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Id: biblio-830737
Autor: Teles, Fernanda Moreira; Resegue, Rosa; Puccini, Rosana Fiorini.
Título: Care needs of children with disabilities - Use of the Pediatric Evaluation of Disability Inventory / Necessidades de assistência à criança com deficiência - Uso do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade
Fonte: Rev. paul. pediatr;34(4):447-453, Oct.-Dec. 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To describe the care needs reported by caregivers of children with disabilities going through the school inclusion process using the Pediatric Evaluation of Disability Inventory. Methods: Cross-sectional study with 181 children aged 7-10 years with physical or mental disabilities, undergoing the inclusion process in elementary school in 2007. Location: 31 schools of the Regional Education Board-District of Penha, East Side the city of São Paulo. The children's care needs according to the caregivers were assessed in three areas-self-care, mobility and social function, using the Pediatric Evaluation of Disability Inventory, according to the following score: 5, Independent; 4, Supervision; 3, Minimum Assistance; 2, Moderate Assistance; 1, Maximum Assistance and 0, Total Assistance. For statistical analysis, we used Student's t-test and analysis of variance (ANOVA), with p<0.05 being statistically significant. Results: The lower means, with statistically significant differences, were observed for the items related to social function (55.8-72.0), followed by self-care functions (56.0-96.5); for all types of disabilities, except for children with physical disabilities, who had lower means for self-care (56.0) and mobility (63.8). Conclusions: Social function was the area referred to as the one that needed a higher degree of assistance from the caregiver and the Pediatric Evaluation of Disability Inventory is a tool that can help identify these needs and develop a more targeted intervention.

Resumo Objetivo: Descrever as necessidades de assistência referidas por cuidadores de crianças com deficiência em processo de inclusão escolar, por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Métodos: Estudo transversal com 181 crianças de 7-10 anos com deficiências físicas ou mentais, que se encontravam em processo de inclusão escolar no ciclo Fundamental I, em 2007. Local: 31 escolas da Diretoria Regional de Ensino - Distrito Penha, Zona Leste do Município de São Paulo. Foram avaliadas as necessidades de assistência do cuidador da criança em três áreas - autocuidado, mobilidade e função social, por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, segundo a seguinte pontuação: 5 Independente, 4 Supervisão, 3 Assistência mínima, 2 Assistência moderada, 1 Assistência máxima e 0 Assistência total. Para análise estatística, usou-se o teste t de Student e análise de variância (Anova) e foi significativo p<0,05. Resultados: As menores médias, com diferença estatística, foram observadas para os itens relacionados à função social (55,8-72), seguidas das funções de autocuidado (56-96,5) para todos os tipos de deficiência, com exceção das crianças com deficiência física que apresentaram menores médias para autocuidado (56) e mobilidade (63,8). Conclusões: A função social foi a área referida como a que necessita de maior assistência do cuidador e o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade é um instrumento que pode contribuir para identificar essas necessidades e para o desenvolvimento de uma intervenção mais dirigida.
Descritores: Serviços de Saúde da Criança
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
-Estudos Transversais
Avaliação da Deficiência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-767108
Autor: Aragão, Jamilly da Silva; França, Inacia Sátiro Xavier de; Coura, Alexsandro Silva; Sousa, Francisco Stélio de; Batista, Joana D'arc Lyra; Magalhães, Isabella Medeiros de Oliveira.
Título: A content validity study of signs, symptoms and diseases/health problems expressed in LIBRAS / Um estudo da validade de conteúdo de sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde expressos em LIBRAS / Estudio de la validez de contenido de señales, síntomas y enfermedades/daños de la salud expresados en LIBRAS
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);23(6):1014-1023, Nov.-Dec. 2015. tab, graf.
Idioma: es; pt.
Resumo: Objectives: to validate the content of signs, symptoms and diseases/health problems expressed in LIBRAS for people with deafness Method: methodological development study, which involved 36 people with deafness and three LIBRAS specialists. The study was conducted in three stages: investigation of the signs, symptoms and diseases/health problems, referred to by people with deafness, reported in a questionnaire; video recordings of how people with deafness express, through LIBRA, the signs, symptoms and diseases/health problems; and validation of the contents of the recordings of the expressions by LIBRAS specialists. Data were processed in a spreadsheet and analyzed using univariate tables, with absolute frequencies and percentages. The validation results were analyzed using the Content Validity Index (CVI). Results: 33 expressions in LIBRAS, of signs, symptoms and diseases/health problems were evaluated, and 28 expressions obtained a satisfactory CVI (1.00). Conclusions: the signs, symptoms and diseases/health problems expressed in LIBRAS presented validity, in the study region, for health professionals, especially nurses, for use in the clinical anamnesis of the nursing consultation for people with deafness.

