Base de dados : LILACS
Pesquisa : N01.824.196 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1841 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 185 ir para página                         

  1 / 1841 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-933136
Autor: Moraes, Rute de.
Título: O escolar soropositivo para o HIV: sob olhar dos educadores.
Fonte: São Paulo; s.n; 2005. 76 p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A criança inicia sua caminhada social por meio das convivência escolar, e, assim, encontra as referências para sua socialização com o mundo circundante nas relações futuras. Para o escolar soropositivo para HIV (Vírus da Imunideficiência Humana), esta trajetória é mais desafiadora em decorrência de sua história de vida, aliada à natural exclusão dos "diferentes", tão comuns nessa idade. Este estudo tem como objetivo conhecer a visão dos educadores do cotidiano dos escolares soropositivos para HIV, com idade cronológica de 7 a 12 anos e conhecer sua opinião a respeito do preparo específico recebido para lidar com os escolares soropositivos para HIV. Por ser uma proposta fenomenológica, optou-se pela abordagem qualitativa fenomenológica descritiva. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas semi-estruturadas com 20 educadores e analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo, preconizado por Lefévre. A pesquisa permitiu identificar a percepção de preconceitos no cotidiano escolar, as atitudes ambíguas em relação ao futuro do escolar soropositivo para HIV, e o medo de contaminação permeado pela falta de orientação e treinamento. Observou-se a necessidade de criação de ações educativas conjuntas, com a finalidade de esclarecer e treinar os educadores sobre normas de biossegurança. Tendo em vista a importância da escola no desenvolvimento da criança soropotivo para HIV e da instituição de saúde no empenho de evitar a progressão da infecção estabelecida, torna-se relevante um trabalho conjunto para oferecer uma qualidade de vida melhor, não se importando com o número de anos esperado para essa vida
Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Comportamento
Criança
Educação Infantil
-HIV
Escolaridade
Infecções por HIV
Colaboração Intersetorial
Qualidade de Vida
Meio Social
Limites: Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, M827e, 2005


  2 / 1841 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-950658
Autor: Ferreira-Santana, Rosimere; Araújo Loba, Hanna; Alves Santos, George Luiz; Araújo Alexandrino, Shardelle; Dias de Alencar, Tâmara; Araújo de Souza, Thaisa.
Título: Oficinas de estimulação cognitiva para idosos com baixa escolaridade: estudo intervenção / Workshops of cognitive stimulation for elderly with low educational status: interventional study
Fonte: Av. enferm;34(2):148-158, mayo-ago. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o desenvolvimento de oficinas de estimulação cognitiva específicas para idosos com baixa escolaridade e associá -lo ao desempenho da capacidade funcional. Metodologia: Estudo de intervenção antes e depois, de abordagem quantitativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se testes de rastreio cognitivo. Foram incluídos 12 idosos de baixa escolaridade, com queixas subjetivas de memória. Os participantes foram de grupos para terceira idade. A análise foi descritiva e inferencial. Resultados: A maior parte da amostra foi composta por mulheres (83,3%), indivíduos que residiam sozinhos (41,7%), longevos, com média de idade de 77,4 ± 6,7, e com 5,5 ± 2,2 anos de escolaridade. As áreas cognitivas mais treinadas nas oficinas foram atenção, memória de curto prazo e concentração. A memória de curto prazo e a linguagem foram testadas pelo Mini Exame do Estado Mental (p = 0,50) e pelo teste de evocação de palavras (p = 0,99), respectivamente, e não apresentaram significância estatística, mas tiveram variações absoluta e relativa negativas. Houve manutenção da capacidade para as atividades instrumentais de vida diária, com Lawton (p = 0,99). Obteve-se aumento na variação da Escala de Depressão Geriátrica (p = 0,018), porém sem significância clínica. Quanto à avaliação das oficinas pelos idosos, a interação e a participação foram consideradas satisfatórias (100%). 92% dos participantes sentiram-se seguros na realização das atividades propostas. A expressão de melhora na memória foi percebida por 92% com altos níveis (4 e 5), porém 41,7% dos idosos relataram insatisfação com os materiais usados nas oficinas. Conclusão: As avaliações indicaram estabilização do quadro, portanto, as intervenções demonstraram-se eficazes na manutenção da cognição, bem como uma estratégia para a socialização.

