Base de dados : LILACS
Pesquisa : N01.400.525 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 5241 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 525 ir para página                         

  1 / 5241 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: lil-209980
Autor: Kirchhof, Ana Lúcia Cardoso.
Título: Tendências temáticas sobre a relaçäo trabalho e saúde: a contribuiçäo dos estudos acadêmicos brasileiros (1990-1994) / Thematic trends on work and health relationship: the contribution of brazilian academic studies.
Fonte: Santa Catarina; s.n; 1997. [246] p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Doutorado em Filosofia da Enfermagem para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Nesta tese procuramos identificar as tendências temáticas contidas na produçäo acadêmica brasileira e os estudos de pós-graduaçäo que relacionam o trabalho com a saúde no período entre 1990 e 1994. Procuramos também analisar essas tendências quanto às suas articulaçöes teórico-práticas no âmbito da pesquisa, apontando seus avanços e limitaçöes na construçäo do objeto de estudo, ressaltando as contribuiçöes mais pertinentes ao trabalho em saúde e à enfermagem nesse contexto. Além disso, buscamos as contribuiçöes dessas tendências para a humanizaçäo dessa relaçäo, ressaltando as possibilidades de construçäo teórica da experiência humana que lhe serve de objeto de reflexäo. No trabalho de leitura e interpretaçäo das dissertaçoes e teses, percebemos que, apesar dos objetos desses estudos, ou mesmo seus referenciais teóricos diferenciarem-se, isso näo os impediu de tratar de maneira semelhante os temas e, ainda, perseguirem semelhantes finalidades. A identificaçäo das tendências ocorreu a partir dos seus mais marcentes temas, os quais foram agrupados nas temáticas "Organizaçäo Tecnológica do Trabalho", "Saúde do Trabalhador", "O Trabalho enquanto uma Pedagogia", "Relaçöes de Trabalho", "O Tempo como uma Categoria Organizadora do Trabalho", "Adequaçäo Profissional do Trabalho", "Proposiçöes Teóricas" e "O Trabalho como um Agente Etiológico da Doença". As principais contribuiçöes dessas tendências situam-se entre a compreensäo ampla que configuram à temática, nos avanços teóricos alcançados, nos recortes que imprimem e seus conseqüentes produtos. As análises das situaçöes vividas pelos trabalhadores trazem, por sua vez, a importância de reunir a razäo à sensibilidade em áreas em que o convívio entre os seres humanos seja visto apenas como circunstancial e instrumental, como é o caso das relaçöes de trabalho na sociedade capitalista.
Descritores: Pesquisa/tendências
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Educação Médica
Saúde do Trabalhador
-Brasil
Ciência de Laboratório Médico/tendências
Tecnologia Educacional
Avaliação Educacional
Serviços de Saúde/tendências
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1; 3018.00


  2 / 5241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: lil-209979
Autor: Silveira, Denise Tolfo.
Título: Consulta-açäo: educaçäo e reflexäo nas intervençöes de enfermagem no processo trabalho-saúde-adoecimento / Consultation-action: education and reflection in nursing interventions in work-health-illness process.
Fonte: Porto Alegre; s.n; ago. 1997. 154 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Mestrdo em Assistência de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo trata de um relato de experiência com caráter investigativo que propöe uma metodologia de açao em enfermagem, considerando a relaçäo trabalho-saúde-adoecimento. Pretendemos contribuir com informaçöes e proposiçöes que favoreçam a reflexäo e o debate sobre esta temática, além de contribuir na construçäo de respostas às necessidades teórico-metodológicas nesta área de açäo e neste campo de intervençäo profissional. A partir da participaçäo efetiva na Consulta de Enfermagem na realizaçäo da Avaliaçäo Periódica de Saúde dos trabalhadores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), de Porto Alegre, correlacionando os dados objetivos e subjetivos captados no momento da interaçäo (situaçao de consulta) e dos registros (Histórico Laboral e Plano de Cuidados) adotados pela disciplina de Assistência de Enfermagem ao Adulto I-ENF 111, da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEUFRGS), captamos subsídios críticos para formular uma proposta de metodologia de açäo em enfermagem comprometida com a relaçäo saúde-vida laboral, a qual denominamos Consulta-açäo. A proposta analítico-metodológica baseia-se nas respostas da metodologia assistencial, própria da enfermagem, sob a perspectiva teórica dos estudos da saúde do trabalhador e do modelo estrutural, proposto por Betty Neuman, por nós adaptado. Selecionamos categorias baseadas nos componentes estruturais do modelo de Neuman explorados a partir das informaçöes contidas nos registros da entrevista da Consulta de Enfermagem, de forma a transformar os dados brutos em unidades de compreensäo e análise para responder à complexidade das interrogaçöes apontadas. Estes pressupostos sao complementados por contribuiçöes da açäo pedagógica em educaçäo para saúde, da ergonomia (organizaçäo e processo de trabalho) e da epidemiologia, que privilegiam a incidência de danos diante das condiçöes do processo de trabalho e da qualidade de vida dos trabalhadores. Nossa intençäo é de materializar, na Consulta-açao, a valorizaçäo de um campo profissional, de um espaço reflexivo e educativo-assistencial, que tem sua atençäo voltada aos trabalhadores na tarefa de contribuir para melhoria das condiçöes de vida, de trabalho e dos níveis de saúde.
Descritores: Limpeza Urbana
Cuidados de Enfermagem
Saúde do Trabalhador
-Qualidade de Vida
Brasil
ESTUDOS DE INTERVENCAO
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1; 3019.00


  3 / 5241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Barbosa, Anadergh
Texto completo
Texto completo
Id: lil-83692
Autor: Barbosa, Anadergh.
Título: Riscos ocupacionais em hospitais: um desafio aos profissionais da área de saúde ocupacional / Occupational risks in hospitals: a challenge to occupational health professionals.
Fonte: s.l; s.n; 1989. vii,136 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo onde buscou-se um diagnóstico situacional dos riscos químicos em ambientes hospitalares. A populaçäo do estudo foi composta pela rede hospitalar do Distrito Federal composta de 10 hospitais. A amostra selecionada foi o hospital da rede de maior complexidade (terciário) e com maior número de trabalhadores (3.502). A coleta de dados foi feita através de um formulário composto de três partes, sendo a primeira destinada a Identificaçäo da Instituiçäo como um todo; a segunda destinada a cada um dos 36 setores em que foi dividido o hospital em estudo, e terceira refere-se a aplicaçäo de um questionário a uma sub-amostra de 175 trabalhadores das diversas categorias de três setores do hospital selecionados aleatoriamente. Os resultados encontrados mostraram que 58,4% dos trabalhadores do hospital estäo expostos diretamente a algum produto químico considerado risco, sendo o setor de patologia clínica o que apresentou maior variedade de produtos químicos e os técnicos de laboratório a categoria profissional mais exposta. Foi possível também verificar através da entrevista individual que o percentual de reconhecimento dos riscos químicos por parte dos trabahadores é bastante baixo, apresentando em média 10% de reconhecimento. Frente aos dados encontrados sugere-se que há necessidade premente de educaçäo do trabalhador numa visäo prevencionista em relaçäo aos riscos ocupacionais, assim como uma reestruturaçäo dos currículos das escolas que formam os profissionais...
Descritores: Ambiente de Trabalho
Riscos Ocupacionais
Saúde do Trabalhador
-Brasil
Hospitais
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/1491.00


  4 / 5241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-491527
Autor: Galvão, Clóvis Eduardo Santos.
Título: Poluentes do ar em ambientes fechados e seu impacto na saúde do trabalhador / Indoor air pollutants and their impact on occupational health
Fonte: Rev. Soc. Bras. Clín. Méd;6(2), mar.-abr. 2008. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Saúde do Trabalhador
Poluição do Ar em Ambientes Fechados/efeitos adversos
Asma Ocupacional/tratamento farmacológico
-Descongestionantes Nasais/uso terapêutico
Corticosteroides/uso terapêutico
Antagonistas dos Receptores Histamínicos/uso terapêutico
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 5241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1006877
Autor: Vivolo, Rita Aparecida Kietis.
Título: Afastamentos por problemas de saúde dos servidores públicos estatutários da coordenadoria de serviços de saúde da Secretaria de estado da Saúde de São Paulo / Retirement due to health problems of the statutory public servants of the health services coordinator of the State Department of Health of São Paulo.
Fonte: São Paulo; s.n; 2014. 76 p. graf, ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Instituto de Saúde para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução: Conhecer os motivos de adoecimento dos servidores públicos da Secretaria de Estado da Saúde é de fundamental importância para o estabelecimento de intervenções inovadoras nos espaços laborais que promovam a saúde dos trabalhadores e a humanização das relações profissionais. Objetivo: Este trabalho objetiva analisar os afastamentos pro problemas de saúde dos servidores estatutários da Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS), que concentra o maior número de trabalhadores da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em prestação direta de serviços aos pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde . Método: Foram obtidas as informações referentes às licenças médicas concedidas pelo Departamento de perícias médicas do Estado e publicadas em Diário Oficial no ano de 2011. O banco com os dados dos funcionários da CSS foi obtido junto ao Grupo de Desenvolvimento Institucional da Coordenadoria de Recursos Humanos. Os dois bancos foram relacionados por meio do número do CPF. Foram analisadas as licenças médicas segundo características demográficas e profissionais dos funcionários licenciados, motivo e tempo de duração e foi calculada a taxa de absenteísmo por doença. Resultados: Foi observada taxa de absenteísmo motivado por problemas de saúde de 3,4% e a ocorrência de 4,1 licenças para cada 10 funcionários no ano de 2011. Mais da metade das licenças (52,3%) foram de até 15 dias e as licenças mais curtas foram mais frequentes em mulheres e as mais longas em homens. A prevalência de licenças foi de 18,9% e os maiores percentuais foram observados em servidores com cargos de nível intermediário (26%), pertencentes à área da Saúde (21,3%), lotados em hospitais (19,1%) e unidades ambulatoriais (18,3%), e foram maiores em mulheres (22,8%) do que em homens (11,5%). Os motivos de licenças em mulheres estão mais frequentemente associados aos seguintes episódios: doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo (23,7% das licenças); transtornos mentais e de comportamentos (20,2%); lesões, envenenamento e algumas outras consequências (9,6%); e doenças do olho e anexo (9,2%). Entre os homens, os mais frequentes foram: transtornos mentais e de comportamentos (20,4%), doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivos (16,2%), lesões, envenenamento e algumas outras consequências (12,8%) e doenças do aparelho circulatório (10,8%)). Conclusão: Este estudo levantou dados ainda desconhecido ou pouco explorados na Secretaria de Saúde. Mostrou que perto de um quinto dos trabalhadores da CSS este afastado pelo menos uma vez no ano de 2011, por problemas de saúde, e que ocorreu praticamente uma licença para cada dois trabalhadores. Indicou que o trabalhador mais frequente na CSS (mulher, de nível intermediário, pertencente à área da saúde, lotado em hospitais e incluído na classe profissional dos auxiliares e técnicos de enfermagem) foi também o que mais se ausentou do trabalho. Potencial de aplicabilidade: Dados referentes ao absenteísmo por doença analisados no estudo são importantes para subsidiar possíveis tomadas de decisão por parte dos gestores de pessoas. O trabalho mostrou que, embora os dados de licenças médicas na SES-SP já estejam registrados em sistemas. a obtenção das informações utilizadas na análise não se constituiu em tarefa simples, exigindo intensa manipulação dos arquivos. Nesse sentido, gestores de recursos humanos encontrarão neste trabalho justificativas para investir na busca e manutenção de bancos de dados que consolidem as informações disponíveis sobre afastamentos por motivo de saúde.
Descritores: Saúde do Trabalhador
Absenteísmo
Funções Essenciais da Saúde Pública
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação
BR1764.1; 614.0981, V845a


  6 / 5241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1006273
Autor: DA SILVA, Patrick Leonardo Nogueira; MONÇÃO, Mabson José Dias; OLIVEIRA, Beatriz Ledo Santana; CARDOSO, Tarcísio Viana; SOARES, Lucas Mendes; COSTA, Amanda de Andrade.
Título: DISTÚRBIO OSTEOMUSCULAR RELACIONADO AO TRABALHO: IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES SOCIOECONÔMICOS E CLÍNICOS AUTORREFERIDOS POR TRABALHADORES DE SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR DO MUNICÍPIO DE ESPINOSA, MINAS GERAIS, BRASIL / WORK-RELATED MUSCULOSKELETAL DISORDER: IDENTIFICATION OF SOCIOECONOMIC AND CLINICAL FACTORS SELF-REFERRED BY HEALTH WORKERS OF A HOSPITAL INSTITUTION OF THE CITY OF ESPINOSA, MINAS GERAIS, BRAZIL
Fonte: Rev. Rede cuid. saúde;13(1):[9-20], 15/07/2019.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho podem repercutir em questões sociais e econômicas para o trabalhador, principalmente quando combinadas às incapacidades funcionais, afetando a sua capacidade produtiva e propiciando o seu afastamento laboral. Objetivo: Identificar os fatores socioeconômicos e clínicos autorreferidos por trabalhadores de saúde de uma instituição hospitalar quanto aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e prospectivo, na qual a amostra compreendeu 22 profissionais de saúde de um hospital. Foi utilizado um questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. Resultado: Prevalência de profissionais jovens do sexo feminino, idade média de 32,27 anos, tempo de serviço médio de 6,89 anos. Apenas 31,8% relataram ter sintomas. Destes, 85,7% relatou dor de coluna. Não houve desenvolvimento de limitações e/ou incapacidades. O risco ergonômico foi unanimemente citado com prevalência da postura inadequada e da dor lombar baixa como principal diagnóstico. Não houve afastamento do trabalho por parte dos profissionais. Conclusão: Houve uma parcela significativa que manifestou sintoma osteomuscular com risco para a alteração em sua qualidade de vida. Palavras-chave: transtornos traumáticos cumulativos; saúde do trabalhador; qualidade de vida.

Introduction: Work-related musculoskeletal disorders can have repercussions on social and economic issues for the worker, especially when combined with functional disabilities, affecting their productive capacity and causing them to leave work. Objective: To identify the socioeconomic and clinical factors self-referred by health workers of a hospital institution regarding work-related musculoskeletal disorders. Method: This is a quantitative study, descriptive and prospective, in which the sample comprised 22 health professionals from a hospital. Was used a semi-structured questionnaire as a tool for collecting data. Results: Prevalence of young female professionals, mean age of 32.27 years, average working time of 6.89 years. Only 31.8% reported clinical symptomatology. Of these, 85,7% reported spinal pain. There was no development of limitations and/or incapacities. Ergonomic risk was cited by all workers. Of the repetitive activities at work, inadequate posture was the most prevalent. As for the diagnosis, low back pain prevailed. There was no withdrawal from work by professionals. Conclusion: There was a significant portion that presented musculoskeletal symptoms with a risk for the alteration in their quality of life.
Descritores: Transtornos Traumáticos Cumulativos
Saúde do Trabalhador
-Qualidade de Vida
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica


  7 / 5241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Monteiro, Janine Kieling
Texto completo
Id: biblio-955826
Autor: Castro, Laura Silva Peixoto de; Monteiro, Janine Kieling.
Título: Saúde no trabalho de fumicultores do RS: não adoece somente quem fuma, mas também quem planta / Tobacco farmers' health and work in RS: both farmers and smokers grow sick / Salud en el trabajo de los productores de tabaco en RS: no sólo enferma quien fuma, sino también quien planta
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);22(3):790-813, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo investigou as vivências de sofrimento e como os fumicultores lidam com adversidades no trabalho. Participaram do estudo 15 fumicultores de Dom Feliciano-RS. O instrumento empregado foi a técnica dos grupos focais. No exame dos dados, realizou-se a análise de conteúdo, definindo categorias a priori com base na abordagem teórica da psicodinâmica do trabalho dejouriana. O não reconhecimento, remuneração baixa e instável, condições laborais danosas e sobrecarga de trabalho foram destacados como elementos desencadeadores do sofrimento. Muitos trabalhadores, mesmo cientes da sua exploração, responsabilizam-se individualmente pela maioria dos seus atos: culpam-se por destinarem poucas horas ao descanso e lazer e por seu endividamento. Nesse cenário de precarização desencadeado pela organização do trabalho, os trabalhadores vivenciam desavenças familiares, drogadição, trabalho infantil e suicídio. Evidenciou-se que fumicultores precisam ter "voz" para que seja lançada sua crítica à sociedade e que se apropriem dessa construção reflexiva, a fim de ressignificar seu trabalho

This paper has investigated how tobacco farmers deal with the adversities experienced in work. Fifteen tobacco farmers from Dom Feliciano-RS participated in focus groups. For the results, content analysis was used, defining a priori categories based on the theoretical approach of Dejour's Work Psychodynamics. Four main causes of suffering have been pointed out: no acknowledgement, low and unstable income, dangerous work conditions and excessive workload. Despite being aware of the work conditions, many tobacco farmers consider themselves guilty for indedtedness and not dedicating enough time for rest. In this precarious environment instigated the way the work is established, workers experience: family disputes, drug addiction, child labor and suicide. It has become clear that tobacco farmers need a 'voice' so that their opinions can be heard, as well as owning this reflexive construction in order to re-determine their work

En este artículo se investigó las experiencias de sufrimiento y cómo los productores de tabaco hacen frente a las adversidades en el trabajo. Los participantes fueron 15 productores de Dom Feliciano-RS. El instrumento utilizado fue la técnica de grupos focales. En el análisis de los datos se llevó a cabo el análisis de contenido, definiendo categorías a priori con base en el enfoque teórico de la psicodinámica del trabajo dejouriana. El no reconocimiento, remuneración baja e inestable, condiciones de trabajo perjudiciales y sobrecarga de trabajo se destacaron como factores desencadenadores del sufrimiento. Muchos trabajadores, aun conscientes de que son explotados, se responsabilizan individualmente por la mayoría de sus actos: ellos se culpabilizan por dedicar pocas horas al descanso y al ocio, y por su endeudamiento. En este escenario de precarización desencadenado por la organización del trabajo, los trabajadores vivencian desavenencias familiares, drogadicción, trabajo infantil y suicidio. Se evidenció que los productores de tabaco deben tener "voz" para que su crítica sea lanzada a la sociedad y para que ellos se apropien de esta construcción reflexiva con el fin de resignificar su trabajo
Descritores: Saúde da População Rural
-Trabalhadores Rurais
Saúde do Trabalhador
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


  8 / 5241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-960783
Autor: Glanzner, Cecília Helena; Olschowsky, Agnes; Pai, Daiane Dal; Tavares, Juliana Petri; Hoffman, Deisi Angélica.
Título: Avaliação de indicadores e vivências de prazer/sofrimento em equipes de saúde da família com o referencial da Psicodinâmica do Trabalho / Evaluación de indicadores y vivências de placer/sufrimiento en equipos de salud de la familia con el referencial de la Psicodinámica del Trabajo / Assessment of indicators and experiences of pain and pleasure in family health teams based on the Psychodynamics of Work
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(4):[1 - 9], 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Avaliar indicadores e vivências de prazer e sofrimento entre trabalhadores que atuam em equipes de Saúde da Família a partir do referencial teórico-metodológico da Psicodinâmica do Trabalho. MÉTODO Trata-se de estudo de método misto com 153 trabalhadores da equipe multiprofissional de Saúde da Família de 12 Unidades de Saúde de Porto Alegre que responderam a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho entre setembro e novembro de 2011, destes, 68 participaram das entrevistas coletivas que ocorreram entre outubro e dezembro de 2012. Dados quantitativos foram submetidos à estatística descritiva e analítica, dados qualitativos à análise de conteúdo. RESULTADOS Os fatores realização profissional (4,22±1,3), liberdade de expressão (4,21±1,17) e reconhecimento (1,80±1,51) foram considerados satisfatórios pelos trabalhadores. O fator esgotamento profissional apresentou resultado moderado (3,33±1,44). Prazer no trabalho foi vinculado à realização profissional com autonomia, liberdade e criatividade. Falta de reconhecimento e sobrecarga de trabalho foram relacionados às questões institucionais, pessoais e da comunidade, consideradas fontes de sofrimento. CONCLUSÕES O prazer no trabalho das equipes estudadas está vinculado à liberdade de expressão, realização e reconhecimento profissional e, sofrimento se origina do esgotamento profissional e sobrecarga de trabalho.

Resumen OBJETIVO Evaluar los indicadores y las experiencias de placer y dolor entre los trabajadores que trabajan en equipos de salud familiar basado en el marco teórico y metodológico de la psicodinámica del trabajo. MÉTODO Se trata de un estudio de método mixto con 153 trabajadores del equipo multiprofesional de Salud de la Familia de 12 Unidades de Salud de Porto Alegre que respondieron a la Escala de Indicadores de Placer y Sufrimiento en el Trabajo entre septiembre y noviembre de 201, de estos, 68 participaron de entrevistas colectivas que ocurrieron entre octubre y diciembre de 2012. Los datos cuantitativos se sometieron a la estadística descriptiva y analítica, datos cualitativos al análisis de contenido. RESULTADOS El rendimiento en el trabajo (4,22 ± 1,3), la libertad de expresión (4.21 ± 1.17) y reconocimiento (1,80 ± 1,51) fueron considerados satisfactorios por los trabajadores. factor de agotamiento profesional mostró resultados moderados (3,33 ± 1,44). El placer en el trabajo estaba relacionado con el rendimiento profesional con la autonomía, la libertad y la creatividad. La falta de reconocimiento y la carga de trabajo se relaciona con cuestiones institucionales, personales y comunitarios, considerado fuentes de sufrimiento. CONCLUSIONES El placer en el trabajo de los equipos estudiados está vinculada a la libertad de expresión, el logro y el reconocimiento profesional, y el sufrimiento se deriva de agotamiento profesional y el exceso de trabajo.

Abstract OBJECTIVE To evaluate indicators and experiences of pain and pleasure among workers of the family health teams based on the theoretical and methodological framework Psychodynamics of Work. METHOD This is a mixed-method study with 153 workers from the multiprofessional family health team of 12 health units in Porto Alegre. All the participants answered the Pleasure and Pain in the Workplace Scale ("EIPST") between September and November 2011 and 68 also participated in the collective interviews between October and December 2012. Quantitative data were submitted to descriptive and analytical statistics, and qualitative data were subjected to content analysis. RESULTS The indicators professional achievement (4.22 ± 1.3), freedom of expression (4.21 ± 1.17) and recognition (1.80 ± 1.51) were considered satisfactory by the workers. The indicator professional exhaustion had a moderate result (3.33 ± 1.44). Pleasure at work was linked to professional achievement with autonomy, freedom, and creativity. Lack of recognition and work overload were related to institutional, personal and community issues, and considered sources of suffering in the workplace. CONCLUSIONS Pleasure at work for the studied teams was associated with freedom of expression, achievement, and professional recognition, and pain was related to professional exhaustion and work overload.
Descritores: Saúde do Trabalhador
Avaliação de Recursos Humanos em Saúde
-Brasil
Estratégia Saúde da Família
Satisfação no Emprego
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 5241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-989743
Autor: López Espinosa, Guillermo José; Lemus Lago, Elia Rosa; Valcárcel Izquierdo, Norberto; Yeras Alos, Isis Berkis; Beltrán González, Benita Mavel; Pérez Bada, Elvys.
Título: Identificación de necesidades de aprendizaje en materia de salud ocupacional por el especialista en Medicina General Integral / Identification of learning needs in occupational health by the family Medicine Specialist
Fonte: Educ. med. super;32(3):195-207, jul.-set. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: En Cuba, le corresponde a la atención primaria de salud asegurar una adecuada provisión de servicios sanitarios a los trabajadores. Objetivo: Identificar las necesidades de aprendizaje en materia de salud ocupacional por el especialista en Medicina General Integral del municipio de Santa Clara, para la atención médica integral a los trabajadores dispensarizados en su comunidad. Métodos: Se realizó una investigación descriptiva transversal, que incluyó a 30 especialistas en Medicina General Integral del municipio de Santa Clara, provincia de Villa Clara, en el periodo enero-abril del 2017. Del nivel teórico se utilizaron los métodos: análisis documental, analítico-sintético e inductivo-deductivo; y como empíricos una guía para la revisión del Análisis de la Situación de Salud y una prueba de desempeño. Resultados: En la revisión de los 30 informes de Análisis de la Situación de Salud se identificó la ocupación en el Componente 1 solo en un 30,0 por ciento (nueve documentos) y los factores de riesgo laboral en el Componente 2 en 13 informes (43,3 por ciento). Los resultados de la prueba de desempeño del 43,3 por ciento (13 médicos) fue de poco suficiente; sin embargo, las dimensiones formación-superación y atención médica obtuvieron como categoría predominante medianamente suficiente, a diferencia de las dimensiones promoción de salud y prevención de riesgo, que los mayores por ciento de calificación correspondieron a poco suficiente. Conclusiones: Los métodos y procedimientos utilizados permitieron identificar las necesidades de aprendizaje de los especialistas en Medicina General Integral en materia de salud ocupacional para la atención médica integral a la salud del trabajador(AU)

Introduction: In Cuba, primary health care must guarantee adequate healthcare services to workers. Objective: To identify the learning needs in occupational health of the Family Medicine specialist of Santa Clara Municipality, for comprehensive medical care of workers classified within the community. Methods: A cross-sectional descriptive research was carried out including 30 Family Medicine specialists of Santa Clara Municipality, Villa Clara Province, in the period from January to April 2017. We used, from the theoretical level, the following methods: document analysis, analysis and synthesis, and induction-deduction. The empirical methods included guidelines for the analysis of the health situation and a performance test. Results: In the review of the 30 reports of health situation analysis, occupation was identified in component 1 only in 30.0 percent (nine documents) and the occupational risk factors in Component 2 was identified in 13 reports (43.3 percent). The results of the performance test for 43.3 percent (13 doctors) was not enough. However, the dimensions of training-improvement and medical care obtained, as a predominant category, fairly enough, unlike the dimensions of health promotion and risk prevention, whose highest assessment percentages corresponded to scarcely enough. Conclusions: The methods and procedures used allowed to identify the learning needs of the Family Medicine specialists in the field of occupational health for comprehensive medical attention of the worker's health(AU)
Descritores: Saúde do Trabalhador
Medicina de Família e Comunidade/educação
Aprendizagem
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  10 / 5241 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-898255
Autor: Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Gonçalves, Francisco Gleidson de Azevedo; Pires, Ariane da Silva; David, Helena Maria Scherlowski Leal.
Título: Neoliberalist influences on nursing hospital work process and organization / La influencia neoliberal sobre la organización y el proceso del trabajo hospitalario en enfermería / Influência do neoliberalismo na organização e processo de trabalho hospitalar de enfermagem
Fonte: Rev. bras. enferm;70(5):912-919, Sep.-Oct. 2017.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objectives: To describe and analyze the influence of the neoliberal economic and political model on the nursing hospital work process and organization. Method: Qualitative descriptive research, having as its scenery a university hospital. The subjects were 34 nursing workers. The data collection took place from March to July 2013, through semi-structured interview. The data treatment technique used was content analysis, which brought up the following category: working conditions precariousness and its consequences to the hospital work process and organization in the neoliberal context. Results: The consequences of neoliberalism on hospital work process and organization were highlighted, being observed physical structure, human resources and material inadequacies that harms the assistance quality. In addition to wage decrease that cause the need of second jobs and work overload. Final considerations: There is a significant influence of the neoliberal model on hospital work, resulting on working conditions precariousness.

RESUMEN Objetivos: Describir y evaluar la influencia del modelo económico y político neoliberal sobre la organización y el proceso del trabajo hospitalario en enfermería. Método: Estudio cualitativo y descriptivo en un hospital universitario. Participaron 34 personales de enfermería. Se recolectaron los datos mediante entrevista semiestructurada en el periodo de marzo a julio de 2013. La técnica de análisis de datos empleada fue el análisis de contenido, del cual surgió la categoría: precariedad de las condiciones laborales y repercusión en la organización y el proceso de trabajo hospitalario en el ámbito neoliberal. Resultados: El neoliberalismo influye en la organización y el proceso de trabajo hospitalario, sea en la inadecuada estructura física o en los recursos humanos y materiales, que afectan a la calidad de la asistencia. Además de descensos en el sueldo lo que conlleva la necesidad de otros empleos y la carga excesiva de trabajo. Consideraciones finales: Se señala una gran influencia neoliberal en el trabajo hospitalario, lo que implica la precariedad de las condiciones laborales.

RESUMO Objetivos: Descrever e analisar a influência do modelo econômico e político neoliberal na organização e no processo de trabalho hospitalar de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como cenário um hospital universitário. Os participantes foram 34 trabalhadores de enfermagem. A coleta ocorreu de março a julho de 2013, por meio de entrevista semiestruturada. A técnica de tratamento dos dados foi a análise de conteúdo, que fez emergir a seguinte categoria: precarização das condições laborais e suas repercussões para organização e processo de trabalho hospitalar no contexto neoliberal. Resultados: Evidenciaram-se repercussões do neoliberalismo na organização e no processo de trabalho hospitalar, verificando-se inadequações na estrutura física, nos recursos humanos e materiais, que afetavam a qualidade da assistência. Além de perdas salariais que levam à necessidade de outros empregos e sobrecarga de trabalho. Considerações finais: Há forte influência do modelo neoliberal no trabalho hospitalar, resultando na precarização das condições laborais.
Descritores: Condições de Trabalho
Enfermagem do Trabalho/tendências
-Brasil
Saúde do Trabalhador
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 525 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde