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Id: biblio-1177791
Autor: Oviedo Cáceres, María del Pilar; Hernández Padilla, Martha Liliana; Suárez Escudero, Juan Camilo.
Título: Percepción de la rehabilitación visual: Una mirada desde las personas con baja visión / Percepção da reabilitação da visão: uma visão de pessoas com baixa visão / Understanding Vision Rehabilitation: A Perspective from People with Low Vision
Fonte: rev. cuid. (Bucaramanga. 2010);12(1):e1139, nov. 13, 2020.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la baja visión es una categoría de discapacidad visual que requiere un proceso de rehabilitación para maximizar la función visual y permitir a la persona desarrollar habilidades compensatorias para mejorar su funcionalidad. Objetivo: describir las percepciones de las personas con baja visión que recibieron servicios de rehabilitación funcional visual en dos centros de atención, frente al aporte de los servicios y barreras identificadas en el proceso. Metodología: Estudio cualitativo de tipo exploratorio. Se realizaron 14 entrevistas semiestructuradas a personas que realizaron su rehabilitación visual en dos centros de atención: Uno en Bogotá con un proceso de atención interdisciplinario y otro en Bucaramanga con un proceso de atención de menor interdisciplinariedad. El análisis siguió el proceso de descubrimiento, codificación y relativización de los datos. Resultados: Las personas que asistieron al centro de menor interdisciplinariedad, reconocieron el aporte de la rehabilitación para el desarrollo de actividades cotidianas básicas e instrumentales. Quienes asistieron al centro de mayor interdisciplinariedad destacaron los aportes de psicología, orientación y movilidad, y trabajo social como fundamentales. Pese a lo anterior, en las dos ciudades persisten barreras: dificultades para adquirir ayudas ópticas, de movilidad, arquitectónicas y para la inclusión laboral. Discusión: Se evidencia la necesidad de garantizar una rehabilitación funcional interdisciplinaria que contemple intervenciones adicionales a la prescripción de ayudas ópticas. Conclusiones: Los servicios interdisciplinarios obtienen mejores resultados en cuanto a las transformaciones que logran las personas en: aceptación de la condición de baja visión, movilidad, acceso a tecnología, y reconocimiento de derechos.

Introduction: Low vision is a category of visual impairment that needs a rehabilitation process to maximize visual function and provide the individual with compensatory skills to improve their functioning. Objective: To describe the perception of people with low vision who received functional vision rehabilitation in two rehabilitation centers in relation to service provision and barriers identified in the process. Materials and Methods: A qualitative exploratory study was conducted using 14 semi-structured interviews in people who received low vision rehabilitation in two rehabilitation centers: one in Bogotá providing interdisciplinary vision rehabilitation and another in Bucaramanga with less interdisciplinary vision rehabilitation. After analysis, data were recovered, classified and transformed. Results: People who attended the less interdisciplinary rehabilitation center recognized the contribution of rehabilitation for basic and instrumental activities of daily living. Those who attended the rehabilitation center providing greater interdisciplinary vision rehabilitation highlighted the contributions made from the psychology, orientation and mobility skills, and social work fields as essential. Despite this, barriers still exist in both cities: difficulties in acquiring optical, mobility and architectural aids, as well as in labor inclusion. Discussion: There is a clear need to ensure interdisciplinary vision rehabilitation that includes additional interventions for optical aid prescription. Conclusion: Best results are obtained by interdisciplinary vision rehabilitation in terms of transformations that individuals achieve in acceptance of the low vision condition, mobility, access to technology and rights recognition.

Introdução: A baixa visão é uma categoria de deficiência visual que precisa de um processo de reabilitação para maximizar a função visual e permitir que a pessoa desenvolva habilidades compensatórias para melhorar seu desempenho. Objetivo: Descrever as percepções das pessoas com baixa visão que receberam reabilitação visual funcional em dois centros de reabilitação em relação à prestação de serviços e às barreiras identificadas no processo. Materiais e Métodos: Um estudo exploratório qualitativo foi conduzido utilizando 14 entrevistas semiestruturadas em pessoas que receberam reabilitação visual em dois centros de reabilitação visual: um em Bogotá com um processo de reabilitação da visão interdisciplinar e outro em Bucaramanga com reabilitação da visão menos interdisciplinar. Após análise, os dados foram recuperados, classificados e transformados. Resultados: As pessoas que compareceram ao centro de reabilitação menos interdisciplinar reconheceram a contribuição da reabilitação para atividades básicas e instrumentais da vida diária. As pessoas que compareceram ao centro de reabilitação de maior interdisciplinaridade ressaltaram como essenciais as contribuições feitas a partir da psicologia, habilidades de orientação e mobilidade, e campos de trabalho social. Apesar do acima exposto, ainda existem barreiras em ambas as cidades: dificuldades na aquisição de meios ópticos, de mobilidade e arquitetônicos, assim como na inclusão trabalhista. Discussão: Há uma clara necessidade de garantir a reabilitação funcional interdisciplinar que contemple intervenções adicionais para a prescrição de auxílios ópticos. Conclusão: Os melhores resultados são obtidos pela reabilitação interdisciplinar em termos das transformações que as pessoas alcançam na aceitação da condição de baixa visão, mobilidade, acesso à tecnologia e reconhecimento de direitos.
Descritores: Baixa Visão
Resultado do Tratamento
Serviços de Reabilitação
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Pesquisa de Reabilitação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO646.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1014272
Autor: Campos, Valeria; Cartes-Velásquez, Ricardo.
Título: Estado actual de la atención sanitaria de personas con discapacidad auditiva y visual: una revisión breve / Health care of people with visual or hearing disabilities
Fonte: Rev. méd. Chile;147(5):634-642, mayo 2019.
Idioma: es.
Projeto: CONICYT FONDEF FONIS + MINSAL.
Resumo: Visual or hearing disabilities account for 20% of people reporting some sort of disability. We performed a literature review about the interaction that people with visual or hearing disabilities have with the health care system. We found that these people report a lower quality of life and have a higher frequency of physical and psychological ailments. They also have difficulties to obtain an adequate health care and report a paucity of trained professionals to take care of them.
Descritores: Qualidade de Vida/psicologia
Transtornos da Visão/psicologia
Pessoas com Deficiência Auditiva/psicologia
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Transtornos da Audição/psicologia
-Relações Médico-Paciente
Qualidade da Assistência à Saúde
Transtornos da Visão/fisiopatologia
Letramento em Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
Transtornos da Audição/fisiopatologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1140109
Autor: Domínguez Quiroz, Katherine Paola; Alvis Orozco, Yina Paola; Sahagún Navarro, Marta.
Título: Evaluación de necesidades de apoyo en universitarios con diversidad funcional de origen físico: un estudio de caso / Assessment of support needs in university students with Functional diversity of physical origin: a case study
Fonte: rev. colomb. cienc. soc. (En linea);11(2):456-478, 2020.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo. Este estudio evaluó las necesidades de apoyo de estudiantes universitarios con diversidad funcional de origen físico en una Institución Educativa Superior. Se analizó, además, la percepción del docente y, en su conjunto, la correspondencia con las políticas de inclusión, tanto institucionales como de la nación. Método. Bajo el estudio de caso, se trabajó el enfoque cualitativo, con un diseño de teoría crítica. Se usó la entrevista en profundidad, el grupo focal y el análisis documental para la triangulación de la información. La muestra fue de casos-tipo y se definió por saturación de categorías. Se recurrió al criterio deductivoinductivo para el análisis de la información con el apoyo del software Atlas.ti. Resultados. Los participantes manifestaron presencia de barreras arquitectónicas, poca participación social en los diferentes escenarios que se organizan y necesidades de apoyo de tipo psicológico. Asimismo, deseos de formarse como profesionales. Conclusiones. Se reconoce la importancia que tiene para las instituciones de educación superior ser inclusivas para favorecer la mitigación de las necesidades que se presentan.

Objective: this study evaluated the support needs of university students with functional diversity of physical origin in a Higher Educational Institution. In addition, the perception teachers, and as a whole, the correspondence with inclusion policies, both institutional and national, were analyzed. Method: under the case study, the qualitative approach was worked out, with a critical theory design. The in-depth interview, the focus group, and the documentary analysis were used for the triangulation of the information. The sample was case-type and defined by saturation of categories. The deductive-inductive criterion was used to analyze the information with the support of the Atlas.ti software. Results: the participants manifested the presence of architectural barriers, little social participation in the different scenarios that are organized, and psychological support needs. Conclusions: the importance of higher education institutions to be inclusive to mitigate the needs is recognized.
Descritores: Pessoas com Deficiência/educação
-Acessibilidade Arquitetônica
Educação Superior
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1130033
Autor: Amariles Villegas, Andrés.
Título: La adolescencia deteriorada: subjetivación de la adolescencia en personas en situación de discapacidad / Impaired adolescence: subjectivation of adolescence in people with disabilities
Fonte: Poiésis (En línea);29(Jun.):1-8, 2015.
Idioma: es.
Resumo: La llegada a la adolescencia plantea un panorama en el cual, a pesar de todas las trabas y paradojas que le presentan los adultos, la tarea principal es afrontar las pérdidas normales de esta etapa de la vida y hacerse a un lugar independiente en el mundo. Este artículo pretende hacer una reflexión sobre lo que sucede con aquellos sujetos a los que, por una marca, condición o característica se les dificulta, niega o impide esta transición "normal". Me refiero, pues, a la subjetivación de la adolescencia de las personas en situación de discapacidad.

The arrival of adolescence presents a scenario in which, despite all the obstacles and paradoxes that adults present, the main task is to face the normal losses of this stage of life and to find an independent place in the world. This article aims to reflect on what happens to those subjects who, due to a brand, condition or characteristic, are hindered, denied or prevented from this "normal" transition. I am referring, then, to the subjectivation of adolescence of people with disabilities.
Descritores: Saúde da Pessoa com Deficiência
-Psicologia do Adolescente
Pessoas com Deficiência/psicologia
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: lil-648182
Autor: Interdonato, Giovanna Carla; Greguol, Márcia.
Título: Promoção da saúde de pessoas com deficiência: uma revisão sistemática / Health promotion for people with disabilities: a systematic review
Fonte: HU rev;37(3):369-375, set. 2011.
Idioma: pt.
Descritores: Pessoas com Deficiência
Promoção da Saúde
-Política Pública
Qualidade de Vida
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Acesso aos Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-830737
Autor: Teles, Fernanda Moreira; Resegue, Rosa; Puccini, Rosana Fiorini.
Título: Care needs of children with disabilities - Use of the Pediatric Evaluation of Disability Inventory / Necessidades de assistência à criança com deficiência - Uso do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade
Fonte: Rev. paul. pediatr;34(4):447-453, Oct.-Dec. 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To describe the care needs reported by caregivers of children with disabilities going through the school inclusion process using the Pediatric Evaluation of Disability Inventory. Methods: Cross-sectional study with 181 children aged 7-10 years with physical or mental disabilities, undergoing the inclusion process in elementary school in 2007. Location: 31 schools of the Regional Education Board-District of Penha, East Side the city of São Paulo. The children's care needs according to the caregivers were assessed in three areas-self-care, mobility and social function, using the Pediatric Evaluation of Disability Inventory, according to the following score: 5, Independent; 4, Supervision; 3, Minimum Assistance; 2, Moderate Assistance; 1, Maximum Assistance and 0, Total Assistance. For statistical analysis, we used Student's t-test and analysis of variance (ANOVA), with p<0.05 being statistically significant. Results: The lower means, with statistically significant differences, were observed for the items related to social function (55.8-72.0), followed by self-care functions (56.0-96.5); for all types of disabilities, except for children with physical disabilities, who had lower means for self-care (56.0) and mobility (63.8). Conclusions: Social function was the area referred to as the one that needed a higher degree of assistance from the caregiver and the Pediatric Evaluation of Disability Inventory is a tool that can help identify these needs and develop a more targeted intervention.

Resumo Objetivo: Descrever as necessidades de assistência referidas por cuidadores de crianças com deficiência em processo de inclusão escolar, por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Métodos: Estudo transversal com 181 crianças de 7-10 anos com deficiências físicas ou mentais, que se encontravam em processo de inclusão escolar no ciclo Fundamental I, em 2007. Local: 31 escolas da Diretoria Regional de Ensino - Distrito Penha, Zona Leste do Município de São Paulo. Foram avaliadas as necessidades de assistência do cuidador da criança em três áreas - autocuidado, mobilidade e função social, por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, segundo a seguinte pontuação: 5 Independente, 4 Supervisão, 3 Assistência mínima, 2 Assistência moderada, 1 Assistência máxima e 0 Assistência total. Para análise estatística, usou-se o teste t de Student e análise de variância (Anova) e foi significativo p<0,05. Resultados: As menores médias, com diferença estatística, foram observadas para os itens relacionados à função social (55,8-72), seguidas das funções de autocuidado (56-96,5) para todos os tipos de deficiência, com exceção das crianças com deficiência física que apresentaram menores médias para autocuidado (56) e mobilidade (63,8). Conclusões: A função social foi a área referida como a que necessita de maior assistência do cuidador e o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade é um instrumento que pode contribuir para identificar essas necessidades e para o desenvolvimento de uma intervenção mais dirigida.
Descritores: Serviços de Saúde da Criança
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
-Estudos Transversais
Avaliação da Deficiência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-767108
Autor: Aragão, Jamilly da Silva; França, Inacia Sátiro Xavier de; Coura, Alexsandro Silva; Sousa, Francisco Stélio de; Batista, Joana D'arc Lyra; Magalhães, Isabella Medeiros de Oliveira.
Título: A content validity study of signs, symptoms and diseases/health problems expressed in LIBRAS / Um estudo da validade de conteúdo de sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde expressos em LIBRAS / Estudio de la validez de contenido de señales, síntomas y enfermedades/daños de la salud expresados en LIBRAS
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);23(6):1014-1023, Nov.-Dec. 2015. tab, graf.
Idioma: es; pt.
Resumo: Objectives: to validate the content of signs, symptoms and diseases/health problems expressed in LIBRAS for people with deafness Method: methodological development study, which involved 36 people with deafness and three LIBRAS specialists. The study was conducted in three stages: investigation of the signs, symptoms and diseases/health problems, referred to by people with deafness, reported in a questionnaire; video recordings of how people with deafness express, through LIBRA, the signs, symptoms and diseases/health problems; and validation of the contents of the recordings of the expressions by LIBRAS specialists. Data were processed in a spreadsheet and analyzed using univariate tables, with absolute frequencies and percentages. The validation results were analyzed using the Content Validity Index (CVI). Results: 33 expressions in LIBRAS, of signs, symptoms and diseases/health problems were evaluated, and 28 expressions obtained a satisfactory CVI (1.00). Conclusions: the signs, symptoms and diseases/health problems expressed in LIBRAS presented validity, in the study region, for health professionals, especially nurses, for use in the clinical anamnesis of the nursing consultation for people with deafness.

Objetivo: validar o conteúdo de sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde expressos em LIBRAS por pessoas com surdez. Método: estudo de desenvolvimento metodológico, no qual participaram 36 pessoas com surdez e três especialistas em LIBRAS. O estudo foi desenvolvido em três etapas: investigação dos sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde, referidos pelas pessoas com surdez, assinalados em um questionário; registros em vídeo sobre como as pessoas com surdez expressam-se por meio da LIBRAS, os sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde; e validação do conteúdo dos registros das expressões por especialistas em LIBRAS. Os dados foram processados em planilha eletrônica e analisados por meio de tabelas univariadas, com frequências absolutas e porcentagens. Os resultados da validação foram analisados através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: avaliaram-se 33 expressões em LIBRAS, de sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde, e 28 expressões obtiveram IVC satisfatório (1,00). Conclusões: os sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde expressos em LIBRAS apresentam validade, na região do estudo, para profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, para utilização na anamnese clínica da consulta de enfermagem à pessoa com surdez.

Objetivo: validar el contenido de señales, síntomas y enfermedades/daños de la salud expresados en LIBRAS por personas con sordera. Método: estudio de desarrollo metodológico, en el cual participaron 36 personas con sordera y tres especialistas en LIBRAS. El estudio fue desarrollado en tres etapas: investigación de las señales, síntomas y enfermedades/daños de la salud referidos por las personas con sordera, señalados en un cuestionario; registro en video sobre cómo las personas con sordera se expresan por medio de LIBRAS, las señales, síntomas y enfermedades/daños de la salud; y validación del contenido de los registros de las expresiones por especialistas en LIBRAS. Los datos fueron procesados en planilla electrónica y analizados por medio de tablas univariadas, con frecuencias absolutas y porcentajes. Los resultados de la validación fueron analizados a través del Índice de Validez de Contenido (IVC). Resultados: se evaluaron 33 expresiones de LIBRAS, de señales, síntomas y enfermedades/daños de la salud; 28 expresiones obtuvieron IVC satisfactorio (1,00). Conclusiones: las señales, los síntomas y las enfermedades/daños de la salud expresados en LIBRAS presentaron validez, en la región del estudio, para profesionales de la salud, en especial para enfermeros, que la pueden utilizar en la anamnesis clínica de consultas de enfermería en personas con sordera.
Descritores: Línguas de Sinais
Pesquisas sobre Serviços de Saúde
Surdez/psicologia
Avaliação de Sintomas
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
-Brasil
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Estudo de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-998189
Autor: Morais Junior, Renato Carvalho; Rangel, Marianne de Lucena; Carvalho, Lais Guedes Alcoforado de; Figueiredo, Suelene Castro; Ribeiro, Isabella Lima Arrais; Castro, Ricardo Dias de.
Título: Social, Educational and Dental Profiles of Brazilian Patients with Special Needs Attended at a Center for Dental Specialties
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;19(1):3819, 01 Fevereiro 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To identify the profiles of patients with special needs attended at a Center for Dental Specialties. Material and Methods: This was a cross-sectional and quantitative study using an inductive approach, and a comparative and statistical procedure for analysis of the patients with special needs. Information concerning socioeconomic, medical and dental conditions was collected. The data were analyzed using IBM SPSS, adopting a significance level of 5%. Results: It was observed that 58.6% of the users were males, single (54.7%), in the age group from 19 to 59 years (41.1%), being 97.4% without schooling. The most frequent clinical diagnoses were: deviations in intelligence (18.4%), behavioral deviations (18.4%) and physical defects (17.9%). We observed for oral health the presence of gingivitis (33.0%), and healthy gums (47.8%); the presence of caries (64.9%), with restored teeth (28.5%), and edentulism (12.3%). Dental intervention procedures were initiated with emphasis on: fluoride applications (39.7%) and subgingival scraping (34.9%). Topical fluoride applications (p=0.010) and prophylaxis (p=0.010) were realized in patients without autism. Also, prophylaxis (p=0.007) was more frequently performed and gingival alterations were more often verified (p=0.020) in patients without Down's syndrome. Conclusion: The users of the patients with special needs dental service can be generally described as male, single, aged between 19 and 54 years, with the special conditions of intelligence and behavioral deviation.
Descritores: Especialidades Odontológicas
Brasil
Saúde Bucal
Pessoas com Deficiência/psicologia
Serviços de Saúde Bucal
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
-Fatores Socioeconômicos
Perfil de Saúde
Estudos Transversais/métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1005631
Autor: Suárez Zafra, Deysi; Villar Francois, Gretchen; Suárez Vázquez, Bárbara; Francois Ramírez, Maritza de la Caridad; Estrada Sánchez, Gerardo Gilberto.
Título: Necesidad de tratamiento estomatológico en niños discapacitados de La Habana / Necessidade de tratamento estomatológico em crianças deficientes em Havana / Need for stomatological treatment in disabled children of Havana
Fonte: Rev. inf. cient;97(4):i:798-f:809, 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: el paciente discapacitado constituye un grupo priorizado dentro de la atención estomatológica cubana ya que su salud bucal está influenciada por diversos factores. Objetivo: determinar factores de riesgo, enfermedades bucales, así como la necesidad de tratamiento estomatológico de los pacientes discapacitados según la categoría diagnóstica de la Escuela Especial Luis Ramírez López. Método: estudio descriptivo transversal realizado en el período comprendido entre 2016-2017. El universo estuvo constituido por los 72 alumnos matriculados en la escuela. Resultados: la categoría diagnosticada que prevaleció fue el retraso mental leve con 79,2 por ciento. El 55,6 por ciento de la población estudiada presentó higiene bucal adecuada, siendo el retraso mental leve la categoría más representativa. El 62,5 por ciento de los niños presentó caries dental, el 60.0 por ciento enfermedad periodontal y el 33,3 por ciento maloclusión. De la población estudiada el 62,5 por ciento necesitó tratamiento conservador, el 33,3 tratamiento ortodóntico y el 9,7 tratamiento periodontal. Conclusiones: predominaron los niños con retraso mental leve, higiene bucal adecuada y caries dental, condicionando una alta necesidad de tratamiento conservador(AU)

Introduction: the disabled patient is a prioritized group in Cuban dental care since his or her oral health is influenced by several factors. Objective: to determine risk factors, oral diseases, as well as the need for stomatological treatment of disabled patients according to the diagnostic category of the Special School Luis Ramirez Lopez. Method: a cross-sectional and descriptive study was conducted in the period 2016-2017. The universe was constituted by the 72 students enrolled in the school. Results: the diagnosed category that prevailed was mild mental retardation with 79.2 percent. 55.6 percent of the studied population presented adequate oral hygiene, with mild mental retardation being the most representative category. 62.5 percent of children had dental caries, 60.0 percent periodontal disease and 33.3 percent malocclusion. Of the population, 62.5 percent required conservative treatment, 33.3 orthodontic treatments and 9.7 periodontal treatments. Conclusions: children with mild Mental retardation predominated with adequate oral hygiene, dental caries also conditioning a high need for conservative treatment(AU)

Introdução: o paciente com deficiência é um grupo prioritário no atendimento odontológico cubano, uma vez que sua saúde bucal é influenciada por vários fatores. Objetivo: determinar fatores de risco, doenças bucais, bem como a necessidade de tratamento estomatológico de pacientes com deficiência de acordo com a categoria diagnóstica da Escola Especial Luis Ramírez López. Método: estudo transversal no período 2016-2017. O universo consistiu de 72 alunos matriculados na escola. Resultados: A categoria que prevaleceu foi diagnosticado retardo mental leve, com 79,2 por cento. 55,6 por cento da população do estudo tinha a higiene oral, retardo mental leve adequada sendo a categoria mais representativa. 62,5 por cento das crianças tinham cárie dentária, doença periodontal 60,0 por cento e 33,3 por cento de má oclusão. Da população de estudo de 62,5 por cento tratamento conservador necessário, 33,3 e 9,7 tratamento ortodôntico tratamento periodontal. Conclusões: predominaram as crianças com retardo mental leve, boa higiene oral e cárie dentária, determinando uma alta necessidade de tratamento conservador. Método: estudo descritivo transversal, realizado no período 2016-2017. O universo foi constituído pelos 72 alunos matriculados na escola. Resultados: a categoria diagnosticada que prevaleceu foi o retardo mental leve com 79,2 por cento. 55,6 por cento da população estudada apresentavam higiene bucal adequada, sendo o retardo mental leve a categoria mais representativa. 62,5% das crianças tinham cárie dentária, 60,0 por cento doença periodontal e 33,3 por cento maloclusão. Da população estudada, 62,5% necessitaram de tratamento conservador, 33,3 tratamento ortodôntico e 9,7 tratamento periodontal. Conclusões: crianças com retardo mental leve, higiene bucal adequada e cárie dentária predominaram, condicionando grande necessidade de tratamento conservador(AU)
Descritores: Assistência Odontológica para Pessoas com Deficiências/métodos
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
-Higiene Bucal
Estudos Transversais
Deficiência Intelectual
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU419.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Guantánamo


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: lil-797038
Autor: Souza, Mariana Angélica Peixoto de; Dias, Jane Fonseca; Ferreira, Fabiane Ribeiro; Mancini, Marisa Cotta; Kirkwood, Renata Noce; Sampaio, Rosana Ferreira.
Título: Características e demandas funcionais de usuários de uma rede local de reabilitação: análise a partir do acolhimento / Characteristics and functional demands of patients at a local rehabilitation network: analysis from first contact
Fonte: Ciênc. saúde coletiva;21(10):3277-3286, Out. 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo transversal objetiva traçar o perfil e conhecer as demandas dos usuários que buscaram os serviços públicos de reabilitação de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram analisados dados de 516 usuários acolhidos por meio do Protocolo de Levantamento de Problemas para a Reabilitação (PLPR), que permite a coleta de informações sobre a saúde, contexto social e inclui uma Breve Descrição Funcional (BDF) com 25 itens, em 10 domínios. A maioria dos usuários era de mulheres, média de idade de 57 anos e 54% declararam ser o responsável pela renda familiar. Dificuldade grave ou completa foi relatada por 87%, em pelo menos um dos itens da BDF, sendo os domínios Dor e Mobilidade os de maior incapacidade. A demanda por profissionais foi, principalmente, para Fisioterapeuta (89%), e Psicólogo (14%); 77% foram indicados para iniciar o tratamento na Atenção Básica (AB) e 21% na Atenção Especializada (AE). Aqueles que iniciaram na AE eram mais jovens; com maior número de qualificadores altos e elevada pontuação na BDF, indicando maior limitação/restrição funcional. Espera-se que as informações disponibilizadas pelo PLPR possam contribuir para a organização do fluxo e o planejamento de ações.

Abstract The cross sectional study aims to create the patients’ profile and understand their demands for seeking public rehabilitation services from Belo Horizonte. Data were analyzed from 516 patients who gained entry into the health care system by means of the Protocol for Identification of Problems for Rehabilitation (PLPR). It allows for gathering information related to one’s health and the social context, including a brief functional description (BFD) with 25 items. Most patients were females, mean age of 57 years, and 54% declared to be responsible for the family income. Severe or complete difficulty in at least one item from the BFD was reported by 87%. Pain and Mobility domains showed greater disability. The patient’s demand for services referred them mostly to physical therapy (89%), and psychology (14%); 77% were referred to basic care (BC) and 21% to specialized care (SC). Those that started rehabilitation in SC were younger, had increased number of high ratings in item’s qualifiers and higher total score in the BFD, indicating increased functional limitation and restriction. It is intended that the information provided by the PLPR may contribute to the organization of patients’ flow and the planning of actions.
Descritores: Pessoas com Deficiência/reabilitação
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
-Estudos Transversais
Avaliação da Deficiência
Centros de Reabilitação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME



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