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Pesquisa : N02.278.020 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-952831
Autor: Arai, Roberto Jun; Noronha, Irene de Lourdes; Nicolau, José Carlos; Schmidt, Charles; de Albuquerque, Gustavo Moreira; Mahaffey, Kenneth W; Krieger, Eduardo Moacyr; Auler Júnior, José Otávio Costa.
Título: Academic health centers: integration of clinical research with healthcare and education. Comments on a workshop
Fonte: Clinics;73(supl.1):e515s, 2018. tab.
Idioma: en.
Descritores: Congressos como Assunto
Comportamento Cooperativo
Comunicação Interdisciplinar
Pesquisa Biomédica/educação
Centros Médicos Acadêmicos
-Pesquisa Biomédica/normas
Cooperação Internacional
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1019705
Autor: Auler Júnior, José Otávio Costa; de Almeida, Talita; Krieger, Eduardo Moacyr.
Título: The role of academic health centers in transformative medical education
Fonte: Clinics;74:e1466, 2019.
Idioma: en.
Descritores: Universidades
Educação Médica
Centros Médicos Acadêmicos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita
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Id: biblio-1133352
Autor: Marcilio, Izabel; Miethke-Morais, Anna; Harima, Leila; Montal, Amanda C; Perondi, Beatriz; Ayres, Jose Ricardo de Carvalho Mesquita; Gouveia, Nelson; Bonfa, Eloisa; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh.
Título: Epidemiologic Surveillance in an academic hospital during the COVID-19 pandemic in Sao Paulo, Brazil: the key role of epidemiologic engagement in operational processes
Fonte: Clinics;75:e2166, 2020.
Idioma: en.
Descritores: Pneumonia Viral/epidemiologia
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Centros Médicos Acadêmicos/organização & administração
Monitoramento Epidemiológico
-Brasil/epidemiologia
Pandemias
Betacoronavirus
SARS-CoV-2
COVID-19
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Akerman, Marco
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Id: lil-771406
Autor: Souza, Jamili Rasoul Salem de; Akerman, Marco.
Título: Centro de apoio ao docente e discente: avaliação por docentes e discentes universitários / Center of support to teachers and students: evaluation for teachers and college students
Fonte: ABCS health sci;40(3):257-262, set.-dez. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: Tendo em vista as diversas demandas que são exigidas do Ensino Superior, foi criado o Centro de Apoio ao Docente e Discente (CADD) para promover e ampliar o diálogo institucional, vislumbrando a qualidade de ensino. OBJETIVO: Avaliar a implantação de um CADD em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, na região do grande ABC, sob a percepção de gestores, docentes e discentes universitários. MÉTODOS: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas tendo como sujeitos participantes de três grupos de gestores, docentes e discentes a partir de uma questão norteadora. Cada grupo se reuniu em três encontros: nos momentos de pré-implantação do Centro; na fase inicial; e após um ano da sua implantação. Os dados foram analisados a partir do levantamento de categorias selecionadas que se apresentaram na fala dos participantes. RESULTADOS: Na sua pré-implantação, os sujeitos afirmaram total desconhecimento do CADD; durante a sua implantação, grande parte dos entrevistados conhecia os serviços prestados e já os utilizavam, havendo a participação ativa dos docentes e gestores; e na pós-implantação do CADD, todos os sujeitos envolvidos já o conheciam, aprovaram a sua atuação e reconheceram a necessidade da continuidade do CADD na IES. CONCLUSÃO: O presente estudo revelou que o CADD foi bem recebido pela comunidade acadêmica, o que reforça sua importância.

INTRODUCTION: Considering the various demands that are required to Higher Education, the Centre for Teaching and Student (CADD) was created to promote and expand the institutional dialogue, taking into consideration the quality of education. OBJECTIVE: To evaluate the implementation of a CADD in a private Higher Education Institution (HEI) in the ABC region, throught the perception of managers, academics and students. METHODS: Semi-structured interviews were conducted with participants as subjects of three groups of managers, teachers and students from guiding question. Each group met three times: before settling the CADD; in the initial phase; and one year after its implementation. Data were analyzed from a survey of selected categories that are presented in the speech of participants. RESULTS: In its pre implementation, the subjects said they did not know CADD aims and objective; during its implementation, most respondents knew the services provided and were using them, with the active participation of teachers and administrators; and post implementation of CADD, all subjects involved already knew, approved its action and recognized the need to continue the CADD in the institution. CONCLUSION: This study revealed that the CADD was well received by the academic community, which reinforces its importance.
Descritores: Estudantes de Ciências da Saúde
Universidades
Pessoal Administrativo
Centros Médicos Acadêmicos
Docentes
Avaliação Educacional
-Psicologia Educacional
Educação Profissionalizante
Limites: Humanos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-1181412
Autor: Fernández Ibarguen, Manuel(edt).
Título: Articulación de la medicina académica con la tradicional como estrategia de salud / Articulation of academic medicine with traditional and health strategy.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud. Instituto Nacional de Medicina Tradicional (INMETRA); 1994. 121 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La presente publicación recoge la experiencia del autor en su largo recorrido por todas las regiones del país. Hace un diagnóstico de la realidad sanitaria del país y, al mismo tiempo; plantea una propuesta de articulación de la medicina académica con la tradicional para afrontar la problemática de salud. Se trata de un trabajo que abre importantes caminos en el perfeccionamiento de la atención primaria de la salud en las áreas rurales del país
Descritores: Centros Médicos Acadêmicos
Medicina Tradicional
-Peru
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central
[{"text": "PE18.1", "_a": "MINSA 1853"}]


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1121301
Autor: Sánchez Fernández, Clara Milagros.
Título: Primera graduación de Especialistas de Medicina Familiar y Comunitaria formados por la brigada médica cubana en Chimborazo, Ecuador / First graduation of Specialists of Family and Community Medicine formed by the medical Cuban brigade in Chimborazo, Ecuador
Fonte: Rev. medica electron;39(3):692-694, may.-jun. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Cooperação Técnica
Medicina de Família e Comunidade/história
Clínicos Gerais/educação
-Cuba
Equador
Centros Médicos Acadêmicos/história
Centros Médicos Acadêmicos/estatística & dados numéricos
Medicina de Família e Comunidade/educação
Medicina de Família e Comunidade/métodos
Medicina de Família e Comunidade/tendências
Medicina de Família e Comunidade/estatística & dados numéricos
Corpo Clínico Hospitalar/educação
Corpo Clínico Hospitalar/história
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-1141196
Autor: González-Moret, Yurilú Andreina; Guzmán-Cuárez, Norelvis Elisa.
Título: Relación entre niveles de proteína c-reactiva y Síndrome de Burnout en médicos de postgrado / Relationship between c-reactive proteins and burnout syndrome in postgraduate physicians / Relação entre os níveis de proteína c-reativa e a síndrome de burnout nos médicos pós-graduação
Fonte: MedUNAB;23(3):423-433, 26/11/2020.
Idioma: es.
Resumo: Introducción. El Síndrome de Burnout afecta mundialmente a más de 100,000,000 personas, con prevalencia entre 47 y 76% en médicos residentes. El objetivo de este trabajo fue determinar la relación entre el Síndrome de Burnout y los niveles de proteína C-reactiva ultrasensible en médicos residentes de un hospital universitario en Caracas, Venezuela. Metodología. Estudio transversal y descriptivo. El instrumento de recolección de datos, así como el test Maslach Burnout Inventory, fueron enviados en formato electrónico. Posteriormente, se seleccionó dos submuestras, a quienes se les determinó la concentración de proteína C-reactiva ultrasensible Resultados. La muestra inicial fue de 174 residentes, de los cuales 57 (32.8%) presentaban Burnout. Los residentes positivos para la presencia del síndrome tenían niveles más elevados de proteína C-reactiva ultrasensible (>0.50mg/dl) (Ñ€=0.001) con respecto al grupo sin Burnout. Igualmente, los residentes de género femenino (Ñ€=0.046), aquellos que dormían menos de 8 horas al día (Ñ€=0.032) y que estaban sometidos a estrés familiar (Ñ€=0.036) presentaron una asociación estadísticamente significativa para desarrollar el síndrome de bornout. Finalmente, se evidenció cómo los residentes de menor edad tenían mayores puntajes en la subescala despersonalización (p=0.036). Discusión. El estrés crónico (entre ellos el Síndrome de Bornout) puede activar de manera continua ejes fisiológicos estresores (hipotálamo-hipófisis- suprarrenal y simpático-adrenal); conllevando a la producción de citosinas y proteínas de fase aguda (como proteína C-reactiva ultrasensible), promoviendo un estado proinflamatorio en el individuo y el desarrollo de patologías crónicas. Conclusiones. El síndrome de bornout y las variables sociodemográficas/laborales representan una condición de estrés crónico que pueden asociarse entre sí y conducir al desarrollo de distintas enfermedades a largo plazo. Cómo citar. González-Moret YA, Guzmán Cuárez NE. Relación entre niveles de proteína c-reactiva y síndrome de burnout en médicos de postgrado. MedUNAB. 2020;23(3): 423-433. doi: https://doi.org/10.29375/01237047.3870

Introduction. Burnout Syndrome affects over 100,000,000 people worldwide, with a prevalence of between 47% and 76% in resident physicians. This project's objective is to determine the relationship between Burnout Syndrome and ultrasensitive C-reactive protein in resident physicians in a university hospital in Caracas, Venezuela. Methodology. Cross-sectional and descriptive study. The data collection tool, as well as Maslach Burnout Inventory test, were sent digitally. Two sub-samples were subsequently collected, whose concentration of us ultrasensitive C-reactive protein was determined. Results. The initial sample was 174 residents, of which 57 (32.8%) had Burnout. Residents who tested positive for the syndrome had higher levels of us-CRP (>0.50mg/dl) (Ñ€=0.001) with respect to the group without Burnout. Moreover, female residents (Ñ€=0.046), those who slept less than 8 hours every day (Ñ€=0.032) and those who were subject to family stress (Ñ€=0.036) demonstrated a statistically significant association with developing Burnout Syndrome. Finally, it was evident how younger residents had higher scores on the Depersonalization Subscale (p=0.036). Discussion. Chronic stress (among which is burnout syndrome) can continuously activate physiological stress axes (hypothalamic-pituitary-suprarenal and sympathetic-adrenal), which leads to producing cytosines and acute-phase proteins (such as ultrasensitive C-reactive protein), promoting a proinflammatory state in individuals and the development of chronic pathologies. Conclusion. Burnout Syndrome and sociodemographic/work variables represent a chronic stress condition and can be related to each other. They may lead to developing various long-term diseases. Cómo citar. González-Moret YA, Guzmán Cuárez NE. Relación entre niveles de proteína c-reactiva y síndrome de burnout en médicos de postgrado. MedUNAB. 2020;23(3): 423-433. doi: https://doi.org/10.29375/01237047.3870

Introdução. A Síndrome de Burnout afeta mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo, com uma prevalência de 47-76% em médicos residentes. O objetivo deste trabalho foi determinar a relação entre a síndrome de burnout e os níveis de proteína C-reativa ultrassensível em médicos residentes de um hospital universitário em Caracas, Venezuela. Metodologia. Trata-se de um estudo transversal e descritivo. O instrumento de coleta de dados, assim como o teste Maslach Burnout Inventory, foram enviados em formato eletrônico. Posteriormente, foram selecionadas duas subamostras, nas quais foi determinada a concentração de níveis de proteína C-reativa. Resultados. A amostra inicial foi de 174 residentes, dos quais 57 (32.8%) apresentaram Burnout. Os residentes positivos para a presença da síndrome apresentaram níveis mais elevados de níveis de proteína C-reativa (> 0.50mg/dl) (Ñ€ = 0.001) em comparação com o grupo sem Burnout. Da mesma forma, residentes do sexo feminino (Ñ€ = 0.046), aqueles que dormiam menos de 8 horas por dia (Ñ€ = 0.032) e aqueles que foram submetidos a estresse familiar (Ñ€ = 0.036) apresentaram uma associação estatisticamente significativa para o desenvolvimento da síndrome de burnou. Por fim, evidenciou-se que os residentes mais jovens apresentaram escores mais elevados na subescala de despersonalização (p = 0.036). Discussão. O estresse crônico (incluindo a síndrome de burnout) pode ativar continuamente os eixos fisiológicos dos estressores (hipotálamo-hipófise-suprarrenal e simpático-adrenal), levando à produção de citocinas e proteínas de fase aguda (como níveis de proteína C-reativa), promovendo um estado pró-inflamatório no indivíduo e o desenvolvimento de patologias crônicas. Conclusão. A síndrome de burnout e as variáveis sociodemográficas/laborais representam uma condição de estresse crônico que podem estar associadas entre si e levar ao desenvolvimento de diferentes doenças a longo prazo. Cómo citar. González-Moret YA, Guzmán Cuárez NE. Relación entre niveles de proteína c-reactiva y síndrome de burnout en médicos de postgrado. MedUNAB. 2020;23(3): 423-433. doi: https://doi.org/10.29375/01237047.3870
Descritores: Esgotamento Profissional
-Proteínas de Fase Aguda
Citocinas
Despersonalização
Centros Médicos Acadêmicos
Responsável: CO179.1 - Biblioteca


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Id: lil-781736
Autor: Carrasco-Loyola, Milagros; Landauro-Sáenz, Alexis; Orejuela-Ramírez, Francisco.
Título: Factores asociados a la utilización de servicios en una clínica odontológica universitaria peruana / Associated factors with the use of dental services in a peruvian university dental clinical
Fonte: Rev. estomatol. Hered;25(1):27-35, ene. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: Evaluar algunos factores que podrían estar asociados con la utilización de los servicios de una clínica odontológica universitaria peruana. Material y método: El diseño del estudio fue retrospectivo y transversal, se evaluaron 91 fichas clínicas de pacientes que acudieron al Servicio de Diagnóstico de la Clínica Dental Docente de la Universidad Peruana Cayetano Heredia (UPCH) durante los meses de agosto 2009 a julio 2010. Se empleó la base de datos del Servicio de Diagnóstico para la recolección de la información, la cual fue procesada en el programa SPSS versión 10. Resultados: La proporción de pacientes evaluados en el Servicio de Diagnóstico, que utilizaron los servicios de la Clínica Docente de la UPCH fue de 61,5%, con una edad promedio de 29,1 años (d.s.=21,1; mín=2; máx=86), mayormente de sexo femenino (74,7%) y de ocupación estudiante (42,9%). El grupo etario evaluado en mayor proporción fue de 26 a 45 años de edad (29,7%), seguido de los menores o iguales a un año de edad (28,6%). Los factores asociados con la utilización de los servicios odontológicos fueron: edad (p=0,010) y última visita al dentista (p=0,047). Conclusiones: Los factores asociados encontrados fueron: edad del paciente y última visita al dentista. El tener empleo independiente y acudir por primera vez al dentista o antes de los 6 meses desde la última cita, fueron factores que predisponen a una mayor probabilidad de atención en los servicios odontológicos...

To evaluate some of the factors that might be associated with the use of the services of a Peruvian university dental clinic. Methods: The study design was retrospective and cross-sectional, and clinical records of 91 patients who attended the diagnostic service of the Dental clinic of the Universidad Peruana Cayetano Heredia (UPCH) during the months of August 2009 to July 2010 were assessed. The Diagnostic Service database was analyzed to collect information which was processed in SPSS version 10. Results: The proportion of patients evaluated at the Department of Diagnostic who were employed and used the services of the Teaching Hospital of the UPCH was 61.5%, with an average age of 29.1 years (sd = 21.1; min = 2 ; max = 86), mostly female (74.7%) and students (42.9%). The age group evaluated at diagnosis in greater proportion was 26-45 years (29.7%), followed by less than or equal to one year of age (28.6%). Factors associated with the use of dental services were age (p = 0.010) and last visit to the dentist (p = 0.047). Conclusions: The associated factors found were: age of the patient and the last visit to the dentist. Having self-employment and going to the dentist for the first time or before 6 months from the last date were predisposing factors and patients were more likely to focus on dental services...
Descritores: Assistência Odontológica
Centros Médicos Acadêmicos
Clínicas Odontológicas
Limites: Humanos
Adulto
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: biblio-889679
Autor: Rached, Danielle Hanna; Ventura, Deisy de Freitas Lima.
Título: World Health Organization and the search for accountability: a critical analysis of the new framework of engagement with non-state actors / A Organização Mundial da Saúde e a procura da responsabilização: uma análise crítica da estrutura de colaboração com intervenientes não estatais / La Organización Mundial de la Salud y la búsqueda de la rendición de cuentas: un análisis crítico del nuevo marco de colaboración con los actores no estatales
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);33(6):e00100716, 2017. graf.
Idioma: en.
Resumo: The article probes the origins and content of the Framework of Engagement with Non-State Actors (FENSA) of the World Health Organization (WHO), approved on May 28, 2016, at the 69th World Health Assembly, which established different rules of collaboration to four categories of actors: nongovernmental organizations (NGOs), private sector entities, philanthropic foundations, and academic institutions. Applying the findings of International Legal Theory and based on extensive documentary research, we sought to determine whether FENSA is an appropriate accountability mechanism according to four functions of accountability: constitutional, democratic, epistemic, and populist. The article concludes that there is a risk of the prevalence of the populist function at the expense of the accountability potential that could result from the better use of the other three accountability functions.

