Fortalecimento da autoestima", proposta pela Nursing Interventions Classification. Os desfechos avaliados foram: autoeficácia, mensurada pela Escala de Autoeficácia Geral e Percebida; autoestima, mensurada pela Escala de Autoestima de Rosenberg; sintomas ansiosos e depressivos, avaliados pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Resultados: a intervenção psicoeducacional teve efeito positivo na percepção de autoeficácia geral dos estudantes. A autoestima e os sintomas ansiosos e depressivos não foram influenciados. Conclusão: os níveis de autoeficácia foram positivamente impactados pelo programa implementado.

Objective: to evaluate the impact of a psychoeducational program on the levels of self-efficacy, self-esteem, and anxious and depressive symptoms in students starting their undergraduate nursing program. Method: this quasi-experimental, multicenter, time-series type study was conducted with 82 students at two public institutions of higher education, from September 2018 to May 2019. Based on the self-efficacy construct, the psychoeducational program contemplated nursing activities of the "Strengthening self-esteem" intervention proposed by the Nursing Interventions Classification. The outcomes evaluated were self-efficacy, on the General and Perceived Self-Efficacy Scale; self-esteem, on the Rosenberg Self-Esteem Scale; and anxious and depressive symptoms, on the Hospital Anxiety and Depression Scale. Results: the psychoeducational intervention had a positive effect on the students' perception of general self-efficacy. Self-esteem and anxious and depressive symptoms were not influenced. Conclusion: the program impacted levels of self-efficacy positively.

Objetivo: evaluar el impacto de un programa psicoeducativo en los niveles de autoeficacia, autoestima y síntomas ansiosos y depresivos en estudiantes al inicio de sus estudios universitarios en enfermería. Método: investigación multicéntrica, cuasi-experimental, tipo serie temporal, desarrollada en dos instituciones públicas de educación superior, con 82 estudiantes, de septiembre de 2018 a mayo de 2019. El programa psicoeducativo se desarrolló con base en el constructo de autoeficacia y las actividades de enfermería de la intervención "Fortalecimiento de la autoestima", propuesta por la Nursing Interventions Classification. Los resultados evaluados fueron: autoeficacia, medida por la Escala de Autoeficacia General y Percibida; autoestima, medida por la Escala de Autoestima de Rosenberg; síntomas de ansiedad y depresión, evaluados por la Escala Hospitalaria de Ansiedad y Depresión. Resultados: la intervención psicoeducativa tuvo un efecto positivo sobre la percepción de autoeficacia general de los estudiantes. La autoestima y los síntomas de ansiedad y depresión no se vieron afectados. Conclusión: los niveles de autoeficacia fueron impactados positivamente por el programa implementado.
Descritores: Percepção
Estudantes de Enfermagem/psicologia
Autoeficácia
Educação em Enfermagem/métodos
-Ansiedade
Autoimagem
Saúde Mental
Depressão
Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


  2 / 2012 LILACS  
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Id: biblio-1287728
Autor: Raulino, Maria Eduarda Ferreira Goulart; Lino, Monica Motta; Sanes, Marina da Silva; Amadigi, Felipa Rafaela; Willemann, Maria Cristina; Maffissoni, André Lucas.
Título: Nível de estresse percebido em estudantes de enfermagem em uma universidade pública do brasil / Nivel de estrés percibido en estudiantes de enfermería de una universidad pública de brasil / Perceived stress level of nursing students at a public university in brazil
Fonte: REME rev. min. enferm;25:e1366, 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: identificar os níveis de estresse percebido em estudantes de graduação em Enfermagem em uma universidade pública no Sul do Brasil. Método: estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados entre dezembro de 2018 e março de 2019, por meio de escala tipo Likert. Resultados: participaram do estudo 164 estudantes de Enfermagem de diferentes fases da graduação de uma instituição pública do Sul do país. Projetaram-se domínios a partir das questões da PSS-10, confluindo sentimentos positivos e negativos. Os estudantes, em geral, alcançaram nível médio de estresse percebido (25,4). Nos domínios positivos a média estabelecida foi de 1,8 e nos negativos foi de três. Os estudantes da segunda, quarta e sexta fases alcançaram níveis mais elevados na comparação com a média geral. Já os estudantes da nona fase obtiveram a menor média de estresse. Conclusão: a universidade não é a única fonte de estresse para os acadêmicos de Enfermagem, porém há de se considerar que os estressores estão presentes durante a formação. O nível de estresse é um indicador importante de saúde mental entre os acadêmicos.

