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Texto completo SciELO Brasil
Mengue, Sotero Serrate
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Id: biblio-1089536
Autor: Katz, Natan; Roman, Rudi; Rados, Dimitris Varvaki; Oliveira, Elise Botteselle de; Schmitz, Carlos André Aita; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Mengue, Sotero Serrate; Umpierre, Roberto Nunes.
Título: Acesso e regulação ao cuidado especializado no Rio Grande do Sul: a estratégia RegulaSUS do TelessaúdeRS-UFRGS / Access and regulation of specialized care in Rio Grande do Sul: the RegulaSUS strategy of TelessaúdeRS-UFRGS
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(4):1389-1400, abr. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Na Atenção Primária à Saúde (APS) acesso e integralidade são fortemente influenciados pela coordenação do cuidado, que por sua vez recebe impacto positivo da articulação de ações de telessaúde para a telerregulação da assistência. Criamos uma metodologia de telerregulação (Projeto RegulaSUS) baseada em protocolos específicos firmemente alicerçados em evidências. A partir de dados do sistema de regulação e do TelessaúdeRS exploramos os efeitos do RegulaSUS na APS e no acesso ao cuidado especializado. A metodologia foi capaz de criar protocolos abrangentes, com expressiva redução média da fila de consultas especializadas de 30% em 360 dias. Reduziu o tempo de espera na marcação de consultas em especialidades clínicas (mediana de 66 dias), mas não em cirúrgicas. Tempos de espera nos casos mantidos em fila variaram de forma inversa, aumentado em especialidades clínicas e diminuindo em cirúrgicas. O uso de teleconsultorias espontâneas aumentou com a exposição dos profissionais ao RegulaSUS. A intervenção tem potencial na integração de sistemas de saúde, principalmente em países de baixa e média renda, e faz com que a telessaúde atue como metasserviço, construindo redes eficientes, qualificadas e equânimes.

Abstract In Primary Health Care (PHC), access, and integrality are strongly influenced by the coordination of care, which in turn receives a positive impact from the articulation of telehealth actions for teleregulation of care. We created a teleregulation method (RegulaSUS Project) based on specific protocols firmly grounded in scientific evidence. From data of the regulatory system and TelessaúdeRS, we explored the effects of RegulaSUS on PHC and access to specialized care. This method set comprehensive protocols, with a significant mean reduction of 30% in the specialized visits queue over 360 days. It reduced waiting time for medical clinical visits (median of 66 days) but not for surgical appointments. Waiting times for queued cases varied inversely, increasing for clinical and declining for surgical specialties. The use of teleconsultations unrelated to regulation increased with the exposure of professionals to RegulaSUS. The intervention evidence potentiality in the integration of health systems, mainly among low- and middle-income countries, and makes telehealth act as a meta-service, building efficient, qualified, and equitable networks.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Telemedicina/organização & administração
Acesso aos Serviços de Saúde/organização & administração
-Agendamento de Consultas
Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Encaminhamento e Consulta/organização & administração
Encaminhamento e Consulta/estatística & dados numéricos
Fatores de Tempo
Brasil
Listas de Espera
Telemedicina/estatística & dados numéricos
Fortalecimento Institucional
Análise de Dados
Acesso aos Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1101066
Autor: Aquino, Estela M. L; Silveira, Ismael Henrique; Pescarini, Julia Moreira; Aquino, Rosana; Souza-Filho, Jaime Almeida de.
Título: Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil / Social distancing measures to control the COVID-19 pandemic: potential impacts and challenges in Brazil
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(supl.1):2423-2446, Mar. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A pandemia de COVID-19 tem desafiado pesquisadores e gestores a encontrar medidas de saúde pública que evitem o colapso dos sistemas de saúde e reduzam os óbitos. Esta revisão narrativa buscou sistematizar as evidências sobre o impacto das medidas de distanciamento social na epidemia de COVID-19 e discutir sua implementação no Brasil. Foram triados artigos sobre o efeito do distanciamento social na COVID-19 no PubMed, medRXiv e bioRvix, e analisados atos do poder público nos níveis federal e estadual para sumarizar as estratégias implementadas no Brasil. Os achados sugerem que o distanciamento social adotado por população é efetivo, especialmente quando combinado ao isolamento de casos e à quarentena dos contatos. Recomenda-se a implementação de medidas de distanciamento social e de políticas de proteção social para garantir a sustentabilidade dessas medidas. Para o controle da COVID-19 no Brasil, é imprescindível que essas medidas estejam aliadas ao fortalecimento do sistema de vigilância nos três níveis do SUS, que inclui a avaliação e uso de indicadores adicionais para monitorar a evolução da pandemia e o efeito das medidas de controle, a ampliação da capacidade de testagem, e divulgação ampla e transparente das notificações e de testagem desagregadas.