O artigo investiga as origens e o conteúdo da Estrutura de Colaboração com Intervenientes Não Estatais (FENSA, em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS), aprovada em 28 de maio de 2016 pela 69ª Assembleia Mundial da Saúde, e que define regras distintas para quatro categorias de atores: organizações não governamentais (ONGs), entidades do setor privado, fundações filantrópicas e instituições acadêmicas. O estudo aplicou os achados da Teoria do Direito Internacional e recorreu a uma extensa pesquisa documental para determinar se a FENSA é um mecanismo apropriado de accountability de acordo com quatro funções de responsabilização: constitucional, democrática, epistêmica e populista. O artigo conclui que há um risco de prevalência da função populista com detrimento do potencial de accountability pelo uso melhor das outras três funções de accountability.

El artículo examina los orígenes y el contenido del Marco de Colaboración con Actores no Estatales (FENSA, en inglés) de la Organización Mundial de la Salud (OMS), aprobado el 28 de mayo de 2016 en la 69ª Asamblea Mundial de la Salud, que estableció diferentes reglas de colaboración para cuatro categorías de actores: organizaciones no gubernamentales (ONG), entidades del sector privado, fundaciones filantrópicas e instituciones académicas. Aplicando los hallazgos de la Teoría Legal Internacional y basándonos en una extensa investigación documental, buscamos determinar si FENSA es un mecanismo apropiado de rendición de cuentas según cuatro funciones de rendición de cuentas: constitucional, democrática, epistémica y populista. El artículo concluye que existe el riesgo de que la función populista se mantenga a expensas del potencial de rendición de cuentas que podría derivarse del mejor uso de las otras tres funciones de rendición de cuentas.
Descritores: Organizações sem Fins Lucrativos
Responsabilidade Social
Organização Mundial da Saúde
Saúde Global
Setor Público
Centros Médicos Acadêmicos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1070598
Autor: Borges Neto, Benedicto Accacio.
Título: Programa de reestruturação e contratualização dos hospitais de ensino / Hospitals, teaching restructuring and contratualization program
Fonte: In: Bittar, Olímpio J. Nogueira V; Magalhães, Adriana. Hospitais de ensino no Estado de São Paulo. São Paulo, Imprensa Oficial, 2007. p.11-22, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O Hospital de Ensino (HE) pode ser definido como instituição hospitalar geral ou especializada que presta assistência à saúde da população, desenvolve atividades de capacitação de recursos humanos e serve de campo para a prática de atividades curriculares na área da saúde. São instituições estratégicas para o Sistema Único de Saúde - SUS, desempenhando papel preponderante junto à comunidade, tanto em relação à assistência quanto no desenvolvimento de ensino e pesquisa. Por seu caráter de referência, concentra os pacientes mais graves, atendimento terciário com ações de média e alta complexidade, que exigem mais recursos e atenção. Na década de 80, o Ministério da Previdência e Assistência Social...
Descritores: Centros Médicos Acadêmicos
Hospitais de Ensino
Reestruturação Hospitalar
Responsável: BR1763.1 - Biblioteca
BR91.2; WX150, S239ho, 2007



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