Base de dados : LILACS
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Id: biblio-1026360
Autor: Valerga, Mario; Trombetta, Luis.
Título: Deserción Universitaria en la Facultad de Medicina de la Universidad de Buenos Aires / University desertion at the Faculty of Medicine of the University of Buenos Aires
Fonte: Rev. Asoc. Méd. Argent;132(2):32-35, jun. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: país, es estatal y gratuita y su matrícula supera los 300.000 alumnos. La Facultad de Medicina de la UBA concentra el mayor número de estudiantes de carreras universitarias dedicadas al estudio de la salud humana en la Argentina. El término "deserción universitaria" es utilizado para describir el comportamiento de los alumnos que abandonaron los estudios, sin reparar en las razones o circunstancias que determinaron el abandono. Presentamos un análisis cuantitativo del número de ingresantes y egresados de la carrera de Medicina y proponemos iniciar el debate sobre las causas de la deserción universitaria en nuestra carrera.

The University of Buenos Aires (UBA) integrates the university system of our country, is state and free and its enrollment exceeds 300,000 students. The Faculty of Medicine of the UBA concentrates the largest number of university students dedicated to the study of human health in Argentina. The term "college desertion" is used to describe the behavior of students who dropped out of school, regardless of the reasons or circumstances that led to the abandonment. We present a quantitative analysis of the number of entrants and graduates of the Medicine career and we propose to start the debate on the causes of the university dropout in our career.
Descritores: Faculdades de Medicina
Evasão Escolar/estatística & dados numéricos
Universidades/estatística & dados numéricos
-Argentina
Fracasso Acadêmico
Responsável: AR1.1 - Biblioteca Rafael Herrera Vegas


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Id: lil-572785
Autor: Alves Jacob, Claudia; de Freitas Vicent, Monique; Clen Gomes Serafim, Oziléa; Cohen, Ruth Helena Pinto; Christine Melo, Daisy.
Título: Conversação com educadores: uma troca possível / Conversation with educators: a possible interchange / Conversación con educadores: un intercambio posible
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);14(2):65-79, dez. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo pretende discutir, na interface entre psicanálise e educação, algumas consequências extraídas de dez encontros realizados em três escolas do município do Rio de Janeiro. O dispositivo implantado, sob a forma de rede interdisciplinar, busca refletir sobre alguns parâmetros que norteiam essas práticas, tendo como objeto de investigação e troca o desafio que o fracasso escolar impõe a psicanalistas e educadores. A ênfase recai sobre essa problemática, que incide como uma patologia na cultura contemporânea, e os novos paradigmas que regem as ações político-educacionais do Estado. Alguns testemunhos da prática de “conversação” são trazidos para elucidar os modos discursivos predominantes na fala dos educadores.

Based on the interface between psychoanalysis and education, this article discusses some results of ten meetings held in three schools in Rio de Janeiro. The subject, introduced in the form of an inter-disciplinary net, attempts to ponder over some parameters that guide those different practices, having as the object of investigation and change the challenge that school failure imposes on psychoanalysts and educators. The emphasis is on this issue, which manifests itself as a symptom in contemporary culture, and on new paradigms that rule political and educational actions in the State. Some testimony of the practice of 'conversation' is focused on to elucidate predominant discursive modes in the educators' speech.

El presente artículo pretende discutir, en la interacción psicoanálisis-educación, algunas consecuencias extraídas de diez encuentros realizados en tres escuelas del municipio de Rio de Janeiro. El dispositivo implantado, bajo la forma de red interdisciplinaria, trata de reflexionar sobre algunos parámetros que orientan las diferentes prácticas, que tienen como objeto de investigación e intercambio el reto que el fracaso escolar impone a psicoanalistas y educadores. Se da énfasis a esa problemática, que incide como una patología en la cultura contemporánea, y a los nuevos paradigmas que rigen las acciones político-educacionales del Estado. Se presentan algunos testimonios de la práctica de “conversación” para elucidar los modos discursivos que predominaron en el habla de los educadores.
Descritores: Educação
-Psicanálise
Fracasso Acadêmico
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1016797
Autor: Santos, Elen Alves dos; Legnani, Viviane Neves.
Título: Construção Social do Fracasso Escolar das Adolescentes em Conflito com a Lei / Social Construction of School Failure of Adolescents in Conflict with the Law / Construcción Social del Fracaso Escolar de las Adolescentes en Conflicto con la Ley
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-12, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta um recorte teórico-metodológico da pesquisa de mestrado realizada com oito adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em uma unidade socioeducativa do Distrito Federal. Esse estudo privilegiou a concepção psicanalítica sobre a adolescência na relação com condutas infracionais e a discussão sobre a necessidade de subjetivação política de adolescentes. Objetivou-se compreender a construção do fracasso escolar na vida das adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. As participantes tinham de 16 a 19 anos de idade. A metodologia qualitativa ancorada em ressupostos psicanalíticos, utilizou-se de grupos de discussão e entrevistas individuais. Para análise do material recorreu-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostram que as adolescentes tiveram um histórico escolar de exclusão e autoexclusão. A discussão evidencia a necessidade tanto da escola como das unidades socioeducativas visarem um trabalho de subjetivação política, para assim, as adolescentes encontrarem pela via do coletivo, formas de reivindicação fora da criminalidade....(AU)