RESUMEN Objetivo: identificar los niveles de estrés percibido en estudiantes de licenciatura en Enfermería de una universidad pública del sur de Brasil. Método: estudio descriptivo, transversal con enfoque cuantitativo. Los datos se recolectaron entre diciembre de 2018 y marzo de 2019, utilizando una escala Likert. Resultados: participaron del estudio 164 estudiantes de Enfermería de diferentes etapas de egreso de una institución pública del sur del país. Los dominios se proyectaron a partir de los problemas de PSS-10, combinando sentimientos positivos y negativos. Los estudiantes, en general, alcanzaron un nivel medio de estrés percibido (25,4). En los dominios positivos, el promedio establecido fue de 1.8 y en los dominios negativos fue de tres. Los estudiantes de la segunda, cuarta y sexta fase alcanzaron niveles más altos en comparación con el promedio general. Los estudiantes de la novena fase, por otro lado, tuvieron el estrés promedio más bajo. Conclusión: la universidad no es la única fuente de estrés para los estudiantes de enfermería, pero se debe considerar que los factores estresantes están presentes durante la formación. El nivel de estrés es un indicador importante de la salud mental entre los académicos.

ABSTRACT Objective: to identify the levels of stress perceived in undergraduate Nursing students at a public university in southern Brazil. Method: a descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach. Data were collected between December 2018 and March 2019, using a Likert scale. Results: the participants of the study were 164 Nursing students from different stages of graduation from a public institution in the south of the country. Domains were projected from the PSS-10 issues, conflating positive and negative feelings. The students, in general, reached a mean level of perceived stress (25.4). In the positive domains, the established mean was 1.8 and in the negative domains, it was three. Students in the second, fourth and sixth stages reached higher levels when compared to the general mean. The students in the ninth stage, on the other hand, had the lowest mean of stress. Conclusion: the university is not the only source of stress for Nursing students, but it must be considered that stressors are present during training. The level of stress is an important indicator of mental health among students.
Descritores: Estresse Psicológico
Educação Superior
Educação em Enfermagem
-Estudantes de Enfermagem
Saúde Mental
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


  3 / 2012 LILACS  
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Id: biblio-1287979
Autor: Duarte, Luciane Simões; Chinen, Milena Namie Koba; Fujimori, Elizabeth.
Título: Distorted self-perception and dissatisfaction with body image among nursing students / Autopercepción distorsionada e insatisfacción con la imagen corporal entre estudiantes de enfermería / Autopercepção distorcida e insatisfação com a imagem corporal entre estudantes de enfermagem
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03665, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To evaluate distorted self-perception and dissatisfaction with body image among nursing students. Method: Cross-sectional study with students from a public university. Self-perception and satisfaction with body image were assessed using the Figure Rating Scale and the Body Shape Questionnare (BSQ). Body Mass Index was calculated with self-reported weight and height. Analysis was processed in Stata 15.0 with a significance level of 5%. Results: A total of 93 students participated in the study. Results showed 87.1% of distorted self-perception, with a greater proportion of students who overestimated their body size (68.8%); 89.2% of students were dissatisfied with their body image according to the Figure Rating Scale, and 55.9% according to the BSQ. Dissatisfaction assessed by the BSQ was associated with biological sex, nutritional status, diets and bullying. Conclusion: The results indicate the need to address the theme in the training of nurses, to help them accept their own bodies and to enable them to act effectively in their professional practice.

