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Id: biblio-1284997
Autor: LAFRAIA, LUCIANA MENIN; CASTANHO, PABLO.
Título: Do we dream as a team? / Sonha-se em equipe?
Fonte: Agora (Rio J.);24(1):82-90, Jan.-Apr. 2021.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Apoiado na metapsicologia dos espaços interferentes (Kaës), no sonhar (Bion; Winnicott), nos processos de subjetivação (Roussillon) e na clínica psicanalítica de grupos e instituições (Gaillard; Pinel), o artigo discute o que sofre nas equipes das instituições de cuidado, qual o trabalho necessário para simbolizá-lo e as condições de sustentação e efeitos desse trabalho. Sustenta que a subjetivação da experiência da equipe por um aparelho psíquico grupal opera também sobre o usuário. Engrenagem mister desse processo, o sonhar compartilhado da equipe - sustentado em um espaço onírico comum e compartilhado - é proposto como via fundamental para a realização da tarefa da clínica em instituição.

Abstract: Based on the metapsychology of shared psychic spaces (Kaës), on dreaming (Bion, Winnicott), on the subjectivation process (Roussillon) and on the psychoanalytic clinic of groups and institutions (Gaillard; Pinel), this article discusses what suffers in professional teams at care institutions, which work is necessary to symbolize it and the conditions to sustain it as well as the outcomes of such work. It affirms that the subjectivation of the team's experience by a psychic apparatus of the group also operates on the user. Part of this process, the team's shared dreaming - sustained in a common and shared onyric space - is proposed as a fundamental way to accomplish the clinical task in institutions.
Descritores: Sonhos
Fortalecimento Institucional
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: lil-635708 LILACS-Express
Autor: LÓPEZ RACHE, VÍCTOR.
Título: La creación o la dicha de partir a ninguna parte
Fonte: Rev. luna azul;(31):170-175, jul.-dic. 2010.
Idioma: es.
Descritores: Fortalecimento Institucional
-Aptidão
Comunicação
Criatividade
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO54.1 - Centro de Biblioteca e Información Científica


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Id: biblio-981083
Autor: Mena-Cervantes, Constantina J; Benítez-Cortázar, Miguel; Prado-Calderón, Manuel.
Título: Modelo para la capacitación de la enfermera en un hospital de tercer nivel / A model for a nurse's training in a high specialty hospital
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;2(2/3):94-99, Mayo.-Dic. 1989. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se propone un modelo de integración docencia-asistencia e investigación aplicable en el servicio de Admisión Continua del hospital de especialidades del I.M.S.S. de Puebla desarrollado con el objeto de optimizar el adiestramiento del personal de enfermería. En base al diagnóstico de las necesidades asistenciales de la población de dicho servicio y su confrontación con las acciones de enfermería, para cubrir esas necesidades, se conforma una propuesta sobre las habilidades y destrezas mínimas recomendables para el personal de enfermería, que labora en esa área. Finalmente se propone el contenido de dicho curso y se discute el papel del proceso de integración docencia-asistencia e investigación para lograr la adecuación de los recursos materiales y humanos de la atención a la salud a las necesidades asistenciales.

A model integrating teaching with attendance and ressearch in the Service of Continuous Admission at the Hospital de Especialidades del IMSS in Puebla is proposed. Its purpose is optimizing the nurse's training. This is based upon a diagnosis of the population's needs for attendance and its confrontation with the nurse's activities to fulfill these needs. A proposition containing all the abilities and skills for the nurse is elaborated. in the last place the content of the course is proposed and the process of integrating teaching and attendance with research is discussed so as to assure the adequate use of material and human resources in health care and attendance.
Descritores: Serviço Hospitalar de Admissão de Pacientes
Modelos de Enfermagem
Enfermagem
Cursos de Capacitação
Fortalecimento Institucional
Hospitais Especializados
-México
Limites: Humanos
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-890410
Autor: Rover, Marina Raijche Mattozo; Peláez, Claudia Marcela Vargas; Faraco, Emília Baierle; Farias, Mareni Rocha; Leite, Silvana Nair.
Título: Avaliação da capacidade de gestão do componente especializado da assistência farmacêutica / An evaluation of governance capacity of the specialized component of pharmaceutical services in Brazil
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;22(8):2487-2499, Ago. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo apresenta a aplicação de um protocolo de indicadores para a avaliação da capacidade de gestão do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) em um estado do Sul do Brasil. A escolha do referencial teórico de capacidade de governo de Carlos Matus, refletido no conceito de capacidade de gestão e de gestão da assistência farmacêutica, tem por base a necessidade de superar a fragmentação e a redução tecnicista imposta à área. A aplicação do protocolo envolveu a coleta de dados em 74 unidades (municipais ou estaduais). Os resultados das análises indicam que a capacidade de gestão necessita de avanços nas três dimensões avaliadas, principalmente em relação aos aspectos que visam à sustentabilidade da gestão. O modelo e o protocolo utilizados trazem avanços para a gestão da assistência farmacêutica ao propor uma mudança do foco técnico-logístico, para as ações de natureza estratégica e política, ou que fomentem maior participação e autonomia. De posse dos resultados poder-se-á desenvolver estratégias para a qualificação do acesso a medicamentos no SUS, no sentido de que o CEAF se torne capaz de garantir a integralidade dos tratamentos medicamentosos.

Abstract This paper presents application of an indicator protocol to assessment of current levels of governance capacity of the Specialized Component of Pharmaceutical Services (CEAF) in a state of the South of Brazil. We chose the theoretical referential of 'governance capacity' proposed by Carlos Matus, which reflects in the concepts of management capacity and pharmaceutical service management, due to the perception of a need to overcome the fragmentation and technicist reductionism that we believe has been imposed on the area of pharmaceutical services. Data was collected using the protocol in 74 municipal or state units. The results of the analysis indicate that the currently existing governance capacity needs improvement in all three dimensions that were evaluated, principally in relation to the aspects that seek sustainability of the governance. The model and the protocol used indicate a way forward for governance of pharmaceutical service by proposing a change from the technicist-logistical focus to an emphasis on strategic and political actions, or ones which foster greater participation and autonomy. With these results in hand, it will be possible to develop strategies for improvement of access to medicines in the SUS, in the sense that the CEAF becomes able to guarantee integrality of medicines treatments.
Descritores: Assistência Farmacêutica/organização & administração
Fortalecimento Institucional
Programas Nacionais de Saúde/organização & administração
-Política
Brasil
Estudos Transversais
Modelos Organizacionais
Acesso aos Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1001790
Autor: Carvalho, António; Ferrinho, Paulo; Craveiro, Isabel.
Título: Towards post-colonial capacity-building methodologies - some remarks on the experiences of health researchers from Mozambique and Angola / Em torno de metodologias de capacitação pós-coloniais: algumas notas acerca das experiências de pesquisadores de saúde de Moçambique e Angola
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(5):1617-1626, Mai. 2019.
Idioma: en.
Resumo: Abstract This paper analyzes capacity building in practice, addressing the expectations, imaginaries and experiences of health researchers from Mozambique and Angola. The empirical data stems from the Erasmus+ funded project "University Development and Innovation - Africa (UDI-A)", a consortium established between European and African institutions to promote the mobility and empowerment of African academics, the establishment of North/South research partnerships and the strengthening of African institutions. Through qualitative research methods - semi-structured interviews and a focus group with African participants, and participant observation - this article analyzes the experiences of African academics working in the health field, their perceptions of capacity building and aspirations during their stay in Portugal in 2018. By addressing some of their concerns and achievements, this paper reflects on the performativity of capacity building methodologies, exploring a wide range of issues that emerge within the framework of North/South partnerships, inquiring whether it would be possible to decolonize capacity-building methodologies.

Resumo Este artigo analisa dispositivos de capacitação na prática, explorando as expetativas, os imaginários e as experiências de pesquisadores de saúde de Moçambique e Angola. Os dados empíricos resultam do projeto "University Development and Innovation - Africa (UDI-A)", financiado pelo programa Erasmus+, um consórcio estabelecido entre instituições europeias e africanas para promover a mobilidade e a capacitação de académicos africanos, o estabelecimento de parcerias de investigação Norte/Sul e o fortalecimento das instituições africanas. Através de metodologias qualitativas - entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão com participantes africanos, e observação participante - este artigo analisa as experiências de académicos africanos trabalhando no setor da saúde, as suas perceções da capacitação e as suas ambições durante a estadia em Portugal em 2018. Através da análise das suas preocupações e sucessos, este artigo reflete acerca da performatividade das metodologias de capacitação, explorando um vasto leque de tópicos que emergem no contexto das parcerias Norte/Sul, questionando a possibilidade de uma descolonização das metodologias de capacitação.
Descritores: Pesquisadores/organização & administração
Pesquisa Biomédica/organização & administração
Fortalecimento Institucional
-Portugal
Entrevistas como Assunto
Grupos Focais
Comportamento Cooperativo
Cooperação Internacional
Angola
Moçambique
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1011806
Autor: Carvalho, Wania Maria do Espírito Santo; Teodoro, Maria Dilma Alves.
Título: Educação para os profissionais de saúde: a experiência da Escola de Aperfeiçoamento do SUS no Distrito Federal, Brasil / Health professionals' education: the experience of the School for the improvement of the Unified Health System in the Federal District of Brazil
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(6):2193-2201, jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O texto apresenta a experiência da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), que, como a Escola Superior em Ciências da Saúde e a Escola Técnica de Saúde de Brasília, é mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. As Escolas atuam de modo complementar na formação em saúde no DF. Alinhada aos princípios e às diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a EAPSUS é responsável pela educação de servidores da SES e propõe como referencial a Pedagogia da Problematização. Busca incorporar ensino e aprendizado às necessidades dos serviços tornando profissionais atores reflexivos e construtores de alternativas de ação. Apresenta no seu escopo de atuação um recorte singular que lhe confere certa especificidade como escola de governo, por propor ações educativas contextualizadas. A educação é componente estratégico de um desenho ambicioso que alinha conceitos, diretrizes e instrumentos com o planejamento estratégico das unidades e com o Plano de Saúde do DF. A FEPECS conforma uma escola de saúde pública por contemplar em suas vertentes o ensino superior e a pós-graduação, o ensino profissionalizante e a qualificação de trabalhadores e gestores do SUS do Distrito Federal, constituindo-se lócus de desenvolvimento da política distrital de formação na área de saúde.

Abstract This paper describes the experience of the School for the Improvement of the Unified Health System in the Federal District of Brazil (EAPSUS, acronym in Portuguese), which, together with the Superior School of Health Sciences and Technical School of Health of Brasília, is maintained by the Health Sciences Teaching and Research Foundation (FEPECS, acronym in Portuguese). This group of schools works jointly to provide health education in the Federal District. EAPSUS is responsible for the education of staff at the Department of Health of the Federal District of Brazil, using Pedagogy of Problematization as its theoretical frame of reference. It seeks to tailor teaching and learning to the needs of health services, building health professionals' capacity to examine practice reflectively and construct alternative actions. EAPSUS adopts a unique approach as a government school, developing contextualized educational actions. Education is a key component of an ambitious design that aligns concepts, guiding principles, and instruments with the strategic planning of the centers and the Federal District Health Plan. FEPECS conforms to the logic of a public health school, given that it provides higher education, professional education, and promotes the professional development of SUS staff and administrators in the Federal District.
Descritores: Pessoal de Saúde/educação
Educação Continuada/métodos
Programas Nacionais de Saúde/normas
-Instituições Acadêmicas
Brasil
Desenvolvimento de Pessoal
Pessoal de Saúde/normas
Fortalecimento Institucional
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Mengue, Sotero Serrate
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Id: biblio-1089536
Autor: Katz, Natan; Roman, Rudi; Rados, Dimitris Varvaki; Oliveira, Elise Botteselle de; Schmitz, Carlos André Aita; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Mengue, Sotero Serrate; Umpierre, Roberto Nunes.
Título: Acesso e regulação ao cuidado especializado no Rio Grande do Sul: a estratégia RegulaSUS do TelessaúdeRS-UFRGS / Access and regulation of specialized care in Rio Grande do Sul: the RegulaSUS strategy of TelessaúdeRS-UFRGS
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(4):1389-1400, abr. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Na Atenção Primária à Saúde (APS) acesso e integralidade são fortemente influenciados pela coordenação do cuidado, que por sua vez recebe impacto positivo da articulação de ações de telessaúde para a telerregulação da assistência. Criamos uma metodologia de telerregulação (Projeto RegulaSUS) baseada em protocolos específicos firmemente alicerçados em evidências. A partir de dados do sistema de regulação e do TelessaúdeRS exploramos os efeitos do RegulaSUS na APS e no acesso ao cuidado especializado. A metodologia foi capaz de criar protocolos abrangentes, com expressiva redução média da fila de consultas especializadas de 30% em 360 dias. Reduziu o tempo de espera na marcação de consultas em especialidades clínicas (mediana de 66 dias), mas não em cirúrgicas. Tempos de espera nos casos mantidos em fila variaram de forma inversa, aumentado em especialidades clínicas e diminuindo em cirúrgicas. O uso de teleconsultorias espontâneas aumentou com a exposição dos profissionais ao RegulaSUS. A intervenção tem potencial na integração de sistemas de saúde, principalmente em países de baixa e média renda, e faz com que a telessaúde atue como metasserviço, construindo redes eficientes, qualificadas e equânimes.

Abstract In Primary Health Care (PHC), access, and integrality are strongly influenced by the coordination of care, which in turn receives a positive impact from the articulation of telehealth actions for teleregulation of care. We created a teleregulation method (RegulaSUS Project) based on specific protocols firmly grounded in scientific evidence. From data of the regulatory system and TelessaúdeRS, we explored the effects of RegulaSUS on PHC and access to specialized care. This method set comprehensive protocols, with a significant mean reduction of 30% in the specialized visits queue over 360 days. It reduced waiting time for medical clinical visits (median of 66 days) but not for surgical appointments. Waiting times for queued cases varied inversely, increasing for clinical and declining for surgical specialties. The use of teleconsultations unrelated to regulation increased with the exposure of professionals to RegulaSUS. The intervention evidence potentiality in the integration of health systems, mainly among low- and middle-income countries, and makes telehealth act as a meta-service, building efficient, qualified, and equitable networks.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Telemedicina/organização & administração
Acesso aos Serviços de Saúde/organização & administração
-Agendamento de Consultas
Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Encaminhamento e Consulta/organização & administração
Encaminhamento e Consulta/estatística & dados numéricos
Fatores de Tempo
Brasil
Listas de Espera
Telemedicina/estatística & dados numéricos
Fortalecimento Institucional
Análise de Dados
Acesso aos Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1101066
Autor: Aquino, Estela M. L; Silveira, Ismael Henrique; Pescarini, Julia Moreira; Aquino, Rosana; Souza-Filho, Jaime Almeida de.
Título: Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil / Social distancing measures to control the COVID-19 pandemic: potential impacts and challenges in Brazil
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(supl.1):2423-2446, Mar. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A pandemia de COVID-19 tem desafiado pesquisadores e gestores a encontrar medidas de saúde pública que evitem o colapso dos sistemas de saúde e reduzam os óbitos. Esta revisão narrativa buscou sistematizar as evidências sobre o impacto das medidas de distanciamento social na epidemia de COVID-19 e discutir sua implementação no Brasil. Foram triados artigos sobre o efeito do distanciamento social na COVID-19 no PubMed, medRXiv e bioRvix, e analisados atos do poder público nos níveis federal e estadual para sumarizar as estratégias implementadas no Brasil. Os achados sugerem que o distanciamento social adotado por população é efetivo, especialmente quando combinado ao isolamento de casos e à quarentena dos contatos. Recomenda-se a implementação de medidas de distanciamento social e de políticas de proteção social para garantir a sustentabilidade dessas medidas. Para o controle da COVID-19 no Brasil, é imprescindível que essas medidas estejam aliadas ao fortalecimento do sistema de vigilância nos três níveis do SUS, que inclui a avaliação e uso de indicadores adicionais para monitorar a evolução da pandemia e o efeito das medidas de controle, a ampliação da capacidade de testagem, e divulgação ampla e transparente das notificações e de testagem desagregadas.

Abstract The COVID-19 pandemic has challenged researchers and policy makers to identify public safety measures forpreventing the collapse of healthcare systems and reducingdeaths. This narrative review summarizes the available evidence on the impact of social distancing measures on the epidemic and discusses the implementation of these measures in Brazil. Articles on the effect of social distancing on COVID-19 were selected from the PubMed, medRXiv and bioRvix databases. Federal and state legislation was analyzed to summarize the strategies implemented in Brazil. Social distancing measures adopted by the population appear effective, particularly when implemented in conjunction with the isolation of cases and quarantining of contacts. Therefore, social distancing measures, and social protection policies to guarantee the sustainability of these measures, should be implemented. To control COVID-19 in Brazil, it is also crucial that epidemiological monitoring is strengthened at all three levels of the Brazilian National Health System (SUS). This includes evaluating and usingsupplementary indicators to monitor the progression of the pandemic and the effect of the control measures, increasing testing capacity, and making disaggregated notificationsand testing resultstransparentand broadly available.
Descritores: Espaço Pessoal
Pneumonia Viral/prevenção & controle
Pneumonia Viral/epidemiologia
Infecções por Coronavirus/diagnóstico
Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Infecções por Coronavirus/transmissão
Pandemias/prevenção & controle
Betacoronavirus
-Pneumonia Viral/transmissão
Política Pública
Isolamento Social
Brasil/epidemiologia
Controle de Doenças Transmissíveis
Saúde Global/estatística & dados numéricos
Infecções por Coronavirus
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Técnicas de Laboratório Clínico/estatística & dados numéricos
Atenção à Saúde
Regulamentação Governamental
Fortalecimento Institucional
Monitoramento Epidemiológico
Comportamento de Massa
Modelos Teóricos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1127119
Autor: Brandt, Amelia J; Pedroza, Julio; Cassiani, Silvia H. de Bortoli; Brown, Samantha; Silva, Fernando A. Menezes da.
Título: Maternal health training priorities for nursing and allied professions in Haiti / Prioridades de capacitación en salud materna para la enfermería y profesiones auxiliares en Haití / Prioridades na formação de enfermeiros e profissionais da saúde auxiliares na área da saúde materna no Haiti
Fonte: Rev. panam. salud pública = Pan am. j. public health;44:e67, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objectives. This study summarizes the findings of a training needs and priority assessment completed in Haiti. Its objective is to describe the characteristics of nursing and allied professions providing first level maternal health care and identify training needs and priorities to inform planning of Human Resources for Health interventions. Methods. A cross-sectional survey was completed between October 2016 and March 2017 by the Pan American Health Organization/World Health Organization Haiti office in collaboration with national health authorities. Participants reached consensus to submit one finalized version of the survey. Data were collected on composition, capacities, and training needs and priorities of traditional birth attendants, community health workers, registered nurses, professional midwives, and auxiliary nurses. Results. Haiti relies heavily on community level workers including community health workers, auxiliary nurses, and traditional birth attendants. Traditional birth attendants attend the majority of Haiti's births, despite having low education levels and not being regulated by the Ministry of Public Health and Population. All professional categories prioritize preventive capacities such as timely identification of complications, while none are trained to manage postpartum hemorrhage, preeclampsia, or eclampsia. Management of obstetric emergencies is a training priority for Haiti but is not part of the scope of work of the nursing and allied health professions included in this study. Conclusions. Community level health workers are key in providing preventive care and referral of complicated pregnancies, but lack of access to providers qualified to treat obstetric complications remains a challenge to reducing maternal mortality.(AU)

RESUMEN Objetivos. En este estudio se resumen los resultados de la evaluación de necesidades y prioridades de capacitación realizada en Haití. Su objetivo es describir las características de la enfermería y las profesiones auxiliares que prestan el primer nivel de atención de salud materna, y establecer las necesidades y las prioridades de capacitación a fin de diseñar la planificación de recursos humanos para las intervenciones de la salud. Métodos. La Representación de la Organización Panamericana de la Salud/Organización Mundial de la Salud en Haití realizó una encuesta transversal entre octubre del 2016 y marzo del 2017, en colaboración con las autoridades nacionales de salud. Los participantes consensuaron presentar una versión ultimada de la encuesta. Se recopilaron datos sobre la composición, las capacidades y las necesidades y las prioridades de capacitación de las parteras tradicionales, los agentes comunitarios de salud, las enfermeras tituladas, las parteras profesionales y las enfermeras auxiliares. Resultados. Haití depende en gran medida de trabajadores comunitarios, entre los que se incluyen los agentes comunitarios de salud, las enfermeras auxiliares y las parteras tradicionales. Las parteras tradicionales atienden la mayoría de los nacimientos en Haití, a pesar de disponer de un nivel bajo de formación y no estar reguladas por el Ministerio de Salud Pública y Población. Todas las categorías profesionales priorizan las capacidades preventivas, como la detección temprana de las complicaciones, si bien no están capacitadas para controlar la hemorragia posparto, la preeclampsia o la eclampsia. El tratamiento de las urgencias obstétricas es una prioridad de la capacitación en Haití, pero no forma parte del ámbito de trabajo de la enfermería y las profesiones auxiliares incluidas en este estudio. Conclusiones. Los trabajadores de salud a nivel comunitario son clave para la prestación de atención preventiva y derivación de los embarazos complicados, pero la falta de acceso a prestadores cualificados para tratar las complicaciones obstétricas es todavía un obstáculo para reducir la mortalidad materna.(AU)

RESUMO Objetivos. Este estudo resume os resultados de uma avaliação sobre as necessidades prioritárias na formação de profissionais da saúde no Haiti. Seu objetivo é descrever as características do trabalho de enfermeiros e profissionais da saúde auxiliares na prestação de atenção primária para a saúde materna e identificar as necessidades prioritárias de formação, a fim de fundamentar o planejamento de intervenções voltadas aos recursos humanos para a saúde. Métodos. O Escritório da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Haiti, em colaboração com as autoridades nacionais de saúde, realizou um inquérito transversal entre outubro de 2016 e março de 2017. Os participantes chegaram a um consenso, apresentando uma versão finalizada do inquérito. Foram coletados dados sobre a composição, as capacidades e as necessidades prioritárias de formação de parteiras tradicionais, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, parteiras profissionais e auxiliares de enfermagem. Resultados. O Haiti é muito dependente de trabalhadores de nível comunitário, como agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem e parteiras tradicionais. As parteiras tradicionais atendem a maioria dos partos no Haiti, apesar de terem um baixo nível de escolaridade e não serem regulamentadas pelo Ministério de Saúde Pública e População. Todas as categorias profissionais priorizam as capacidades preventivas, como a rápida identificação de complicações, e nenhuma recebe formação para lidar com hemorragia pós-parto, pré-eclâmpsia ou eclâmpsia. A formação para o tratamento de emergências obstétricas é uma prioridade no Haiti, mas não faz parte do escopo de trabalho dos enfermeiros e profissionais da saúde auxiliares incluídos neste estudo. Conclusões. Os profissionais da saúde de nível comunitário são fundamentais na prestação de cuidados preventivos e no encaminhamento de gestações complicadas, mas a falta de acesso a profissionais qualificados para tratar complicações obstétricas ainda é um obstáculo nos esforços para reduzir a mortalidade materna.(AU)
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Mão de Obra em Saúde/organização & administração
Serviços de Saúde Materna/organização & administração
-Estudos Transversais/instrumentação
Fortalecimento Institucional/organização & administração
Haiti
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1140458
Autor: Tocantins (Estado). Secretaria da Saúde..
Título: Plano de trabalho [Assessoria da Hanseníase] / Work plan [Leprosy Advisory].
Fonte: Palmas; [S.n]; 2 jan. 2017. 5 p.
Idioma: pt.
Resumo: Apresenta o programa estadual de combate à hanseníase referente as metas para o ano de 2017, e as atividades de rotina do agravo.

It presents the state program to combat leprosy regarding the goals for the year 2017, and the routine activities of the disease.

Presenta el programa estatal de combate a la lepra sobre las metas para el año 2017 y las actividades rutinarias de la enfermedad.

Il présente le programme national de lutte contre la lèpre en ce qui concerne les objectifs pour l'année 2017 et les activités de routine de la maladie.
Descritores: Dermatopatias/prevenção & controle
Hanseníase/prevenção & controle
-Educação em Saúde
Acolhimento
Fortalecimento Institucional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR1965



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