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Id: biblio-1287949
Autor: Rocha, Ruth Cardoso; Abreu, Ingrid Moura de; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; Rocha, Silvana Santiago da; Madeira, Maria Zélia de Araújo; Avelino, Fernanda Valéria Silva Dantas.
Título: Cultura de segurança do paciente em centros cirúrgicos: perspectivas da enfermagem / Cultura de seguridad del paciente en los centros quirúrgicos: perspectivas de la enfermería / Patient safety culture in surgical centers: nursing perspectives
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03774, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar a cultura de segurança do paciente em diferentes esferas de gestão na perspectiva da equipe de enfermagem atuante em centro cirúrgico. Método Estudo transversal com 200 profissionais de enfermagem, em três centros cirúrgicos do Piauí, sendo o primeiro municipal, o segundo federal e o terceiro estadual, de janeiro a agosto de 2016, por meio da aplicação do instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture. Resultados O primeiro centro cirúrgico não apresentou área fortalecida da segurança do paciente; os outros apresentaram a dimensão "Aprendizado organizacional - melhoria contínua" (80,6%/75,6%) e "Frequência de eventos comunicados" (76,2%) como áreas fortalecidas. No primeiro, prevaleceu a nota de segurança "regular", enquanto os participantes dos segundo e terceiro julgaram a segurança do paciente como "muito boa". A maioria dos participantes dos três centros cirúrgicos (80,0%) não relatou evento adverso nos últimos 12 meses. Conclusão Os centros cirúrgicos de gestão estadual e federal obtiveram melhores notas de segurança do paciente comparados ao de gestão municipal. Assim, para uma assistência segura e eficaz, faz-se necessário que as dimensões fortalecidas em cada gestão sejam aprimoradas e as fragilizadas sejam melhoradas.

RESUMEN Objetivo Analizar la cultura de seguridad del paciente en diferentes ámbitos de gestión desde la perspectiva del equipo de enfermería que trabaja en un centro quirúrgico. Método Estudio transversal con 200 profesionales de enfermería en tres centros quirúrgicos de Piauí, el primero municipal, el segundo federal y el tercero estatal, de enero a agosto de 2016, a través de la aplicación del instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture. Resultados El primer centro quirúrgico no presentó un área reforzada de seguridad del paciente; los demás presentaron como áreas reforzadas la dimensión "Aprendizaje organizativo - mejora continua" (80,6%/75,6%) y "Frecuencia de eventos reportados" (76,2%). En la primera, prevaleció la puntuación de seguridad "regular", mientras que los participantes de la segunda y la tercera juzgaron la seguridad del paciente como "muy buena". La mayoría de los participantes de los tres centros quirúrgicos (80,0%) no informaron de ningún evento adverso en los últimos 12 meses. Conclusión Los centros quirúrgicos de gestión estatal y federal obtuvieron mejores puntuaciones de seguridad del paciente en comparación con los de gestión municipal. Por lo tanto, para una asistencia segura y eficaz, es necesario que las dimensiones fortalecidas en cada gestión se desarrollen y que las frágiles se mejoren.

ABSTRACT Objective To analyze patient safety culture in the different spheres of management in the perspective of the nursing team providing services in surgical centers. Method Cross-sectional study with 200 nursing professionals, in three surgical centers of Piauí state - one municipal, one federal, and one state - from January to August 2016 through the application of the instrument Hospital Survey on Patient Safety Culture. Results The first surgical center did not present a strengthened patient safety culture; the others presented the dimension "Organizational learning - continuous improvement" (80.6%/75.6%) and "Frequency of reported events" (76.2%) as strengthened areas. In the first, the safety score "average" was prevalent, whereas participants of the second and third judged patient safety as "very good". Most participants of the three surgical centers (80.0%) reported no adverse event in the previous 12 months. Conclusion The state and federal surgical centers obtained the best patient safety scores when compared to the municipal surgical center. Therefore, for a more effective and safe care, the strengthened dimensions in each type of management should be enhanced and the weakened ones should be improved.
Descritores: Centros Cirúrgicos
Enfermagem
Segurança do Paciente
-Cultura Organizacional
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1120156
Autor: Santos, Danilo José dos; Henriques, Silvia Helena; Leal, Laura Andrian; Soares, Mirelle Inácio; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Silva, Beatriz Regina da.
Título: A competência relacional de enfermeiros em unidades de centros cirúrgicos / Relational competence of nurses in surgical center units / Competencia relacional de enfermeras em unidades de centros quirúrgicos
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e51314, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: identificar e descrever como é desenvolvida a competência relacional no cotidiano do trabalho de enfermeiros cirúrgicos e identificar em que momento/situações o enfermeiro utiliza essa competência. Método: estudo exploratório, qualitativo. O cenário foram unidades cirúrgicas pertencentes a cinco instituições hospitalares privadas de um município no Estado de Minas Gerais e a amostra composta por 43 enfermeiros atuantes destas unidades. Foi realizada a técnica de grupo focal em 2018 e os dados foram interpretados pela análise temática indutiva. Resultados: evidenciou-se que a competência relacional se dá por meio do desenvolvimento de capacidades a serem adquiridas pelos enfermeiros, tais como o gerenciamento de conflitos, comunicação assertiva, gestão de pessoas por meio do dimensionamento de pessoal e inteligência emocional. Considerações finais: O ambiente cirúrgico demanda atividades que potencializam o desgaste físico e emocional do enfermeiro com demais membros da equipe de saúde, o que torna imprescindível o aprimoramento de capacidades/aptidões associadas a competência relacional.