Objetivo: validar o conteúdo de sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde expressos em LIBRAS por pessoas com surdez. Método: estudo de desenvolvimento metodológico, no qual participaram 36 pessoas com surdez e três especialistas em LIBRAS. O estudo foi desenvolvido em três etapas: investigação dos sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde, referidos pelas pessoas com surdez, assinalados em um questionário; registros em vídeo sobre como as pessoas com surdez expressam-se por meio da LIBRAS, os sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde; e validação do conteúdo dos registros das expressões por especialistas em LIBRAS. Os dados foram processados em planilha eletrônica e analisados por meio de tabelas univariadas, com frequências absolutas e porcentagens. Os resultados da validação foram analisados através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: avaliaram-se 33 expressões em LIBRAS, de sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde, e 28 expressões obtiveram IVC satisfatório (1,00). Conclusões: os sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde expressos em LIBRAS apresentam validade, na região do estudo, para profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, para utilização na anamnese clínica da consulta de enfermagem à pessoa com surdez.

Objetivo: validar el contenido de señales, síntomas y enfermedades/daños de la salud expresados en LIBRAS por personas con sordera. Método: estudio de desarrollo metodológico, en el cual participaron 36 personas con sordera y tres especialistas en LIBRAS. El estudio fue desarrollado en tres etapas: investigación de las señales, síntomas y enfermedades/daños de la salud referidos por las personas con sordera, señalados en un cuestionario; registro en video sobre cómo las personas con sordera se expresan por medio de LIBRAS, las señales, síntomas y enfermedades/daños de la salud; y validación del contenido de los registros de las expresiones por especialistas en LIBRAS. Los datos fueron procesados en planilla electrónica y analizados por medio de tablas univariadas, con frecuencias absolutas y porcentajes. Los resultados de la validación fueron analizados a través del Índice de Validez de Contenido (IVC). Resultados: se evaluaron 33 expresiones de LIBRAS, de señales, síntomas y enfermedades/daños de la salud; 28 expresiones obtuvieron IVC satisfactorio (1,00). Conclusiones: las señales, los síntomas y las enfermedades/daños de la salud expresados en LIBRAS presentaron validez, en la región del estudio, para profesionales de la salud, en especial para enfermeros, que la pueden utilizar en la anamnesis clínica de consultas de enfermería en personas con sordera.
Descritores: Línguas de Sinais
Pesquisas sobre Serviços de Saúde
Surdez/psicologia
Avaliação de Sintomas
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
-Brasil
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Estudo de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-998189
Autor: Morais Junior, Renato Carvalho; Rangel, Marianne de Lucena; Carvalho, Lais Guedes Alcoforado de; Figueiredo, Suelene Castro; Ribeiro, Isabella Lima Arrais; Castro, Ricardo Dias de.
Título: Social, Educational and Dental Profiles of Brazilian Patients with Special Needs Attended at a Center for Dental Specialties
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;19(1):3819, 01 Fevereiro 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To identify the profiles of patients with special needs attended at a Center for Dental Specialties. Material and Methods: This was a cross-sectional and quantitative study using an inductive approach, and a comparative and statistical procedure for analysis of the patients with special needs. Information concerning socioeconomic, medical and dental conditions was collected. The data were analyzed using IBM SPSS, adopting a significance level of 5%. Results: It was observed that 58.6% of the users were males, single (54.7%), in the age group from 19 to 59 years (41.1%), being 97.4% without schooling. The most frequent clinical diagnoses were: deviations in intelligence (18.4%), behavioral deviations (18.4%) and physical defects (17.9%). We observed for oral health the presence of gingivitis (33.0%), and healthy gums (47.8%); the presence of caries (64.9%), with restored teeth (28.5%), and edentulism (12.3%). Dental intervention procedures were initiated with emphasis on: fluoride applications (39.7%) and subgingival scraping (34.9%). Topical fluoride applications (p=0.010) and prophylaxis (p=0.010) were realized in patients without autism. Also, prophylaxis (p=0.007) was more frequently performed and gingival alterations were more often verified (p=0.020) in patients without Down's syndrome. Conclusion: The users of the patients with special needs dental service can be generally described as male, single, aged between 19 and 54 years, with the special conditions of intelligence and behavioral deviation.
Descritores: Especialidades Odontológicas
Brasil
Saúde Bucal
Pessoas com Deficiência/psicologia
Serviços de Saúde Bucal
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
-Fatores Socioeconômicos
Perfil de Saúde
Estudos Transversais/métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1005631
Autor: Suárez Zafra, Deysi; Villar Francois, Gretchen; Suárez Vázquez, Bárbara; Francois Ramírez, Maritza de la Caridad; Estrada Sánchez, Gerardo Gilberto.
Título: Necesidad de tratamiento estomatológico en niños discapacitados de La Habana / Necessidade de tratamento estomatológico em crianças deficientes em Havana / Need for stomatological treatment in disabled children of Havana
Fonte: Rev. inf. cient;97(4):i:798-f:809, 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: el paciente discapacitado constituye un grupo priorizado dentro de la atención estomatológica cubana ya que su salud bucal está influenciada por diversos factores. Objetivo: determinar factores de riesgo, enfermedades bucales, así como la necesidad de tratamiento estomatológico de los pacientes discapacitados según la categoría diagnóstica de la Escuela Especial Luis Ramírez López. Método: estudio descriptivo transversal realizado en el período comprendido entre 2016-2017. El universo estuvo constituido por los 72 alumnos matriculados en la escuela. Resultados: la categoría diagnosticada que prevaleció fue el retraso mental leve con 79,2 por ciento. El 55,6 por ciento de la población estudiada presentó higiene bucal adecuada, siendo el retraso mental leve la categoría más representativa. El 62,5 por ciento de los niños presentó caries dental, el 60.0 por ciento enfermedad periodontal y el 33,3 por ciento maloclusión. De la población estudiada el 62,5 por ciento necesitó tratamiento conservador, el 33,3 tratamiento ortodóntico y el 9,7 tratamiento periodontal. Conclusiones: predominaron los niños con retraso mental leve, higiene bucal adecuada y caries dental, condicionando una alta necesidad de tratamiento conservador(AU)

Introduction: the disabled patient is a prioritized group in Cuban dental care since his or her oral health is influenced by several factors. Objective: to determine risk factors, oral diseases, as well as the need for stomatological treatment of disabled patients according to the diagnostic category of the Special School Luis Ramirez Lopez. Method: a cross-sectional and descriptive study was conducted in the period 2016-2017. The universe was constituted by the 72 students enrolled in the school. Results: the diagnosed category that prevailed was mild mental retardation with 79.2 percent. 55.6 percent of the studied population presented adequate oral hygiene, with mild mental retardation being the most representative category. 62.5 percent of children had dental caries, 60.0 percent periodontal disease and 33.3 percent malocclusion. Of the population, 62.5 percent required conservative treatment, 33.3 orthodontic treatments and 9.7 periodontal treatments. Conclusions: children with mild Mental retardation predominated with adequate oral hygiene, dental caries also conditioning a high need for conservative treatment(AU)

Introdução: o paciente com deficiência é um grupo prioritário no atendimento odontológico cubano, uma vez que sua saúde bucal é influenciada por vários fatores. Objetivo: determinar fatores de risco, doenças bucais, bem como a necessidade de tratamento estomatológico de pacientes com deficiência de acordo com a categoria diagnóstica da Escola Especial Luis Ramírez López. Método: estudo transversal no período 2016-2017. O universo consistiu de 72 alunos matriculados na escola. Resultados: A categoria que prevaleceu foi diagnosticado retardo mental leve, com 79,2 por cento. 55,6 por cento da população do estudo tinha a higiene oral, retardo mental leve adequada sendo a categoria mais representativa. 62,5 por cento das crianças tinham cárie dentária, doença periodontal 60,0 por cento e 33,3 por cento de má oclusão. Da população de estudo de 62,5 por cento tratamento conservador necessário, 33,3 e 9,7 tratamento ortodôntico tratamento periodontal. Conclusões: predominaram as crianças com retardo mental leve, boa higiene oral e cárie dentária, determinando uma alta necessidade de tratamento conservador. Método: estudo descritivo transversal, realizado no período 2016-2017. O universo foi constituído pelos 72 alunos matriculados na escola. Resultados: a categoria diagnosticada que prevaleceu foi o retardo mental leve com 79,2 por cento. 55,6 por cento da população estudada apresentavam higiene bucal adequada, sendo o retardo mental leve a categoria mais representativa. 62,5% das crianças tinham cárie dentária, 60,0 por cento doença periodontal e 33,3 por cento maloclusão. Da população estudada, 62,5% necessitaram de tratamento conservador, 33,3 tratamento ortodôntico e 9,7 tratamento periodontal. Conclusões: crianças com retardo mental leve, higiene bucal adequada e cárie dentária predominaram, condicionando grande necessidade de tratamento conservador(AU)
Descritores: Assistência Odontológica para Pessoas com Deficiências/métodos
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
-Higiene Bucal
Estudos Transversais
Deficiência Intelectual
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU419.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Guantánamo


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: lil-797038
Autor: Souza, Mariana Angélica Peixoto de; Dias, Jane Fonseca; Ferreira, Fabiane Ribeiro; Mancini, Marisa Cotta; Kirkwood, Renata Noce; Sampaio, Rosana Ferreira.
Título: Características e demandas funcionais de usuários de uma rede local de reabilitação: análise a partir do acolhimento / Characteristics and functional demands of patients at a local rehabilitation network: analysis from first contact
Fonte: Ciênc. saúde coletiva;21(10):3277-3286, Out. 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo transversal objetiva traçar o perfil e conhecer as demandas dos usuários que buscaram os serviços públicos de reabilitação de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram analisados dados de 516 usuários acolhidos por meio do Protocolo de Levantamento de Problemas para a Reabilitação (PLPR), que permite a coleta de informações sobre a saúde, contexto social e inclui uma Breve Descrição Funcional (BDF) com 25 itens, em 10 domínios. A maioria dos usuários era de mulheres, média de idade de 57 anos e 54% declararam ser o responsável pela renda familiar. Dificuldade grave ou completa foi relatada por 87%, em pelo menos um dos itens da BDF, sendo os domínios Dor e Mobilidade os de maior incapacidade. A demanda por profissionais foi, principalmente, para Fisioterapeuta (89%), e Psicólogo (14%); 77% foram indicados para iniciar o tratamento na Atenção Básica (AB) e 21% na Atenção Especializada (AE). Aqueles que iniciaram na AE eram mais jovens; com maior número de qualificadores altos e elevada pontuação na BDF, indicando maior limitação/restrição funcional. Espera-se que as informações disponibilizadas pelo PLPR possam contribuir para a organização do fluxo e o planejamento de ações.

Abstract The cross sectional study aims to create the patients’ profile and understand their demands for seeking public rehabilitation services from Belo Horizonte. Data were analyzed from 516 patients who gained entry into the health care system by means of the Protocol for Identification of Problems for Rehabilitation (PLPR). It allows for gathering information related to one’s health and the social context, including a brief functional description (BFD) with 25 items. Most patients were females, mean age of 57 years, and 54% declared to be responsible for the family income. Severe or complete difficulty in at least one item from the BFD was reported by 87%. Pain and Mobility domains showed greater disability. The patient’s demand for services referred them mostly to physical therapy (89%), and psychology (14%); 77% were referred to basic care (BC) and 21% to specialized care (SC). Those that started rehabilitation in SC were younger, had increased number of high ratings in item’s qualifiers and higher total score in the BFD, indicating increased functional limitation and restriction. It is intended that the information provided by the PLPR may contribute to the organization of patients’ flow and the planning of actions.
Descritores: Pessoas com Deficiência/reabilitação
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
-Estudos Transversais
Avaliação da Deficiência
Centros de Reabilitação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Aguiar, Maria Geralda Gomes
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Id: lil-797029
Autor: Cerqueira, Mércia Mascarenhas Fernandes; Alves, Rafanielly de Oliveira; Aguiar, Maria Geralda Gomes.
Título: Experiências vividas por mães de crianças com deficiência intelectual nos itinerários terapêuticos / Experiences in the therapeutic itineraries of mothers of children with intellectual disabilities
Fonte: Ciênc. saúde coletiva;21(10):3223-3232, Out. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objeto deste estudo são as experiências vividas por mães de crianças com deficiência intelectual. O objetivo é descrever as experiências vividas por mães de crianças acompanhadas em uma instituição especializada de Feira de Santana (BA) nos seus itinerários terapêuticos. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que a descoberta de que o filho tem uma deficiência intelectual é experienciada pelas mães com sentimentos de choque e negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. As dificuldades nos itinerários terapêuticos têm início já no momento em que a criança obtém o diagnóstico da deficiência intelectual, pelo despreparo dos profissionais de saúde para comunicá-lo, fato que impele as mães a buscarem outros serviços de saúde. Ainda que o acesso à saúde seja um dos princípios do Sistema Único de Saúde, os itinerários são permeados por obstáculos, nas dimensões geográfica, econômica e funcional. A deficiência intelectual é um problema de saúde que demanda cuidados constantes, cujo impacto repercute nas dinâmicas, identidades e papéis familiares, requerendo a oferta de atenção integral às crianças e aos seus cuidadores, sobretudo na forma de apoio, para que possam sustentar o seu papel protetivo.

Abstract The scope of this study is to describe the experiences of mothers of children with intellectual disabilities who have been treated in a specialized institution in Feira de Santana, State of Bahia, during their therapeutic itineraries. The study adopted a qualitative approach and was conducted by means of semi-structured interviews. The results revealed that the discovery that their child has an intellectual disability is accepted by their mothers with emotions of shock, denial, anger, negotiation, depression and subsequent acceptance. The difficulties in therapeutic itineraries begin after the moment the child is diagnosed as having an intellectual disability, due to the lack of experience of health professionals in communicating the fact, which leads the mothers to search for other health services. Despite access to healthcare being one of the principles of the Unified Health System (SUS), therapeutic itineraries are fraught with difficulties at a geographical, economic and functional level. Intellectual disability is a health issue demanding constant care, and its impacts have repercussions in the family dynamics, identities and roles, requiring comprehensive attention to the children and their caretakers, especially in the type of support such that they may maintain their protective roles.
Descritores: Adaptação Psicológica
Deficiência Intelectual/terapia
Mães/psicologia
-Serviços de Saúde da Criança
Acesso aos Serviços de Saúde
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Limites: Humanos
Criança
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-742007
Autor: Carvalho, Camila Fernandes da Silva; Brito, Rosineide Santana de; Medeiros, Soraya Maria de.
Título: Contextual analysis of gynaecological care provided to women with physical disability / Análisis contextual de la consulta ginecológica de la mujer con discapacidad física / Análise contextual do atendimento ginecológico da mulher com deficiência física
Fonte: Rev. gaúch. enferm;35(4):114-117, Dec/2014.
Idioma: en.
Resumo: This is a theoretical-reflective study that aimed to analyze the contexts associated with gynaecological care for women with physical disabilities. Discussion consisted of contextual analysis according to Hinds, Chaves and Cypress, leading to four interconnected layers: immediate, specific, general and metacontext. Analysis showed that gynaecological assistance to clients with physical disabilities is influenced by attitudinal, structural, financial and informational barriers. Other influential issues are social beliefs and stigmas and the persistence of a biomedical model, which is hegemonic in this type of assistance. Therefore, gynaecological care must be valued based on the holistic paradigm offered by a transdisciplinary team in order to provide quality care to women with physical disabilities.

Estudio teórico-reflexivo que objetivó analizar los contextos asociados con atención ginecológica a mujeres con discapacidades físicas. Para esto, la discusión se basó en el análisis contextual conforme Hinds, Chaves y Cypress. De acuerdo con este referencial, cuatro capas se inteconectan: contexto inmediato, específico, general y metacontexto. Se constató que la asistencia ginecológica a la clientela con discapacidad física es influenciada por barreras actitudinales, estructurales, financieras y de información. También se suman las creencias y los estigmas de la sociedad así como la persistencia del modelo biomédico, hegemónico en este servicio. Por lo tanto, se necesita valorar la atención ginecológica en base al paradigma holístico, ofrecido por un equipo transdisciplinar, en la perspectiva de una atención de calidad a la mujer con discapacidad física.

Estudo teórico-reflexivo que objetivou analisar os contextos associados ao atendimento ginecológico à mulher com deficiência física. Para isso, a discussão foi embasada pela análise contextual conforme Hinds, Chaves e Cypress. De acordo com esse referencial, quatro camadas interligam-se: contexto imediato, específico, geral e metacontexto. Constatou-se que a assistência ginecológica à clientela com deficiência física é influenciada por barreiras atitudinais, estruturais, financeiras e informacionais. Somam-se, ainda, as crenças e os estigmas presentes na sociedade, bem como a persistência do modelo biomédico, hegemônico nesse atendimento. Portanto, necessita-se valorizar a consulta ginecológica com base no paradigma holístico, ofertada por uma equipe transdisciplinar, na perspectiva de uma assistência de qualidade à mulher com deficiência física.
Descritores: Pessoas com Deficiência
Doenças dos Genitais Femininos
Acesso aos Serviços de Saúde
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Serviços de Saúde da Mulher
-Doenças dos Genitais Femininos/terapia
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Cavalcanti, Maria de Lourdes Tavares
Acioli, Moab Duarte
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Id: lil-713738
Autor: Vianna, Nubia Garcia; Cavalcanti, Maria de Lourdes Tavares; Acioli, Moab Duarte.
Título: Princípios de universalidade, integralidade e equidade em um serviço de atenção à saúde auditiva / Principles of universality, comprehensiveness and equity in a hearing health care service
Fonte: Ciênc. saúde coletiva;19(7):2179-2188, 07/2014.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar se as práticas de atenção à saúde auditiva estavam coerentes com os princípios da universalidade, da integralidade e da equidade sob a perspectiva dos profissionais. Pesquisa qualitativa, realizada em um Serviço de Atenção à Saúde Auditiva de Média Complexidade. Constituíram sujeitos: uma assistente social, três fonoaudiólogas, uma médica e uma psicóloga. Foram realizadas entrevistas, bem como observação com registro em diário de campo. Na análise do material foi utilizada a técnica de análise temática. A análise das entrevistas resultou na construção dos seguintes temas: A Universalidade e o Acesso à Saúde Auditiva, Atenção Integral à Saúde Auditiva e Saúde Auditiva e Equidade. O trabalho apontou questões que comprometem a qualidade do serviço e que ferem os princípios do SUS. Conclui-se que investimentos relativamente simples em capacitação e qualificação profissional podem trazer mudanças significativas no sentido de propiciar a prestação de um serviço mais universal, integral e equânime.

This article analyzed whether the practices of hearing health care were consistent with the principles of universality, comprehensiveness and equity from the standpoint of professionals. It involved qualitative research conducted at a Medium Complexity Hearing Health Care Center. A social worker, three speech therapists, a physician and a psychologist constituted the study subjects. Interviews were conducted as well as observation registered in a field diary. The thematic analysis technique was used in the analysis of the material. The analysis of interviews resulted in the construction of the following themes: Universality and access to hearing health, Comprehensive Hearing Health Care and Hearing Health and Equity. The study identified issues that interfere with the quality of service and run counter to the principles of Brazilian Unified Health System. The conclusion reached was that a relatively simple investment in training and professional qualification can bring about significant changes in order to promote a more universal, comprehensive and equitable health service.
Descritores: Perda Auditiva/terapia
-Prestação Integrada de Cuidados de Saúde
Equidade em Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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