RESUMEN Objetivo: Evaluar la autopercepción distorsionada y la insatisfacción con su imagen corporal en estudiantes de enfermería. Método: Estudio transversal realizado entre estudiantes de una universidad pública. La autopercepción y la satisfacción con la imagen corporal se evaluaron con la Escala de Siluetas y el Body Shape Questionnare (BSQ). El índice de masa corporal se calculó con el peso y la altura declarados. Los análisis se procesaron en el Stata 15.0, con nivel de significación del 5%. Resultados: Participaron 93 estudiantes, de los cuales el 87,1% tenía una autopercepción distorsionada, con proporción más alta en aquellos que sobrestimaban el tamaño corporal (68,8%). El 89.2% de los estudiantes estaba insatisfecho con su imagen corporal según la Escala de Siluetas y el 55.9%, según la BSQ. La insatisfacción evaluada por el BSQ se asoció al sexo biológico, estado nutricional, dieta y bullying. Conclusión: Los resultados muestran la necesidad de abordar este tema en la formación de los enfermeros, para ayudarlos en la aceptación de su propio cuerpo, y que puedan actuar de forma efectiva en la práctica profesional.

RESUMO Objetivo: Avaliar autopercepção distorcida e insatisfação com a imagem corporal em estudantes de enfermagem. Método: Estudo transversal com estudantes de universidade pública. A autopercepção e a satisfação com a imagem corporal foram avaliadas com Escala de Silhuetas e Body Shape Questionnare (BSQ). Calculou-se Índice de Massa Corporal com peso e altura referidos. Análises foram processadas no Stata 15.0, com nível de significância de 5%. Resultados: Participaram 93 estudantes. Constatou-se um percentual de 87,1% de autopercepção distorcida, com maior proporção daqueles que superestimavam o tamanho corporal (68,8%). Estavam insatisfeitos com a imagem corporal 89,2% dos estudantes segundo a Escala de Silhuetas, e 55,9% segundo o BSQ. Insatisfação avaliada pelo BSQ associou-se com sexo biológico, estado nutricional, prática de regime alimentar e bullying. Conclusão: Os resultados sinalizam a necessidade de se abordar o tema na formação dos enfermeiros, tanto para ajudá-los na aceitação do próprio corpo, como também para que possam atuar de forma efetiva na prática profissional.
Descritores: Autoimagem
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
-Imagem Corporal
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


  4 / 2012 LILACS  
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Id: biblio-1222445
Autor: Troncoso González, Blanca Irene; Baeza Fuentes, Margarita del Rosario.
Título: Estudio descriptivo de opinión de estudiantes y docente referente a la ejecución del trabajo en equipo y el manejo de las emociones en un escenario de simulación clínica de alta fidelidad / Descriptive study of student and teacher opinion regarding the execution of team work and the management of emotions in a scenario of high fidelity clinical simulation
Fonte: Horiz. enferm;29(2):114-126, 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: Los cuidados de enfermería requieren que el profesional de hoy además de contar con un sustento teórico, obtenga competencias que le permitan entregar cuidados humanizados. Ante esto, es necesario buscar metodologías de aprendizaje que favorezcan el desarrollo de habilidades no técnicas, por lo cual se plantea si la simulación clínica permite a los estudiantes lograr estas competencias, buscando evidenciar la ejecución del trabajo en equipo y el manejo de las emociones por medio de un escenario de simulación clínica de alta fidelidad. METODOLOGÍA: El estudio fue de carácter cuantitativo, descriptivo. Para la obtención de los datos se requirió elaborar un instrumento el cual fue validado por validez aparente, y por grupo de expertos, previo a su aplicación, que fue ejecutada término de una sesión de simulación clínica, los datos obtenidos se analizaron por medio de porcentajes. RESULTADOS: En relación al trabajo en equipo, se obtienen niveles de acuerdo por sobre el 80% en la ejecución de la habilidad, según la opinión de los estudiantes y el docente, siendo el docente quien entrega un menor porcentaje de acuerdo. Referente al manejo de emociones se observa que en ambos grupos (estudiantes y docente) entregan niveles de acuerdo por sobre el 60% en la ejecución de la habilidad, siendo el docente quien entrega un menor porcentaje de acuerdo. Estos resultados abren una puerta, a como la simulación clínica permite la ejecución de las habilidades no técnicas, las cuales en la actualidad son fundamentales en la formación profesional.

