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Texto completo SciELO Brasil
Celeste, Roger Keller
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Id: biblio-952379
Autor: Macarevich, Aline; Pilotto, Luciane Maria; Hilgert, Juliana Balbinot; Celeste, Roger Keller.
Título: User satisfaction with public and private dental services for different age groups in Brazil / Satisfação de usuários com serviços odontológicos públicos e privados entre diferentes grupos etários no Brasil / Satisfacción de usuarios de servicios dentales públicos y privados para diferentes grupos de edad en Brasil
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);34(2):e00110716, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract: This article aimed to describe the levels of user satisfaction in different age groups and to study the association between user satisfaction and different types of dental services in a representative sample of Brazilians. This study is based on the Brazilian Oral Health Survey, which evaluated the dental health of adolescents, adults and older adults in 177 Brazilian cities. The outcome variable was user satisfaction, related to the last dental visit, evaluated in a five-level Likert-type scale. The main exposure variable was the type of dental service (public service, private service, health plan or insurance). The independent variables were DMFT (decay, missing and filled teeth); pain intensity in the past six months; reason for the last dental visit; perceived need for treatment; frequency of use of dental services; sex; equivalent income; and educational level. An ordered logistic regression analysis was performed separately for each age group. Few participants evaluated the services as bad or very bad (4.3% of adolescents, 6.1% of adults and 4.1% of older adults). In the crude model, the use of public services was associated with lower satisfaction than the use of private services and health plans between all groups. However, after adjusting by covariates, this association remained only in adolescents, who showed lower satisfaction with the public service compared to the private service and health plans. In general, Brazilians are satisfied with dental services, but, among adolescents, the use of public services was associated with lower satisfaction. Public services may be focused on issues related to children, adults and older adults, and not to the adolescent audience, which has specific demands.

Resumo: O artigo teve como objetivos descrever os níveis de satisfação de usuários de diferentes grupos etários e analisar a associação entre satisfação de usuários e diferentes tipos de serviços odontológicos em uma amostra representativa de brasileiros. O estudo é baseado na Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, que avaliou a saúde oral dos adolescentes, adultos e idosos em 177 cidades brasileiras. A variável de desfecho era a satisfação do usuário em relação à última consulta odontológica, avaliada através da uma escala de tipo Likert, com cinco níveis. A principal variável de exposição era o tipo de serviço de saúde oral (público, privado, plano ou seguro odontológico). As variáveis independentes eram o índice CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados); intensidade de dor nos últimos seis meses; motivo pela última consulta odontológica; percepção de necessidade de tratamento; frequência de uso de serviços de saúde oral; sexo; renda equivalente e escolaridade. Foram realizadas análises separadas de regressão logística ordinal para cada faixa etária. Poucos participantes avaliaram os serviços como ruins ou muito ruins (4,3% dos adolescentes, 6,1% dos adultos e 4,1% dos idosos). Entre todos os grupos, no modelo não ajustado, o uso de serviços públicos esteve associado à satisfação mais baixa em comparação com os serviços privados e planos de saúde. Entretanto, após ajustar pelas covariáveis, esta associação se manteve apenas nos adolescentes, que mostraram menor satisfação com os serviços públicos em comparação com os serviços privados e planos de saúde. Em geral, os brasileiros estão satisfeitos com os serviços de saúde oral; no entanto, entre os adolescentes o uso de serviços públicos esteve associado à menor satisfação. É possível que os serviços públicos estejam orientados para as questões das crianças, dos adultos e dos idosos, mas não do público de adolescentes, que apresentam demandas específicas.

Resumen: El objetivo de este artículo fue describir los niveles de satisfacción de los usuarios en diferentes grupos de edad, además de estudiar la asociación entre la satisfacción del usuario y los diferentes servicios dentales, en una muestra representativa de ciudadanos brasileños. Este estudio está basado en la Encuesta de Salud Bucal Brasileña, que evaluó la salud dental de adolescentes, adultos y adultos de edad avanzada en 177 ciudades brasileñas. La variable de resultado fue la satisfacción del usuario, en relación con la última visita dental, evaluada en una escala tipo Likert de cinco niveles. La variable principal de exposición fue el tipo de servicio dental (servicio público, servicio privado, plan de salud o seguro). Las variables independientes fueron DCPO (dientes cariados, perdidos y obturados); intensidad del dolor en los últimos seis meses; razón de la última visita dental; necesidad percibida de tratamiento; frecuencia del uso de los servicios dentales; sexo; ingresos equivalentes; y nivel educacional. Se realizó un análisis por regresión logística ordinario separadamente para cada grupo de edad. Algunos participantes evaluaron los servicios como deficitarios o muy deficitarios (4,3% de los adolescentes, 6,1% de los adultos y un 4,1% de los adultos de edad más avanzada). En el modelo sin estratificar, el uso de los servicios públicos estuvo asociado con una satisfacción más baja que el uso de servicios privados y planes de salud entre todos los grupos. No obstante, tras ser ajustado por las covariables, la asociación se mantuvo sólo en los adolescentes, que mostraron una satisfacción más baja con el servicio público, en comparación con los servicios privados y planes de salud. En general, los brasileños están satisfechos con los servicios dentales, sin embargo, entre los adolescentes, el uso de los servicios públicos estuvo asociado con una baja satisfacción. Los servicios públicos tal vez se centran en asuntos relacionados con niños, adultos y adultos de edad avanzada, y no con el público adolescente que demanda servicios específicos.
Descritores: Satisfação do Paciente
Serviços de Saúde Bucal
-Satisfação Pessoal
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Brasil
Saúde Bucal
Estudos Transversais
Fatores Etários
Setor Público
Setor Privado
Limites: Humanos
Adolescente
Adulto
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Celeste, Roger Keller
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Id: biblio-889940
Autor: Pilotto, Luciane Maria; Celeste, Roger Keller.
Título: Tendências no uso de serviços de saúde médicos e odontológicos e a relação com nível educacional e posse de plano privado de saúde no Brasil, 1998-2013 / Trends in the use of medical and dental services and associations with educational level and private health plan coverage in Brazil, 1998-2013 / Tendencias en el uso de servicios de salud médicos y odontológicos, y su relación con el nivel educacional y la adquisición de un plan privado de salud en Brasil, 1998-2013
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);34(4):e00052017, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O mix público-privado do sistema de saúde brasileiro favorece cobertura duplicada aos serviços de saúde aos indivíduos que possuem plano privado de saúde e pode aumentar as iniquidades no uso dos serviços. O objetivo deste estudo é descrever as tendências no uso dos serviços de saúde médicos e odontológicos e a relação com nível educacional e posse de plano privado de saúde. Os dados foram obtidos de inquéritos domiciliares nacionais com amostras representativas dos anos de 1998, 2003, 2008 e 2013. Foram descritas as tendências no uso de serviços de saúde por adultos ajustadas por posse de plano privado de saúde, nível de educação, sexo e idade. Há tendência de aumento no uso dos serviços de saúde em adultos sem plano privado e, entre adultos com plano privado, a tendência no uso variou de forma não linear. O serviço médico apresentou alternância no uso a longo dos anos e o serviço odontológico apresentou tendência de declínio após o ano de 2003. Acompanhar as tendências na posse de planos privados de saúde e no uso dos serviços de saúde é necessário para auxiliar o Estado na regulação dos planos privados e evitar o aumento das iniquidades no acesso e uso dos serviços de saúde entre os cidadãos.

The public-private mix in the Brazilian health system favors double coverage of health services for individuals with private health plans and may aggravate inequities in the use of services. The aim of this study was to describe trends in the use of medical and dental services and associations with schooling and private health coverage. Data were obtained from a national household survey with representative samples in the years 1998, 2003, 2008, and 2013. The study described trends in the use of health services by adults, adjusted by private health coverage, years of schooling, sex, and age. There was an upward trend in the use of health services in adults without a private plan and among adults with a private plan the trend in use varied in a non-linear way. The medical service presented alternation in use over the years and the dental service showed a tendency to decline after 2003. It is necessary to monitor trends in private health coverage and the use of health services to assist government in regulating private plans and avoid increasing inequities among citizens in access to and use of health services.

El mix público-privado del sistema de salud brasileño favorece la cobertura duplicada a los servicios de salud para individuos que posean un plan privado de salud, y puede aumentar las inequidades en el uso de los servicios. El objetivo de este estudio es describir las tendencias en el uso de los servicios de salud médicos y odontológicos, y su relación con el nivel educacional y la tenencia de un plan privado de salud. Los datos se obtuvieron de encuestas domiciliarias nacionales, con muestras representativas de los años de 1998, 2003, 2008 y 2013. Se describieron las tendencias en el uso de servicios de salud por parte de adultos, ajustadas por la tenencia de un plan privado de salud, nivel de educación, sexo y edad. Existe una tendencia de aumento en el uso de los servicios de salud en adultos sin plan privado y, entre los adultos con plan privado, la tendencia en el uso varió de forma no lineal. El servicio médico presentó alternancia en el uso a lo largo de los años y el servicio odontológico presentó tendencia de declinación después del año 2003 Acompañar las tendencias en la obtención de planes privados de salud y en el uso de los servicios de salud es necesario para auxiliar al Estado en la regulación de los planes privados, y así evitar el aumento de las inequidades en el acceso y uso de los servicios de salud entre los ciudadanos.
Descritores: Cobertura Universal do Seguro de Saúde/tendências
Serviços de Saúde Bucal/tendências
Serviços de Saúde/tendências
Acesso aos Serviços de Saúde/tendências
Seguro Saúde/tendências
-Brasil
Setor Privado
Serviços de Saúde Bucal/economia
Serviços de Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
Escolaridade
Planejamento em Saúde
Serviços de Saúde/economia
Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
Acesso aos Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
Seguro Saúde/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1001647
Autor: Sória, Giordano Santana; Nunes, Bruno Pereira; Bavaresco, Caren Serra; Vieira, Luna Strieder; Facchini, Luiz Augusto.
Título: Acesso e utilização dos serviços de saúde bucal por idosos de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil / Access to and use of oral health services among the elderly in Pelotas, Rio Grande do Sul State, Brazil / Acceso y utilización de los servicios de salud bucal por parte de ancianos en Pelotas, Río Grande do Sul, Brasil
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);35(4):e00191718, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: O objetivo foi medir a falta de acesso e a utilização dos serviços de saúde bucal por idosos de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Estudo transversal de base populacional foi realizado no ano de 2014, na zona urbana do município, incluindo indivíduos com 60 anos e mais. Variáveis sociodemográficas e de necessidade autorreferidas foram associadas aos desfechos. Utilizou-se regressão de Poisson para as análises bruta e ajustada. Foram entrevistados 1.451 idosos mediante um questionário estruturado. Falta de acesso no último ano alcançou uma prevalência de 1,8% (IC95%: 0,7-3,0). Idosos que nunca consultaram somaram 3,1% (IC95%: 2,2-4,0) e a utilização de serviços de saúde bucal no último ano registrou prevalência de 38,3% (IC95%: 36,0-41,0). A utilização no último ano apresentou associação positiva com as seguintes variáveis: faixa etária mais jovem (RP = 1,16), ter companheiro (RP = 1,28), alta escolaridade (RP = 1,31), problema na boca ou nos dentes (RP = 1,93), necessidade de prótese dentária (RP = 1,36) e ser edêntulo (RP = 3,11). A falta de acesso no último ano foi baixa. A utilização de serviços de saúde bucal foi mais alta do que a observada em outros estudos. Os achados parecem refletir a expansão desses serviços, particularmente na rede pública, sendo úteis para as ações de planejamento das políticas de saúde.

Abstract: This article sought to measure lack of access and use of oral health services by elderly residents of Pelotas, Rio Grande do Sul State, Brazil. This is a cross-sectional population study carried out in 2014, in the city's urban zone, including individuals aged 60 years or more. Sociodemographic and self-reported needs variables were associated with outcomes. We used Poisson regression for the crude and adjusted analyses. We interviewed 1,451 elderly individuals using a structured questionnaire. The prevalence of lack of access in the previous year was of 1.8% (95%CI: 0.7-3.0). Elderly individuals who never had a consultation were 3.1% (95%CI: 2.2-4.0) and the prevalence of use of oral health services in the previous years was 38.3%(95%CI 36.0-41.0). Use in the previous year was positively associated with the following variables: younger age (PR = 1.16), having a partner (PR = 1.28), high educational level (PR = 1.31), mouth or teeth problems (PR = 1.93), need for dental prosthesis (PR = 1.36) and being edentulous (PR = 3.11). Lack of access in the previous year was low. Oral health service use was higher than that observed in other states. Findings seem to reflect the expansion of oral health services in the city, especially in the public network, and are useful for health policy planning.

Resumen: El objetivo fue medir la falta de acceso y utilización de los servicios de salud bucal por parte de ancianos en Pelotas, Río Grande do Sul, Brasil. Se realizó un estudio transversal de base poblacional durante el año 2014, en la zona urbana del municipio, incluyendo a individuos con 60 años y más. Las variables sociodemográficas y de necesidad autorreferidas se asociaron a los resultados. Se utilizó la regresión de Poisson para los análisis bruto y ajustado. Se entrevistaron a 1.451 ancianos, mediante un cuestionario estructurado. La falta de acceso en el último año alcanzó una prevalencia de 1,8% (IC95%: 0,7-3,0). Los ancianos que nunca consultaron sumaron un 3,1% (IC95%: 2,2-4,0) y la utilización de servicios de salud bucal en el último año tuvo una prevalencia de un 38,3% (IC95%: 36,0-41,0). La utilización durante el último año presentó una asociación positiva con las siguientes variables: franja de edad más joven (RP = 1,16), tener compañero (RP = 1,28), alta escolaridad (RP = 1,31), problema en la boca o en los dientes (RP = 1,93), necesidad de prótesis dental (RP = 1,36) y ser edéntulo (RP = 3,11). La falta de acceso en el último año fue baja. La utilización de servicios de salud bucal fue más alta que la observada en otros estudios. Los resultados parecen reflejar la expansión de los servicios de salud bucal en el municipio, particularmente en la red pública, siendo útiles para las acciones de planificación dentro de las políticas de salud.
Descritores: Assistência Odontológica para Idosos/estatística & dados numéricos
Serviços de Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Distribuição de Poisson
Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Equidade em Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-889760
Autor: Godoi, Heloisa; Andrade, Selma Regina de; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de.
Título: Rede regionalizada de atenção à saúde no Estado de Santa Catarina, Brasil, entre 2011 e 2015: sistema de governança e a atenção à saúde bucal / The regionalized healthcare network in Santa Catarina State, Brazil, from 2011 to 2015: governance system and oral healthcare / Red regionalizada de atención a la salud en el Estado de Santa Catarina, Brasil, entre 2011 y 2015: sistema de gobernanza y atención a la salud bucal
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);33(9):e00133516, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: Objetivou-se descrever o sistema de governança empreendido na estruturação da rede regionalizada de atenção à saúde no Estado de Santa Catarina, Brasil, baseando-se na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), tendo como foco a estruturação da atenção à saúde bucal. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, exploratório-descritivo, do tipo documental, tendo por base os fundamentos da governança como ferramenta analítica, por meio da identificação das dimensões atores, normas, pontos nodais e processos. Dados secundários foram coletados em atas de reuniões realizadas pela CIB entre janeiro de 2011 e dezembro de 2015. A análise mostra fragilidades na governança empreendida pela CIB catarinense no que concerne à estruturação da atenção à saúde bucal de forma regionalizada e sob a perspectiva de rede. A estruturação da atenção à saúde bucal ocorre de forma paralela a outras redes temáticas no estado e apresenta a expansão dos serviços odontológicos, principalmente de média complexidade, como efeito do processo de governança vigente. As relações estabelecidas entre os gestores e os processos decisórios identificados permitiram reconhecer a "prescrição" dessa rede, visto que há pouca negociação e demanda local, sendo mais restrita ao seguimento de recomendações e incentivos da esfera federal/estadual, estes intermediados por técnicos da secretaria estadual. Dessa forma, a definição de agenda propícia à formulação de política voltada para a atenção à saúde bucal dos catarinenses torna-se fragilizada e apresenta um posicionamento periférico frente às demais ações de saúde.

Abstract: The objective was to describe the governance system used in structuring the regionalized healthcare network in Santa Catarina State, Brazil, based on the Bipartite Inter-Managerial Commission (CIB), with a focus on structuring of oral healthcare. This was a qualitative, exploratory-descriptive documental study, based on the foundations of governance as an analytical tool through identification of the dimensions actors, norms, nodal points, and processes. Secondary data were collected from the minutes of CIB meetings held from January 2011 to December 2015. The analysis shows weaknesses in CIB governance in Santa Catarina in relation to regionalized structuring of oral healthcare from a network perspective. Structuring of oral healthcare occurs in parallel to that of other thematic networks in the state and shows the expansion of dental services, especially those with medium complexity, as an effect of the prevailing governance process. The relations established between administrators and decision-making processes allowed recognizing this network's "prescription", since there is little negotiation and local demand, limited more to following recommendations and incentives from the federal/state sphere, intermediated by staff from the State Health Secretariat. Thus, setting a policy agenda for oral healthcare for the population of Santa Catarina is weakened, with a peripheral position in relation to other health programs.

Resumen: El objetivo fue describir el sistema de gobernanza emprendido en la estructuración de la red regionalizada de atención a la salud, en el estado de Santa Catarina, basándose en la Comisión Intergestores Bipartita (CIB), cuyo propósito fue la estructuración de la atención a la salud bucal. Se trata de un estudio de cuño cualitativo, exploratorio-descriptivo, de tipo documental, teniendo como base los fundamentos de la gobernanza, como herramienta analítica, mediante la identificación de las dimensiones: actores, normas, puntos nodales y procesos. Los datos secundarios se recogieron en las actas de reuniones realizadas por la CIB, entre enero de 2011 y diciembre de 2015. El análisis muestra debilidades en la gobernanza emprendida por la CIB catarinense, en lo que concierne a la estructuración de la atención a la salud bucal de forma regionalizada y desde su perspectiva de red. La estructuración de la atención a la salud bucal se produce de forma paralela a otras redes temáticas en el estado y presenta la expansión de servicios odontológicos, principalmente de media complejidad, como consecuencia del proceso de gobernanza vigente. Las relaciones establecidas entre los gestores y los procesos decisorios identificados permitieron reconocer la "prescripción" de esta red, visto que existe poca negociación y demanda local, estando más restringida al seguimiento de recomendaciones e incentivos de la esfera federal/estatal, además intermediada por técnicos de la secretaría estatal. De esta forma, la definición de esta agenda, propicia a la formulación de políticas dirigidas hacia la atención a la salud bucal de los catarinenses, se debilita y presenta una posición periférica frente a las demás acciones de salud.
Descritores: Assistência Odontológica Integral/organização & administração
Serviços de Saúde Bucal/organização & administração
-Atenção Primária à Saúde
Regionalização
Administração de Serviços de Saúde
Brasil
Saúde Bucal
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Leite, Isabel Cristina Gonçalves
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Id: biblio-946522
Autor: Veperino, Rosiane Gomes; Gomes, Priscila Morais; Leite, Isabel Cristina Gonçalves.
Título: Avaliação da presença e extensão dos atributos da atenção primária à saúde, quanto aos serviços odontológicos, de uma unidade de saúde que abriga residência multiprofissional em saúde da família, no município de Juiz de Fora - Minas Gerais / Evaluation of the existence and extent of primary health care attributes, related to dental services, in a health unit that houses multiprofessional residence in family health in the city of Juiz de Fora - Minas Gerais
Fonte: Rev. APS;20(4):539-550, 20/10/2017.
Idioma: pt.
Resumo: Avaliação da presença e extensão dos atributos da Atenção Primária à Saúde, quanto aos serviços odontológicos, de uma unidade de saúde, que abriga residência multiprofissional em Saúde da Família, no município de Juiz de Fora ­ Minas Gerais. Objetivo: Avaliar a presença e a extensão dos atributos da Atenção Primária à Saúde, quanto aos serviços odontológicos de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, que abriga a residência em Saúde da Família, no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, por meio da aplicação do questionário PCATool- Brasil, versão usuários, dirigido à saúde bucal. Métodos: Estudo transversal desenvolvido, por meio de entrevistas estruturadas e aplicadas a 50 pacientes, que foram à primeira consulta e necessitavam de continuidade de tratamento odontológico de uma unidade de atenção primária à saúde, do município de Juiz de Fora (MG). Resultados: O perfil dos usuários que procuram atendimento odontológico está representado por mulheres, com idade média de 40 anos, não brancas, casadas. Neste estudo houve um grau de orientação dos usuários quanto à APS acima do ponto de corte (≥ 6,6) para os atributos geral (7,4), derivado (8,1) e essencial (7,2) em média. Em se tratando dos atributos isolados, acessibilidade (4,8), serviços prestados (5,7), orientação comunitária (6,3) e sistema de informação (6,4) ficaram abaixo da média de corte. Já os atributos competência cultural (9,9) e integração de cuidados (9,8) obtiveram as melhores médias. Conclusão: Houve diferenças estatisticamente significativas quanto ao grau de orientação da Atenção Primária à Saúde entre homens e mulheres, nos atributos acessibilidade e orientação

Objective: to evaluate the presence and extent of the attributes of primary health care, related to the dental services of a Primary Health Care (PHC) Unit, which houses the residence in Family Health, in Juiz de Fora, Minas Gerais, through the application of the PCAToolBrazil questionnaire, user version, directed at oral health. Methods: cross-sectional study carried out through structured interviews conducted with 50 patients who had done their first consultation and needed continuity of dental treatment at a primary health care unit, in the city of Juiz de Fora (MG). Results: the profile of users seeking dental care is represented by women, mean age 40 years, non-white, married. In this study there was a degree of orientation of the users in relation to PHC above the cutoff (≥ 6.6) for the general (7.4), derivative (8.1). and essential (7.2) attributes, on average. In the case of isolated attributes, accessibility (4.8), services provided (5.7), community orientation (6.3), and information system (6.4), were below the cutoff average. While the cultural competence (9.9) and integration of care (9.8) attributes had the best averages. Conclusion: There were significant differences in the degree of primary health care orientation for men and women, in the accessibility and community orientation attributes, with a p-value of 0.001 and 0.051 respectively. The results of the evaluation of the primary health care model in Brazil provide important information for the services evaluated as well as for their managers.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Assistência Odontológica
-Centros de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Serviços de Saúde Bucal
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-878901
Autor: Warkentin, Pauline Friederike; Buffon, Marilene da Cruz Magalhães; Rocha, Juliana Schaia; Ditterich, Rafael Gomes.
Título: Organização da atenção na saúde bucal em um município da região metropolitana de Curitiba: percepção do usuário / Organization of oral health care in a city in the Curitiba metropolitan area: user perception
Fonte: Rev. APS;20(2):212-220, 20/04/2017.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a organização da atenção em saúde bucal nas Unidades de Saúde da Família (USF) com Equipes de Saúde Bucal (ESB), em relação ao acesso e à resolubilidade no município de Colombo-PR, na percepção do usuário. Material e Métodos: Estudo de abordagem quantitativa, aplicou-se em forma de entrevista um questionário semiestruturado e adaptado aos 136 usuários das USF com ESB. A análise estatística foi descritiva, com o auxílio do programa Excel e BioEstat 5.3, realizando o teste do Qui-quadrado (p<0,05). Resultados: Entre os entrevistados, 51,5% nunca foram ao cirurgião-dentista na USF, sendo que a maioria destes procura o atendimento privado. Já entre aqueles que procuraram atendimento no serviço público, 74,7% frequentaram há menos de um ano a USF, destes 27,3% conseguiram atendimento por agendamento semanal e 37,9% pelo agendamento mensal. Dos usuários que procuraram o atendimento, 56,1% foram atendidos no mesmo dia. Somente 27,3% necessitaram de encaminhamento ao serviço especializado e 50% dos usuários concluíram seu tratamento. Não houve relação estatisticamente significante entre a opinião sobre o acesso em relação ao sexo, renda ou escolaridade. Conclusão: A dificuldade no acesso e a própria limitação dos serviços ofertados no setor público faz com que muitos usuários procurem atendimento privado. A porta de entrada na USF continua a demanda espontânea. Apesar da resolubilidade da atenção primária, houve apenas conclusão parcial dos casos atendidos. Ainda persistem entraves na organização do serviço no município.

Objective: The aim of this study was to evaluate, from a user perspective, the organization of oral health care in Family Health Units (FHUs) with Oral Health Teams (OHTs), regarding access and resolution capacity, in the city of Colombo, PR. Methods: This quantitative study, in interview form, applied a semi-structured questionnaire adapted to the 136 users at the FHUs with OHTs. The statistical analysis was descriptive, with the help of the Excel program and BioEstat 5.3, performing the chisquare test (p <0.05). Results: Among the respondents, 51.5% had never gone to the dentist at the FHU, with most having opted for private care. While among those who sought care at the public service, 74.7% were attended at the FHU within the past year, and of these 27.3% received care on a weekly schedule and 37.9% on a monthly schedule. Among the users who sought care, 56.1% were attended on the same day. Only 27.3% required referral to specialized services and 50% of the users completed their treatment. There was no statistically significant relationship between the opinion about access and gender, income, or education. Conclusion: The difficulty of access and the actual limited services offered in the public sector makes many users search for a substitute for public services. The gateway to the FHU continues to be spontaneous demand. Despite the resolution capacity of primary care, there was only partial completion of the cases treated. Barriers in the organization of the service persist in this city.
Descritores: Saúde Bucal
Acesso aos Serviços de Saúde
-Atenção Primária à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Serviços de Saúde Bucal
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-832249
Autor: Almeida, Ana Maria Ribeiro de; Matos, Leonardo Gomes; Andrade, Silmara Nunes; Sousa, Maria Aparecida de; Lima, Iara Soares; Muniz, Luciana Vieira; Ribeiro, Rosy Iara Maciel Azambuja.
Título: Elaboração de ação educativa sobre câncer de boca para escolares em Divinópolis, Minas Gerais: um relato de experiência / Elaboration of educational action on oral cancer for students in Divinópolis, Minas Gerais: an experience report
Fonte: Rev. APS;19(4):644-649, out. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: A ação educativa é essencial para consolidar a promoção de saúde na Atenção Primária e tem grande potencial para melhorar os índices de saúde da população, desde que planejada, elaborada e executada segundo referencial teórico consistente. Este relato de experiência descreve todo o processo de elaboração de uma ação educativa sobre câncer de boca direcionada a escolares do 7º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Divinópolis, Minas Gerais. Os resultados deste estudo mostraram que cada fase − planejamento, revisão de literatura, estudo-piloto com realização de pré-teste e pós-teste − foi essencial para garantir a qualidade da fase subsequente e, por conseguinte, da ação como um todo.

The educational action is essential to consolidate the health promotion in the primary care, and has great potential to improve the health indexes of the population, provided that be planned, elaborated and implemented according consistent theoretical approach. The experience report is used to describe the entire process of developing of an oral cancer educational action targeted at students from 7º to 9º year of basic education from Divinópolis, city in the state of Minas Gerais. The results of the study show that each stage ­ planning, literature review, pilot study and pre-test and post-test administered ­ was essential to ensure the quality of the subsequent stage, therefore for the action as a whole.
Descritores: Neoplasias Bucais
-Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Serviços de Saúde Bucal
Promoção da Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-771363
Autor: Lopes, Tatiana Roriz; Almeida, Anderson Barbosa de; Moreira, Renata de Oliveira; Carvalho, Andréia Aparecida Henriques; Garcia, Felipe de Melo; Rocha, Carina Máximo da; Siqueira, Luisa Pereira de; Fajardo, Ednea Aparecida; Pereira, Emiliani Reis; Paula, Natália Cristina Sales de; Alagoano, Verônica Medeiros; Guimarães, Thiago Souza Duque; Oliveira, Lais Marques de.
Título: Determinantes sociais e biológicos da cárie dentária na infância: uma experiência interdisciplinar no PET saúde - UFJF / Social and biological determinants of dental caries in infancy: an interdisciplinary experience in the health care work education program - UFJF
Fonte: Rev. APS;18(1), jan. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: A cárie dental é uma patologia multifatorial, transmissível,que possui como característica etiológica a interação defatores biológicos e sociais. Apresenta-se como a doen-ça crônica mais comum na infância, sendo, portanto, umgrande desafio para a saúde pública em nível mundial. Oobjetivo do presente estudo foi, através de uma abordagemquantitativa e qualitativa, avaliar os determinantes sociais ebiológicos da cárie dental em crianças de 0 a 2 anos de idade,assim como promover ações que venham proporcionaruma maior integração interdisciplinar na assistência àsaúde bucal. Os resultados obtidos demonstram a falta deconhecimento dos responsáveis quanto aos principais fatoresde risco para a cárie dentária, na faixa etária pesquisada,assim como evidencia o quanto os mesmos subestimama importância da assistência à saúde bucal dessascrianças. Diante disso, fica evidente a necessidade de esforçosinterdisciplinares constantes para o enfrentamentodo problema, com a participação ativa de todos os profissionaisde saúde envolvidos na atenção primária à saúde.

The dental caries condition is a multifactorial disease,transmissible, whose etiology is characterized by theinteraction of biological and social factors. It is the mostcommon chronic childhood disease and is thereforea major challenge to public health worldwide. Theobjective of this study was, through a quantitative andqualitative approach, to evaluate the social and biologicaldeterminants of dental caries in children from 0 to 2 yearsof age, and to promote actions that would provide greaterinterdisciplinary integration in oral health care. The resultsfound demonstrate the lack of knowledge of the adultsresponsible, regarding the main risk factors for dentalcaries in the age group studied, as well as highlight howthose adults underestimate the importance of oral healthcare for these children. Thus there is an obvious need forongoing interdisciplinary efforts to address the problem,with the active participation of all health professionalsinvolved in primary health care.
Descritores: Higiene Bucal
Assistência Odontológica para Crianças
Cárie Dentária
-Serviços de Saúde Bucal
Profilaxia Dentária
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-771359
Autor: Giongo, Maiara; Cimardi, Ana Claudia Baladelli Silva; Piccinin, Thaís Mara Giroto; Victorino, Fausto Rodrigo.
Título: Rede de atenção à saúde bucal pública: experiência em um município de médio porte / Public oral health care network: experience in a medium-sized city
Fonte: Rev. APS;18(1), jan. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: as Redes de Atenção à Saúde (RAS) são organizações que permitem, através de um objetivo único, oferecer contínua e qualitativa atenção de saúde à popula- ção. Objetivo: analisar as condições e extensões da RAS com enfoque no município de Maringá/Paraná, direcionado à saúde bucal pública. Para isso, foi construído um mapa com todos os pontos de atenção em saúde bucal do município em suas diferentes complexidades, trazendo, assim, para o concreto a imagem da Rede de Atenção à Saúde Bucal Pública do município. Metodologia: fundamentou-se em revisão bibliográfica do referencial teórico sobre a RAS, Saúde Pública e Saúde Bucal e entrevista com a gestora municipal de saúde bucal. A coleta de dados caracterizou os pontos de atenção e suas complexidades, perfil epidemiológico da população, fluoretação das águas de abastecimento, para que, dessa forma, fosse construí- do o mapa da rede. Resultados: o município possui uma rede estruturada da atenção em saúde bucal, havendo todos os níveis de complexidade em diferentes regiões do município, possibilitando um maior acesso da população. Conclusão: por meio da estruturação do mapa da rede, constatou-se que há uma grande potência de serviços em saúde bucal, com os três níveis de complexidade e, ainda, parcerias com o consórcio intermunicipal e instituição de ensino superior, podendo beneficiar a população, oferecendo um tratamento integrado aos usuários do sistema e servir de suporte aos profissionais da rede.

Introduction: The Oral Health Care System (OHCS) is a network which, with a single goal, offers continuous and quality care to the public. Objective: This study aimed to analyze the conditions and extent of the OHCS in the city of Maringá, Paraná, with a specific focus on the oral health of the public. A map was carefully created, illustrating all the points in Maringá where the public can receive oral health care, whether it is preventative care or more specific care that needs to be met. This map presents a concrete image of the city's Public Oral Health Care Network. Methodology: The methodology was based on a literature review of the theoretical framework concerning the Health Care System, Public Health, and Oral Health, as well as an interview with the manager of the municipal oral health program. The data collection characterized points of attention and their complexities, the epidemiological profile of the population, and fluoridation of water supplies. Results: Using this data, the citywide network map was created, and from this map, we are able to conclude that the city has a structured network for oral health care needs, which encompasses all the levels of complexity and the various locations in the different municipal regions, allowing greater access for the population. Conclusion: By constructing the network map, we found there is a powerful array of services in oral health, with three levels of complexity, and even partnerships with the inter-municipal association as well as the local institutions for higher education. These relationships can benefit not only the population, by offering users of this network integrated treatment, but also can serve as a support network for the healthcare professionals.
Descritores: Saúde Bucal
Redes Comunitárias
-Atenção Primária à Saúde
Saúde Pública
Serviços de Saúde Bucal
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


  10 / 615 LILACS  
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Id: biblio-1087815
Autor: Lima, Thaynná Barboza Bezerra de; Bezerra, Lígia Natália Sobreira Duarte; Amorim, Heloísa Raquel Ferreira; Freire, Déborah Ellen Wanderley Gomes; Madruga, Renata Cardoso Rocha.
Título: Acesso aos serviços de saúde bucal em Campina Grande/Paraíba: um estudo de série temporal / Oral health services access in Campina Grande/Paraíba: a time series study
Fonte: Arq. odontol;56:1-10, jan.-dez. 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo:Este estudo avaliou o acesso aos serviços odontológicos em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família em Campina Grande, Paraíba, comparando as séries temporais dos anos de 2009 e 2014. Métodos: Tratou-se de um estudo quantitativo, analítico, com desenho do tipo transversal, de base populacional, do seguimento de dois estudos, com dados primários coletados prospectivamente, longitudinal ou de seguimento. O estudo teve como variável dependente o acesso a saúde bucal, e no grupo de variáveis independentes encontram-se os fatores sociodemográficos. A análise dos dados foi realizada através do SPSS 18.0, em duas etapas: uma descritiva e outra analítica. Na primeira foram feitas as distribuições de frequência das variáveis quantitativas, na segunda foram testadas as associações, utilizando-se o teste qui quadrado de Pearson. Para todas as análises foi considerado significante o nível de 5% (p < 0,05). Resultados: Os fatores sociodemográficos associados ao acesso no estudo de 2009 foram: idade, estado civil, renda do respondente e escolaridade. Em 2014, além desses, esteve associada a renda familiar. Conclusão: Constata-se que o acesso aos serviços odontológicos não ocorre de forma igualitária, não sendo a população de baixa renda a que mais se beneficia, indicando, pois, uma lacuna na equidade do acesso.

Aim:This study evaluated the access to dental services in areas covered by the Family Health Strategy in Campina Grande, Paraíba, Brazil, comparing the time series of the years 2009 and 2014. Methods: This was a quantitative, analytical study with a population-based cross-sectional design, following two studies, with prospectively collected, longitudinal, or follow-up primary data. The study had access to oral health as the dependent variable, and socio-demographic factors in the group of independent variables. Data analysis was performed using SPSS 18.0, in two steps: one descriptive and one analytical. In the first, frequency distributions of quantitative variables were made, while in the second, associations were tested using Pearson's chi-square. For all analyzes, a level of 5% (p <0.05) was considered significant. Results: The socio-demographic factors associated with access in the 2009 study were: age, marital status, respondent income, and education. In 2014, besides these, the study was associated with family income. Conclusion: It appears that access does not occur equally, and it is not the low-income population that benefits most, thus indicating a gap in equity of access.
Descritores: Fatores Socioeconômicos
Inquéritos de Saúde Bucal
Assistência Odontológica
Estratégia Saúde da Família
Serviços de Saúde Bucal
Acesso aos Serviços de Saúde
-Estudos Epidemiológicos
Estudos Transversais
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca



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