This article presents a theoretical-methodological study of the master's research carried out with eight teenagers in compliance with socio-educational measures in a socioeducational unit of the Federal District. This study privileged the psychoanalytic conception about adolescence in the relation with conduct infractions and the discussion about the necessityof political subjectivation of adolescents. This study aimed to understand the construction of school failure in the life of teenagers in compliance with socio-educational measures. Participants were 16 to 19 years old. The qualitative methodology anchored in psychoanalytical assumptions was used for discussion groups and individual interviews. For the analysis of the material, we used the content analysis of Bardin (2011). The results show that the adolescents had a school history of exclusion and self-exclusion. The discussion highlights the need both for the school and for the socio-educational units to aim at a work of political subjectivation, so that adolescents find, through the collective way, forms of claims outside of criminality....(AU)

Este artículo presenta un recorte teórico-metodológico de la investigación de maestría realizada con ocho niñas en cumplimiento de medida socioeducativa en una unidad socioeducativa del Distrito Federal. Este estudio privilegió la concepción psicoanalítica sobre la adolescencia en la relación con conductas infractoras y la discusión sobre la necesidad de subjetivación política de adolescentes. Se objetivó comprender la construcción del fracaso escolar en la vida de las adolescentes en cumplimiento de medida socioeducativa.Las participantes tenían entre 16 y 19 años de edad. La metodología cualitativa anclada en supuestos psicoanalíticos, se utilizó de grupos de discusión y entrevistas individuales. Para el análisis del material se utilizó el análisis de contenido de Bardin (2011). Los resultados muestran que las adolescentes tuvieron un historial escolar de exclusión y autoexclusión. La discusión evidencia la necesidad tanto de la escuela y de las unidades socioeducativas para un trabajo de subjetivación política, para así, que las adolescentes encuentren por la vía de lo colectivo, formas de reivindicación fuera de la criminalidad....(AU)
Descritores: Psicanálise
Adolescente
Conflito (Psicologia)
Fracasso Acadêmico
Jurisprudência
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-996331
Autor: Piccirilli, Manoela de Souza Silva; Freire, Regina Maria Ayres de Camargo.
Título: Os sentidos do fracasso escolar no discurso de professores / The meanings of school failure in teachers' discourse / Los sentidos del fracaso escolar en el discurso de professores
Fonte: Distúrb. comun;31(1):128-140, mar. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O fracasso escolar tem sido repetidamente abordado em pesquisas de diversas naturezas que buscam diferentes razões para sua ocorrência. Objetivo: Este artigo não pretende elaborar mais uma suposição do que venha a ser o fracasso escolar, mas analisar os sentidos deste no discurso de professores de educação básica. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado sob a ótica da teoria-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa a partir de Michel Pêcheux. A coleta de dados se deu em um espaço de discussão entre professores de educação básica e pesquisadores. Os dados discursivos foram gravados e, posteriormente, transcritos de forma ortográfica regular. Fragmentos do corpus foram extraídos para análise. Resultados: Identificou-se no discurso dos professores uma busca pela homogeneidade em detrimento das particularidades do aluno; encontrou-se um processo de produção de sentidos pautados em ideais escolares dominados por uma política educacional capitalista que, ao colocar os alunos como iguais e não refletir sobre suas singularidades, contribui para o fracasso escolar. Conclusão: Pode-se considerar, portanto, que os sentidos de fracasso escolar no discurso desses professores surgem como efeito de uma lógica educacional regulada por um discurso capitalista que, na tentativa de controlar o saber da criança, deixa escapar o que é interpretado como fracasso escolar.