Abstract The COVID-19 pandemic has challenged researchers and policy makers to identify public safety measures forpreventing the collapse of healthcare systems and reducingdeaths. This narrative review summarizes the available evidence on the impact of social distancing measures on the epidemic and discusses the implementation of these measures in Brazil. Articles on the effect of social distancing on COVID-19 were selected from the PubMed, medRXiv and bioRvix databases. Federal and state legislation was analyzed to summarize the strategies implemented in Brazil. Social distancing measures adopted by the population appear effective, particularly when implemented in conjunction with the isolation of cases and quarantining of contacts. Therefore, social distancing measures, and social protection policies to guarantee the sustainability of these measures, should be implemented. To control COVID-19 in Brazil, it is also crucial that epidemiological monitoring is strengthened at all three levels of the Brazilian National Health System (SUS). This includes evaluating and usingsupplementary indicators to monitor the progression of the pandemic and the effect of the control measures, increasing testing capacity, and making disaggregated notificationsand testing resultstransparentand broadly available.
Descritores: Espaço Pessoal
Pneumonia Viral/prevenção & controle
Pneumonia Viral/epidemiologia
Infecções por Coronavirus/diagnóstico
Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Infecções por Coronavirus/transmissão
Pandemias/prevenção & controle
Betacoronavirus
-Pneumonia Viral/transmissão
Política Pública
Isolamento Social
Brasil/epidemiologia
Controle de Doenças Transmissíveis
Saúde Global/estatística & dados numéricos
Infecções por Coronavirus
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Técnicas de Laboratório Clínico/estatística & dados numéricos
Assistência à Saúde
Regulamentação Governamental
Fortalecimento Institucional
Monitoramento Epidemiológico
Comportamento de Massa
Modelos Teóricos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1127119
Autor: Brandt, Amelia J; Pedroza, Julio; Cassiani, Silvia H. de Bortoli; Brown, Samantha; Silva, Fernando A. Menezes da.
Título: Maternal health training priorities for nursing and allied professions in Haiti / Prioridades de capacitación en salud materna para la enfermería y profesiones auxiliares en Haití / Prioridades na formação de enfermeiros e profissionais da saúde auxiliares na área da saúde materna no Haiti
Fonte: Rev. panam. salud pública = Pan am. j. public health;44:e67, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objectives. This study summarizes the findings of a training needs and priority assessment completed in Haiti. Its objective is to describe the characteristics of nursing and allied professions providing first level maternal health care and identify training needs and priorities to inform planning of Human Resources for Health interventions. Methods. A cross-sectional survey was completed between October 2016 and March 2017 by the Pan American Health Organization/World Health Organization Haiti office in collaboration with national health authorities. Participants reached consensus to submit one finalized version of the survey. Data were collected on composition, capacities, and training needs and priorities of traditional birth attendants, community health workers, registered nurses, professional midwives, and auxiliary nurses. Results. Haiti relies heavily on community level workers including community health workers, auxiliary nurses, and traditional birth attendants. Traditional birth attendants attend the majority of Haiti's births, despite having low education levels and not being regulated by the Ministry of Public Health and Population. All professional categories prioritize preventive capacities such as timely identification of complications, while none are trained to manage postpartum hemorrhage, preeclampsia, or eclampsia. Management of obstetric emergencies is a training priority for Haiti but is not part of the scope of work of the nursing and allied health professions included in this study. Conclusions. Community level health workers are key in providing preventive care and referral of complicated pregnancies, but lack of access to providers qualified to treat obstetric complications remains a challenge to reducing maternal mortality.(AU)

