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Id: lil-766905
Autor: Tono de Oliveira, Roberta Juliane; Vieira Hermida, Patrícia Madalena; da Silva Copelli, Fernanda Hannah; Guedes dos Santos, José Luís; Lorenzini Erdmann, Alacoque; Regina de Andrade, Selma.
Título: Care management in nursing within emergency care units / Gestión del cuidado de enfermería en las unidades de cuidados de emergencia / Gerência do cuidado de enfermagem em unidades de pronto atendimento
Fonte: Invest. educ. enferm;33(3):406-414, Dec. 2015.
Idioma: en.
Resumo: Objective.Understand the conditions involved in the management of nursing care in emergency care units. Methodology. Qualitative research using the methodological framework of the Grounded Theory. Data collection occurred from September 2011 to June 2012 through semi-structured interviews with 20 participants of the two emergency care units in the city of Florianopolis, Brazil. Results. Hindering factors to care management are: lack of experience and knowledge of professionals in emergency services; inadequate number of professionals; work overload of emergency care units in the urgent care network; difficulty in implementing nursing care systematization, and need for team meetings. Facilitating factors are: teamwork; importance of professionals; and confidence of the nursing technicians in the presence of the nurse. Conclusion. Whereas the hindering factors in care management are related to the organizational aspects of the emergency care units in the urgency care network, the facilitating ones include specific aspects of teamwork.

Objetivo.Comprender las condiciones que intervienen en la gestión del cuidado de enfermería en las Unidades de Cuidados de Emergencia. Metodología. Investigación cualitativa que utiliza el marco metodológico de la Teoría Fundamentada. La recolección de datos se llevó a cabo desde septiembre 2011 a junio 2012, mediante entrevistas semi-estructuradas con 20 participantes de las dos Unidades de Cuidados de Emergencia en Florianópolis, Brasil. Resultados. Los factores que dificultan la gestión del cuidado son, entre otros: la falta de experiencia y de conocimiento de los profesionales en situaciones de emergencia; el déficit de profesionales; la sobrecarga de estas unidades en la atención a la red de emergencia; la dificultad en la implementación de la sistematización de la Atención de Enfermería, y la necesidad de las reuniones del equipo. Los factores facilitadores de la gestión son: el trabajo en equipo; la importancia de la formación profesional y la seguridad del personal de enfermería en la presencia del enfermero profesional. Conclusión. Los factores que dificultan la gestión están relacionados con aspectos de organización de las Unidades de Cuidados de Emergencia en la atención urgente de la red, mientras que los facilitadores se dirigen a aspectos específicos del trabajo en equipo.

Objetivo.Compreender as condições intervenientes na gerência do cuidado de enfermagem em Unidades de Pronto Atendimento. Metodologia. Pesquisa qualitativa que utilizou o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados ocorreu de setembro de 2011 a junho de 2012, por meio de entrevistas semiestruturadas com 20 participantes das duas Unidades de Pronto Atendimento do município de Florianópolis, Brasil. Resultados. Os fatores dificultadores da gerência do cuidado são: ausência de experiência e de conhecimento dos profissionais em urgência; déficit de profissionais; sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento na rede de atenção às urgências; dificuldade na implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e, necessidade de reuniões de equipe. Os facilitadores da gerência são: trabalho em equipe; importância das capacitações profissionais e segurança da equipe de enfermagem na presença do enfermeiro. Conclusão. Os fatores que dificultam a gerência estão relacionados aos aspectos organizacionais das Unidades de Pronto Atendimento na rede de atenção à urgência, enquanto os facilitadores voltam-se para aspectos específicos do trabalho da equipe.
Descritores: Organização e Administração
Administração de Serviços de Saúde
Enfermagem em Emergência
Cuidados de Enfermagem
Serviços de Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Id: biblio-958104
Autor: Santos, Raiane Moreira; Gomes, Nadirlene Pereira; Mota, Rosana Santos; Gomes, Nildete Pereira; Couto, Telmara Menezes; Araújo, Gleide Santos de.
Título: Reprovação escolar e aspectos sociais e de saúde: estudo transversal com adolescentes / Reprovisión escolar y aspectos sociales y de salud: estudio transversal con adolescentes / School failure and health and social aspects: a cross-sectional study with adolescents
Fonte: Rev. baiana enferm;32:e21827, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo verificar associação entre reprovação escolar e variável sociodemográfica, sexual/reprodutiva e violência intrafamiliar em adolescentes da rede pública de ensino. Método trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo transversal. Para verificar associação entre variáveis dependentes e independentes, utilizou-se o programa Stata, cuja análise bivariada foi realizada pelo Teste Qui-quadrado de Pearson. Resultados a análise dos dados permitiu identificar associação positiva e estatisticamente significante entre reprovação escolar e o fato de ter tido relação sexual. Embora sem significância estatística, o estudo também revelou associação entre vivência de violência psicológica e reprovação escolar. Verificou-se ainda que a problemática guarda relação positiva com as seguintes variáveis: raça negra, não praticar religião, trabalhar para contribuir com o sustento da família e gravidez. Conclusão a reprovação escolar guarda associação com aspectos sociais e de saúde em adolescentes, a exemplo da iniciação sexual e da vivência de violência psicológica.

Objetivo verificar asociación entre reprobación escolar y variable sociodemográfica, sexual/reproductiva y violencia intrafamiliar en adolescentes de la red pública de enseñanza. Método investigación cuantitativa, del tipo transversal. Para verificar la asociación entre variables dependientes e independientes, se utilizó el programa Stata, cuyo análisis bivariado fue realizado por el Test Qui-cuadrado de Pearson. Resultados se identificó asociación positiva y estadísticamente significante entre reprobación escolar y el hecho de haber tenido relación sexual. Aunque sin significancia estadística, el estudio también reveló asociación entre vivencia de violencia psicológica y reprobación escolar. La problemática guarda relación positiva con las siguientes variables: raza negra, no practicar religión, trabajar para contribuir con el sustento de la familia y embarazo. Conclusión la reprobación escolar guarda asociación con aspectos sociales y de salud en adolescentes, a ejemplo de la iniciación sexual y de la vivencia de violencia psicológica.

Objective To check the association between school failure and socio-demographic, sexual/reproductive variables, and intrafamily violence among adolescents in the public school system. Method this is a quantitative, cross-sectional study with the aim to check the association between dependent and independent variables. Stata software was used, the variate analysis of which was performed by Pearson's Chi-square test. Results Data analysis allowed the identification of a positive and statistically significant association between school failure and the experience of sexual intercourse. Although not statistically significant, the study also revealed an association between the experience of psychological violence and school failure. A positive relationship among the following variables was also observed: black ethnicity, not having any religion, working to contribute to family support, and pregnancy. Conclusion school failure is associated with social and health aspects among adolescents, such as sexual initiation and psychological violence.
Descritores: Enfermagem em Saúde Pública
Educação em Saúde
Adolescente
Serviços de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-418765
Autor: Pérez de Alejo, Beatriz; García Diez, Pedro.
Título: Grado de satisfacción de la población con los servicios de enfermería en un área de salud / Satisfaction degree of the population with the nursing services in a health area
Fonte: Rev. cuba. enferm;21(2), mayo-ago. 2005. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó un estudio descriptivo retrospectivo en la población de Perea en el área de salud Policlínico Venegas teniendo en cuenta la visión que se tiene de la relación enfermera-paciente y de la función que realiza la enfermera en la comunidad. El objetivo de este trabajo fue demostrar el grado de satisfacción de la población con la labor de enfermería medida mediante una encuesta con un cuestionario de satisfacción . Se encontró que la atención de enfermería que se brinda en esta área y la relación enfermera-paciente que se establece satisfizo a un 68,5 por ciento de la población. La mayoría de los pacientes que conformaron la muestra, 128 (93,8 por ciento se mostró satisfecha con el indicador que midió la confianza en su enfermera, sin embargo, la eficiencia de su trabajo sólo alcanzó puntaje de satisfacción en 82 personas (63,1 por ciento). En la muestra estudiada el 82,3 por ciento conoce a su enfermera desde hace 3 años. A pesar de que el trabajo de enfermería que se brinda en esta área de salud puede calificarse de bueno, es necesario reflexionar sobre los posibles aspectos de este trabajo que impide la satisfacción de la población en indicadores importantes como es la eficiencia, la amabilidad y la experencia(AU)

He/she was carried out a retrospective descriptive study in the population of Perea in the area of health Policlínico Venegas keeping in mind the vision that one has of the nurse-patient relationship and of the function that the nurse carries out in the community. The objective of this work was to demonstrate the degree of the population's satisfaction with the infirmary work measured by means of a survey with a questionnaire of satisfaction. It was found that the infirmary attention that you toasts in this area and the nurse-patient relationship that he/she settles down satisfied to the population's 68,5 percent. Most of the patients that conformed the sample, 128 (93,8 percent was shown satisfied with the indicator that measured the trust in its nurse, the efficiency of its work reached puntaje of satisfaction however, only in 82 people (63,1 percent). In the studied sample 82,3 percent knows its nurse for 3 years. Although the infirmary work that you toasts in this area of health can be qualified of good, it is necessary to meditate on the possible aspects of this work that it impedes the population's satisfaction in important indicators as it is the efficiency, the kindness and the experencia(AU)
Descritores: Satisfação do Paciente
Relações Enfermeiro-Paciente
Cuidados de Enfermagem/métodos
Serviços de Enfermagem/tendências
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Retrospectivos
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1003315
Autor: Dias, Claudia Aparecida; Santos, Dilma Costa; Matias, Luciana de Oliveira; Servo, Maria Lucia Silva; Santana, Carmem Lúcia Albuquerque de; Tanaka, Luiza Hiromi.
Título: Representações de supervisão na perspectiva dos enfermeiros coordenadores de um hospital de ensino / Representaciones de supervisión en la perspectiva de enfermeros coordinadores de un hospital de enseñanza / Nursing supervision from the perspective of nurse coordinators of a teaching hospital
Fonte: Rev. baiana enferm;32:e27422, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo compreender a percepção dos Coordenadores de Áreas Assistenciais de Enfermagem sobre a supervisão de enfermagem realizada pelos enfermeiros assistenciais no contexto hospitalar. Método estudo de abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Foram entrevistados 16 coordenadores de enfermagem de um hospital de ensino. Os dados foram analisados pelo método Conteúdo Qualitativo-Temático. Emergiram três categorias empíricas: Supervisão de Enfermagem: Ferramenta Gerencial que Qualifica o Cuidado, Imbricamento entre Administrar e Cuidar e Supervisionar: Reflexo do Processo Formativo e Contexto Institucional. Resultados a significação dada pelo grupo social dos coordenadores sobre a supervisão de enfermagem praticada revela uma prática gerencial de controle e pouco educativa, porém com impacto positivo para a qualidade assistencial. Conclusão a percepção dos Coordenadores de Áreas Assistenciais de Enfermagem sobre a supervisão de enfermagem revelou deficiências na implementação atribuídas às lacunas da formação, às demandas excessivas no trabalho e à falta de capacitação em relação à prática da supervisão.

Objetivo comprender la percepción de Coordinadores de Áreas Asistenciales de Enfermería sobre supervisión de enfermería por enfermeros asistenciales en el contexto hospitalario. Método estudio cualitativo, basado en la Teoría de las Representaciones Sociales. Se entrevistaron a 16 coordinadores de enfermería de hospital de enseñanza. Datos analizados por el método Contenido Cualitativo-Temático. Emergieron tres categorías empíricas: Supervisión de Enfermería: Herramienta Gerencial que Qualifica la Atención, Imbricamiento entre Administrar y Cuidar y Supervisionar: Reflejo del Proceso Formativo y Contexto Institucional. Resultados la significación del grupo social de coordinadores sobre supervisión de enfermería practicada revela práctica gerencial de control y poco educativa, pero con impacto positivo para calidad asistencial. Conclusión la percepción de Coordinadores de Áreas Asistenciales de Enfermería sobre supervisión de enfermería reveló deficiencias en la implementación atribuidas a las lagunas de la formación, a las demandas excesivas en el trabajo y falta de capacitación en relación a la práctica de supervisión.