Introduction: School failure has been constant focus of studies of several natures that search for different reasons for its occurrence. Objective: This article does not intend to develop one more hypothesis as to what school failure may be, but to analyze its meanings in the discourse of some elementary education teachers. Methods: This is a qualitative study conducted using Discourse Analysis theory and method, based on Michel Pêcheux. The procedure for data collection took place in a room for discussions among elementary education teachers and researchers. Discourse data were collected on a voice recorder and then transcribed in regular orthography. Fragments of the corpus were extracted for analysis. Results: During the first meeting, a search for homogeneity in detriment of students' singularities was identified; there was a process of production of meanings based on school ideals that are dominated by a capitalist educational policy that, in treating students as equals and not reflecting on their singularities, contributes to school failure. Conclusion: It may be considered, therefore, that the meanings of school failure in these teachers' discourse emerge as the effect of an educational logic regulated by a capitalist discourse that, in trying to control the child's knowledge, lets something interpreted as school failure slide.

Introducción: El fracaso escolar ha sido repetidamente abordado en investigaciones de diversas naturalezas que buscan diferentes razones para su ocurrencia. Objetivo: Este artículo no pretende elaborar más una suposición de lo que venga a ser el fracaso escolar, sino analizar los sentidos de éste en el discurso de profesores de educación básica. Método: Se trata de un estudio cualitativo realizado bajo la óptica de la teoría-metodológica del Análisis de Discurso de línea francesa a partir de Michel Pêcheux. La recolección de datos se dio en un espacio de discusión entre profesores de educación básica e investigadores. Los datos discursivos fueron grabados y posteriormente transcritos de forma ortográfica regular. Los fragmentos del corpus se extrajeron para el análisis. Resultados: Se identificó en el discurso de los profesores una búsqueda por la homogeneidad en detrimento de las particularidades del alumno; se encontró un proceso de producción de sentidos pautados en ideales escolares dominados por una política educativa capitalista que, al colocar a los alumnos como iguales y no reflexionar sobre sus singularidades, contribuye al fracaso escolar. Conclusión: Se puede considerar, por lo tanto, que los sentidos de fracaso escolar en el discurso de esos profesores surgen como efecto de una lógica educativa regulada por un discurso capitalista que, en el intento de controlar el saber del niño, deja escapar lo que es interpretado como fracaso escolar.
Descritores: Ensino Fundamental e Médio
Professores Escolares
Fracasso Acadêmico
Linguagem
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Macedo, Lino de
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Id: lil-647104
Autor: Oliveira, Francismara Neves de; Macedo, Lino de.
Título: Resiliência e insucesso escolar: uma reflexão sobre as salas de apoio à aprendizagem / Resilience and lack of school success: a reflection about learning support rooms
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;11(3):983-1004, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Relacionamos neste artigo resiliência e dificuldades de aprendizagem escolar e objetivamos analisar as significações de dificuldades de aprendizagem de 30 alunos, 8 professores e um membro do núcleo de educação além dos documentos normativos da sala de apoio à aprendizagem. Como pesquisa descritiva - estudo de casos múltiplos - realizamos observação, entrevista e análise documental. O período de coleta dos dados foi de 2 meses, 8 horas semanais, 4 horas em cada uma das duas escolas estaduais participantes do estudo, no município de Londrina-PR. Nossos resultados indicaram que as significações de alunos e professores sobre dificuldades de aprendizagem são correspondentes às dos documentos, nas quais persiste a culpabilização do aluno e de sua família pelo não aprender. A ausência de estratégias mais resilientes para o aprender tem relação com os procedimentos dos alunos em situações de aprendizagem, com o funcionamento das salas de apoio e proposições metodológicas não promotoras de resiliência neste contexto. (AU)

