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Id: biblio-904444
Autor: Rodrigues, Maria Auxiliadora; Santana, Rosimere Ferreira; Paula, Rodolpho César Cardoso de; Silva, Maria Therezinha Nóbrega da; Espirito Santo, Fatima Helena do.
Título: Exercício profissional de Enfermagem em instituições de longa permanência para idosos: estudo retrospectivo / Ejercicio profesional de Enfermería en instituciones de larga permanencia para los ancianos: estudio retrospectivo / Professional practice of Nursing at long-term care institutions for the elderly: a retrospective study
Fonte: Texto & contexto enferm;27(2):e1700016, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: avaliar os resultados da fiscalização ético-profissional de enfermagem em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Método: estudo observacional, retrospectivo de análise documental. No período de janeiro de 2010 a dezembro de 2013 realizaram-se 2.650 inspeções fiscalizatórias no Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro. Dessas, 159 (6%) eram referentes a Instituições de Longa Permanência para Idosos. A amostra final foi composta por 51 processos que atenderam ao critério de possuir, no mínimo, duas fiscalizações para comparações. O instrumento de coleta de dados norteou-se pelos quatro pilares da fiscalização: exercício legal da profissão; dimensionamento de pessoal; sistematização da assistência de enfermagem e legislações afins ao exercício profissional. Para a análise dos dados descritiva e inferencial, utilizaram-se os programas SPSS e Excel 2007. Resultados: das 51 instituições avaliadas, 80,4% eram privadas. O principal motivo das fiscalizações foi cumprir ordens do Ministério Público (56,9%). Houve diferença entre a primeira e a última fiscalização: profissionais de enfermagem com registro no conselho (0,006); classificação de cuidados por dependência (0,008); apresentar escala de profissionais (0,006); não possuir outros profissionais na escala de enfermagem, principalmente cuidadores (0,001); prontuário único (0,039); normas e rotinas de enfermagem (0,000); apresentar protocolos operacionais padrões (0,000); e Processo de Enfermagem (0,001). Conclusão: recomenda-se fortalecer as fiscalizações em consonância com o Ministério Público e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Deve-se ainda viabilizar o funcionamento conforme as regularidades ético-profissionais incluindo as Instituições de Longa Permanência para Idosos na esfera sociossanitárias, que tem a enfermagem como sua maior classe trabalhadora.

RESUMEN Objetivo: evaluar los resultados de la fiscalización ético-profesional de enfermería en Instituciones de Larga Permanencia para Ancianos. Método: estudio observacional y retrospectivo de análisis documentario. En el período de Enero del 2010 hasta Diciembre del 2013 se realizaron 2.650 inspecciones fiscales en el Consejo Regional de Enfermería del Estado de Rio de Janeiro. Así, 159 (6%) de las mismas se referían a las Instituciones de Larga Permanencia para Ancianos. La muestra final incluyó 51 procesos que atendieron al criterio de poseer, como mínimo, dos fiscalizaciones para comparaciones. El instrumento de recolección de datos se fundamentó en los cuatro pilares de la fiscalización: ejercicio legal de la profesión; dimensionamiento del personal; sistematización de la asistencia de enfermería y legislaciones afines con el ejercicio profesional. Para el análisis descriptivo e inferencial de los datos se usaron los programas SPSS y Excel 2007. Resultados: el 80,4% de las 51 instituciones evaluadas eran privadas. El principal motivo de las fiscalizaciones fue cumplir órdenes del Ministerio Público (56,9%). Hubo diferencia entre la primera y la última fiscalización: profesionales de enfermería con registro en el consejo (0,006); clasificación de cuidados por dependencia (0,008); presentar la escala de los profesionales (0,006); no tener otros profesionales en la escala de enfermería, principalmente cuidadores (0,001); prontuario único (0,039); normas y rutinas de enfermería (0,000); presentar protocolos operacionales estándares (0,000) y Proceso de Enfermería (0,001). Conclusión: se recomienda fortalecer las fiscalizaciones en consonancia con el Ministerio Público y la Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria. Además, se debe viabilizar el funcionamiento conforme a las regularidades ético-profesionales, incluyendo a las Instituciones de Larga Permanencia para Ancianos en la esfera socio-sanitaria que tiene a la enfermería como su mayor clase trabajadora.

ABSTRACT Objective: to assess the results of the ethical-professional nursing inspection at Long-Term Care Institutions for the Elderly. Method: observational, retrospective study with documentary analysis. Between January 2010 and December 2013, 2,650 control inspections were undertaken in the Rio de Janeiro Regional Nursing Council. Of these, 159 (6%) were Long-Term Care Institutions for the Elderly. The final sample consisted of 51 processes that complied with the criterion of having at least two inspections for comparison. The data collection instrument rested on the four pillars of inspection: legal practice of the profession; staffing; systemization of nursing care and laws related to professional practice. For the descriptive and inferential data analysis, SPSS and Excel 2007 were used. Results: of the 51 institutions assessed, 80.4 were private. The main motive for the inspections was to comply legal orders by the Public Prosecution (56.9%) difference was found between the first and last inspection: nursing professionals registered in the council (0.006); classification of care by dependence level (0.008); presenting a scale of professionals (0.006); not having other professional in the nursing scale, mainly caregivers (0.001); single file (0.039); nursing standards and routines (0.000); presenting standard operating protocols (0.000); and Nursing Process (0.001). Conclusion: the strengthening of the inspections is recommended, in line with the Public Prosecution and the National Health Surveillance Agency. In addition, the functioning in compliance with ethical-professional regularities should be made feasible, including the Long-Term Care Institutions for the elderly in the social-health sphere, with nursing at the largest group of workers.
Descritores: Redução de Pessoal
Ética em Enfermagem
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Legislação de Enfermagem
Avaliação em Enfermagem
Limites: Humanos
Idoso
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Camponogara, Silviamar
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Id: biblio-1280982
Autor: Pinheiro, Ana Lúcia Uberti; Cunha, Quézia Boeira da; Pai, Daiane Dal; Silva, Rosângela Marion da; Lima, Suzinara Beatriz Soares de; Camponogara, Silviamar.
Título: Carga de trabalho de enfermagem em sala de recuperação pós-anestésica: um estudo misto / Nursing workload in a postanesthesia recovery room: a mixed-methods study / Carga de trabajo de enfermería en una sala de recuperación postanestésica: un estudio mixto
Fonte: Rev. enferm. UFSM;9(n.esp):e6, 2019. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: analisar a carga de trabalho de enfermagem em Sala de Recuperação Pós-Anestésica de um Hospital Universitário do Sul do Brasil. Método: abordagem metodológica mista, explanatório sequencial. Na etapa quantitativa, transversal, foi avaliada a carga de trabalho pelo Nursing Activities Score, em 209 pacientes. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas com 14 trabalhadores de enfermagem. A análise dos dados quantitativos foi realizada no SPSS Statistics 21.0. Os dados qualitativos passaram por análise de conteúdo de Bardin. Resultados: a carga de trabalho verificada foi de 57%. Duas categorias surgiram: Características dos pacientes e situações determinantes para a carga de trabalho - as condições clínicas dos pacientes são apontadas como intensificadoras da carga de trabalho; e Organização do trabalho: características que influenciam na carga de trabalho ­ dimensionamento de pessoal e cooperação entre a equipe são fatores determinantes. Conclusão: a carga de trabalho é alta e os trabalhadores percebem características que a influenciam.

Objective: analyzing the workload of nurses in a postanesthesia recovery room in a teaching hospital in the south of Brazil. Method: mixed-methods sequential explanatory design. In the quantitative, cross-sectional stage, the workload was evaluated using the Nursing Activities Score in 209 patients. In the qualitative stage, 14 nurses were interviewed. Quantitative data analysis was carried out using SPSS Statistics 21.0. Qualitative data went through Bardin's content analysis. Results: the workload found was 57%. Two categories emerged: Characteristics of patients and situations that are determinant for workload ­ clinical conditions of the patients were said to intensify the workload; and Work organization: characteristics that influence workload ­ personnel sizing and team cooperation are determining factors. Conclusion: the overload is high, and the workers notice the features that influence it.

Objetivo: analizar la carga de trabajo de enfermería en la sala de recuperación post-anestésica de un hospital universitario en el sur de Brasil. Método: enfoque metodológico mixto, explicativo secuencial. En el paso cuantitativo, transversal, la carga de trabajo fue evaluada por el Nursing Activities Score, en 209 pacientes. En la etapa cualitativa, se realizaron entrevistas con 14 trabajadores de enfermería. El análisis de los datos cuantitativos se realizó en SPSS Statistics 21.0. Los datos cualitativos se sometieron al análisis de contenido de Bardin. Resultados: la carga de trabajo verificada fue del 57%. Surgieron dos categorías: características de los pacientes y situaciones determinantes para la carga de trabajo: las condiciones clínicas de los pacientes se identifican como intensificadoras de la carga de trabajo; y Organización del trabajo: características que influyen en la carga de trabajo: el tamaño del personal y la cooperación entre el equipo son factores determinantes. Conclusión: la carga de trabajo es alta y los trabajadores perciben características que la influyen.
Descritores: Enfermagem
Carga de Trabalho
Enfermagem em Pós-Anestésico
Redução de Pessoal
Limites: Humanos
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


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Id: biblio-1248190
Autor: Oliveira, Cláudia Denise Giusti de.
Título: Software para análise do dimensionamento de pessoal de enfermagem validado em obstetrícia / Software for analyzing nursing staff sizing validated in obstetrics.
Fonte: Curitiba; s.n; 20201130. 114 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trata-se do relatório de pesquisa da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), inserida na linha de pesquisa Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem com o tema: software para análise do dimensionamento de enfermagem validado nos setores de obstetrícia como tecnologia auxiliar da gestão do cuidado, no qual o objetivo foi desenvolver e validar um software para análise do dimensionamento de pessoal de enfermagem. Método: pesquisa metodológica aplicada, de produção tecnológica de engenharia de software segundo o referencial teórico de Pressmann (2011) e Sommerville (2003) fundamentado na Resolução Cofen 543/ 2017 e para validação de conteúdo de enfermagem adaptado de Sperandio (2008), Pereira (2011), Jensen (2012) e Friedrich (2019); avaliação de qualidade técnica, de usabilidade e de informática pelo Modelo do Processo de Avaliação (MPA) segundo a Norma Brasileira International Organization for Standardization/ International Eletrotechnical Comission (NBR ISO/ IEC); ISO/IEC 14598-6 2004, ISO/ IEC 25010: 2011 e ISO/ IEC 25000: 2014. O cenário do estudo é a maternidade/ serviço obstétrico do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, um hospital de grande porte e referência para atendimento de alto risco em obstetrícia. O desenvolvimento metodológico contou com a eleição dos descritores e pesquisa da literatura pertinente em bases de dados científica, seguiu o esboço, prototipagem, programação e arte final das telas (interfaces) do software conjuntamente a um profissional de informática (programador) e após a validação do produto junto a dezesseis juízes especialistas, sendo oito da enfermagem e oito da informática. Resultados: na avaliação da qualidade de sistemas, dos juízes especialistas de enfermagem a característica de adequação funcional recebeu o percentual de 81,25% dos valores pontuados, a de compatibilidade de 87,50%, a de segurança de 100%, a de confiabilidade de 75%, a usabilidade 79,68% e eficiência e desempenho 100%. Os juízes especialistas de informática avaliaram pontuando os valores da característica de adequação funcional em 90%, de compatibilidade em 70,83%, de segurança em 100%, de confiabilidade em 87,55, de usabilidade em 82,81%, de eficiência e desempenho em 100%, de manutenibilidade em 71,87% e portabilidade em 68,75%. Conclusão: a pesquisa culminou com o desenvolvimento do software DIMENF para análise do dimensionamento de pessoal de enfermagem, como produto dessa dissertação. O DIMENF servirá como ferramenta prática, que contempla dados agrupados do dimensionamento de pessoal das diferentes áreas hospitalares, seja de internação, apoio, diagnóstico, centro cirúrgico ou ambulatorial, de forma a auxiliar a gestão do cuidado e permitir ao enfermeiro adequar as necessidades de recursos humanos de enfermagem às necessidades assistenciais dos usuários dos serviços de saúde, tanto para garantir a segurança do paciente e qualidade assistencial, quanto para oferecer adequadas condições de trabalho aos profissionais de enfermagem.

This is the research report of the dissertation presented to the Postgraduate Program in Health Care Practice at the Federal University of Paraná (UFPR), inserted in the line of research Process of Caring for Health and Nursing with the theme: software for analysis of nursing sizing validated in the obstetrics sectors as an auxiliary technology for care management, without the objective of developing and validating software for analyzing the sizing of nursing staff. Method: applied methodological research, of technological production of software engineering according to the theoretical framework of Pressmann (2011) and Sommerville (2003) based on Resolution Cofen 543/2017 and for validation of nursing content adapted from Sperandio (2008), Pereira (2011), Jensen (2012) and Friedrich (2019); evaluation of technical quality, usability and information technology by the Evaluation Process Model (MPA) according to the Brazilian Standard International Organization for Standardization/ International Electrotechnical Commission (NBR ISO/ IEC); ISO/ IEC 14598-6 2004, ISO/ IEC 25010: 2011 and ISO/ IEC 25000: 2014. The scenario of the study is the maternity / obstetric service of the Hospital de Clínicas Complex of UFPR, a large hospital and a reference for the care of high risk in obstetrics. The methodological development included the selection of descriptors and research of the relevant literature in scientific databases, followed the outline, prototyping, programming and final art of the screens (interfaces) of the software together with a computer professional (programmer) and after validation of the product with sixteen expert judges, eight from nursing and eight from information technology. Results: when assessing the quality of systems, from the expert nursing judges, the characteristic of functional adequacy received the percentage of 81.25% of the scored values, the compatibility of 87.50%, the safety of 100%, the reliability 75%, usability 79.68% and efficiency and performance 100%. The IT experts judged by scoring the values of the characteristic of functional adequacy at 90%, compatibility at 70.83%, security at 100%, reliability at 87.55, usability at 82.81%, efficiency and performance at 100%, maintainability at 71.87% and portability at 68.75%. Conclusion: the research culminated in the development of the DIMENF software for analyzing the dimensioning of nursing staff, as a product of this dissertation. The DIMENF will serve as a practical tool, which includes grouped data on the dimensioning of personnel from different hospital areas, whether inpatient, support, diagnosis, surgical or outpatient centers, in order to assist the management of care and allow nurses to adapt resource needs. Nursing staff to the care needs of users of health services, both to ensure patient safety and care quality, and to provide adequate working conditions for nursing professionals.
Descritores: Administração de Recursos Humanos
Validação de Programas de Computador
Redução de Pessoal
Informática em Enfermagem
Obstetrícia
-Qualidade da Assistência à Saúde
Desenvolvimento Tecnológico
Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Estudo de Validação
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1


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Id: biblio-1037778
Autor: Mazur, Cíntia da Silva.
Título: Aspectos quali-quantitativos do dimensionamento de pessoal de enfermagem em uma unidade cirúrgica de um hospital de ensino / Quali-quantitative aspects of nursing staff dimensioning in a surgical unit of a teaching hospital.
Fonte: Curitiba; s.n; 20070000. 164 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Estudo de caso, descritivo-exploratório, de abordagem quanti-qualitativa, em que objetivou-se realizar o dimensionamento de profissionais de Enfermagem requeridos em uma unidade de cirúrgica do aparelho digestivo (CAD) de um hospital de ensino, associando-o à análise conjunta de fatores dos ambientes operacional e interno, identificados como intervenientes no processo de cuidar da unidade. Constatou-se que este hospital federal, integrante dos sistemas nacionais de educação e de saúde, submete-se a políticas e normativas que definem, entre outros elementos, suas finalidades, metas, domínio, clientela, financiamento, modelo de gestão, que influenciam seus processos produtivos. O dimensionamento de pessoal de Enfermagem fundamentou-se na Resolução COFEN 293/2004. Foram coletados múltiplos dados por meio de: observação sistemática, entrevista, pesquisa documental, e aplicação de formulários. Os sujeitos da pesquisa foram pacientes internados e profissionais de Enfermagem da CAD. Calculou-se carga de trabalho da enfermagem, utilizando-se o Sistema de Classificação de Pacientes de Fugulin (2002) e as horas médias de assistência destinadas a cada tipo de cuidado pela referida resolução; a jornada de trabalho de 30 horas, e o Índice de Segurança Técnica (IST) calculado para cobrir ausências de profissionais da CAD. Os pacientes internados foram classificados, diariamente, por 31 dias consecutivos, e foram realizadas 333 observações. Dos 84 pacientes, 0,61% requereram cuidados intensivos, 4,58% cuidados semi-intensivos, 12,03% cuidados de alta dependência, 18,23% intermediários e 64,55% cuidados mínimos. Constatou-se que 40% do IST deve-se às ausências por folgas, 4% por feriados, 9% por férias, e 4% para enfermeiras e 40,5% para auxiliares e técnicos por licenças médicas. Projetou-se para a CAD um quadro de pessoal de 31 profissionais de Enfermagem para os 16 leitos ativos (2 enfermeiras e 29 auxiliares e técnicos). Comprovou-se que os 18 profissionais da CAD suprem atualmente apenas as horas de enfermagem diárias requeridas para a unidade, mas não há cobertura para as suas ausências. A gerência supre a falta de pessoal, autorizando horas-extras. Na análise de fatores dos ambientes operacional e interno intervenientes no processo de cuidar da CAD concluiu-se que: os profissionais de enfermagem são produtivos e compromissados, mas em número insuficiente, devido a restrições legais, orçamentárias e fiscais; seu absenteísmo é elevado, e suas condições de trabalho são adversas (faltam materiais, há instalações adequadas). A adesão dos profissionais do hospital a greves revela a sua insatisfação em relação às condições de trabalho e trabalhistas. O dimensionamento de pessoal de Enfermagem que inclua a análise dos ambientes operacional e interno é um instrumento que fundamenta e enriquece o poder de argumentação da gerente de Enfermagem frente ao hospital, em defesa da melhoria das condições de trabalho, com vistas à concretização do cuidado de qualidade, de acordo com: valores éticos, organizacionais e da profissão; padrões técnicos; e necessidades dos pacientes e dos profissionais.

Descriptive and exploratory case-study, with a quantitative and qualitative approach. The aim was to develop the dimensioning of nursing staff at a digestive tract surgical (DTS) unit of a university hospital. Analysis comprehended the internal and external operational environments factors analysis, considering their role related to the health care process in this health service. It was shown that this federal hospital, which belongs to the national education and health services, is submitted to the policies and rules that define, among other elements, its objectives, goals, domains, users, financing, management model, which influence its productive processes. The dimensioning of nursing staff was based on the 293/2004 Resolution of Federal Council of Nursing. Many data were collected by: systematic observation, interviews, documental research, and forms application. The subjects of this research were inpatients and the DTS unit nursing personnel. The nursing work load was calculated, using Fugulin (2002) Patient Classification System, and the medium hours of attendance referring to each kind of nursing care according to the resolution; the work load of 30 hours per week, and the Technical Security Index (TSI) were calculated to cover the personnel absences in the DTS unit. Inpatients were classified, on a daily bases, during 31 consecutive days, and 333 observations were realized. From the 84 inpatients, 0,61% required intensive care, 4,58% required semi intensive care, 12,03% required high dependency care, 18,23% required intermediary care and 64,55% required minimal care. It was shown that 40% of the TSI happened because of day offs, 4% because of holidays, 9% because of vacations, and 4% for nurses, and 40,5% for nursing aids and technicians because of sick leaves. A total of 31 nursing professionals were projected to the DTS unit related to 16 active beds (2 nurses and 29 aids and technicians). It was proved that the actual 18 nursing professionals of the DTS unit are enough to perform the daily nursing hours that are required to the unit, but there is no covering for their absences. To solve this problem the manager deals with overtime work. Regarding the analysis of the operational and internal environments' influence on the DTS health care process, we concluded that: nursing personnel are productive and compromised, but the number of employees is not enough, due to legal, finance and fiscal issues; their absenteeism is high, and their work conditions are adverse (lack of material, inadequate physical environment). Their joining to strikes unveils their dissatisfaction towards the work conditions. A dimensioning of nursing staff that includes the analysis of the operational and internal environments' influence is a tool that grounds and enriches the Nursing manager argumentation power on dealing with the Hospital, defending the improvement of the work conditions, in order to establish the quality of health care, according to: ethical, organizational and professional values; to technical standards; and to patient's and professional's needs.
Descritores: Equipe de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Redução de Pessoal
Procedimentos Cirúrgicos do Sistema Digestório
Recursos Humanos de Enfermagem
-Enfermagem
Hospitais de Ensino
Relatos de Casos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 610.73706, M476