Objective to report the opinions of nurse coordinators on supervisory activities performed by nursing assistants in the hospital setting. Method a qualitative study based on the theory of social representations. Sixteen nursing coordinators from a teaching hospital were interviewed. The data were analyzed using qualitative thematic content analysis. Nursing supervision was divided into three categories: 1. a management tool that qualifies care, 2. an activity that interconnects nursing management and health care practice, and 3. a reflection of the formative process and the institutional context. Results the opinions of nursing coordinators indicate that nursing supervision is a managerial practice based primarily on the exercise of authority but not on supervision training. However, this practice has a positive impact on the quality of care. Conclusion the opinions of nursing coordinators about nursing supervision revealed deficiencies related to educational gaps, excessive work demands, and lack of supervision training.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Supervisão de Enfermagem
Enfermeiros
Cuidados de Enfermagem
Serviços de Enfermagem/organização & administração
-Hospitais de Ensino
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-898248
Autor: Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Mininel, Vivian Aline; Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da; Alves, Larissa Roberta; Silva, Maria Ferreira da; Camelo, Silvia Helena Henriques.
Título: Nursing supervision for care comprehensiveness / Supervisión de enfermería para la integralidad del cuidado / Supervisão de enfermagem para a integralidade do cuidado
Fonte: Rev. bras. enferm;70(5):1106-1111, Sep.-Oct. 2017.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To reflect on nursing supervision as a management tool for care comprehensiveness by nurses, considering its potential and limits in the current scenario. Method: A reflective study based on discourse about nursing supervision, presenting theoretical and practical concepts and approaches. Results: Limits on the exercise of supervision are related to the organization of healthcare services based on the functional and clinical model of care, in addition to possible gaps in the nurse training process and work overload. Regarding the potential, researchers emphasize that supervision is a tool for coordinating care and management actions, which may favor care comprehensiveness, and stimulate positive attitudes toward cooperation and contribution within teams, co-responsibility, and educational development at work. Final considerations: Nursing supervision may help enhance care comprehensiveness by implying continuous reflection on including the dynamics of the healthcare work process and user needs in care networks.

RESUMEN Objetivo: Reflexionar sobre supervisión de enfermería como instrumento gerencial del enfermero para integralidad del cuidando, considerando sus potencialidades y limitaciones del escenario actual. Método: Estudio reflexivo basado en formulación discursiva sobre supervisión de enfermería, presentando conceptos y enfoques teóricos y/o prácticos. Resultados: Las limitaciones del ejercicio supervisional están relacionadas a organización de servicios de salud fundamentada en modelo funcional y clínico de atención, en posibles carencias del proceso formativo del enfermero y sobrecarga laboral. Respecto a potencialidades, se destaca la supervisión como instrumento articulador de acciones de atención y gerenciales, que favorecerían integralidad de atención, estimular actitudes cooperativas y colaboración en equipo, además de corresposabilización y promoción de la educación en el trabajo. Consideraciones finales: La supervisión de enfermería contribuye al fortalecimiento de la integralidad del cuidado, presuponiendo reflexión continua, para contemplar el dinamismo del proceso de trabajo en salud y necesidades de pacientes en las redes de atención.