RESUMEN Objetivos. En este estudio se resumen los resultados de la evaluación de necesidades y prioridades de capacitación realizada en Haití. Su objetivo es describir las características de la enfermería y las profesiones auxiliares que prestan el primer nivel de atención de salud materna, y establecer las necesidades y las prioridades de capacitación a fin de diseñar la planificación de recursos humanos para las intervenciones de la salud. Métodos. La Representación de la Organización Panamericana de la Salud/Organización Mundial de la Salud en Haití realizó una encuesta transversal entre octubre del 2016 y marzo del 2017, en colaboración con las autoridades nacionales de salud. Los participantes consensuaron presentar una versión ultimada de la encuesta. Se recopilaron datos sobre la composición, las capacidades y las necesidades y las prioridades de capacitación de las parteras tradicionales, los agentes comunitarios de salud, las enfermeras tituladas, las parteras profesionales y las enfermeras auxiliares. Resultados. Haití depende en gran medida de trabajadores comunitarios, entre los que se incluyen los agentes comunitarios de salud, las enfermeras auxiliares y las parteras tradicionales. Las parteras tradicionales atienden la mayoría de los nacimientos en Haití, a pesar de disponer de un nivel bajo de formación y no estar reguladas por el Ministerio de Salud Pública y Población. Todas las categorías profesionales priorizan las capacidades preventivas, como la detección temprana de las complicaciones, si bien no están capacitadas para controlar la hemorragia posparto, la preeclampsia o la eclampsia. El tratamiento de las urgencias obstétricas es una prioridad de la capacitación en Haití, pero no forma parte del ámbito de trabajo de la enfermería y las profesiones auxiliares incluidas en este estudio. Conclusiones. Los trabajadores de salud a nivel comunitario son clave para la prestación de atención preventiva y derivación de los embarazos complicados, pero la falta de acceso a prestadores cualificados para tratar las complicaciones obstétricas es todavía un obstáculo para reducir la mortalidad materna.(AU)

RESUMO Objetivos. Este estudo resume os resultados de uma avaliação sobre as necessidades prioritárias na formação de profissionais da saúde no Haiti. Seu objetivo é descrever as características do trabalho de enfermeiros e profissionais da saúde auxiliares na prestação de atenção primária para a saúde materna e identificar as necessidades prioritárias de formação, a fim de fundamentar o planejamento de intervenções voltadas aos recursos humanos para a saúde. Métodos. O Escritório da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Haiti, em colaboração com as autoridades nacionais de saúde, realizou um inquérito transversal entre outubro de 2016 e março de 2017. Os participantes chegaram a um consenso, apresentando uma versão finalizada do inquérito. Foram coletados dados sobre a composição, as capacidades e as necessidades prioritárias de formação de parteiras tradicionais, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, parteiras profissionais e auxiliares de enfermagem. Resultados. O Haiti é muito dependente de trabalhadores de nível comunitário, como agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem e parteiras tradicionais. As parteiras tradicionais atendem a maioria dos partos no Haiti, apesar de terem um baixo nível de escolaridade e não serem regulamentadas pelo Ministério de Saúde Pública e População. Todas as categorias profissionais priorizam as capacidades preventivas, como a rápida identificação de complicações, e nenhuma recebe formação para lidar com hemorragia pós-parto, pré-eclâmpsia ou eclâmpsia. A formação para o tratamento de emergências obstétricas é uma prioridade no Haiti, mas não faz parte do escopo de trabalho dos enfermeiros e profissionais da saúde auxiliares incluídos neste estudo. Conclusões. Os profissionais da saúde de nível comunitário são fundamentais na prestação de cuidados preventivos e no encaminhamento de gestações complicadas, mas a falta de acesso a profissionais qualificados para tratar complicações obstétricas ainda é um obstáculo nos esforços para reduzir a mortalidade materna.(AU)
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Mão de Obra em Saúde/organização & administração
Serviços de Saúde Materna/organização & administração
-Estudos Transversais/instrumentação
Fortalecimento Institucional/organização & administração
Haiti
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1140458
Autor: Tocantins (Estado). Secretaria da Saúde..
Título: Plano de trabalho [Assessoria da Hanseníase] / Work plan [Leprosy Advisory].
Fonte: Palmas; [S.n]; 2 jan. 2017. 5 p.
Idioma: pt.
Resumo: Apresenta o programa estadual de combate à hanseníase referente as metas para o ano de 2017, e as atividades de rotina do agravo.

