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Pesquisa : N02.278.216.500.968.565 [Categoria DeCS]
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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-952394
Autor: Azevedo, Creuza da Silva; Miranda, Lilian; Sá, Marilene de Castilho; Grabois, Victor; Matta, Gustavo; Cunha, Marcela.
Título: Entre protocolos e sujeitos: qualidade do cuidado hospitalar em um serviço de hematologia / Between protocols and subject: quality of hospital care in a hematology service / Entre protocolos e individuos: calidad del cuidado hospitalario en un servicio de hematología
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);34(6):e00043817, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: No artigo, apresentamos parte dos resultados do estudo desenvolvido no Hospital Edgar Santos, da Universidade Federal da Bahia (HUPES), que analisou a experiência de melhoria da qualidade da assistência em um contexto de acreditação hospitalar. O artigo volta-se para o serviço de hematologia e tem seu foco na qualidade do cuidado e processos intersubjetivos. A investigação foi pautada na perspectiva qualitativa, empregando-se entrevistas e observação. Do ponto de vista teórico, os trabalhos de Campos, Cecílio e Merhy reconhecem a natureza complexa do cuidado em saúde, sua dimensão micropolítica e intersubjetiva, e a capacidade dos profissionais de produção de sentidos e de criatividade. Para compreender os processos de articulação psicossocial e de mobilização subjetiva dos profissionais empregamos conceitos da psicossociologia francesa de Enriquez e da psicodinâmica do trabalho de Dejours. A análise foi organizada em três eixos: articulação psicossocial e o imaginário de autogestão; vínculo e afeto: singularização do cuidado e clínica do sujeito; trabalho real e equipe de saúde. Destacamos como uma das principais conclusões a constituição de um imaginário de autogestão, expresso no compartilhamento de projetos, expectativas e algumas formas de interpretar e operar a realidade, que têm por base representações, afetivamente investidas, de autonomia e unidade. Ao lado de elementos técnicos, como protocolos, é realçado o julgamento profissional, próprio à dimensão intersubjetiva, permitindo a singularização do cuidado. Compreendemos que na cena assistencial o trabalho real é atravessado por ajustes que demonstram a cooperação entre os profissionais.

The article presents partial results of a study at Hospital Edgar Santos, Universidade Federal da Bahia (HUPES), Brazil, analyzing the service's experience with improvement in quality of care within a context of hospital accreditation. The article focuses on the hematology service and specifically its quality of care and intersubjective processes. The study adopted a qualitative approach, using interviews and observation. From the theoretical point of view, the work of Campos, Cecílio, and Merhy acknowledge healthcare's complex nature and micropolitical and intersubjective dimension and the capacity of health professionals to produce meanings and practice creativity. To understand the health professionals' processes of psychosocial linkage and subjective mobilization, we drew on concepts from the French school of psychosociology (Enriquez) and Dejours' psychodynamics of work. The analysis was organized along three lines: psychosocial linkage and the imaginary of self-management; bonding and affect: singularity of the subject's care and clinical case; real work and the healthcare team. One of the main conclusions is the building of a self-management imaginary, expressed in shared projects, expectations, and some forms of interpreting and operating reality, based on affectively invested representations of autonomy and unity. Alongside technical elements such as protocols, the article highlights professional judgment, proper to the intersubjective dimension, fostering the singularity of care. In our view, the real work in the patient care scene is traversed by adjustments that demonstrate team cooperation.

En este artículo presentamos parte de los resultados del estudio desarrollado en el Hospital Edgar Santos, de la Universidad Federal de Bahía (HUPES), que analizó la experiencia de mejora de la calidad de la asistencia en un contexto de acreditación hospitalaria. El artículo se dirige al servicio de hematología y centra su atención en la calidad del cuidado y procesos intersubjetivos. La investigación fue pautada desde la perspectiva cualitativa, empleando entrevistas y observación. Desde el punto de vista teórico, los trabajos de Campos, Cecílio y Merhy reconocen la naturaleza compleja del cuidado en salud, su dimensión micropolítica e intersubjetiva, y la capacidad de los profesionales para producir nuevos significados y ser creativos. Para comprender los procesos de articulación psicosocial y de movilización subjetiva de los profesionales empleamos conceptos de la psicosociología francesa de Enríquez y de la psicodinámica del trabajo de Dejours. El análisis se organizó en torno a tres ejes: articulación psicosocial e imaginario de autogestión; vínculo y afecto: singularización del cuidado y clínica del sujeto; trabajo real y equipo de salud. Destacamos como una de las principales conclusiones: la constitución de un imaginario de autogestión, traducido en compartir proyectos, expectativas y algunas formas de interpretar y manejar la realidad, que tienen como base representaciones, afectivamente invertidas, de autonomía y unidad. Junto a elementos técnicos, como los protocolos, se realza el juicio profesional, propio de la dimensión intersubjetiva, permitiendo la singularización del cuidado. Comprendemos que en la escena asistencial el trabajo real está cruzado por ajustes que demuestran la cooperación entre los profesionales.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde/organização & administração
Administração dos Cuidados ao Paciente/organização & administração
Protocolos Clínicos/normas
Hematologia/organização & administração
Administração Hospitalar/métodos
-Administração de Recursos Humanos em Hospitais/métodos
Qualidade da Assistência à Saúde/normas
Administração dos Cuidados ao Paciente/normas
Brasil
Fluxo de Trabalho
Acreditação/normas
Acreditação/organização & administração
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1090086
Autor: Gómez Torres, Danelia; Gómez Alcántara, Karla Sofìa; Calderon Miranda, Margarita; Bernardino, Elizabeth.
Título: Del conocimiento a la práctica: integración de equipos de trabajo por supervisora de Enfermería / From knowledge to practice: integration of work teams by nursing supervisor / Do conhecimento á pratica: integração de equipes de trabalho por supervisora de enfermagem
Fonte: Enferm. actual Costa Rica (Online) = Rev. electron. enferm. actual Costa Rica;(38):45-60, Jan.-Jun. 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Esta investigación tuvo por objetivo determinar las estrategias de la enfermera supervisora en la integración de equipos de trabajo de enfermería en una institución hospitalaria. Se trata de una investigación cualitativa realizada en un hospital de segundo nivel de atención, entre agosto de 2017 y julio de 2018. Se aplicó una entrevista individual a 10 enfermeras supervisoras de dicha institución. El análisis se efectuó mediante la técnica cromática y el análisis de contenido; la discusión se elaboró con base en el contraste de los datos obtenidos con la teoría de los Roles de Equipo de Belbin. Se presentan en categorías y subcategorías relacionadas con las características del talento humano de enfermería: nivel de conocimientos, habilidades técnicas, personalidad, habilidades interpersonales y equipos de alto desempeño. Se identificaron las estrategias que las supervisoras de enfermería utilizan al integrar equipos de trabajo.

Abstract This research aimed to determine the strategies of the supervising nurse in the integration of nursing work teams in a hospital institution. This is a qualitative investigation carried out in a second level hospital, between August 2017 and July 2018. An individual interview was applied to 10 supervising nurses of that institution. The análisis was carried out using the chromatic technique and the content analysis; the discussion was developed based on the contrast of the data obtained with the Belbin Team Roles theory. They are presented in categories and subcategories related to the characteristics of human nursing talent: level of knowledge, technical skills, personality, interpersonal skills and high performance teams. Strategies that nursing supervisors use when integrating work teams were identified.

Resumo Esta pesquisa teve como objetivo determinar as estratégias do enfermeiro supervisor na integração de equipes de trabalho de enfermagem em uma instituição hospitalar. Trata-se de uma investigação qualitativa realizada em um hospital de segundo nível, entre agosto de 2017 e julho de 2018. Foi aplicada uma entrevista individual a 10 enfermeiros supervisores dessa instituição. A análise foi realizada utilizando a técnica cromática e a análise de conteúdo; a discussão foi desenvolvida com base no contraste dos dados obtidos com a teoria dos papéis da equipe de Belbin. São apresentados em categorias e subcategorias relacionadas às características do talento humano em enfermagem: nível de conhecimento, habilidades técnicas, personalidade, habilidades interpessoais e equipes de alto desempenho. Estratégias que os supervisores de enfermagem usam ao integrar equipes de trabalho foram identificadas.
Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Enfermagem
Supervisão de Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Id: biblio-960805
Autor: Vandresen, Lara; Pires, Denise Elvira Pires de; Lorenzetti, Jorge; de Andrade, Selma Regina.
Título: Classificação de pacientes e dimensionamento de profissionais de enfermagem: contribuições de uma tecnologia de gestão / Clasificación de pacientes y dimensionamiento de profesionales de enfermería: contribuciones para una tecnología de gestión / Classification of patients and nursing staff's sizing: contributions of a management technology
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e20170107, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Aplicar recursos da tecnologia PRAXIS® para classificação de pacientes e dimensionamento de profissionais de enfermagem em unidade de internação de hospital universitário. METODO Pesquisa Convergente Assistencial seguindo as fases de concepção e instrumentação - definidos tema e objetivo da pesquisa, realização em uma unidade hospitalar de clínica médica envolvendo 633 participantes; perscrutação - classificação dos pacientes durante 30 dias de junho de 2016, seguido de dimensionamento; análise e interpretação dos resultados-elaborada com suporte da teorização de gestão em enfermagem hospitalar. RESULTADOS Realizadas 633 classificações e encontrados 29,38% pacientes em cuidados mínimos, 35,71% cuidados intermediários, 33,02% alta dependência, 1,42% semi-intensivos e 0,47% cuidados intensivos. Para realização do dimensionamento utilizou-se duas referências; em ambas a equipe disponibilizada mostrou-se deficitária. CONCLUSÃO Classificação de pacientes e dimensionamento de profissionais de enfermagem estão diretamente relacionados, são indispensáveis para gestão em enfermagem e de difícil realização cotidiana. Tecnologias informatizadas são úteis para realização destas atividades.

Resumen OBJETIVO aplicar recursos de la tecnología PRAXIS® para la clasificación y dimensionamiento de profesionales de enfermería en una unidad de internación de un hospital universitario. MÉTODO investigación convergente asistencial, siguiendo las etapas de concepción e instrumentación - definidos el tema y objetivo de la investigación, realización en una unidad hospitalaria de clínica médica involucrando a 633 participantes; escrutación - clasificación de los pacientes durante 30 días de junio de 2016, seguida de dimensionamiento. Análisis e interpretación de los resultados elaborados con soporte de la teorización de gestión en enfermería hospitalaria. RESULTADOS se realizaron 633 puntuaciones y se encontraron 29,38% pacientes en cuidados básicos, 35,71% en cuidados intermedios, 33,02% en alta dependencia, 1,42% en semi-intensivos, y 0,47% en cuidados intensivos. Para realizar el dimensionamiento, se utilizaron dos referencias. En ambos el equipo disponible se mostró deficiente. CONCLUSIÓN la clasificación de pacientes y el dimensionamiento de los profesionales de enfermería están directamente vinculados, son indispensables para la gestión en enfermería y de difícil realización cotidiana. Las tecnologías informatizadas son útiles para realizar estas actividades.

Abstract OBJECTIVE Applying PRAXIS® technology resources for patient classification and nursing professional sizing in university hospital inpatient unit. METHOD Convergent Care Research following the design and instrumentation phases - defined the research theme and purpose, performed in a medical clinic hospital unit involving 633 participants; scrutiny - classification of patients during 30 days of June 2016, followed by sizing, analysis and interpretation of the results - elaborated with the support of the management theorization in hospital nursing. RESULTS Amongst the total of 633 classifications made, 29.38% were patients in minimal care, 35.71% were intermediate care patients, 33.02% were highly dependent, 1.42% were semi-intensive and 0.47% were in intensive care. Two references were used to carry out the sizing; in both the available team showed to be in deficit. CONCLUSION The classification of patients and the sizing of nursing professionals are directly related, they are indispensable for management in nursing and difficult to perform daily. Computerized technologies are useful for performing these activities.
Descritores: Pacientes/classificação
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/provisão & distribução
-Pacientes/estatística & dados numéricos
Administração de Recursos Humanos em Hospitais/métodos
Qualidade da Assistência à Saúde
Software
Brasil
Gravidade do Paciente
Número de Leitos em Hospital
Unidades Hospitalares/estatística & dados numéricos
Unidades de Terapia Intensiva/estatística & dados numéricos
Assistentes de Enfermagem/organização & administração
Assistentes de Enfermagem/provisão & distribução
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/organização & administração
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1051331
Autor: Menegaz, Jouhanna do Carmo; Fontes, Victoria Malcher Silva.
Título: Executive coaching para desenvolvimento de competências de enfermeiras líderes / Executive coaching to the development of competences of nurse leaders / Coaching ejecutivo para el desarrollo de habilidades de enfermeras líderes
Fonte: REME rev. min. enferm;24:e-1281, fev.2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar o desenvolvimento de competências individuais de enfermeiras líderes em sessões de peer coaching. Método: estudo qualitativo, descritivo e analítico, realizado em hospital universitário do Norte do Brasil. Participaram oito enfermeiras gerentes de unidades assistenciais e técnicas. Os dados foram coletados no decorrer e após as sessões de peer coaching, por meio de observação não participante, documentos e entrevista. Posteriormente, foram reunidos e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultado: realizaram-se 25 sessões. A partir do estado atual, elegeram-se um estado desejado e a competência ou habilidade relacionada. Foram eleitas: resolução de conflitos, supervisão, organização, processo administrativo, delegação, liderança, trabalho em equipe, tomada de decisão, comunicação e educação permanente. As competências foram avaliadas com desenvolvimento ausente, parcial ou integral. Conclusão: os resultados sugerem que, independentemente de os dados objetivos e subjetivos poderem classificar o desenvolvimento de competências, o despertar da consciência, a conduta de responsabilização e o processo de reflexão da experiência são avanços individuais e, consequentemente, organizacionais. Ressalta-se que o desenvolvimento de competências e a implementação de mudanças são possíveis com coaching. O processo modificou a percepção das enfermeiras, motivou e foi positivo, mesmo em cenário adverso.(AU)

