Base de dados : LILACS
Pesquisa : N02.278.192 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 21 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 3 ir para página          

  1 / 21 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Botazzo, Carlos
Texto completo
Id: biblio-1043370
Autor: Pezzato, Luciane Maria; Botazzo, Carlos; L'Abbate, Solange.
Título: O diário como dispositivo em pesquisa multicêntrica / Diary as a device in multicenter research
Fonte: Saúde Soc;28(3):296-308, jul.-set. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo vincula-se a uma pesquisa multicêntrica realizada entre 2013 e 2015 em quatro diferentes cenários: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Recife. Tem como objetivo apresentar o diário de pesquisa como um dispositivo da Análise Institucional, que possibilitou explorar diferentes dimensões do vivido pelos diaristas-pesquisadores, bem como restituir a análise de implicações que se cruzaram nos movimentos provocados nas e pelas experienciações deste projeto multicêntrico, registradas nos diários. O uso de diário no trabalho de campo foi prática corrente entre os membros da equipe do projeto. A produção do registro em forma de diários, na perspectiva da Análise Institucional, possibilita a análise das implicações dos pesquisadores, opondo-se à ideia de neutralidade do sujeito na pesquisa. Como dispositivo da intervenção, os diários de pesquisa permitiram a articulação entre os diaristas-pesquisadores dos quatro cenários com seus diferentes saberes e experiências, no cotidiano da saúde bucal, acionando heterogeneidades e os provocando a escreverem, refletindo sobre suas atividades na clínica e, sobretudo, a compartilharem a escrita dessas experienciações vividas com os demais, o que produziu efeitos nos processos de inovação da clínica.

Abstract This article is linked with a multicenter study conducted from 2013 to 2015 in four different scenarios or cities: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, and Recife. It aims to present the use of Research Diary (RD) as a device of the Institutional Analysis, which made it possible to explore different dimensions of experiences of diary researchers and restore the analysis of the implications that have occurred in the movements provoked in and through the experiences of this multicenter project. The use of research diary in fieldworks was common practice among project team members. The production of records as diaries, from the perspective of Institutional Analysis, made it possible to analyze the implications of the researchers, opposing the idea of subject neutrality in the research. As an interventional device, research diaries allowed an articulation between diary researchers of the four scenarios with their different knowledge and experiences, in daily buccal health, triggering heterogeneities and encouraging them to write, reflecting on their activities in the clinic, and above all, to share the writing of these experiences with others, which has had an effect on the clinical innovation processes.
Descritores: Saúde Bucal
Saúde Pública
Diário
Instituições Odontológicas
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  2 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1145374
Autor: Costa, Jean Carlo Rodrigues da; Martins, Milene A. T. Saar; Rodrigues, Luciana Villela.
Título: O cuidado no atendimento às crianças no consultório odontológico frente à pandemia da COVID-19 / Dental care for children in dental clinics faced with the COVID-19 pandemic
Fonte: Arq. odontol;56:1-9, jan.-dez. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: O presente trabalho visa orientar o odontólogo sobre as novas regras de uso de EPIs, normas de biossegurança, técnicas odontológicas utilizadas no atendimento da criança, para que possamos realizar os procedimentos odontológicos com segurança antes, durante e após a pandemia da COVID-19. Métodos: Após busca em diversos bancos de dados (Google, SciELO, Bireme, Portal de Periódicos da CAPES, PubMed), em 30/03/2020, 21 artigos relacionados ao atendimento odontológico durante a pandemia foram selecionados. O critério de inclusão dos artigos foi se relacionar às normas específicas de biossegurança para o atendimento odontológico durante a pandemia, especialmente em crianças. Resultados: Vinte e um artigos foram incluídos no trabalho sendo sete deles, específicos do atendimento odontopediátrico. As consultas odontopediátricas devem ser marcadas de forma espaçada, evitando o encontro de pessoas na sala de espera. A criança deve vir acompanhada de apenas um acompanhante. Algumas barreiras devem ser usadas nas crianças como máscara, gorro e óculos. O odontólogo deve usar máscara N95 e protetor facial, além dos outros EPI's. Previamente ao atendimento, bochecho de peróxido de hidrogênio a 1% deve ser realizado pela criança. Técnicas operatórias (ART, aplicação de diamino fluoreto de prata e técnica Hall) que gerem menos aerossóis dever ser priorizadas. Se necessário o uso de baixa e alta rotação, estas deverão ser com sistema anti-reflexo e esterilizadas a cada paciente. Um intervalo de 1 a 2 horas deve ser dado entre pacientes, permitindo a ventilação da sala, diminuição dos aerossóis e desinfecção de todo o ambiente clínico. Conclusão: A pandemia do COVID-19 se tornou um risco ocupacional para odontólogos, crianças e responsáveis. Para evitar contágio e transmissão da doença, os odontólogos devem se capacitar por meio de informações seguras e cumprir as normas de biossegurança sugeridas.

