Base de dados : LILACS
Pesquisa : N02.278.216.500.968.679.375 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 9 [refinar]
Mostrando: 1 .. 9   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 9 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-875146
Autor: Carmo, Ana Paula Cantarino Frasão do.
Título: Fatores associados à venda da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios do estado de São Paulo / Associated factors with the sale of the Family Farming for the Brazilian School Feeding Program in the cities of São Paulo State.
Fonte: São Paulo; s.n; 2017. 90 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução: A agricultura familiar (AF) e o PNAE após um processo de evolução política se vincularam em 2009 por meio da Lei n°11.947. O agricultor familiar a partir desse momento passou a dispor de um importante mercado institucional. Entretanto, esse ator apresenta dificuldades em atender à demanda do PNAE. Objetivo: Analisar os fatores associados à venda da AF para o PNAE nos municípios do estado de São Paulo em 2012. Metodologia: Trata-se de estudo transversal, envolvendo métodos de análise quantitativa. Os dados analisados foram coletados da pesquisa O encontro entre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a agricultura familiar: avaliação do processo de implementação e dos possíveis efeitos das compras locais, segundo a Lei n°11.947/2009, a qual avaliou 38 municípios do Estado de São Paulo. Foram coletados dados de 110 agricultores que venderam para o PNAE. Os eixos de variáveis estudadas foram: características socioeconômicas dos municípios, características do agricultor, apoio institucional e característica da venda. O percentual da compra da AF para o PNAE = 30 por cento foi a variável desfecho do estudo. A descrição e caracterização foram calculadas por meio de medidas de tendência central e dispersão e frequências absolutas e relativas. O teste de McNemar foi utilizado para verificar diferenças entre a comercialização antes e depois da Lei n° 11.947/09. Foi feita uma regressão simples bivariada com o intuito de verificar o incremento no percentual da compra da AF para o PNAE entre 2011 e 2015. E foi utilizada a análise de regressão logística múltipla para analisar os fatores associados à venda da AF para o PNAE. Resultados: Os municípios estudados apresentaram IDHM alto (87 por cento ); os alimentos produzidos pelos agricultores eram em sua quase totalidade in natura; os agricultores depois da Lei n°11.947/2009 aumentaram suas vendas para os mercados institucionais; a média no percentual da compra da agricultura familiar nos 16 municípios estudados subiu de 25,3 por cento para 36,3 por cento entre os anos de 2011 a 2015. Os municípios com PIB mais alto e que já apresentavam uma experiência com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) se associaram significativamente com a venda da AF para o PNAE exigida pela Lei n°11.947/2009. No plano do agricultor, àqueles que obtiveram a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) depois da Lei n°11.947/2009 se associaram significativamente com o desfecho, OR 3,20 (1,19 8,63); os agricultores que vendiam para o PAA antes da Lei se associaram ao desfecho com OR 0,09 (0,03 0,33). O apoio da nutricionista se associou com o desfecho com OR 3,76 (1,18 12,03). Os agricultores não individuais (associados e cooperados) não se associaram com o desfecho percentual da compra = 30 por cento . Conclusão: Os municípios com PIB mais alto, em que já apresentavam uma experiência com o PAA, os agricultores que obtiveram a DAP após a Lei, o suporte técnico da nutricionista são fatores importantes associados à venda da AF para o PNAE