Objective: to identify and describe how relational competence is developed in surgical nurses' day-to-day work and identify when and in what situations nurses use this competence. Method: qualitative, exploratory study. The scenario were surgical units at five private hospitals in a municipality in Minas Gerais, and the sample comprised 43 nurses working in these units. The focal group technique was applied in 2018 and the data were interpreted by inductive thematic analysis. Results: relational competence was found to be developed by the nurses' acquiring and developing capacities/skills, such as conflict management, assertive communication, people management by appropriate personnel scaling, and emotional intelligence. Final considerations: the surgical environment demands activities that heighten nurses' physical and emotional exhaustion, and its effects on other members of the health team, making it essential to improve capacities/skills in relational competence.

Objetivo: identificar y describir cómo se desarrolla la competencia relacional en el trabajo diario del enfermero quirúrgico e identificar cuándo y en qué situaciones el enfermero utiliza esta competencia. Método: estudio exploratorio cualitativo. El escenario fueron unidades quirúrgicas de cinco hospitales privados de un municipio de Minas Gerais, y la muestra estuvo conformada por 43 enfermeras que laboran en estas unidades. La técnica del grupo focal se aplicó en 2018 y los datos se interpretaron mediante análisis temático inductivo. Resultados: se encontró que la competencia relacional es desarrollada por las enfermeras adquiriendo y desarrollando capacidades / habilidades, tales como manejo de conflictos, comunicación asertiva, manejo de personas por escalamiento apropiado del personal e inteligencia emocional. Consideraciones finales: el ambiente quirúrgico demanda actividades que aumenten el agotamiento físico y emocional del enfermero, y sus efectos sobre otros miembros del equipo de salud, por lo que es fundamental mejorar las capacidades / habilidades en la competencia relacional.
Descritores: Enfermagem de Centro Cirúrgico
Equipe de Assistência ao Paciente
Competência Profissional
Comunicação
Relações Interpessoais
-Administração de Recursos Humanos
Centros Cirúrgicos
Brasil
Hospitais Privados
Pesquisa Qualitativa
Inteligência Emocional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1283865
Autor: Gomes, Eduardo Tavares; Assunção, Marcone César Tabosa; Galvão, Mayana Camila Barbosa; Oliveira, Jacqueline Augusta do Nascimento; Ferraz, Caline Sousa Braga; Moraes, Priscilla Glazielly dos Santos de; Souza, Cinthia Regina Albuquerque de; Silva, Mauricia Figueiroa da.
Título: Preparação de um centro cirúrgico do Nordeste do Brasil para cirurgias durante a pandemia da COVID-19 / Preparation of a surgical center in Northeast Brazil for surgeries during the COVID-19 pandemic / Preparación de un centro quirúrgico de Noreste de Brasil para cirugías durante el pandemia de COVID-19
Fonte: Rev. SOBECC;26(2):116-121, 30-06-2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Relatar a experiência da preparação do centro cirúrgico de um hospital universitário brasileiro para o atendimento de cirurgias em pacientes suspeitos e confirmados de COVID-19. Método: Relato da experiência do centro cirúrgico de um hospital universitário do Nordeste do Brasil, em março e abril de 2020, para o atendimento durante a pandemia da COVID-19. Resultados: A implementação do protocolo de atendimento a pacientes suspeitos e confirmados de COVID-19 foi realizada por meio da sua elaboração por um time de profissionais norteados por diretrizes nacionais e internacionais, treinamentos e atualizações. Os ciclos de aprimoramento permitiram que o protocolo fosse aperfeiçoado ao longo dos dois meses relatados. Barreiras e facilitadores para o processo são discutidos e estratégias são elaboradas para adequações possíveis. Conclusão: Houve adequação de protocolos assistenciais relacionados à rotina de fluxo de pacientes e da assistência em sala operatória no intuito de melhor atender os pacientes e reduzir os riscos de contaminação de outros pacientes e profissionais.

Objective: To report the experience of preparing the operating room of a Brazilian university hospital for surgeries for patients suspected and confirmed for COVID-19. Method: Experience report of the operating room of a university hospital in Northeast Brazil, conducted in March and April 2020, for care during the COVID-19 pandemic. Results: The implementation of the care protocol for suspected and confirmed cases of COVID-19 was carried out through its elaboration by a team of professionals based on national and international guidelines, training and updates. Improvement cycles allowed the protocol to be refined over the two months reported. Barriers and facilitators to the process are discussed and strategies are drawn up for possible adjustments. Conclusion: There was an adaptation of care protocols related to the routine of patient flow and care in the operating room to better serve patients and reduce the risk of contamination of other patients and professionals.

