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Id: biblio-1024834
Autor: Mazza, Túlio de Oliveira; Ferreira, Gabriela Souza Assis; Picoli, Renato Mantelli; Costa, André Lucirton.
Título: Fatores do absenteísmo em primeira consulta num ambulatório de oncologia em um Hospital Universitário / xxx
Fonte: Medicina (Ribeiräo Preto);52(1), jan.-mar.,2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Introdução: o absenteísmo dos usuários de sistemas de saúde representa um grande problema para as organizações. O objetivo deste estudo foi identificar as razões para o absenteísmo dos pacientes em consulta médicas. Metodologia: pesquisa de campo nos ambulatórios de oncologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Os pacientes que não compareceram à primeira consulta em 2013 (356) foram contatados por meio telefônico, dos quais 299 não foi possível o contato por apresentarem telefone inválido, desligado, fora da área de cobertura ou por não atenderem a ligação. Resultados: 57 pacientes foram entrevistados e apontaram os motivos para falta. As respostas foram categorizadas. Os resultados mostraram que 27 pacientes (47%) não compareceram à consulta por motivos relacionados ao indivíduo ou comportamento, sendo "consultei-me em outro lugar" o mais recorrente (12,30%), seguido de "consulta coincidiu com outro compromisso" (7,02%) e "não me lembro o motivo" (7,02%). Individualmente, o motivo mais citado pelos pacientes foi "eu não faltei a consulta" (31,6%), o que sugere problemas de comunicação. Conclusão: as principais razões para o absenteísmo estão relacionadas ao indivíduo e que problemas de cadastro do paciente e comunicação dificultam a compreensão das causas do absenteísmo. (AU)

ABSTRACT Introduction: absenteeism of health system users is a major problem for organizations. The study aimed to identify the factors of absenteeism in outpatients at the General Hospital of the Medical School of Ribeirão Preto oncology clinics. Methodology: patients who did not attend the first appointment in 2013 (356) were contacted by telephone, of which 299 were not able to contact because they presented an invalid telephone number, disconnected, outside the coverage area or because they did not answer the call. Results: 57 patients were interviewed and indicated reasons for no show. The answers were categorized. The results showed that 27 patients (47%) did not attend the appointment for reasons related to the individual or behavior, the cause "I had an appointment elsewhere" was the most recurrent (12.30%), followed by "the appointment happened at the same time of another commitment" (7.02%) and "I cannot remember the reason" (7.02%). Individually, the most cited reason by the patients was "I did not miss the appointment" 18 (31.6%), thus suggesting communication problems. Conclusion:the main reasons for absenteeism are related to the individual and problems of patient registration and communication make it difficult to understand the causes of absenteeism. (AU)
Descritores: Sistema Único de Saúde
Eficiência Organizacional
Absenteísmo
Mau Uso de Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-879441
Autor: Santos, José Agostinho.
Título: A "cadeia alimentar" no mercado da saúde: do disease mongering ao doctor shopping / The "food chain" in health market: from 'disease mongering' to 'doctor shopping' / La "cadena alimentaria" en el mercado de salud: desde 'disease mongering' hasta 'doctor shopping'
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;9(31):210-212, abr./jun. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Nos anos mais recentes, têm surgido na literatura médica diferentes conceitos, tais como disease mongering, selling sickness e doctor shopping. Estes são três grandes fenômenos do atual mercado de saúde, que enfrenta o desafio de aumentar o lucro obtido intervindo em pessoas não doentes. Nesse sentido, têm se tornado notórias as inter-relações entre estes conceitos: o disease mongering alimenta um selling sickness, ao gerar o receio que impele a pessoa não doente à busca de uma tranquilização com procedimentos clínicos sem benefícios comprovados. A procura da prevenção ou do controle de alterações encontradas (que são normais, mas veiculadas como potencialmente patológicas) faz crescer um doctor shopping. Esta sequência estimuladora de um crescimento do consumo nada mais é do que uma autêntica cadeia alimentar. O médico de família e comunidade (MFC), enquanto advogado de defesa de seus pacientes, sentir-se-á envolvido pelo ímpeto de protegê-los de intervenções excessivas e inúteis, que iriam comprometer seu bem-estar biopsicossocial.