Objetivo: Analizar el desarrollo de talleres de estimulación cognitiva específicos para ancianos con baja escolaridad, asociándolo al desempeño de la capacidad funcional. Metodología: Estudio de intervención antes y después, de enfoque cuantitativo. Para la recolección de los datos, se emplearon pruebas de rastreo cognitivo. Se incluyeron 12 ancianos de baja escolaridad, con quejas subjetivas de memoria. Los participantes pertenecían a grupos de la tercera edad. El análisis fue descriptivo e inferencial. Resultados: La mayor parte de la muestra estuvo compuesta por mujeres (83,3%), individuos que residían solos (41,7%), longevos, con edad media de 77,4 ± 6,7 y 5,5 ± 2,2 años de escolaridad media. Las áreas cognitivas más desarrolladas en los talleres fueron atención, memoria de corto plazo y concentración. La memoria de corto plazo y lenguaje fueron evaluados por el Mini Examen de Estado Mental ( p = 0,50) y por la prueba de evocación de palabras (p = 0,99), respectivamente, sin presentar significancia estadística, pero con variaciones absoluta y relativa negativas. Se mantuvo la capacidad en las actividades instrumentales cotidianas con Lawton (p = 0,99). Se incrementó la variación de Escala de Depresión Geriátrica (p = 0,018), aunque sin significancia clínica. En cuanto a la evaluación de los talleres realizados por los ancianos, la interacción y la participación se consideraron satisfactorias (100%). El 92% de los participantes se sintió seguro en la realización de las actividades. La expresión de mejora en la memoria se percibió en un 92%, con altos niveles (4 y 5), aunque el 41,7% de los ancianos informó insatisfacción con los materiales utilizados en los talleres. Conclusión: Las evaluaciones indicaron una estabilización del cuadro, por lo que las intervenciones demostraron ser eficaces para el mantenimiento de la cognición y como estrategia de socialización.

Objective: To analyze the development of specific cognitive stimulation workshops for elderly with low educational status, and to associate it with functional ability performance. Methodology: This was an inter-ventional before-and-after study with quantitative approach. We used cognitive screening tests. We included 12 elderly people with low education, with subjective complaints of memory. The participants were from groups for the elderly. The analysis was descriptive and inferential. Results: Most participants were women (83.3%), who lived by themselves (41.7%), long-lived, with average of 77.4 ± 6.7 and mean of 5.5 ± 2.2 years of schooling. The most trained cognitive areas during the workshops were attention, short-term memory, and concentration. Short-term memory and language were respectively tested by the Mini-Mental State Examination (p = 0.50) and by the word evocation test (p = 0.99) without statistical significance, but with negative absolute and relative variation. There was maintenance of the ability in instrumental activities of daily living, with Lawton (p = 0.99). There was an increase in the variation of the Geriatric Depression Scale (p = 0.018), but with no clinical significance. With regard to the assessment of workshops by the elderly, interaction and participation were satisfactory (100%), and 92% of the participants felt safe in performing the proposed activities. The expression of memory improvement was seen in 92% of them with high levels (4 and 5); however, 41.7% reported dissatisfaction with the materials used in the workshops. Conclusion: The evaluations indicated stabilization of the state, therefore interventions showed to be efficient in the cognition maintenance and as a socialization strategy.
Descritores: Atividades Cotidianas
Terapia Cognitivo-Comportamental
Saúde do Idoso
Cognição
Escolaridade
Memória
-Socialização
Enfermagem
Educação
Limites: Humanos
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO136.1 - Biblioteca


  3 / 1841 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-888400
Autor: Parada Rico, Doris Amparo; Olivares Parada, Ruth Betsabe.
Título: Determinantes sociales y logro académico de escolares del municipio de Cúcuta / Social determinants and academic achievement of schoolchildren from municipality of Cúcuta
Fonte: Av. enferm;35(1):42-52, ene.-abr. 2017. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Identificar los determinantes sociales en el rendimiento académico en un grupo de escolares del municipio de Cúcuta, Colombia. Metodología: Estudio cuantitativo-descriptivo, realizado en una institución educativa de la ciudad de Cúcuta, Colombia, durante el periodo de julio de 2013 a julio de 2014. Se utilizó el instrumento Determinantes sociales y rendimiento académico en escolares, 2013, al cual se le realizaron pruebas de contenido y de confiabilidad; está constituido por tres dimensiones de la siguiente manera: una primera que agrupa Determinantes Intermediarios, una segunda referente a Rendimiento Académico y una tercera que identifica Determinantes Estructurales. El instrumento posee un Alpha de Cronbach global de α= 0701. Resultados: Se identificaron los determinantes sociales que interfieren en el logro académico de los escolares. Estos incluyen tanto los de tipo personal, especialmente en relación con el estado nutricional pues se evidencia tendencia de crecimiento descendente en estudiantes con repitencia escolar, así como algunos relacionados con el entorno familiar, político y social. Conclusiones: Es necesario promover acciones conjuntas interdisciplinares centradas en el diseño, seguimiento y evaluación de programas ofertados a los niños en los diferentes entornos, enfocándose en poblaciones con determinantes sociales deficientes. Se evidencia además la necesidad de aportar desde la investigación a la creación de políticas públicas pertinentes dirigidas a esta población para el mejoramiento de circunstancias que favorezcan los logros educativos y adecuadas condiciones de salud.

Objetivo: Identificar os determinantes sociais no desempenho acadêmico em um grupo de escolares no município de Cúcuta, Colômbia. Metodologia: Estudo descritivo quantitativo, realizado em uma instituição de ensino na cidade de Cúcuta, Colômbia, durante o período de julho de 2013 a julho de 2014. O instrumento Determinantes Sociais e Desempenho Acadêmico na escola de 2013 foi utilizado, para este instrumento foram realizados testes de conteúdo e confiabilidade; consiste em três dimensões, como se segue: um primeiro agrupamento Determinantes para o Intermediário, um segundo em relação ao Desempenho Académico e uma terceira identificação de Determinantes Estruturais. O instrumento tem um alfa de Cronbach global de α= 0701. Resultados: Determinantes sociais que interferem no rendimento escolar dos estudantes foram identificados. Estes incluem tanto de tipo pessoal, especialmente em relação ao estado nutricional pois se evidencia tendência de crescimento descendente nos alunos com repetência escolar, bem como algumas relacionadas à família, ambiente político e social. Conclusão: É necessário promover ações conjuntas interdisciplinares centradas no desenho, monitoramento e avaliação de programas oferecidos às crianças em diferentes contextos, focadas em populações com determinantes sociais deficientes. Além disso, é evidenciada a necessidade de contribuir a partir de pesquisa à criação de políticas públicas voltadas para essa população para melhorar as circunstâncias que favoreçam as metas educativas e as adequadas condições de saúde.

Objective: To identify the social determinants in academic achievement in a group of schoolchildren from the municipality of Cúcuta, Colombia. Methodology: Quantitative-descriptive study, carried out at an educational institution in the city of Cúcuta, Colombia, from July 2013 to July 2014. The instrument Social Determinants and Academic Achievement in Schoolchildren, 2013, was used. Conducted content and reliability tests; Is constituted by three dimensions as follows: a first one that includes Intermediate Determinants, a second one referring to Academic Performance and a third that identifies Structural Determinants. The instrument has a global Cronbach Alpha of α= 0.701. Results: Social determinants that interfere in the academic achievement of schoolchildren were identified. These include both the personal type, especially in relation to the nutritional status, since there is evidence of downward growth in students with repeated schooling, as well as some related to the family, political and social environment. Conclusions: It is necessary to promote joint interdisciplinary actions focused on the design, monitoring and evaluation of programs offered to children in different settings, focusing on populations with poor social determinants. In addition, it is evident the need to contribute from research to the creation of public policies aimed at this population for the improvement of circumstances that favor educational achievements and adequate health conditions.
Descritores: Condições Sociais
Estado Nutricional
Equidade em Saúde
Nutrição da Criança
Determinantes Sociais da Saúde
Desempenho Acadêmico
-Política Pública
Estudantes
Colômbia
Escolaridade
Sucesso Acadêmico
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO136.1 - Biblioteca


  4 / 1841 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1102290
Autor: Caputo, Eduardo L; Vilela, Guilherme da F; Silva, Marcelo C. da; Reichert, Felipe F; Rombaldi, Airton J.
Título: Perfil dos proprietários das academias de ginástica de Pelotas-RS: um estudo censitário / Profile of the gym club owners from Pelotas-RS: a census study
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;28(1):24-32, jan.-mar., 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi descrever o perfil dos proprietários de academias de gin ást icas da cidade de Pelotas-RS. Estudo descritivo parte do censo de academias de Pelotas-RSrealizado em 2 01 2. Para mapear as academias de ginástica da zona urbana da cidade, dividiu-se o município em 1 9 setores. Foram encontradas 170 academias e 183 proprietários. Os dados foram coletados através de en t revista estruturada, contendo questões econômicas (renda mensal em reais), sociodemográficas (sexo, cor da pele, idade, escolaridade), comportamentais (hábito de fumo, consumo de álcool, atividade física), labo rais (número de estabelecimentos em que é proprietário, carga horária semanal), e de conhecimento sobre legislação trabalhista (CLT) e conselho fiscalizador (CREF). Foi realizada uma análise descritiva com cálculo de médias e desvios-padrão para as variáveis numéricas e proporções para as variáveis categóricas. Ao todo, 161 proprietários participaram do estudo. Em sua maioria, os proprietários eram do sexo masculino (64,4%), de cor de pele branca (42,8%), pertencentes à faixa etária de 30 a 39 an os (4 2,8%), não fumavam (75,8%) e eram ativos fisicamente (82,0%). Quanto à formação, mais da metade (5 4,0%) era graduado em Educação Física e possuía algum curso de pós-graduação (52,2%). Com relação à experiência de trabalho em academias e conhecimento, 71,6% trabalhavam há mais de cinco ano s n as academias e 41,6% tinham pouco/nenhum conhecimento sobre leis trabalhistas. Concluiu-se que, apesar do tempo de atuação como gestores, é evidente a carência de formação adequada e conhecimento sobre legislação, indicando que os gestores ainda atuavam apenas com o conhecimento empírico adquirido ao longo dos anos...(AU)

The aim of thisstudy was to describe the profile of the gym clubs o wn ers in t he city of Pelotas-RS. This descriptive study is part of the Pelotas-RSgym club census held in 2 0 1 2 . To m ap t he gym clubs in the urban area of the city, the municipality was divided into 19 sectors. We found 1 7 0 gy m clubs and 183 owners. Data were collected through a structured interview, containing questions related t o economics (monthly income in reais), socio-demographic (sex, skin color, age, schoo lin g), beh avio ral (smoking, alcohol consumption, physical activity), labor (establishments in which it owns, weekly working hours), knowledge related to labor legislation (CLT) and supervisory board (CREF). A descriptive analysis was performed with calculation of means and standard deviations for numerical variables and proportions for categorical variables. Overall, 161 owners participated in t he st udy . The majority of the owners were male (64.4%), white skin color (42.8%), 30 to 39 years o ld (4 2.8%), n o n - smokers (75, 8%) and were physically active (82.0%). Regarding professional qualification, m ore th an half (54.0%) were graduated in Physical Education and has done some postgraduate course (52.2%). With regard to work experience in gym clubs and knowledge, 71.6% has worked in gym clubs fo r m o re t han five years and 41.6% had little or no knowledge of labor laws. It was concluded that, despite the tim e o f performance as managers, it is evident the lack of adequate training and knowledge abo ut legislat ion, indicating that the managers still only acted with the empirical knowledge acquired over the years...(AU)
Descritores: Conhecimento
Academias de Ginástica
Capacitação Profissional
Descrição de Cargo
-Trabalho
Censos
Escolaridade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  5 / 1841 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: biblio-1114602
Autor: Barreiro-González, Antonio; Rahhal-Ortuño, Miriam; Fernández-Santodomingo, Alex S; Bueso-Bordils, Jose I; Cañada-Martínez, Antonio J; López-Prats, María J; Hurtado-Sarrió, Mercedes.
Título: Analysis of the influence of clinical and demographic factors on the understanding of cataract informed consent / Análisis de la influencia de factores clínicos y demográficos en la comprensión del consentimiento informado de cataratas / Análise da influência de fatores clínicos e demográficos na compreensão do consentimento informado para cirurgia de catarata
Fonte: Acta bioeth;26(1):91-100, mayo 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: PURPOSE: To estimate the influence of clinical and demographical information in the understanding of cataract surgery informed consent, identifying less understandable areas. To assess informed consent document concept. METHODS: Multiple-choice questionnaire was designed to collect information and to evaluate the understanding of cataract surgery and informed consent. An ordinary regression model was adjusted to express the effect of clinical and demographic variables to the questionnaire score. RESULTS: The study comprised 180 patients. Sex (female, p=0.404), non-ophthalmologist source of information (p=0.397), previous surgical history (p=0.571), not having a companion (p=0.396) nor the days since the signing of informed consent form (p=0.535) had no influence in the understanding of cataract surgery informed consent. Age (r=-0.083, p<0.001) and educational level (secondary studies r=1.845, p<0.001; tertiary studies r=4.289, p<0.001) showed statistical significance with greater strength of association educational level (OR secondary studies = 6.33, OR tertiary studies = 72.86) than age had (OR = 0.92). CONCLUSION: Patient's knowledge about cataract informed consent is influenced by age and educational level. The purpose and the risks, consequences of not performing surgery and postoperative indications are the least understood topics. Informed consent is seen as a forced legal obligation.