Objective: to analyze the development of individual skills of leading nurses in peer coaching sessions. Method: qualitative, descriptive and analytical study, carried out in a university hospital in Northern Brazil. Eight nurse managers of care and technical units participated. Data were collected during and after peer coaching sessions, through nonparticipant observation, documents and interviews. Subsequently, they were gathered and analyzed using the content analysis technique. Result: 25 sessions were held. From the current state, a desired state and the related competence or skill were chosen. They were elected: conflict resolution, supervision, organization, administrative process, delegation, leadership, teamwork, decision making, communication and permanent education. Competences were assessed with absent, partial or integral development. Conclusion: the results suggest that, regardless of whether objective and subjective data can classify the development of competences, the awakening of consciousness, the conduct of accountability and the process of reflection of the experience are individual and, consequently, organizational advances. It is emphasized that the development of skills and the implementation of changes are possible with coaching. The process changed the nurses' perception, motivated and was positive, even in an adverse scenario. (AU)

Objetivo: analizar el desarrollo de las habilidades individuales de enfermeras líderes en sesiones de peer coaching. Método: estudio cualitativo, descriptivo y analítico realizado en un hospital universitario del norte de Brasil. Participaron ocho enfermeras gerentes de unidades de atención y técnicas. Los datos se recogieron durante y después de las sesiones de peer coaching, a través de la observación no participante, documentos y entrevistas. Posteriormente, se reunieron y analizaron utilizando la técnica de análisis de contenido. Resultado: se realizaron 25 sesiones. Del estado actual, se eligió un estado deseado y la competencia o habilidad relacionada. Se eligieron: resolución de conflictos, supervisión, organización, proceso administrativo, delegación, liderazgo, trabajo en equipo, toma de decisiones, comunicación y educación permanente. Las competencias se evaluaron con desarrollo ausente, parcial o integral. Conclusión: los resultados sugieren que, independientemente de si los datos objetivos y subjetivos pueden clasificar el desarrollo de competencias, el despertar de la conciencia, la conducta de la responsabilidad y el proceso de reflexión de la experiencia son avances individuales y, en consecuencia, organizacionales. Se enfatiza que el desarrollo de habilidades y la implementación de cambios son posibles con el coaching. El proceso cambió la percepción de las enfermeras, motivó y fue positivo, incluso en un escenario adverso. (AU)
Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Competência Profissional
Capacitação Profissional
Tutoria
Enfermeiras Administradoras
-Educação em Enfermagem
Hospitais Universitários
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: lil-468449
Autor: Organización Panamerica de la Salud.
Título: Percepción del Sistema de Residencia en Paraguay: Seciones de Focus Groups: Desgabaciones (4) / Percepción of the residencie system in Paraguay: Focus Groups Sesions.
Fonte: Asunción; OMS. OPS; 2004. [150] p.
Idioma: es.
Resumo: Resume la reunión de Consultoría de Asociados de Marketing : The Marketing Research Company con los Médicos Residentes y Jefes de Residentes del Instituto de Previsión Social, realizado el jueves 11 de noviembre de 2004.
Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais/métodos
Administração de Recursos Humanos em Hospitais/normas
Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Internato e Residência/classificação
Internato e Residência
Internato e Residência/tendências
-Mão de Obra em Saúde
Tipo de Publ: Conferência de Consenso
Responsável: PY1.3 - Biblioteca
PY2.1; 614, 1762


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Id: biblio-1018352
Autor: trabajo realizado por Estudio Price Waterhouse.
Título: Flujograma / -.
Fonte: Asunciòn; EFACIM; 1989. 1 v p.
Idioma: es.
Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais/normas
Administração de Recursos Humanos em Hospitais
-Paraguai
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
SR 001.61 F673f


  7 / 177 LILACS  
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Id: biblio-1017897
Autor: Florentín de Arias, María Eustaquia ; Velazco de Riveros, Deida ; Jara de Rojas, Doming.
Título: Cumplimiento de las funciones técnico - administrativas por el personal de enfermería del Hospital Nacional de Itaugúa / Techinical fulfillment of the administrative funtions for the personnel of infirmary (nursing) of the national hospital of Itaugua.
Fonte: Itaugúa; s.n; sept.1998. 73 p. tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social. Instituto Nacional de Salud para obtenção do grau de Especialista en Administración Hospitalaria.
Resumo: Estudio retrospectivo, transversal y descriptivo, pretende conocer las funciones que realiza el personal de enfermería e identificar las áreas críticas del desempeño, así como explorar algunos de los posibles factores relacionados con su desempeño. La muestra totaliza 525, personal de enfermería en sus diferentes categorías, distribuidos en los distintos servicios del Hospital Nacional de Itaugúa
Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Enfermagem/organização & administração
Enfermagem
Pesquisa em Administração de Enfermagem
-Paraguai
Responsável: PY40.1 - Biblioteca
Py40.1. 10.733


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Id: lil-704504
Autor: Perossi, Gabriela Rizzo; Aquino, Wallace dos Santos Thomaz de.
Título: Pesquisa de clima organizacional em um hospital filantrópico / Organizational climate research in a philanthropic hospital
Fonte: Rev. adm. saúde;15(58):37-44, jan.-mar. 2013. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em identificar as causas de constantes pedidos de demissão, especialmenten a enfermagem, em um hospital filantrópico de média complexidade do interior do estado de São Paulo. Em face desta proposição, uma pesquisa de clima organizacional foi aplicada com os funcionários da instituição. O instrumento utilizado consistiu em uma adaptação de um modelo de questionário do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG). Foram distribuídos 77 questionários para os funcionários contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em atuação no mês de janeiro de 2013. Através da análise das respostas das questões objetivas e subjetivas, embora em âmbito geral o hospital tenha sido bem avaliado, destacam-se avaliações negativas relacionadas às políticas salariais e oportunidades de treinamentos e cursos. A alta recorrência desses temas indica a necessidade de a instituição abordar esses assuntos de forma primordial. As respostas dadas às questões abertas fornecem informações a respeito de ações específicas que podem interferir positivamente na motivação dos trabalhadores e, consequentemente, na diminuição dos pedidos de demissão.
Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Ambiente de Trabalho
Cultura Organizacional
Planos para Motivação de Pessoal
Mão de Obra em Saúde
-Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-790897
Autor: Monteiro, J. K; Carlotto, M. S.
Título: Preditores da Síndrome de Burnout em trabalhadores da saúde no contexto hospitalar / Predictors of Burnout Syndrome among healthcare workers in hospitals
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(3):287-295, set.-dez.2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa buscou identificar preditores sócios demográficos e laborais das dimensões de Burnout em 182 trabalhadores da saúde no contexto hospitalar. Foi utilizado um questionário, o Maslach Burnout Inventory e a Escala de Avaliação do Contexto do Trabalho. Na análise dos dados empregou--se a análise de regressão múltipla. Considerar a profissão estressante foi a variável de maior poder explicativo para as dimensões de Exaustão Emocional e baixa Realização Profissional. Como variáveis preditoras da Despersonalização destacaram-se condições negativas de trabalho, estresse no atendimento ao paciente e sexo masculino. O perfil de risco para Burnout foi constituído de profissionais com maior escolaridade; tempo de profissão; que percebem profissão, condições de trabalho, escala de trabalho, tipo e quantidade de pacientes como fatores estressantes

This research aims at identifying sociodemographic and laboral predictors of burnout syndrome in 182 health workers in the hospital setting. It uses a questionnaire, Maslach Burnout Inventory, and a working context scale. In the analysis of the data a multiple regression analysis was employed. Interviewees' considering their profession as stressful was the most revealing variable with regards to the Emotional Exhaustion dimension and the low level of Professional Efficacy. As predictor variables to Cynicism the research points to negative working environments, stress upon dealing with male patients. The risk profile for burnout syndrome includes higher schooled professionals, old-timers and those who perceive their job, work scale, type and quantity of patients as stressing factors
Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Esgotamento Profissional/psicologia
Pessoal de Saúde/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-840333
Autor: Bermúdez, Zeidy Vargas.
Título: Factores personales, laborales y contextuales del profesional de enfermería que inciden en la presencia de un evento adverso / Personal, work and contextual factors that influence nurse in the presence of an adverse event / Pessoal, trabalho e fatores contextuais que influenciam enfermeiros na presença de um evento adverso
Fonte: Enferm. actual Costa Rica (Online) = Rev. electron. enferm. actual Costa Rica;(31):73-91, jul.-dic. 2016. tab.
Idioma: es.
Resumo: ResumenIntroducción. Un evento adverso se define como una situación inesperada que lesiona al paciente y es producto de la interacción con el equipo de salud y la institución. El objetivo del este estudio es describir la opinión de profesionales de enfermería sobre los factores personales, laborales y contextuales que inciden en la presencia de un evento adverso, en el área de medicinas del Hospital Rafael Ángel Calderón Guardia.Método. La población participante estuvo formada por 38 profesionales que laboran en el área de medicinas. Son criterios de exclusión de eventos adversos las infecciones y úlceras por presión. Las variables estudiadas son características sociodemográficas de la población, conocimiento del concepto de evento adverso y su reporte y la opinión de la condición de infraestructura, equipo, ubicación de usuarios y su distribución como factores relacionados con la aparición de eventos adversos. El estudio es de tipo descriptivo transversal, con un cuestionario validado y autoadministrado.Resultado. La mayoría de la población tiene conocimiento de la conceptualización de un evento adverso; opina que no hay relación entre la condición de la infraestructura y equipo con la aparición del evento. Manifiesta que la ubicación de pacientes y cantidad asignada por profesional influye en la aparición de eventos adversos.Conclusión. Los profesionales de enfermería conocen la definición conceptual de evento adverso y consideran que hay relación entre el número de pacientes por profesional, la calidad y ubicación de los mismos en la institución con la presencia de eventos adversos.

AbstractIntroduction. An adverse event is defined as an unexpected situation that damages the patient and is a product of the interaction with the health team and the institution. The aim of this study is to describe the opinion of nurses about the personal, labor and contextual factors that influence the presence of an adverse event in the area of ​​medicines Rafael Angel Calderon Guardia Hospital.Method. The participant population consisted of 38 professionals working in the field of medicine. Exclusion criteria are adverse events infections and pressure ulcers. The variables studied are socio-demographic characteristics of the population, knowledge of the concept of adverse event report itself and the opinion of the condition of infrastructure, equipment, location of users and the distribution of them as a factor related to the occurrence of adverse events. The study is descriptive traversal with a validated self-administered questionnaire.Result. Most of the population is aware of the conceptualization of an adverse event, believe that there is no relationship between the condition of the infrastructure and equipment with the appearance of events. They say that the location of patients and number assigned by professional influences the occurrence of adverse events.Conclusion. The conceptual definition of adverse event is known not show a reckless behavior before the report. The ratio of patients per professional, quality and location thereof are directly related to adverse events in this institution.

ResumoIntrodução. Um evento adverso é definido como uma situação inesperada que danifica o paciente e é um produto da interação com a equipe de saúde e da instituição. O objetivo deste estudo é descrever a opinião dos enfermeiros sobre o trabalho e contextos pessoais, além dos fatores que influenciam a presença de um evento adverso na área de medicamentos do Hospital Rafael Angel Calderón Guardia.Método. A população participante consistiu de 38 profissionais que trabalham no campo da medicina. Os critérios de exclusão são as infecções e úlceras de decúbito e eventos adversos. As variáveis estudadas são características sócio-demográficas da população, o conhecimento do conceito de relatório de eventos adversos em si e o parecer da condição de infra-estrutura, equipamentos, localização dos utilizadores e a distribuição deles como um fator relacionado à ocorrência de eventos adversos. O estudo é transversal descritivo, com um questionário auto-administrado validado.Resultado. A maior parte da população tem conhecimento da conceitualização de um evento adverso, acreditam que não existe qualquer relação entre a condição da infra-estrutura e o material com a ocorrência do evento. Eles dizem que a localização dos pacientes e o número atribuído por influências profissionais da ocorrência de acontecimentos adversos.Conclusão. Os enfermeiros sabem a definição conceitual de evento adverso. Eles não vêem relação entre o número de pacientes por profissional, qualidade e localização dos mesmos na instituição com a presença de eventos adversos.
Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Causalidade
Fatores de Risco
Medição de Risco
Hospitalização
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital
-Costa Rica
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social



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