Introduction: The Family Farming (FF) and The Brazilian School Feeding Program (PNAE) after a process of political evolution were associated in 2009 by Brazilian act 11.947/2009. Since that time, the family farmer has an important institutional market available. However, this actor has difficulties to achieve the market demand. Objective: To analyze the factors associated to the sale of FF to the PNAE in the cities of the state of São Paulo in 2012. Methodology: The study is transverse, using quantitative analysis methods. The analyzed data were collected from the study \"The meeting of the National School Feeding Program and Family Farming: evaluation of the implementation process and the possible effects of local purchases, according to the act 11.947/2009, which evaluated 38 cities in the São Paulo state. Data were collected from 110 family farmers who sold to the PNAE. The main variables studied were: cities socioeconomic characteristics, farmer characteristics, institutional support and sale characteristics. The FF purchase percentage for the PNAE = 30 per cent was the outcome variable of the study. The description and characterization were calculated through measures of central tendency and dispersion and absolute and relative frequencies. McNemar´s test was used to verify differences between sales before and after the act 11.947/09. A simple bivariate linear regression was performed in order to verify the increase in the percentage of the FF purchases for the PNAE between 2011 and 2015. The multiple logistic regression analysis was used to analyze the factors associated to the FF sale to PNAE. Results: The studied cities had high Human Development Index (HDI) (87 per cent ); the produced food by family farmers was almost entirely in natura; the family farmers after the act 11.947/09 increased their sales to the institutional markets; the average percentage of FF purchases in the 16 studies cities increased from 25.3 per cent to 36.3 per cent between 2011 and 2015. The cities with the highest Gross Domestic Product (GDP) and previous experience with the Family Agriculture Food Acquisition Program (PAA) were significantly associated to the FF sale for the BSFP required by Brazilian Law. At the farmer\'s level, those who obtained Ability Declaration for National Program for the Strengthening of Family Farming (DAP) after the Brazilian act were significantly associated with the outcome, OR 3,20 (1,19 8,63); the family farmers who sold to the PAA before the act were associated with the outcome OR 0,09 (0,03 0,33). The nutritionist\'s support was associated with the outcome OR 3,76 (1,18 12,03). Non-individual farmers were not significantly associated with the outcome. Conclusion: Cities with: high GDP, previous experience with the PAA, family farmers with DAP experience, technical nutritionist support are important factors associated to the sale of FF for the PNAE
Descritores: Agricultura
Fazendeiros
Compras em Grupo
Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Alimentação Escolar
-Administração Financeira
Fatores Socioeconômicos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; MTR2286


  2 / 9 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-596729
Autor: Carvalho, Alex Lima de.
Título: Compras governamentais: uma proposta de dinamização do fluxo de compras em instituições públicas em saúde / Government procurement: a proposal for boosting the flow of shopping in public health.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2009. 172 p. tab, ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A administração de materiais é um ramo especializado da ciência administrativa, cujo objetivo é coordenar as atividades necessárias para garantir o suprimento de todas as áreas de uma organização, ao menor custo possível e de maneira que a prestação de seus serviços não sofra interrupções prejudiciais aos cidadãos. O presente trabalho visa estabelecer critérios e procedimentos para racionalizar, padronizar e orientar o processo de suprimentos de materiais e serviços no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz por meio de um fluxo otimizado, compreendendo os diversos atores envolvidos no processo e baseado no relacionamento do trinômio pessoas, processos e tecnologia da informação. O foco do trabalho está direcionado para as etapas internas e iniciais do processo, denominada fase de preparação, a qual não possui abrangência suficiente dos sistemas governamentais de informação e que ainda é caracterizada pela falta de padronização de procedimentos. Nessa fase são estabelecidas as decisões de aquisições dos produtos e/ou serviços que geralmente acarretam a realização de algum procedimento licitatório.O estudo aborda a importância da relação das aquisições com o planejamento interno e institucional, além de ponderar o uso das tecnologias de informação aliado aos novos modelos de gestão administrativa, e destaca a importância das compras governamentais no contexto do desenvolvimento econômico e no setor saúde. Para isso, foi utilizada metodologia de caráter qualitativo descritivo, apoiada pela revisão da literatura e de pesquisa documental juntamente com observações dos fatos ocorridos no contexto. Os dados foram coletados por entrevista, com utilização de formulários, e analisados para apresentação dos resultados. Almeja-se que a experiência desta proposta de intervenção voltada para duas unidades administrativas da Instituição possa contribuir com a efetiva padronização do fluxo de compras da Fiocruz e de órgãos afins.

The materials administration is a specialized sector of the administrative science that has as objective to organize the activities necessary to ensure the suppliment of all the areas of an organization, by lesser possible cost and thus the contract services does not suffer harmful interruptions to the citizens. The present work seeks to establish criteria and procedures with the objective to rationalize, to standardize and to guide the suppliment process of materials and services in the scope of the Fundação Oswaldo Cruz through an optimized flow including the diverse involved actors in process and based in the relationship of the three elements: people, processes and information technology. The focus of the work is directed for the internal and initial stages of the process, called preparation phase, which does not have enough embrace of the governmental systems of information and that still it is characterized by the lack of standardization of procedures. In this phase the decisions of acquisitions of the products and/or services are established that generally cause the execution of some buying procedure. The study it approaches the importance of the relation of the acquisitions with the internal and institutional planning beyond pondering the use of the technologies of information associates to the new models of administrative management and emphasizes the importance of the governmental purchases in the context of the economic development and in the sector health. For this, was used a methodology of descriptive qualitative character supported by the revision of literature and of documentary research together with comments of the facts occurred in the context was used. The data had been collected through interview with analyzed form use and for presentation of the results...
Descritores: Compras em Grupo/organização & administração
Gestão em Saúde
Sistemas de Informação
Armazenamento de Materiais e Provisões
-Administração Pública/economia
Proposta de Concorrência/organização & administração
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; R658, C331c


  3 / 9 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: lil-534251
Autor: Sigulem, Fernando; Zucchi, Paola.
Título: E-procurement in the Brazilian healthcare system: the impact of joint drug purchases by a hospital network / Proceso de compras en línea en el sistema de salud brasileño: impacto de la adquisición conjunta de medicamentos por una red hospitalaria
Fonte: Rev. panam. salud pública = Pan am. j. public health;26(5):429-434, nov. 2009. tab.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE: To evaluate the use of e-procurement to obtain supplies for a network of seven university hospitals with a joint purchase system. METHODS: The study was carried out between October 2003 and October 2005. We analyzed nine joint purchases of 37 pharmaceutical items. All the items were purchased in at least two-thirds of the nine occasions and/or were among the 10 items with the highest expenditure. The following aspects were recorded: price, number of suppliers providing quotes, type of supplier (distributor or manufacturer), reference value (lowest price paid per item by each hospital prior to the establishment of the joint purchase system), unit price for first purchase, and unit price for last purchase. The percent variation in price was compared in relation to the reference value, first and last purchases, and average unit price for the nine purchases. RESULTS: A decrease in price > 10 percent was observed in 47 percent of the medications analyzed. A decrease > 20 percent was recorded in 32 percent of the 37 items. Five items (midazolam 5 mg 3 mL, tramadol 100 mg 2 mL, vancocin 500 mg vial, ceftazidime 1 g vial and cefepime 1 g vial) had a decrease > 50 percent in unit cost in the first purchase compared to the last purchase value. The unit price for 26 items (70 percent) had an average reduction of 23 percent. CONCLUSIONS: E-procurement was successful in achieving real savings. The results show that the incorporation of new management technologies such as e-procurement in the healthcare setting may help overcome the management gap in the healthcare sector.

OBJETIVO: Evaluar la utilización de un proceso de compras en línea para obtener suministros para una red de siete hospitales universitarios con un sistema conjunto de adquisición. MÉTODOS: Este estudio se realizó entre octubre de 2003 y octubre de 2005. Se analizaron nueve adquisiciones conjuntas de 37 productos farmacéuticos. Todos los productos se adquirieron al menos en seis de las nueve ocasiones o estaban entre los 10 productos de mayor desembolso. Se recogieron los siguientes datos: precio, número de proveedores que cotizaron productos, tipo de proveedor (distribuidor o productor), valor de referencia (menor precio pagado por producto por cada hospital antes de establecer el sistema conjunto de adquisición) y precio unitario en la primera adquisición y en la última. Se calculó la variación porcentual del precio con respecto al valor de referencia y los precios unitarios, tanto de la primera adquisición y la última como del promedio de las nueve adquisiciones. RESULTADOS: El precio decreció más de 10 por ciento en 47 por ciento de los medicamentos analizados. En 32 por ciento de los 37 productos, el precio se redujo en más de 20 por ciento. En cinco productos (midazolam 5 mg, 3 mL; tramadol 100 mg, 2 mL; vancocina 500 mg, vial; ceftazidime 1 g, vial; y cefepime 1 g, vial), el costo unitario de la primera adquisición se redujo en 50 por ciento o más en comparación con el de la última adquisición. El precio unitario de 26 (70 por ciento) de los productos se redujo 23 por ciento en promedio. CONCLUSIONES: Con el sistema de aprovisionamiento en línea se lograron ahorros concretos. Estos resultados demuestran que la incorporación de nuevas tecnologías de administración en instalaciones de salud, como los sistemas de aprovisionamiento en línea, puede contribuir a reducir las deficiencias administrativas en el sector salud.
Descritores: Compras em Grupo
Preparações Farmacêuticas
-Brasil
Assistência à Saúde
Compras em Grupo/estatística & dados numéricos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 9 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-468982
Autor: Pérez-Acosta, Andrés M; Navarro Guzmán, José I.
Título: Interferencia de la capacidad lingüística en la adquisición y transferencia de la discriminación condicional de contingencias / Interference of the Linguistic Ability on the Acquisition and Transference of the Conditional Discrimination Contingencies
Fonte: Suma psicol;11(1):53-72, mar. 2004. ilus, tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Tradicionalmente se ha asociado la autoconciencia con la capacidad lingüística y, por ende, exclusivamente a la especie humana. No obstante, desde dos frentes se ha defendido la independencia de la autoconsciencia con respecto al lenguaje: 1.Los hallazgos de formas básicas de autoconciencia en animales y en sujetos humanos sin lenguaje; 2. Los déficits autodiscriminativos e insensibilidad ante los cambios de contingencias en humanos verbales. En este experimento se aumentó la evidencia en relación con el segundo aspecto mencionado. Quince estudiantes universitarios fueron divididos en tres grupos: el grupo experimental fue entrenado inicialmente en una tarea de discriminación condicional de contingencias operantes. El primer grupo control fue pseudoentrenado, es decir, fue expuesto a los mismos estímulos pero con contingencias aleatorias. El segundo grupo control comenzó con la prueba de transferencia, que consistía en un programa de reforzamiento encadenado. Posteriormente, el grupo experimental y el primer control pasaron a la prueba de transferencia, mientras que el segundo control pasó al entrenamiento de discriminación condicional de contingencias operantes. Adicionalmente, a todos los participantes se les preguntó sobre la función de los estímulos discriminativos del experimento. Los resultados mostraron déficit discriminativos e interferencia en el grupo experimental con respecto a los grupos controles. Además, este resultado es coherente con los reportes verbales de los participantes, que mostraron diversos tipos de autoinstrucciones, normalmente contradictorias con las contingencias presentadas.
Descritores: Comportamento
Controle Comportamental/psicologia
Discriminação (Psicologia)
Compras em Grupo
Comportamento Verbal
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO621.1 - Departamento de Biblioteca