Aim: The present work aims to guide the dentist as regards the new rules for the use of PPEs, biosafety standards, and dental techniques used in pediatric dental care, so that we can safely perform dental procedures before, during, and after the COVID-19 pandemic. Methods:After searching several databases (Google, SciELO, Bireme, Portal de Periódicos da CAPES, PubMed), on March 30, 2020, 21 articles related to dental care during the pandemic were selected. The inclusion criteria for the articles was to relate to specific biosafety standards for dental care during the pandemic, especially in children. Results: Twenty-one articles were included in the work, with seven of these specifically treating pediatric dental care. Dental appointments should be scheduled in a staggered manner, avoiding the meeting of people in the waiting room. The child must be accompanied by only one family member or guardian. Some barriers should be used with children, such as a mask, hat, and glasses. The dentist must wear an N95 mask and face shield, in addition to the other PPEs. Before attending, 1% hydrogen peroxide mouthwash must be used by the child. Operative techniques (ART, application of silver diamine fluoride and Hall technique), which generate less aerosols, should be given priority. If the use of low and high speed is necessary, they must be with an anti-reflective system and sterilized for each patient. An interval of 1 to 2 hours must be given between patients, allowing for the ventilation of the room, a reduction in aerosols, and the disinfection of the entire clinical environment. Conclusion: The COVID-19 pandemic has become an occupational hazard for dentists, children, and guardians. To avoid contagion and transmission of the disease, dentists must train themselves through secure information and comply with the suggested biosafety rules.
Descritores: Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Contenção de Riscos Biológicos
Instituições Odontológicas
Odontólogos
Pandemias/prevenção & controle
-Saúde do Trabalhador
Assistência Odontológica
Assistência Odontológica para Crianças
Limites: Criança
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca


  3 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-565330
Autor: Silva Reggiardo, Eduardo.
Título: Sin historia no hay identidad / Without history there is no identity
Fonte: Odontol. pediatr. (Lima);8(1):3-3, ene.-jun. 2009.
Idioma: es.
Descritores: Instituições Odontológicas
Odontopediatria
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  4 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1110564
Autor: Heredia Azerrad, Carlos Alberto.
Título: Instituto Pedro Martinelli / Institute Pedro Martinelli
Fonte: Rev. estomatol. Hered;9(1/2):49-49, ene.-dic. 1999.
Idioma: es.
Descritores: Instituições Odontológicas
Odontologia
Odontólogos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Biografia
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  5 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-440856
Autor: Dammenhain, Rui de Andrade.
Título: Estabelecimentos de assistência odontológica: tema 6 / Dental Care establishment: topic 6
Fonte: In: São Paulo(Estado). Secretaria da Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Centro de Vigilância Sanitária. Curso básico em vigilância sanitária: Unidade didático pedagógica VI: v.2. São Paulo, s.n, out. 1998. p.53-110, ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Assistência Odontológica
Fiscalização e Controle de Instalações
Instalações de Saúde
Vigilância Sanitária
-Clínicas Odontológicas
Instituições Odontológicas
Tipo de Publ: Aula
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA19, A239cb, 1998


  6 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-932972
Autor: São Paulo(Estado) Secretaria da Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Centro de Vigilância Sanitária. Divisão de Serviços de Saúde.
Título: Curso de vigilância sanitária em estabelecimentos de assistência odontológica.
Fonte: São Paulo; s.n; out. 2002. [58] p. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Assistência Odontológica
Instituições Odontológicas
Fiscalização e Controle de Instalações
Vigilância Sanitária
Capacitação em Serviço
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA19, S239o, 2002


  7 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1050536
Autor: Sanmartín Junior, Juan B.
Título: Los pacientes también son clientes / Patients are clients too
Fonte: Rev. Fundac. Juan Jose Carraro;23(43):54-56, 2019. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El propósito de este artículo es señalar que los pacientes también son clientes y que en realidad las decisiones las toman basadas en factores emocionales y no en los fríos y lógicos datos provenientes de los diagnósticos que hacen los Odontólogos. Cosas como el trato, servicio excepcional al paciente-cliente, conseguirán más la aceptación de tratamiento, que la pericia clínica (AU)

The purpose of this article is to point out that patients are clients also, and that in reality they take their decisions based on emotional factors and not on the cold and logical facts resulting from the diagnosis made by Dentists. Things such as exceptional service, patient-customer service will achieve more treatment acceptance than the clinical skills (AU)
Descritores: Satisfação do Paciente
Instituições Odontológicas
Relações Dentista-Paciente
-Qualidade da Assistência à Saúde
Marketing de Serviços de Saúde
Assistentes de Odontologia
Limites: Humanos
Responsável: AR29.1 - Biblioteca


  8 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-879687
Autor: Silva, Alexandre Policarpo da; Dutra, Laio da Costa; Martins, Yuri Victor de Medeiros; Araújo, Hérvora Santuzza Pereira; Seabra, Eduardo José Guerra.
Título: Cobertura da atenção secundária em saúde bucal no Rio Grande do Norte (RN) à perspectiva do Decreto 7508/2011 e do GraduaCEO / Coverage of oral secondary health care in the State of Rio Grande do Norte (RN) in the light of the Decree 7508/2011 and the GraduaCEO
Fonte: Rev. ABENO;15(2):65-73, 2015. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: No Brasil, a Política de Saúde Bucal ao longo da história passou por mudanças significativas em sua forma de prestar assistência, chegando aos dias atuais regida pelo Decreto 7.508/2011, que traz em sua essência a regionalização como forma de aprimorar os serviços de saúde pública. Para se obter assistência resolutiva é necessário prestar serviços nos diferentes níveis hierárquicos do sistema. No que se refere à saúde bucal, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) se mostra como uma importante ferramenta em atenção secundária para propiciar a integralidade da assistência. O objetivo deste estudo é avaliar a distribuição geográfica dos CEOs do Estado do Rio Grande do Norte, assim como sua série histórica de produção, a fim de aferir a possibilidade de se ter resolutividade com o processo de regionalização da assistência, relacionando os achados com o mais novo componente da Política Nacional de Saúde Bucal, o GraduaCEO. Houve evolução no número de CEOs e de procedimentos em atenção secundária no estado. Apesar de todas as regiões do RN terem a presença de CEOs, o percentual médio de cobertura municipal é de 12,6%, variando de 8% a 80% por região, indicando a necessidade de se rever o planejamento das ações e serviços da rede de saúde bucal, levando em conta a possibilidade de implantação do GraduaCEO (AU).

The Brazilian oral health assistance model has undergone significant changes throughout history. Nowadays, the model is governed by Decree 7,508/2011, which brings in its essence regionalization as a way to improve public health services. To obtain resolutive care is necessary to provide services in different hierarchical levels of the system. With regard to oral health, the Center for Dental Specialties (Centro de Especialidades Odontológicas - CEO) is an important tool in the secondary health care level to provide comprehensive care. This study evaluate the geographical distribution of CEOs in the Rio Grande do Norte (RN) state, as well as its historical productivity data in order to assess the possibility of having resoluteness in the regionalization process of assistance and to relate the findings with the newest component of the National Oral Health Policy, the GraduaCEO. There was an increase in the number of CEOs and dental procedures in secondary care in the RN state. The data collected show CEOs in all RN regions, with an average of municipal coverage of 12.6%, ranging from 8% to 80% by region. These data indicate the need to review the planning of actions and oral health services network, taking into account the possibility of implementation of GraduaCEO (AU).
Descritores: Instituições Odontológicas
Serviços de Saúde Bucal
Políticas Públicas de Saúde
Atenção Secundária à Saúde
-Brasil
Interpretação Estatística de Dados
Estudos de Avaliação como Assunto/métodos
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


  9 / 21 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Moimaz, Suzely Adas Saliba
Id: biblio-863759
Autor: Moimaz, Suzely Adas Saliba.
Título: Estudo sobre o perfil profissional dos cirurgiões-dentistas formados pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP, no período de 1989 a 1999 / Study of the surgeon-dentists professional profile graduated at Araçatuba Dental School - Unesp, in the period from 1989 to 1999.
Fonte: Araçatuba; s.n; 2003. 153 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araçatuba para obtenção do grau de Livre-Docência.
Descritores: Odontologia
Educação
Educação em Odontologia
Odontologia Geral
-Instituições Odontológicas
Responsável: BR186.1 - Biblioteca Honório Monteiro
BR186.1


  10 / 21 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-851858
Autor: Ribeiro, Marco Túlio de Freitas; Pedroso, Maria Auxiliadora Guerra; Cardoso, Janaína Rodrigues; Pires, Regina Coeli Cançado Peixoto.
Título: Necessidade de atendimento odontológico ao idoso institucionalizado: relato dos coordenadores das instituições de Belo Horizonte / Institutionalized elderly´s needs and dental treatment: coordinator from the institutions of Belo Horizonte report
Fonte: JBG J. bras. odonto;2(4):20-27, jan.-mar. 2006. graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as principais necessidades dos idosos institucionalizados, o local onde ocorre o atendimento, as dificuldades de acesso e satisfação com o Sistema Único de Saúde (SUS), segundo relato dos coordenadores das instituições de longa permanência (ILP). Foram entrevistados 27 coordenadores de instituições de longa permanência filantrópicas em Belo Horizonte - MG. Utilizou-se na coleta de dados deste trabalho de um questionário estruturado testado em estudo piloto. Após a pré-testagem, o instrumento foi adaptado e três pesquisadoras calibradas aplicaram o questionário por meio de telefone aos coordenadores que consentiram em participar do estudo. Observou-se que em 56% das instituições os idosos não possuíam seguro saúde com cobertura odontológica. Em relação ao local de atendimento dos idosos, 42% dos coordenadores relatou utilizar o SUS. Questionados sobre as necessidades de atendimento dos idosos, 44% relatou dor e 15% problemas com próteses. Quanto à satisfação com a rede SUS, 37% dos coordenadores mostrou infatisfação e o percentual de não respostas foi de 52%
Descritores: Assistência Odontológica para Idosos
Instituições Odontológicas
Inquéritos e Questionários
-Administradores de Instituições de Saúde
Sistema Único de Saúde
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico



página 1 de 3 ir para página          
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde