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Id: biblio-1057723
Autor: Floriano, Claudia Maria de Freitas; Avelar, Ariane Ferreira Machado; Peterlini, Maria Angélica Sorgini.
Título: Time-related factors for peripheral intravenous catheterization of critical children / Factores asociados con el tiempo en la cateterización intravenosa periférica de niños en situación crítica / Fatores relacionados ao tempo para a cateterização intravenosa periférica de crianças críticas
Fonte: Rev. bras. enferm;72(supl.3):58-64, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To verify characteristics related to critical children, the catheter, and the professionals that will influence the time for the success of the puncture. Method: Descriptive, prospective, and correlation study, collected with an unique instrument, and a sample consisting of 89 children cared for in the emergency room. Statistical analysis of the association between time and explanatory variables was performed, considering a significance of 5%. Result: The median time for success was 193.4 seconds. Multivariate analysis showed that hypothermic patients (p=0.009) presented prolonged times for success and that the puncture was performed in a shorter time with Vialon® 22G catheters (p=0.045). Conclusion: The median time for success was higher than recommended, being influenced by hypothermia and condition of veins the children. The Vialon® 22G catheter is the most suitable for puncturing critical patients. Thus, the incorporation of new practices and technologies is necessary for success to occur in less time.

RESUMEN Objetivo: Comprobar las características relacionadas al niño en situación crítica, al catéter y al profesional que ejercerán influencia en el tiempo de punción. Método: Estudio descriptivo, prospectivo y correlacional, recolectado con instrumento propio, con muestra de 89 niños atendidos en la sala de urgencias. Se realizó el análisis estadístico para asociar el tiempo con las variables explicativas considerando nivel de significancia del 5%. Resultado: El tiempo promedio fue de 193,4 segundos. El análisis multivariado demostró que los pacientes hipotérmicos (p=0,009) presentaron tiempos prolongados para el éxito y que la punción se realiza en menor tiempo con el catéter de Vialon® 22G (p=0,045). Conclusión: El tiempo promedio para el éxito fue superior a lo recomendado, siendo influenciado por la hipotermia y la red venosa comprometida. El catéter de Vialon® 22G es lo más indicado para puncionar pacientes en situación crítica. Hace necesario la incorporación de nuevas prácticas y tecnologías para que alcance el éxito en menor tiempo.