BACKGROUND: Nurses, nowadays, required a theoretical framework and competences that allow having a human care. For this reason, it is necessary to explore learning approaches that develop in nursing student's soft skills. There are evidences that show that high fidelity simulation trainingis a useful methodology at the management of moods and teamwork in nursing students. METHOD: Descriptive and quantitative method was used, a questionnaire were design and validated by experts that were applied after participants ended high fidelity simulation training. Descriptive statistics methods such as percent were used to compare students and teachers opinions regards execution of competences and skills. RESULTS: The opinion about work in team were similar between teachers and students, however, there were differences opinions about moods management in the high definition training. These results open a window on how clinical simulation as a methodology allows the execution of non-technical skills, which are currently relevant for nursing education.
Descritores: Competência Profissional
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
-Equipe de Assistência ao Paciente/tendências
Desempenho Profissional
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1291210
Autor: Alonso Cifuentes, Julio César; Estrada Nates, Daniela; Mueces Bedón, Brigitte Vanessa.
Título: Evaluación del nivel de inglés en los programas de enfermería en Colombia: 2011-2016 / Evaluation of the English level in Colombian nursing programs: 2011-2016
Fonte: Rev. colomb. enferm;18(2):[1]-[14], 20191017.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: evaluar si se cumplió la meta del Gobierno de Colombia para el 2014 de que el 20 % de los graduandos de programas de enfermería de las instituciones colombianas de educación superior se clasifiquen en nivel intermedio o superior en inglés. Metodología: se emplearon los resultados del módulo de inglés de la base de datos de las pruebas Saber Pro del Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (2011-2016). Los niveles de calificación de este módulo son adaptados del Marco Común Europeo de Referencia. Para inferir respecto al logro de la meta de la política se realizaron pruebas de proporciones paramétricas y no paramétricas. Adicionalmente, se hicieron ajustes sobre el valor p. Resultados: ningún programa cumplió estadísticamente con la meta. Sin embargo, cuando solo se realizó la prueba de comparación de proporciones paramétrica y no paramétrica (sin corrección por hacer múltiples comparaciones), el programa de la Universidad del Valle, sede Cali, sí la cumplió. Conclusión: la meta propuesta por el Programa de Fortalecimiento al Desarrollo de Competencias en Lenguas Extranjeras para el 2014 no se cumplió en el caso de los estudiantes de enfermería evaluados; solo el 2,36 % alcanzó el nivel B+ ese año. Además, se encuentran rezagados respecto a los programas de medicina, economía y administración de empresas

Objective: To determine if universities' nursing programs reached the goal established in 2014 by the Colombian government of having 20% of higher education graduates reaching an intermediate or superior level in English. Methods: The research used a descriptive and statistical approach (parametric and non-parametric tests) using the data of nursing students in Higher Education Institutions who took Saber Pro test (2011 -2016). The grades of this module are adapted to the Common European Framework of Reference for Languages. In order to make inferences in respect to the achievement of the government's goal, parametric and non-parametric proportionality tests were carried out. Additionally, adjustments were made to the p-value to avoid the bias that results from generating a joint conclusion from joining results of an individual test. Results: No nursery program met the statis-tical goal. However, Universidad del Valle's nursing program met the goal if only the parametric and non-parametric proportion comparison tests (without correction for multiple comparisons) are considered. Conclusion: Overall, the goal of the Program for the Strengthening of the Development of Competency in Foreign Languages by 2014 was not met by nursing students: just 2.36% of them achieved an intermediate or higher level of English in 2014. In addition, nursing students fall behind student in medicine, economics and business administration programs
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Universidades
Saúde
Educação
Instituições de Ensino Superior
Turismo Médico
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez


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Id: biblio-1222423
Autor: Danvers-Perez, Karen.
Título: Información de la escuela de enfermería de prelicenciatura previo accesible: un calidad proyecto de mejoría utilizando conocimientos al marco de acción / Accessible pre-licensure nursing school information: a quality improvement project using knowledge to action framework
Fonte: Horiz. enferm;29(2):60-74, 2018. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: En respuesta a la escasez de enfermería proyectada, legisladores de la Florida hicieron modificaciones a la ley de 2009 que cambió la Junta de enfermería aprobación y control de proceso para los programas de Educación de enfermería. Como resultado, el número de programas de enfermería aprobado en la Florida aumento de 171 a 350 (105%), que dio lugar a la proliferación de programas de enfermería pobres con baja graduación y bajo porcentaje de aprobación del NCLEX. Los estudiantes tienen el reto de distinguir programas de enfermería de buena reputación comparada a las instituciones problemáticas. La finalidad de este proyecto era crear una plataforma centralizada basada en web y evaluar la capacidad de la plataforma para incrementar el conocimiento en estudiantes de programas de enfermería posibles, en cuanto a programas de enfermería creíble. El proyecto fue implementado usando el conocimiento para la acción de marco de trabajo. Para probar el aumento de eficacia y conocimiento, estudiantes de enfermería potenciales de veintisiete acordaron examinar todos los componentes de la Página Web. Basado en el análisis, el post cuestionario partituras general fueron superiores a puntajes del cuestionario previo que demostró un aumento en el conocimiento. En el futuro, el proyecto podría ampliarse para incluir clases en línea gratuitas como terminología médica, error médico y mantenerse saludable a través de la escuela de enfermería.

In response to the projected nursing shortage, Florida law makers made modifications to the law in 2009 that changed the Board of Nursing's approval and monitoring process for nursing education programs. As a result, the number of approved nursing programs in Florida increased from 171 to 350 (105%) which resulted in the proliferation of poor nursing programs with low graduation and NCLEX pass rates. Prospective students are challenged to distinguish reputable nursing programs from problematic institutions. The purpose of this project was to create a centralized web-based platform and evaluate the ability of the platform to increase knowledge in prospective nursing students, regarding credible nursing programs. The project was implemented using the Knowledge to Action Frame Work. To test the effectiveness and knowledge gain, twenty seven prospective nursing students agreed to examine all components of the website. Based on the analysis, post questionnaire scores were overall higher than pre-questionnaire scores which showed an increase in knowledge. In the future, the project could expand to include free online classes such as, medical terminology, medical error, and staying healthy through nursing school.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Programação
-Escolas de Enfermagem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1133726
Autor: Santos, Wendel Mombaque dos; Jayasekara, Rasika.
Título: Dedicated Education Unit is a cost-effective clinical education model for undergraduate nursing programs / A Unidade de Educação Dedicada é um modelo de educação clínica custo-efetivo para programas de graduação em enfermagem
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eGS5328, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To evaluate the cost-effectiveness of clinical education models for undergraduate nursing programs. Methods A model-based cost-effectiveness analysis. Settings were universities with undergraduate nursing courses. Participants consisted of the decision tree that guided the structure of the model, filled in with effectiveness results from a hypothetical cohort of undergraduate nursing students. Interventions were Clinical Preceptor or Clinical Facilitator or Clinical Education Unit. Main outcome measure was effectiveness, defined as improvement of clinical education. The projected economic outcomes included incremental costs, incremental effectiveness, and incremental cost-effectiveness ratio. Monte Carlo probabilistic sensitivity analysis was employed to assess uncertainty in the model and robustness of our results. Results The model based on Clinical Education Unit could be defined as the best, followed by Clinical Facilitator and Clinical Preceptor. The incremental cost of telephone-support intervention was US$ 59,604.40 higher than the second-best performing intervention (Clinical Facilitator), and US$ 32,661.86 higher than the last best performing intervention (Clinical Preceptor). In addition, Clinical Education Unit model showed 7% and 19% more effectiveness than Clinical Facilitator and Clinical Preceptor, respectively. Conclusion Clinical Education Unit represents the best choice to promote better development of skills, knowledge and socialization in undergraduate nursing programs considering its effectiveness and costs.

