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Id: biblio-1078047
Autor: Kalckmann, Suzana; Tudisco, Eliete Salomão.
Título: Aleitamento materno / Breastfeeding
Fonte: In: São Paulo(Estado). Secretaria da Saúde. DTN. Grupo de Saúde da Mulher. Subprograma de saúde da mulher: pré-natal normal. São Paulo, SES/SP, 1986. p.53-63. (Saúde da Mulher, v.2).
Idioma: pt.
Descritores: Aleitamento Materno
Berçários para Lactentes
Direitos da Mulher
Mulheres Trabalhadoras
Nutrição do Lactente
Saúde da Mulher
Serviços de Planejamento Familiar
-Anatomia
Fisiologia
Mama
Mamilos/lesões
Mastite
Limites: Feminino
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA309, S23pn, 1986, v.2


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Id: lil-263128
Autor: Bachega, Maria Irene; Sasso, Brenda.
Título: Avaliação das necessidades básicas de mães de crianças de 4 meses a 3 anos de idade do Berçário e Maternal "Leite & Amor" - USP, Bauru, SP / Evaluation of the essentials necessities of mothers of children between 4 months and 3 years of age at the Berçário e Maternal \"Leite & Amor\", USP, Bauru, State of Säo Paulo, Brazil
Fonte: Pediatr. mod;35(3):99-100, 102-3, 106-7, mar. 1999. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi obter dados para a criaçäo de um programa de assistência educacional para mäes trabalhando na USP campus de Bauru, Säo Paulo. As formas usadas como um instrumento para coletar a informaçäo foi aplicada por 19 mäes de crianças entre 4 meses e 3 anos de idade, do Berçário e Maternal "Leite e Amor". Os resultados obtidos através da amostra foram: 95 porcento das mäes com idade entre 25-40 anos; 90 porcento trabalhando 8 horas por dia; 69 porcento com nível superior; e 59 porcento com somente um filho. As maiores dificuldades relatadas pelas mäes foram: 68 porcento - sono da criança, 63 porcento - cuidar da casa e da criança, e 32 porcento - muito cansaço
Descritores: Jornada de Trabalho
Berçários para Lactentes
Mães
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
-Amostragem
Escolaridade
Distribuição por Idade
Distribuição por Sexo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: BR11.1 - Biblioteca


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Id: lil-263062
Autor: Bachega, Maria Irene; Zuliani, Antônio.
Título: Estudo retrospectivo das infecções das vias aéreas superiores em crianças de 4 a 12 meses que frequentaram o Berçário e Maternal "Leite & Amor" - USP - Bauru / Retrospective study of infections of the upper airways in children from 4 to 12 months of age who were attended at the Berçário e Maternal \"Leite & Amor\" - USP - Bauru - State of Säo Paulo - Brazil
Fonte: Pediatr. mod;35(1/2):948, 951-2, 954-5, passim, jan.-fev. 1999. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Os autores fizeram uma análise retrospectiva, em crianças institucionalizadas, da presença de infecçöes de repetiçäo das vias aéreas superiores, comparando seus resultados com os da literatura mundial e mostrando a importância e a necessidade desse equipamento social (berçário/creche) nos dias atuais
Descritores: Creches
Berçários para Lactentes
Criança Institucionalizada
Infecções Respiratórias/epidemiologia
Infecções Respiratórias/etiologia
Infecções Respiratórias/mortalidade
-Recidiva
Estudos Retrospectivos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Responsável: BR11.1 - Biblioteca


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Id: biblio-996880
Autor: Pereira, Bianca da Silva Alcantara; Bellafronte, Elisangela; de Almeida, Maria de Lourdes; Silva, Rosane Meire Munhak da; Sobrinho, Reinaldo Antonio Silva; Zilly, Adriana.
Título: Práticas e percepções de educadores quanto ao aleitamento materno / Educators' breastfeeding-related practices and perceptions / Prácticas y percepciones de educadores sobre la lactancia materna
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;31(3):1-10, 31/10/2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: OBJETIVO: Conhecer as práticas e percepções de profissionais da educação sobre o aleitamento materno. MÉTODOS: Estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu em 2015, com 19 profissionais da educação atuantes em berçários das creches de um município de fronteira do Sul do Brasil. Utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para organizar e tabular os dados qualitativos. RESULTADOS: A construção dos discursos do sujeito coletivo permitiu visualizar que, na percepção das professoras, o aleitamento materno é considerado negativo e não há benefícios nessa prática para crianças matriculadas no berçário I, principalmente pela indisponibilidade da mãe em ir à creche. Deste modo, considerou-se o local como não sendo um bom lugar para mãe amamentar. A percepção da profissional sobre o aleitamento materno o coloca como uma barreira à sua prática profissional e, por isso, o ensino, a manutenção e a promoção à amamentação não ocorrem. Além disso, foram mencionadas dificuldades quanto à infraestrutura escolar para a implementação do aleitamento. CONCLUSÃO: As profissionais consideram que o aleitamento materno pode ser uma barreira à sua prática profissional, relatam as dificuldades existentes para essa prática e, efetivamente, não o incentivam.

OBJECTIVE: To know education professionals' breastfeeding-related practices and perceptions. METHODS: Descriptive and exploratory study, with a qualitative approach. Data collection took place in 2015, with 19 education professionals working in nurseries of day-care centers in a bordering municipality of Southern Brazil. The Collective Subject Discourse technique was used in order to organize and tabulate the qualitative data. RESULTS: The construction of the collective subject discourses led to the evidence that, in the teachers' perception, breastfeeding is considered negative and there are no benefits in this practice for children enrolled in nursery I, mainly because the mothers could not manage to go to the daycare center. Thus, the place was regarded as an unsuitable location for the mother to breastfeed. The professional's perception of breastfeeding renders it a hindrance to their professional practice and, therefore, the teaching, maintenance and promotion of breastfeeding doesn´t occur. Moreover, issues regarding the school infrastructure were mentioned as difficulties for the implementation of breastfeeding. CONCLUSION: The professionals consider that breastfeeding may represent a barrier to their professional performance; they report the existing difficulties for such practice and do not actually encourage it.

OBJETIVO: Conocer las prácticas y percepciones de profesionales de la educación sobre la lactancia materna. MÉTODOS: Estudio exploratorio y descriptivo de abordaje cualitativo. La recogida de datos se dio en 2015 con 19 profesionales de la educación que actúan en los nidos de las guarderías de un municipio de la frontera del Sur de Brasil. Se utilizó la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo para organizar y tabular los datos cualitativos. RESULTADOS: La construcción de los discursos del sujeto colectivo ha permitido visualizar que la lactancia materna es considerada negativa en la percepción de las profesoras y que no hay beneficios de esa práctica para los bebés matriculados en el nido I, en especial por la indisponibilidad de la madre para irse a la guardería. De esa manera, se consideró el sitio inadecuado para una madre amamantar. La percepción de la profesional sobre la lactancia materna la identifica como una barrera a su práctica profesional y, por eso, la enseñanza, la manutención y la promoción del amamantamiento no se dan. Además de eso, se han mencionado las dificultades de la infraestructura escolar para la implementación de la lactancia materna. CONCLUSIÓN: Las profesionales consideran que la lactancia materna puede ser una barrera a su práctica profesional, relatan las dificultades que hay para esa práctica y, efectivamente, no la incentivan.
Descritores: Aleitamento Materno
Educação Infantil
Educação em Saúde
Berçários para Lactentes
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1007243
Autor: Portugal, Paula Neves; Gabriel, Marília Reginato; Piccinini, Cesar Augusto.
Título: Espaço do berçário: contribuições de um programa de acompanhamento / Organization of child care space: contributions of a monitoring program / Espacio de la guardería: contribuciones de un programa de seguimiento
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);71(1):36-53, jan.-abr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo investigou as contribuições de um programa de acompanhamento com educadoras, baseado na abordagem pikleriana, para a organização dos espaços do berçário e para a interação educadora-bebê. Foi realizado um estudo de casos múltiplos com seis educadoras de berçário de duas creches públicas, que participaram de seis encontros individuais. Seis meses após o término do acompanhamento, as educadoras responderam a uma entrevista, cujas respostas foram examinadas por meio da análise de conteúdo qualitativa. As educadoras relataram mudanças na organização do espaço físico, dos móveis e objetos, bem como uma melhor qualidade da interação educadora-bebê, percebida ao propiciar autonomia e dar mais atenção individualizada nos momentos de cuidados. Os resultados sugerem que o acompanhamento possibilitou mudanças na organização do berçário, que puderam apoiar a interação educadora-bebê e contribuir para a promoção do desenvolvimento infantil

The present study investigated the contributions of a monitoring program for educators based on the Piklerian approach for the organization of child care spaces and for the child-educator interaction. Six educators of two public child care center participated in six individual meetings. Six months after the end of mentoring, the educators were interviewed and the answers were examined through qualitative content analysis: child care space characteristics and educator-child interaction. The educators reported changes in the organization of the physical space, furniture and objects. The teachers also reported a better quality of the educator-child interaction, perceived in their own attitudes providing autonomy, organizing space based on children needs, as well as giving more individualized attention to them in times of care. The results suggest that monitoring could make changes in the child care organization that could support the educator-child interaction and contribute to the promotion of child development

Este estudio investigó las contribuciones de un programa de seguimiento con educadoras, basado en el enfoque pikleriano, para la organización de los espacios de guardería y para la interacción educadora-bebé. Se realizó un estudio de casos múltiples con seis educadoras de dos guarderías públicas, que participaron de seis encuentros individuales. Seis meses después del término del seguimiento, las educadoras respondieron a una entrevista, cuyas respuestas fueron examinadas por medio del análisis de contenido cualitativo. Las educadoras relataron cambios en la organización del espacio físico, de los muebles y objetos, así como una mejor calidad de la interacción educadora-bebé, percibida al propiciar autonomía y dar más atención individualizada en los momentos de cuidados. Los resultados sugieren que el seguimiento posibilitó cambios en la organización de la guardería, que pudieron apoyar la interacción educadora-bebé y contribuir a la promoción del desarrollo infantil
Descritores: Cuidado da Criança
Creches
Desenvolvimento Infantil
Educação Infantil
Berçários para Lactentes
Limites: Humanos
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-744413
Autor: Andrade, Daniela B. S. Freire.
Título: O potencial narrativo dos lugares destinados às crianças: incursões do grupo de pesquisa em psicologia da infância GPPIN / The narrative potencial of the places destinated to children: incursions of the research group in childhood psychology RGCP
Fonte: Fractal rev. psicol;27(1):16-21, jan-apr/2015. Ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O texto discute o potencial narrativo dos espaços da infância por meio de estudos sobre significações e práticas socioeducativas destinadas às crianças na Educação Infantil. Fundamentado na Teoria Histórico Cultural, na abordagem ontogenética da Teoria das Representações Sociais em diálogo com a noção de minorias ativas (MOSCOVICI, 2011) e espaço narrativo (SENETT, 1990), procura responder se crianças são capazes de influenciar processos de significação da realidade e exercer influência social. Apresenta dois estudos que discutem o berçário como artefato cultural, cujas significações orientam profissionalidades de educadoras e regulam estruturas de oportunidade para o desenvolvimento de bebês. Revela o ser e estar de bebês mediante nova organização espacial do berçário anunciando possibilidades de aprendizagem e inserção da educadora na cena lúdica pelo bebê. As análises dos estudos revelam novas significações sobre a criança no contexto das práticas educativas e de pesquisa destacando seu poder de criação.

The text discusses the narrative potential of childhood spaces through the studies about significances and social-educational practices designated to children in Infantile Education. Based on the Cultural Historical Theory, in the ontogenetic approach of Social Representations Theory in dialogue with the notion of active minorities (MOSCOVICI, 2011) and narrative space (SENNETT, 1990) it tries to answer whether the children are capable of influencing the process of significance of the reality and perform social influence. It presents two studies that discuss the nursery as a cultural artifact, whose significances orient the professionalities of educators and regulate structures of opportunities for the development of babies. It reveals the being of babies by a new spatial organization of the nursery announcing learning possibilities and the insertion of the educator in the playful picture of the baby. The analyses of the studies reveal new significations about the child within the context of educational practices and research highlighting its power of creation.
Descritores: Psicologia da Criança
Educação Infantil
Berçários para Lactentes
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Id: biblio-933164
Autor: Santos, Rosangela Gomes dos.
Título: Alimentação de crianças de 6 a 12 meses filhos de mulheres em trabalho formal na Grande São Paulo.
Fonte: São Paulo; s.n; 2006. 121 p. map, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo(Estado) Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução: São Paulo é hoje uma metrópole onde a inserção da mulher no mercado como mãe e lactante, necessita ser mais bem documentada e analisada. Embora grande número de empresas obedeçam às leis trabalhistas oferecendo os benefícios que as mulheres trabalhadoras tem direito, poucas são as que oferecem creche no local de trabalho – condição ideal para a mulher seguir amamentando mesmo após a volta ao emprego. Objetivos: analisar as práticas de alimentação infantil e as dificuldades encontradas pelas mulheres que trabalham em empresas com creche e que estão amamentando, assim como suas opiniões sobre a legislação trabalhista. Metodologia: através de corte transversal examinou-se uma população de mulheres empregadas em regime trabalhista CLT com filhos na creche da empresa na faixa etária entre seis e doze meses, em 12 empresas. Utilizou-se um questionário estruturado e auto-aplicado pelas mães. Resultados: dos 105 casos analisados os dados revelaram que: a prevalência do AM foi de65,7%. Das que desmamaram cerca de » alegaram que o bebê não quis mais mamar, e 20% que a mamadeira levou ao desmame. As mulheres que trabalham até 8 horas diárias amamentam mais e quando utilizam o transporte para o seu deslocamento diário, também. Neste grupo de crianças ter nascido de parto normal, não introduzir chupeta nem mamadeira favoreceu a duração da amamentação. Apesar do anseio pelo aumento do tempo de licença maternidade para seis meses, existe muita dúvida se este aumento levaria a mais desemprego para a mulher. Mostrou-se também que a licença paternidade foi importante no pós-parto para a mulher. Conclusão: observamos que o desmame já se inicia antes da criança entrar na creche, o que mostra que há outros fatores, tanto relacionados à empresa como a outras questões que interferem na manutenção da amamentação entre mulheres trabalhadoras.
Descritores: Aleitamento Materno
Fenômenos Fisiológicos da Nutrição do Lactente
Berçários para Lactentes
Setor Privado
Mulheres
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Criança
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, S237al, 2006


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Id: biblio-906639
Autor: Gerzson, Laís Rodrigues; Azevedo, Kelly Andara de; Demarco, Paula Ribeiro; Catarino, Bruna Maciel; Palma, Míriam Stock; Almeida, Carla Skilhan de.
Título: O berçário da escola pública: aplicação de um programa de intervenção motora oportuna / The public school nursery: implementation of a timely motor intervention program
Fonte: Fisioter. Bras;18(4):f: 417-I: 425, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Os programas de intervenção ofertados aos bebês potencializam o seu desenvolvimento. Objetivo: Melhorar a classificação de lactentes com atraso ou suspeita de atraso motor para bebês típicos através de um Programa de Intervenção Motora Precoce (PIMP) durante seis meses. Métodos: Participaram 15 bebês hígidos das classes B, C e D (11 meninos e 4 meninas), residentes no sul do Brasil e avaliados em três momentos: avaliação inicial (1ª avaliação), três meses (2ª avaliação) e seis meses (3ª avaliação) após o início da intervenção. Tarefas de perseguição visual, manipulação e controle postural foram realizadas, totalizando 20 minutos, três vezes por semana, por seis meses. A Alberta Infant Motor Scale (AIMS), que avalia posturas, escore total bruto e percentil e classificação de desenvolvimento, foi utilizada para avaliar as aquisições dos bebês. Foi adotado 5% para o nível de significância. Resultados: Houve diferença significativa em relação às posturas, exceto no "supino" (p = 0,428). Para "prono", "sentado" e "escore total" a diferença foi significativa da 1ª avaliação para a 2ª e 3ª, (p = 0,004), (p = 0,014), (p = 0,001) respectivamente. Na postura em pé houve diferença significativa durante o estudo (p < 0,001). Em relação ao percentil, a 3ª avaliação apresentou resultados mais significativos (p < 0,001) do que os da 1ª e 2ª avaliações, que não diferiram entre si. Conclusão: A classificação do escore AIMS apresentou aumento do percentual de normalidade nos três momentos. Todos apresentaram normalidade ao final do estudo. O efeito do programa interventivo em lactentes ao longo do tempo proporciona impacto positivo nos marcos motores.(AU)

Introduction: Intervention programs offered to babies empower their development. Aim: The goal was to improve the ranking of babies with suspicion of Delay or Motor Delay of Typical babies through an Early Motor Intervention Program (EMIP) for six months. Methods: Fifteen healthy babies' class B, C and D (11 boys and 4 girls), residents in southern Brazil and evaluated at three different points: baseline (1 st assessment), three months (2nd assessment) and six months (3rd assessment) after starting intervention. Chase visual tasks, handling and postural control were performed, 20 minutes, three times a week for six months. The Alberta Infant Motor Scale (AIMS), which evaluates postures, total gross score and percentile and development of classification, was used to evaluate the acquisitions of babies. It was adopted for the 5% level of significance. Results: There were significant differences in relation to the positions except the "supine" (p = 0.428). For "prone position", "sitting" and "total score" the difference was significant for the 1st, 2nd and 3rd assessment (p = 0.004) (p = 0.014) (p = 0.001) respectively. The standing posture significant difference was observed during the study (p < 0.001). Regarding the 3rd percentile evaluation, results showed significant (p < 0.001) than the 1st and 2nd ratings that did not differ from each other. Conclusion: The classification of AIMS score had increased the normal percentage in three stages. All had normal at the end of the study. The effect of intervening program in babies provides positive impact on the motor milestones. (AU)
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Intervenção Educacional Precoce
-Berçários para Lactentes
Fisioterapia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Responsável: BR1561.1 - Biblioteca Virtual AMMG


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-763365
Autor: Konstantyner, Tulio; Taddei, José Augusto Aguiar Carrazedo; Konstantyner, Thais Cláudia Roma Oliveira; Rodrigues, Laura Cunha.
Título: Frequency of nutritional disorders and their risk factors among children attending 13 nurseries in São Paulo, Brazil. A cross-sectional study / Frequência de distúrbios nutricionais e de seus fatores de risco entre crianças de 13 creches de São Paulo, Brasil. Um estudo transversal
Fonte: Säo Paulo med. j;133(4):326-335, July-Aug. 2015. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Resumo: ABSTRACTCONTEXT AND OBJECTIVE: Nutritional disorders are associated with health problems earlier in life. The objective here was to estimate the frequency of nutritional disorders and their risk factors among children. DESIGN AND SETTING: Cross-sectional study in nurseries at 13 day-care centers in São Paulo, Brazil.METHODS: The mothers of 482 children were interviewed, with anthropometry on these children. Children whose anthropometric indices for weight and height were greater than two standard deviations were considered to have nutritional disorders.RESULTS: Children in families with lower per capita income (odds ratio [OR]: 2.25; 95% confidence interval, CI: 1.08-4.67) and who presented neonatal risk (OR 8.08; 95% CI: 2.29-28.74), had incomplete vaccinations (OR 3.44; 95% CI: 1.15-10.31) or were male (OR 3.73; 95% CI: 1.63-8.56) were more likely to be malnourished. Children in families with lower per capita income were also less likely to be overnourished (OR 0.40; 95% CI: 0.19-0.88). Children who were exclusively breastfed for less than two months (OR 2.95; 95% CI: 1.35-6.44) or who were male (OR 2.18; 95% CI: 1.02-4.65) were also at greater risk of being overnourished. Children who presented neonatal risk (OR 3.41; 95% CI: 1.04-11.23), had incomplete vaccinations (OR 3.18; 95% CI: 1.307.76), or were male (OR 2.76; 95% CI: 1.56-4.90) were more likely to have a nutritional disorder.CONCLUSIONS: Nutritional disorders remain present in children attending nurseries in São Paulo. Actions should focus on boys, children who were exclusively breastfed for less than two months and those without up-to-date vaccinations.

RESUMOCONTEXTO E OBJETIVO: Distúrbios nutricionais estão associados a problemas de saúde mais cedo na vida. O objetivo foi estimar a frequência dos distúrbios nutricionais e seus fatores de risco entre crianças.DESENHO E LOCAL: Estudo transversal em berçários de 13 creches em São Paulo, Brasil.MÉTODOS: Foram realizadas entrevistas com as mães e antropometria de 482 crianças. Foram consideradas com distúrbios nutricionais as crianças com valores dos índices antropométricos para peso e estatura maiores do que dois desvios-padrão.RESULTADOS: Crianças de famílias com menor renda per capita (OR 2,25; intervalo de confiança de 95%, IC 95%: 1,08-4,67), de risco neonatal (OR 8,08; IC 95%: 2,29-28,74), com vacinação incompleta (OR 3,44; IC 95%: 1,15-10,31) ou do sexo masculino (OR 3,73; IC 95%: 1,63-8,56) apresentaram maior risco de estarem desnutridas. Crianças de famílias com menor rendaper capitaapresentaram menor risco de estarem hipernutridas (OR 0,40; IC 95%: 0,19-0,88) e crianças que receberam amamentação exclusiva por menos de dois meses (OR 2,95; IC 95%: 1,35-6,44) ou do sexo masculino (OR 2,18; IC 95%: 1,02-4,65) apresentaram maior risco de estarem hipernutridas. Crianças de risco neonatal (OR 3,41; IC 95%: 1,04-11,23), com vacinação incompleta (OR 3,18; IC 95%: 1,30-7,76), ou do sexo masculino (OR 2,76; IC 95%: 1,56-4,90) apresentaram maior risco de terem um distúrbio nutricional.CONCLUSÕES: Distúrbios nutricionais permanecem presentes em crianças frequentadoras de creches em São Paulo. Ações devem focar meninos, crianças que foram amamentadas exclusivamente por menos de dois meses e aquelas com vacinação incompleta.
Descritores: Creches/estatística & dados numéricos
Transtornos da Nutrição Infantil/epidemiologia
Transtornos da Nutrição do Lactente/epidemiologia
Berçários para Lactentes/estatística & dados numéricos
-Brasil/epidemiologia
Aleitamento Materno/estatística & dados numéricos
Estudos Transversais
Transtornos do Crescimento/epidemiologia
Hemoglobinas/análise
Razão de Chances
Fatores de Risco
Fatores Sexuais
Fatores Socioeconômicos
Inquéritos e Questionários
Limites: Pré-Escolar
Feminino
Humanos
Lactente
Masculino
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-712577
Autor: Santelices A, María Pía; Pérez C, Francisca.
Título: Evolución del vínculo que establece el niño con el personal educativo en salas cuna chilenas / Children's Attachment Evolution with the Educational Staff in Chilean Child Care Centers
Fonte: Univ. psychol;12(3):821-832, jul.-sep. 2013. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: El siguiente estudio pretende evaluar el vínculo que establecen los niños¹ con su personal educativo en salas cuna chilenas, analizando la respuesta sensible en el adulto y la cooperatividad en el niño. Se estudió a un grupo de 43 niños de entre 8 meses y 2 años de edad, con su principal cuidador en la sala cuna, en tres momentos de un año lectivo. Los resultados indican que en el personal educativo existiría una mantención de la respuesta sensible, una disminución significativa en la respuesta controladora y un aumento significativo en la conducta no responsiva con el paso del tiempo; mientras que en los niños se vería un aumento significativo de la respuesta cooperativa y una disminución significativa en la respuesta ambivalente.

The present study pretends to evaluate the bond that the children develop with their care centre staff in Chilean crèches, analyzing the caregiver sensitivity and the cooperative child response. A group of 43 toddlers between 8 months and 2 years old in interaction with their principal care giver at the child centre, was observed in three different moments during a year. Results show that the care centre staff maintain their sensitivity, decrease their controlled response and increase significantly their non responsiveness in time; while children increase in a significantly way their cooperativeness and diminished significantly their ambivalent response.
Descritores: Pré-Escolar
Chile
Berçários para Lactentes
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina



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