RESUMO Objetivo: Verificar características relacionadas à criança crítica, ao cateter e ao profissional que influenciarão o tempo para o sucesso da punção. Método: Estudo descritivo, prospectivo e correlação, coletado com instrumento próprio, com amostra composta por 89 crianças atendidas na sala de emergência. Realizou-se análise estatística de associação entre o tempo e as variáveis explicativas considerando significância de 5%. Resultado: O tempo médio para o sucesso foi 193,4 segundos. Análise multivariada mostrou que pacientes hipotérmicos (p=0,009) apresentaram tempos prolongados para o sucesso e que a punção é realizada em menor tempo com cateter de Vialon® 22G (p=0,045). Conclusão: O tempo médio para sucesso foi superior ao recomendado, sendo influenciado pela hipotermia e rede venosa comprometida das crianças. O cateter de Vialon® 22G é o mais indicado para puncionar pacientes críticos. Assim, a incorporação de novas práticas e tecnologias se faz necessário para que o sucesso ocorra em menor tempo.
Descritores: Cateterismo Periférico
-Fatores de Tempo
Brasil
Serviços de Saúde da Criança
Estudos Prospectivos
Estado Terminal
Serviço Hospitalar de Emergência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1121472
Autor: Calasans, Maria Thaís de Andrade.
Título: A dor do recém-nascido no cotidiano da Unidade de Terapia Intensiva neonatal / Newborn pain in the neonatal intensive care unit.
Fonte: Salvador; s.n; 2006. 92P p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A dor é considerada uma experiência subjetiva e pessoal. O recém-nascido é o paciente mais vulnerável a dor, por não ter habilidade para se proteger ou manifestar verbalmente sua insatisfação frente a uma situação dolorosa. Os profissionais que trabalham na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal devem estar atentos às alterações comportamentais e fisiológicas que costumam acompanhar o episódio doloroso, além de saber utilizar instrumentos de avaliação e mensuração da dor nessa faixa etária. Este estudo tomou como objeto o significado atribuído pela equipe de saúde à dor do recém-nascido internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, tendo como objetivo geral, compreender o significado da dor do RN para os profissionais de saúde nas UTI neonatais de Salvador; e como objetivos específicos, identificar a concepção da dor do recém-nascido para enfermeiras e médicos; observar o comportamento das enfermeiras e médicos frente à dor do recém-nascido e descrever os registros das enfermeiras e médicos sobre a assistência prestada frente à dor do recém-nascido. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, fundamentado na Teoria do Cotidiano de Michel Maffesoli, desenvolvido em duas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal de Salvador. Os sujeitos foram 14 enfermeiras e 12 médicos que atuavam nas unidades estudadas. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, observação livre não-participante e coleta de dados em prontuários. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados através da técnica de análise de conteúdo e triangulados com aqueles coletados em prontuários e nos registros de notas de campo das observações livres. Foram levantadas 7 categorias: sentimentos ao cuidar de um recém-nascido com dor; interferência da relação afetiva no cuidado prestado ao RN com dor; identificando a dor do recém-nascido; intervindo frente à dor do recém-nascido; sinalizando para equipe interdisciplinar sobre a dor do RN; registrando sobre a dor do recém-nascido; e significando a dor do recém-nascido. Foram encontrados sentimentos ambíguos ao cuidar do recém-nascido com dor: sentimentos agradáveis, como o alívio e a realização; e, desagradáveis, esses relacionados à dificuldade e impotência em tratar a dor. Os entrevistados, na sua maioria, acreditam que o relacionamento afetivo interfere no cuidado prestado. Verbalizam identificar a dor do recém-nascido através de parâmetros comportamentais e fisiológicos, nem sempre realizando a identificação na sua prática diária. Quando reconhecem a dor, costumam tratá-la através de medidas farmacológicas e não farmacológicas. Os enfermeiros sinalizam a identificação da dor para o médico, solicitando uma intervenção, enquanto os médicos relatam a sinalização partindo da enfermagem, sem, entretanto, não considerar a equipe interdisciplinar. Nos 18 prontuários analisados, foi constatado que o registro do processo álgico é deficiente, sem relato da avaliação da dor e dos efeitos obtidos com o tratamento. Os profissionais parecem ter dificuldade em significar a dor do recém-nascido, associando esse significado ao conhecimento técnico-científico. Conclui-se que os profissionais de saúde ainda têm dificuldades no manejo adequado da dor e que o significado atribuído por eles à dor na fase neonatal, interfere na sua prevenção, avaliação e tratamento. (AU)
Descritores: Dor
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Enfermagem Neonatal
Manejo da Dor
-Serviços de Saúde da Criança
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: lil-673792
Autor: São Paulo(Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac". Divisão de Doenças Ocasionadas pelo Meio Ambiente - DOMA.
Título: Saúde ambiental infantil: SAMBI / Children's environmental health.
Fonte: São Paulo; SES/SP; dez. 2012. 37 p. graf.
Idioma: pt.
Descritores: Saúde Ambiental
Saúde da Criança
Serviços de Saúde da Criança
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; Digital


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-660135
Autor: Fernández Pellejero, Lía.
Título: El trabajo en redes y las oportunidades de desarrollo infantil en Uruguay / Networking and the opportunities of child development in Uruguay
Fonte: Rev. cuba. enferm;28(3):191-194, jul.-set. 2012.
Idioma: es.
Resumo: Uruguay es un país de características particulares dentro del concierto americano. Presenta una pirámide poblacional envejecida, alta expectativa de vida al nacer, buenos indicadores de alfabetización, baja tasa de fecundidad, uno de los mejores indicadores de mortalidad infantil de la región, pero aun así se han consolidado núcleos de población, constituida por niños y niñas que no tienen real acceso a profesionales de la salud. Desde la Red de Enfermería en Salud Infantil (OPS/OMS) se han comenzado a realizar intervenciones específicas con el objetivo de contribuir a mejorar una realidad que no podemos ignorar(AU)

Uruguay is a country of particular characteristics within the American concert. It presents an elderly aged pyramid population, high life expectations on new born child, good alphabetization indicators, a low rate of fecundity, one of the best indicators regarding infant mortality of the region, but even this way, cores of population have been consolidated, constituted by boys and girls who do not have real access to health´s professionals. From the Nursing Network in Infantile Health (OPS/OMS) specific interventions have begun with the aim to help to improve a reality that we cannot ignore(AU)
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Serviços de Saúde da Criança/normas
Redes Comunitárias/ética
-Uruguai
Saúde da Criança/ética
Taxa de Fecundidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-653819
Autor: López Sánchez, Irene; Torres Esperón, Maricela; Casanova González, María Felicia; Martínez Barreto, Elvira.
Título: Diseño de criterios, indicadores y estándares para evaluar calidad de la atención de enfermería en servicios pediátricos / Criteria, indicators and standards design to assess quality of nursing care in pediatric services
Fonte: Rev. cuba. enferm;28(2):112-117, abr.-jun. 2012.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: En Cuba desde algunos años se realizan evaluaciones de la calidad de los cuidados de enfermería y para ello se cuenta con criterios, indicadores y estándares, sin embargo no todos son aplicables a los servicios pediátricos. Objetivo: Diseñar criterios, indicadores y estándares para evaluar la calidad de la atención de enfermería en la pediatría hospitalaria. Métodos: Proyecto investigación en sistemas y servicios de salud realizado en el Hospital Pediátrico Universitario "Paquito González Cueto" en el período de octubre del 2008 a septiembre del 2009. Para la validación se utilizó el criterio de expertos y se aplicaron los instrumentos diseñados. En el desarrollo de la investigación se estructuró el diseño de los instrumentos y la validación del mismo. Resultados: Se diseñaron criterios, indicadores y estándar para los servicios de pediatría hospitalaria quedando constituidos por seis criterios de estructura, cinco criterios de proceso, y siete de resultado, con su respectiva lista de observación. Conclusiones: Se concluye que los criterios, indicadores y estándares para evaluar la calidad de la atención de enfermería en los servicios de pediatría pueden constituir una herramienta útil para el trabajo de los directivos de la profesión y en consecuencia la mejora de la atención que se presta(AU)

Introduction: In Cuba some years carried out quality assessments of nursing care and for that we have criteria, indicators and standards, however not all of them are applicable to pediatric services. Objective: To design criteria, indicators and standards for assessing the quality of nursing care in the pediatric hospital. Methods: Research project in health systems and services performed in "Paquito González Cueto" University Pediatric Hospital in the period October 2008 to September 2009. For the validation it was used the criterion of experts and there were applied the designed instruments. In the development of the research it was structured the design of instruments and its validation. Results: Criteria, indicators and standards were designed for hospital pediatric services, being composed of six criteria of structure, five criteria of process, and seven of result, with their respective remark list. Conclusions: It is concluded that the criteria, indicators and standards for assessing the quality of the nursing care in pediatric services may be a useful tool for the work of the managers of the profession and consequently for the improving of the care that is provided(AU)
Descritores: Cuidados de Enfermagem
Enfermagem Pediátrica/educação
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Criança Hospitalizada
Serviços de Saúde da Criança/organização & administração
Limites: Humanos
Criança
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-616048
Autor: Lafauries, María Mercedes; Baron P., Leydi Viviana; Leon S., Diana Carolina; Martinez M., Paula Marcela; Molina Q., Diana Carolina; Rodriguez V., Diana Yazmín; Rojas C., Adriana Marcela; Roncancio Z., Mary Luz.
Título: Madres cuidadoras de niños(as) con cáncer: vivencias, percepciones y necesidades / Mothers caring for their children with cancer: experiences, perceptions and needs
Fonte: Rev. colomb. enferm;5(5):41-52, ago. 2010. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó un estudio cualitativo basado en experiencias y percepciones de 8 madres de niñas y niños con cáncer, entre los 26 y 38 años, que son las principales cuidadoras de sus hijos(as), mediante entrevistas a profundidad. Este estudio se realizó en Bogotá, en el Servicio de Oncología Pediátrica del Hospital Militar Central (HMC), con el fin de conocer las necesidades prioritarias que surgen de sus vivencias como cuidadoras. Se estableció que, además de enfrentarse con una experiencia altamente compleja relativa a la salud de sus hijos(as), han debido asumir cambios trascendentales en su estilo de vida y han tenido que desarrollar habilidades para su cuidado en casa. Se identifican, entre los cambios fundamentales que han surgido en sus vidas, el traslado de su lugar de vivienda —lo cual limita además su posibilidad de contar con redes de apoyo— el dejar a un lado su vida laboral y el tener que asumir actividades de cuidado prácticamente permanentes, dadas las condiciones de salud de sus hijas(os). La expresión de sus sentimientos es una necesidad que posponende manera permanente; su rutina diaria no da lugar a su desarrollo personal, siendo sus condiciones psicosociales, además del fortalecimiento de competencias para el cuidado de sus niños(as), prioridades a tenerse en cuenta en acciones a favor de este grupo. Se recomienda generar grupos de apoyo entre ellas así como realizar talleres en que se contemplen sus necesidades y calidad de vida.
Descritores: Estudos de Avaliação como Assunto
Qualidade de Vida
Comportamento Materno
Cuidado da Criança
Neoplasias
Criança
Saúde da Criança
Serviços de Saúde da Criança
-Colômbia
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez


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Texto completo SciELO Brasil
Lima, Regina Aparecida Garcia
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Id: lil-710133
Autor: Astolpho, Monique Pio; Okido, Aline Cristiane Cavicchioli; Lima, Regina Aparecida Garcia.
Título: Rede de cuidados a crianças com necessidades especiais de saúde / Caring network for children with special health needs / Rede de atención a niños con necesidades especiales de salud
Fonte: Rev. bras. enferm;67(2):213-219, Mar-Apr/2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetivou caracterizar as instituições de apoio às crianças com necessidades especiais de saúde e apreender como se conformam as interações entre essas instituições e os demais serviços que compõem a rede de cuidados. Estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram dez responsáveis por instituições que atendem essa clientela. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. As instituições atendem, aproximadamente, 3.310 clientes, sendo 432 crianças; oito atendem acima de suas capacidades e a demanda reprimida chega a 200 pacientes; duas possuem atendimento 24 horas; a maioria tem como característica ser não governamental e as fontes de recursos consistem de doações, recursos próprios e repasse governamental. Com relação à dinâmica do processo de trabalho, foram mencionadas integração e articulação deficientes. Faz-se necessário a reorganização dos serviços na busca por uma assistência qualificada e integradora, minimizando as dificuldades de comunicação e cooperação entre os serviços.

The study aimed to characterize the institutions to support children with special health care needs and apprehend how to happen the interactions between these institutions and the other services that make up the network of care. This is a descriptive and exploratory study with qualitative approach. Ten people responsible for institutions which assist this clientele participated in this study. Semi structured interview was used as the instrument of data collection. The institutions assist approximately 3310 clients, with 432 children; eight assist beyond their capabilities and the pent-up demand is 200 patients; two have 24 hour care; most are non-governmental and the funding sources consist of donations, own and transfer government resources. With regard to the dynamics of the work process, integration and deficient articulation were mentioned. It is necessary to reorganize the services in order to have a qualified and integrative care, minimizing the difficulties of communication and cooperation among services.

El estudio objetivó caracterizar instituciones para apoyar a los niños con necesidades especiales de salud y aprehender cómo acontecen las interacciones entre estas instituciones y demás servicios que componen la red de atención. Es un estudio descriptivo exploratorio con abordaje cualitativo. Participaron diez responsables por las instituciones que asisten a esta clientela. La entrevista semi estructurada fue utilizada como instrumento de recolección de datos. Las instituciones asisten aproximadamente 3.310 clientes, con 432 niños; ocho trabajan por arriba de sus capacidades y la demanda acumulada es de 200 pacientes; dos tienen 24 horas de atención; la mayoría es no gubernamental y las fuentes de financiación consisten en donaciones, recursos propios y repase gubernamental. Con respecto a la dinámica del proceso de trabajo, integración y articulación deficiente fueron mencionadas. Es necesario reorganizar los servicios tiendo en vista una atención calificada y integradora, lo que minimiza las dificultades de comunicación y cooperación entre los servicios.
Descritores: Serviços de Saúde da Criança/organização & administração
-Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Limites: Criança
Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-742064
Autor: Oliveira, Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de; Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo.
Título: Children's health care assistance according to their families: a comparison between models of Primary Care / Asistencia a la salud del niño según sus familias: comparación entre modelos de Atención Primaria / Assistência à saúde da criança segundo suas famílias: comparação entre modelos de Atenção Primária
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;49(1):30-36, Jan-Feb/2015. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE To compare the health assistance models of Basic Traditional Units (UBS) with the Family Health Strategy (ESF) units for presence and extent of attributes of Primary Health Care (APS), specifically in the care of children. METHOD A cross-sectional study of a quantitative approach with families of children attended by the Public Health Service of Colombo, Paraná. The Primary Care Assessment Tool (PCA-Tool) was applied to parents of 482 children, 235 ESF units and 247 UBS units covering all primary care units of the municipality, between June and July 2012. The results were analyzed according to the PCA-Tool manual. RESULTS ESF units reached a borderline overall score for primary health care standards. However, they fared better in their attributes of Affiliation, Integration of care coordination, Comprehensiveness, Family Centeredness and Accessibility of use, while the attributes of Community Guidance/Orientation, Coordination of Information Systems, Longitudinality and Access attributes were rated as insufficient for APS. UBS units had low scores on all attributes. CONCLUSION The ESF units are closer to the principles of APS (Primary Health Care), but there is need to review actions of child care aimed at the attributes of APS in both care models, corroborating similar studies from other regions of Brazil. .

OBJETIVO Comparar el modelo asistencial de Unidades Básicas Tradicionales (UBS) con las unidades Estrategia Salud de la Familia (ESF) en cuanto a la presencia y extensión de los atributos de la Atención Primaria de Salud (APS), en la atención a los niños. MÉTODO Estudio transversal, con abordaje cuantitativo, con familiares de niños atendidos en el Servicio Público de Salud de Colombo, Paraná. El Primary Care Assessment Tool (PCA-Tool) fue aplicado a los responsables de 482 niños, 235 de unidades ESF y 247 de UBS, abarcando todas las unidades de atención primaria del municipio, entre junio y julio de 2012. Los resultados fueron analizados según el manual del PCA-Tool. RESULTADOS Las unidades con ESF alcanzaron un puntaje general limítrofe para APS. Sin embargo, tuvieron mejores resultados en los atributos Afiliación, Coordinación de la integración de los cuidados, Integralidad, Orientación Familiar y Accesibilidad en cuanto a la utilización, mientras que los atributos Orientación Comunitaria, Coordinación de los sistemas de informaciones, Longitudinalidad y Acceso fueron clasificados como insuficientes para la APS. Las UBS tuvieron puntajes bajos en todos los atributos. CONCLUSIÓN Las unidades con ESF se acercan más a los principios de la APS, pero existe la necesidad de rever acciones de asistencia al niño, con vistas a los atributos de la APS, en ambos modelos de atención, corroborando con estudios semejantes en otras regiones de Brasil. .

OBJETIVO Comparar o modelo assistencial de Unidades Básicas Tradicionais (UBS) com as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) quanto à presença e extensão dos atributos da Atenção Primária de Saúde (APS), no atendimento de crianças. MÉTODO Estudo transversal, com abordagem quantitativa, com familiares de crianças atendidas no Serviço Público de Saúde de Colombo, Paraná. O Primary Care Assessment Tool (PCA-Tool) foi aplicado aos responsáveis de 482 crianças, 235 de unidades ESF e 247 de UBS, abrangendo todas as unidades de atenção primária do município, entre junho e julho de 2012. Os resultados foram analisados segundo o manual do PCA-Tool. RESULTADOS As unidades com ESF alcançaram escore geral limítrofe para APS. Porém, tiveram melhores resultados nos atributos Afiliação, Coordenação da integração dos cuidados, Integralidade, Orientação Familiar e Acessibilidade quanto à utilização, enquanto os atributos Orientação Comunitária, Coordenação dos sistemas de informações, Longitudinalidade e Acesso foram classificados como insuficientes para a APS. As UBS tiveram escores baixos em todos os atributos. CONCLUSÃO As unidades com ESF estão mais próximas dos princípios da APS, mas há necessidade de rever ações de assistência à criança, visando aos atributos da APS, em ambos os modelos de atenção, corroborando com estudos semelhantes em outras regiões do Brasil. .
Descritores: Serviços de Saúde da Criança
Modelos Teóricos
Atenção Primária à Saúde
-Brasil
Serviços de Saúde da Criança/estatística & dados numéricos
Estudos Transversais
Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Limites: Criança
Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-730675
Autor: Andrade, Gisele Nepomuceno de; Rezende, Tércia Maria Ribeiro Lima; Madeira, Anézia Moreira Faria.
Título: Child Health Booklet: experiences of professionals in primary health care / Libreta de salud del niño: experiencias de los profesionales de la atención primaria a la salud / Caderneta de Saúde da Criança: experiências dos profissionais da atenção primária à saúde
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;48(5):857-864, 10/2014.
Idioma: en.
Resumo: Objective: Understanding the experiences of health professionals in primary care with the Child Health Booklet in child health care. Method: A qualitative study with a phenomenological approach, in which participated nurses and doctors from six teams of the Family Health Strategy (FHS) in Belo Horizonte, MG. In total, were carried out 12 non-directive interviews, using two guiding questions. Results: A comprehensive analysis of the speeches enabled the construction of three categories that signal the experiences of the professionals with the booklet. The experiments revealed difficulties arising from the limitations of knowledge about the instrument; incomplete filling out of the booklet by many professionals that care for children; the daily confrontations of the process and the organization of work teams; disinterest of families with the instrument. Conclusion: The research points possible and necessary ways to improve the use of booklets as an instrument of full child health surveillance.

Objetivo: Comprender las experiencias vividas por los profesionales de salud de la atención primaria con la Libreta de Salud del Niño en el cuidado a la salud infantil. Método: Estudio cualitativo de abordaje fenomenológico del que participaron enfermeros y médicos de seis equipos de Salud de la Familia de Belo Horizonte, MG. Fueron realizadas 12 entrevistas no directivas, guiadas por dos preguntas orientadoras. Resultados: El análisis comprensivo de las charlas posibilitó la construcción de tres categorías que señalan las experiencias vividas por los profesionales con la libreta. Las experiencias revelaron dificultades que se derivan de las limitaciones de conocimiento acerca del instrumento; el hecho de no rellenar en la libreta las acciones de los distintos profesionales que asisten al niño; los enfrentamientos cuotidianos del proceso y la organización del trabajo de los equipos; y el desinterés de las familias con el instrumento. Conclusión: La investigación apunta caminos posibles y necesarios para mejorar la utilización de la libreta como instrumento de vigilancia integral a la salud del niño.

Objetivo: Compreender as experiências vividas por profissionais de saúde da atenção primária com a Caderneta de Saúde da Criança no cuidado à saúde infantil. Método: Estudo qualitativo de abordagem fenomenológica do qual participaram enfermeiros e médicos de seis equipes de Saúde da Família de Belo Horizonte, MG. Foram realizadas 12 entrevistas não diretivas, guiadas por duas questões norteadoras. Resultados: A análise compreensiva das falas possibilitou a construção de três categorias que sinalizam as experiências vividas pelos profissionais com a caderneta. As experiências revelaram dificuldades que são derivadas das limitações de conhecimento sobre o instrumento; da não complementaridade na caderneta das ações de diversos profissionais que assistem a criança; dos enfrentamentos cotidianos do processo e da organização do trabalho das equipes; do desinteresse das famílias com o instrumento. Conclusão: A pesquisa aponta caminhos possíveis e necessários para melhorar a utilização da caderneta como instrumento de vigilância integral à saúde da criança.
Descritores: Serviços de Saúde da Criança
Folhetos
Atenção Primária à Saúde
Limites: Criança
Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-700095
Autor: Sousa, Etelvaldo Francisco Rego; Costa, Eliane Aparecida de Oliveira; Dupas, Giselle; Wernet, Monika.
Título: Acompanhamento de familias de criancas com doenca cronica: percepcao da equipe de Saude da Familia / Seguimiento de las familias de ninos con enfermedades cronicas: la percepcion del equipo de Salud de la Familia / Continued care for families of children with chronic diseases: perceptions of Family Health Program teams
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;47(6):1367-1372, 01/dez. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo objetivou caracterizar como a equipe da Estratégia Saúde da Família percebe sua dinâmica de acompanhamento de famílias que convivem com a doença crônica da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como método a Análise de Conteúdo, técnica de análise categorial temática. Para a coleta de dados utilizou-se o grupo focal, que foi desenvolvido com três equipes de Saúde da Família, totalizando 32 sujeitos. Os resultados foram organizados em três categorias temáticas: Peculiaridades das famílias que convivem com a doença crônica da criança; Equipe, família e Estratégia Saúde da Família e Limitações para cuidar. A percepção da equipe é que o desenho da Estratégia Saúde da Família favorece o acesso à experiência familiar, permitindo o reconhecimento de suas especificidades. Os dados revelam ainda as limitações da equipe em sua capacidade de resolução e a necessidade de investimentos na articulação entre os distintos serviços, setores e equipamentos sociais.

Este estudio tuvo como objetivo caracterizar la forma en la cual el equipo de la Estrategia Salud de la Familia percibe su dinámica de seguimiento de las familias que conviven con la enfermedad crónica del niño. Se trata de una investigación cualitativa cuyo referencial teórico fue el Interaccionismo Simbólico y el método fue el Análisis de Contenido. Para la recolección de los datos se utilizó la técnica de Grupo Focal que se desarrolló con tres Equipos de Salud de la Familia, con un total de 32 sujetos. Los resultados fueron organizados en tres categorías temáticas: Peculiaridades de las familias que conviven con la enfermedad crónica del niño; Equipo, Familia y Estrategia Salud de la Familia y Limitaciones para cuidar . La percepción del Equipo es que el diseño de la Estrategia Salud de la Familia facilita el acceso a la experiencia familiar, lo que permite el reconocimiento de sus especificidades. También revela las limitaciones del Equipo en su capacidad de resolución y apunta para la necesidad de inversiones en la mediación entre los diversos servicios, sectores y equipamientos sociales.

The objective of this study is to characterize how the Family Health Strategy teams in Brazil perceive their role to provide continued care to families of children with chronic diseases. This was a qualitative study that used symbolic interactionism as its theoretical framework, with content analysis for thematic categorical analysis. Focus groups with three Family Health Strategy teams were used for data collection, with a total of 32 study participants. The results were organized into three thematic categories: 1) singularities of families that live with children with chronic diseases; 2) team, family and Family Health Strategy; and 3) limitations of care . The teams’ perception is that the design of the Family Health Strategy encourages access to the family experience, allowing the recognition of its specificities. Further, the data reveal team limitations regarding their capacity to provide care, and the need for investments in articulation with different social services, sectors, and equipment.
Descritores: Serviços de Saúde da Criança
Doença Crônica
Continuidade da Assistência ao Paciente
Saúde da Família
-Atitude do Pessoal de Saúde
Equipe de Assistência ao Paciente
Limites: Criança
Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME



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