It presents the state program to combat leprosy regarding the goals for the year 2017, and the routine activities of the disease.

Presenta el programa estatal de combate a la lepra sobre las metas para el año 2017 y las actividades rutinarias de la enfermedad.

Il présente le programme national de lutte contre la lèpre en ce qui concerne les objectifs pour l'année 2017 et les activités de routine de la maladie.
Descritores: Dermatopatias/prevenção & controle
Hanseníase/prevenção & controle
-Educação em Saúde
Acolhimento
Fortalecimento Institucional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR1965


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Texto completo SciELO Brasil
Wright, Maria da Glória Miotto
Texto completo
Id: lil-751507
Autor: Wright, Maria da Gloria Miotto; Cumsille, Francisco; Padilha, Maria Itayra; Ventura, Carla Arena; Sapag, Jaime; Brands, Bruna; Hamilton, Hayley; Mann, Robert; Khenti, Akwatu.
Título: International research capacity building program for health related professionals to study the drug phenomenon in Latin America and the Caribbean / Programa internacional de capacitação em pesquisa para profissionais de saúde sobre o estudo do fenômeno das drogas na América Latina e Caribe / Programa internacional de capacitación en investigación para profesionales de salud en el estudio del fenómeno de las drogas en América Latina y Caribe
Fonte: Texto & contexto enferm;24(spe):17-25, 2015. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Most Organization of American States member states do not have a cadre of professionals with scientific knowledge and research experience on drugs and related problems. Therefore, the Organization of American States started a partnership, first with the University of Alberta/Canada and then with the Centre for Addiction and Mental Health in Toronto/Canada to train health related professionals to address this problem. The objective is to create a cadre of health and related professionals with scientific and technical research knowledge to enable scientific advances in the area of drug demand reduction. The program requires the development and implementation of a multicentric drug research proposal. The program has produced the following results: nine multicentric drug research studies implemented in 22 countries of Latin America and the Caribbean; 91 participants from 22 countries of Latin America and the Caribbean. This is the only program in the Americas offering continued advanced research training to university faculty and contributing to strengthen the undergraduate and graduates curriculum on drug issues and research capability in Latin America and the Caribbean.

A maioria dos países membros da Organização dos Estados Americanos não possui um conjunto de profissionais com experiência em pesquisa e conhecimento científico sobre drogas e problemas relacionados. Assim, a Organização dos Estados Americanos iniciou uma parceria, primeiro com a Universidade de Alberta/Canada, e depois, com o Centro de Adição e Saúde Mental em Toronto/Canada, para capacitar profissionais das áreas relacionadas a saúde para desenvolverem pesquisas sobre o problema das drogas. O programa tem o objetivo de criar um grupo de profissionais de áreas relacionadas à saúde, com conhecimento científico e técnico em pesquisa, para favorecer avanços científicos na área de redução da demanda de drogas. O programa exige o desenvolvimento e implementação de uma proposta multicêntrica de pesquisa sobre drogas. O programa tem produzido os seguintes resultados: nove estudos multicêntricos de pesquisa sobre drogas desenvolvidos em 22 países da América Latina e Caribe e 91 participantes de 22 países de América Latina y Caribe. Este é o único programa das Américas que oferece contínuo treinamento em pesquisa avançada para professores de universidades, além de contribuir para fortalecer os currículos dos cursos de graduação e pós-graduação em questões relacionadas às drogas e a capacidade de pesquisa na America Latina e Caribe.