Objetivo: Informar la experiencia de la preparación del centro quirúrgico de un hospital universitario brasileño para la atención de cirugías en pacientes sospechosos y confirmados de COVID-19. Método: Informe de la experiencia del centro quirúrgico de un hospital universitario del Noreste del Brasil, en marzo y abril de 2020, para la atención durante la pandemia de COVID-19. Resultados: La implementación del protocolo de la atención a los pacientes sospechosos y confirmados con COVID fue llevada a través de la elaboración por un equipo de profesionales guiados por las directrices nacionales e internacionales, entrenamientos y actualizaciones. Los ciclos de mejora permitieron mejorar el protocolo durante los dos meses informados. Las barreras y los facilitadores para el proceso se discuten, y las estrategias son elaboradas para los ajustes posibles. Conclusión: Se adecuaron protocolos asistenciales relacionados a la rutina del flujo de pacientes y de la asistencia en centro quirúrgico, con la intención de atender mejor a los pacientes y reducir los riesgos de la contaminación de otros pacientes y profesionales.
Descritores: Centros Cirúrgicos
Protocolos
COVID-19
-Pessoal de Saúde
Pandemias
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR2499


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Alves, Debora Cristina Ignacio
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Id: biblio-1283841
Autor: Mucelini, Fernanda Cristina Fernanda Cristina; Matos, Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo; Silva, Eduardo Beserra da; Alves, Débora Cristina Ignácio; Nishiyama, Juliana Aparecida Peixoto; Oliveira, João Lucas Campos de.
Título: Clima de segurança do paciente em centro cirúrgico: avaliação pela equipe multidisciplinar / Patient safety climate surgical: team evaluation multidisciplinary / Clima de seguridad del paciente del centro quirúrgico: evaluación del equipo multidisciplinario
Fonte: Rev. SOBECC;26(2):91-98, 30-06-2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar o clima de segurança do paciente no centro cirúrgico de um hospital público de ensino, sob a ótica da equipe multidisciplinar. Método: Estudo transversal, descritivo, desenvolvido no centro cirúrgico de um hospital universitário do Paraná, Brasil. Aplicou-se a versão brasileira validada do Safety Attitudes Questionnaire/ Operating Room Version a uma amostra de 36 trabalhadores multidisciplinares. Na análise estatística descritiva, os escores acima de 75 pontos foram considerados positivos. Resultados: A média da percepção do clima de segurança multiprofissional foi de 61,8±38,8 pontos. Apenas o Fator 8, Satisfação no trabalho (82,6±23,4), e o Fator 12, Cirurgião como coordenador da equipe (77,1±27,2), alcançaram escores positivos no estudo. O pior domínio avaliado foi "percepção de estresse" (34,2±34,1). A categoria "enfermeiro assistencial" foi a que melhor avaliou o clima de segurança do paciente, mesmo sem atingir o ponto de corte. Conclusão: O clima de segurança do paciente no centro cirúrgico obteve avaliação negativa pela equipe multidisciplinar, o que indica a necessidade de revisão de processos para possível maior segurança no cuidado

Objective: To assess the patient safety climate in the surgical center of a public teaching hospital, from the perspective of the multidisciplinary team. Method: This is a cross-sectional, descriptive study developed in the surgical center of a teaching hospital located in the state of Paraná, Brazil. The Brazilian and validated version of the Safety Attitudes Questionnaire/Operating Room Version was applied to a sample of 36 multidisciplinary professionals. In the descriptive statistical analysis, scores higher than 75 points were considered positive. Results: The average perception of the multidisciplinary safety climate was 61.8±38.8 points. Only Factor 8 ­ Job satisfaction (82.6±23.4) and Factor 12 ­ Surgeon as team leader (77.1±27.2) achieved positive scores in the study. The worst domain evaluated was "Stress recognition" (34.2±34.1). The category "nursing assistants" was the one that best evaluated the patient's safety climate, even without reaching the cutoff point. Conclusion: Patient safety climate in the surgical center was negatively assessed by the multidisciplinary team, which indicates the need for reviewing processes to achieve greater safety in care.

Objetivo: Evaluar el clima de seguridad del paciente en el Centro Quirúrgico de un hospital público docente, desde la perspectiva del equipo multidisciplinario. Método: Estudio descriptivo transversal, desarrollado en el Centro Quirúrgico de un hospital universitario de Paraná, Brasil. Se aplicó la versión brasileña validada del Safety Attitudes Questionnaire / Operating Room Version a una muestra de 36 trabajadores multidisciplinarios. En el análisis estadístico descriptivo, los puntajes superiores a 75 puntos fueron considerados positivos. Resultados: La percepción media del clima de seguridad multiprofesional fue de 61,8±38,8 puntos. Solo el Factor 8- Satisfacción laboral (82,6±23,4) y el Factor 12- Cirujano como coordinador del equipo (77,1±27,2) obtuvieron puntuaciones positivas en el estudio. El peor dominio evaluado fue la "Percepción de estrés" (34,2±34,1). La categoría "Enfermero asistencial" fue la que mejor evaluó el clima de seguridad del paciente, incluso sin alcanzar el punto de corte. Conclusión: El clima de seguridad del paciente en el Centro Quirúrgico fue evaluado negativamente por el equipo multidisciplinario, lo que indica la necesidad de revisar los procesos para una posible mayor seguridad en la atención.
Descritores: Enfermagem Perioperatória
Centros Cirúrgicos
Segurança do Paciente
-Salas Cirúrgicas
Pacientes
Hospitais de Ensino
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