  5 / 9 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-459355
Autor: Ferraes, Alide Marina Biehl; Luiz, Cordoni Junior.
Título: Consórcio de medicamentos no Paraná: análise de cobertura e custos / A drug consortium in Paraná: analysis of coverage and costs
Fonte: Rev. adm. pública;41(3):475-486, maio-jun. 2007. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A redução de custos na compra de medicamentos é preocupação constante dos administradores públicos. Este artigo analisa a cobertura e custos do Consórcio Paraná Saúde (CPS), constituído para aquisição de medicamentos para prefeituras do Paraná. A cobertura abrangeu os municípios participantes e suas populações. Os custos dos medicamentos adquiridos foram comparados com os valores constantes no Banco de Preços do Ministério da Saúde (BP/MS). Até o final de 2000, o CPS atingia 88,2 por cento dos municípios e 55,6 por cento da população paranaense. Dos municípios participantes, 83,5 por cento possuíam menos de 20 mil habitantes. Foram comparados os preços de 55 itens constantes na lista de compras do CPS e no BP/MS em 2000. Destes, 46 apresentaram preços menores nas compras do CPS, um teve preço igual e oito apresentaram preços maiores. A aquisição pelo consórcio teve o custo de R$ 332.397,70 (29,7 por cento) a menos do que custaria com os preços apontados no BP/MS. A constituição do CPS mostrou-se uma boa estratégia administrativa de farmacoeconomia, propiciando agilidade e racionalidade no uso dos recursos financeiros, possibilitando a ampliação do acesso da população aos medicamentos.

Public administrators are always concerned in reducing the costs of drug purchases. This article analyzes the coverage and costs of the Paraná Health Consortium (CPS) which was created to purchase drugs for municipalities of the state of Paraná, Brazil. Coverage included the participating municipalities and their populations. The costs of the acquired drugs were compared to the values available in the Price Database of the Health Department (BP/MS). Until the end of 2000, the CPS had covered 88.2 percent of the municipalities and 55.6 percent of the Paraná population. Among the participating municipalities, 83.5 percent had fewer than 20,000 inhabitants. The prices of 55 items available on the purchase list of the CPS and in the BP/ MS were compared: 46 were lower, one was the same and eight were higher than those of the BP/MS. Acquisition by the consortium has cost R$ 332,397.70 (29.7 percent) less than that by the BP/MS standards. The implementation of the CPS was found to be a good administrative strategy of pharmacoeconomics which led to agility and rationality in the use of financial resources, allowing wider access of the population to drugs.
Descritores: Custos de Medicamentos
Farmacoeconomia
Compras em Grupo
Serviços de Saúde
Estratégias
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  6 / 9 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-379674
Autor: Organización Panamericana de la Salud.
Título: Manual de procedimientos del fondo de médicamentos esenciales de Centroamérica (FOMECA) / Procedures manual of the essential drugs fund of Central América FOMECA.
Fonte: Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 1987. 50 p.
Idioma: es.
Resumo: El presente Manual de Procedimientos contiene una descripcion detallada de la estructura y mecanismos de funcionamiento del Fondo de Medicamentos Esenciales de Centroamérica (FOMECA). Los objetivos principales del FOMECA son mejorar la disponibilidad de médicamentos seleccionados, aprovechar las economías de escala que se obtienen al efectuar compras conjuntas para siete países y contribuir al uso mas eficaz de las divisas que se destinan a la adquisicion de médicamentos en el sector publico
Descritores: Compras em Grupo/economia
Sistemas de Liberação de Medicamentos
Medicamentos Essenciais
-Manuais
Estratégias Regionais
Responsável: US1.1 - HQ Library
US1.1, PAHO COLL/PNSP/90-141


  7 / 9 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-316300
Autor: Cabrera Questa, Maria Eugenia.
Título: Alteraciones de indole fonoaudiologica que se detectan en niños en una escuela privada de la ciudad de Galvez, Provincia de Santa Fe / Alterations of phonoaudiologic nature that detector in children in one private school of the city of Galvez, province of Santa Fe.
Fonte: Rosario; s.n; 2001. 138 p. ilus, tab.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional de Rosario. Faculta de Ciencias Medicas. Escuela de Fonoaudiologia para obtenção do grau de Licenciatura.
Resumo: El presente trabajo de investigacion de tipo descriptivo, de corte longitudinal y retrospectivo, tuvo comno objetivo primordial detectar alteraciones de incumbencia fonoaudiologica relacionadas con el lenguaje expresivo, lenguaje comprensivo, audicion y las alteraciones que pueden traer posibles dificultades en el proceso de adquisicion de la lectoescritura. Se trata de un trabajo llevado a cabo en la escuela privada, Nuestra Señora del Calvario, de la ciudad de Galvez (provincia de Santa Fe), en la seccion "A" turno mañana, jardin de cinco. Para obtener estos datos fue necesario recolectar las fichas de entrevista inicial y de seguimiento individual, de cada niño/a y seleccionar los indicadoes que brindaban informacion sobre las area involucradas. Entre los 22 niños estudiados, que asistieron a jardin entre 1998 y el año 2000, los resultados a los que se arribo fueron: 7 ninos (31,8 por ciento) presentaron alteraciones fonoaudiologicas; de audicion, de lenguaje expresivo, de lenguaje cmprensivo y/o en el proceso de adquisicion de lectoescritura solas o combinadas. Algunos de ellos (4) contaban con antecedentes de riesgo prenatal, natal o postnatal. A lo largo de este trabajo se intento demostrar la importancia que tienen los datos aportados por los padres, los resultados y observaciones obtenidos por los docentes, en el analisis que podra hacer el fonoaudiologo para descartar alteraciones fonoaudiologica que interfieran el desarrollo pedagogico, ya que con solo revisar las fichas de los ninos el profesional podra visualizar si existen problemas. En caso de que los hubiere, de que tipo, permitiendo facilitar con rapidez la derivacion y consulta al profesional adecuado y el posterior tratamiento y recuperacion
Descritores: Compras em Grupo
Transtornos da Audição
Estudos de Linguagem
Leitura
Distúrbios da Voz
Redação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: AR45.1 - Biblioteca Central
AR45.1; TF1196


  8 / 9 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-274938
Autor: Ferreira, José Henrique Germann.
Título: Alianças estratégicas em hospitais privados: estudo de caso com oito hospitais / Strategic alliances in private hospitals: case study of eight hospitals.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 2000. 197 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Objetivo: Contribuir para a compreensäo das alianças estratégicas em organizaçöes de saúde, suas diferentes possibilidades de desnevolvimento e de implementaçäo. Constam os aspectos relacionados ao caso escolhido - o grupo de hospitais realizando compras em conjunto, suas atividades, características e mecanismos de açäo, fatores restritivos e propulsores que interferem no desempenho do grupo estudado, e aspectos da interaçäo dos hospitais envolvidos. Método: Revisäo bibliográfica sobre o tema é seguida do estudo de caso de um grupo de 8 hospitais brasileiros que realizam compras em conjunto como um primeiro passo para o estabelecimento de uma aliança. Resultados: A formaçäo do grupo foi facilitada pelas semelhanças existentes entre os hospitais, que väo desde a complexidade dos serviços prestados, passando pelo posicionamento no mercado em que se inserem, incluindo a visäo compartilhada de desafios mercadológicos a serem enfrentados nos próximos anos. Desta atividade conjunta, resulta a intensificaçäo das trocas de informaçäo e o delineamento das possibilidades de expansäo desta atividade, discutindo-se seu potencial de desenvolvimento, suas vantagens e desvantagens. Conclusäo: O entendimento da condiçäo de aliança näo é homogêneo e a aliança estudada encontra-se em formaçäo. A operaçäo de um grupo de compras em conjunto para o caso estudado é considerada uma estratégia eficaz para o desenvolvimento de uma aliança estratégica em hospitais, sendo que o envolvimento dos diferentes níveis hierárquicos organizacionais é fator crítico neste processo
Descritores: Administração Hospitalar/tendências
Compras em Grupo
Serviços Hospitalares Compartilhados
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1/Dr 442


  9 / 9 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id: lil-79751
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Geral; .Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Organização das Unidades do Sistema Unificado de Saúde.
Título: Normatização de processo de aquisição: manual / Standardization of the procurement process: manual.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; 1990. 89 p. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Compras em Grupo/normas
Instituições Associadas de Saúde/economia
Sistema Único de Saúde/organização & administração
-Serviço Hospitalar de Compras/normas
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Manuais
Publicações Governamentais
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR599.1; 614.39:005(035), B823n



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde