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Id: biblio-1022214
Autor: Sá, Ana Carla Silveira de; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Góes, Fernanda Garcia Bezerra.
Título: Diagnóstico do câncer infantojuvenil: o caminho percorrido pelas famílias / Diagnosis of childhood and youth cancer: the families-percurred path / Diagnóstico del cáncer infantojuvenil: el camino recorrido por las familias
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);11(5):1180-1187, out.-dez. 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Analisar a trajetória percorrida pelas crianças e adolescentes da suspeição à confirmação diagnóstica de câncer. Métodos: Pesquisa qualitativa, desenvolvida em 2017, com entrevistas semiestruturadas junto a 19 familiares cuidadores de crianças e adolescentes com câncer, cujos dados foram submetidos à análise temática. Resultados: A trajetória de crianças e adolescentes é iniciada a partir de múltiplas e inespecíficas alterações clínicas e de desenvolvimento no âmbito sociofamiliar, posteriormente elas percorrem inúmeros serviços de saúde e são submetidas a diversos procedimentos biomédicos. Nesse caminho, barreiras no acesso aos serviços de saúde na busca pelo diagnóstico do câncer foram evidenciadas. Conclusão: É imprescindível que o sistema de saúde atenda as necessidades da população infantojuvenil em todos os seus níveis, incluindo o acesso adequado ao diagnóstico precoce do câncer, assim como melhor formação dos profissionais para a detecção. Garantindo, assim, o direito à saúde na perspectiva da integralidade do cuidado

Objective: The study's goal has been to analyze the trajectory of children and adolescents from cancer suspicion to its confirmed diagnosis. Methods: It is a descriptive-exploratory research with a qualitative approach, which was performed in 2017 through semi-structured interviews of 19 family caregivers of children and teenagers with cancer diagnosis. The data were subjected to thematic analysis. Results: Both children and adolescents' trajectories start from multiple and unspecific clinical and development alterations in the socialfamily settings, following that they go through countless healthcare services and are subjected to a variety of biomedical procedures. Along this path, there were evidenced barriers of access to healthcare services in the cancer diagnosis pursue. Conclusion: It is crucial that the healthcare system go towards attending the necessities of children and adolescents' population in all levels, including the appropriated access to an earlier diagnosis of cancer, and a better qualification of healthcare professionals for cancer detection. Hence, ensuring the right to health care under the care completeness standpoint

Objetivo: Analizar la trayectoria recorrida por los niños y los adolescentes de sospecha de confirmación diagnóstica del cáncer. Métodos: Pesquisa cualitativa, desarrollada en 2017, con entrevistas semiestructuradas junto a diecinueve familiares cuidadores de niños y adolescentes con cáncer, donde los dados han sido sometidos al analice temática. Resultados: La trayectoria de los niños y adolescentes empieza a partir de varias e inespecíficas alteraciones clínicas y del desarrollo en el ámbito sociofamiliar, posteriormente ellas recogen inúmeros servicios de salud y son sometidas a diversos procedimientos biomédicos. En este camino, barreras en el acceso a los servicios de salud en la busca por el diagnóstico del cáncer fueron evidenciadas. Conclusión: Es imprevisible que el sistema de salud atienda las necesidades de la población infantojuvenil en todos los niveles, incluyendo el acceso adecuado al diagnóstico precoz del cáncer, así como mejor formación de los profesionales para la detección. Garantizando, así, el derecho a la salud en la perspectiva de la integralidad del cuidado
Descritores: Saúde da Criança
Saúde do Adolescente
Detecção Precoce de Câncer
Neoplasias/diagnóstico
-Brasil
Cuidadores
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Narrativas Pessoais
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1021968
Autor: Cremonese, Luiza; Wilhelm, Laís Antunes; Demori, Carolina Carbonell; Prates, Lisie Alende; Barreto, Camila Nunes; Ressel, Lúcia Beatriz.
Título: Vivências do período gravídico-puerperal na perspectiva de mulheres adolescentes / Experiences from the puerperal period according to the viewpoint of adolescent women / Vivencias del período gravídico puerperal en la perspectiva de mujeres adolescentes
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);11(5):1148-1154, out.-dez. 2019. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Conhecer como a mulher adolescente vivencia o período gravídico-puerperal. Método: Estudo qualitativo descritivo. As participantes foram 11 puérperas adolescentes. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e o mapa falante. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática da proposta operativa. Resultados: Revelaram que no início da gestação sentiram insegurança, medo e rejeição; passaram por alguns abandonos e afastamentos; tiveram que reorganizar os planos de vida; os estudos foram adiados; mas, ao final, prevaleceu o sentimento de felicidade ao ter o filho nos braços. Conclusão: conhecer a vivência do período gravídico-puerperal das adolescentes permitiu compreender a importância do profissional de saúde atuar neste contexto e poder contribuir para evolução de uma gestação saudável a partir da compreensão das singularidades das adolescentes

Objective: The study's purpose has been to know how the adolescent woman experience the pregnancypuerperal period. Methods: It is a descriptive study with a qualitative approach. The participants were 11 adolescents who have recently given birth. Data collection took place through a semi-structured interview and the taking map. The data were submitted to thematic content analysis according to the operative proposal. Results: Data have revealed that women felt insecurity, fear and rejection during the initial stages of pregnancy; they faced abandonment; they also had to rearrange their life plans; their studies were put aside and delayed; but, after all, the feeling of happiness by having their children together has prevailed. Conclusion: Experiencing the pregnancy-puerperal period allowed the adolescent women to understand the importance of health professionals participating of this context and being able to contribute to a healthy pregnancy by appreciating the adolescents' specificities

Objetivo: Conocer cómo el adolescente mujer viviendo el periodo grávido puerperal. Método: estudio descriptivo cualitativo. Los participantes eran 11 adolescentes que han dado a luz recientemente. Para datos colección utilizó la entrevista semiestructurada y el mapa. Los datos fueron sometidos a análisis de contenido temático de la propuesta operativa. Resultados: reveló que temprano en el embarazo se sentía inseguridad, temor y rechazo; fue a través de algunas salidas y llegadas; tuvo que reorganizar los planes de vida; los estudios fueron retrasados; pero, al final, prevaleció el sentimiento de felicidad para que el niño en sus brazos. Conclusión: llegar a conocer que la experiencia de los adolescentes el período grávidos permitido entender la importancia puerperal de profesional de la salud actuar en este contexto y ser capaces de contribuir a un embarazo saludable de la comprensión de las singularidades de los adolescentes
Descritores: Gravidez na Adolescência/psicologia
Saúde do Adolescente
Período Pós-Parto
-Brasil
Limites: Seres Humanos
Feminino
Gravidez
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-827178
Autor: Silva, Amanda Newle Sousa; Apolonio, Milena Siqueira; Alcantara, Caroline Magalhães de; Queiroz, Maria Veraci Oliveira.
Título: Características socioculturais e clínicas de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 / Sociocultural characteristics of adolescents with type 1 diabetes mellitus / Características socioculturales y clínicas de adolescentes con diabetes mellitus tipo 1
Fonte: Cogitare enferm;21(4):01-08, Out.-Dez. 2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivou-se descrever os aspectos socioculturais e clínicos de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 e relatar atividade educativa em grupo com base nas necessidades do público-alvo. Estudo quantitativo, com 38 adolescentes, ocorreu de janeiro a junho de 2015, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Dados descritos com frequências percentuais. Das reflexões, obteve-se insight para atividade educativa, com cinco adolescentes escolhidos, intencionalmente. Maior parte residia em Fortaleza 20 (52,6%), morava em casa própria 32 (84,2%), com renda familiar de um a dois salários mínimos 35 (92,1%). Os adolescentes pesquisados apresentaram peso adequado 20 (52,6%), hiperglicemia em jejum 27 (71%), utilizavam dois tipos de insulina 18 (47,3%). Enfatizaram maiores dificuldades no controle glicêmico relacionado à alimentação. Realizou-se prática educativa em grupo sobre este obstáculo. Os sujeitos pesquisados detinham conhecimentos sobre a doença e os cuidados; as dificuldades na adesão ao tratamento envolviam aspectos socioculturais que poderiam ser negociados com estes e familiares (AU).

The present study aimed to describe the sociocultural and clinical aspects of adolescents with type 1 Diabetes Mellitus and report group educational activity based on the needs of the target audience. Quantitative study with 38 adolescents conducted from January to June 2015, in Fortaleza, Ceará, Brazil. Descriptive statistics was used. Insight was gained to educational activities, with five adolescents intentionally selected. Most of them lived in Fortaleza: 20(52.6%), lived in their own houses: 32(84.2%), family income of one to two minimum wages: 35(92.1%). The participants had normal weight: 20(52.6%), fasting hyperglycemia: 27(71%), used two types of insulin: 18(47.3%). They reported higher difficulty in adhering to healthier eating habits to control blood glucose levels. A group educational activity focused on this obstacle was conducted. The subjects had knowledge about the disease and related care; the difficulties in treatment adherence involved sociocultural aspects that could be negotiated with the subjects and their familie (AU).

La finalidad del estudio fue describir aspectos socioculturales y clínicos de adolescentes con Diabetes Mellitus tipo 1, así como relatar actividad educativa en grupo, considerando las necesidades de ese público. Estudio cuantitativo, con 38 adolescentes, hecho de enero a junio de 2015, en Fortaleza, Ceará, Brasil. Los datos fueron descriptos con frecuencias percentuales. De las reflexiones, se obtuvo insight para actividad educativa, con cinco adolescentes seleccionados de modo intencional. De los participantes, 20 vivían en Fortaleza (52,6%), 32 vivían en su vivienda (84,2%), 35 presentaban renta familiar de uno a dos sueldos mínimos (92,1%). De los adolescentes investigados, 20 presentaron peso adecuado (52,6%), 27, hiperglucemia en ayuno (71%), 18 utilizaban dos tipos de insulina (47,3%). Se constataron mayores dificultades en el control de glucemia referente a la alimentación. Hubo práctica educativa en grupo acerca de esa cuestión. Los sujetos investigados poseían conocimientos sobre la enfermedad y los cuidados; las dificultades en la adhesión al tratamiento tenían aspectos socioculturales, los cuales podrían ser negociados entre los adolescentes y sus familiar (AU).
Descritores: Enfermagem
Saúde do Adolescente
Diabetes Mellitus Tipo 1
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR1508.9 - Departamento de Enfermagem


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Id: lil-571922
Autor: Patrício, Francy Reis Silva; Ogata, Silvio Kazuo; Diaz, Norys Josefina; Laranjeira, Marisa; Kawakami, Elisabete.
Título: Detecção de Giardia intestinalis pelo teste de impressão duodenal e infecção por Helicobacter pylori em crianças e adolescentes com sintomas digestivos / Giardia intestinalis detected by biopsy imprint and Helicobacter pylori infection in dyspeptic children and adolescents
Fonte: GED gastroenterol. endosc. dig;29(1):4-8, jan.-mar. 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar a relação entre a infecção por helicobacter pylori e a presença de giardia intestinalis, diagnosticada através do teste de impressão da mucosa duodenal em pacientes com dor abdominal. Material e métodos: foram avaliados prospectivamente 33 pacientes consecutivos com queixa de dor abdominal e que realizaram exame parasitológico de fezes; durante a endoscopia digestiva alta foram coletadas biópsias de duodeno para o teste de impressão e análise microscópica, e de mucosa do antro para pesquisa do H. pylori (teste rápido da urease e histologia). Resultados: o teste da impressão da mucosa duodenal foi positiva para giardia intestinalis em 9/33 pacientes (27,2%) e o H. pylori foi detectado em 21/33 (63,6%) pacientes, sendo 4/9 (44,4%) entre os pacientes infestados e 17/24 (70,8%) entre os não infestados por Giardia intestinalis. O exame parasitológico de fezes foi positivo em apenas 1/9 (11%) pacientes com o teste de impressão positivo; outros 3 pacientes apresentaram: ascaris lumbricoides, entamoeba coli e endolimax nana e a biópsia duodenal para giardia intestinalis foi positiva em 3/8 (37,5%). Conclusão: nossos resultados sugerem que não há associação entre parasitoses e infecção por Helicobacter pylori, sendo o teste de impressão da mucosa duodenal útil no diagnóstico da infestação por Giardia intestinalis durante investigação de pacientes com sintomas dispépticos submetidos à endoscopia digestiva. No entanto, são necessários mais estudos com maior amostragem.

Objective: to evaluate the relationship between helicobacter pylori infection and giardia intestinalis infestation, diagnosed by duodenal imprint test, in patients with abdominal pain. Material and methods: thirty three consecutive patients were prospectively evaluated by esophagogastroduodenoscopy and stool examination for ova and parasites. Duodenal biopsy was collected for imprint test and histological examination. H. pylori was diagnosed by histological examination of gastric antrum and rapid urease test. Results: duodenal imprint test was positive for giardia intestinalis in 9/33 patients (27.2%) and H. ylori was detected in 21/33 (63.6%) patients, 4/9 (44.4%) giardia intestinalis positive patients and 17/24 (70.8%) giardia intestinalis negative patients. Stool examination was positive in 1/9 (11%) patient with a positive duodenal imprint test, and another 3 patients presented ascaris lumbricoides, entamoeba coli e endolimax nana. Duodenal histology was positive for giardia intestinalis in 3/8 (37,5%). Conclusion: our results suggested that there is no association between giardiasis and Helicobacter pylori infection. Duodenal imprint test was useful to diagnose giardia intestinalis infestation in dyspeptic patients evaluated by esophagogastroduodenoscopy. Nevertheless, more studies with greater sampling are necessary.
Descritores: Biópsia
Dor Abdominal
Saúde da Criança
Helicobacter pylori
Infecções por Helicobacter
Giardíase
Giardia lamblia
Saúde do Adolescente
-Endoscopia do Sistema Digestório
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Motta, Maria da Graça Corso da
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Id: biblio-991753
Autor: Brum, Maria Luiza Bevilaqua; Motta, Maria da Graça Corso da; Zanatta, Elisangela Argenta.
Título: Bioecological systems and elements that make adolescents vulnerable to sexually transmissible infections / Sistemas bioecológicos y elementos que vulnerabilizan adolescentes frente las infecciones sexualmente transmisibles / Sistemas bioecológicos e elementos que vulnerabilizam adolescentes frente às infecções sexualmente transmissíveis
Fonte: Texto & contexto enferm;28:e20170492, 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: ABSTRACT Objective: to understand the elements that constitute the Bioecological Model and the situations of vulnerability regarding the prevention of sexually transmitted infections and HIV/AIDS from the perspective of adolescents. Method: a descriptive-exploratory study, with a qualitative approach, carried out between October and December 2015 with ten adolescents between 12 and 18 years of age registered in the socio-educational workshops of a non-governmental organization located in a municipality in the Western region of Santa Catarina, Brazil. Information was collected from the medical records of the adolescents and through Caroline Wang´s Photovoice strategy. Hermeneutics was used for the analysis of the information with the support of the theoretical reference of the Bioecological Model of Human Development and vulnerability. Results: bioecological systems in adolescents provide the means to learn and acquire knowledge about sexually transmitted infections and HIV/AIDS, however there are elements in these systems that collaborate with the individual, social and programmatic vulnerabilities involved in the prevention of these diseases. Conclusion: The importance of empowering the family in relation to sexual education of their children is highlighted as a way to reduce the vulnerability of adolescents to sexually transmitted diseases /HIV/AIDS. It also highlights the need to create physical spaces of care directed at adolescent health which receive adolescents and provide opportunities to be listened to and to provide dialogue between them and the health professionals. It is considered that the study highlights important points that can be included in adolescent health care strategies from the perspective of vulnerabilities and the bioecological systems in which they live.

RESUMEN Objetivo: conocer los elementos que constituyen el Modelo Bioecológico y las situaciones de vulnerabilidades en el campo de la prevención de las infecciones sexualmente transmisibles y VIH/SIDA en la perspectiva de adolescentes. Método: estudio descriptivo-exploratorio, con abordaje cualitativo, realizado en el período de octubre a diciembre de 2015 con diez adolescentes con edades entre 12 y 18 años insertados en los talleres socioeducativos de una organización no gubernamental, situada en un municipio de la Región Oeste de Santa Catarina, Brasil. La información fue recolectada en los prontuarios de los adolescentes y por medio de la estrategia Photovoice de Caroline Wang. Para el análisis de las informaciones, se utilizó la Hermenéutica con el soporte del referencial teórico del Modelo Bioecológico del Desarrollo Humano y de la Vulnerabilidad. Resultados: los sistemas bioecológicos de los adolescentes oportunizan medios para construir saber sobre el cuidado con las infecciones sexualmente transmisibles y el VIH/SIDA, pero hay elementos en esos sistemas que colaboran con las vulnerabilidades individuales, sociales y programáticas involucradas en la prevención de estas enfermedades. Conclusión: se destaca la importancia de empoderar a la familia para la educación sexual de los hijos como una forma de reducir las vulnerabilidades de los adolescentes ante las infecciones sexualmente transmisibles /VIH/sida. Advierte, además, para la necesidad de crear espacios físicos de cuidado a la salud de los adolescentes que oportunicen la acogida, la escucha y el diálogo entre ellos y los profesionales de la salud. Se considera que el estudio destaca puntos importantes que pueden ser incluidos en las estrategias de cuidado de la salud de los adolescentes bajo la óptica de las Vulnerabilidades y de los Sistemas Bioecológicos en que viven.

RESUMO Objetivo: conhecer os elementos que constituem o Modelo Bioecológico e as situações de vulnerabilidades no campo da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS na perspectiva de adolescentes. Método: estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado no período de outubro a dezembro de 2015 com dez adolescentes com idades entre 12 e 18 anos inseridos nas oficinas socioeducativas de uma organização não governamental, situada em um município da Região Oeste de Santa Catarina, Brasil. As informações foram coletadas nos prontuários dos adolescentes e por meio da estratégia Photovoice de Caroline Wang. Para a análise das informações, utilizou-se a Hermenêutica com o suporte do referencial teórico do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano e da Vulnerabilidade. Resultados: os sistemas bioecológicos dos adolescentes oportunizam meios para construírem saberes sobre o cuidado com as infecções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS, no entanto há elementos nesses sistemas que colaboram com as vulnerabilidades individuais, sociais e programáticas envoltas na prevenção destas doenças. Conclusão: destaca-se a importância de empoderar a família para a educação sexual dos filhos como uma forma de reduzir as vulnerabilidades dos adolescentes perante a infecções sexualmente transmissíveis/HIV/aids. Adverte, ainda, para a necessidade de criar espaços físicos de cuidado à saúde dos adolescentes que oportunizem o acolhimento, a escuta e o diálogo entre eles e os profissionais de saúde. Considera-se que o estudo destaca pontos importantes que podem ser incluídos nas estratégias de cuidado à saúde dos adolescentes sob a ótica das vulnerabilidades e dos sistemas bioecológicos em que vivem.
Descritores: Doenças Sexualmente Transmissíveis
FREE ASSOCIATIONABBREVIATIONS AS TOPIC
-Saúde do Adolescente
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-909969
Autor: Andrade, Joana Verdelho; Rocha, Ana Manuela; Santos, Maria Inês; Campos, Joana; Santos, Elisabete; Ferrão, Alzira.
Título: Autoavaliação de médicos sobre sua formação em Medicina do Adolescente / Physicians' self-assessment on their training in Adolescent Medicine
Fonte: Sci. med. (Porto Alegre, Online);28(3):ID29642, jul-set 2018.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVOS: Caraterizar como os especialistas e residentes de Pediatria e de Medicina Geral e Familiar consideram que abordam os adolescentes, identificar as suas habilitações em Medicina do Adolescente, averiguar que tópicos dessa área os médicos gostariam de ver abordados em futuros treinamentos e comparar as percepções dos médicos das duas especialidades em relação à sua experiência na prática em saúde do adolescente. MÉTODOS: Estudo transversal com base em inquérito enviado via correio eletrônico a 241 médicos da área de influência de um hospital de nível II, tendo-se incluído especialistas e residentes de Pediatria e de Medicina Geral e Familiar de centros de saúde do concelho de Viseu, Portugal. Utilizaram-se os testes Qui-quadrado ou teste Exacto de Fisher para testar associações entre variáveis, assumindo-se significado estatístico quando p<0,05. RESULTADOS: Um total de 113 médicos completou o inquérito, sendo 74% do gênero feminino, com uma mediana de anos de prática de 12 anos (intervalo interquartil 5-30, mínimo 2 anos, máximo 38 anos). O grupo de Pediatria tinha mais formação em Medicina do Adolescente (57%) do que o grupo de Medicina Geral e Familiar (25%) (p=0,007). Mais médicos com formação específica em Medicina do Adolescente consideravam-se preparados para a entrevista ao adolescente (51%, vs. 28% dos que não tinham formação específica, p=0,03). Os médicos Gerais e de Família orientavam mais os adolescentes sobre consumo de substâncias, contracepção e doenças sexualmente transmissíveis, enquanto os médicos de Pediatria identificavam mais adolescentes com depressão. A maioria dos médicos avaliou-se como tendo conhecimentos insuficientes em Medicina do Adolescente, sendo o treino insuficiente a barreira mais frequentemente referida. Cinquenta e sete por cento dos médicos de Pediatria, 78% dos médicos Gerais e de Família e 84% dos que não tinham formação específica em Medicina do Adolescente, considerando as duas especialidades, gostariam de aprofundar os seus conhecimentos nessa área. CONCLUSÕES: Este estudo permitiu identificar que áreas de conhecimento sobre Medicina do Adolescente estão deficitárias na formação dos pediatras e dos médicos gerais e de família. A maioria dos médicos, principalmente os que não tiveram formação em Medicina do Adolescente, mostraram-se interessados em preencher essa lacuna.

AIMS: To characterize the way in which General and Family physicians and Pediatricians consider approaching adolescents, identify their qualifications in Adolescent Medicine, ascertain which topics of this specialty these physicians would like to see addressed in future training, and to compare the perceptions of physicians of both specialties with respect to their experience in adolescent health practice. METHODS: Cross-sectional study based on a survey sent by e-mail to 241 physicians in the area of influence of a level II hospital, including specific training interns or experts in Pediatrics and General and Family Medicine from health centers of the municipality of Viseu, Portugal. Chi-square tests or Fisher's exact test were used to test associations between variables, assuming statistical significance when p<0.05. RESULTS: A total of 113 physicians completed the survey, of them 74% female, with a median of 12 years of practice (interquartile range 5-30, minimum 2 years, maximum 38 years). The Pediatrics group had more training in Adolescent Medicine (57%) than the General and Family Medicine group (25%) (p=0.007). More physicians with specific training in Adolescent Medicine considered themselves prepared for the adolescent interview (51%, vs. 28% of those who did not have specific training, p=0.03). Family and General practitioners guided adolescents more about substance use, contraception, and sexually transmitted diseases, while Pediatrics doctors identified more adolescents with depression. Most physicians rated themselves as having insufficient knowledge in Adolescent Medicine, with insufficient training being the most frequently referred barrier. Fifty-seven percent of Pediatrics doctors, 78% of General practitioners and 84% of those with no specific training in Adolescent Medicine, considering the two specialties, would like to deepen their knowledge in this area. CONCLUSIONS: This study allowed identifying which areas of knowledge on Adolescent Medicine are deficient in the training of Pediatricians and General practitioners. Most physicians, especially those with no training in Adolescent Medicine, showed interest in filling this gap.
Descritores: Medicina do Adolescente
Saúde do Adolescente
Educação Médica
-Pediatria
Medicina de Família e Comunidade
Clínicos Gerais/educação
SETIMMEDIATE$0.NISOLDIPINEGLICLAZIDE0LIPOSARCOMAACETANILIDESABATTOIRS$ABELSON MURINE LEUKEMIA VIRUS
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-976272
Autor: Silva, Andressa Ferreira da; Martins, Priscila Custódio; Gonçalves, Eliane Cristina de Andrade; Farias, Joni Marcio de; Silva, Diego Augusto Santos.
Título: Prevalence and factors associated with sedentary behavior in the school recess among adolescents
Fonte: Motriz (Online);24(4):e101834, 2018. ilus.
Idioma: en.
Resumo: To estimate the prevalence of sedentary behavior in school recess and to verify sociodemographic factors (sex, age, economic level and type of school), anthropometric indicators (body mass index [BMI] and waist circumference) and lifestyle (level of physical activity and eating habits) associated with adolescents. Method: A cross-sectional study with 583 adolescents (aged 11-17 years), from the city of Criciúma, Brazil. Sedentary behavior during school recess was self-reported. Sociodemographic and lifestyle information was obtained through a self-administered questionnaire. BMI was calculated and waist circumference was measured. Logistic regression was used to estimate odds ratios (OR) and 95% confidence intervals (95% CI). Results: The prevalence of sedentary behavior during school recess was 50.6% (male 44.5%, female 56.7%). Adolescents aged 14-17 years (male [OR: 2.11, 95% CI: 1.26-3.53], female [OR: 2.52, 95% CI: 1.46-4.34]), from private schools (male [OR: 2.55, 95% CI: 1.49-4.37], female [OR: 2.15, 95% CI: 1.23-3.78]) were more likely to remain in sedentary behavior during school recess. Girls with high waist circumference (OR: 1.70; 95% CI: 1.01-2.84) and inadequate eating habits (OR: 2.12; 95% CI: 1.05-4.24) were more likely to remain in sedentary behavior during school recess. Conclusion: Half of the adolescents presented sedentary behavior during school recess. Adolescents from private schools and in the age group of 14-17 years and girls with high waist circumference and inadequate eating habits were more likely to remain in sedentary behavior during school recess.(AU)
Descritores: Estudantes
Saúde do Adolescente
Estilo de Vida Sedentário
-Instituições Acadêmicas
Fatores Epidemiológicos
Fatores de Risco
Atividade Motora
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-971877
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia.
Título: Síntese de evidências para políticas de saúde: melhorando o cuidado de adolescentes com doença falciforme / Evidence synthesis for health policies: improving the care of adolescents with sickle cell disease.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; dez. 2016. 42 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no mundo. No estado de São Paulo, a incidência de doença falciforme é de um para quatro mil (1:4.000) nascidos vivos. Uma mutação no gene que produz a hemoglobina A origina, por meio de herança recessiva, a hemoglobina S (HbS). Em situações de ausência ou diminuição da tensão de oxigênio, a HbS altera drasticamente a morfologia do eritrócito (forma de foice ou meia lua), causando vaso-oclusão e, consequentemente, isquemia, dor, necrose, disfunções, danos permanentes aos tecidos e órgãos, além de hemólise crônica. Devido às possíveis manifestações logo no primeiro ano de vida, é de suma importância o diagnóstico precoce na triagem neonatal.
Descritores: Adolescente
Anemia Falciforme/prevenção & controle
Anemia Falciforme/terapia
Traço Falciforme/terapia
-Saúde do Adolescente
Serviços de Saúde do Adolescente
Medicina do Adolescente
Antidrepanocíticos/uso terapêutico
Assistência Integral à Saúde
Medicina Baseada em Evidências
Adesão à Medicação
Aceitação pelo Paciente de Cuidados de Saúde
Assistência ao Paciente
Planejamento de Assistência ao Paciente
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Publicações Governamentais
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; 616.155.194-053.6, B823s, MT. 10002029959; BR599.1; 616.155.194-053.6, B823s, e.2, AG. 10002029960


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Id: biblio-964675
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Intervenciones Estratégicas en Salud Pública; .Dirección de Intervenciones Estratégicas por Etapas de Vida. Etapa de Vida Joven.
Título: Orientaciones para la atención integral de salud en la etapa de vida joven: Documento técnico / Guidelines for comprehensive health care in the young life stage: Technical document.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20160000. 80 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La presente publicación describe los procedimientos estándar para la atención integral de salud de la joven y el joven y herramientas técnicas que permitan el reconocimiento y detección de factores de riesgo, y problemas que afecten la salud y el desarrollo integral de las y los jóvenes. Asimismo, detalla las orientaciones técnicas a los profesionales de la salud que brindan atención a hombres y mujeres jóvenes de 18 a 29 años de edad, en el marco del Modelo de Atención Integral de Salud Basado en Familia y Comunidad, bajo los enfoques de derechos, equidad de género e interculturalidad con el propósito de homogenizar criterios para la atención de la salud
Descritores: Assistência Integral à Saúde
-Adolescente
Saúde do Adolescente
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Autor: Flores Zambrana, Patricia Ivonne; Díaz Rojas, Pedro A.
Título: Evaluación de un programa de capacitación para el personal de Salud sobre atención y abordaje de adolescentes en La Paz, Bolivia / Evaluation of an upgrading program on the care and approach of adolescents for the health personnel in La Paz, Bolivia
Fonte: Educ. med. super;18(4), sept.-dic. 2004. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó una evaluación del impacto de un programa de capacitación sobre la atención y abordaje a adolescentes para el personal de salud en 2 instituciones de la ciudad de la Paz, el diseño se correspondió con un estudio pretest y postest. Se hallaron resultados superiores en el postest respecto de la calidad de la atención y el abordaje de los adolescentes en ambas instituciones por los profesionales de la salud que recibieron el programa de capacitación
Descritores: Pessoal de Saúde
Saúde do Adolescente
Qualidade da Assistência à Saúde
Capacitação
Estudos de Avaliação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional



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