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Id: biblio-1283355
Autor: Sousa, Mayara Martins de; Carvalho, Rachel de.
Título: Gestão de custos no centro cirúrgico: impacto financeiro e perda de receita / Cost management at the operating room: financial impact and loss of revenue / Gestión de costos en el quirófano: impacto financiero y pérdida de ingresos
Fonte: Rev. SOBECC;26(2):84-90, 30-06-2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Elencar os materiais de maior impacto financeiro no centro cirúrgico e estimar a perda de receita que representaram para a instituição. Método: Pesquisa retrospectiva e quantitativa, com coleta em banco de dados e planilhas do centro cirúrgico e garantia da receita dos anos de 2015 e 2018 de uma instituição privada de extra porte de São Paulo. Resultados: Os materiais que causaram maior impacto financeiro foram: Sevorane®, Plasma Lyte®, manta térmica, sensor de monitor bispectral, máscara de anestesia, caneta para bisturi, perneira Sequel® e placa para bisturi. Representaram perda financeira de R$ 342.473,00 em 2015, quando ainda não havia a prática de auditoria in loco, comparada ao valor de R$ 114.157,00, em 2018, após ação de conferências em sala operatória. Conclusão: Houve benefício financeiro alcançado com a prática da auditoria in loco, com declínio de 66,6% na quantidade de materiais e medicamentos excluídos pela auditoria em razão da elevação da qualidade das anotações em prontuário.

Objective: To list the materials of greatest financial impact in the operating room and to estimate the loss of revenue they represented for the institution. Method: Retrospective and quantitative research, with collection in the database and spreadsheets of the surgical center and revenue guarantee for the years 2015 and 2018 of a private and large institution in São Paulo. Results: The materials that had the greatest financial impact were: Sevorane®, Plasma Lyte®, thermal blanket, bispectral monitor sensor, anesthesia mask, eletric scalpel pen, Sequel® leg protector, and electrosurgical plate. They represented a financial loss of BRL 342,473.00 in 2015, when there was still no on-site audit practice, compared with the amount of BRL 114,157.00, in 2018, after implementing checking initiatives in the operating room. Conclusion: There was a financial benefit achieved with the practice of on-site audit, with a 66.6% decline in the amount of materials and medicines excluded by the audit due to the enhancement in the quality of the notes found in medical records.

Objetivo: Enumerar los materiales con mayor impacto financiero en el Centro Quirúrgico y estimar la pérdida de ingresos que representaron para la institución. Método: Investigación retrospectiva y cuantitativa, con recolección en la base de datos y hojas de cálculo del Centro Quirúrgico y garantía de los ingresos para los años 2015 y 2018, de una institución privada extra grande de São Paulo. Resultados: Los materiales que causaron mayor impacto económico fueron: Sevorane®, Plasma Lyte®, Manta térmica, Sensor monitor biespectral, Máscara de anestesia, Pluma para bisturí, Perneira Sequel® y Placa para bisturí. Representaron una pérdida económica de R$ 342.473,00 en 2015, cuando aún no existía la práctica de auditoría in situ, frente al valor de R$ 114.157, en 2018, tras la acción de conferencias en el quirófano. Conclusión: Se logró un beneficio económico con la práctica de la auditoría in situ, con una disminución del 66,6% en la cantidad de materiales y medicamentos excluidos por la auditoría, debido al aumento en la calidad de las notas en las historias clínicas.
Descritores: Organização e Administração
Centros Cirúrgicos
Custos e Análise de Custo
-Pesquisa
Registros Médicos
Organizações
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


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Id: biblio-1283353
Autor: Silva, Tamires Leal da; Gomes, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes; Corgozinho, Marcelo Moreira.
Título: Nível de estresse entre profissionais de enfermagem em um centro cirúrgico / Level of stress in nursing professionals of a surgical center / Nivel de estrés en los profesionales de enfermería en un centro quirúrgico
Fonte: Rev. SOBECC;26(2):71-76, 30-06-2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar o nível de estresse entre profissionais de enfermagem em centro cirúrgico. Método: Trata-se de estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, que utilizou a Escala Bianchi de Stress para avaliar uma amostra de 50 participantes. Resultados: Houve predomínio do sexo feminino entre enfermeiros (100%) e técnicos de enfermagem (90,7%), da faixa etária entre 31 e 50 anos (76%), do tempo de formação superior a 16 anos (64%) e do tempo de atuação no centro cirúrgico acima de 16 anos (34%). Os enfermeiros apresentaram escore médio de estresse em todos os domínios, com destaque para atividades relacionadas à administração de pessoal (escore 4,47), enquanto entre os técnicos de enfermagem predominou o baixo nível de estresse, com exceção do médio nível nas atividades de funcionamento adequado da unidade (escore 3,1). Conclusão: Os enfermeiros destacaram-se pelo médio nível de estresse, enquanto os técnicos pelo baixo nível de estresse. Destaca-se a necessidade de buscar estratégias de enfrentamento dos problemas de gestão administrativa, no caso dos enfermeiros, e de funcionamento do centro cirúrgico, para os técnicos de enfermagem.

Objective: To assess the level of stress of nursing professionals in a surgical center. Method: This is a descriptive, exploratory study with a quantitative approach, based on the Bianchi Stress Scale to assess a sample of 50 participants. Results: Females were predominant among nurses (100%) and nursing technicians (90.7%), aged between 31 and 50 years (76%), with more than 16 years of training (64%) and working time in the operating room above 16 years (34%). Nurses had an medium stress score in all domains, with emphasis on activities related to personnel administration (score 4.47), while among nursing technicians, a low level of stress was more common, except for the medium level in activities related to the functioning of the unit (score 3.1). Conclusion: Nurses had a medium level of stress, while technicians had a low level of stress. It is important to seek strategies for coping with administrative management problems in the case of nurses, and the operation of the surgical center for nursing technicians.

Objetivo: Evaluar el nivel del estrese entre los profesionales de enfermería en centro quirúrgico. Método: Es un estudio descriptivo, exploratorio, con enfoque cuantitativo, que utilizó la Escala Bianchi de Stress para evaluar una muestra de 50 participantes. Resultados: Predominó el sexo femenino entre enfermeras (100%) y técnicos de enfermería (90,7%) con edades comprendidas entre 31 y 50 años (76%), tiempo de formación mayor de 16 años (64%) y tiempo en el centro quirúrgico mayor de 16 años (34%). Las enfermeras habían presentado el puntaje medio del estrese en todos los dominios, con la prominencia para las actividades relacionadas con la administración de personal (puntaje 4.47), mientras que, entre los técnicos de enfermería, predominó el nivel bajo del estrese, con la excepción del nivel medio del estrese en las actividades del funcionamiento adecuado de la unidad (puntaje 3.1). Conclusión: Las enfermeras se destacaron por su nivel medio de estrés, mientras que los técnicos, por su bajo nivel de estrés. Se destaca la necesidad de buscar estrategias para la confrontación de los problemas de la gerencia administrativa, en el caso de las enfermeras, y del funcionamiento del centro quirúrgico, para los técnicos de enfermería.
Descritores: Estresse Psicológico
Centros Cirúrgicos
Profissionais de Enfermagem
-Administração de Recursos Humanos
Adaptação Psicológica
Hospitais Públicos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR2499


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1251702
Autor: Hoffmann, Deisi Angélica; Glanzner, Cecilia Helena.
Título: Factores que interfieren en la salud del trabajador de enfermería del centro quirúrgico / Fatores que interferem na saúde do trabalhador de enfermagem do centro cirúrgico / Factors Interfering with the Nursing Worker's Health in the Surgical Center
Fonte: Rev. cuba. enferm;35(4):e3020, oct.-dic. 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Os trabalhadores de enfermagem da área cirúrgica são indispensáveis e seu trabalho é dotado de um alto grau de exigência desempenhado em unidade fechada e complexa, que por sua vez, pode influenciar de forma direta ou indireta a saúde do trabalhador atingindo-o fisicamente, psiquicamente ou socialmente. Objetivo: Identificar na literatura científica fatores que interferem na saúde dos trabalhadores de enfermagem do Centro Cirúrgico. Métodos: Revisão integrativa, com busca nas bases de dados LILACS, SCIELO, BDENF, MEDLINE, SCOPUS, CINAHL e PUBMED, com os descritores enfermagem perioperatória, enfermagem, centro cirúrgico, saúde do trabalhador e trabalho. Foram incluídas publicações científicas qualitativas e quantitativas, reflexões, levantamentos bibliográficos e estudos teóricos indexados nas bases de dados pesquisadas que abordaram a temática em questão e responderam à questão norteadora nos idiomas português, inglês e espanhol disponíveis online na íntegra, publicados no período de março de 2006 a março de 2018, totalizando uma amostra de 42 artigos. Os achados foram classificados em duas categorias, fatores que interferem na saúde física do trabalhador de enfermagem do Centro Cirúrgico, como: sobrecarga de trabalho, contaminação biológica, agravos ergonômicos e exposição a agentes físicos e químicos. E, fatores que interferem na saúde mental desses trabalhadores, como: estresse, sobrecarga de trabalho e abuso psicológico. Conclusões: O trabalho em Centro Cirúrgico tem muitas especificidades, avanços tecnológicos e terapêuticos tornando-se um tema sempre atual, essa dinâmica pode ocasionar agravos físicos e psicológicos ao trabalhador. Conhecer esses agravos, intervir na minimização dos riscos, proporciona melhor qualidade de vida ao trabalhador, qualifica a assistência e contribui na segurança do paciente(AU)

Introducción: Los trabajadores de enfermería del área quirúrgica son indispensables, su trabajo está dotado de un alto grado de exigencia desempeñado en una unidad cerrada y compleja que, a su vez, puede influenciar de forma directa o indirecta la salud del trabajador tanto física, psíquica como socialmente. Objetivo: Identificar en la literatura científica factores que interfieren en la salud de los trabajadores de enfermería del Centro Quirúrgico. Métodos: Revisión integrativa, con búsqueda en las bases de datos LILACS, ScIELO, BDENF, MEDLINE, SCOPUS, CINAHL y PUBMED, con los descriptores: enfermería perioperatoria, enfermería, centro quirúrgico, salud del trabajador y trabajo. Se incluyeron publicaciones científicas cualitativas y cuantitativas, reflexiones, estudios de literatura y estudios teóricos indexados en las bases de datos encuestadas que han abordado el tema en cuestión y han respondido a la pregunta guía en portugués, inglés y español, disponibles en línea en su totalidad, publicados entre marzo 2006 a marzo de 2018. La muestra fue de 42 artículos. Los hallazgos se clasificaron en dos categorías: 1) factores que interfieren en la salud física del trabajador de enfermería del Centro Quirúrgico, como: sobrecarga de trabajo, contaminación biológica, agravios ergonómicos y exposición a agentes físicos y químicos, y 2) factores que interfieren en la salud mental de esos trabajadores, como: estrés, sobrecarga de trabajo y abuso psicológico. Conclusiones: El trabajo en Centro Quirúrgico tiene muchas especificidades, avances tecnológicos y terapéuticos, esta dinámica puede ocasionar agravios físicos y psicológicos al trabajador. Conocer estos agravios e intervenir en la minimización de los riesgos proporciona mejor calidad de vida al trabajador, califica la asistencia y contribuye a la seguridad del paciente(AU)

Introduction: Nursing workers in the surgical area are indispensable; their work is characterized by a high degree of demand in a closed and complex unit that, in turn, can directly or indirectly influence the health of workers, physically, mentally and socially. Objective: To identify, in the scientific literature, factors that interfere with the health of the nursing workers of the Surgical Center. Methods: Integrative review, with search in the databases LILACS, ScIELO, BDENF, MEDLINE, SCOPUS, CINAHL, and PUBMED, using the descriptors enfermería perioperatoria [perioperative nursing], enfermería [nursing], centro quirúrgico [surgical center], salud del trabajador [worker's health], and trabajo [work]. Qualitative and quantitative scientific publications, reflections, literature studies and indexed theoretical studies were included in the surveyed databases that have addressed the subject in question and have answered the guiding question in Portuguese, English and Spanish, available totally online, published between March 2006 and March 2018. The sample was 42 articles. The findings were classified into two categories: 1) factors that interfere with the physical health of the nursing worker of the Surgical Center, such as work overload, biological contamination, ergonomic grievances, and exposure to physical and chemical agents; and 2) factors interfering with the mental health of these workers, such as stress, work overload, and psychological abuse. Conclusions: The work at the Surgical Center has many specificities, technological and therapeutic advances. This dynamic can cause physical and psychological injuries to the worker. Knowing these grievances and intervening in the minimization of risks provides better quality of life for the worker, qualifies the assistance, and contributes to patient safety(AU)
Descritores: Enfermagem Perioperatória/métodos
Centros Cirúrgicos
Serviços de Saúde do Trabalhador/métodos
-Literatura de Revisão como Assunto
Coleta de Dados
Bases de Dados Bibliográficas
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1281980
Autor: Fagundes, Thaís Ender; Acosta, Adriano da Silva; Gouvea, Pollyana Bortholazzi; Massaroli, Rodrigo; Rangel, Rita de Cássia Teixeira; Andrade, Patrícia Daiana.
Título: Cultura de segurança do paciente em centro cirúrgico na perspectiva da equipe de enfermagem / Cultura de seguridad del paciente en centro quirúrgico en la perspectiva del equipo de enfermería / Patient safety culture in surgical center from perspective of the nursing team
Fonte: J. nurs. health;11(2):2111219510, abr.2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a cultura de segurança do paciente em Centro Cirúrgico na perspectiva da equipe de enfermagem. Método: estudo transversal desenvolvido em dois hospitais da região sul do país, com 77 profissionais de enfermagem do Centro Cirúrgico. Os dados foram coletados entre junho e julho de 2019, por meio da aplicação do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture. Na análise e interpretação de dados foi seguido as diretrizes da Agency for Healthcare Research and Quality. Resultados: comparando os hospitais, o hospital 2 teve maior frequência de positividade na dimensão "expectativas e ações de promoção da segurança do paciente do supervisor/gerente" (p<0,001). Já para a dimensão "trabalho em equipe entre as unidades do hospital", o hospital 1 teve maior frequência (p=0,028). Conclusão: os resultados indicam que a cultura de segurança precisa ser fortalecida nos locais do estudo, com especial atenção àquelas dimensões com avaliação menos positiva.(AU)

Objective: to analyze the culture of patient safety in the operating room from the perspective of the nursing team. Method: cross-sectional study, developed in two hospitals in the southern region of the country, with 77 professionals from the nursing of the operating room. Data were collected between June and July 2019 by applying the Hospital Survey on Patient Safety Culture questionnaire. In the analysis and interpretation of the data the guidelines of the Agency for Healthcare Research and Quality were followed. Results: when compared the hospitals, Hospital 2 had a higher frequency of positivity in the dimension "expectations and actions to promote patient safety from the supervisor/manager" (p<0.001). For the dimension "teamwork between hospital units", Hospital 1 had a higher frequency (p=0.028). Conclusion: the results indicate that the safety culture needs to be strengthened in the study sites, with special attention to those dimensions with the least positive assessment.(AU)

Objetivo: analizar la cultura de seguridad del paciente en centro quirúrgico en la perspectiva equipo de enfermería. Método: estudio transversal desarrollado en dos hospitales del sur del país, con 77 profesionales de enfermería del quirófano. Los datos se recopilaron entre junio y julio de 2019 aplicando el cuestionario Hospital Survey on Patient Safety Culture. En el análisis e interpretación de los datos se siguieron las orientaciones de la Agencia de Investigación y Calidad Sanitaria. Resultados: comparando los hospitales, el Hospital 2 tuvo una mayor frecuencia de positividad en la dimensión "expectativas y acciones para promover la seguridad del paciente por el supervisor/gerente" (p<0,001). Para la dimensión "trabajo en equipo entre unidades hospitalarias", el Hospital 1 tuvo una mayor frecuencia (p=0,028). Conclusión: es necesario fortalecer la cultura de seguridad en los sitios de estudio, con especial atención a aquellas dimensiones con la evaluación menos positiva.(AU)
Descritores: Centros Cirúrgicos
Cultura Organizacional
Enfermagem
Segurança do Paciente
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1060.1 - Biblioteca do Campus Porto


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Id: biblio-1250712
Autor: Rocha, Ruth Cardoso; Abreu, Ingrid Moura de; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; Rocha, Silvana Santiago da; Madeira, Maria Zélia de Araújo; Avelino, Fernanda Valéria Silva Dantas.
Título: Cultura de segurança do paciente em centros cirúrgicos: perspectivas da enfermagem / Cultura de seguridad del paciente en los centros quirúrgicos: perspectivas de la enfermería / Patient safety culture in surgical centers: nursing perspectives
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03774, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar a cultura de segurança do paciente em diferentes esferas de gestão na perspectiva da equipe de enfermagem atuante em centro cirúrgico. Método Estudo transversal com 200 profissionais de enfermagem, em três centros cirúrgicos do Piauí, sendo o primeiro municipal, o segundo federal e o terceiro estadual, de janeiro a agosto de 2016, por meio da aplicação do instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture. Resultados O primeiro centro cirúrgico não apresentou área fortalecida da segurança do paciente; os outros apresentaram a dimensão "Aprendizado organizacional - melhoria contínua" (80,6%/75,6%) e "Frequência de eventos comunicados" (76,2%) como áreas fortalecidas. No primeiro, prevaleceu a nota de segurança "regular", enquanto os participantes dos segundo e terceiro julgaram a segurança do paciente como "muito boa". A maioria dos participantes dos três centros cirúrgicos (80,0%) não relatou evento adverso nos últimos 12 meses. Conclusão Os centros cirúrgicos de gestão estadual e federal obtiveram melhores notas de segurança do paciente comparados ao de gestão municipal. Assim, para uma assistência segura e eficaz, faz-se necessário que as dimensões fortalecidas em cada gestão sejam aprimoradas e as fragilizadas sejam melhoradas.

RESUMEN Objetivo Analizar la cultura de seguridad del paciente en diferentes ámbitos de gestión desde la perspectiva del equipo de enfermería que trabaja en un centro quirúrgico. Método Estudio transversal con 200 profesionales de enfermería en tres centros quirúrgicos de Piauí, el primero municipal, el segundo federal y el tercero estatal, de enero a agosto de 2016, a través de la aplicación del instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture. Resultados El primer centro quirúrgico no presentó un área reforzada de seguridad del paciente; los demás presentaron como áreas reforzadas la dimensión "Aprendizaje organizativo - mejora continua" (80,6%/75,6%) y "Frecuencia de eventos reportados" (76,2%). En la primera, prevaleció la puntuación de seguridad "regular", mientras que los participantes de la segunda y la tercera juzgaron la seguridad del paciente como "muy buena". La mayoría de los participantes de los tres centros quirúrgicos (80,0%) no informaron de ningún evento adverso en los últimos 12 meses. Conclusión Los centros quirúrgicos de gestión estatal y federal obtuvieron mejores puntuaciones de seguridad del paciente en comparación con los de gestión municipal. Por lo tanto, para una asistencia segura y eficaz, es necesario que las dimensiones fortalecidas en cada gestión se desarrollen y que las frágiles se mejoren.

ABSTRACT Objective To analyze patient safety culture in the different spheres of management in the perspective of the nursing team providing services in surgical centers. Method Cross-sectional study with 200 nursing professionals, in three surgical centers of Piauí state - one municipal, one federal, and one state - from January to August 2016 through the application of the instrument Hospital Survey on Patient Safety Culture. Results The first surgical center did not present a strengthened patient safety culture; the others presented the dimension "Organizational learning - continuous improvement" (80.6%/75.6%) and "Frequency of reported events" (76.2%) as strengthened areas. In the first, the safety score "average" was prevalent, whereas participants of the second and third judged patient safety as "very good". Most participants of the three surgical centers (80.0%) reported no adverse event in the previous 12 months. Conclusion The state and federal surgical centers obtained the best patient safety scores when compared to the municipal surgical center. Therefore, for a more effective and safe care, the strengthened dimensions in each type of management should be enhanced and the weakened ones should be improved.
Descritores: Enfermagem
-Centros Cirúrgicos
Cultura Organizacional
Segurança do Paciente
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1281504
Autor: Lourenção, Daniela Campos de Andrade.
Título: Adaptação transcultural e validação do Safety Attitudes Questionnaire/Operating Room Version para o contexto brasileiro / Transcultural adaptation and validation of Safety Attitudes Questionnaire/Operating Room Version to the Brazilian context.
Fonte: São Paulo; s.n; 2015. 144 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A vulnerabilidade dos pacientes, que se submetem ao procedimento cirúrgico, e a complexidade de atividades e das relações interpessoais entre as equipes cirúrgicas são consideradas elementos intervenientes na segurança do paciente. Nesse sentido, pesquisas vêm sendo conduzidas visando mensurar o clima de segurança percebido pelos profissionais, com vistas a avaliar a cultura de segurança nos serviços de saúde. Objetivo: Realizar a adaptação transcultural e a validação do Safety Attitudes Questionnaire/Operating Room Version (SAQ/OR) para o contexto brasileiro. Método: Trata-se de um estudo de cunho metodológico, de adaptação e validação de um questionário destinado a mensurar o clima de segurança em centro cirúrgico, desenvolvido em duas etapas: a primeira consistiu na tradução linguística e na adaptação cultural e a segunda na validação do instrumento. Para a tradução e adaptação transcultural o método empregado foi constituído pelas fases: tradução, síntese, retrotradução, avaliação por comitê de juízes, pré-teste com 30 sujeitos e submissão e avaliação dos relatórios pelos autores do instrumento original. Doze juízes realizaram a validação das equivalências experiencial, conteúdo, conceitual, semântica e idiomática; o índice de Validade de Conteúdo estabelecido foi a 80%. Os dados desta etapa foram coletados de agosto de 2013 a abril de 2014. A validação de constructo do instrumento foi realizada pela análise fatorial exploratória e a análise da confiabilidade por meio do alpha de Cronbach.O questionário foi aplicado a uma amostra de 590 profissionais de saúde atuantes em centro cirúrgico, em quatro hospitais do Município de São Paulo. O período de coleta de dados foi de maio a agosto de 2014. Resultados: As etapas de tradução e retrotradução foram consideradas adequadas e a avaliação pelos juízes apresentou os seguintes resultados para as equivalências: experiencial 82,3%, de conteúdo 82,8%, conceitual 85%, de semântica 85,2% e idiomática 85,5%. A análise fatorial exploratória resultou em um questionário com 40 assertivas, sendo 30 alocadas em seis domínios, a saber: clima de segurança, percepção da gerência, percepção do estresse, condição do trabalho, comunicação no ambiente cirúrgico e percepção do desempenho profissional. Dez assertivas foram agrupadas em fatores que apresentaram alpha de Cronbach inferior a 0,50 e baixa correlação ao item total; assim não foram descritas como domínio. A versão adaptada mostrou-se confiável, obtendo o valor geral do alpha de Cronbach de 0,87. O domínio comunicação no ambiente cirúrgico apresentou o menor valor de alpha 0,59; nos outros cinco domínios os valores variaram de 0,71 a 0,82. Conclusões: Os achados desta pesquisa produziram a versão brasileira do questionário, denominada SAQ/Centro Cirúrgico, a qual foi adaptada e validada na amostra estudada. Contudo, recomenda-se a aplicação do questionário em outras instituições do país para proceder a novas análises psicométricas.

The vulnerability of patients, who have underwent a surgical procedure, the complexity of activities and the interpersonal relationships between surgical teams are considered intervening elements for patient safety. Thus, researches are being conducted aiming to measure the safety climate perceived by professionals, directed towards evaluation of the safety climate in healthcare services. Objective: Do the transcultural adaptation and validation of Safety Attitudes Questionnaire/Operating Room Version to Brazilian context. Method: This is a study, with methodological emphasis, of the adaptation and validation of a questionnaire intended for measuring the safety climate in surgical centers, and developed in two stages: the first was the linguistics translation and cultural adaptation, and the second was instrument validation. For the translation and transcultural adaptation, the method employed was constituted by the steps: translation, synthesis, retrotranslation, evaluation by a judges committee, pretesting with 30 subjects, and submittal to and evaluation of the reports by the authors of the original instrument. Twelve judges have executed the experiential, content, conceptual, semantics and idiomatic equivalences; the index defined for content validity was 80%. The data for this stage was collected from August 2013 to April 2014. The instrument construct validation was done through exploratory factor analysis and the reliability analysis through Cronbachs alpha.The questionnaire was applied to a sample of 590 health professionals working in surgical centers in four hospitals of the municipality of São Paulo. The data collection period went from May to August 2014. Results: The stages of translation and retrotranslation were considered proper, and the judges evaluation presented the following results for the equivalences: experiential 82.3%, content 82.8%, conceptual 85%, semantics 85.2%, and idiomatic 85.5%. The exploratory factor analysis resulted in a questionnaire with 40 statements, 30 of them assigned to six domains, that is: safety climate, management perception, stress perception, working conditions, communications in the surgical environment and professional performance perception. Ten statements were grouped in factors presenting Cronbachs alpha less than 0.50 and low correlation with the total item; thus, they were not described as a domain. The adapted version has proven reliable, reaching a general value of 0.87 for Cronbachs Alpha. The domain Communications on Surgical Environment presented the less value of 0.59 for Alpha; on the other domains the values varied from 0.71 to 0.82. Conclusions: The findings of this research resulted in a Brazilian version of the questionnaire, called SAQ/Centro Cirúrgico (SAQ/Surgical Center), which was adapted and validated through the studied sample. However, we recommend applying the questionnaire in other institutions of the country to do new psychometric analyses.
Descritores: Estudo de Validação
-Centros Cirúrgicos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1



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