OBJETIVOS: estimar la influencia de la información clínica y demográfica en la comprensión del consentimiento informado de la cirugía de cataratas, identificando áreas menos comprensibles. Evaluar el concepto de "documento de consentimiento informad". MÉTODOS: el cuestionario de opción múltiple se diseñó para reunir información y evaluar la comprensión de la cirugía de cataratas y el consentimiento informado. Se ajustó un modelo de regresión ordinario para expresar el efecto de las variables clínicas y demográficas en la puntuación del cuestionario. RESULTADOS: El estudio abarcó 180 pacientes. Sexo (femenino, p = 0.404); fuente de información no oftalmológica (p = 0.397); historial quirúrgico previo (p = 0.571); no tener acompañante (p = 0.396), y los días desde la firma del formulario de consentimiento informado (p = 0,535), que no tuvo influencia en la comprensión del consentimiento informado en la cirugía de cataratas. La edad (r = -0.083, p <0.001) y el nivel educativo (estudios secundarios r = 1.845, p <0.001; estudios terciarios r = 4.289, p <0.001) mostraron significación estadística con una mayor fuerza del nivel educativo de asociación (OR estudios secundarios = 6.33, OR estudios terciarios = 72.86) que la edad (OR = 0.92). CONCLUSIÓN: El conocimiento del paciente sobre el consentimiento informado en cirugía de cataratas está influenciado por la edad y el nivel educativo. Los temas menos entendidos son el propósito y los riesgos, las consecuencias de no realizar la cirugía y las indicaciones postoperatorias. El consentimiento informado se considera una obligación legal forzada.

OBJETIVO: Estimar a influência de informações clínicas e demográficas na compreensão do consentimento informado para cirurgia de catarata, identificando áreas menos compreensíveis. Avaliar o conceito do documento de consentimento informado. MÉTODOS: Um questionário de múltipla escolha foi desenvolvido para coletar informações e avaliar a compreensão sobre cirurgia de catarata e de consentimento informado. Um modelo de regressão ordinária foi ajustado para expressar o efeito das variáveis clínicas e demográficas no escore do questionário. RESULTADOS: O estudo envolveu 180 pacientes. Sexo (feminino, p=0,404), fonte de informações não oftalmológica (p=0,397), história cirúrgica prévia (p=0,571), não ter um/a companheiro/a (p=0,396) nem os dias desde a assinatura do formulário de consentimento informado (p=0,535) tiveram influência na compreensão do consentimento informado para cirurgia de catarata. Idade (r=-0,083, p<0,001) e nível educacional (estudos secundários r=1,845, p<0,001; estudos terciários r=4,289, p<0,001) mostraram significância estatística, com maior força de associação para o nível educacional (OR estudos secundários = 6,33, OR estudos terciários = 72,86) que para a idade (OR = 0,92). CONCLUSÃO: O conhecimento do paciente sobre o consentimento informado para cirurgia de catarata é influenciado pela idade e nível educacional. O objetivo e os riscos, consequências, de não fazer a cirurgia e as indicações pós-operatórias são os tópicos menos compreensíveis. O consentimento informado é visto como uma obrigação legal compulsória.
Descritores: Extração de Catarata/psicologia
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
-Extração de Catarata/ética
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Análise de Regressão
Fatores Etários
Paternalismo
Autonomia Pessoal
Escolaridade
Consentimento Livre e Esclarecido/psicologia
Consentimento Livre e Esclarecido/ética
Jurisprudência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  6 / 1841 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1117001
Autor: Barroso, Manuela Cristina Ribeiro Dias; Pessoa, Mariana de Souza; Pires, Pedro Arnaldo Prata; Netto, Antônio Carlos Maneira Godinho.
Título: Avaliação do Impacto do Nível Educacional na Doença de Alzheimer: Artigo Original / Evaluation of the Impact of Educational Level on Alzheimer's Disease: Original Article
Fonte: Rev. méd. Minas Gerais;30:e-3006, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A doença de Alzheimer (DA) consiste em uma doença neurodegenerativa progressiva, irreversível e de aparecimento insidioso. O grau de escolaridade formal, assim como a reserva cognitiva, vem sendo proposto como fator protetor da DA, interagindo com a predisposição genética na gênese e curso evolutivo da doença. Tal estudo tem como objetivo buscar associações da escolaridade formal e outras variáveis, que possam estabelecer relação com valores reduzidos do MEEM. Foram coletados dados como idade, sexo, estado civil, raça, escolaridade e pontuação no MEEM no período do diagnóstico da DA dos pacientes que se encontravam em fase inicial da doença. Os pacientes foram divididos em três grupos de acordo com a idade: 60-69 anos, 70-79 anos e = 80 anos. Após análise estatística, a comparação MEEM versus escolaridade se mostrou significativa (r=0,39; P=0,0001), enquanto MEEM versus idade não apresentou significância (r=-0,13; P=0,86), tal como para associação de MEEM e sexo (P=0,46). Na separação realizada por grupos etários, o nível de escolaridade foi significativamente maior nos indivíduos com idade entre 60-69 anos versus 70-79 versus = 80 anos, todavia, sem diferenças significativas entre os escores do MEEM (13 ± 6,2 versus 13± 6 versus 15 ± 5; mediana ± intervalo interquartil; P = 0,34). Assim sendo, esse estudo aponta relevante relação entre a escolaridade e pontuações obtidas no teste cognitivos, determinando associação entre o nível educacional mais elevado e maior habilidade cognitiva dos pacientes com DA. (AU)

Alzheimers disease (AD) consists of a progressive, irreversible and insidious neurodegenerative disease. The degree of formal schooling, as well as the cognitive reserve, has been proposed as a protective factor of AD, interacting with the genetic predisposition in the genesis and evolutionary course of the disease. This study aims to seek associations of formal schooling and other variables, which may establish a relationship with reduced MMSE values. Data such as age, sex, marital status, race, schooling and MMSE score were collected during the diagnosis of AD in patients who were in the initial phase of the disease. Patients were divided into three groups according to age: 60-69 years, 70-79 years and = 80 years. After statistical analysis, the MMSE versus schooling comparison was significant (r = 0.39, P = 0.0001), while MMSE versus age did not present significance (r = -0.13, P = 0.86), as for association of MEEM and sex (P = 0.46). In the separation by age groups, the educational level was significantly higher in individuals aged 60-69 years versus 70-79 versus = 80 years, however, without significant differences between the MMSE scores (13 ± 6.2 versus 13 ± 6 versus 15 ± 5, median ± interquartile range, P = 0.34). Therefore, this study points out a relevant relationship between schooling and scores obtained in the cognitive test, determining the association between the higher educational level and the greater cognitive ability of patients with AD. (AU)
Descritores: Escolaridade
Doença de Alzheimer
-Idoso
Predisposição Genética para Doença
Reserva Cognitiva
Grupos Etários
Limites: Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1561.1 - Biblioteca Virtual AMMG


  7 / 1841 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1087454
Autor: Licona Rivera, Tania Soledad; Fajardo Dubón, German Edgardo; Ferrera García, Rubén Arturo; Hernández Orellana, Ariana Grissel.
Título: Características epidemiológicas y clínicas de neonatos con sepsis temprana / Clinical and epidemiological characteristicsin newborns with early sepsis
Fonte: Int. j. med. surg. sci. (Print);3(3):903-908, sept. 2016. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Sepsis neonatal Temprana es la infección comprobada que se presenta en el recién nacido antes de las 72 horas de vida. El objetivo fue determinar las características epidemiológicas y clínicas de los recién nacidos con sepsis temprana, atendidos en Hospital Santa Bárbara Integrado, durante enero 2014 a diciembre 2015. Se realizó un estudio cuantitativo, descriptivo, trasversal en sala de Neonatología de dicho Hospital. El universo; 1,146 y la muestra 136 obtenida mediante muestreo aleatorio probabilístico sistemático. La recolección de datos fue mediante cuestionario validado por juicio de expertos. Se realizó el análisis con el paquete estadístico SPSS, versión 19. La prevalencia de sepsis neonatal temprana fue 60,6 %, la edad materna osciló entre 15-43 años, con moda de 21 y media 25,7 años, 92 % (125) procedían del área rural,40,4 % (55) eran analfabetas, 36,8 % (50) eran primigestas. 59 % (80) se realizaron 5 o más controles prenatales, de los que 89 (65,4 %) fueron realizados en Centro de Salud con médico. 44,0 % (30) presentaron Infección del tracto urinario sin tratamiento antes del parto. 53,7 % (73) de los RN eran del sexo masculino, 26,5 % (36) presentaron fiebre en las primeras horas de vida, se encontró que 22 (16,2 %) delos recién nacidos presentaron complicaciones. La condición de egreso fue; alta médica 127 (93,4 %), 9 (6,6%) fueron referidos a hospital de mayor complejidad y ninguno falleció. La prevalencia de sepsis neonatal temprana en dicho Hospital es alta, se presenta más frecuentemente en hijos de madres primigestas, analfabetas, con infecciones del tracto urinario sin tratamiento y vaginosis y en neonatos masculinos.