In recent years, different concepts have emerged in the medical literature, such as disease mongering, selling sickness and doctor shopping. These are three major phenomena of the current healthcare market, which is facing the challenge of increasing its profit with healthy people. In this sense, the interrelationships between these concepts have made the news: disease mongering feeds selling sickness, generating fears that impel a healthy person to seek reassurance in clinical procedures with unproven benefits. This search for the prevention or control of casual body alterations (which are normal, but conveyed as possibly pathological) inflates doctor shopping. This enhancer sequence of consumption growth is nothing but an authentic food chain. General practitioners, as the defence lawyers of their patients, would feel taken by the need to protect them against excessive and unnecessary interventions that would compromise their biopsychosocial well-being.

En los últimos años, han surgido en la literatura médica diferentes conceptos tales como disease mongering, selling sickness y doctor shopping. Se trata de tres fenómenos del actual mercado de salud que se enfrenta al reto de querer aumentar el beneficio económico, interviniendo en personas sanas. En este sentido, se han hecho visibles las relaciones entre estos conceptos: el disease mongering alimenta el selling sickness, generando un recelo que impulsa a la persona sana a buscar una tranquilidad en procedimientos clínicos que no han sido científicamente comprobados. La búsqueda de la prevención o del control de las alteraciones en la salud (que son normales pero han sido transmitidas como potencialmente patológicas) aumenta el doctor shopping. Sin embargo, esta secuencia que estimula el aumento del consumo no es más que una auténtica cadena alimentaria. El médico familiar y comunitario (MFC), como abogado defensor de sus pacientes, se sentirá envuelto por el ímpetu de protegerlos de intervenciones excesivas e innecesarias que pondrían en peligro su bienestar biopsicosocial.
Descritores: Qualidade de Vida
Setor de Assistência à Saúde
Medicalização
Prevenção Quaternária
Mau Uso de Serviços de Saúde
-Médicos de Família
Cadeia Alimentar
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-998635
Autor: Computaro, Luis Alberto; Muchico, Miguel A; Angarola, José; Sarasino, Adrian; Raimondi, Néstor; Baccaro, Fernando; Magnante, Dinah; Previgliano, Ignacio.
Título: Dignificando el Final de la Vida en Cuidados Intensivos / Dignifying the End of Life in the Intensive Care Unit
Fonte: Oncol. (Guayaquil) = Oncol. (Guayaquil);27(2):156-167, Ago. 30, 2017.
Idioma: es.
Resumo: Con frecuencia, cuando una persona se enferma, comienza un complicado proceso de consultas médicas, utilización de sofisticados medios auxiliares de diagnóstico, e instauración de tratamientos cada vez más complejos y costosos. Cuando, en vez de curar la enfermedad progresa; el enfermo se ve abrumado por la aplicación de nuevas exploraciones altamente tecnificadas que persiguen alcanzar un diagnóstico más preciso de la enfermedad a fin de instaurar medidas terapéuticas más agresivas. Como es de esperar, en muchos casos la enfermedad sigue su curso y llega un momento en el que tanto el paciente como sus allegados y el equipo médico se preguntan hasta qué punto es razonable continuar. Esta encrucijada es el punto de decisión de aceptar el final de la vida como evento natural. Pero en muchos casos se percibe como un fracaso, y no como la historia natural de los procesos graves.

Frequently, when a person falls ill, a complicated process of medical visits, use of sophisticated auxiliary means for diagnosis, and the establishment of treatments that are becoming more and more complex and expensive starts. When, instead of the patient's getting cured, the illness advances, the patient becomes overwhelmed due to the new and highly developed explorations that pursue a more precise diagnosis of the illness in order to establish more aggressive therapeutic measures. As it is expected, the illness, in many cases, continues advancing and reaches a moment in which both the patient and their close relatives, as well as the medical team, wonder until when it is still reasonable to continue with the treatments. This crossroads is the point of decision to accept death as a natural event. Most of the times, nevertheless, death is perceived as a failure, not as the natural story of serious processes.
Descritores: Tanatologia
Autonomia Pessoal
Morte
-Atitude Frente à Morte
Cuidados Críticos
Mau Uso de Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: EC104.1 - Biblioteca


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Id: biblio-979531
Autor: Rodríguez-Páez, Fredy Guillermo; Jiménez-Barbosa, Wilson Giovanni; Palencia-Sánchez, Francisco.
Título: Uso de los servicios de urgencias en Bogotá, Colombia: Un análisis desde el Triaje / Use of emergency services in Bogotá, Colombia: An analysis from the triage
Fonte: Univ. salud;20(3):215-226, sep.-dic. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Introducción: Los servicios de urgencias son puntos críticos para la calidad de la atención. Comprender los motivos de su uso aporta al mejoramiento de los sistemas de salud. Objetivo: Se describieron las características de afiliados al régimen contributivo que usaron servicios de urgencias en tres hospitales de nivel III de complejidad en Bogotá, así como las impresiones diagnósticas y distribución cronológica de la demanda, de acuerdo con los datos obtenidos al momento de ser clasificados en el Triaje. Materiales y métodos: Se realizó un estudio de corte transversal, con base en registros de Triaje en el lapso comprendido entre 1 de octubre de 2012 a 31 de marzo de 2013. Resultados: Un tercio de los registros fueron clasificados como consultas médicas no urgentes; el día lunes tuvo el mayor número de atenciones; las urgencias tuvieron un comportamiento diurno; variables como: sexo femenino, condición de afiliación como cotizante al sistema de salud y tener edad para trabajar, se asociaron con diferencias en la clasificación del Triaje al momento de demandar las urgencias. Conclusión: El uso de los servicios de urgencias está influenciado por la relación entre: características demográficas, condición de afiliación al sistema de salud y clasificación del Triaje.

Abstract Introduction: Emergency services are critical points for the quality of care. Understanding the reasons for their use contributes to the improvement of health systems. Objective: To describe the characteristics of members of the contributory regime who used emergency services in three level III hospitals of complexity in Bogotá, as well as the diagnostic impressions and chronological distribution of the demand, according to the data obtained at the time of being classified in the triage. Materials and methods: A cross-sectional study was conducted based on triage records from October 1, 2012 to March 31, 2013. Results: A third of the records were classified as non-urgent medical consultation. Monday had the greatest number of attentions. Emergencies had daytime behavior. Variables such as: female sex, membership status as a contributor to the health system and age to work were associated with differences in the classification of triage at the time of demand for emergencies. Conclusion: The use of the emergency services is influenced by the relation between: demographic characteristics, condition of affiliation to the health system and classification of the triage.
Descritores: Serviços de Saúde
-Prática de Saúde Pública
Triagem
Emergências
Mau Uso de Serviços de Saúde
Responsável: CO146.1 - CESUN - Centro de Estudios en Salud


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Id: biblio-913669
Autor: Frango, Bianca Campos Teixeira Moniz; Batista, Ruth Ester Assayag; Campanharo, Cássia Regina Vancini; Okuno, Meiry Fernanda Pinto; Lopes, Maria Carolina Barbosa Teixeira.
Título: Associação do perfil de usuários frequentes com as características de utilização de um serviço de emergência / Association of the frequent users profile with the characteristics of using an emergency service
Fonte: REME rev. min. enferm;22:e-1071, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: caracterizar o perfil e os atendimentos dos usuários frequentes de um serviço de emergência e associar as características sociodemográficas e clínicas dos usuários com as características de utilização do serviço. MÉTODO: estudo retrospectivo e analítico realizado no serviço de emergência de um hospital universitário localizado no município de São Paulo. Foram incluídos prontuários dos pacientes que procuraram o serviço de emergência no mínimo quatro vezes num período de 12 meses entre setembro de 2013 e agosto de 2014. RESULTADOS: incluídos 480 prontuários (2.808 atendimentos). A média de atendimentos foi de 5,85, sendo que a amostra variou de quatro a 28 atendimentos. Foram classificados como verdes após a classificação de risco 44,4% dos pacientes; como laranja, 13,1%; e como vermelho 8,1%, sendo que a maioria desses atendimentos foi realizada às segundas-feiras; 69,1% tiveram como desfecho a alta hospitalar. Predominaram os atendimentos não urgentes. CONCLUSÃO: os serviços de emergência podem elaborar estratégias junto com as unidades básicas de saúde que facilitem o gerenciamento dos casos a fim de suprir integralmente as necessidades dos usuários no nível adequado de assistência, implementando um sistema de fluxo de referência e contrarreferência dos pacientes.(AU)
Descritores: Serviço Hospitalar de Emergência
Estratégia Saúde da Família
Perfil de Saúde
Mau Uso de Serviços de Saúde
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-869570
Autor: Salgado, María Victoria; Kopitowski, Karin; Barani, Mariela; Vietto, Valeria; Terrasa, Sergio.
Título: Sobreuso de mamografía para rastreo en un hospital académico de Buenos Aires / Overuse of screening mammography at an academic medical center in Buenos Aires
Fonte: Rev. argent. salud publica;7(27):7-11, jun. 2016. tab.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: el rastreo de cáncer de mama en lapoblación general asintomática no está recomendado en mujeresmenores de 40 años y es controvertido en las de 40 a 49 años. Eluso inadecuado de mamografía con fines de rastreo (sobreuso) y suconsecuencia, el sobrediagnóstico, pueden conducir a tratamientosagresivos. OBJETIVO: Reportar la proporción de mamografíasinapropiadamente realizadas en mujeres menores de 50 añosafiliadas a un plan de salud de un proveedor de medicina prepaga.MÉTODOS: Se efectuó un estudio observacional de corte transversal.Se identificó a las mujeres de 18-39 y de 40-49 años afiliadas al plande salud del Hospital Italiano de Buenos Aires que se habían realizadoal menos una mamografía en 2012. Se revisaron las historiasclínicas de 200 pacientes en cada grupo de edad para determinarsi la mamografía había sido solicitada para rastreo de cáncer demama. RESULTADOS: Durante 2012, 1 533 mujeres de 18-39 añosse realizaron una mamografía. En 96 de las 200 historias revisadas,esta prueba había sido solicitada con fines de rastreo (48%; IC 95%:40,9-55,2%). Entre las mujeres de 40-49 años, 4 432 tenían unamamografía efectuada ese año. Se revisaron 199 historias clínicas;en 105 casos, el estudio había sido solicitado con fines de rastreo(52,8%; IC 95%: 45,6-59,9%). No se realizó ningún diagnóstico decáncer de mama como consecuencia de esta estrategia de rastreo.CONCLUSIONES: La alta proporción de sobreuso de mamografíapara rastreo es especialmente preocupante entre las mujeres másjóvenes y revela la dificultad que los médicos pueden tener paraadoptar las guías de práctica clínica más actualizadas.

INTRODUCTION: breast cancer screening in the generalasymptomatic population is not recommended in women youngerthan 40 years old, and it is controversial among women aged 40 to49 years. Overuse of screening mammography and its consequence,overdiagnosis, can lead to aggressive treatments. OBJECTIVE: To reportthe proportion of mammograms that were performed for breast cancerscreening among women younger than 50 years old enrolled in aprivate Health Insurance Plan in Buenos Aires, Argentina. METHODS:A cross-sectional observational study was performed. Among womenaged 18 to 39 and 40 to 49 years old enrolled in a private health plan(Hospital Italiano de Buenos Aires), those with a mammogram conductedin 2012 were identified. Of them, 200 in each age group wererandomly selected. Their medical charts were reviewed to determine ifthe mammography had been performed for breast cancer screeningpurposes. RESULTS: During 2012, 1533 women aged 18 to 39 years oldhad a mammogram conducted. Of them, 200 charts were reviewed, 96of which were determined to have a screening mammography (overuseproportion: 48%; 95% CI: 40.9-55.2%). Among women aged 40 to49, 4 432 had a mammography performed during 2012. The chartsof 199 of these women were reviewed. The mammogram had beenconducted for screening purposes in 105 cases (overuse proportion:52.8%; 95% CI: 45.6-59.9%). There was no diagnosis of breast canceras a result of these screening mammograms. CONCLUSIONS: Thishigh overuse of screening mammography is particularly concerningamong the younger women and highlights the difficulty physiciansmay have to adopt the most updated guidelines.
Descritores: Neoplasias da Mama
Mau Uso de Serviços de Saúde
Mamografia
Limites: Seres Humanos
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-831954
Autor: Rio Grande de do Norte (Estado). Secretaria de Estado da Saúde Pública.
Título: Protocolo de assistência materno infantil do Estado do Rio Grande do Norte / Protocol of maternal and child care of the State of Rio Grande do Norte.
Fonte: Natal; EDUFRN; 2015.
Idioma: pt.
Descritores: Protocolos Clínicos/normas
Serviços de Saúde Materno-Infantil/normas
Enfermagem Materno-Infantil/normas
Cuidado Pré-Natal/normas
Atenção Primária à Saúde/métodos
-Mau Uso de Serviços de Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-788724
Autor: La Valle, Ricardo.
Título: Prevención cuaternaria o la medicina sin corbata: [Editorial] / Quaternary prevention or no tie medicine: [Editorial]
Fonte: Archiv. med. fam. gen. (En línea);12(2):5-6, 2015.
Idioma: es.
Descritores: Mau Uso de Serviços de Saúde
Medicalização
Prevenção Quaternária
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR338.1 - Biblioteca


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Id: lil-784665
Autor: Laguardia, Josué; Martins, Monica Silva; Castro, Isabela Ribeiro Simões de; Barcellos, Guilherme Brauner.
Título: Qualidade do cuidado em saúde e a iniciativa “Choosing Wisely” / Healthcare quality and “Choosing Wisely” initiative / /Calidad del cuidado en la salud y la iniciativa “Choosing Wisely”
Fonte: RECIIS (Online);10(1):1-8, jan.-mar.2016.
Idioma: pt.
Resumo: A partir de uma campanha conduzida pela Fundação American Board of Internal Medicine (ABIM),teve início em 2011 a Iniciativa Choosing Wisely, quando várias associações norte-americanas de distintas especialidades médicas apresentaram listas de procedimentos utilizados de maneira excessiva e, consequentemente, inapropriada. Neste artigo, buscou-se destacar as relações entre a qualidade do cuidado, a variação injustificada na oferta de procedimentos e as iniciativas para redução da sobreutilização desses procedimentos. Além de uma metodologia adequada, alguns critérios devem ser levados em conta para se avaliar se o uso de determinados procedimentos é, ou não, recomendável. Entre os principais,encontram-se: a transparência e a participação de um grupo mais amplo de profissionais, incluindo diversas especialidades; a seleção de procedimentos de modo a evitar os que têm utilidade cientificamente questionável no tocante à melhora da saúde, além de custos impactantes, desproporcionais aos possíveis benefícios, para os serviços de saúde; a possibilidade de medir e avaliar esses procedimentos; ausência de conflito de interesses ou corporativismos...

From a campaign driven by the American Board of Internal Medicine (ABIM) Foundation, the ChoosingWisely Initiative began in 2011 when several US societies from different medical specialties presented listsof procedures that are used excessively and therefore inappropriate. In this article we sought to highlightthe relationship between healthcare quality, unjustified variation in supply of low-value procedures and theinitiatives to reduce the overuse of those procedures. In addition to appropriate methodology, one shouldtake account of criteria to evaluate whether or not the use of given procedures is recommended. The mostimportant criteria are: the transparency and participation of a broader group of professionals, includingdifferent specialties; selection of procedures whose utility with regard to improving health is scientificallyquestionable and its costs to health services are excessive relative to benefits; the possibilty to measure andevaluate these procedures; the absence of any conflict of interest or corporatism...

A partir de una campaña llevada a cabo por la Fundación American Board of Internal Medicine (ABIM),iniciada en 2011, la Iniciativa Choosing Wisely cuando distintas asociaciones norteamericanas dedistintas especialidades médicas presentaran listas de procedimientos utilizados de forma excessiva e, porconsiguiente, inapropriada. En este artículo hemos tratado de poner de relieve las relaciones entre la calidadde la atención, la variación injustificada en la oferta de los procedimientos y las iniciativas para reducir lasobreutilización de ellos. Además de una metodología adecuada, deben tenerse en cuenta ciertos criteriospara evaluar si es recomendado el uso de ciertos procedimientos. Entre los principales, están: la transparenciay la participación de un grupo más amplio de profesionales, incluyendo diversas especialidades; la selecciónde procedimientos con el fin de evitar aquellos que tienen utilidad científicamente cuestionable con relacióna la mejora de la salud, y los costes desproporcionados a los beneficios potenciales, impactantes para losservicios de salud; la posibilidad de mensurar y evaluar estos procedimentos; ausencia de conflicto deintereses o corporativismos...
Descritores: Mau Uso de Serviços de Saúde/prevenção & controle
Segurança do Paciente
Procedimentos Desnecessários/economia
Procedimentos Desnecessários/normas
Qualidade da Assistência à Saúde/economia
Qualidade da Assistência à Saúde/normas
-Assistência Centrada no Paciente/normas
Gastos em Saúde
Relações Médico-Paciente
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-728252
Autor: Hiriart, Gonzalo Miranda; Gatica, Ximena Saffie.
Título: Pacientes policonsultantes: ¿un síntoma del sistema de salud en Chile? / Pacientes policonsultantes: um sintoma do sistema de saúde no Chile? / Poly-consultant patients: a symptom of the Chilean healthcare system?
Fonte: Acta bioeth;20(2):215-223, nov. 2014.
Idioma: es.
Resumo: En el presente artículo se exponen una serie de reflexiones producto de un estudio exploratorio y cualitativo realizado en un Centro de Salud Familiar de Santiago de Chile. La pregunta que guía este artículo es si se puede considerar la alta tasa de pacientes policonsultantes como un síntoma de que algo no funciona en el sistema público de salud chileno. Se concluye que existe un desencuentro entre la demanda del paciente y el saber de los profesionales, el cual deja en evidencia la falta de claves de la medicina biológica para interpretar este tipo de quejas. Dada la ausencia de respuesta, estos pacientes suelen ser derivados a las "duplas psicosociales", sin mucha claridad sobre los fundamentos de esta derivación, dando cuenta así de algunas insuficiencias de un sistema sanitario que dice operar bajo un paradigma "biopsicosocial". Esto se ve agravado por la forma de gestionar la atención sanitaria impuesta en las últimas dos décadas, pues se trata de pacientes que atentan contra la eficiencia de las instituciones y no caben en las metas establecidas en torno a diagnósticos. Sin embargo, mientras el sistema de salud busca veladamente deshacerse de dichos pacientes, estos más insisten con sus demandas.

This paper shows a series of reflections resulting from an exploratory and qualitative study carried out in a Family Health Care Center of Santiago, Chile. The question guiding this paper consists in considering whether the high rate of poly-consultant patients is a symptom of malfunctioning of the public Chilean health care system. It is concluded that there is a discrepancy between patient demands and professional knowledge, evidencing lack of biomedical keys to interpret this type of demands. Given de absence of answers, these patients generally are derived to "psychosocial couples", without much clarity over the basis of this derivation; thus, accounting for some deficiencies of a health care system which pretends to operate under a "bio-psychosocial" paradigm. This is aggravated by the way the managing of health care is imposed in the last two decades, since these are patients which face the efficiency of institutions and they do not enter into the established goals assigned to the different diagnosis. Nevertheless, while the health care system seeks in a veiled way to get rid of these patients, these insist even more with their demands.

No presente artigo se expõe uma série de reflexões produto de um estudo exploratório e qualitativo realizado num Centro de Saúde Familiar de Santiago do Chile. A pergunta que guia este artigo é se pode ser considerada a alta taxa de pacientes policonsultantes como um sintoma de que algo não funciona no sistema público de saúde chileno. Conclui-se que existe um desencontro entre a demanda do paciente e o saber dos profissionais, que deixa em evidência a falta de chaves da medicina biológica para interpretar este tipo de queixas. Dada a ausência de resposta, estes pacientes podem ser derivados para as "duplas psicossociais", sem muita clareza sobre os fundamentos desta derivação, dando conta assim de algumas insuficiências de um sistema sanitário que diz operar sob um paradigma "biopsicossocial". Isto se vê agravado pela forma de gerir a atenção sanitária imposta nas últimas duas décadas, pois se trata de pacientes que atentam contra a eficiência das instituições e não cabem nas metas estabelecidas em torno de diagnósticos. No entanto, enquanto o sistema de saúde busca veladamente desfazer-se destes pacientes, eles mais insistem com suas demandas.
Descritores: Mau Uso de Serviços de Saúde
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Sistemas de Saúde
Transtornos Psicofisiológicos
-Chile
Pesquisa Qualitativa
Encaminhamento e Consulta
Apoio Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



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