This study comprises resilience and school learning difficulties. Objective is to analyze the meaning of 30 students, 8 teachers, and the one present in normative documents of the learning support room. We have selected the study of multiple cases, of a descriptive research. In addition to the observation of support rooms' activities, we carried out interviews and document analyses. The data were collected within 2 months, 8 hours a week, 4 hours for each state school in Londrina-PR. The results indicate that the significations of students and teachers correspond to those found in documents, in which students and their families are laid the blame for learning deficiencies. The lack of more resilient learning strategies are related to the procedures of students in learning situations, the work of support rooms and methodological propositions whose are not resilience promoting in this context. (AU)
Descritores: Educação
Resiliência Psicológica
-Fracasso Acadêmico/psicologia
Transtornos de Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-955664
Autor: Viégas, Lygia de Sousa; Freire, Klessyo do Espírito Santo; Bomfim, Flávia Brandão.
Título: Atendimento a queixa escolar nos serviços públicos de saúde mental da Bahia / Attendance to the school complaint in the public services of Bahia's mental health services / Atención a la queja escolar en los servicios públicos de salud mental de Bahia
Fonte: Psicol. esc. educ;22(1):133-140, jan.-abr. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo analisa a atuação de psicólogos nos serviços públicos de saúde mental frente à demanda escolar na Bahia. Para tanto, os psicólogos que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) responderam um questionário com perguntas sobre seu perfil profissional, o perfil das demandas escolares e as práticas e concepções adotadas no atendimento a tais demandas. A análise apontou, com relação ao perfil profissional, a presença de psicólogas mulheres, jovens, recém-formadas em instituições privadas de ensino. Quanto ao perfil do encaminhamento, destaca a presença de alunos pobres e negros, entre 6 e 12 anos, estudantes do ensino fundamental público, encaminhados por problemas de aprendizagem e comportamento. No atendimento, predomina uma visão individualizante da queixa escolar, embora haja profissionais que incorporaram elementos críticos. Espera-se, com a pesquisa, contribuir com os avanços no atendimento às demandas escolares, presentes em publicações no campo da psicologia escolar e educacional em uma perspectiva crítica.

This article analyzes the performance of psychologists in public mental health services in response to school demand in Bahia. To that end, the psychologists who work in the Psychosocial Care Centers (CAPS) answered a questionnaire with questions about their professional profile, the profile of the school demands and the practices and conceptions adopted in meeting these demands. The analysis pointed out, in relation to the professional profile, the presence of female psychologists, young, recently graduated in private educational institutions. Regarding the referral profile, the presence of poor and black students aged 6 to 12 years old, students of public primary education, referred by learning and behavior problems, stands out. In the care, an individualized view of the school complaint prevails, although there are professionals who incorporate critical elements. It expects, with the research, to contribute to the advances in the attendance to the school demands, present in publications in the field of the school and educational psychology in a critical perspective.

En el presente artículo se analiza la actuación de psicólogos en los servicios públicos de salud mental frente a la demanda escolar en Bahía. Para tanto, los psicólogos que actúan en los Centros de Atención Psicosocial (CAPS) respondieron a un cuestionario con preguntas sobre su perfil profesional, el perfil de las demandas escolares y las prácticas y concepciones adoptadas en la atención a tales demandas. El análisis apuntó, con relación al perfil profesional, la presencia de psicólogas mujeres, jóvenes, recién-diplomadas en instituciones privadas de enseñanza. Cuanto al perfil del encaminamiento, destaca la presencia de alumnos pobres y negros, entre 6 y 12 años, estudiantes de la enseñanza básica pública, encaminados por problemas de aprendizaje y comportamiento. Y la atención, predomina una visión individualizada de la queja escolar, aunque haya profesionales que incorporaron elementos críticos. Se espera, con la investigación, contribuir con los avances en la atención a las demandas escolares, presentes en publicaciones en el campo de la psicología escolar y educacional en una perspectiva crítica.
Descritores: Saúde Mental
Aconselhamento
Fracasso Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-895789
Autor: Labadessa, Vanessa Milani; Lima, Vanessa Aparecida Alves de.
Título: Queixa escolar: repercussões na escola a partir do atendimento psicológico / School complaint: repercussions at school from psychological support / Queja escolar: repercusiones en la escuela a partir de la atención psicológica
Fonte: Psicol. esc. educ;21(3):369-377, set.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Para além das dificuldades culturais ou estruturais que as escolas tenham para discutir a queixa escolar como uma produção da inter-relação de seus atores no campo sóciopolítico, partimos das alegações das próprias escolas para compreender como essas instituições se reorganizam a partir das devolutivas de atendimento de alunos encaminhados, com queixa escolar, para atendimento psicológico. Pesquisamos nove escolas públicas municipais em Ariquemes (RO), realizamos análise documental dos encaminhamentos e entrevistamos as Orientadoras Educacionais das instituições e a Psicóloga que faz os atendimentos encaminhados num núcleo de saúde do município. Os resultados apontam para a ausência de registros adequados e de modificações na organização das instituições analisadas a partir dos retornos dos atendimentos psicológicos, uma vez que a escola não cria espaços para a discussão sobre a queixa escolar, perpetuando assim a culpabilização somente do aluno e sua família pela queixa escolar.