RESUMO Objetivo Avaliar a relação de custo-efetividade dos modelos de educação clínica para cursos de graduação em enfermagem. Métodos Análise de custo-efetividade baseada em modelo. Os ambientes foram universidades com cursos de graduação em enfermagem. Os participantes consistiram na árvore de decisão, que norteou a estrutura do modelo, preenchida com resultados de efetividade de uma coorte hipotética de estudantes de graduação em enfermagem. As intervenções foram o Preceptor Clínico ou o Facilitador Clínico ou a Unidade de Educação Clínica. A principal medida de resultado foi a efetividade, definida como a melhoria da educação clínica. Os resultados econômicos projetados incluíram custos incrementais, efetividade incremental e custo incremental por efetividade. A análise probabilística de sensibilidade de Monte Carlo foi utilizada para avaliar a incerteza no modelo e a robustez de nossos resultados. Resultados O modelo baseado na Unidade de Educação Clínica foi o melhor, seguido pelo Facilitador Clínico e pelo Preceptor Clínico. O custo incremental da intervenção com suporte por telefone foi US$ 59,604.40 a mais do que o da segunda intervenção de melhor desempenho (Facilitador Clínico) e US$ 32,661.86 a mais do que a última intervenção de melhor desempenho (clínico preceptor). Além disso, o modelo da Unidade de Educação Clínica mostrou 7% e 19% mais efetividade do que Facilitador Clínico e Preceptor Clínico, respectivamente. Conclusão A Unidade de Educação Clínica representa a melhor escolha para promover um desenvolvimento de habilidades otimizado, conhecimentos e socialização nos cursos de graduação em enfermagem, considerando efetividade e custos.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Bacharelado em Enfermagem/economia
-Socialização
Análise Custo-Benefício
Modelos Educacionais
Bacharelado em Enfermagem/organização & administração
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 2012 LILACS  
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Id: biblio-1287937
Autor: Batista, Rafaely da Silva; Santos, Márcio Souza dos; Melo, Emiliana Cristina; Moreira, Ricardo Castanho; Martins, Júlia Trevisan; Galdino, Maria José Quina.
Título: Burnout and academic satisfaction of nursing students in traditional and integrated curricula / Burnout y satisfacción académica de los estudiantes de enfermería del currículo tradicional y del integrado / Burnout e satisfação acadêmica em estudantes de enfermagem de currículo tradicional e integrado
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03713, 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To verify the prevalence of burnout and its relationship with the academic satisfaction of nursing students in traditional and integrated curricula. Method: Quantitative, observational, cross-sectional, and analytical descriptive study with nursing undergraduates in two public universities. The data were collected in the classroom through a characterization survey, Maslach Burnout Inventory, and the Nursing Student Satisfaction Scale, and analyzed through inferential and descriptive statistics. Results: The participants included 301 undergraduate students. The prevalence of burnout in the traditional curriculum was 30.2%; in the integrated one, this was 16.2%. Academic efficacy (p=0.004), satisfaction with curriculum and teaching (p=0.011), and professional and social integration (p<0.001) were higher for students in the integrated curriculum. Satisfaction with the educational environment was higher in the traditional curriculum (p=0.012). Burnout was statistically associated with low academic satisfaction in all dimensions. Conclusion: The prevalence of burnout has differed significantly among students in the analyzed curriculum models and is directly associated with academic satisfaction or lack thereof. Educators should develop preventive actions against burnout in future nurses focusing on the promotion of academic satisfaction.