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Id: biblio-1177560
Autor: Peralta, Talitha; Bourscheit, Fernando; Treviso, Patrícia.
Título: Fatores que interferem no tempo de intervalo entre cirurgias: opinião de profissionais de enfermagem / Factors that interfer in the turnover time: opinion of nursing professionals / Factores que interfieren en el intervalo de tiempo entre cirugías: opinión de profesionales de enfermería
Fonte: Rev. SOBECC;26(1):27-34, 31-03-2021.
Idioma: en.
Resumo: Objetivo: Conhecer a opinião de profissionais de enfermagem sobre os fatores que interferem no tempo de intervalo entre as cirurgias. Método: Estudo exploratório, descritivo, prospectivo, com análise qualitativa. A coleta de dados foi realizada em um complexo hospitalar no sul do Brasil, com aplicação de questionário sobre a percepção de profissionais de enfermagem que atuam no centro cirúrgico. Para o tratamento dos dados, utilizou-se análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Participaram do estudo 25 profissionais, sendo quatro enfermeiros e 21 técnicos de enfermagem. Foram elencadas duas categorias, fatores relacionados à equipe e fatores relacionados aos processos do centro cirúrgico, e sete subcategorias. Conclusão: Diversos fatores interferem no tempo de intervalo entre cirurgias, destacando-se: capacitação da equipe, dimensionamento de pessoal, colaboração entre as equipes, porte cirúrgico e processos burocráticos.

To know the opinion of nursing professionals about the factors that interfere with the turnover time. Method: This is an exploratory, descriptive, prospective study, with qualitative data analysis. Data collection was carried out in a hospital complex in southern Brazil, with the application of a questionnaire on the perception of nursing professionals who work in the surgical center (SC). For data analysis, Bardin content analysis was used. Results: A total of 25 professionals participated in the study, four nurses and 21 licensed practical nurses. Two categories were listed, factors related to the team and factors related to the processes of the SC, and seven subcategories. Conclusion: Several factors interfere in the turnover time, highlighting team training, adequate staff, collaboration among teams, surgery size, and bureaucratic processes.

Objetivo: Conocer la opinión de los profesionales de enfermería sobre los factores que interfieren en el intervalo de tiempo entre cirugías. Método: Estudio exploratorio, descriptivo, prospectivo, con análisis cualitativo. La recolección de datos se realizó en un complejo hospitalario en el sur de Brasil, con la aplicación de un cuestionario sobre la percepción de los profesionales de enfermería que laboran en el quirófano. Para el tratamiento de los datos se utilizó el análisis de contenido de Bardin. Resultados: Participaron del estudio 25 profesionales, cuatro enfermeros y 21 técnicos de enfermería. Se enumeraron dos categorías, factores relacionados con el equipo y con los procesos del quirófano, y siete subcategorías. Conclusión: Varios factores interfieren en el intervalo de tiempo entre cirugías, destacando: formación de equipos, dimensionamiento del personal, colaboración entre equipos, tamaño quirúrgico y procesos burocráticos.
Descritores: Cirurgia Geral
Centros Cirúrgicos
Enfermagem
-Organização Mundial da Saúde
Redução de Pessoal
Hospitais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


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Id: biblio-1140870
Autor: Nishiyama, Juliana Aparecida Peixoto; Moraes, Rúbia Marcela Rodrigues; Magalhães, Ana Maria Müller de; Nicola, Anair Lazzari; Trevilato, Denilse Damasceno; Oliveira, João Lucas Campos de.
Título: Dimensões laborais, éticas e políticas do dimensionamento de pessoal de enfermagem diante da COVID-19 / Dimensiones laborales, éticas y políticas del dimensionamiento del personal de enfermería frente a la COVID-19 / Labour, ethical and political dimensions of nursing staff sizing in the face of COVID-19
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(spe):e20200382, 20200000.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: propor discussão ampliada a respeito de dimensões que envolvem o dimensionamento de pessoal de enfermagem, articulando-as à realidade da pandemia por COVID-19. Método: ensaio teórico-reflexivo subsidiado por material técnico-científico e alusões acerca das dimensões/repercussões laborais, éticas e políticas do (sub)dimensionamento de pessoal de enfermagem e a realidade que o contexto da pandemia salientou na dinâmica de gestão de pessoas da categoria. Resultados: a reflexão foi conduzida por dois eixos: Dimensões do dimensionamento de pessoal de enfermagem e o cenário agravado pela COVID-19; e, Provimento de pessoal de enfermagem pós COVID-19: há otimismo? Considerações Finais e implicações para a prática: a situação sanitária expressa pela COVID-19, no Brasil, parece evidenciar para a sociedade a elevada carga de trabalho e a inadequação quantiqualitativa de profissionais de enfermagem. Isso reforçou a ambivalência de fortalezas e fragilidades das dimensões que envolvem os meios de previsão e provisão de recursos humanos. Numa proposição otimista, acredita-se que a articulação dos interesses da profissão, entidades de classe, órgãos governamentais, academia, gestores/instituições, além da sociedade como um todo, configura-se como um meio político de desdobrar o dimensionamento de profissionais de enfermagem e repercutir ética e positivamente nas condições laborais da categoria, além de favorecer a qualidade do cuidado

Aim: To propose a broader discussion on dimensions involving the sizing of nursing staff, articulating them to the reality of the pandemic by COVID-19. Method: Theoretical-reflexive essay subsidised by technical-scientific material and allusions about the labour, ethical and political dimensions/repercussions of the (sub)dimensioning of nursing staff and the reality that the context of the pandemic highlighted in the dynamics of management of people in the category. Results: the reflection was guided by two axes: Dimensions of nursing staff sizing and the scenario aggravated by COVID-19; and, Providing nursing staff after COVID-19: is there optimism? Final considerations and implications for practice: the health situation expressed by COVID-19, in Brazil, seems to evidence for society the high workload and the quantified inadequacy of nursing professionals. This has reinforced the ambivalence of strengths and weaknesses of the dimensions involving the means of forecasting and the provision of human resources. In an optimistic proposition, it is believed that the articulation of the interests of the profession, class entities, government bodies, academia, managers/institutions, as well as society as a whole, is configured as a political means of unfolding the dimensioning of nursing professionals and having an ethical and positive impact on the working conditions of the category, as well as favouring the quality of care

Objetivo: Proponer una discusión ampliada sobre las dimensiones que involucran el dimensionamiento del personal de enfermería, articulándolas a la realidad de la pandemia por COVID-19. Método: ensayo teórico-reflexivo subsidiado por material técnico-científico y alusiones acerca de las dimensiones/repercusiones laborales, éticas y políticas del (sub)dimensionamiento del personal de enfermería y la realidad que el contexto de la pandemia destacó, en la dinámica de gestión de personas de la categoría. Resultados: Dos ejes, condujeron la reflexión: Dimensiones del dimensionamiento del personal de enfermería y el escenario agravado por la COVID-19; y, Provisión del personal enfermería después de la COVID-19: ¿Hay optimismo? Consideraciones Finales e implicaciones para la práctica: La situación sanitaria expresada por la COVID-19, en Brasil, parece evidenciar para la sociedad, la elevada carga de trabajo y la inadecuación cuanticualitativa de los profesionales de enfermería. Esto reforzó la ambivalencia de fortalezas y las fragilidades de las dimensiones que involucran los medios previsión y provisión de los recursos humanos. Desde un punto de vista optimista, se cree que la articulación de los intereses de la profesión, entidades de clase, órganos gubernamentales, academia, estores/instituciones e incluso de la sociedad como un todo, constituye un medio político para desdoblar el dimensionamiento de profesionales de enfermería y repercutir ética y positivamente en las condiciones laborales de la categoría, además de favorecer la calidad del cuidado
Descritores: Pneumonia Viral/enfermagem
Infecções por Coronavirus/enfermagem
Redução de Pessoal
Betacoronavirus
Enfermeiras e Enfermeiros
-Condições de Trabalho
Esgotamento Profissional/psicologia
Carga de Trabalho/psicologia
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Campos, Gastäo Wagner de Souza
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Id: biblio-1055742
Autor: Padilha, Alexandre; Oliveira, Danilo Carvalho; Alves, Thássia Azevedo; Campos, Gastão Wagner de Souza.
Título: Crise no Brasil e impactos na frágil governança regional e federativa da política de saúde / Crisis in Brazil and impacts on the fragile regional and federative health policy governance
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(12):4509-4518, dez. 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Desde 2014, o Brasil vive crise econômica-fiscal-política-institucional. Este estudo avalia se a implementação das respostas à crise contribuiu para fragilizar a governança regional e federativa do SUS. Trata-se de estudo de implementação, ampliando-o com duas categorias da saúde coletiva, o poder em Testa e o sujeito em Campos, compreendendo que a implementação desloca poder e constrói sujeitos. Analisamos dados públicos, de 2014 a 2018, organizados em quatro eixos de análise: a) instrumentos de implementação da resposta à crise; b) interferência do Legislativo e do Judiciário nos investimentos; c) marcos legais da regionalização; d) atores federativos e possíveis coalizões de defesa. Os resultados revelam redução de recursos federais, especificamente para redes regionais de atenção; aumento da interferência legislativa e judicial nos recursos da saúde, pela evolução das emendas parlamentares e das ações judiciais e mudanças nas diretrizes de regionalização do SUS. Observa-se deslocamento de poder dos arranjos regionais federativos para o governo central, parlamento, judiciário e serviços locais isolados. Conclui-se que a resposta à crise fragilizou a governança regional federativa do SUS, agravando os impactos da crise na saúde.

Abstract Since 2014, Brazil has been experiencing an economic-fiscal-political-institutional crisis. This study evaluates whether the implementation of crisis responses contributed to weaken SUS regional and federative governance. This is an implementation study, and two theoretical categories of public health, the power in Testa and the subject in Campos have been incorporated. It presumes that the implementation shifts power and develops subjects. We analyzed public data from 2014 to 2018, organized into four axes of analysis: a) instruments for implementing crisis response; b) parliament and judicial interference in investments; c) legal frameworks of regionalization; d) federative actors and possible defense coalitions. Results show reduced federal resources, specifically for regional care networks; increased parliament and judicial interference with health resources, due to the evolution of congressional amendments and lawsuits, and changes in SUS regionalization guidelines. There is a shift of power from federative regional arrangements to the central government, parliament, the judiciary, and isolated local services. It is concluded that the response to the crisis weakened the regional federative governance of SUS, aggravating the impacts of the crisis on health.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/economia
Planos Governamentais de Saúde/economia
Alocação de Recursos/economia
Recessão Econômica
-Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Responsabilidade Social
Planos Governamentais de Saúde/organização & administração
Brasil
Saúde da Família/economia
Cidades
Redução de Pessoal/economia
Alocação de Recursos/organização & administração
Desenvolvimento Sustentável
Acesso aos Serviços de Saúde/economia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Mendonça, Maria Helena Magalhäes de
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Id: biblio-1055743
Autor: Melo, Eduardo Alves; Mendonça, Maria Helena Magalhães de; Teixeira, Márcia.
Título: A crise econômica e a atenção primária à saúde no SUS da cidade do Rio de Janeiro, Brasil / The economic crisis and primary health care in the SUS of Rio de Janeiro, Brazil
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(12):4593-4598, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo aborda a crise na atenção primária à saúde do sistema público de saúde da cidade do Rio de Janeiro, a partir de 2018. Tal município teve forte expansão da atenção primária desde 2009, adotando Organizações Sociais para a contratação de profissionais e gerenciamento dos serviços, qualificando a infraestrutura das unidades e priorizando a medicina de família e comunidade, além de adotar práticas gerenciais como normatizações de ofertas, avaliação e remuneração por desempenho, "marketing", dentre outras. Diante da recente crise econômica, a decisão do gestor municipal foi de reduzir equipes de saúde da família, considerando a atual Política Nacional de Atenção Básica e argumentando ser possível otimizar recursos (fazendo mais com menos). Neste processo, enfrentou resistências, que não foram suficientes para freá-lo. Pela ressonância desta cidade (segunda maior do Brasil e com destaque na imprensa nacional) e tomando como base documentos públicos e formulações sobre a gestão, a crise expressa na atenção básica deste município foi problematizada em torno das implicações da adoção de Organizações Sociais na sustentabilidade dos serviços, da condução dos processos de gestão e suas racionalidades bem como da atuação política de agentes sociais em defesa do SUS e da atenção primária em particular.

Abstract This paper addresses the primary health care crisis of Rio de Janeiro public health system as of 2018. This municipality has experienced a robust primary care expansion since 2009, adopting Social Organizations for recruiting professionals and managing services, qualifying the infrastructure of units and prioritizing family and community medicine, as well as adopting management practices such as standardized offers, evaluation and pay-for-performance compensation, marketing, among others. Given the recent economic crisis, the municipal manager decided to reduce family health teams, considering the current National Policy of Primary Care and arguing that it is possible to optimize resources (doing more with less). In this process, he faced resistance that was not enough to stop him. Due to the resonance of this city (second largest in Brazil and prominent in the national press) and based on public documents and formulations on management, the crisis expressed in the primary health care of this city was debated around the implications of the adoption of Social Organizations in the sustainability of health services, conducting management processes and their rationalities, as well as the political action of social agents advocating for the SUS and primary care in particular.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/economia
Planos Governamentais de Saúde/economia
Alocação de Recursos/economia
Recessão Econômica
-Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Responsabilidade Social
Planos Governamentais de Saúde/organização & administração
Brasil
Saúde da Família/economia
Cidades
Redução de Pessoal/economia
Alocação de Recursos/organização & administração
Desenvolvimento Sustentável
Acesso aos Serviços de Saúde/economia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-891669
Autor: Vasconcelos, Raíssa Ottes; Rigo, Denise de Fátima Hoffmann; Marques, Luis Guilherme Sbrolini; Nicola, Anair Lazzari; Tonini, Nelsi Salete; Oliveira, João Lucas Campos de.
Título: Dimensioning of hospital nursing personnel: study with brazilian official parameters of 2004 and 2017 / Dimensionamiento de personal de enfermería hospitalaria: estudio con parámetros oficiales brasileños de 2004 y 2017 / Dimensionamento de pessoal de enfermagem hospitalar: estudo com parâmetros oficiais brasileiros de 2004 e 2017
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;21(4):e20170098, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To investigate the dimensions of the nursing team of a hospital unit according to the official Brazilian parameters of 2004 and 2017 and compare the dimensioned conditions to the actual condition existing. Method: A cross-sectional study with data from patients (n = 325) hospitalized in the Neurology and Orthopedics unit of a university hospital in Paraná, Brazil. Data from the Patient Classification System related to nursing work, as well as sociodemographic and clinical variables of the clientele were compiled. The dimensioning of the nursing staff followed the Federal Nursing Council Resolutions of 2004 and 2017. Results: The profile of the patients showed predominantly men (66.46%) hospitalized for Orthopedics (49.58%). The negative difference of professionals dimensioned compared to the actual condition was more evident for the category of nurses, below both the parameters of 2004 (-8) and 2017 (-11). Conclusions: The number of nursing staff in the unit was insufficient.

Resumen Objetivo: Dimensionar el equipo de enfermería de una unidad hospitalaria según los parámetros oficiales brasileños de 2004 y 2017; comparar los cuadros dimensionados con lo real existente. Método: Estudio transversal, realizado entre junio y septiembre de 2016, en la unidade de Neurología y Ortopedia de un hospital universitario de Paraná, Brasil. Los datos fueron procesados en el Sistema de Clasificación de Pacientes, relativos al equipo de enfermería; y variables sociodemográficas y clínicas de la clientela (n = 325). El cálculo del personal de enfermería respondió a las resoluciones del Consejo Federal de Enfermería 2004 y 2017. Resultados: El perfil de los pacientes eran predominantemente hombres (66,46%) admitidos por Ortopedia (49,58%). La diferencia negativa de profesionales dimensionados en comparación con lo real fue más evidente para la categoría de enfermeros, tanto a los parámetros de 2004 (-8) como los de 2017 (-11). Conclusiones: El cuantitativo de enfermería en la unidad es insuficiente.

Resumo Objetivo: Dimensionar a equipe de enfermagem de uma unidade hospitalar segundo os parâmetros oficiais brasileiros de 2004 e de 2017 e, comparar os quadros dimensionados ao quadro real existente. Método: Estudo transversal realizado entre junho a setembro de 2016 na unidade de Neurologia e Ortopedia de um hospital universitário do Paraná, Brasil. Compilou-se dados do Sistema de Classificação de Pacientes, relativos à equipe de enfermagem; e, variáveis sociodemográficas e clínicas da clientela (n = 325). O dimensionamento de pessoal respondeu às Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem nacional de 2004 e 2017. Resultados: O perfil dos pacientes era de homens (66,46%) internados pela Ortopedia (49,58%). A diferença negativa de profissionais dimensionados em comparação ao quadro real foi mais evidente para enfermeiros, tanto aos parâmetros de 2004 (-8) como de 2017 (-11). Houve superávit de técnicos de enfermagem (+6) pelos parâmetros antigos. Conclusões: O quadro de pessoal de enfermagem da unidade é insuficiente.
Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais/história
Administração de Recursos Humanos em Hospitais/estatística & dados numéricos
Enfermagem
Carga de Trabalho/estatística & dados numéricos
Redução de Pessoal/história
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/história
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/estatística & dados numéricos
-Redução de Pessoal/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Adulto
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: lil-701529
Autor: Schmoeller, Roseli; Gelbcke, Francine Lima.
Título: Indicativos para o dimensionamento de pessoal de enfermagem em emergência / Indicators for the measurement of emergency nursing personnel / Indicativos para el dimensionamiento de personal de enfermería en urgencia
Fonte: Texto & contexto enferm;22(4):971-979, out.-dez. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo qualitativo, com o objetivo de levantar indicativos para o dimensionamento de pessoal de enfermagem em serviços de emergência. Os dados foram coletados utilizando-se observação do trabalho de enfermagem e entrevista semiestruturada com enfermeiros, sendo analisados à luz da teoria do processo de trabalho, originando as categorias: processo de trabalho e dimensionamento de pessoal de enfermagem e indicativos para o dimensionamento de pessoal de enfermagem em emergência. O estudo aponta indicativos quantitativos e qualitativos para subsidiar o dimensionamento de pessoal, entre os quais, a necessidade de se avaliar a organização do trabalho, o grau de cuidado dos usuários para além dos aspectos biológicos e a própria característica do serviço de emergência, que congrega internação e atendimento das urgências.

This exploratory-descriptive study was performed with a qualitative approach, aiming at finding indicators for the measurement of nursing personnel in adult emergency services. Data were collected using nursing work observation and a semi-structured interview with nurses; data were analyzed based upon the theory of working process, originating the following categories: working process and nursing personnel measurement, and indicators for the measurement of nursing personnel in emergency. The study presents both quantitative and qualitative indicators to ground personnel measurement, amongst which the need to evaluate the working organization, the degree of users' care besides biological aspects and the emergency service characteristic itself, which encompasses hospitalization and urgency care.

Estudio exploratorio-descriptivo con abordaje cualitativa, con el objetivo de obtener indicativos para el dimensionamiento de personal de enfermería en urgencia adulto. Los datos fueron colectados utilizando-se la observación del trabajo de enfermería y entrevista semiestructurada con enfermeros, y analizados de acuerdo con la teoría del trabajo, originando las categorías: proceso de trabajo y dimensionamiento de personal de enfermería, e indicativos para el dimensionamiento de personal de enfermería en urgencia. Apunta indicativos cuantitativos y cualitativos para subsidiar el dimensionamiento de personal, entre los cuales la necesidad de evaluarse la organización del trabajo, el grado de cuidado de los usuarios bien como de los aspectos biológicos e la propia característica del servicio de urgencia, que congrega internación y atendimiento de las urgencias.
Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Enfermagem em Emergência
Redução de Pessoal
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)



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