In addition to the cultural or structural difficulties that schools have in discussing school complaints as a production of their actors' interactions in the socio-political field, we started from the schools' own claims to understand how these institutions reorganize themselves from the students' sent to school with psychological complaints. We researched 09 municipal public schools in Ariquemes (RO), carried out documentary analysis of the referrals and interviewed the Educational Advisors of the institutions and the Psychologist who does the referred calls in a health center of the municipality. The results point to the absence of adequate records and the absence of modifications in the organization of the analyzed institutions, based on the psychological care returns, since the school does not create spaces for the discussion about the school complaint, thus perpetuating the blame only of the student and his family for the school complaint.

Para más allá de las dificultades culturales o estructurales que las escuelas tengan para discutir la queja escolar como una producción de la interrelación de sus actores en el campo socio político, partimos de las alegaciones de las propias escuelas para comprender como estas instituciones se reorganizan a partir de las devolutivas de atención de alumnos encaminados, con queja escolar, para atención psicológica. Se investigó 09 escuelas públicas municipales en Ariquemes (RO), se realizó análisis documental de los encaminamientos y se entrevistaron las Orientadoras Educacionales de las instituciones y la Psicóloga que hace los atendimientos encaminados en un núcleo de salud del municipio. Los resultados apuntan para ausencia de registros adecuados y ausencia de modificaciones en la organización de las instituciones analizadas a partir de los retornos de los atendimientos psicológicos, una vez que la escuela no ofrece espacios para la discusión sobre la queja escolar, perpetuando así la culpabilidad solamente del alumno y su familia por la queja escolar.
Descritores: Orientação
Educação
Fracasso Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-955689
Autor: Lima, Vanessa Aparecida Alves de.
Título: Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensão / School Psychology in the University: report of an extension project / Psicología Escolar en la Universidad: relato de un proyecto de extensión
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):431-433, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A psicologia escolar crítica propõe o resgate das dimensões escolar, social e histórica na compreensão do fracasso escolar, numa abordagem interdisciplinar e grupal. Nesta perspectiva, este é um relato de grupos de universitários de cursos de engenharia, em uma instituição federal. Foram realizados grupos de aconselhamento psicológico, orientação vocacional e técnicas de estudo. O grupo de técnicas de estudo foi o único que permaneceu completo até o final dos encontros previstos, quando se pode discutir a complexidade do cotidiano educacional, o sentimento de fracasso escolar e os papeis introjetados de culpabilização.

Critical school psychology proposes the rescue of the school, social and historical dimensions in the understanding of school failure, in an interdisciplinary and group approach. In this perspective, this is an account of university groups of engineering courses, in a federal institution. Psychological counseling groups, vocational guidance, and study techniques have carried out. The group of study techniques was the only one that remained complete until the end of the planned meetings when one can discuss the complexity of daily education, the feeling of school failure and the introjected roles of the blame.

La psicología escolar crítica propone el rescate de las dimensiones escolar, social e histórica en la comprensión del fracaso escolar, en un abordaje interdisciplinar y grupal. En esta perspectiva, este es un relato de grupos de universitarios de cursos de engeñaría, en una institución federal. Se realizaron grupos de asesoramiento psicológico, orientación vocacional y técnicas de estudio. El grupo de técnicas de estudio fue el único que permaneció completo hasta el final de los encuentros previstos, cuando se puede discutir la complexidad del cotidiano educacional, el sentimiento de fracaso escolar y los papeles introyectados de culpabilidad.
Descritores: Psicologia Educacional
Educação Superior
Fracasso Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-955688
Autor: Lopes, Telma Silva Santana; Rossato, Maristela.
Título: A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar / The subjective dimension of the complaint of school learning difficulties / Dimensión subjetiva de la queja de dificultades de aprendizaje escolar
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):385-394, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetiva contribuir para a compreensão da complexidade dos processos de ensino e aprendizagem no que se refere à queixa de dificuldades de aprendizagem escolar, entendo-a em sua dimensão subjetiva. A pesquisa foi orientada pela Epistemologia Qualitativa e pela Teoria da Subjetividade de González Rey, ambas apoiadas na abordagem histórico-cultural. As atividades de produção das informações foram realizadas em uma escola pública do Distrito Federal, com duas professoras. Destacamos como contribuição da pesquisa que as configurações subjetivas perpassam processos de produções de sentidos que podem fundamentar concepções de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, como também orientam ações e relações pedagógicas.

This article aims to contribute to the comprehension of the complexity of teaching and learning processes in relation to the complaint of learning difficulties in school, understood in its subjective dimension. The research was guided by the Qualitative Epistemology and the Subjectivity Theory of González Rey, both supported in the historical-cultural approach. The information production activities were carried out in a public school in the Distrito Federal, with two teachers. We emphasize, as a contribution of the research, that the subjective configurations permeate processes of sense production that can base conceptions of teaching, development, and learning, as well as guide actions and pedagogical relationships.

En este artículo se tiene por objetivo contribuir a la comprensión de la complejidad de los procesos de enseñanza y aprendizaje en lo que se refiere a la queja de dificultades de aprendizaje escolar, la entiendo en su dimensión subjetiva. La investigación fue orientada por la Epistemología Cualitativa y por la Teoría de la Subjetividad de González Rey, ambas apoyadas en el abordaje histórico-cultural. Las actividades de producción de las informaciones fueron realizadas en una escuela pública del Distrito Federal, con dos profesoras. Destacamos, como contribución de la investigación que las configuraciones subjetivas atraviesen procesos de producciones de sentidos que pueden fundamentar concepciones de enseñanza, desarrollo y aprendizaje, como también orientan acciones y relaciones pedagógicas.
Descritores: Dislexia
Fracasso Acadêmico
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-976610
Autor: Schweitzer, Lucas; Souza, Simone Vieira de.
Título: Os sentidos atribuídos à queixa escolar por profissionais de escolas públicas municipais / The meanings professionals of municipal public schools attribute to complaints against school conduct / Los sentidos atribuidos a la queja escolar por profesionales de escuelas públicas municipales
Fonte: Psicol. esc. educ;22(3):565-572, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A queixa escolar é um fenômeno central no contexto educacional, sendo crescente o número de encaminhamentos aos Serviços de Psicologia por conta deste fenômeno. O objetivo desta pesquisa foi compreender os sentidos atribuídos por profissionais de escolas públicas acerca da queixa escolar, com ênfase aos motivos atribuídos e às estratégias utilizadas por professores e escolas, no atendimento aos estudantes com queixa escolar. Para buscar essa compreensão, foram entrevistados professores, diretores e assistentes técnico-pedagógicos de escolas públicas municipais de um município da Grande Florianópolis. Os resultados indicaram uma atribuição de culpabilidade aos próprios estudantes e a suas famílias em relação às queixas escolares. As principais estratégias de atendimento tanto das escolas quanto dos professores centraram-se na própria criança e isentaram, na maioria das vezes, a escola da produção da queixa escolar. Também se destacou a presença de discursos que naturalizam práticas que estigmatizam estudantes com dificuldades no processo de escolarização.

Complaints against school conduct is a central phenomenon in the educational context, and, because of that, the number of referrals to the Psychology Services is increasing. This research aimed to understand the meanings attributed by public school professionals about complaints regarding school misconduct, with emphasis on the reasons attributed and the strategies used by teachers and schools in the care of students who present a complaint against school conduct. To understand that, teachers, principals and technical-pedagogical assistants from municipal public schools of a municipality of Metropolitan Florianópolis were interviewed. The results indicated that the students themselves and their families were considered guilty for school misconduct. The main care strategies from both schools and teachers have focused on the child itself and have mostly exempted school from causing that discomfort. The presence of speeches that naturalize practices stigmatizing students with difficulties in the schooling process was also highlighted.

La queja escolar es un fenómeno central en el contexto educacional, siendo creciente el número de encaminamientos a los Servicios de Psicología por cuenta de este fenómeno. El objetivo de esta investigación fue comprender los sentidos atribuidos por profesionales de escuelas públicas acerca de la queja escolar, con énfasis a los motivos atribuidos y las estrategias utilizadas por profesores y escuelas, en la atención a los estudiantes con queja escolar. Para buscar esa comprensión, se entrevistaron a profesores, directores y asistentes técnico-pedagógicos de escuelas públicas municipales de un municipio de la Gran Florianópolis. Los resultados indicaron una atribución de culpabilidad a los propios estudiantes y a sus familias en relación a las quejas escolares. Las principales estrategias de atención de las escuelas y de los profesores se centraron en el propio niño y eximen, en la mayoría de las veces, la escuela de la producción de la queja escolar. También se destacó la presencia de discursos que naturalizan prácticas que estigmatizan estudiantes con dificultades en el proceso de escolarización.
Descritores: Psicologia
Estudantes
Docentes
Fracasso Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II



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