Early neonatal sepsis is proven infection that occurs in the newborn before 72 hoursof life. The objective of the study was to determine the epidemiological and clinical characteristics of newborns with early sepsis in the Santa Barbara Integrated Hospital during January 2014 to December 2015. Quantitative, descriptive, transversal study in neonatology room of the Hospital. The universe; 1146and the sample 136 obtained by probabilistic systematic random sampling. Data collection was through expert judgment validated questionnaire.Analysis with SPSS, version 19. The prevalence ofearly neonatal sepsis was 60.6 %, maternal ageranged from 15-43 years, with 21 fashion and ave-rage 25. 7 years, 92 % (125) came from rural areas,40.4 % (55) were illiterate, 36.8 % (50) wereprimiparous. 59 % (80) 5 or more prenatal visits, ofwhich 89 (65.4 %) were performed in a Health Center,doctor performed. 44.0 % (30) had urinary tractinfection without treatment before delivery. 53.7 %(73) of infants were male, 26.5 % (36) had fever in the first few hours of life, it was found that 22 (16.2%) of the infants had complications. Condition at time of exit was; Medical release 127 (93.4 %), 9(6.6 %) were referred to hospital more complex and none died. The prevalence of early neonatal sepsis inthe hospital is high, most often in children of primiparous mothers, illiterate, with urinary tract infections and untreated vaginosis and male infants.
Descritores: Sepse Neonatal/epidemiologia
-Fatores Socioeconômicos
Zona Rural
Epidemiologia Descritiva
Prevalência
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Fatores de Risco
Escolaridade
Sepse Neonatal/complicações
Sepse Neonatal/diagnóstico
Honduras
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: CL61.1 - Biblioteca Central Campus Sur


  8 / 1841 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1055220
Autor: Patriota de Souza, Valesca; de Alcântara Gusmão, Tarcila Lima; Brandão Neto, Waldemar; Gomes Guedes, Tatiane; Meirelles Monteiro, Estela Maria Leite.
Título: Fatores de risco associados à exposição de adolescentes à violência sexual / Risk factors associated with adolescent exposure to sexual violence
Fonte: Av. enferm;37(3):364-374, sep.-dic. 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetivo: analisar as evidências científicas sobre os fatores de risco associados à exposição de adolescentes à violência sexual. Síntese de conteúdo: revisão integrativa da literatura, realizada em quatro bases de dados e duas bibliotecas virtuais, sem limites do ano de publicação, utilizandose os descritores: "delitos sexuais", "adolescentes" e "fatores de risco". Utilizou-se, também, a palavra-chave "violência sexual" e equivalentes, no idioma inglês. Na análise dos 22 artigos incluídos, os fatores associados à exposição dos adolescentes à violência sexual foram classificados em "abuso sexual" e "exploração sexual". O consumo de álcool e/ou drogas foi o fator mais evidente, seguido do sexo casual, da baixa escolaridade, da baixa renda, da violência familiar, dos relacionamentos em ambientes virtuais, da estigmatização do trabalho sexual e falta de moradia. Conclusão: os fatores apresentados devem ser considerados pela enfermagem para o reconhecimento de adolescentes vítimas de violência sexual, além de contribuir na prevenção de novos casos e na minimização dos efeitos que tal ato pode causar na vida desse público.

Resumen Objetivo: analizar la evidencia científica sobre los factores de riesgo asociados a la exposición de adolescentes a la violencia sexual. Síntesis del contenido: revisión de la literatura integrativa en cuatro bases de datos y dos bibliotecas virtuales, sin límite de año de publicación, usando las palabras clave: "delitos sexuales", "adolescentes" y "factores de riesgo". También se utilizó la palabra clave "violencia sexual" y su equivalente en el idioma inglés. En el análisis de los 22 artículos incluidos, los factores asociados con la exposición de adolescentes a la violencia sexual se clasificaron en: "abuso sexual" y "explotación sexual". El consumo de alcohol y drogas fue el factor más evidente, seguido por el sexo casual, baja escolaridad, bajos ingresos, violencia familiar, relaciones en entornos virtuales, estigma del trabajo sexual y falta de vivienda. Conclusión: los factores presentados deben ser considerados por la enfermera para el reconocimiento de adolescentes víctimas de violencia sexual, además de contribuir con la prevención de nuevos casos y con la disminución de los efectos que tal acto podría causar en la vida de esa población.

Abstract Objective: to analyze scientific evidence about risk factors associated with adolescent exposure to sexual violence. Content synthesis: review of integrative literature in four databases and two virtual libraries, without limit of publication year, using the keywords: "sex crimes", "teens" and "risk factors". The keyword "sexual violence" was also used. In the analysis of the 22 articles included, the factors associated with adolescent exposure to sexual violence were classified as: "sexual abuse" and "sexual exploitation". Alcohol and drug consumption was the most obvious factor, followed by casual sex, low schooling, low income, family violence, relationships in virtual settings, stigma of sex work and homelessness. Conclusion: the factors presented should be considered by the nurse for the recognition of adolescent victims of sexual violence, in addition to contributing to the prevention of new cases and to the reduction of the effects that such an act could have on the life of that population.
Descritores: Trabalho Sexual
Sexo
Delitos Sexuais
Fatores de Risco
Adolescente
Violência Doméstica
-Pobreza
Estereotipagem
Enfermagem
Prevenção e Mitigação
Escolaridade
Limites: Humanos
Feminino
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO136.1 - Biblioteca


  9 / 1841 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-44193
Autor: Gomez, Luis.
Título: Valores interpersonales: estudio en un grupo de postulantes a una Institución Policial / Interpersonal values: study in a group of postulants to a police institution
Fonte: Rev. serv. sanid. fuerzas polic;47(2):183-6, jul.-dic. 1986. tab.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Congreso Peruano de Psicología, 4, Lima, abr. 1986.
Resumo: En el presente trabajo se comparan los Valores Interpersonales en un grupo de 200 postulantes a una institución policial. Las variables consideradas fueron: grado de instrucción y lugar de procedencia. Se hallaron diferencias significativas en algunos Valores, de acuerdo a cada variable señalada. Se sugiere que los resultados sean utilizados como referencia para futuras investigaciones
Descritores: Relações Interpessoais/educação
Militares
-Peru
Escolaridade
Limites: Adulto
Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  10 / 1841 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-845862
Autor: Ewerling, Fernanda; Barros, Aluísio J D.
Título: After 10 years, how do changes in asset ownership affect the Indicador Econômico Nacional? / Como as mudanças na posse de bens afetam o Indicador Econômico Nacional em 10 anos?
Fonte: Rev. saúde pública = J. public health;51:10, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE Our main objective was to analyse how the evolution of household assets ownership affected the Indicador Econômico Nacional (IEN – National Wealth index) and to point out the most stable assets and which lost importance more quickly. METHODS We analysed the trend of the ownership of each IEN variable and the distribution of the households’ scores. We calculated the correlation coefficients of each variable separately with the IEN score and the household income. We also evaluated how the changes of the score distribution over time affected the validity of the published reference cut-points. We used data from consortium surveys conducted every two years from 2002 to 2014 in the city of Pelotas, Brazil. RESULTS An increase in the educational level of household heads and in the ownership of all IEN assets, except radio and telephone, was observed in the study period. In general, the correlation of the assets with the IEN scores decreased over time. There was an increase in the score, with a consequent increase in the quintiles cut-points, but the distance between these cut-points had no significant variation. Thus, the reference cut-points for Pelotas, quickly became outdated. CONCLUSIONS Some assets showed greatly reduction on its importance for the indicator, and the reference cut-points became obsolete very quickly. It is essential for a standardized wealth (or asset) index with research purposes to be updated frequently, especially the cut-points of reference distribution.

RESUMO OBJETIVO Analisar como a evolução temporal da posse de bens domésticos afetou o Indicador Econômico Nacional e como essas mudanças afetaram o poder discriminatório do indicador. MÉTODOS Analisou-se a evolução temporal da posse de cada uma das variáveis do Indicador Econômico Nacional, bem como da distribuição do escore dos domicílios. Utilizamos dados de inquéritos populacionais realizados bienalmente no município de Pelotas, RS, de 2002 a 2014. Foi calculado o coeficiente de correlação de cada variável isoladamente com o escore do Indicador Econômico Nacional e com a renda familiar. Avaliamos também como a variação da distribuição do escore ao longo do tempo afetou a validade da utilização dos pontos de corte de referência publicados. RESULTADOS Houve aumento da escolaridade dos chefes das famílias e da posse de todos os bens, exceto rádio e linha telefônica no período. A correlação dos bens com o Indicador Econômico Nacional reduziu com o tempo. O escore aumentou, com consequente incremento nos pontos de corte dos quintis, mas a distância entre os pontos não teve variação importante. Assim, os pontos de corte de referência publicados para Pelotas rapidamente ficaram desatualizados. CONCLUSÕES Alguns bens perderam a capacidade discriminatória e os pontos de corte ficaram obsoletos rapidamente. É essencial um indicador de bens padronizado para uso em pesquisa, que seja atualizado com frequência, em especial os pontos de corte da distribuição de referência.
Descritores: Propriedade/economia
Propriedade/estatística & dados numéricos
Condições Sociais/economia
Condições Sociais/estatística & dados numéricos
Utensílios Domésticos/economia
Utensílios Domésticos/estatística & dados numéricos
-Fatores de Tempo
Brasil
Características da Família
Escolaridade
Renda/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 185 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde