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Id: biblio-1140170
Autor: Cunha, Mila Silva; Campos, Hudson Manoel Nogueira; Mattos, Mússio Pirajá.
Título: A formação construtivista de educandos de farmácia na gestão do sus: abordagens e contribuições para ambientes virtuais de aprendizagem / The constructive education of pharmacy students in sus management: approaches and contributions to virtual learning environments / La formación constructiva de educandos de farmacia en la gestión del sus: enfoques y contribuciones en entornos virtuales de aprendizaje
Fonte: Rev. baiana saúde pública;43(1):288-300, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A educação construtivista é uma excelente alternativa para direcionar uma formação farmacêutica com as competências necessárias para atuar no âmbito da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo tem como objetivo relatar a vivência do ambiente virtual como ferramenta de formação construtivista em saúde. Trata-se da experiência entre educador e educandos do curso de farmácia, com uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem baseadas no construtivismo. Em busca dessa construção, foi utilizado o webfólio como ferramenta de formação construtivista na disciplina práticas em saúde coletiva II: gestão. Assim, a proposta de utilização desse método é fundamentada à luz da obra de Paulo Freire em simbiose com Manoel de Barros. O processo de aprendizagem com a construção do webfólio e viagem educacional permitiu refletir sobre a realidade da nossa sociedade e a formação de agentes transformadores para gestão do SUS. Assim, os educandos foram empoderados e sensibilizados a seguir com o compromisso de reproduzir a corresponsabilidade no âmbito profissional, buscando a qualidade do atendimento com vistas à integralidade da assistência ao cuidado. A utilização dessas ferramentas foi assertiva por estimular uma formação por competências, interdisciplinaridade, interprofissionalidade, além de permitir nos maravilharmos com novas experimentações por meio de uma sociedade que muda permanentemente.

Constructivist education is an excellent alternative to direct pharmaceutical training with the necessary skills to act within the scope of the Unified Health System (SUS) management. This article reports the experience of virtual environments as a tool for constructivist education in health, namely the experience between educator and Pharmacy students with use of active teaching-learning methodologies based on constructivism. A webfólio was used as a tool for constructivist training in the discipline Practices in Collective Health II: Management. Thus, the theoretical framework is based on the work of Paulo Freire and Manoel de Barros. The learning process with the construction of the webfólio and educational trip allowed to reflect on the reality of our society and the formation of transforming agents for SUS management. Thus, the students were empowered and sensitized to follow the commitment to reproduce co-responsibility in professional settings, seeking the quality of care while aiming for the integrality of care. The use of these tools was assertive as it stimulated education based on competences, interdisciplinarity, interprofessionality, in addition to allowing us to marvel at new experiments through a society that changes permanently.

La educación constructivista es una excelente alternativa para brindar la formación farmacéutica con las competencias necesarias para actuar en el ámbito de la gestión del Sistema Único de Salud (SUS). Este artículo tiene como objetivo relatar la vivencia del ambiente virtual como una herramienta de formación constructivista en salud. Esta es la experiencia entre educador y alumnos del curso de Farmacia con el uso de metodologías activas de enseñanza-aprendizaje basadas en el constructivismo. Para esa construcción se utilizó el webfólio como herramienta de formación constructivista en la disciplina Prácticas en Salud Colectiva II: Gestión. Así la propuesta de utilización de este método está fundamentada bajo la luz de la obra de Paulo Freire en simbiosis con Manoel de Barros. El proceso de aprendizaje con la construcción del webfólio y el viaje educativo permitió reflexionar sobre la realidad de nuestra sociedad y la formación de agentes transformadores para la gestión del SUS. Los estudiantes fueron empoderados y sensibilizados a seguir con el compromiso de reproducir la corresponsabilidad en el ámbito profesional, buscando la calidad de la atención para la integralidad de la asistencia al cuidado. La utilización de esas herramientas permitió estimular una formación por competencias, interdisciplinaridad, interprofesionalidad, además de sorprendernos con nuevas experiencias en una sociedad que cambia permanentemente.
Descritores: Farmácia
Qualidade da Assistência à Saúde
Estudantes de Farmácia
Sistema Único de Saúde
Indústria da Construção
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Chicourel, Elizabeth Lemos
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Id: lil-648183
Autor: Oliveira, Any Caroline Almeida; Silva, Annelisa Farah da; Raposo, Nádia Rezende Barbosa; Chicourel, Elizabeth Lemos.
Título: Consumo de frutas e hortaliças por estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora / Fruit and vegetables consumption by Pharmacy students of Federal University of Juiz de Fora
Fonte: HU rev;37(3):377-385, set. 2011.
Idioma: pt.
Descritores: Verduras
Frutas
-Estudantes
Estudantes de Farmácia
Universidades
Consumo de Alimentos
Segurança Alimentar e Nutricional
Alimentos, Dieta e Nutrição
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-635412
Autor: Souza C, Denise Raquel; L, Camila Viana; de Paula Tavares C, Maria Beatriz; Costa de Morais Aragão G, Maria Leonor; Fernandes l, Ronner; Santos A, Maria Dalva.
Título: Ambiente saudável e aprendizagem em cursos da área da saúde: uma realidade possível / Healthy environment and learning in courses in the area of health: a possible reality
Fonte: Av. enferm;29(2):263-270, jul.-dic. 2011. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se identificar as representações sociais dos estudantes sobre o Centro de Ciências da Saúde no âmbito da saúde, ambiente e desenvolvimento humano. A pesquisa exploratória-descritiva e comparativa teve como sujeitos 62 alunos de Enfermagem e Farmácia. O instrumento e técnicas foram o questionário semiestruturado, a associação livre de palavras e a técnica expressiva de colagem. A coleta de dados foi realizada mediante aprovação do comitê de ética. Treze alunos de Enfermagem representaram o Centro como desorganizado e oito de Farmácia, como um local de encontro para aprendizagem. Os estudantes representaram como a segunda casa. Há representação como inadequado, confuso, fragmentado espacialmente e organizado de acordo com o status dos cursos. Para ambos os estudantes, a falta de recursos interfere no processo ensino-aprendizagem. A variância total dos dados correspondeu a 82%. No eixo Fl, com 51,9%, destaca as representações quanto à segurança, alimentação e água de boa qualidade. No eixo F2, com 30,1%, há representações dos alunos de Farmácia quanto à estrutura do Centro, mas estão felizes por estudarem na universidade pública. Na técnica expressiva de colagem foram categorizadas oito temáticas: natureza, organização e relação humana, família e riscos, felicidade, religião e expectativas. Concluímos, inferindo que há relação entre conhecimento e formação profissional universitária e as representações do meio ambiente.

El objetivo fue identificar las representaciones sociales de los estudiantes sobre el Centro de Ciencias de la Salud en el marco de la salud, ambiente y desarrollo humano. La investigación exploratoria-descriptiva y comparativa tuvo como sujetos sesenta y dos alumnos de Enfermería y Farmacia. El instrumento y técnicas fueron el cuestionario semi-estructurado, la asociación libre de palabras y la técnica expresiva de collage. La recolección de los datos fue realizada mediante aprobación del comité de ética. Trece alumnos de Enfermería representaron el Centro como desorganizado y ocho de Farmacia, como un lugar de encuentro para aprendizaje. Los estudiantes la representaron como la segunda casa. Algunos lo perciben como inadecuado, confuso, fragmentado, espacialmente y organizado de acuerdo con el status de los cursos. Para ambos estudiantes, la falta de recursos interfiere en el proceso enseñanza-aprendizaje. La varianza total de los datos correspondió a 82%. En el eje Fl, con 51,9% destacan las representaciones en cuanto a seguridad, alimentación y agua de buena calidad. En el eje F2, con 30,1% hay representaciones de los alumnos de Farmacia en cuanto a la estructura del Centro, pero están felices de estudiar en la universidad pública. En la técnica expresiva de collage se categorizaron ocho temas: naturaleza, organización y relación humana, familia y riesgos, felicidad, religión y expectativas. Concluimos, infiriendo que existe relación entre el conocimiento y la formación profesional universitaria y las representaciones del medio ambiente.

The goal was to identify the students' social representations about the Center for Health Sciences in the context of health, environment and human development. The subjects of this exploratory-descriptive and comparative research were sixty-two Nursing and Pharmacy students. The instrument and techniques were a semi-structured questionnaire, the free word association and the expressive technique of collage. Data collection was performed with the approval of the ethics committee. Thirteen nursing students represented the Center as disorganized and eight Pharmacy students, as a place for learning. Students defined it as a second home. Some see it as inadequate, confusing, spatially fragmented and organized according to the status of the courses. For both types of students, the lack of resources interferes with the teaching-learning process. The total variance of the data reached 82%. The F1 axis, with 51.9%, includes representations regarding safety, good food and water quality. In the F2 axis, with 30.1%, shows Pharmacy student representations regarding the structure of the Center, but they are pleased to study at this public university. In the expressive technique of collage eight themes were categorized: nature, organization and human relationships, family and risks, happiness, religion and expectations. We concluded that there is a relationship between knowledge and university education and representations of the environment.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Estudantes de Farmácia
Educação
Meio Ambiente
Ciências da Saúde
Aprendizagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO136.1 - Biblioteca


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Id: lil-423693
Autor: Ayala Pío, Salomón; Fernández, Andres; Plasencia Medina, Maritza Dorila.
Título: Labor de investigación de pregrado en la sección de farmacología. Facultad de Medicina. UNMSM / Pharmacology undergraduate student research activities. Faculty of Medicine UNMSM
Fonte: SITUA;13(2):20-24, jul.-dic. 2004. tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Describir las principales características y evaluar la calidad de los trabajos de investigación de los estudiantes de Farmacología. Material y métodos: Fuente de información secundaria: Informes de 20 trabajos experimentales efectuados por los estudiantes de la asignatura de Farmacología del año académico 2001 de la Escuela Académico Profesional de Medicina Humana de la Facultad de Medicina de la UNMSM. Se evaluaron tomando en cuenta varios factores: Area de estudio y de labor de los asesores, laboratorio donde se efectuó el trabajo, introducción, objetivos, material y métodos, validez, confiabilidad, fármacos, resultados, discusión, costo, etc.Resultados: El área de estudio más frecuente fue el aparato digestivo. Seis estudios se realizaron exclusivamente en laboratorio de Farmacología y el número de asesores de la sección fue 17, participaron 23 asesores de otras áreas. Se usó plantas medicinales en 16, mayormente en extractos totales. El tipo fue experimental, en animales de laboratorio, in vivo e in vitro. Conclusión: La actividad científica de los estudiantes se inicia en el pregrado, pero existen factores limitantes y se requiere mejorar la calidad de dichos estudios.
Descritores: Farmacologia
Estudantes de Farmácia
Educação Médica
Pesquisa
-Estudos Retrospectivos
Epidemiologia Descritiva
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-786428
Autor: Danjoy León, Delia; Cerna Silva, Carolina; Musayon Oblitas, Yesenia.
Título: Consumo de tabaco y relaciones familiares y amicales en estudiantes de sexo femenino de la carrera de farmacia / Consumption of snuff and family and friendly relations in female students of pharmacy career
Fonte: Rev. enferm. herediana;8(2):53-61, jul.-dic.2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: Determinar el consumo de tabaco, las relaciones familiares y amicales en mujeres estudiantes de farmacia. Material y métodos: estudio cuantitativo, analítico-correlacional, de corte transversal. La muestra fue extraída de la base de datos de una investigación titulada: ôConocimientos y prácticas de consumo de tabaco y otras drogas en estudiantes mujeres de farmaciaõ, después de aplicar los criterios de selección quedo una muestra de 176 estudiantes, el instrumento fue una versión adaptada del cuestionario del Global Youth Tobacco Survey (GYTS), elaborado por OMS-CDC-CEDRO el año 2000, se usaron 42 reactivos. Las variables fueron tratadas en términos de frecuencia y porcentaje, se evaluó la asociación entre las variables relaciones familiares y amicales con el consumo de tabaco mediante Chi-cuadrado. Se usó el coeficiente de Spearman para calcular la significancia de correlación entre las puntuaciones asignadas a las relaciones familiares y amicales con la variable consumo de tabaco. Resultados: no existe una correlación significativa entre el tipo de relaciones familiares y el consumo de tabaco en estudiantes de farmacia. Las estudiantes cuyas amistades no fuman, solo un 48% fumaba, mientras que las estudiantes con algunas amistades que fumaban y aquellas que la mayoría de sus amistades fumaba, esta cifra de consumo ascendió a 70,4% y 85,7% respectivamente. Conclusiones: no existe una correlación significativa entre el tipo de relaciones familiares y consumo de tabaco en estudiantes de farmacia. Si existe una relación significativa entre el consumo de tabaco en estudiantes de farmacia y que algunas o la mayoría de sus amistades fumen...

to determine the consumption of snuff, family and women friendly relations pharmacy students. Material and Methods: quantitative, analytical and correlational, cross-sectional study. The sample was drawn from the database of research entitled ôKnowledge and practices of consumption of snuff and other drugs in female students of pharmacy,õ after applying the selection criteria IÆll take a sample of 176 students, the instrument was a questionnaire adapted from the Global Youth Tobacco Survey (GYTS), prepared by CEDAR WHO-CDC-2000, version 42 reagents were used. The variables were treated in terms of frequency and percentage, the association between the variables family and friendly relations with the consumption of snuff by Chi-square test was evaluated. Spearman coefficient was used to calculate the significance of correlation between the scores assigned to family and friendly relations with the variable consumption of snuff. Results: there is no significant correlation between the type of family relationships and consumption of snuff in pharmacy students. The students whose friends do not smoke, only 48% smoked while students with some friends who smoked and those that most of their friends smoke, this consumption figure amounted to 70.4% and 85.7% respectively. Conclusions: there is no significant correlation between the type of family relationships and consumption of snuff in pharmacy students. If there is a significant relationship between consumption of snuff in pharmacy students and that some or most of their friends smoke...
Descritores: Estudantes de Farmácia
Fatores de Risco
Relações Familiares
Relações Interpessoais
Uso de Tabaco
-Estudos de Avaliação como Assunto
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-672264
Autor: Pereira, Jamelson dos Santos; Silva, Edineide Nunes da; Pereira, Muller Portinary Cavalcante; Leite, Eliane de Sousa; Torquato, Jamili Anbar.
Título: Prevalência de tabagistas entre estudantes de uma instituição de ensino superior do sertão paraibano / Prevalencia de fumadores entre los estudiantes de una institución de educación superior en el desierto del interior de Paraíba / Prevalence of smokers among students of an institution of higher education in the backlands of Paraiba
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);5(2), abr.-jun. 2013.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: objetivou-se caracterizar a prevalência de hábitos tabágicos entre estudantes de uma IES. Método:trata-se de um estudo quantitativo efetuado na cidade de Cajazeiras – PB em uma IES entre fevereiro e dezembro de 2010. A amostra foi composta por 248 discentes dos cursos da área da saúde oferecidos pela instituição de ensino estudada. Os dados foram obtidos através de questionário, após a assinatura do termo de anuência pelos participantes. Resultados: observou-se o seguinte percentual de estudantes tabagistas entre os cursos investigados: enfermagem 5,6%, fisioterapia 4,5% e farmácia 5,6%. A taxa identificada de ex-fumantes entre os estudantes foi: enfermagem 19%, fisioterapia 9,1% e farmácia 17%. Conclusão: o índice de estudantes tabagistas demanda da IES a adoção de estratégias pedagógicas que ilustrem os malefícios oriundos do consumo de tabaco.

Objective: the objective was to characterize the prevalence of smoking among students of an IES. Method: this is a quantitative study conducted in the city of Cajazeiras - Paraiba in an IES between February and December 2010. The sample consisted of 248 students of the courses offered by healthcare education institution studied. Data were collected through questionnaire, after the signing of the agreement by the participants. Results: it was observed the following percentage of smokers among the students researched courses: 5.6% nursing, physiotherapy and pharmacy 4.5% 5.6%. The rate of ex-smokers identified among students was: 19% nursing, physiotherapy and pharmacy 9.1% 17%. Conclusion: the rate of students of IES smokers demands the adoption of pedagogical strategies that illustrate the harm from tobacco use.

Objetivo: el objetivo fue caracterizar la prevalencia de tabaquismo entre los estudiantes de un IES. Método: Se realizó un estudio cuantitativo realizado en la ciudad de Cajazeiras – Paraíba, en un IES, entre febrero y diciembre de 2010. La muestra estuvo constituida por 248 estudiantes de los cursos que ofrece la educación sanitaria institución estudiada. Los datos fueron recolectados a través de cuestionario, después de la firma del acuerdo por parte de los participantes. Resultados: se observó el siguiente porcentaje de fumadores entre los estudiantes investigaron cursos: 5,6% de enfermería, fisioterapia y farmacia del 4,5% al 5,6%. La tasa de ex fumadores entre los estudiantes identificados fue: 19% de enfermería, la fisioterapia y la farmacia del 9,1% al 17%. Conclusión: la tasa de alumnos del IES fumadores exigir la adopción de estrategias pedagógicas que ilustran el daño causado por el consumo de tabaco.
Descritores: Estudantes de Ciências da Saúde/estatística & dados numéricos
Estudantes de Enfermagem
Estudantes de Farmácia
Fumar
-Brasil
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: lil-554345
Autor: León, Delia Danjov; Ferreira, Paulo Sérgio; Pillon, Sandra Cristina.
Título: Conocimientos y practicas sobre el consumo de tabaco en estudiantes de pregrado de farmacia, Lima, Perú / Conhecimentos e práticas sobre o consumo de tabaco entre estudantes de farmácia em Lima, Peru / Knowledge and practice regarding tobacco use among pharmacy undergraduate students in Lima, Peru
Fonte: Rev. latinoam. enferm;18(spe):582-588, mayo-jun. 2010. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del estudio fue determinar los conocimientos y prácticas del consumo de tabaco en estudiantes de farmacia, según aspectos demográficos y académicos. Participaron 276 (55.2 por ciento) estudiantes de farmacia de una universidad privada Peruana. Fue utilizada la Encuesta Global de Tabaco (GYTS) para jóvenes. Se identificó una prevalencia de vida del tabaco de 93,7 por ciento en los hombres y en las mujeres de 77,6 por ciento. La prevalencia de vida para el alcohol fue de 70,8 por ciento y para las drogas ilegales de 14,1 por ciento (marihuana). Existe un elevado porcentaje de prevalencia de vida y de consumo actual de tabaco en esta muestra. La mayoría de los estudiantes inicio el uso a los 16 años. Existe una fuerte asociación entre el consumo de tabaco y el uso de esta droga por, al menos, uno de los padres; también está asociado a la exposición al humo dentro de la casa.

O objetivo do estudo foi determinar os conhecimentos e as práticas do uso de tabaco entre estudantes de farmácia, segundo os aspectos sociodemográficos e acadêmicos. Participaram 276 (55,2 por cento) estudantes de farmácia de uma universidade privada peruana. Foi utilizada a Encuesta Global de Tabaco para jovens - GYTS. Identificou-se a prevalência do uso na vida de tabaco em 93,7 por cento dos homens e 77,6 por cento das mulheres. A idade de início do consumo ocorreu aos 16 anos. A prevalência de uso na vida para o álcool foi de 70,8 por cento e, para as drogas ilegais, 14,1 por cento para a maconha. Existe porcentagem elevada de estudantes que fizeram uso na vida e, ainda, consomem tabaco, nesta amostra. A maioria dos estudantes iniciou o uso de drogas aos 16 anos. Existe forte associação entre o consumo de tabaco entre os que possuem pelo menos um dos pais fumantes e a exposição ao fumo dentro de casa.

The aim of this study was to determine the knowledge and the practices regarding tobacco consumption in pharmacy students according to their demographic and academic characteristics. The sample consisted of 276 (55.2 percent) pharmacy students of a Peruvian Private University to whom the “Global Youth Tobacco Survey” (GYTS) was applied. In men, the prevalence of lifetime use of tobacco of 93.7 percent, of alcohol 70.8 percent and of illegal drugs 14.1 percent was identified. The prevalence of lifetime and current consumption of tobacco in the sample was very high. The majority of students began using drugs at 16 years old. There was a strong association between the consumption of tobacco and the fact that at least one of the parents smoked and the exposure to smoke inside the home.
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Fumar/epidemiologia
Estudantes de Farmácia
-Estudos Transversais
Peru
Saúde da População Urbana
Adulto Jovem
Limites: Adolescente
Adulto
Feminino
Humanos
Masculino
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-661963
Autor: Cavalcante, Danielle Borges; Gomes, Rita Ivana Barbosa; Sousa, Vanessa Emille Carvalho de; Sardinha, Ana Hélia de Lima; Costa Filho, Manoel Ramos.
Título: Uso de álcool entre acadêmicos de farmácia de uma universidade pública / Alcohol use among pharmacy students at a public university / Consumo de alcohol entre estudiantes de farmacia de una universidad pública
Fonte: Rev. enferm. UERJ;20(3):312-316, jul.-set. 2012. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Bebidas alcoólicas são amplamente consumidas, porém o consumo não moderado representa prejuízos. Estudo transversal com o objetivo de determinar a prevalência do consumo de álcool entre acadêmicos de farmácia da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís. Foram aplicados dois questionários entre maio e junho de 2011: o primeiro baseado em um modelo da Organização Mundial de Saúde e o segundo o teste CAGE (Cut down, Annoyed, Guilty, Eye-opened), que avalia dependência alcoólica. Participaram 76 estudantes com o seguinte perfil: 30 homens e 46 mulheres, faixa etária entre 17 e 32 anos e renda a partir de R$ 3.840,00. A prevalência do uso de álcool foi de 87%, sendo maior entre homens. O teste CAGE evidenciou que 4% apresentavam problemas físico-psíquicos. Destacou-se o fato de que 31% nunca receberam informações na faculdade sobre o consumo de álcool. Conclui-se que há necessidade de abordar esse tópico junto aos estudantes.

Alcoholic beverages are widely consumed, but immoderate consumption is prejudicial. This cross-sectional study aimed to determine the prevalence of alcohol consumption among Pharmacy students at Maranhão Federal University, São Luís. Two questionnaires were applied between May and June of 2011, the first based on a World Health Organization model and the second, the CAGE (Cut down, Annoyed, Guilty, Eye-opened) test, which determines alcohol dependence. The sample consisted of 76 students with the following profile: 30 men and 46 women, from 17 to 32 years old with income ³ R$ 3,840.00. Overall prevalence of alcohol consumption was 87%, but higher among men. The CAGE test showed that 4% had physical and/or psychological problems. Strikingly, 31% received no information at college about alcohol consumption. It was concluded that this topic needs to be addressed with the students.

Las bebidas alcohólicas se consumen ampliamente, pero el uso no moderado representa perjuicios. Estudio transversal para determinar la prevalencia del consumo de alcohol entre académicos de farmacia de la Universidad Federal de Maranhão, en São Luís-MA-Brasil. Fueron utilizados dos cuestionarios entre mayo y junio de 2011: el primer basado en un modelo de la Organización Mundial de Salud y el segundo la prueba de dependencia alcohólica CAGE (Cut down, Annoyed, Guilty, Eye-opened). La muestra consistió en 76 estudiantes con el siguiente perfil: 30 hombres y 46 mujeres, entre 17 y 32 años y renta de $ 3.840.00. La prevalencia del consumo de alcohol fue 87%, siendo mayor entre hombres. La prueba CAGE mostró problemas físico-psíquico de 4%. Fue importante el hecho que 31% nunca recibió información en la Universidad sobre el consumo de alcohol. Se concluye que es necesario abordar este tema con los estudiantes.
Descritores: Alcoolismo/enfermagem
Alcoolismo/epidemiologia
Consumo de Bebidas Alcoólicas/epidemiologia
Estudantes de Farmácia/estatística & dados numéricos
-Análise Estatística
Brasil
Estudos Transversais
Pesquisa em Enfermagem
Inquéritos e Questionários
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: lil-508665
Autor: Damasceno, Dênis Derly; Terra, Fábio de Souza; Zanetti, Heloísa Helena Vieira; ´Andréa, Éverton Dias; ilva, Hélder Luiz Ribeiro da; eite, José Antônio.
Título: Automedicação entre graduandos de enfermagem, farmácia e odontologia da Universidade Federal de Alfenas / Self-medication among undergraduation of nursing, pharmacy and odontology of University Federal of Alfenas
Fonte: REME rev. min. enferm;11(1):48-52, jan.-mar. 2007. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo cujo objetivo é avaliar o índice de automedicação entre os graduandos do primeiro e do sétimo período dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia da Universidade Federal Alfenas (UNIFAL-MG)...
Descritores: Automedicação/estatística & dados numéricos
Estudantes de Enfermagem
Estudantes de Farmácia
Estudantes de Odontologia
-Inquéritos e Questionários
Tratamento Farmacológico
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-995994
Autor: Castanho, Milenna.
Título: Avaliação das atitudes de colaboração entre estudantes de graduação dos cursos de Farmácia e Medicina na Universidade de São Paulo / Evaluation of collaboration attitudes among undergraduate students of Pharmacy and Medicine courses at the University of São Paulo.
Fonte: São Paulo; s.n; 2018. 53 p. tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidde de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A prática farmacêutica vem, ao longo dos anos, mudando o seu foco, uma vez que as mudanças de perfil epidemiológico, como a elevação da expectativa de vida, a diversidade de enfermidades crônicas, bem como a morbimortalidade associada ao uso de medicamentos e o aumento dos gastos com saúde, requerem acompanhamento prolongado de pacientes e abordagem integral que contemple as múltiplas dimensões da assistência à saúde dos usuários e da população em geral, com ênfase em prevenção e educação em saúde. Atributos importantes dos profissionais de saúde incluem, mas não estão limitados, à empatia cognitiva, a colaboração interprofissional e as orientações centradas no paciente. Instrumentos de pesquisa para medir cada um desses atributos foram projetados e validados em diferentes graus. O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de cooperação entre estudantes de graduação dos cursos de Farmácia e de Medicina da Universidade de São Paulo, Campus da Capital. Trata-se de um estudo do tipo transversal, quantitativo, com aplicação de questionário online construído e validado especificamente para avaliar o grau de cooperação entre estudantes de todos os anos de graduação dos cursos de Farmácia e de Medicina. Os dados foram coletados por meio do envio do questionário aos estudantes dos dois cursos, o qual contempla dados sócio-demográficos, contato prévio com a prática interprofissional e a versão validada para o português do instrumento "Scale of Attitudes Toward Pharmacist-Physician Collaboration". Foi realizada análise estatística empregandose métodos descritivos (média, mediana e desvio padrão) e inferenciais (Software R - teste t de Student e ANOVA). Com o presente estudo, observou-se que, de maneira geral, os estudantes dos dois cursos são favoráveis às práticas interprofissionais, porém, os dados apontam que os estudantes de Farmácia se mostram mais favoráveis a estas práticas quando comparados aos de Medicina. São necessários mais estudos para aprofundar as causas das diferenças encontradas entre os dois grupos e no que diz respeito à relação das atividades de educação interprofissional e a percepção dos estudantes quanto à colaboração médicofarmacêutico

The pharmaceutical practice has, over the years, changing its focus, since the epidemiological profile changes, such as increased life expectancy, the diversity of chronic diseases, as well as the morbidity and mortality associated with the use of drugs and the increase in health spending, require prolonged follow-up of patients and require comprehensive approach that addresses the multiple dimensions of health care users and the general population, with emphasis on prevention and health education. Important health professionals attributes include, but are not limited to cognitive empathy, interprofessional collaboration, and guidance centered on the patient. Research tools to measure each of these attributes have been designed and validated to varying degrees. The objective of this study is to measure and evaluate the level of cooperation among undergraduate students of Pharmacy and Medicine courses at the University of São Paulo, Campus Capital. It is a transversal, quantitative study with online application of online questionnaire developed and validated specifically to evaluate the level of cooperation between students from all undergraduate years of Pharmacy and Medicine courses. Data will be collected by sending the questionnaire to students from both courses. The questionnaire will be prepared on the basis of the Federal University of Sergipe tool and every student can respond to even just once. It will be performed the statistical analysis employing descriptive methods (mean, median and standard deviation) and inferential (Software R - Student's t-test and ANOVA). With the present study, it was observed that, in general, the students of the two courses are favorable to interprofessional practices, however the data indicate that the students of pharmacy are more favorable when compared to those of medicine. Further studies are necessary to look into the causes of the differences found between the two groups and also regarding the relation of the activities of interprofessional education and the students' perception regarding the physician-pharmacist collaboration
Descritores: Estudantes de Medicina/classificação
Estudantes de Farmácia/classificação
Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde
Comportamento Cooperativo
Educação em Farmácia/classificação
-Sistema Único de Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde/etnologia
Relações Interprofissionais/ética
Responsável: BR40.1 - DBD - Divisão de Biblioteca e Documentacão do Conjunto das Químicas
BR40.1; T615.18h, C346a. 30100022508-F



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