RESUMEN Objetivo: Verificar la prevalencia del burnout y su relación con la satisfacción académica de los estudiantes de enfermería del currículo tradicional y del integrado. Método: Estudio cuantitativo, observacional, transversal y descriptivo-analítico con estudiantes de enfermería de dos universidades públicas. Los datos se recogieron en el salón de clases a través de un cuestionario de caracterización, el Maslach Burnout Inventory , y de la Nursing Student Satisfaction Scale , y se analizaron mediante estadística descriptiva e inferencial. Resultados: Participaron 301 estudiantes universitarios. La prevalencia del burnout en el currículo tradicional fue del 30,2% y del 16,2% en el integrado. La eficacia académica (p=0,004), la satisfacción con el currículo y la enseñanza (p=0,011) y la interacción social y profesional (p<0,001) fueron mayores entre los estudiantes del currículo integrado. La satisfacción con el entorno de aprendizaje fue mayor para el currículo tradicional (p=0,012). El burnout se asoció estadísticamente con insatisfacción académica en todas sus dimensiones. Conclusión: La prevalencia del burnout difiere significativamente para los estudiantes de las organizaciones curriculares analizadas y se asocia directamente con la satisfacción o insatisfacción académica. Los educadores deben desarrollar acciones preventivas contra el burnout para los futuros enfermeros centradas en la promoción de la satisfacción académica.

RESUMO Objetivo: Verificar a prevalência de burnout e sua relação com a satisfação acadêmica em estudantes de enfermagem de currículo tradicional e integrado. Método: Estudo quantitativo, observacional, transversal e descritivo-analítico com graduandos de enfermagem de duas universidades públicas. Os dados foram coletados em sala de aula por um questionário de caracterização, o Maslach Burnout Inventory e a Nursing Student Satisfaction Scale , e analisados por estatística descritiva e inferencial. Resultados: Participaram 301 graduandos. A prevalência de burnout no currículo tradicional foi de 30,2% e, no integrado, de 16,2%. Eficácia acadêmica (p=0,004), satisfação com o currículo e ensino (p=0,011) e interação social e profissional (p<0,001) foram maiores entre os estudantes do currículo integrado. A satisfação com o ambiente de aprendizagem foi maior no currículo tradicional (p=0,012). Burnout esteve associado estatisticamente à baixa satisfação acadêmica em todas as suas dimensões. Conclusão: A prevalência de burnout diferiu significativamente entre os estudantes das organizações curriculares analisadas e está diretamente associada com a (in)satisfação acadêmica. Os educadores devem desenvolver ações preventivas contra o burnout para os futuros enfermeiros, focadas na promoção da satisfação acadêmica.
Descritores: Estresse Psicológico
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
-Satisfação Pessoal
Currículo
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


  9 / 2012 LILACS  
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Id: biblio-1287968
Autor: Linn, Amanda Chlalup; de Souza, Emiliane Nogueira; Caregnato, Rita Catalina Aquino.
Título: Simulation in cardiorespiratory arrest: assessment of satisfaction with the learning of nursing students / Simulación de parada cardiorrespiratoria: evaluación de la satisfacción con el aprendizaje de estudiantes de enfermería / Simulação em parada cardiorrespiratória: avaliação da satisfação com a aprendizagem de estudantes de enfermagem
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e20200533, 2021. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To evaluate the satisfaction and self-confidence of undergraduate nursing students' learning in a scenario of realistic clinical simulation with the theme of advanced cardiopulmonary arrest maneuvers. Method: Exploratory-descriptive study, with a quantitative approach. In order to evaluate the simulation activity developed undergraduate nursing students responded to the Student Satisfaction and Self-Confidence with Learning Scale. Results: 19 students participated in the study. Students' satisfaction and self-confidence with learning were identified, with an average of 4.17 ± 0.59 in the developed scenario. In the subscale of satisfaction with current learning and in the subscale of self-confidence with learning, 86.3% and 76.6% of students scored the items in a maximum way (4-5), respectively. Conclusion: Nursing students demonstrate satisfaction and self-confidence with learning from a realistic clinical simulation scenario on the theme of advanced cardiorespiratory arrest maneuvers.

RESUMEN Objetivo: Evaluar la satisfacción y la autoconfianza de estudiantes de enfermería con el aprendizaje en un escenario de simulación clínica realista y con la temática de maniobras avanzadas de parada cardiorrespiratoria. Método: Se trata de un estudio exploratorio y descriptivo, de enfoque cuantitativo. Para evaluar la actividad de simulación desarrollada, estudiantes del curso de graduación de enfermería respondieron a la Escala de Satisfacción de Estudiantes y Autoconfianza con el Aprendizaje. Resultados: Participaron diecinueve estudiantes. Se identificó la satisfacción y la autoconfianza de los estudiantes con el aprendizaje, con una media de 4,17 ± 0,59 en el escenario desarrollado. En la subescala de satisfacción con el aprendizaje actual y en la subescala de autoconfianza con el aprendizaje, el 86,3% y el 76,6% de los estudiantes, respectivamente, puntuaron los ítems al máximo (4-5). Conclusión: Los estudiantes de enfermería demostraron satisfacción y autoconfianza con el aprendizaje en el escenario de simulación clínica realista, en la temática de maniobras avanzadas de parada cardiorrespiratoria.

RESUMO Objetivo: Avaliar a satisfação e autoconfiança com a aprendizagem de estudantes de enfermagem em cenário de simulação clínica realística com a temática de manobras avançadas de parada cardiorrespiratória. Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. Para avaliação da atividade de simulação desenvolvida, estudantes do curso de graduação em enfermagem responderam à Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem. Resultados: Participaram 19 estudantes. Identificou-se satisfação e autoconfiança dos estudantes com a aprendizagem, com média de 4,17 ± 0,59 no cenário desenvolvido. Na subescala de satisfação com a aprendizagem atual e na subescala de autoconfiança com a aprendizagem, 86,3% e 76,6% dos estudantes pontuaram os itens de forma máxima (4-5), respectivamente. Conclusão: Estudantes de enfermagem demonstram satisfação e autoconfiança com a aprendizagem a partir de cenário de simulação clínica realística na temática de manobras avançadas de parada cardiorrespiratória.
Descritores: Simulação de Paciente
Educação em Enfermagem
Parada Cardíaca
-Estudantes de Enfermagem
Simulação
Aprendizagem
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


  10 / 2012 LILACS  
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Id: biblio-1223350
Autor: Cabrera Barrero, Kirenia.
Título: Habilidades comunicativas en estudiantes de la formación técnica en enfermería / Communicative ability in students of the nursing technical training
Fonte: Horiz. enferm;30(2):153-162, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Para las ciencias de la Enfermería, la adecuada comunicación puede definir la calidad de los cuidados prestados por lo que dada su importancia en la formación de los recursos en salud y el reto que constituye en la actualidad, la inserción de la formación técnica en enfermería con solo 9no grado, dentro de los escenarios universitarios, se ha desarrollado una investigación en la Universidad de Ciencias Médicas de la Habana, Cuba, Facultad de Ciencias Médicas "10 de Octubre", con el objetivo de diseñar una estrategia educativa para el desarrollo de las habilidades , comunicativas en los estudiantes de la Formación Técnica en Enfermería en correspondencia con las exigencias de la sociedad cubana. El estudio se realizó combinando técnicas propias de los enfoques cuantitativos y cualitativos lo que permitió identificar el estado actual de las habilidades comunicativas en estos estudiantes y los factores que pueden influir en su desarrollo.

For the nursing sciences, adequate communication can define the quality of the care provided. Given its importance in the training of health resources and the challenge, that currently constitutes the insertion of technical training in Nursing with 9th grade. Within the Medical university of Havana, Cuba, has developed an investigation with the objective of design an educational strategy for the development of communicative skills in students of Technical Training in Nursing, in accordance with the demands of Cuban society. The study was carried out combining techniques of the quantitative and qualitative approaches that allowed identifying the current state of the communicative abilities in these students and the factors that can influence their development.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Estudantes de Enfermagem
Comunicação
-Aptidão
Ensino
Cuba
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME



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