RESUMO Objetivo: refletir a supervisão de enfermagem como instrumento gerencial do enfermeiro para integralidade do cuidado, considerando suas potencialidades e limitações no cenário atual. Método: estudo reflexivo baseado na formulação discursiva sobre a supervisão de enfermagem, apresentando conceitos e enfoques teóricos e/ou práticos. Resultados: limitações no exercício da supervisão estão relacionadas à organização dos serviços de saúde embasada no modelo funcional e clínico de atenção, assim como possíveis lacunas no processo de formação do enfermeiro e sobrecarga de trabalho. Quanto às potencialidades, destaca-se a supervisão como instrumento de articulação de ações assistenciais e gerenciais, que pode favorecer integralidade da atenção, estimular atitudes de cooperação e colaboração em equipe, além da corresponsabilização e promoção da educação no trabalho. Considerações finais: supervisão de enfermagem pode contribuir para fortalecimento da integralidade do cuidado, pressupondo reflexão contínua, para contemplar a dinamicidade do processo de trabalho em saúde e necessidades dos usuários nas redes de atenção.
Descritores: Continuidade da Assistência ao Paciente/normas
Avaliação do Impacto na Saúde/métodos
Enfermeiras Administradoras/normas
-Recursos Humanos
Liderança
Serviços de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Mendes, Isabel Amélia Costa
Trevizan, Maria Auxiliadora
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Id: lil-602939
Autor: Calixto-Olalde, Maria Gloria; Sawada, Namie Okino; Hayashida, Miyeko; Mendes, Isabel Amélia Costa; Trevizan, Maria Auxiliadora; Godoy, Simone de.
Título: Escala SERVQUAL: validación en población mexicana / SERVQUAL scale: validation in the mexican population / Escala SERVQUAL: validação na população mexicana
Fonte: Texto & contexto enferm;20(3):326-333, jul.-set. 2011. tab.
Idioma: es.
Resumo: La evaluación de servicios se ha vuelto una exigencia debido a una sociedad cada vez más demandante de servicios de calidad. En el área de la salud, la satisfacción del paciente se hace un indicador determinante en la mensuración de la calidad del cuidado. Con objeto de poner a disposición un instrumento válido y confiable para esa evaluación, la finalidad del presente estudio es adaptar la Escala SERVQUAL para la cultura mexicana. La adaptación cultural y semántica fue realizada por cuatro jueces peritos en el área, que evaluaron la equivalencia conceptual y cultural de los elementos de la escala. La consistencia interna del instrumento fue evaluada por el test Alfa de Cronbach con resultado α=0,74 en la escala total y análisis factorial en que fueron detectadas las cinco dimensiones de la escala, demostrando que la misma es válida y confiable para medir el servicio de enfermería en la población mexicana.

A society that increasingly demands quality services increasingly demands service assessment. In health care, patient satisfaction becomes a determining indicator in measuring quality care. Intending to offer a valid and reliable instrument for such nursing service assessment, this study aims to adapt the SERVQUAL scale to the Mexican culture. Cultural and semantic adaptation was performed by four experts in the area, who assessed the conceptual and cultural equivalence of the scale items. The internal consistency of the instrument was assessed through Cronbach's Alpha test, resulting in α=0.74 for the total scale, as well as through factor analysis, in which the five scale dimensions were detected. This demonstrates that the present scale is valid and reliable towards measuring nursing services offered to the Mexican population.

A avaliação de serviços é obrigatória em uma sociedade que pede cada vez mais serviços de alta qualidade. Na área da saúde, a satisfação do paciente torna-se um indicador determinante na mensuração da qualidade do cuidado. No intuito de disponibilizar um instrumento válido e confiável para essa avaliação, o objetivo do presente estudo é adaptar a Escala SERVQUAL para a cultura mexicana. A adaptação cultural e semântica foi realizada por quatro juízes especialistas na área, que avaliaram a equivalência conceitual e cultural dos itens da escala. A consistência interna do instrumento foi avaliada pelo teste Alfa de Cronbach, com α=0,74 para a escala total, além da análise fatorial, em que foram detectadas as cinco dimensões da escala, demonstrando que o instrumento é válido e confiável para avaliar o serviço de enfermagem na população mexicana.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Enfermagem
Serviços de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-551295
Autor: Baggio, Maria Aparecida; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Sasso, Grace Teresinha Marcon Dal.
Título: Cuidado humano e tecnologia na enfermagem contemporânea e complexa / El cuidado humano y la tecnología en la enfermería contemporánea y compleja / Human care and technology in contemporary and complex nursing
Fonte: Texto & contexto enferm;19(2):378-385, abr.-jun. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre cuidado humano, tecnologias da informação e o pensamento complexo no cenário contemporâneo da enfermagem. O texto relaciona os principais pressupostos do paradigma da complexidade com as tecnologias da informação e o cuidado de enfermagem em suas múltiplas dimensões, destacando as relações do ser humano com tais tecnologias. Com base nos questionamentos e reflexões, deduzimos que conceber o uso das tecnologias e contextualizar sua realidade profissional para compreender a complexidade é, para a enfermagem contemporânea, um desafio complexo. Vislumbramos a possibilidade de inovar a prática do cuidado do outro de forma a corresponder às necessidades de um mundo globalizado, não ignorando a convivência entre os seres humanos, percebida como necessária e importante para a gerência de relações de cuidado saudáveis e construtivas. Abre-se para novos questionamentos na perspectiva de uma prática de cuidado tecnologicamente melhor organizada e mais avançada.

The objective of this article is to promote reflections concerning human care, information technologies, and complex thought in the contemporary scenario of nursing. The text relates the presupposed principles of the complexity paradigm with information technologies and nursing care in its multiple dimensions, highlighting human relationships with such technologies. From questioning and reflection, we deduce that conceiving the use of technologies and contextualizing their professional reality in order to better comprehend complexity is a complex challenge for contemporary nursing. We further point out the possibility for innovating care practices for others in a manner which corresponds to the necessities of a globalized world, not ignoring human interaction, seen as necessary and important for managing healthy and constructive care relationships. This opens up the possibility for new questions under the perspective of a more advanced and technologically better organized care practice.

El presente artículo tiene como objetivo promover la reflexión sobre el cuidado humano, la tecnología de la información y el pensamiento complejo en el contexto contemporáneo de la enfermería. El texto relaciona los principales postulados del paradigma de la complejidad con la tecnología de la información y el cuidado de enfermería en sus múltiples dimensiones, destacando las relaciones de los seres humanos con esas tecnologías. A partir de preguntas y reflexiones, deducimos que concebir el uso de la tecnología y contextualizar su realidad profesional para comprender la complejidad es para la enfermería contemporánea un reto complejo. Imaginamos la posibilidad de innovar la práctica del cuidado como una forma de satisfacer las necesidades de un mundo globalizado, sin ignorar la coexistencia entre los seres humanos, como necesaria e importante para la gestión de las relaciones de un cuidado sano y constructivo. Este estudio se abre a nuevas preguntas en la perspectiva de una práctica de cuidado mejor organizada y más avanzada tecnológicamente.
Descritores: Saúde
Enfermagem
Tecnologia da Informação
Cuidados de Enfermagem
Serviços de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-977590
Autor: Silva, Silvana de Oliveira; Machado, Letícia Martins; Schimith, Maria Denise; Silva, Laís Mara Caetano da; Silveira, Vanessa do Nascimento; Bastos, Anderson Cecchin de.
Título: Nursing consultation for people with diabetes mellitus: experience with an active methodology / Consulta de enfermería a las personas con diabetes mellitus: experiencia con metodología activa / Consulta de enfermagem às pessoas com Diabetes Mellitus: experiência com metodologia ativa
Fonte: Rev. bras. enferm;71(6):3103-3108, Nov.-Dec. 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to describe our experience with a methodology for teaching nursing consultation in support of people with diabetes mellitus at a Family Health Unit. Method: experience report with four moments—submission of the proposal to the team; theorizing; nursing care for people with diabetes mellitus at home and at the health unit, and evaluation of learning. Results: the pedagogical process favored the integration between service and users, contributed to implement and apply the nursing process and strengthened professional training, based on the epidemiological profile of chronic diseases and its implications for nursing in primary care. Final considerations: the active methodology discussed here allowed for a resignification of knowledge and a qualification of nursing care, demonstrating to be an important instrument for integrating clinical practice and epidemiology in accordance to experienced reality.

RESUMEN Objetivo: Describir la experiencia con la metodología de la problematización para la enseñanza de la consulta de enfermería a las personas con diabetes mellitus en una Unidad de Salud de la Familia. Método: Relato de experiencia realizado en cuatro momentos -presentar la propuesta al equipo; teorizar; dar asistencia de enfermería a las personas con diabetes mellitus en los domicilios y en la unidad de salud; y evaluar el aprendizaje. Resultados: El proceso de enseñanza-aprendizaje favoreció la integración entre servicio y usuarios, contribuyó a implantar y aplicar el proceso de enfermería, y fortaleció la formación a partir del reconocimiento del perfil epidemiológico para el cuidado de enfermería a las enfermedades crónicas en la atención primaria. Consideraciones finales: La metodología activa propició la resignificación del conocimiento y la cualificación del cuidado de enfermería, constituyéndose como importante instrumento para unir la clínica a la epidemiología a partir de la realidad experimentada.

RESUMO Objetivo: Descrever a experiência da utilização de metodologia da problematização para o ensino da Consulta de Enfermagem junto a pessoas com Diabetes Mellitus de uma Unidade de Saúde da Família. Método: Relato de experiência realizado em quatro momentos: apresentação da proposta à equipe, teorização, aplicação da sistematização da assistência de enfermagem às pessoas com diabetes mellitus no domicilio dos usuários e na Unidade de Saúde e avaliação da aprendizagem. Resultados: O processo ensino-aprendizagem favoreceu a integração do ensino com o serviço e usuários, contribuiu para a implantação e aplicação do processo de enfermagem e fortaleceu a formação a partir do reconhecimento do perfil epidemiológico para o cuidado de enfermagem às doenças crônicas na atenção primária. Considerações finais: A utilização da metodologia ativa propiciou a ressignificação do conhecimento e a qualificação do cuidado de enfermagem, constituindo-se como um importante instrumento para a união da clínica à epidemiologia a partir da realidade vivenciada.
Descritores: Encaminhamento e Consulta/normas
Diabetes Mellitus/terapia
-Atenção Primária à Saúde/métodos
Atenção Primária à Saúde/normas
Encaminhamento e Consulta/tendências
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Aprendizagem Baseada em Problemas/normas
Serviços de Enfermagem/normas
Serviços de Enfermagem/tendências
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-759637
Autor: Guimarães, Zelma Miriam Barbosa; Rodrigues, Gilmara Ribeiro Santos; Freitas, Norma Barros; Menezes, Igor Gomes.
Título: Gestão de estoque organizacional: relato de experiência / Management of organizational inventory: experience report / Gestión del inventario organizacional: relato de experiencia
Fonte: Rev. baiana enferm;27(2):193-199, maio-ago. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: A gestão de estoque é parte fundamental de qualquer organização que produza itens ou serviços de valoreconômico. O objetivo do estudo é descrever a experiência de enfermeiras no gerenciamento de materiais em umserviço ambulatorial de um hospital universitário. Trata-se de um relato de experiência de gestão informatizada dematerial, realizado no período de julho de 2010 a julho de 2012. A informatização do controle de material ratificaa necessidade de revisão dos processos e mudança na cultura organizacional relacionada a tal procedimento.Constatou-se, após a implementação do controle informatizado de estoque, maior resolutividade na previsão,distribuição conforme a necessidade, menos desperdício e redução em relação à falta de material. Esse projetomostrou-se efetivo e resolutivo, com redução de custos e garantia da qualidade e quantidade dos materiais utilizadosna assistência dos pacientes atendidos no ambulatório, visando à melhoria nos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde.

The inventory management is a fundamental part of any organization that produces items or services of economic value. The objective of this study is to describe the experiences of nurses in the management of materials in an outpatient care of a university hospital. This is an experience report of computerized material management, conducted from July 2010 to July 2012. The computerization of material control confirms the need to review the processes and change in organizational culture related to the procedure. It was found out after the implementation of computerized inventory control a better resolution in forecasting, distribution with less waste and less material shortage. This project was effective and decisive to work with the control and the validity of the stored products, aiming the improvement of services provided to users of the public health system.

La gestión del inventario es una parte fundamental de cualquier organización que produzca ítem o servicios de valor económico. El objetivo de este estudio es describir la experiencia de las enfermeras en la gestión de los materiales en un servicio ambulatorio de un hospital universitario. Se trata de un relato de experiencia de gestión de materiales computarizada, realizado entre julio de 2010 a julio de 2012. La informatización del control de material confirma la necesidad de revisar los procesos y el cambio en la cultura organizacional relacionada con tal procedimiento. Después de la aplicación de control de inventario informatizado, se constató una mejor resolución en el pronóstico, una distribución de acuerdo con las necesidades, menos desperdicio y escasez de material. Este proyecto se mostró eficaz y decisivo, con la correspondiente reducción de costes e garantía de calidad e cantidad de los materiales utilizados en la atención de los pacientes del ambulatorio, con el objetivo de mejorar los servicios ofrecidos a los usuarios del Sistema Único de Salud.
Descritores: Ambulatório Hospitalar
Almoxarifado Central Hospitalar
Recursos Materiais em Saúde
Administração de Materiais no Hospital
Serviços de Enfermagem
-Gestão de Recursos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Silva, Lolita Dopico da
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Id: biblio-1013546
Autor: Fassarella, Cintia Silva; Silva, Lolita Dopico da; Camerini, Flavia Giron; Figueiredo, Maria do Céu Aguiar Barbieri.
Título: Nurse safety culture in the services of a university hospital / La cultura de seguridad de enfermeros entre servicios en un hospital universitario / Cultura de segurança dos enfermeiros entre os serviços de um hospital universitário
Fonte: Rev. bras. enferm;72(3):767-773, May.-Jun. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To evaluate nurse safety culture in a teaching hospital, as well as to verify differences in the safety culture dimensions between services. Method: cross-sectional, quantitative study, conducted from October to December 2015, in a university hospital. The instrument Hospital Survey on Patient Safety Culture was applied. Results: A total of 195 nurses from four different services participated in the study. Significant difference between services were identified for five dimensions of safety culture: organizational learning (P=0.012); return of information and communication about error (P=0.014); management support for patient safety (P=0.001); general perceptions about patient safety (P=0.005); and frequency of event notification (P=0.003). Conclusion: The medical clinic service had the highest statistical difference between the dimensions. These evaluations allow managers to identify the differences between the same hospital's services, serving as a warning and assisting in the services' improvement.

RESUMEN Objetivo: Analizar la cultura de seguridad de los enfermeros de un hospital escuela y examinar las diferencias de los aspectos de esa cultura entre los servicios realizados. Método: Estudio transversal y cuantitativo, realizado de octubre a diciembre de 2015, en un hospital universitario. Se utilizó el instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture. Resultados: Participaron 195 enfermeros de cuatro servicios. Se identificó una diferencia significativa entre los servicios en los cinco aspectos de la cultura de seguridad: el aprendizaje organizacional (p = 0,012); la información de retorno y la comunicación con respecto al error (p = 0,014); el soporte de la gestión para la seguridad del paciente (p = 0,001); las percepciones generales sobre la seguridad del paciente (p = 0,005); y la frecuencia de comunicación de eventos (p = 0,003). Conclusión: El servicio en clínica médica presentó una mayor diferencia estadística entre los aspectos identificados. Estas evaluaciones pueden permitir que los gestores identifiquen las diferencias entre los servicios del mismo hospital, sirviendo como advertencia y perfeccionando los servicios.

RESUMO Objetivo: Avaliar a cultura de segurança dos enfermeiros de um hospital de ensino e verificar as diferenças das dimensões dessa cultura entre os serviços. Método: Estudo transversal e quantitativo, realizado em outubro a dezembro de 2015, em um hospital universitário. Foi aplicado o instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture. Resultados: Participaram 195 enfermeiros de quatro serviços. Identificou-se diferença significativa entre os serviços para cinco dimensões de cultura de segurança: aprendizado organizacional (p = 0.012); retorno da informação e comunicação a respeito de erro (p = 0.014); suporte da gestão para segurança do paciente (p = 0.001); percepções gerais sobre segurança do paciente (p = 0.005); e frequência da notificação de eventos (p = 0.003). Conclusão: O serviço de clínica médica apresentou maior diferença estatística entre as dimensões. Essas avaliações permitem que os gestores identifiquem as diferenças entre os serviços do mesmo hospital, servindo de alerta e aperfeiçoando os serviços.
Descritores: Gestão da Segurança/normas
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Serviços de Enfermagem/normas
-Brasil
Cultura Organizacional
Atitude do Pessoal de Saúde
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Gestão da Segurança/estatística & dados numéricos
Estatísticas não Paramétricas
Hospitais Universitários/organização & administração
Hospitais Universitários/estatística & dados numéricos
Pessoa de Meia-Idade
Enfermeiras e Enfermeiros/normas
Enfermeiras e Enfermeiros/estatística & dados numéricos
Serviços de Enfermagem/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME



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