La mayoría de los países miembros de la Organización de los Estados Americanos no tienen un grupo de profesionales con experiencia en investigación y conocimiento científico en drogas y problemas relacionados. Así, la Organización de los Estados Americanos empezó, una asociación, primero con la Universidad de Alberta/Canadá y después con el Centro de Adición y Salud Mental en Toronto/Canadá para capacitar profesionales de áreas relacionadas a la salud para desarrollaren investigaciones sobre el problema de drogas. El programa tiene el objetivo de crear un grupo de profesionales de áreas relacionadas de la salud con conocimiento científico y técnico en investigación para favorecer los avances científicos en el área de reducción de la demanda de drogas. El programa requiere el desarrollo e implementación de una propuesta multicentrica de investigación sobre drogas. El programa tiene producido los siguientes resultados: nueve estudios multicentricos de investigación sobre drogas desarrollados en 22 países de América Latina y Caribe; 91 participantes de 22 países de América Latina y Caribe. Este es el único programa en las Américas que oferta continuamente el entrenamiento en investigación avanzada para profesores universitarios y contribuye para fortalecer los currículos de los cursos de pregrado y post grado en cuestiones sobre drogas y la capacidad de investigación en América Latina y Caribe.
Descritores: Pesquisa
Região do Caribe
Fortalecimento Institucional
América Latina
Entorpecentes
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1120604
Autor: Silva, Mayra Solange da Costa e.
Título: Educação permanente em saúde para reabilitação de crianças com a síndrome congênita do zika vírus na II regional de saúde de Pernambuco / Educação permanente em saúde para reabilitação de crianças com síndrome congênita do vírus zika na II regional de saúde de Pernambuco.
Fonte: Garanhuns; s.n; 2017. 39 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Governo Em Saúde Pública do Estado de Pernambuco. Especialização Em Saúde Pública para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: O presente projeto objetivou apresentar um contexto atual do impacto que a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) exerce sobre o aspecto emocional, a qualidade de vida, as estratégias de enfrentamento e à rede de apoio às famílias das crianças afetadas. Um surto alarmante e inédito de Saúde Pública ocorrido em 2015, apresentando um conjunto de sinais e sintomas além da microcefalia. Ancorado no avanço dos estudos realizados, busca-se refletir sobre intervenções que contribuam para a descentralização dos serviços de reabilitação, afim de obter repercussão e ganhos para as crianças, famílias e equipes de saúde envolvidas. Neste sentido propõe-se o aperfeiçoamento técnico das equipes de reabilitação municipais, considerando as especialidades para estimulação às crianças com a SCZV, bem como, garantir ações de acompanhamento do desenvolvimento infantil e reabilitação nas redes de atenção à saúde. Nestes casos específicos, evidencia-se a necessidade da articulação e diálogo entre as unidades especializadas e a Atenção Básica para o acompanhamento qualificado e integral dessas crianças, considerando tal complexidade pouco conhecida da SCZV. As ações de capacitação e qualificação a serem desenvolvidas no seminário serão utilizadas como forma de qualificar os serviços de reabilitação através do aperfeiçoamento do profissional e do uso de técnicas adequadas para o estímulo dessas crianças.(AU)
Descritores: Zika virus
Infecção por Zika virus
-Apoio Social
Serviços de Reabilitação
Fortalecimento Institucional
Assistência ao Paciente
Microcefalia
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 614:616.988(813.42), S586e


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Id: biblio-1116572
Autor: Perú. Congreso de la República.
Título: Decreto Legislativo que fortalece al Instituto Nacional de Salud para la prevención y control de las enfermedades / Legislative Decree that strengthens the National Institute of Health for the prevention and control of diseases.
Fonte: Lima; Perú. Congreso de la República; 20200500. 13 p.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene las medidas para fortalecer al Instituto Nacional de Salud y la rectoría del Ministerio de Salud para la prevención y control de las enfermedades, a fin de mejorar la salud pública, promover el bienestar de la población y contribuir con el desarrollo sostenible del país.
Descritores: Fidelidade a Diretrizes
Decreto Legislativo
Fortalecimento Institucional
Instalações de Saúde
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1118783
Autor: Araujo, Mykaely Pereira.
Título: Projeto de intervenção: formação do núcleo de educação permanente na base descentralizada do samu em Crato-CE / Intervention project: formation of the core of permanent education in the decentralized base of the Samu in Crato-CE.
Fonte: Serra Talhada; s.n; 2017. 22 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco. Especialização em saúde pública para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) conforme a Portaria n°1.010/2012 é um componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências tendo como objetivo a chegada mais precocemente à vítima que tenha sofrido um agravo à sua saúde que pode ser de natureza: clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras levando a vítima sofrimento às sequelas ou mesmo à morte. A Educação Permanente é uma forma de aprendizagem no ambiente de trabalho, visto que o aprender e o ensinar se incorporam nas rotinas das organizações do trabalho e possibilita transformações nas práticas profissionais, sendo realizada a partir de problemas vivenciados no cotidiano, considerando os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. Objetivo: Formar o Núcleo de Educação Permanente na Base descentralizada do SAMU em Crato-CE. Local da intervenção: O Projeto de Intervenção será realizado na base descentralizada do SAMU- 192 localizado no município do Crato-CE. Resultados esperados: Com a aplicação do projeto de intervenção espera-se a implantação do Núcleo de Educação Permanente tendo como grupo condutor os profissionais que atuam na base descentralizada do SAMU Crato, com a perspectiva de capacitar e atualizar os profissional e aplicação de protocolos e rotinas no setor de trabalho.(AU)
Descritores: Educação Continuada
Serviços Médicos de Emergência
-Educação em Saúde
Capacitação Profissional
Fortalecimento Institucional
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 377.3:614(813.42), A663f


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Id: lil-712336
Autor: Kantorski, Luciane Prado; Nunes, Cristiane Kenes; Sperb, Lilian Cruz Souto de Oliveira; Pavani, Fabiane Machado; Jardim, Vanda Maria da Rosa; Coimbra, Valéria Cristina Christello.
Título: A intersetorialidade na atenção psicossocial infantojuvenil / La intersectorialidad en la atención psicosocial infantil-juvenil / The intersectoriality in the psychosocial attention of children and adolescent
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);6(2):651-662, abr.-jun. 2014. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: To describe the capacity of articulation of the Centers of Psychosocial Attention of Children and Adolescent (CPACA) of the States of the South of Brazil with the sectors of Basic Health Network, School, Education Secretary, EJA, Guardianship Council, Social Assistance (CRAS/CREAS) and Justice. Method: Census and descriptive character, is a cut from the Research CAPSUL (2011), conducted with 25 CPACA, being 16 in the state of Rio Grande do Sul; 5 in Santa Catarina and 4 in Paraná, in the period of June 2011 to November 2012. In the analysis the basic statistic of descriptive analysis was used. Results: The CPACA needs attention and investment by public politics, to promote these actions of improvement are very important to the development of children and adolescents, once in this age they begin the social formation and the psychological maturity. Conclusion: To establish partnerships with the responsible bodies, to build an intersectoral network of mutual assistance.

Objetivo: Descrever a capacidade de articulação dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) dos Estados do Sul do Brasil com os setores da Rede Básica de Saúde, Escola, Secretaria de Educação, EJA, Conselho Tutelar, Assistência Social (CRAS/CREAS) e Justiça. Método: De caráter censitário e descritivo é um recorte da Pesquisa CAPSUL(2011), realizada com 25 CAPSi, 16 no estado do Rio Grande do Sul; 5 em Santa Catarina e 4 no Paraná, no período de junho de 2011 a novembro de 2012. Na análise, utilizou-se a estatística básica de análise descritiva. Resultados: Os CAPSi precisam de atenção e investimento por parte das políticas públicas, promover essas ações de melhoria são de suma importância para o desenvolvimento das crianças e jovens, já que nesta faixa etária começa a formação social e amadurecimento psicológico. Conclusão: Estabelecer parcerias com os órgãos responsáveis, para que se possa construir uma rede intersetorial de assistência mútua.

