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Id: lil-774633
Autor: Fernandes, Juliana de Kássia Braga; Pinho, Judith Rafaelle Oliveira; Queiroz, Rejane Christine de Sousa; Thomaz, Erika Bárbara Abreu Fonseca.
Título: Avaliação dos indicadores de saúde bucal no Brasil: tendência evolutiva pró-equidade? / Evaluation of oral health indicators in Brazil: a trend towards equity in dental care? / Evaluación de los indicadores de salud bucal en Brasil: ¿tendencia evolutiva pro-equidad?
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);32(2):e00021115, 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: FAPEMA.
Resumo: Resumo Foi testada a hipótese de que os indicadores de saúde bucal, obtidos do Pacto da Atenção Básica de 2006, Pacto pela Saúde do biênio 2010/2011 e indicadores de transição entre o Pacto pela Saúde e Contrato Organizativo da Ação Pública em Saúde de 2012, não diferiam entre as Unidades Federativas (UF) brasileiras com diferentes Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Para isso, foi realizado um estudo longitudinal ecológico comparando as UF do Brasil com extremos de IDH. Os dados foram obtidos dos sistemas de informação do SUS e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e submetidos à análise de regressão linear de efeitos mistos (alfa = 5%). Todos os indicadores de oportunidade de acesso foram associados negativamente com o IDH. Para os de utilização, a associação ocorreu para apenas dois indicadores. Os resultados evidenciaram uma tendência evolutiva pró-equidade para indicadores de oportunidade de acesso em relação à saúde bucal.

Abstract This study tested the hypothesis that oral health indicators from the Pact for Primary Healthcare 2006, the Biennial Pact for Health 2010-2011, and the indicators for the transition from the Pact for Health to the 2012 Organizational Contract for Public Action in Health did not differ between states of Brazil with different Human Development Indices (HDI). A longitudinal ecological study was performed, comparing the states of Brazil with the highest and lowest HDIs. Data were obtained from the information systems of the Brazilian Unified National Health System (SUS) and the United Nations Development Program (UNDP) and submitted to mixed-effects linear regression (alpha = 5%). All the indicators for opportunity of access to oral health care were inversely associated with HDI. For indicators of use, the association only occurred with two indicators. The results showed a trend towards equity for indicators of opportunity of access to oral health.

Resumen Fue evaluada la hipótesis de que los indicadores de salud bucal obtenidos en el Pacto de Atención Básica de 2006, en el Pacto de Salud del bienio 2010/2011 e indicadores de transición entre el Pacto por la Salud y Contrato Organizativo de Acción Pública en Salud de 2012, no fueron diferentes entre las Unidades Federativas (UF) brasileñas con diferentes Índices de Desarrollo Humano (IDH). Para eso, se realizó un estudio longitudinal ecológico comparando las UF de Brasil con extremos del IDH. Los datos fueron obtenidos de los sistemas de información del Sistema Único de Salud (SUS) y del Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo, y sometidos a un análisis de regresión lineal de efectos mixtos (alfa = 5%). Todos los indicadores de oportunidad de acceso fueron asociados negativamente con el IDH. Para los de utilización, la asociación se produjo en apenas dos indicadores. Los resultados mostraron una tendencia evolutiva pro-equidad para los indicadores de oportunidad de acceso en relación con la salud bucal.
Descritores: Serviços de Saúde Bucal
Acesso aos Serviços de Saúde
Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde/estatística & dados numéricos
-Brasil
Disparidades em Assistência à Saúde
Desenvolvimento Humano
Modelos Lineares
Estudos Longitudinais
Programas Nacionais de Saúde
Fatores Socioeconômicos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-839627
Autor: Cascaes, Andreia Morales; Camargo, Maria Beatriz Junqueira de; Castilhos, Eduardo Dickie de; Silva, Alexandre Emidio Ribeiro; Barros, Aluísio J D.
Título: Gastos privados com saúde bucal no Brasil: análise dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, 2008-2009 / Private spending on oral health in Brazil: analysis of data from the Family Budgets Survey, 2008-2009 / Gastos privados con la salud bucal en Brasil: análisis de datos de la Encuesta de Presupuestos Familiares, 2008-2009
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);33(1):e00148915, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: Resumo: O objetivo foi analisar os gastos privados com assistência odontológica e produtos de higiene bucal dos brasileiros. Foram analisados dados de 55.970 domicílios pesquisados na Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008-2009. Os gastos foram descritos segundo macrorregiões, estados e capitais do Brasil e de acordo com características socioeconômicas e demográficas dos domicílios (sexo, idade, cor da pele e escolaridade do chefe, renda domiciliar per capita e presença de idoso no domicílio). Os brasileiros gastaram em média no ano R$ 42,19 com serviços de assistência odontológica e R$ 10,27 com produtos de higiene bucal. Desigualdades sociais na distribuição desses gastos segundo as características dos moradores dos domicílios e segundo as diferentes macrorregiões, estados e capitais do país foram encontradas. O presente estudo evidenciou com detalhes quanto e com o que gastam os brasileiros com assistência odontológica e com produtos de higiene bucal. O monitoramento e avaliação desses gastos são condições fundamentais para avaliação e orientação de políticas públicas em saúde bucal.

Abstract: The aim was to analyze Brazilians' private spending on dental care and oral hygiene products. Data were analyzed from 55,970 households in the Family Budgets Survey, 2008-2009. Expenditures were analyzed by major geographic region, state, state capital, and household socioeconomic and demographic characteristics (sex, age, head-of-household's skin color and schooling, per capita household income, and presence of elderly in the household). Brazilians spent an average of BRL 42.19 per year on dental care and BRL 10.27 on oral hygiene products. The study detected social inequalities in the distribution of these expenditures according to household residents' characteristics and the different geographic regions, states, and state capitals. The current study evidenced quantitative and specific details on Brazilians' spending on dental care and oral hygiene products. Monitoring and assessment of these expenditures are fundamental for evaluating and orienting public policies in oral health.

Resumen: El objetivo fue analizar los gastos privados con asistencia odontológica y productos de higiene bucal de los brasileños. Se analizaron datos de 55.970 domicilios seleccionados en la Encuesta de Presupuestos Familiares de 2008-2009. Los gastos fueron descritos según macrorregiones, estados y capitales do Brasil, y de acuerdo con características socioeconómicas y demográficas de los domicilios (sexo, edad, color de piel y escolaridad del cabeza de familia, renta domiciliaria per cápita y presencia del anciano en el domicilio). Los brasileños gastaron de media durante el año R$ 42,19 en servicios de asistencia odontológica y R$ 10,27 con productos de higiene bucal. Se hallaron desigualdades sociales en la distribución de esos gastos, según las características de los residentes de los domicilios, y conforme las diferentes macrorregiones, estados y capitales del país. El presente estudio evidenció con detalle cuánto y en qué gastan los brasileños respecto a la asistencia odontológica y productos de higiene bucal. El monitoreo y evaluación de estos gastos son condiciones fundamentales para la evaluación y orientación de políticas públicas en salud bucal.
Descritores: Higiene Bucal/economia
Gastos em Saúde/estatística & dados numéricos
Serviços de Saúde Bucal/economia
Financiamento Pessoal/economia
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Inquéritos de Saúde Bucal
Saúde Bucal/economia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Abegg, Claídes
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Id: biblio-951955
Autor: Cavalheiro, Charles Henrique; Abegg, Claides; Fontanive, Victor Nascimento; Davoglio, Rosane Silvia.
Título: Dental pain, use of dental services and oral health-related quality of life in southern Brazil
Fonte: Braz. oral res. (Online);30(1):e39, 2016. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
Resumo: Abstract This study aimed at assessing the relationship between dental pain and the reason for using dental services and oral health quality of life in people aged 50 to 74 years in southern Brazil. A cross-sectional population-based study was conducted with 720 individuals aged 50 to 74 years, living in three health districts in the city of Porto Alegre. Dental impacts on daily life and sociodemographic data were assessed using structured interviews. The Oral Impacts on Daily Performance - OIDP instrument was used to measure oral impacts. The information was analyzed by Poisson regression with robust variance adjustment, taking into account cluster sampling. Dental pain was present in 32.5% of those reporting an oral impact on their daily activities. Dental pain most frequently affected talking (37.6%), cleaning teeth and gums (37.0%) and enjoying the companionship of people (36.5%). After adjustments to the multivariate analysis, the reason for dental visits due to dental pain was found to have a high impact on daily activities [RP 1.68 (1.11 - 2.54].
Descritores: Qualidade de Vida
Odontalgia/epidemiologia
Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
Serviços de Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
-Fatores Socioeconômicos
Brasil/epidemiologia
Atividades Cotidianas
Nível de Saúde
Prevalência
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1056968 LILACS-Express
Autor: Candido, Laise Cordeiro; Finkler, Mirelle; Bastos, João Luiz; Freitas, Sérgio Fernando Torres de.
Título: Conflitos com o paciente, cor/raça e concepções de estudantes de Odontologia: uma análise com graduandos no Sul do Brasil / Conflicts with the patient, race and conceptions held by Dental students: The case of undergraduates from Southern Brazil
Fonte: Physis (Rio J.);29(4):e290410, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Os processos sócio-históricos ocorridos no Brasil resultaram em desigualdades de saúde entre diferentes grupos étnico-raciais. A fim de investigar tais desigualdades na Odontologia, este estudo buscou avaliar se concepções de seus graduandos variam em função da cor/raça de um paciente, quando confrontados com a discordância dele e a necessidade de identificar fatores responsáveis pelo insucesso do tratamento. Os dados foram coletados com um questionário autopreenchível, respondido por 166 alunos matriculados em um curso de Odontologia no Sul do Brasil. Apresentou-se um caso clínico hipotético aos estudantes em dois momentos distintos: no primeiro, o paciente foi caracterizado com a cor negra; no segundo, branca. Os casos demandavam tratamento de um problema dental idêntico, após o qual foram aplicadas perguntas abertas, cujas respostas foram examinadas por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados sugerem um comportamento menos respeitoso e menos autonomia dada ao paciente negro em relação ao branco. Os pacientes negros também foram mais responsabilizados por falhas no tratamento, quando comparados a seus pares brancos. Com base nesses resultados, sugerimos que a formação dos profissionais de saúde se concentre no tema das desigualdades raciais, para melhor equipá-los para a construção de uma sociedade menos desigual.

Abstract The socio-historical processes that occurred in Brazil resulted in health inequalities between different ethnic and racial groups. This study aimed to assess whether the conceptions held by Dental students vary according to the patient's race, when a hypothetic patient disagrees with the proposed treatment, as well as when the treatment fails. Data were collected with a self-completed questionnaire, which was administered to 166 undergraduate students living in Southern Brazil. The questionnaire was presented with a hypothetical clinical scenario on two different occasions; in the first one, the patient was black and, in the second one, white. On both occasions, the case asked about treatment decisions of a similarly affected tooth, after which the respondent had to answer some open-ended items. The answers were analyzed with Thematic Content Analysis. Results suggest a less respectful behavior towards and less autonomy given to the black patient, as compared with the white one. Black patients were also more responsible for treatment failures as compared to their white peers. Based on these results, we suggest that the training of health professionals should focus on the issue of racial inequalities, to better equip them to build a less unequal society.
Descritores: Estudantes de Odontologia
Grupos Étnicos
Temas Bioéticos
Serviços de Saúde Bucal
Disparidades nos Níveis de Saúde
Racismo
-Relações Médico-Paciente/ética
Brasil
Atenção à Saúde
Educação em Odontologia/ética
Etnocentrismo
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1019600
Autor: Bastos, Lucelen Fontoura; Hugo, Fernando Neves; Hilgert, Juliana Balbinot; Cardozo, Débora Deus; Bulgarelli, Alexandre Fávero; Santos, Camila Mello dos.
Título: Access to dental services and oral health-related quality of life in the context of primary health care
Fonte: Braz. oral res. (Online);33:e018, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: Abstract The aim of the present study was to evaluate the association between access to oral health care in the Primary Health Care (PHC) and Oral Health-Related Quality of Life (OHRQoL). The present study was a cross-sectional study, and the sample was composed of 412 users living in the areas covered by the public PHC services who visited a health unit for an oral exam or treatment in the last 24 months. Participants in the study responded to a home-based interview with questions that addressed socioeconomic status, behavioral, general health, dental prostheses, access to dental services in the PHC and their OHRQoL as measured by the Oral Health Impact Profile (OHIP-14) instrument. After the interview, a dental examination was performed to count the number of teeth. Chi-square tests, Student's t tests and multivariate analyses were performed using a hierarchical model and a Poisson regression with robust variance to evaluate the association between independent variables and OHRQoL. Access to oral health services in the PHC was statistically associated with OHRQoL, and the estimated prevalence rate was PR = 1.17 (CI 95% 1.00-1.37). In this study, the definition of access was based on the availability of dental consultations on demand. The study identified that lack of access to oral health services offered by the PHC was associated with a higher prevalence of impact on the quality of life of individuals.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Qualidade de Vida
Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
Serviços de Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
Acesso aos Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
-Fatores Socioeconômicos
Brasil/epidemiologia
Prevalência
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Distribuição por Sexo
Perfil de Impacto da Doença
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1100930
Autor: Pilecco, Rafaela Oliveira; Godois, Leonardo da Silva; Maroneze, Marília Cunha; Ortiz, Fernanda Ruffo; Ardengui, Thiago Machado.
Título: Factors associated with the number of filled teeth in adolescents from public schools: a cohort study
Fonte: Braz. oral res. (Online);33:e124, 2019. tab.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; . Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul.
Resumo: Abstract This study aimed to assess the association of demographic conditions, socioeconomic status, clinical variables, and psychosocial factors with the number of filled teeth in adolescents from public schools. This cohort study comprised 1,134 12-year-old adolescents enrolled in public schools in Santa Maria, Brazil, in 2012. They were followed-up in 2014, where 743 individuals were reassessed (follow-up rate of 65.52%) for the number of filled teeth. Data were collected via dental examinations and structured interviews. Demographic and socioeconomic characteristics were collected from parents or legal guardians. The psychosocial factor comprised students' subjective measurement of happiness (Brazilian version of the Subjective Happiness Scale - SHS). Dental examinations were performed to assess the number of filled teeth through decay, missing, and filled teeth index (DMF-T). Unadjusted and adjusted Poisson regression analyses were performed to assess the association between baseline variables and filled teeth at follow-up. The number of filled teeth in 2012 and 2014 were 193 (17.02%) and 235 (31.63%), respectively. The incidence of filled teeth in 2014 was 42 (5.65%). Adolescents with untreated dental caries, those who visited the dentist in the last 6 months, those that exhibited being happier, and those who had filled teeth at baseline were associated with a higher number of filled teeth at follow-up. We conclude that the number of filled teeth in adolescents was influenced by clinical and psychosocial factors, emphasizing the need to focus on oral health policies in individuals with higher disease burden and those who feel psychologically inferior.
Descritores: Instituições Acadêmicas/estatística & dados numéricos
Estudantes/estatística & dados numéricos
Inquéritos de Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
Setor Público/estatística & dados numéricos
Restauração Dentária Permanente/estatística & dados numéricos
-Fatores Socioeconômicos
Estudantes/psicologia
Brasil
Análise de Regressão
Estudos de Coortes
Cárie Dentária/terapia
Cárie Dentária/epidemiologia
Serviços de Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
Restauração Dentária Permanente/psicologia
Acesso aos Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1089392
Autor: Bavaresco, Caren Serra; Hauser, Lisiane; Haddad, Ana Estela; Harzheim, Erno.
Título: Impact of teleconsultations on the conduct of oral health teams in the Telehealth Brazil Networks Programme
Fonte: Braz. oral res. (Online);34:e011, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Telehealth has been applied in the Unified Health System (SUS) as a tool for qualifying professionals and improving the healthcare provided to the population served by the system. The aim of the present study was to evaluate the impact of teleconsultations on the qualifications of the clinical approach of the oral health teams involved in primary health care (PHC) in the state of Rio Grande do Sul under the Telehealth Brazil Networks Programme. The sample population of the study was composed of 285 dentists and 132 oral health assistants belonging to the Family Health Teams. A chi-square test was used to investigate possible associations between the absolute number of teleconsultations performed and several independent variables, namely, gender, age, dental specialty, time since graduation, time working in the Family Health Strategy (FHS), employment status, type of training institution, familiarity with information technology, and work satisfaction at the health facility. The level of significance was p < 0.05. Use of the oral health teleconsultation service led to a reduction of more than 45% in the number of referrals to other levels of care. However, no significant association was found between the number of teleconsultations and the independent variables analysed. The use of teleconsultations proved to be a powerful tool for professional training, for increasing the effectiveness of PHC, and for improving the oral healthcare provided.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde/estatística & dados numéricos
Telemedicina/estatística & dados numéricos
Recursos Humanos em Odontologia/estatística & dados numéricos
Odontólogos/estatística & dados numéricos
-Atenção Primária à Saúde/métodos
Valores de Referência
Fatores de Tempo
Brasil
Saúde Bucal
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Assistência Odontológica/estatística & dados numéricos
Telemedicina/métodos
Educação à Distância/métodos
Educação à Distância/estatística & dados numéricos
Serviços de Saúde Bucal/normas
Recursos Humanos em Odontologia/educação
Odontólogos/educação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1101147
Autor: Andrade, Fabíola Bof de; Pinto, Rafaela da Silveira.
Título: Fatores associados à insatisfação dos usuários dos centros de especialidades odontológicas do Brasil em 2014: estudo transversal / Factores asociados con la insatisfacción de usuarios de los centros de especialidades odontológicas brasileños en 2014: estudio transversal / Factors related to the dissatisfaction of users of specialized dental care centers in Brazil in 2014: a cross-sectional study
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;29(3):e2019429, 2020. tab, graf.
Idioma: en; pt.
Projeto: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Resumo: Objetivo: avaliar os fatores associados à insatisfação dos usuários dos centros de especialidades odontológicas (CEOs) do Brasil. Métodos: estudo transversal, com dados do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos CEOs; realizado em 2014, o estudo incluiu amostra não probabilística de usuários; foram classificados como insatisfeitos aqueles que responderam ser o atendimento por eles recebido regular, ruim ou muito ruim. Resultados: foram incluídos 8.730 usuários, dos quais 4,8% relataram insatisfação; maior tempo de deslocamento até o serviço (OR=1,38 - IC95% 1,10;1,74) e maior tempo de espera (OR=1,37 - IC95% 1,07;1,75) associaram-se positivamente à insatisfação; encontrou-se associação negativa com o acolhimento (OR=0,12 - IC95% 0,09;0,16), a possibilidade de tirar dúvidas (OR=0,37 IC95% 0,24;0,58) e o recebimento de orientações (OR=0,33 - IC95% 0,25;0,44). Conclusão: a insatisfação dos usuários teve baixa prevalência e foi associada a fatores relativos à organização dos serviços e ao recebimento de informação e apoio.

Objetivo: evaluar los factores asociados con la insatisfacción de los usuarios de los centros de especialidades dentales (CEO) de Brasil. Métodos: estudio transversal con datos del Programa de Mejoramiento de Acceso y Calidad de los Centros de Especialidad Dental de 2014, que incluyó una muestra no probabilística de usuarios; los que respondieron que el servicio recibido era regular, malo o muy malo fueron clasificados como insatisfechos. Resultados: se incluyeron 8.730 usuarios, 4,8% reportaron insatisfacción; mayor tiempo de viaje (OR=1,38 - IC95% 1,10;1,74) y espera (OR=1,37 - IC95% 1,07;1,75) se asociaron positivamente con la insatisfacción; hubo asociación negativa con la recepción (OR=0,12 - IC95% 0,09;0,16), la posibilidad de despejar dudas (OR=0,37 - IC95% 0,24;0,58) y recibir orientación (OR=0,33 - IC95% 0,25;0,44). Conclusión: la prevalencia de insatisfacción fue baja y se asoció con factores relacionados con la organización de los servicios y la recepción de información y apoyo.

Objective: to evaluate factors related to the dissatisfaction of users of the specialized dental care centers (CEO) in Brazil. Methods: this was a cross-sectional study with data from the Dental Specialty Center Access and Quality Improvement Program; the study was conducted in 2014 and included a non-probabilistic sample of users; those who answered that the service received was regular, poor or very poor were classified as dissatisfied. Results: a total of 8,730 users were included, 4.8% reported dissatisfaction; longer time taken to get to the service (OR=1.38 - 95%CI1.10;1.74), and longer waiting time until treatment (OR=1.37 - 95%CI1.07;1.75), were positively associated with dissatisfaction, whereas negative association was found with attention received (OR=0.12 - 95%CI0.09;0.16), the possibility of asking questions about treatment (OR=0.37 - 95%CI0.24;0.58), and receiving advice during treatment (OR=0.33 - 95%CI0.25;0.44). Conclusion: prevalence of user dissatisfaction was low and was associated with factors related to service organization and receipt of information and support.
Descritores: Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
Satisfação do Paciente/estatística & dados numéricos
Serviços de Saúde Bucal/organização & administração
-Especialidades Odontológicas
Atenção Secundária à Saúde
Brasil
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Responsável: BR275.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1287548
Autor: Leal, Rhuan Vitor Sodré; Emmi, Danielle Tupinambá; Araújo, Marizeli Viana De Aragão.
Título: Acesso e qualidade da atenção secundária e da assistência em estomatologia no Brasil / Access and quality of secondary care and stomatology assistance in Brazil
Fonte: Physis (Rio J.);31(2):e310205, 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetivo: analisar a assistência especializada em saúde bucal nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Brasil, com ênfase em Estomatologia, tendo em vista o aumento de novos casos de câncer de boca no país. Metodologia: análise de dados secundários do 1º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade dos CEO (PMAQ-CEO), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB-MS). Resultados: somente 13,98% dos municípios brasileiros são cobertos por CEO, sendo a Estomatologia uma das especialidades mais deficientes, presente em somente 65,55% dos CEO participantes do PMAQ-CEO. A realização da biópsia ocorre em 82,3% dos CEO, mas em 60% dos serviços resultado do exame ainda é demorado e o suprimento de recursos materiais é insuficiente. Conclusão: o retrato da Estomatologia no Brasil compromete o acesso ao diagnóstico, tratamento e contribui para afecções e morbidades bucais, como o câncer bucal.

Abstract Objective: To analyze the specialized assistance in oral health in the Centers of Dental Specialties (CEO) of Brazil, with emphasis on stomatology, in view of the increase of new cases of oral cancer in the country. Methodology: Secondary data analysis of the 1st cycle of the CEO Access and Quality Improvement Program (PMAQ-CEO), the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the Department of Primary Care of the Ministry of Health (DAB-MS). Results: Only 13.98% of the Brazilian municipalities are covered by CEO, and Stomatology is one of the most deficient specialties, present in only 65.55% of CEOs participating in PMAQ-CEO. The biopsy is performed in 82.3% of CEOs, but 60% of the services resulting from the examination are still slow and the supply of material resources is insufficient. Conclusion: The portrayal of stomatology in Brazil compromises access to diagnosis, treatment and contributes to oral diseases and morbidities, such as oral cancer.
Descritores: Atenção Secundária à Saúde
Neoplasias Bucais
Assistência Odontológica
Medicina Bucal
Serviços de Saúde Bucal
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
-Sistema Único de Saúde
Brasil
Saúde Bucal
Acesso aos Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1091487
Autor: Montero-Aguilar, Mauricio.
Título: Editorial
Fonte: Odovtos (En línea);21(3):9-9, Sep.-Dec. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Educação em Saúde Bucal
Serviços de Saúde Bucal
Desenvolvimento Sustentável
-Doenças Dentárias
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social



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