Objetivo: Describir la capacidad de articulación de los Centros de Atención Psicosocial Infantil-Juvenil (CAPSi) de los Estados del Sur de Brasil con los sectores de la Red Básica de Salud, Escuela, Secretaria de Educación, EJA, Consejo Tutelar, Asistencia Social (CRAS/CREAS) y Justicia. Método: De carácter de censo y descriptivo, es un recorte de la Investigación CAPSUL (2011), realizada con 25 CAPSi, siendo 16 en el estado de Rio Grande do Sul; 5 en Santa Catarina y 4 en Paraná, en el período de junio de 2011 a noviembre de 2012. En el análisis se utilizó la estadística básica de análisis descriptiva. Resultados: Los CAPSi necesitan de atención e inversión por parte de las políticas públicas, promover esas acciones de mejoría es importante para el desarrollo de estos niños y jóvenes ya que en esta faja de edad comienza la formación social y maduración psicológica. Conclusión: Establecer asociaciones con los órganos responsables, para que se pueda construir una red intersectorial de asistencia mutua.
Descritores: Centros de Saúde
Desenvolvimento Institucional
Fortalecimento Institucional
Políticas Públicas de Saúde
Serviços de Saúde Mental
Sistemas Multi-Institucionais
-Brasil
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1040702
Autor: Queiroz, Isabela Saraiva de; Fensterseifer, Liza; Marra, Manoela da Silva Costa; Costa, Humberto de Aquino; Araújo, Thatiury Sales; Miranda, Thaís Natiele Bessa de; Fonseca, Isadora Silva; Carvalho, Natasha Cristina da Costa.
Título: Estratégias para o fortalecimento de redes sociais comunitárias: a experiência dos bairros Tupi e Lajedo em Belo Horizonte/MG / Strategies for strengthening community social networks: the experience of the Tupi and Lajedo neighborhoods in Belo Horizonte/MG / Estrategias para el fortalecimiento de redes sociales comunitarias: la experiencia de los barrios Tupi y Lajedo en Belo Horizonte/MG
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;14(3):1-15, jul.-set. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa objetivou sistematizar estratégias para o fortalecimento de uma rede comunitária localizada em Belo Horizonte, desmobilizada em decorrência de conflitos existentes entre suas lideranças e pela forte presença de viés político-partidário nas relações comunitárias. Buscou-se elucidar os fatores que influenciavam no engajamento, motivação e participação política da comunidade nas ações em rede para, a partir daí, propor estratégias para o seu fortalecimento. Foi utilizada a pesquisa participante como método, tendo sido realizada observação participante e um grupo focal como instrumentos de coleta de dados. Repensar a própria rede, seus objetivos e funcionamento, e realizar ações que digam respeito à comunidade e sua história, para que os moradores se identifiquem e estabeleçam uma relação de afeto com o território, foram algumas das estratégias propostas para a reconfiguração da rede comunitária, com vistas ao aumento da sua força de mobilização e à participação efetiva de seus membros.

The main objective of our research was to systematize strategies for strengthening a community network located in Belo Horizonte, demobilized as a consequence of conflicts between their leaders and by the strong presence of partisan political bias in their community relations. We tried to elucidate the factors influencing the engagement, motivation and political participation of the community in the networked actions in order to, from there, propose strategies for community strengthening. Method used was the participatory survey, with participatory observation and focal group chosen as data collection instruments. Some of the proposed strategies for reconfiguration of community network were to rethink the actual network, its objectives and operation, and to make actions related to the community and its history, in order to make the dwellers identify themselves and establish an emotional/affective relationship with the territory, towards the increase of the mobilization force and the effective participation of the community members.

La investigación objetivó sistematizar estrategias para el fortalecimiento de una red comunitaria ubicada en Belo Horizonte, desmovilizada como consecuencia de conflictos existentes entre sus líderes y por la fuerte presencia de sesgo político-partidario en las relaciones comunitarias. Se buscó elucidar los factores que influían el compromiso, motivación y participación política de la comunidad en las acciones en red para, a partir de ahí, proponer estrategias para su fortalecimiento. Se utilizó la investigación participante como método, habiendo sido realizada observación participante y grupo focal como instrumentos de recolección de datos. Repensar la propia red, sus objetivos y funcionamiento, y realizar acciones que afecten a la comunidad y su historia, para que los habitantes se identifiquen y establezcan una relación de afecto con el territorio, fueron algunas estrategias propuestas para la reconfiguración de la red comunitaria, con vistas al aumento de su fuerza de movilización ya la participación efectiva de sus miembros.
Descritores: Redes Comunitárias
Participação Social
-Psicologia Social
Fortalecimento Institucional
Engajamento no Trabalho
Empoderamento
Motivação
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central



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